Anda di halaman 1dari 40

Anlise sociogrfica dos Pblicos de cinema na cidade do Porto

Sumrio:

pag.

Introduo...3

IIIIIIIVVVI-

Apresentao e justificao do problema terico 5 Breve enquadramento terico ..8 Modelo de anlise ...12 Apresentao e justificao da metodologia escolhida ..16 Cronograma da pesquisa .22 Apresentao e anlise dos dados .23

Bibliografia: Bibliografia consultada .....27 Bibliografia a consultar .....28

Anexos ...30

Anlise sociogrfica dos Pblicos de cinema na cidade do Porto

Introduo
No mbito da disciplina de Mtodos e Tcnicas de Investigao Sociolgica I, leccionada pela Professora Doutora Natlia Azevedo foi proposto a realizao de um projecto de investigao. O tema proposto pela docente para a realizao deste projecto foi Pblicos de cinema. Aps a escolha do tema e subtema do meu projecto foi ento necessrio delimitar quais os objectivos gerais e especficos a ter em conta neste projecto. Visto que um projecto de investigao constitudo por vrias etapas, neste trabalho comeo pela apresentao e justificao do objecto de estudo a caracterizao sociogrfica dos pblicos de cinema na cidade do Porto. Nesta primeira fase irei proceder discusso e construo da problemtica de partida tendo em conta os vrios passos que fazem parte desta fase, traando tambm os objectivos gerais e especficos, de acordo com o tema proposto, com o objectivo de chegar a formulao de uma pergunta de partida com pertinncia de investigao. No segundo captulo vou fazer um breve enquadramento terico do meu objecto de estudo, este enquadramento ir ser feito com base em leituras efectuadas, as quais senti que seriam pertinentes para a explicao do meu objecto de estudo e de forma a consegui-lo compreender de melhor forma. No terceiro captulo refere-se ao modelo de anlise, onde irei apresentar a problemtica e a operacionalizao dos conceitos tericos e as dimenses a estes subjacentes. Ser tambm neste captulo que sero abordadas as hipteses tericas, conceptualizando-se assim o modelo de anlise proposto. No quarto captulo quando vou analisar os aspectos metodolgicos da investigao, fazendo a apresentao e justificao da metodologia escolhida, os mtodos e tcnicas utilizados para a elaborao da investigao, e ser tambm neste captulo que ira ser feita uma breve apresentao da populao alvo. No quinto captulo, a altura em que apresentado o cronograma da investigao, atravs deste cronograma possvel verificar a estimativa do tempo previsto para a realizao de cada uma das etapas do projecto de investigao, e tambm relativamente ao relatrio final.

Anlise sociogrfica dos Pblicos de cinema na cidade do Porto

No sexto captulo sero apresentadas as observaes que realizei durante a investigao, na fase exploratria da pesquisa e sero tambm feita uma anlise dessas observaes. Por ltimo ser apresentada a bibliografia consultada para a realizao deste projecto de investigao e a bibliografia ainda a consultar para a realizao do relatrio final.

Anlise sociogrfica dos Pblicos de cinema na cidade do Porto

I- Apresentao e justificao do problema terico


O tema do meu projecto de investigao tem a ver com os Pblicos de cinema, mais particularmente em relao s caractersticas sociogrficas, ou seja, pretende-se analisar a faixa etria, gnero, classe social, entre outros factores, sendo este um dos principais conceitos a analisar neste projecto. Este conceito central para a compreenso/explicao de um dado pblico, pois em cada classe social que se obtm um conjunto de valores, normas, gostos e estilos de vida, isto , cada indivduo possui um determinado capital cultural que influencia na sua relao com a cultura. Embora o tema deste projecto no tenha sido escolhido por mim, mas sim pela docente da disciplina, desperta em mim interesse pelo motivo de ser uma consumidora regular de cinema, e visto que esta pratica ao longo dos tempos tem vindo a diminuir ser importante analisar todos os factores acima referidos, para poder-mos ter uma noo dos pblicos efectivos. O(s) pblico(s) real ou efectivo pode(m) tambm ser designado(s) de habituais, segundo Lopes (2004). Este(s) pblico(s) aquele que consome activamente produtos culturais e constitudo por uma pequena percentagem da populao portuguesa, facto que confirma a teoria de Bourdieu acerca do capital escolar, pois, trata-se de um pblico que, tendencialmente, possui elevada escolaridade, jovem e qualificado. A frequncia de espectculos reforada em grande parte devido interaco entre capital cultural, capital escolar e familiar e redes de sociabilidade. Entende-se assim por pblico efectivo, os indivduos que frequentam um determinado equipamento cultural, neste caso em concreto, o cinema na cidade do Porto. Quando se faz uma investigao sociolgica acerca de um determinado pblico, um dos principais factores a ter em conta, compreender a sua discrepncia recorrendo s variveis acima referidas como o gnero, a idade, classe social, profisso, entre outras. a partir destas variveis que se consegue estabelecer uma relao da cultura de cada classe social com os diferentes bens e prticas culturais. Contudo, no basta, entretanto, ficarmonos pela dicotomia simples entre o pblico e o no-pblico, para dar conta dessa relao, em si mesma bastante mais complexa. Por um lado, importa diferenciar o primeiro elemento, porque o pblico de que falamos so, de facto, pblicos: uma coisa so os praticantes

