Anda di halaman 1dari 2

Relatrio das Actividades Laboratoriais de Geologia

RELATRIO DA ACTIVIDADE LABORATORIAL


ACTIVIDADE LABORATORIAL
2. Como identificar propriedades pticas nos minerais?

INTRODUO
Os minerais so corpos slidos com estrutura cristalina, naturais, inorgnicos e com composio bem definida dentro de certos limites. um composto inorgnico, por isso no possui compostos de Carbono e Hidrognio. A composio qumica dos minerais bem definida, isto o mineral formado sempre pelos mesmos elementos combinados nas mesmas propores. No entanto existem desvios, pois em certos casos existe a troca de elementos em propores variveis, mas que apresentam caractersticas semelhantes. O mineral slido e cristalino, porque as partculas apresentam um arranja rgido e ordenado. Para alm disso, o mineral natural, po9is no existe qualquer tidpo de interveno antropognica na sua formao. Os minerais podem ser estudados seguindo diferentes critrios, neste caso vamos dar nfase s propriedades fsicas dos minerais, mais propriamente s suas propriedades pticas, a cor, a risca e o brilho.

MATERIAL E REAGENTES
Material Placa de Porcelana no polida Seda Cera Vidro Metal Polido Minerais Galena Malaquite Pirite Micas Calcite Quartzo-Rseo Quarzto-Ametista Quartzo-Incolor Aragonite

PROCEDIMENTO
1. Observar a cor do mineral e registar. 2. Friccionar cada um dos minerais sobre a porcelana e registar a cor da risca produzida. 3. Comparar os minerais com os brilhos de objectos e registar concluses quanto ao brilho dos minerais.

2009/2010 11Ano

Relatrio das Actividades Laboratoriais de Geologia

ESQUEMA DE MONTAGEM

Cor

Risca

Brilho

RESULTADOS
Mineral Aragonite Calcite Galena Malaquite Micas Pirite Quartzo-Ametista Quartzo-Incolor Quartzo-Rseo Cor
Vermelho-Acastanhado

Amarelo-Esverdeado

Cinza-Escura Verde Preta Amarelo-Lato Roxo Incolor Rosa Cristalino

Cor da Risca Branca Preta Verde Cinza Preta Branca Branca Branca

Brilho Vtreo Vtreo Metlico Ceroso Nacarado Metlico Ceroso Vtreo Vtreo

CONCLUSO
Verifica-se que quanto cor existem minerais que apresentam sempre a mesma colorao, como a malaquite e a pirite, designando-se assim idiocromticos. No entanto existem tambm minerais que apresentam diversas cores como o caso dos quartzos e que se designam por isso alocromticos. Esta variao da cor dos minerias deve-se mistura de certos elementos qumicos ou variao da composio qumica dos minerais. A cor da risca do mineral um mtodo muito vivel para identificar o mineral, pois mesmo que a cor do mineral varie a risca que esse mesmo mineral produz igual, isto , o quartzo ametista, incolor e rseo, apesar de apresentarem diferente colorao, possuem todas a mesma cor de risca. Quanto ao brilho dos minerais caracteriza-se pela intensidade de luz reflectida por uma superfcie do mineral. De modo geral, podemos classificar os minerais quanto ao brilho como minerais de brilho metlico e minerais de brilho no metlico, dentro dos minerais de brilho no metlico, estes podem ser sedosos, vtreos, adamantinos, nacarados, resinosos, cerosos e gordurosos. Os minerais podem ainda apresentar brilho submetlico, quando apresentam o brilho tpico de um metal, mas mais fraco. A maior parte dos minerais com brilho metlico tm risca escura ou mesmo negra.

BIBLIOGRAFIA
<Manual>
HENRIQUE SILVA FERNANDES NMERO 8 TURMA B

2009/2010 11Ano

Anda mungkin juga menyukai