Anda di halaman 1dari 57

CICLOS BIOGEOQUMICOS

Ciclos Biogeoqumicos

Conceito
So processos naturais que reciclam elementos em diferentes formas qumicas do meio ambiente para os organismos, e, depois, vice-versa. gua, carvo, oxignio, nitrognio, fsforo e outros elementos percorrem estes ciclos, unindo os componentes vivos e no-vivos da Terra. Sendo a Terra um sistema dinmico, em evoluo, o movimento e a estocagem de seus materiais afetam todos os processos fsicos, qumicos e biolgicos. Um ciclo biogeoqumico o movimento ou o ciclo de um determinado elemento ou elementos qumicos atravs da atmosfera, hidrosfera, litosfera e biosfera da Terra. Os ciclos esto intimamente relacionados com processos geolgicos, hidrolgicos e biolgicos. Como exemplo, pode-se lembrar que um modesto conhecimento sobre o ciclo geolgico (aqui referido como um conjunto dos processos responsveis pela formao e destruio dos materiais da Terra, subdividido em: ciclo hidrolgico e ciclo das rochas) valioso para o conhecimento e compreenso de nosso ambiente, que intimamente relacionado aos processos fsicos, qumicos e biolgicos. Por exemplo, para avaliar o impacto ambiental de um material perigoso, como a gasolina, que vazou para o subsolo, as propriedades qumicas, fsicas e biolgicas do solo, rochas e gua deveriam ser entendidas.

Ciclos Biogeoqumicos

Tipos de reservatrios
Todos os ciclos possuem reservatrios (pools) abiticos que podem ser dos seguintes tipos: a) reservatrio atmosfrico (ciclo do N); b) reservatrio rochoso (ciclo do fsforo); c) reservatrios mistos (ciclo da gua). O pool biolgico pode ser de natureza muito variada e pode englobar substncias orgnicas no vivas. Hmus, excretas, sedimentos orgnicos, turfeiras, etc. constituem importantes exemplos de subcompartimentos deste pool nos diversos ecossistemas. O pool biolgico normalmente muito mais restrito que o abitico, porm muito dinmico (a taxa de renovao dele muito alta). O controle e monitoramento de poluio ou o estabelecimento de tcnicas de manejo sustentado de ecossistemas so exemplos prticos do uso aplicado do estudo quantitativo dos ciclos biogeoqumicos. Outros campos interessantes de aplicao deste enfoque referem-se determinao e controle da perda de fertilizantes na agricultura, uso racional de recursos hdricos e de minerais no renovveis, agricultura 'biolgica', controle do aumento de CO2 na atmosfera e aquicultura.

Ciclos Biogeoqumicos

Tipos
Os ciclos podem ser classificados em trs tipos bsicos dependendo da natureza do reservatrio abitico (Odum, 1972): - ciclos gasosos: possuem o depsito abitico na atmosfera. Graas grande dinmica deste meio, possuem eficazes mecanismos de autorregularo; exemplos: ciclo do nitrognio e ciclo do oxignio; - - ciclos sedimentares: o depsito abitico est na crosta terrestre em rochas; estes ciclos so mais vulnerveis a perturbaes externas, pelo fato deste depsito ter um tempo muito elevado de recirculao; exemplos: ciclo do clcio e ciclo do fsforo; - - ciclos mistos: possuem ambos os depsitos (sedimentares e atmosfricos).

Ciclos Biogeoqumicos

Importncia
Conclui-se que se denominam Ciclos Biogeoqumicos o intercmbio de elementos que acompanha ganhos e perdas de energia, gerando um ciclo entre o meio biolgico e o meio geofsico. A existncia dos ciclos confere biosfera poder de autorregularo ou homeostase, assegurando a vida e a perenidade dos ecossistemas. O homem ao interferir nos processos biogeoqumicos, o processo passa a ser acclico. Para tanto, ocorre srios desequilbrios ao meio ambiente. necessrio procurar meios eficientes de transformar os processos acclicos em cclicos, onde a renovao e a reparao dos ciclos que esto alterados em processo de degenerao, sendo estes um capital de importncia para a ecologia e para a conservao dos recursos naturais.