Anlise sociogrfica dos Pblicos de cinema na cidade do Porto

regulares, outra so os visitantes espordicos dos equipamentos culturais ou os espectadores ocasionais dos eventos.1 O meu principal objectivo analisar a caracterizao sociogrfica do pblico efectivo/real de cinema na cidade do Porto.

A partir deste objectivo formulei ento as minhas perguntas de partida que sero: a) Qual o perfil social dos frequentadores de cinema na cidade do porto? b) Quais os factores que influenciam a relao entre os indivduos e o cinema?

Partindo destas perguntas, e do prprio objectivo geral, os meus objectivos especficos so:

1) Analisar os principais motivos que levam os indivduos a decidir ir ao cinema. 2) Analisar a frequncia das idas ao cinema, ou seja, se se trata de um consumo espordico ou regular. 3) Identificar a classe social mais representativa nesta pratica cultural. 4) Analisar se a questo de ter internet em casa influencia a frequncia da ida ao cinema. 5) Analisar se a condio econmica dos indivduos influencia a frequncia de ida ao cinema. 6) Analisar o gnero de filmes com mais consumo por parte do pblico (drama, comedia, terror, fico cientifica).

Aps ter reunido os elementos necessrios para poder avanar com a temtica da minha pesquisa. Procurei ento enunciar o projecto de investigao na forma de uma pergunta de partida atravs da qual o investigador tenta exprimir o mais exactamente possvel o que procura saber, elucidar, compreender melhor.2 Ento aps esta primeira fase foi importante recorrer a recursos de onde pudesse retirar informao, atravs de consulta bibliogrfica e tambm consulta de material atravs da

SILVA, Augusto Santos, LUVUMBA, Felcia, SANTOS, Helena, ABREU, Paula (2000) Pblicos para a Cultura, na Cidade do Porto. Porto: Edies Afrontamento Cmara Municipal do Porto. 2 QUIVY, R.; CAMPENHOUDT, L. V. Manual de investigao em cincias sociais. P.32.

Anlise sociogrfica dos Pblicos de cinema na cidade do Porto

internet para poder ter mais informao e para que com esta informao tenha como fim uma melhor qualidade na realizao deste projecto.

Anlise sociogrfica dos Pblicos de cinema na cidade do Porto

II- Breve enquadramento terico


No presente captulo d-se destaque a sociologia especializada para o desenvolvimento deste projecto, nomeadamente a sociologia da cultura mais especificamente a sociologia dos pblicos. Para a sociologia, o conceito de pblico difcil de definir. Para o socilogo, os riscos so grandes quando se trata de elaborar o retrato de pblicos especficos, pois a heterogeneidade parece ser o trao dominante de muitos deles: no basta assistir sada dos adeptos de um estdio para poder dizer qualquer coisa genrica sobre o pblico de um desafio de futebol.
3

Isto , existe dificuldade em estudar os pblicos, vistos estes apresentarem

dinmicas imprevisveis, embora possam ser calculadas ou antecipadas. A dificuldade em analisar um determinado pblico, relacionar as suas prticas com a relao que tm com um bem cultural. Ou seja, o publico no um s por isso necessrio falar deste conceito no plural, e como refere Cazeneuse, Existe actualmente o habito de empregar esta palavra no plural, porque se concluiu que no h um pblico universal, mas conjuntos de indivduos que no so os mesmos para cada tipo de mensagem e que no recebem da mesma maneira uma mensagem idntica.4Isto , cada tipo de espectculo provoca ou promove a adeso de um tipo de pblico. Pode-se verificar ento que dois espectculos ou mesmo duas sesses de cinema que aconteam no mesmo equipamento cultural, ter naturalmente pblicos distintos pois a prpria obra, na opinio de Esquenazi (2006), atravs de mecanismos abordados mais adiante, estabelece um sentido abrindo caminho a um determinado pblico e condicionando o seu comportamento. exequvel, no entanto, que dois pblicos diferentes partida se cruzem num mesmo espectculo, pois o que melhor adjectiva o(s) pblico(s) a sua heterogeneidade e maleabilidade aos modos de relao com a cultura. Est aberta, ento, a discusso acerca da caracterizao e definio do pblico, a que a sociologia no quadro de uma sociologia dos pblicos, caracterizada como sendo um domnio nevrlgico, ora incerto, ora energicamente discutido.5 Quando falamos do(s) pbico(s) de cinema ser tambm importante, visto que o cinema uma prtica cultural, falar da questo de que quando nos referimos a praticas
3 4

