Anda di halaman 1dari 4

Introduo muito comum escutar as menes informao fundamental para o desenvolvimento das empresas ou informao bsica em qualquer empreendimento

nto e muitas outras. Com isso, pesquisas esto sendo desenvolvidas no sentido de caracterizar as informaes, avaliando suas qualidades e pertinncia em aplicaes especificas. A Empresa Brasileira de Correios e Telgrafos fez uma pesquisa, onde apresenta os principais pontos sobre o estudo, buscando identificar os tipo de informao estratgica que influenciam na formulao das aes estratgicas das empresa.

Objetivo O principal objetivo deste trabalho compreenda como os Sistemas de Informao so classificados dentro das organizaes e como eles esto dispostos na hierarquia organizacional, fornecendo informaes precisas e confiveis para os tomadores de deciso. Com o intuito de solucionar a segunda etapa da ATPS de Teoria Geral de Sistemas e poder dar continuidade na resoluo da ATPS.

Desenvolvimento Como explicado na primeira etapa a ATPS, dado um conjunto de registros conhecido, que organizado e padronizado adequadamente transforma-se em informao. Podemos considerar como dados do ambiente interno a organizao e os dados do ambiente externo a organizao. Estes dados organizados adequadamente, tornam-se informao no estratgico (originado de dados internos a organizao) e informao estratgico (originado de dados externo a organizao), mas ambos sendo teis a tomadas de decises. Consequentemente h o surgimento de conhecimento estratgico, que a combinao de conhecimento explicito (conhecimento retirado de fontes j existentes, como livros, acervos) e tcito (conhecimento adquirido pelo acumulo do saber prtico, experincia), que foi formado pelo das informaes estratgicas e informaes no estratgicas. A inteligncia estratgica o uso do conhecimento estratgico no processo de tomada de deciso. E a estratgia a ao, gerada a partir de informaes que levam criatividade, originalidade e inovao, que permite organizao diferenciar-se dos concorrentes, assumindo vantagens competitivas no mercado. Podemos identificar esses tipos de sistemas de informao: Sistema de informao estratgica o conjunto de ferramentas informatizadas que permitem o tratamento dos dados coletados pelo monitoramento estratgico, gerando em informaes e agregando-lhe conhecimento, a fim de constituir inteligncia estratgica. Sistema especialista a ferramenta informatizada que agrega conhecimento de especialistas ao processamento de informaes que suportam a tomadas de decises. Sistema no especialista a ferramenta informatizada que processa informaes usadas na tomada de decises sem agregar conhecimento de especialistas no processamento.

A forma com que o correio utiliza estes sistemas para a elaborao de suas aes estratgicas so:

Liderana em custos: ao estratgica que visa a reduzir custos de servios ou produtos da empresa, tornando seus preos competitivos no mercado. Diferenciao: ao estratgica que visa colocao no mercado de um produto ou servio diferente dos apresentados pela concorrncia. Foco: ao estratgica que visa explorao de segmento especifico do mercado.

Essas aes so originadas pelas informaes estratgicas, entre eles cliente, concorrente,econmica/financeira, fornecedor, governamental/poltica, legal, sindical, cultural, demogrfico, ecolgico, social e tecnolgica. Essas informaes podem ser qualitativas, quantitativas e mistas.

Anda mungkin juga menyukai