CICLO DA GUA

Ciclo da gua

Conceito
A gua uma substncia qumica composta de H e O, sendo essencial para todas as formas conhecidas de vida na terra. A gua essencial para os humanos e para as outras formas de vida. Ela age como reguladora de temperatura, diluidora de slidos e transportadora de nutrientes e resduos por entre os vrios rgos. Bebemos gua para ajudar na diluio e funcionamento normal dos rgos para em seguida ser eliminada pela urina e por evaporao nos poros, mantendo a temperatura corporal e eliminando resduos solveis, como sais e impurezas.

Ciclo da gua

Reservatrios
97,5% da disponibilidade da gua do mundo esto nos oceanos, ou seja, gua salgada. 2,5% de gua doce e est distribuda da seguinte forma: -29,7% aquferos; -68,9% calotas polares; -0,5% rios e lagos; -0,9% outros reservatrios (nuvens, vapor dgua etc.).

Ciclo da gua

Usos
A gua utilizada, em todo o mundo, para diversas finalidades, como o abastecimento de cidades e usos domsticos, a gerao de energia, a irrigao, a navegao e a aqicultura (pesca). Na medida em que os pases se desenvolvem, crescem principalmente as indstrias e a agricultura, atividades que mais consomem gua, se comparadas aos outros usos.

Ciclo da gua

Ciclo da gua
a troca constante que a gua faz entre a terra, mares, rios, florestas e a atmosfera.

Envolve a constante mudana de estado fsico. O sol provoca a evaporao dos oceanos, lagos, rios e lenis subterrneos.

A gua em forma de vapor vai para camadas mais altas da atmosfera e forma as nuvens.
A condensao aumenta nas nuvens, o vapor d'gua se transforma novamente em lquido. Assim, a gua volta novamente para a superfcie da terra como gotas de chuva, o que chamamos de precipitao.

Sobre a superfcie, a gua da chuva escoa para formar os oceanos, lagos, rios e lenis subterrneos.

Ciclo da gua

Ciclo da gua

Importncia e Interferncias
O ciclo da gua de extrema importncia para a manuteno da vida no planeta Terra. atravs do ciclo hidrolgico que ocorrem a variao climtica, criao de condies para o desenvolvimento de plantas e animais e o funcionamento de rios, oceanos e lagos. Interferncias antrpicas no ciclo hidrolgico: Remoo da cobertura vegetal/impermeabilizao. Reduo da infiltrao do solo recarga de aqferos; Aumento do escoamento superficial inundaes; Reduo do escoamento subterrneo; Reduo da evapotranspirao

CICLO DO CARBONO

Ciclo do Carbono

CICLO DO CARBONO
O carbono o quarto elemento mais abundante do universo. E suas formas podem ser: orgnica, presente nos organismos vivos e mortos(no decompostos), e inorgnica, presente nas rochas. O elemento carbono encontrado na atmosfera na forma de gs originado quase todo ele do processo de respirao dos seres vivos (79%) pelo qual se completa o que chamamos de Ciclo do carbono.

Ciclo do Carbono

O ciclo do carbono consiste na passagem dos tomos de carbono (C) componentes do gs carbnico (CO2) para molculas que constituem as substncias orgnicas dos seres vivos, e vice-versa. Os oceanos tambm so grandes reservatrios de gs carbnico realizando uma troca constante deste com a atmosfera em um processo recproco e contnuo. O aumento do teor de CO2 na atmosfera est provocando a elevao da temperatura mdia da Terra, em decorrncia do aumento do efeito estufa.