ESQUENAZI, Jean-Pierre (2006), Sociologia dos Pblicos, Porto: Porto Editora. CAZENEUVE, Jean (1976) Guia alfabtico das comunicaes de massas. Lisboa: Edies 70. P 240 5 Citado por GOMES, Vera O theatro circo e os seus pblicos: uma pesquisa sociolgica p.30-31

Anlise sociogrfica dos Pblicos de cinema na cidade do Porto

culturais estamo-nos a referir ao conjunto de prticas conotadas normalmente como lazer cultural, a ocupao dos tempos livres por parte dos indivduos. Para determinados socilogos, nomeadamente Pierre Bourdieu, o capital escolar um pilar basilar na definio dos consumos e prticas culturais. Bourdieu define o capital escolar como, este capital es, en efecto, el producto garantizado de los resultados acumulados de la transmision cultural assegurada por la escuela (cuya eficcia depende de la importncia del capital cultural directamente herdado de la famlia) 6. Bourdieu contribui, tambm, com sua leitura sobre os fenmenos culturais. Considera a cultura e os sistemas simblicos em geral como instrumentos de poder e, portanto, como legitimadores de uma ordem vigente. Segundo o autor, o capital cultural adquirido maioritariamente na socializao primria, ou seja, na famlia que se constroem os pilares para a aquisio do capital cultural, isto , quando faz parte das disposies, do habitus, dos agentes que consiste em bens transmitidos por aces pedaggicas dentro das famlias. Joo Teixeira Lopes esclarece que o gosto muitas vezes adquirido fora do crculo familiar, em redes de relacionamento exteriores ao meio de residncia, de maneira a servir intentos de mobilidade ascendente 7 Dumazedier define lazer como conjunto de ocupaes s quais o indivduo pode entregar-se de livre vontade, seja para repousar, seja para divertir-se, recrear-se e entreter-se, ou ainda, para desenvolver sua informao ou formao desinteressada, sua participao social voluntria ou sua livre capacidade criadora aps livrar-se ou desembaraar-se das obrigaes profissionais, familiares e sociais8. Podemos ento considerar que o cinema uma prtica de lazer, algo a que os indivduos recorrem, uma pratica cultural com o fim de poderem descansar, de se poderem abstrair do stress do dia-a-dia e ao mesmo tempo muitas vezes acabam por aprender algo de novo. Vou ento nesta fase fazer uma breve abordagem do desenvolvimento do cinema.

6 7

BOURDIEU, Pierre (1998), La distincin Critrio y bases sociales del gusto, Madrid: Taurus p. 20 LOPES, Joo Teixeira (2000), A Cidade e a Cultura Um estudo sobre prticas culturais urbanas, Cmara Municipal do Porto: Edies Afrontamento p. 186 8 DUMAZEDIER, Joffre Lazer e Cultura Popular. So Paulo: Editora Perspectiva; 1976.

Anlise sociogrfica dos Pblicos de cinema na cidade do Porto

O cinema como o conhecemos hoje foi-se aperfeioando e evoluindo ao longo dos sculos, mas cabe aos irmo Louis e Auguste Lumire a criao do cinematgrafo e que seriam o precursor do cinema como o conhecemos hoje. O cinematgrafo utilizava vrios negativos de fotografias perfurados que eram movimentados por uma manivela e assim davam movimento s imagens, atravs deste aparelho foi possvel criar os primeiros filmes a serem exibidos para pequenos pblicos. O cinematgrafo deu nome a nova arte que comeava a surgir, o cinema que encantou o mundo com sua magia. No incio o cinema era visto simplesmente como uma forma de arte, j a partir do sculo XIX tornou-se a maior indstria de comunicao de massa. A indstria do cinema revolucionou o mundo e os conceitos de arte e pode-se dizer que o cinema foi tambm o precursor da globalizao, pois atravs do cinema culturas diferentes foram conhecidas e reconhecidas, pois o cinema venceu barreiras e fronteiras, encantando e levando as pessoas a conhecerem mais sobre os outros povos e outras organizaes sociais. A indstria do cinema em Portugal teve inicio em 1918, durante os anos 20 grande parte da produo cinematogrfica dedicava-se transposio dos clssicos literrios portugueses. Em 28 de Maio de 1926 instala-se em Portugal a ditadura salazarista o que condicionou drasticamente a vida social, econmica e cultural do pas. A revoluo do 25 de Abril, foi de grande importncia para o futuro do cinema portugus, devido s liberdades que trouxe para as prticas sociais e culturais. Os anos 80 foram uma dcada de ouro para o cinema portugus, devido ao volume de produes, pela novidade e diversidade nas formas e nos contedos, mas tambm porque nesta dcada as produes prefiguram consequncias das transformaes ocorridas na altura da revoluo do 25 de Abril. A produo de cinema em Portugal foi aumentando ao longo dos anos, hoje em dia nomes de realizadores portugueses como Manuel de oliveira so conhecidos

internacionalmente. O estudo do cinema acaba por ser o estudo das ideias de um indivduo ou grupo de indivduos, pois dependendo do indivduo ou grupo de indivduos que vai realizar um filme o seu olhar, perspectiva vai ser diferente do que seria se fosse um outro individuo que estivesse a realizar o mesmo filme. Os filmes comportam, por isso, informao e ajudam a construir e a explicar a prpria experincia humana.

