Anda di halaman 1dari 5

O Mtodo Pilates j nasceu com uma relao muito estreita com o tema respirao.

Seu criador, o Joseph Hubertus Pilates, foi uma criana raqutica e asmtica e passou uma vida inteira pesquisando atividades fsicas que melhorassem sua funo respiratria e por conseqncia o desenvolvimento corporal. Um apaixonado pelo movimento, Joseph Pilates foi buscar informaes que muito contriburam para o que hoje conhecemos como seu mtodo, em atividades como Yoga e nas diversas modalidades de lutas (Wrestling). Alm disso, ele foi artista de circo, pra-quedista e esquiador. O resultado disso? Sucesso no seu objetivo. Joe, como era chamado por seus amigos, provou no prprio corpo que seu mtodo era eficiente e quando adulto tornou-se modelo para aulas de anatomia. O Mtodo Pilates vem demonstrando na prtica, ao longo dos seus quase cem anos de existncia, que otimiza a respirao e potencializa a capacidade respiratria

O Pilates aperfeioa a respirao e potencializa a capacidade respiratria. Em todos os exerccios a respirao enfatizada como instrumento para atingir a qualidade na execuo dos movimentos. O contrrio tambm acontece, pois os movimentos adequados com a regio do tronco estimulam e ampliam a entrada e sada de ar nos pulmes. O Pilates exerce muitos benefcios em pessoas ansiosas por modificar a capacidade respiratria. Se o indivduo ansioso capaz de aprender a expirar, podemos at certo ponto, modificar sua condio energtica diafragmtica, onde a ansiedade est contida.

O Pilates mobiliza a musculatura dessa regio e na medida em que respirao solicitada durante a execuo dos exerccios, tornando-se um ato voluntrio e consciente. Somente a prtica ir validar a relevncia do trabalho interdisciplinar entre o instrutor de Pilates e psiclogo corporal no indivduo ansioso.

fumantes ou as grvidas no terceiro trimestre da gestao com freqncia tm sua capacidade respiratria diminuda. Normalmente utilizam mais a respirao superior, subindo o peito e muitas vezes, os ombros. Essa respirao que denominamos de acessria, normalmente utilizada em casos extremos, quando este meio litro de ar se torna fundamental para atingir o objetivo pontual, a exemplo de um final de corrida. Quando ela passa a ser a respirao principal, ela sobrecarrega os msculos do pescoo, que aumentam de volume e comprimem nervos e artrias que passam por entre eles e seguem para alimentar os braos. Quando isso ocorre, pode provocar dor e perda de fora dos membros superiores, alm de inibir o diafragma e prejudicar a postura em geral. A troca de gases (Co2 e O2) neste caso, tambm torna-se ineficiente.

J uma respirao profunda ou forada, utilizada como ferramenta para facilitar a execuo de diversos exerccios de Pilates e que pode ser tambm provocada por estes movimentos, otimiza essa troca de gases e um excelente treino para os abdominais. Quando bem desenvolvida, ela explora movimentos laterais, inferiores e posteriores desta cesta torcica formada por nossas costelas, a coluna e o osso externo na parte anterior. Quando esta troca mais eficiente, o resultado uma melhora do humor, da imunidade, da sade dos mais diversos tecidos corporais, diminuindo a depresso a irritao e o cansao, to comuns nos que utilizam a respirao acessria como fonte principal. possvel atravs do Pilates, devolver aos sedentrios, fumantes e ex-fumantes, gestantes do terceiro trimestre e tantas outras pessoas que com freqncia no respiram de forma eficaz, uma organizao corporal mais eficiente, uma conseqente otimizao da respirao e melhora da qualidade de vida, alm de prevenir futuros problemas corporais diversos.