Ciclo do Carbono

CICLO DO OXIGNIO

Ciclo do Oxignio

CONCEITOS
O oxignio, na sua forma molecular: O2 um elemento qumico e um gs a temperatura ambiente, incolor (azul em estado lquido e slido), inspido, inodoro, comburente, no combustvel e pouco solvel em gua. Representa aproximadamente 20% da composio da atmosfera terrestre, participando de maneira relevante no ciclo energtico dos seres vivos, sendo essencial na respirao celular dos organismos aerbicos, fazendo 21% do ar que respiramos

Ciclo do Oxignio

RESERVATRIOS
Seus trs reservatrios principais so a atmosfera (os gases que rodeiam a superfcie da terra), a biosfera (os organismos vivos e o seu ambiente prximo) e a litosfera (a parte slida exterior da terra), sendo que a maior parte do oxignio existente (99.5%) est concentrada na crosta e manto da Litosfera, apenas uma pequena frao do oxignio existente est contida na atmosfera (0.49%), esta porcentagem representa cerca de 20% da atmosfera e apenas uma parte muito menor do oxignio est contida na biosfera (0.01%)

Ciclo do Oxignio

USOS
Alm de essencial para o metabolismo dos seres aerbicos, utilizado em equipamentos de respirao artificial para mergulhadores; uso hospitalar nas mais diversas situaes: ataques de asma, insuficincia respiratria, bronquites crnicas, etc; no uso industrial em conjunto com acetileno e outros gases combustveis, usado para: corte, aquecimento, endurecimento, limpeza e desidratao de metais; fabricao de ao em alto forno; solda; em fbricas de vidro; fbricas de papel e at como gs oxidante, matrias esses diretamente ligados engenharia e arquitetura.

Ciclo do Oxignio

CICLO
Entende-se por Ciclo do oxignio o movimento do oxignio entre os seus trs reservatrios principais: a atmosfera (os gases que rodeiam a superfcie da terra), a biosfera (os organismos vivos e o seu ambiente prximo) e a litosfera (a parte slida exterior da terra). Este ciclo mantido por processos geolgicos, fsicos, hidrolgicos e biolgicos, que movem diferentes elementos de um depsito a outro. A fotossntese o principal processo responsvel pela manuteno do oxignio na atmosfera. Ela repe o que constantemente retirado, principalmente pelo processo da respirao, transformando dixido de carbono e gua em oxignio e acar.. Tambm no processo de decomposio animais e bactrias consomem oxignio e libertam dixido de carbono. Devido aos minerais da litosfera serem oxidados em oxignio, o desgaste qumico das rochas expostas tambm consome oxignio. Um exemplo de desgaste qumico da superfcie a formao de xidos de ferro (ferrugem)

Ciclo do Oxignio

Ciclo do Oxignio

IMPORTANCIA/INTERFERNCIA
O oxignio um elemento da natureza de primeira necessidade para a sobrevivncia no s do seres humanos, mas de todos os seres vivos que o absorvem em seus metabolismos, alm de sua importncia em vrios processos naturais e de seu uso em diversos campos das atividades humanas, porm, a ao do homem no processo de desmatamento para construes de edificaes, criao de pastagens e etc, sem um controle ou uma reposio em igualdade, afeta diretamente o ser humano atravs de variaes climticas e poluio, por exemplo, pelo modo que as plantas absorvem a molcula de CO2 e a transformam em oxignio, e pela diminuio de vegetao, a concentrao de dixido de carbono aumenta.

CICLO DO CLCIO

Ciclo do Clcio

CICLO DO CLCIO
A fonte primria de clcio na natureza so, sem dvida, as rochas calcrias, que, devido ao de agentes diversos, sofrem intemperismo, o qual provoca eroso, levando os sais de clcio para o solo, de onde so carregados pelas chuvas para os rios e mares. Os vegetais absorvem do solo os sais de clcio, e os animais o obtm atravs da cadeia alimentar. Com a decomposio dos animais e vegetais mortos, o clcio retorna ao solo.