10

Anlise sociogrfica dos Pblicos de cinema na cidade do Porto

Podemos considerar o cinema como uma expresso da sociedade, da cultura mas ao mesmo tempo podemos tambm dizer que funciona como um meio de comunicao poderoso pois capaz de modelar comportamentos e atitudes sociais.

11

Anlise sociogrfica dos Pblicos de cinema na cidade do Porto

III- Modelo de anlise


Aps o enquadramento terico do meu trabalho e tendo como base a minha pergunta de partida terei nesta fase que formular hipteses tericas a serem verificadas no meu trabalho. Ser importante ter em conta os conceitos e dimenses a serem estudados para poder verificar as hipteses tericas por mim formuladas. O modelo de anlise o prolongamento natural da problemtica, articulando de forma operacional os marcos e as pistas que sero finalmente retidos para orientar o trabalho de observao e anlise. composto por conceitos e hipteses estritamente articulados entre si para, em conjunto, formarem um quadro de anlise coerente9 A formulao de hipteses tericas tem como base aquilo que queremos analisar, queremos verificar se as hipteses que so colocadas se comprovam ou no aps a recolha de dados. As hipteses so como palpites que o investigador tem sobre o assunto que esta a estudar. A organizao de uma investigao em torno de hipteses de trabalho constitui a melhor forma de a conduzir com ordem e rigor, sem por isso sacrificar o esprito de descoberta e de curiosidade que caracteriza qualquer esforo intelectual digno deste nome10, isto as hipteses tericas quando so formuladas no so fechadas. Mas ao mesmo tento esta formulao de hipteses vai-nos dar um fio condutor particularmente eficaz que, a partir do momento em que ela formulada, substitui nessa funo a questo da pesquisa, mesmo que esta deva permanecer presente na nossa mente.11 Irei ento nesta fase lanar as hipteses tericas que sero confirmadas ou infirmadas posteriormente atravs da anlise dos dados recolhidos. uma hiptese se apresenta como uma resposta provisria a uma pergunta.12

QUIVY, R.; CAMPENHOUDT, L. V. Manual de investigao em cincias sociais. P.150 Idem, Ibidem. P.119 11 Idem, Ibidem. P.119-120 12 Idem, Ibidem. P.121
10

12

Anlise sociogrfica dos Pblicos de cinema na cidade do Porto

Hipteses Tericas:

1- O gnero influencia no consumo de cinema.

2- A classe social do indivduo influencia a frequncia de ida ao cinema

3- A questo de ter internet em casa causa com que os indivduos frequentem o cinema mais esporadicamente.

4- A situao econmica do indivduo influencia na frequncia de ida ao cinema. Neste momento construdas as minhas hipteses e visto que a hiptese apresenta-se como a antecipao de uma relao entre dois conceitos ou, o que equivale ao mesmo, entre os dois tipos de fenmenos que designam13 No que diz respeito construo de conceitos Quivy e Campenhoudt dizem que existe duas formas de o fazer, correspondendo cada uma delas a um nvel diferente de conceptualizao, uma indutiva e cria conceitos operatrios isolados e a outra dedutiva e produz conceitos sistmicos. Os conceitos que vou apresentar so criados de uma forma indutiva, isto porque so construdos empiricamente, a partir das observaes realizadas e de leituras. Visto que o tema que pretendo analisar as caractersticas sociogrficas dos pblicos de cinema na cidade do porto, decidi que os conceitos fundamentais na minha anlise so, os frequentadores de cinema, o capital cultural dos frequentadores de cinema.

13

QUIVY, R.; CAMPENHOUDT, L. V. Manual de investigao em cincias sociais. P.137

13

Anlise sociogrfica dos Pblicos de cinema na cidade do Porto

CONCEITOS

DIMENSES

INDICADORE S Idade; Gnero; estado civil;

Caracterizao: Scio-demogrfica Pblico(s) Scio-educacional Scio-profissional Scio-econmica

rea de residncia. Nvel de escolaridade do indivduo e dos pais (capital escolar familiar) e rea de estudos ; Profisso e situao na profisso; condio perante o trabalho. Actividades de lazer.

