Anda di halaman 1dari 25

Instituto Politcnico de Setbal Escola Superior de Sade

Ps-Graduao em Enfermagem Perioperatria

Equipamentos para Cirurgia Minimamente Invasiva (CMI)

Unidade Temtica: Especialidades Cirrgicas

Outubro, 2011

O aparecimento da cirurgia minimamente invasiva resultou da necessidade de desenvolver instrumentos menos invasivos aliados a abordagens cirrgicas mais limitadas, para uma exposio mais reduzida.

Equipamento/instrumentos para CMI

Endoscpio/ptica
o Pode ser rgido ou flexvel e tem como objectivo possibilitar a visualizao dentro de uma cavidade do corpo . o Podem ter tamanhos e formas diferentes de acordo com a parte do corpo a que se destinam. o Quanto maior o dimetro, maior a capacidade de transmitir a luz, maior o campo de viso e melhor imagem.
3

Equipamento/instrumentos para CMI

Endoscpio/ptica (continuao)
o Os endoscpios rgidos so geralmente de metal e permitem ao cirurgio uma viso directa de frente ou angulado. o As pticas mais utilizadas tm 5 ou 10mm de dimetro, mas podem ter outros tamanhos. o Podem ter uma viso directa ou angulada a 30 ou 45 (para acessos mais limitados).

Equipamento/instrumentos para CMI

* Cmara
o Permite a visualizao da cirurgia num monitor. o Tm no seu interior feixes de fibra ptica e vai acoplar no endoscpio ou ptica. o O seu cabo de alimentao composto por fibras pticas que so extremamente frgeis e deve ser manuseado com cuidado. o Os cabos no devem ser dobrados ou seguros na ponta, com risco de queda ou mesmo de partir a juno.
5

Equipamento/instrumentos para CMI

* Cmara (continuao)
o As mangas protectoras estreis, que so utilizadas para cobrir a cabea da cmara e o cabo, ajudam a evitar a contaminao do campo cirrgico. o Antes de introduzir o laparoscpico, importante ter a cmara focada e o sistema da cor e controle de brancos balanceados. Para focar e fazer o controle de brancos, a cmara deve estar acoplada ao laparoscpio, a fonte de luz ligada e apontada para um objecto branco (por exemplo uma compressa). A cmara focada de forma a ver com nitidez os fios da compressa . 6

Equipamento/instrumentos para CMI

* Insuflador abdominal
o Permite controlar o dbito de gs insuflado para a o espao virtual, possibilitando o controlo da presso intra-abdominal. o Selecciona o dbito de gs por minuto, monitoriza o volume de gs utilizado e o volume restante na garrafa. o O gs mais frequente nas cirurgias abdominais o dixido de carbono. O insuflador deve ser controlado para suspender o fluxo quando a presso intra abdominal atinge os 15 mmHg. o Quando est acima de 25 mmHg o doente est em risco de fazer absoro de gs, tem diminuio de retorno venoso da veia cava e uma ventilao prejudicada devido ao aumento da presso no diafragma com aparecimento de acidose.
7

Equipamento/instrumentos para CMI

* Fonte de luz
o Permite iluminar o espao para que ocorra a visualizao dos tecidos e rgos. o Permite regular a intensidade da luz. o Deve ser apagada quando no est a ser utilizada, pois a intensidade do seu raio de luz pode incendiar os campos cirrgicos e provocar queimaduras no doente.

Equipamento/instrumentos para CMI

* Cabo de luz fria


o Permite iluminar o espao pois projecta a luz emanada pela fonte de luz at ptica. o constitudo por um cabo formado por fibras pticas de extrema fragilidade.

Equipamento/instrumentos para CMI

* Aspirador/irrigador
o Pode ser utilizado como sistema de lavagem da cavidade ou pode ser utilizado para a criao do espao virtual de trabalho, regulando a quantidade de lquido instilado com o lquido aspirado.

10

Equipamento/instrumentos para CMI


* Trocartes
o Os trocartes do acesso cavidade peritoneal ou extraperitoneal, e utilizam-se para vrias funes. o Servem para manter o pneumoperitoneu uma vez retirada a agulha de Veress. o Todos possuem uma torneira lateral Luer lock qual pode ser ligado o tubo do gs. A maioria possui um sistema valvular ou uma srie de membranas que evitam a sada do gs do abdmen quando se introduz ou retira um instrumento ou o prprio laparoscpio. o Tambm servem de via atravs da qual pode ser retirado o material da cavidade de trabalho.
11

Equipamento/instrumentos para CMI


* Trocartes (continuao)
o Tm 2 componentes: uma baixa externa oca e um obturador interno cortante. o A extremidade do obturador pode ser cnica ou piramidal. O obturador perfura a fscia e o peritoneu em conjunto com a bainha externa, uma vez na cavidade peritoneal removesse o obturador e fixamos a bainha externa. o Podem ser descartveis ou reutilizveis (feitos de metal por isso mais pesados e radiopacos). o Os trocartes descartveis so feitos de plsticos, mais leves, o obturador possui proteco na ponta que retrai quando o trocarte empurrado contra a parede abdominal, expondo a ponta cortante do obturador.
12

Equipamento/instrumentos para CMI

* Trocartes (continuao)
o No momento em que o obturador perfura o peritoneu e entra no abdmen, cheio com gs, a perda sbita de resistncia permite que a proteco externa salte para a frente cobrindo a ponta cortante do obturador, evitando eventuais leses de rgos abdominais. o Os trocartes disponveis variam de dimetro entre 2 e 15 mm. Os de 5mm permitem a passagem da maioria dos instrumentos de trabalho, incluindo pinas de presso, disseco, tesouras, portaagulhas, porta-clips e laparoscpios de 5mm. o Os mais largos 10 a 12 mm permitem a passagem de todos os instrumentos anteriores, bem 13 como de instrumentos especficos.