Ciclo do Clcio

CICLO DO MERCRIO

Ciclo do mercrio

Conceito
um lquido prateado que na temperatura normal metal e inodoro. No um bom condutor de calor comparado com outros metais, entretanto um bom condutor de eletricidade. Estabelece liga metlica facilmente com muitos outros metais como o ouro ou a prata produzindo amlgamas. insolvel em gua e solvel em cido ntrico. Quando a temperatura aumentada transforma-se em vapores txicos e corrosivos mais densos que o ar. um produto perigoso quando inalado , ingerido ou em contato, causando irritao na pele, olhos e vias respiratrias. compatvel com o cido ntrico concentrado, acetileno, amonaco, cloro e com outros ametais.

Ciclo do mercrio

Reservatrios
Na atmosfera a concentrao de mercrio geralmente pequena (teores inferiores a 1 mg/l). Na litosfera, a no ser em certos solos superficiais ricos em hmus, as concentraes normais so inferiores a 2 mg/l.Na hidrosfera, lagos, rios e mares, os teores so tambm bastante baixos. Em reas vulcnicas as concentraes de mercrio dissolvido na gua so maiores. A maior concentrao de mercrio esta na biosfera (seres vivos) devido aos processos de incorporao biolgica, principalmente nos organismos aquticos. Nesses, a incorporao do mercrio se da por alimentao e por absoro direta atravs da gua.

Ciclo do mercrio

Usos
fabricao de espelhos. instrumentos de medidas (termmetros e barmetros). lmpadas fluorescentes. catalisador em reaes qumicas. indstria de explosivos. em odontologia como elemento principal para obturao de dentes. aplicaes em medicina atravs do mercoquinol (oxiquinolinsulfonato de mercrio) e do hidrargirol (parafeniltoniato ou parafenolsulfonato de mercrio), este ltimo como anti-sptico, assim como outros compostos de mercrio: hidrargol, hidrargiroseptol, iodeto mercrico, cloroiodeto mercrico, mercuriol, entre outros. fabricao de instrumentos para laboratrios. Estes instrumentos fazem uso das suas mais diversas propriedades fsicas, tais como peso especfico, fluidez, condutividade eltrica, grande coeficiente de dilatao alm da sua facilidade de purificao. Entre os intrumentos, destaca-se na fabricao de termmetros, eletrodos, barmetros, instrumentos para medir presso do sangue e como catalisador (clulas de mercrio para solda eletroltica; em energia atmica).

Ciclo do mercrio

CICLO DO NITROGNIO

Ciclo do Nitrognio

CONCEITO
O azoto, ou nitrognio um elemento com smbolo N, sendo o quinto elemento mais abundante no Universo. Nas condies ambientes (25 C e 1 atm) encontrado no estado gasoso, formando cerca de 78% do volume do ar atmosfrico. Apresenta-se como um gs inerte (N2), no metal, incolor, inodoro e inspido, no participando da combusto e nem da respirao. O nitrognio o principal componente da atmosfera terrestre. Este elemento chega ao solo atravs de compostos orgnicos (restos vegetais e animais) e/ou inorgnicos.

Ciclo do Nitrognio

CICLO
O processo pelo qual o nitrognio ou azoto circula atravs das plantas e do solo pela ao de organismos vivos conhecido como ciclo do nitrognio ou ciclo do azoto. O ciclo do nitrognio um dos ciclos mais importantes nos ecossistemas terrestres. O nitrognio usado pelos seres vivos para a produo de molculas complexas necessrias ao seu desenvolvimento tais como aminocidos, protenas e cidos nucleicos. O principal repositrio de nitrognio a atmosfera (78% desta composta por nitrognio) onde se encontra sob a forma de gs (N2). Outros repositrios consistem em matria orgnica nos solos e oceanos. Apesar de extremamente abundante na atmosfera o nitrognio frequentemente o nutriente limitante do crescimento das plantas. Isto acontece porque as plantas apenas conseguem usar o nitrognio sob trs formas slidas: on de amnio (NH4+), ion de nitrito (NO2-) e ion de nitrato (NO3-), cuja existncia no to abundante. Estes compostos so obtidos atravs de vrios processos tais como a fixao e nitrificao. A maioria das plantas obtm o nitrognio necessrio ao seu crescimento atravs do nitrato, uma vez que o on de amnio lhes txico em grandes concentraes. Os animais recebem o nitrognio que necessitam atravs das plantas e de outra matria orgnica, tal como outros animais (vivos ou mortos)