Participao em actividades de lazer Lazer Motivos indivduos pelos quais os a Frequncia de ida ao cinema

recorrem

actividades de lazer

Condio perante o trabalho Profisso Caracterizao scioCultura educacional dos pblicos Caracterizao Scioprofissional dos pblicos profisso. Nvel de escolaridade do indivduo e dos pais (capital escolar familiar) rea de estudos e capital cultural incorporado Tabela 1 conceitos, dimenses e indicadores e situao na

Aps a descrio de conceitos e indicadores, cujo objectivo final a desconstruo das hipteses a serem analisadas durante a investigao, ser ento a altura de fazer a apresentao e justificao da metodologia escolhida para esta investigao, com o fim de

14

Anlise sociogrfica dos Pblicos de cinema na cidade do Porto

poder investigar de uma forma mais exacta os conceitos e indicadores acima referidos, com o intuito de verificar a veracidade ou no das hipteses por mim formuladas.

15

Anlise sociogrfica dos Pblicos de cinema na cidade do Porto

IV- Apresentao e justificao da metodologia escolhida


Tendo em conta os objectivos, as hipteses, os conceitos e os indicadores anteriormente referidos, ser ento necessria uma vertente mais prtica e uma aproximao realidade emprica, de forma a poder comprovar a veracidade e aplicabilidade dos pressupostos tericos levantados. Esta fase da apresentao e justificao dos mtodos e tcnicas a utilizar um passo essencial num projecto de investigao. Comeo por referir que a estratgia metodolgica utilizada neste projecto de investigao a hipottico-dedutiva, isto , a construo parte de um postulado ou conceito postulado como modelo de interpretao do fenmeno estudado. Este modelo gera, atravs de um trabalho lgico, hipteses, conceitos e indicadores para os quais se tero de procurar correspondentes no real14. Nesta metodologia h um confronto entre as teorias pr-existente e os dados empricos. As minhas bases relativamente s opes metodolgicas a seguir foram o perfil especfico da populao que estou a estudar e ao mesmo tempo tambm o conjunto de hipteses levantadas durante a construo da problemtica terica, neste sentido optei por articular entre o mtodo quantitativo e o qualitativo, no pondo nenhum de parte. Ou seja em termos de estratgia de investigao utilizei a metodologia do estudo de casos, como escreve Greenwood O mtodo de estudo de casos consiste no exame intensivo, tanto em amplitude como em profundidade, utilizando todas as tcnicas disponveis, de uma amostra particular, seleccionado de acordo com determinado objectivo (ou, no mximo, de certo nmero de unidades de amostragem), de um fenmeno social, ordenando os dados resultantes por forma a preservar o carcter unitrio da amostra, tudo isto com a finalidade ltima de obter uma ampla compreenso do fenmeno na sua totalidade.15 O estudo casos apresenta assim alguma flexibilidade no sentido da combinao de diversas tcnicas de investigao social, ainda de referir que proporciona controlo, tratamento e cruzamento de grandes quantidades de informao, isto , existe um continuum16 entre estes dois mtodos
14 15

QUIVY, R.; CAMPENHOUDT, L. V. Manual de investigao em cincias sociais. P.144 GREENWOOD, Ernest (1965) Mtodos e Investigao Emprica em Sociologia in Anlise Social, Vol. II, N. 11, p 331
16

A este respeito Haguette p 55 afirma: enquanto os quantitativistas justificam seu uso sob o argumento de impossibilidade de gerao de dados estatsticos ou por razoes de custo ou rapidez na pesquisa (), os qualitativistas afirmam seja a superioridade do mtodo que fornece uma compreenso profunda de certos fenmenos sociais apoiados no pressuposto da maior relevncia do 16