Equipamento/instrumentos para CMI


* Trocartes (continuao)
o Os trocartes podem ter comprimentos variveis, os mais curtos usam-se nas crianas e os mais compridos nos adultos obesos. o Existem redutores, que permitem reduzir o dimetro dos trocartes de 10 mm de forma a permitir a utilizao de instrumentos de 5mm sem que haja fuga de gs, aplicam-se na extremidade externa do trocarte e so especficos de cada fabricante.

14

Equipamento/instrumentos para CMI


* Aparelho de electrocoagulao
o Pode ser utilizado para garantir a hemostase de vasos e capilares sanguneos. o Implica a colocao no doente do elctrodo neutro (placa dispersiva).

15

Equipamento/instrumentos para CMI

o Existe uma grande variedade de instrumentos para facilitar todos os tipos de procedimentos laparoscpicos, podendo ser descartveis ou reutilizveis, e devem ter um dimetro suficiente para serem introduzidos por determinado trocarte e um comprimento suficiente para atingir o local cirrgico.

o A maior parte dos instrumentos tem 5 ou 10 mm de dimetro e um comprimento de 35 cm.


16

Equipamento/instrumentos para CMI

Instrumental cirrgico especifico (auxiliar)


Instrumentos de preenso Instrumentos de corte Afastadores Porta Agulhas N Extracorporal Knot pusher Dispositivos de sutura automtica (modelos lineares, com ou sem corte e circulares e agrafes vasculares, intestinais ou gstricos) Saco para recolha de rgos
17

Equipamento/instrumentos para CMI


* Instrumentos de preenso
o Estes instrumentos tem a maior diversidade dentro do industrial laparoscpico, variam em dimetro de 2 a 12 mm e a maioria esto isolados na extremidade para poderem ser conectados com o electrobisturi.

18

Equipamento/instrumentos para CMI

* Instrumentos de corte
o So utilizados: tesoura, lmina convencional, lmina de bisturi elctrico, bisturi ultrassnico, bisturi bipolar, ligaSureou fibra laser. o Actualmente as tesouras laparoscpicas diferem das de cirurgia aberta, na medida em que a lmina mais curta e recta, e por isso cortam menor quantidade de tecido a cada movimento de corte. o A extremidade da tesoura poder ter vrias configuraes: serrada, curva, em gancho. o A maioria tem uma conexo para electrobisturi e tem um mecanismo que permite a sua rotao em volta do corpo.

19

Equipamento/instrumentos para CMI

* Afastadores
o Os afastadores so necessrios para manter estruturas adjacentes fora do campo operatrio. o O afastador bsico tem um corpo metlico, cuja extremidade aps rotao permite a abertura em leque da lminas sobrepostas aquando a introduo no trocarte.

20

Equipamento/instrumentos para CMI

* Porta-agulhas
o H vrios porta-agulhas disponveis, cujo cabo tem um mecanismo para o manter fechado e segurar a agulha solidamente, isto pode ser conseguido com um mecanismo em raquete como nos porta agulhas convencionais ou em mola. o A mandbula do porta-agulhas tambm pode ter um formato especial de forma a colocar a agulha, sempre perpendicularmente ao eixo do porta-agulhas.
21

Equipamento/instrumentos para CMI

* Knot pusher (empurrador de ns)


o H aparelhos desenhados especificamente para empurrar ns. o Estes instrumentos so compostos por um cilindro metlico com uma chanfradura na extremidade.

22

Os enfermeiros perioperatrios devem ter sempre presente, que no decorrer da cirurgia minimamente invasiva pode ser necessrio convert-la em cirurgia aberta. O enfermeiro deve providenciar todos os recursos e dispositivos mdicos, para conseguirem realizar a converso no menor tempo possvel. Nesta fase a equipa de enfermagem deve agilizar esforos para a implementao das mudanas no domnio anestsico, da circulao e instrumentao.
23

Referncias Bibliogrficas
AESOP Enfermagem Perioperatria: da filosofia prtica de cuidados. Lisboa: Lusodidacta, 2006. 356p. ISBN: 972-8930-16-X. FULLER, Joanna Kotcher Surgical Technology: Principles and Practice. 5th ed. Saunders Elsevier. 2009. ISBN 978-1-4160-6035-2. HUGHES, Suzanne; MARDELL, Andy Oxford Handbook of Perioperative Pratice. Oxford University Press, 2009. ISBN 978-0-19-923964-1. ROTHROCK, Jane Alexander: Cuidados de Enfermagem ao Paciente Cirrgico. 13ed. Lusodidacta. 2009. ISBN 978-989.8075-07-9.

24

Trabalho Elaborado por:


Daniela Filipa Freitas Dias

25

Anda mungkin juga menyukai