Ciclo do Nitrognio

Ciclo do Nitrognio

Processos do ciclo do nitrognio


Fixao A fixao o processo atravs do qual nitrognio capturado da atmosfera em estado gasoso (N2) e convertido em formas teis para outros processos qumicos, tais como amonaco (NH3), nitrato (NO3-) e nitrito (NO2-). Esta converso pode ocorrer atravs de vrios processos, os quais so descritos nas seces seguintes. Fixao Biolgica Algumas bactrias tm a capacidade de capturar molculas de nitrognio (N2) e transform-las em componentes teis para os restantes seres vivos. Entre estas, existem bactrias que estabelecem uma relao de simbiose com algumas espcies de plantas (leguminosas) e bactrias que vivem livres no solo. A simbiose estabelecida atravs do consumo de amonaco por parte das plantas; amonaco este que produzido pelas bactrias que vivem nos caules das mesmas plantas. Fixao Atmosfrica A fixao atmosfrica ocorre atravs dos relmpagos, cuja elevada energia separa as molculas de nitrognio e permite que os seus tomos se liguem com molculas de oxignio existentes no ar formando monxido de nitrognio (NO). Este posteriormente dissolvido na gua da chuva e depositado no solo. A fixao atmosfrica contribui com cerca de 58% de todo o nitrognio fixado.

Ciclo do Nitrognio Fixao Industrial Atravs de processos industriais (nomeadamente o processo de Haber-Bosch) possvel produzir amonaco (NH3) a partir de azoto (N2) e hidrognio (H2). O amonaco produzido principalmente para uso como fertilizante cuja aplicao sustenta cerca de 40% da populao mundial. Assimilao Os nitratos formados pelo processo de nitrificao so absorvidos pelas plantas e transformados em compostos carbonados para produzir aminocidos e outros compostos orgnicos de nitrognio. A incorporao do nitrognio em compostos orgnicos ocorre em grande parte nas clulas jovens em crescimento das razes.

Ciclo do Nitrognio

INTERFERNCIA
Como resultado da utilizao intensiva de fertilizantes e da poluio resultante dos veculos e centrais energticas, o Homem aumentou significativamente a taxa de produo de azoto utilizvel biologicamente. Esta alterao leva a alteraes da concentrao deste nutriente, moderadamente em depsitos de gua (atravs da eutrofizao), e ao excessivo crescimento de determinadas espcies deteriorando o ambiente que as rodeia.

Ciclo do Nitrognio

Poluio
Poluio provocada pelas influncias antropognicas do ciclo do azoto pode manifestar-se atravs de: xido nitroso (N2O), gs libertado essencialmente por via da combusto e o fato de ser pouco reativo na troposfera permite exercer os seus efeitos nocivos durante muitos anos. O seu efeito na estratosfera assenta na deteriorao da camada protetora de oznio com influncias das radiaes ultravioletas. xidos do Azoto (NOx), particularmente o monxido e o dixido do azoto so altamente reativos, com vidas relativamente curtas, por isso as alteraes atmosfricas so apenas detectadas a nvel local e regional. Estas alteraes manifestam-se principalmente atravs de nevoeiro fotoqumico, que tem consequncias perigosas para a sade humana, assim como para a produtividade dos ecossistemas. O dixido do azoto transformado em cido ntrico compem a chuva cida, que destri monumentos e acidifica solos e sistemas aquticos, desencadeando profundas alteraes na composio das suas comunidades biticas. Nitratos (NO3-), que contaminam guas que ao serem ingeridas provocam vrias disfunes fisiolgicas. Apesar dos ecossistemas terrestres serem vulnerveis ao excesso de azoto, os sistemas aquticos so os que mais sofrem, porque so os receptores finais do excedente do azoto que atravs de descargas diretas de efluentes no tratados.