Anlise sociogrfica dos Pblicos de cinema na cidade do Porto

Irei nesta fase passar a analisar os paradigmas e mtodos e tcnicas, as suas vantagens e limitaes no que diz respeito a sua aplicabilidade no terreno, foram utilizados numa fase exploratria e iro ser utilizados posteriormente na realizao do projecto final. O paradigma quantitativo privilegia o recurso a instrumentos e a anlise estatstica17, tem como base epistemolgica o funcionalismo e o positivismo. Quando utilizado tem como objectivo fazer medies claras dos eixos sociais, atitudes ou opinies individuais, atravs de uma anlise emprica. A anlise quantitativa corresponde anlise da realidade social e os seus resultados devem conseguir demonstrar de forma quantitativa as leis gerais da conduta, isto , os resultados da investigao feita por uma anlise quantitativa devem ter uma amostra significativa para que os resultados possam ser aplicados a toda a realidade. O mtodo privilegiado neste paradigma o extensivo, designa-se por anlise extensiva devido dimenso do universo a estudar, envolve uma populao muito ampla. Neste projecto vai ser utilizada a tcnica do inqurito por questionrio. Atravs desta tcnica ser ento possvel conseguir compreender o ponto de vista da populao-alvo, para podermos ento aps tratamento dos dados obtidos chegar a concluses vlidas. O inqurito por questionrio pode ser administrado de duas formas distintas, pode ser administrado de forma directa, onde o prprio inquirido que preenche o inqurito, ou ser administrado de forma indirecta, na qual o investigador faz as perguntar e assinala as respostas do inquirido. Esta tcnica tem como todas as outras vantagens e desvantagens, como vantagens podemos referir quantificar uma multiplicidade de dados e de proceder, por conseguinte, a numerosas anlises de correlao18 e exigncia, por vezes essencial de representatividade do conjunto dos entrevistados pode ser satisfeita atravs deste mtodo.19 Como foi referido anteriormente esta tcnica tambm tem limitaes/desvantagens, como Quivy e Campenhoudt referem a primeira diz respeito ao peso e custo que geralmente esta tcnica acarreta, apontam tambm como outra desvantagem, a superficialidade das
aspecto subjectivo da aco social face configurao das estruturas societais, seja a incapacidade estatstica de dar conta dos fenmenos complexos e dos fenmenos nicos. Entrementes, os dois esto acordes sobre o tipo de mtodo mais adequado para cada tipo de objecto de estudo: os mtodos quantitativos supem uma populao de objectos de observao comparvel entre si e os mtodos qualitativos enfatizam as especificidades de um fenmeno em termos de suas origens e de sua razo de ser. 17 PARDAL, Lus & CORREIA, Eugnia (1996), Mtodos e Tcnicas de Investigao Social, Porto: Areal Editores. P 17. 18 QUIVY, R.; CAMPENHOUDT, L. V. Manual de investigao em cincias sociais. P.189 19 Idem, Ibidem. P 189

17

Anlise sociogrfica dos Pblicos de cinema na cidade do Porto

respostas, que normalmente resulta em respostas desprovidas de elementos de compreenso penetrantes.20 Outra das limitaes desta tcnica a excessiva individualizao dos indivduos inquiridos que so considerados independentes das suas redes de relaes sociais.21 Por ltimo podemos tambm apontar como critica o seu carcter relativamente frgil de credibilidade do dispositivo22, estando ento presente nesta crtica a possvel falta de fiabilidade desta tcnica, podendo os dados resultados do inqurito por si s, levar a concluses errneas por parte dos investigadores. O paradigma qualitativo tem por base epistemolgica o historicismo, a fenomenologia e o interaccionismo simblico. Este paradigma procura compreender, descrever e interpretar a conduta humana, no contexto em que o individuo se insere, centra-se no indivduo e no significado, isto , procura os motivos das aces dos indivduos de uma forma mais aprofundada, de uma forma mais qualitativa da prpria aco humana. Como nos refere Bogdan e Bibklen, a investigao qualitativa possui cinco caractersticas: Na investigao qualitativa a fonte directa de dados o ambiente natural, constituindo o investigador o instrumento principal; A investigao qualitativa descritiva; Os investigadores qualitativos interessam-se mais pelo processo do que simplesmente pelos resultados ou produtos; Os investigadores qualitativos tendem a analisar os seus dados de forma indutiva; O significado de importncia vital na abordagem qualitativa.23 Ludke e Andr referem ainda que o estudo qualitativo (), o que se desenvolve numa situao natural, rico em dados descritivos, tem um plano aberto e flexvel e focaliza a realidade de forma complexa e contextualizada,24 a este propsito Bauer e Gaskell referem que o estudo qualitativo tem como finalidade real explorar o espectro de opinies, as diferentes representaes sobre o assunto em questo25. Neste projecto vai ser utilizada a tcnica de entrevista e de observao. A observao permite ao investigador estar presente no momento em que so produzidos os comportamentos. Entre as tcnicas mais praticadas na sociologia, a ttulo principal ou auxiliar, a observao pertence ao rol das que melhor se adequam ao estudo da realidade
20 21

QUIVY, R.; CAMPENHOUDT, L. V. Manual de investigao em cincias sociais. P.190 Idem, Ibidem. P 190 22 Idem, Ibidem. P 190 23 BOGDAN, Robert & BIKLEN, Sari (1994) Investigao qualitativa em educao: uma introduo teoria e aos mtodos. Porto: Porto Editora p 47-51 24 LUDKE, Murga & ANDR, Marli (1986), Pesquisa em Educao: Abordagens Qualitativas. So: Editora Pedaggica Unuversitria p 18 25 BAUER, Martin W. & GASKELL, George (2003) Pesquisa Qualitativa com Texto, Imagem e Som. Petrpolis: Editora Vozes p 68