A respirao o nosso primeiro e ltimo ato de vida

s benefcios do Pilates 10 grandes razes para fazer Pilates H muito mais do que 10 razes para fazer Pilates. Estou comeando com 10, porque eu quero inspir-lo e dar-lhe a oportunidade de acompanhar os aspectos do Pilates que lhe interessam. A minha lista pessoal dos benefcios do Pilates pode chegar muito alm de 20 itens. Mas comece aqui e veja o que voc pensa. Pilates ideal para voc? Se voc j faz Pilates, leia a lista e veja se o seu motivo preferido para fazer Pilates est aqui. Se no, conte-nos sobre isso. Voc tambm pode participar da pesquisa: Por que voc faz Pilates? 1 Pilates um exerccio para o corpo inteiro Ao contrrio de algumas formas de exerccio, Pilates no super desenvolver algumas partes do corpo e outros menos. Durante o treinamento o Pilates concentra-se na fora do ncleo, que treina o corpo como um todo integrado. Pilates promover fora e desenvolvimento muscular equilibrado, assim como flexibilidade e aumento da amplitude de movimento para as articulaes. Ateno ao apoio central e adequao de corpo inteiro incluindo a respirao e a mente proporcionar um nvel de atividade integradora que difcil encontrar em outro lugar. tambm a razo que o Pilates to popular em cenrios de reabilitao, bem como com os atletas que acham que o Pilates uma tima base para qualquer outro tipo de prtica de movimento que eles fazem. 2 Adaptvel a muitos nveis de aptido e necessidades Se voc adulto e est apenas comeando a se exercitar ou um atleta de elite, experientes ou no o Pilates aplica a voc. Criando a partir da fora do ncleo, com foco

no alinhamento o Pilates acessvel a todos. Com milhares de exerccios possveis e modificaes, os exerccios que podem ser adaptados s necessidades individuais. 3 Cria fora sem massa No Pilates, no queremos construir msculos para se mostrar. Queremos construir msculos tonificados que funcionam perfeitamente no contexto do corpo como um todo, e a adequao funcional s necessidades de uma pessoa como eles se movem ao longo da vida. Uma das maneiras que o Pilates cria longos e fortes msculos tirando proveito de um tipo de contrao muscular chamada de uma contrao excntrica.

4 Aumenta a flexibilidade No Pilates, ns trabalhamos para um aumento de segurana, alongamento dos msculos e a amplitude de movimento nas articulaes. 5 Desenvolve a fora do ncleo Os msculos do ncleo do corpo so os msculos profundos das costas, abdome e do assoalho plvico. Estes so os msculos que do o apoio para as costas, forte e gil, boa postura, e padres de movimentos eficientes. Quando o ncleo forte, a estrutura do corpo suportado. Isso significa que o pescoo e os ombros podem relaxar, e o resto dos msculos e articulaes so livres para fazer o seu trabalho e no mais. Um outro benefcio legal que o ncleo de formao promove um abdome liso e definido que todos cobiam. 6 Melhora a postura A boa postura um alinhamento apoiado por um ncleo forte. uma posio da qual se pode circular livremente. Comeando com os fundamentos do Pilates e movendo-se atravs de exerccios de solo e de equipamentos, no Pilates voc treina o corpo para expressar-se com fora e harmonia. Voc pode ver isso na bela postura daqueles que praticam Pilates.

7 Aumenta a Energia Pode parecer um paradoxo, mas quanto mais voc exercita, mais energia voc tem e mais voc gosta de fazer. Pilates trabalha a respirao junto com os movimentos, estimula a coluna e os msculos, e inunda o corpo com os bons sentimentos. 8 Promove a perda de peso e longo prazo Se voc pratica Pilates regularmente, seu corpo ir mudar. Conhecido por criar a longo prazo, msculos fortes, Pilates melhora o tnus muscular, equilbrio muscular, traz uma postura bonita, e ensina como se mover com facilidade e graa. Todas essas coisas vo fazer voc se olhar e sentir-se muito saudvel e atraente. Se voc quer perder peso, a frmula para a perda de peso continua a mesma: queime mais calorias do que voc consome. Como mtodo de atividade fsica para todo o corpo, o Pilates ajudar voc a fazer isso. Combinado com atividade aerbica, pilates torna-se uma ferramenta de tonificao. 9 Aumenta a conscincia corporal Conexo Corpo/Mente Joseph Pilates falava muito de a completa coordenao de corpo, mente e esprito. Este um dos segredos do exerccio de Pilates: praticamos cada movimento com total ateno. Quando nos exercitamos, desta forma, o corpo e a mente se unem para trazer o maior benefcio possvel de cada exerccio. Os princpios de Pilates centralizao, concentrao, controle, preciso, respirao e fluxo so os principais conceitos que usamos para integrar corpo e mente. 10 H muitas maneiras de aprender Pilates A popularidade crescente do Pilates o colocou no mapa de todo o mundo. Isso bom porque quando voc comear o treinamento de Pilates, importante comear em um estdio ou academia, e de preferncia a partir de um instrutor certificado.

Anda mungkin juga menyukai