Anda di halaman 1dari 5

DISCIPLINA Introduo Fotografia

CDIGO 14033

CH 72

CRDITOS 04

1. EMENTA: Histria da Fotografia. Linguagem fotogrfica. Tcnicas de fotografia. O uso da cmara fotogrfica. 2. CONTRIBUIO PARA OS OBJETIVOS DO CURSO: Dentro de seu Contedo Programtico, a disciplina Introduo Fotografia prev o desenvolvimento da linguagem e da tcnica fotogrficas, utilizando a imagem como forma de leitura, interpretao e atuao nas artes. Busca, dessa maneira, habilitar o aluno para a construo de uma postura crtica, participativa, tica e transformadora no contexto da artes plsticas. 3. OBJETIVO GERAL: Habilitar o aluno na leitura/anlise crtica e uso da fotografia como linguagem e tcnica de representao da realidade e das ideias. 5. OBJETIVOS ESPECFICOS: 6. CONTEDO PROGRAMTICO:

Reconhecer as caractersticas Introduo (apresentao do curso e incio do fundamentais da linguagem fotogrfica. estudo de linguagem fotogrfica). A fotografia como discurso e representao visual. Identificar e analisar o processo de Debates sobre narrativas visuais e orais, significao da imagem (leitura/anlise e semelhanas e diferenas. interpretao). Compreender os modos de operao de Princpios da formao da imagem: cmera uma cmera reflex, prozumers, obscura e o advento fotogrfico. compactas e celular Funcionamento bsico da cmera fotogrfica: corpo, lente, fotmetro, balano de brancos, sensibilidade. Realizar as operaes bsicas do ato Controle do movimento: relaes entre a fotogrfico como: fotometragem, controle escolha da velocidade do obturador, da profundidade de campo e controle do velocidade do objeto, distncia e sentido do movimento. movimento. Controle da Profundidade de campo: relao entre distncia dos objetos e profundidade,

2 relao entre distncia focal e profundidade. Constituio das lentes e caractersticas das distncias focais (ngulo de viso, tamanho da imagem, distncia mnima de foco, relao entre os planos, profundidade de campo, distores, lentes fixas e zoom; lentes macro e acessrios) Regra dos teros, diagonais, simetrias, grafismos, molduras, circularidade, relao fundo e figura, composio central. Planejamento, realizao, avaliao e edio da narrativa fotogrfica. Confeco de ensaios fotogrficos: constituindo um discurso atravs da fotografia. Histria da fotografia (at a fotografia contempornea)

Compreender as diferenas entre lentes fotogrficas.

Estudar e aplicar conceitos composio e narrativa fotogrficas. Desenvolver discurso fotogrfico (organizao de conjunto/sequncias de fotografias/narrativas). Compreender a histria da fotografia e das transformaes ocorridas na linguagem e nos estilos de poca (tcnica e linguagem atravs do tempo). 7. METODOLOGIA DE ENSINO:

Formao de grupos cooperativos: discusso, sistematizao do conhecimento e avaliao de aprendizagem. Emprego de Tecnologias de Informao e da Comunicao no processo de aprendizagem. Aulas expositivas. Leitura, anlise e interpretao de textos, vdeos e fotografias, individualmente e em grupo, evidenciando a aplicao dos conceitos estudados. Trabalhos prticos em grupo, com acompanhamento do professor. Trabalhos prticos de campo, individuais, com acompanhamento do professor. Avaliao e discusso, em sala de aula, dos resultados dos trabalhos desenvolvidos (mesas de leitura/anlise). Debates temticos. Avaliao terica e prtica. AVALIAO (critrios, ponderao e recuperao):

Durante o curso sero desenvolvidos pelo menos 03 trabalhos, envolvendo conceitos de linguagem e tcnica fotogrfica. No trabalho prtico, o aluno dever, alm de apresentar todas as fotografias produzidas, estar apto a fazer a leitura/anlise das mesmas, utilizando os conceitos estudados durante o semestre, bem como definir os critrios de seleo de uma mdia de 10 imagens eficazes a serem editadas por trabalho (esse exerccio ocorrer no formato de mesa de leitura/anlise com a participao de todos). Para a realizao do ensaio fotogrfico final dever ser apresentado, anteriormente, um pr-projeto, orientado pelo professor, contendo tema, objetivo, pesquisa, roteiro, planejamento (condies de iluminao e equipamentos). Na apresentao final, um