18

Anlise sociogrfica dos Pblicos de cinema na cidade do Porto

social. Ela permite como nenhuma outra apreender os comportamentos e os acontecimentos no prprio momento em que eles se desenrolam. O socilogo observa as pessoas que estuda por forma a ver em que situaes se encontram e como se comportam nelas. Ele estabelece conversa com alguns ou todos os participantes nestas situaes e descobre a interpretao que eles do aos acontecimentos que observa26 A observao pode ser dividida em observao participante e observao no participante. No que respeita observao participante, o envolvimento e a interferncia so incontornveis, pelo que o investigador ter que geri-los e controla-los da melhor forma. No que diz respeito observao no participante uma tcnica que se baseia na captao visual e atravs dessa captao o investigador vai poder retirar as caractersticas mais importantes para o tema que esta a estudar. Neste tipo de observao o investigador no se insere no grupo que esta a observar, pelo que em princpio no ir existir o problema de os indivduos mudarem os seus comportamentos pois sabem que esto a ser observados com fim a realizar um estudo, os indivduos no se apercebem que esto a ser observados.o facto de o investigador no participar na vida do grupo, que, portanto, observa do exterior.27 As principais vantagens da observao directa para Quivy e Campenhoudt so a apreenso dos comportamentos e dos acontecimentos no prprio momento em que se produzem. A recolha de um material de anlise no suscitado pelo investigador e, portanto relativamente espontneo. A autenticidade relativa dos acontecimentos em comparao com as palavras e com os escritos28. Estes mesmos autores referem ainda que para alm desta tcnica ser de grande valia devido questo anteriormente focada, tem tambm algumas limitaes pois o entrevistador no pode confiar unicamente na sua recordao dos acontecimentos apreendidos29, pelo que estes autores defendem que a utilizao de uma grelha de observao pode tornar o trabalho mais orientado e facilitar este mesmo trabalho. No meu caso em concreto, este foi o tipo de observao que realizei, isto porque durante o tempo que estive a realizar estas mesmas observaes, estive sentada como muitas outras pessoas no nico local de fumadores dentro do Shoping Parque Nascente, pois o local que fica mesmo na entrada do cinema e onde me possvel observar os indivduos que ento

26

BECKER, Howard S., problems of inference and proof in participant observation, American Sociological Review, Vol. 23 n6, p 652-660, citado por BURGESS, Robert G., A pesquisa de terreno, Oeiras celta, 1997, p 86 27 ALMEIDA, J. F.; PINTO, J. M. A investigao nas cincias sociais p 105 28 QUIVY, R.; CAMPENHOUDT, L. V. Manual de investigao em cincias sociais. P.199 29 Idem, Ibidem P.199

19

Anlise sociogrfica dos Pblicos de cinema na cidade do Porto

e saem das salas de cinema e os seus comportamentos, sem que estes se apercebem que esto a ser alvo de observao. A entrevista outra das tcnicas utilizadas no paradigma qualitativo, e uma das tcnicas mais importantes enquanto instrumento metodolgico na investigao. A entrevista uma das tcnicas mais ricas e mais utilizadas no mbito da Sociologia. A principal finalidade da entrevista enquanto mtodo qualitativo a anlise do sentido que os actores do s suas praticas e aos acontecimentos com os quais se vem confrontados com o fim de interpretar o significado que estes lhe atribuem30 Assentes numa situao social de interaco face a face, as entrevistas revestem formas e contedos bastante diversos consoante o interlocutor, o momento, a funo, o centro de interesse, o alvo, o grau de liberdade, e o nvel de profundidade. A entrevista uma situao social onde se desenrola uma situao face a face31. Tudo o que passvel de condicionar uma situao social pode interferir numa entrevista, influenciar os resultados, desde os atributos e adereos dos protagonistas at prpria dinmica do processo. O modo como o entrevistador se apresenta importante. As primeiras impresses so cruciais no que se refere configurao das expectativas e disposies do entrevistado. Cumpre ao investigador adequar a sua aparncia ao pblico-alvo. Um dos maiores obstculos a uma comunicao aberta e fluida reside na distncia social perceptvel entre o entrevistador e o entrevistado, distancia que se desdobra numa relao de poder assimtrica. No interessa apenas o conhecimento dos resultados brutos que a tcnica quantitativa proporciona, mas sim, intuir sobre os seus significados, salientando detalhes, caractersticas, pistas e tendncias para a explicao de um fenmeno. Aps a apresentao da metodologia escolhida para aplicar neste projecto ser ento o momento de fazer uma apresentao da populao-alvo. Visto que o meu projecto vai ser realizado no cinema Lusomundo do centro comercial Parque Nascente, a minha populao-alvo so ento os frequentadores deste mesmo cinema. Visto que se trata de uma populao-alvo muito vasta no seria possvel fazer um estudo de todos os frequentadores deste cinema, pelo qual ser seleccionada uma amostra deste universo a fim de ser possvel verificar tendncias e chegar a resultados validos. Para que seja possvel fazer uma caracterizao valida desta populao necessria a utilizao de
30 31

QUIVY, R.; CAMPENHOUDT, L. V. Manual de investigao em cincias sociais. P.191 Nem todas as entrevistas decorrem de uma situao face a face . tal no por exemplo, o caso da entrevista via telefone.