Ciclo do Nitrognio

USO
A mais importante aplicao comercial do nitrognio na obteno do gs amonaco pelo processo Haber. O amonaco usado, posteriormente, para a fabricao de fertilizantes e cido ntrico. usado, devido a sua baixa reatividade, como atmosfera inertizada em tanques de armazenamento de leos vegetais e animais. Tambm usado em tanques de lquidos explosivos, durante a fabricao de componentes eletrnicos (transistores, diodos, circuitos integrados, etc.) e na fabricao do ao inoxidvel. usado como fator refrigerante, para o congelamento e transporte de alimentos, conservao de corpos e clulas reprodutivas sexuais, masculinas e femininas ou quaisquer outras amostras biolgicas.

CICLO DO ENXOFRE

Ciclo do enxofre

Conceito
O enxofre um no-metal de cor amarelada que queima com facilidade

mole, frgil e leve. Insolvel em gua, parcialmente solvel em lcool etlico. Quando entra em combusto forma o dixido de enxofre e apresenta uma chama azulada.
A maior parte do enxofre do solo, em geral mais de 90%, encontra-se em formas orgnicas.

Ciclo do enxofre

Assim como hidrognio e oxignio pode ser encontrado livre na natureza. est presente em compostos minerais. E tambm em grandes depsitos de origem vulcnica. As principais jazidas de enxofre esto situadas em pases como Mxico, Japo, Finlndia, Espanha, Chile, Itlia e sul dos Estados Unidos. encontrado em rochas sedimentares (formadas por depsitos que se formaram por ao da natureza) nas rochas vulcnicas, no carvo, no gs natural e tambm em plantas a base de carvo. Pode ser encontrado em legumes como: aspargos, alhos, cebolas, queijos e na gema dos ovos. Este tipo de enxofre encontrado nos alimentos no txico e eliminado pela urina.

PRINCIPAIS FONTES

Ciclo do enxofre

Aplicaes do Enxofre
Usado em mltiplos processos industriais: Produo de cido sulfrico para baterias, fabricao de plvora e vulcanizao da borracha. Na engenharia sanitria, o acido sulfrico usado nos teste de Lixiviao.

Ciclo do enxofre

Importncia do Enxofre na natureza


O enxofre um importante constituinte de alguns aminocidos, como a cistena. Em muitos seres vivos, molculas com tomos desse elemento, atuam como cofator ("estimulador") de reaes promovidas por enzimas. O nico retorno natural do enxofre para a atmosfera atravs da ao de decompositores que produzem o gs sulfdrico. As sulfobacterias realizam o processo inverso, com uma forma de obteno de energia para a quimiossntese.

Ciclo do enxofre

Descrio do Ciclo Biogeoqumico


O ciclo basicamente sedimentar embora possua uma fase gasosa. O enxofre apresenta um ciclo que se passa entre o ar e os sedimentos. Existe um grande depsito na crosta terrestre e nos sedimentos e um pequeno depsito na atmosfera. Nos sedimentos, o enxofre permanece armazenado na forma de minerais de sulfato. Com a eroso, fica dissolvido na gua do solo e assume a forma inica de sulfato (SO4--) Na atmosfera, o enxofre existe combinado com o oxignio formando, cerca de 75% dele, o SO2 (dixido de enxofre). Outra parcela est na forma de anidrido sulfdrico (SO3). O gs sulfdrico (H2S). Esses xidos de enxofre (SO2 e SO3) incorporam-se ao solo com as chuvas, sendo ento transformado em ons de sulfato (SO4--).

Ciclo do enxofre

Ciclo do enxofre

Contm seis etapas bsicas:


1. 2. 3. 4. 5. 6. As plantas absorvem compostos contendo enxofre alm dos sulfatos. Na produo de aminocidos das plantas, o hidrognio substitui o oxignio na composio dos sulfatos. Os seres vivos se alimentam das plantas. Microrganismos decompem os aminocidos que contm nos restos de animais e plantas, Criando sulfito de hidrognio. O enxofre extrado do sulfito por bactrias e outros microrganismos. Sulfatos so produzidos pela ao de microrganismos na combinao do enxofre com o oxignio.