3 mnimo de 10 fotografias, selecionadas pelo aluno com o acompanhamento do professor, no tamanho 20 x 30 cm ou 30 x 40 cm, devero fazer parte de uma exposio na Faculdade de Artes Dulcina de Moraes Ser realizado um debate sobre o livro Filosofia da caixa preta, que levar em conta, principalmente, a capacidade do aluno de interpretao e posicionamento diante das ideias defendidas pelo autor, Vilm Flusser, aplicao dos conceitos relativos produo fotogrfica, estabelecimento de dilogo com outros autores e/ou conceitos abordados no decorrer da disciplina Introduo Fotografia. Com base nos textos de referncia e livros estudados durante o semestre letivo, cada estudante dever apresentar, em sala de aula, uma leitura/anlise (detalhada) crtica de uma fotografia publicada em mdia impressa ou eletrnica (revista, jornal, livro, anncio, etc.) e que no seja de sua autoria. Atividades que valem conceito para a mdia final 1 Avaliao Entrega da resenha I anlise da exposio/livro no seu posicionamento histrico, contextualizao, aspecto memorial, possveis realidades, etc. (contedo visto) = 2,5. 2 Avaliao Debate e resenha II - livro Filosofia da Caixa Preta = 3 3 Avaliao Ensaio fotogrfico final com tema livre. Dever ser apresentado um pr-projeto, orientado pelo professor, contendo tema, objetivo, pesquisa, planejamento = 4,5 No desenvolvimento das atividades propostas ser levado em considerao: Criatividade, inovao, consistncia e coerncia na elaborao dos trabalhos. Ousadia/experimentao. Processo/trajetria de aprendizagem, tendo por base dos primeiros aos ltimos exerccios elaborados. Qualidade tcnica, esttica e conceitual dos trabalhos desenvolvidos. Fundamentao terica e postura crtica. Participao nas atividades propostas (debates, trabalhos de campo, estudos dirigidos, mesas de leitura). Compromisso com as atividades acadmicas e a aprendizagem. Interesse em buscar novos conhecimentos. Pontualidade e assiduidade. 8. BIBLIOGRAFIA (bsica e complementar):

Bsica BARTHES, R. Cmara Clara: a nota sobre a fotografia. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1984. FLUSSER, V. Filosofia da caixa preta: ensaios para uma futura filosofia da fotografia. 3a. ed. Rio de Janeiro: Relume Dumar, 2009. (Conexes). KOSSOY, B. Realidades e fices na trama fotogrfica. 3a. ed. So Paulo: Ateli Editorial, 2002.

4 Complementar AUMONT, J. A Imagem. Campinas: Papirus, 1993.

COTTON, Charlotte. A fotografia como arte contempornea, Martins Fontes, 2010


GOMES FILHO, Joo. Gestalt do objeto: sistema de leitura visual da forma. So Paulo, Escrituras Editora, 2000. HEDGECOE, J. Guia completo de fotografia. 2a. ed. So Paulo: Martins Fontes, 2001. JANSON, H. W. A histria da arte. So Paulo, Martins Fontes, 1994. JOLY, Martine. Introduo anlise da imagem. Campinas: Papirus, 1996. SONTAG, Susan. Sobre fotografia. So Paulo: Companhia das Letras, 2006. Cine-videografia ANTONIONI. Blow up. JARDIM, Joo e CARVALHO, Walter. Janela da Alma. PIMENTEL, Joe. Cmera Viajante.

9. CRONOGRAMA DE ATIVIDADES: ENCONTROS 01 02 03 04 05 06 DATA 02/03 09/03 16/03 23/03 30/03 06/04 ATIVIDADES Apresentao e discusso da proposta estrutural da disciplina. Histria da Fotografia Histria da Fotografia / Fotografia do sculo XX Exibio e debate do documentrio Janela da Alma Processo e Linguagem Fotogrfica. Exibio e debate do documentrio Cmera Viajante Leitura de Imagens / Visitao a uma exposio fotogrfica ou anlise de um livro fotogrfico tipo portiflio 1a Avaliao: Entrega da resenha I anlise da exposio/livro com relao ao contedo visto. Confeco da cmera obscura (trazer tesoura, cola, fita crepe, papel vegetal e papel carto preto). Compondo com a luz e as cores. Leitura de imagens Cmeras fotogrficas (compactas, prozumers, DSLR, pin hole, celular), sensor, resoluo, pixel, qualidade de imagem Tcnicas fotogrficas: diafragma, obturador, fotometria, sensibilidade e balano de brancos Atividade prtica em campo 2a Avaliao: debate e entrega da resenha do livro

07 08 09 10 11

13/04 20/04 27/04 04/05 11/05

5 Filosofia da caixa preta, de V. Flusser. Objetivas. Profundidade de campo. Tcnicas de composio. A Fotografia como arte contempornea. Elaborao do roteiro para o trabalho prtico final. Mesa de leitura: anlise tcnica e conceitual de uma foto escolhida pelo aluno Mesa de leitura: leitura e avaliao do desenvolvimento do trabalho prtico final. 3a Avaliao: entrega do ensaio fotogrfico final e roteiro de trabalho. 3a Avaliao (continuao): entrega do ensaio fotogrfico final e roteiro de trabalho. Avaliao de recuperao.

12 13 14 15 16 17 18

18/05 25/05 01/06 08/06 15/06 22/06 29/06

Anda mungkin juga menyukai