Anda di halaman 1dari 3

Redes wireless so uma realidade cada vez mais presente nas casas e escritrios, conforme se popularizam os notebooks, netbooks,

smartphones e outras tecnologias de mobilidade digital. No caso ideal (mas que frequentemente ocorre), configurar a rede sem fio simples: pluga-se o roteador wireless na tomada e no modem de acesso da banda larga j existente, segue-se um procedimento simples de mudana de senha e outras configuraes essenciais de segurana, e tudo funciona. Quando h alguma dificuldade para seguir as instrues essenciais de configurao, chama-se aquele afilhado ou amigo mais geek, e ele termina de resolver tudo antes de o cafezinho ficar pronto. Mas h casos que passam bem longe do ideal, e a as solues comeam a ficar menos simples. Um deles o da insuficincia de cobertura: s vezes o sinal da rede wireless chega muito fraco (ou simplesmente no chega) a algum cmodo que voc gostaria de atender. J tratamos do assunto anteriormente, com solues relativamente simples e baratas, como substituir a antena do roteador por uma mais potente (R$ 30), ou mesmo tentar direcionar o sinal para o cmodo que estiver sem cobertura.

Repetidor sem fio (e access point) TP-Link TL-WA501-G J usei com pleno sucesso ambos os mtodos, mas recentemente me mudei para um apartamento em que a configurao dos corredores e paredes impede a eficcia plena de ambos, e no foi possvel encontrar uma forma de levar o sinal de um nico access point a todos os ambientes. Foi assim que resolvi recorrer a uma soluo mais tecnologicamente ortodoxa: um repetidor Wi-Fi. Repetidores wireless dedicados domsticos no so muito fceis de encontrar, mas vrios modelos de roteadores sem fio e pontos de acesso incluem esta funo adicional (procure pelo modo repeater na descrio da caixinha). Eu escolhi um modelo da TP-Link (o TLWA501-G) que custou R$ 170,00 em uma loja aqui em Floripa, e que j veio com o selo de homologao da ANATEL.

Diagrama da minha rede sem fio com repetidor os equipamentos so de fornecedores diferentes (Linksys, D-Link e TP-Link), sem problemas de compatibilidade O funcionamento de um repetidor Wi-Fi bem diferente do que eu imaginava. Ao invs de se conectar via IP como um subordinado ao roteador principal pr-existente e repassar a ele os dados que recebe, o repetidor faz algo aparentemente mais simples: assume a mesma configurao do roteador original (canal, ESSID, chave de acesso, mtodo de criptografia), e repete (com a potncia da sua antena, bem mais forte que a dos nossos notebooks) a ele tudo o que captar. A vantagem deste modo de operao, em relao configurao IP hierrquica que eu supunha, que os notebooks da rede nem ficam sabendo que esto falando com um repetidor: voc pode andar por todos os cmodos da casa, e sua conexo ser preservada continuamente, sem necessidade de ajustes. A desvantagem para quem precisa de desempenho na conexo interna (o que no to comum): como todas as transmisses na rea do repetidor sero duplicadas, a velocidade mxima possvel cai. possvel colocar mltiplos repetidores (para cobrir um condomnio, por exemplo), mas o desempenho total cai ainda mais (o que pode ser um problema menor se a velocidade do acesso banda larga for bem inferior da rede sem fio). A configurao do meu repetidor sem fio TP-Link era claramente voltada a quem deseja us-lo como um access point comum (e neste sentido era bastante simples), mas coloc-lo no modo wireless universal repeater exigiu bons 30 minutos de pesquisa e alguma ginstica que foi alm do que o manual preconizava, incluindo conectar-se a ele via cabo de rede no conector de uplink e (repetidamente) configurar o laptop com o endereo IP 192.168.1.2 para poder permanecer conectado ao longo dos vrios reboots necessrios a configurar a criptografia, as chaves, e o endereo MAC do roteador principal nesta ordem). Talvez dessa vez o seu amigo geek chegue a tomar o cafezinho antes de completar o procedimento!

Mas depois de configurado, tudo passou a ser simples. Bastou lev-lo ao cmodo em que no havia cobertura, e coloc-lo na tomada (no h necessidade de cabos de rede, naturalmente). Como a antena dele mais potente e mais sensvel, ele no teve nenhum problema para se conectar ao roteador principal, e o nvel de sinal captado pelo notebook, que variava entre 15% e 25%, passou instantaneamente a 90% e vem funcionando bem desde ento, com as mesmas velocidades de conexo Internet que j eram obtidas nos demais cmodos. Naturalmente no posso me oferecer como suporte tcnico para a configurao da sua casa ou escritrio. O que posso fazer confirmar que para mim a soluo funcionou, e que a configurao no foi difcil a ponto de comprometer o processo. E que, desde que ativei o repetidor, o acesso sem fio funciona em todos os cmodos sem problema nenhum de cobertura, e sem necessidade de mexer em nada na configurao dos notebooks e smartphones da famlia ;-)

Anda mungkin juga menyukai