Ciclo do enxofre

Ao Humana

A principal perturbao humana no ciclo global do enxofre a libertao de SOX (SO2 mais uma pequena quantidade de SO3) para a atmosfera como resultado da queima de carvo e leo contendo enxofre Quando o ciclo alterado, animais e plantas sofrem. Isso vem acontecendo atravs da queima constante de combustveis ( petrleo e gs natural). So combustveis fsseis pois se formaram a milhes de anos a partir das mortes de imensas florestas tropicais ou da morte de criaturas microscpicas chamadas de plnctons.

Ciclo do enxofre

Ciclo do enxofre com a interferncia

Ciclo do enxofre

A chuva cida de xidos de enxofre combinam com a umidade do ar em uma reao qumica alimentado pelo sol. Efeitos nos (as): Solos - Enxofre da chuva cida acidifica ecossistemas terrestres, alterando o pH do solo, criando ecolgicos zonas mortas. Florestas - Precipitao cida contendo dixido de enxofre tem sido associada a danos florestais generalizada no norte dos Estados Unidos. Plantas - As plantas que entram em contato com o dixido de enxofre muitas vezes sofrem danos s folhas, causando o esgotamento dos nutrientes, tornando-os mais vulnerveis doena. Animais selvagens - A acidificao dos lagos causados pelas emisses de enxofre pode eliminar fontes de alimentos, afetando a vida selvagem que depende deles.

Os Efeitos nocivos do enxofre no ecossistema terrestre

Edifcio Bosco Verticale

Edifcio Bosco Verticale

Desenhado por Stefano Boeri arquiteto, editor e ex-acadmicos de design e arquitetura da revista Domus sua Verticale Bosco uma estrutura de 27 andares elevados, actualmente em construo em Milo, Itlia. Uma vez completa, a torre ser a casa de primeira floresta do mundo vertical. O Verticale Bosco um sistema que otimiza, recupera, e produz energia.

Edifcio Bosco Verticale

Cada apartamento no edifcio ter uma varanda plantada com rvores que so capazes de responder ao clima da cidade sombra ser fornecida dentro do vero, ao mesmo tempo, filtragem da poluio da cidade, e no inverno as rvores nuas permitir que a luz solar para permear atravs os espaos. Irrigao das plantas ser apoiada atravs da filtragem e reutilizao da gua cinza produzido pelo edifcio. Alm disso, os sistemas de energia fotovoltaica iro promover ainda mais a torre de autossuficincia. O design do Verticale Bosco uma resposta a ambas as expanses urbanas e o desaparecimento da natureza da nossa vida e na paisagem.

Edifcio Bosco Verticale

Coberto de vida vegetal, a construo do prdio ajuda no equilbrio do microclima e na filtragem das partculas de poeira contidas no ambiente urbano (Milan uma das cidades mais poludas da Europa). A diversidade das plantas e suas caractersticas produzem umidade, absorvem partculas de CO2 e poeira, produzindo oxignio e proteger o edifcio da radiao e da poluio sonora. Isto no s melhora a qualidade de espaos, mas durante todo o ano, economiza energia.

Edifcio Bosco Verticale

O edifcio participa diretamente do ciclo da gua , atravs da transpirao da vegetao, produzindo H2O e do ciclo do carbono ao absorver o CO2 e transforma-lo em O2.

Edifcio Bosco Verticale

O prdio Bosco Verticale (floresta vertical, em italiano) composto por duas torres residenciais de 100 e 70 metros de altura que sero cobertas por 900 rvores e diversas outras plantas. Se fosse plantada horizontalmente, a floresta ocuparia uma rea de 10 mil metros quadrados, o equivalente a um campo de futebol.

Anda mungkin juga menyukai