20

Anlise sociogrfica dos Pblicos de cinema na cidade do Porto

uma tcnica de amostragem adequada, pois ser sempre necessrio que a amostra seja representativa, dando conta de toda a diversidade possvel existente na populao-alvo. No que diz respeito s tcnicas de amostragem elas so divididas em duas categorias que so as tcnicas de amostragem probabilsticas e as no probabilistas. Neste momento seria um pouco difcil identificar qual a tcnica probabilstica a utilizar na realizao deste relatrio pois no patamar em que nos encontramos no que diz respeito a mtodos e tcnicas de investigao sociolgica no teremos ainda conhecimentos suficientes para eleger uma delas.

21

Anlise sociogrfica dos Pblicos de cinema na cidade do Porto

V- Cronograma da Pesquisa

22

Anlise sociogrfica dos Pblicos de cinema na cidade do Porto

VI- Apresentao e anlise dos dados


Se para conseguirmos atingir os objectivos de um determinado projecto de investigao necessrio realizar incurses no terreno, e sempre necessrio o preenchimento de observaes sobre o que estamos a visualizar para posteriormente em ambiente de escritrio podermos tirar concluses relativamente ao que foi observado no terreno. Neste captulo vou ento expor as minhas observaes.

Entrada do cinema Lusomundo Registo de observao 1: Data: 05 de Fevereiro de 2010 Periodo: das 19:55 as 20:40 Local: Centro Comercial Parque Nascente

Pelas 19:55 dirigi-me para o centro comercial parque nascente, para a entrada do cinema que se situa no segundo piso do edifcio, sentei-me numa cadeira na zona destinada a fumadores deste centro comercia, que fica mesmo em frente a entrada do cinema. Fazendo uma breve descrio do espao, como estava sentada de frente para a entrada, do meu lado esquerdo existem duas mquinas de jogos, onde de momento se encontra uma criana de sexo feminino de cerca de 5 anos a brincar. Tem pendurado no tecto publicidade a dois filmes um deles a princess e o outro Dragao 3D, indicando que estar brevemente em exibio, tem tambm no cho um placard a dizer menus cinemas onde d informao de que se pode jantar e ir ao cinema por apenas 7 euros, ao lado tem uma mquina onde se pode tirar bonecos com a marca Gacha. Do lado direito tem no tecto publicidade ao filme a bela e o paparazzo, a parede forrada com papel de imagens de filmes que poderemos dizer serem os clssicos como por exemplo imagens do filme o senhor dos anis, tem tambm na parede trs placards de publicidade a filmes que iram estrear brevemente. De frente tem o balco onde se podem adquirir os bilhetes e tambm todo o tipo de snacks, pipocas e bebidas por cima do balco tem 15 placards 14 dos quais com os filmes em exibio e um com um filme que estreia brevemente. Por baixo tem 5 monitores com traillers

23

Anlise sociogrfica dos Pblicos de cinema na cidade do Porto

dos filmes que esto em exibio, dois monitores com informao sobre as sesses e dois quadros com informao dos preos dos menus de pipocas. A entrada para as salas de cinema faz-se pelo lado direito do balco onde est um indivduo a receber os bilhetes. Esta entrada est delimitada por fitas azuis de tecido a dizer Lusomundo. Durante o tempo que estive a observar pude ver muitas pessoas a entrar e a sair do cinema, as que ainda iriam para as sesses e as que estavam a sair das sesses que teriam acabado. Esto constantemente pessoas a dirigir-se para o balco para comprar bilhetes. Durante o tempo que estive a observar anotei o fluxo de indivduos a entrar e sair, no total entraram 9 casais entre os 20-45 anos, 8 indivduos de sexo feminino entre os 20-35 anos, 3 indivduos de sexo masculino entre os 35-45 anos e 3 crianas entre os 5-10 anos e saram 3 casais entre os 20-35 anos, 6 indivduos de sexo masculino entre os 20-35 anos, 4 indivduos de sexo feminino cerca de 20-30 anos e 1 criana cerca de 10 anos. Aps o tempo que estive a observar dirigi-me ao balco visto que j estava calmo e de momento s um dos trs funcionrios se encontrava ocupado, e dirigi-me a um dos funcionrio, informei-o que estava a realizar um estudo para uma disciplina da faculdade sobre os pblicos de cinema e se ele me poderia dar algumas informaes, o funcionrio respondeu que dependia das informaes pelo qual lhe perguntei se me podia informar a quantidade de bilhetes que teriam sido vendidos no dia ate aquela hora, o funcionrio indicou que realmente no sabia se me podia dar essa informao pelo qual perguntei se o responsvel se encontrava l para ver se me podia dar informaes, o funcionrio indicou que no mas que me podia dizer mais ao menos uma estimativa pelo que me deu um numero de cerca de 150 bilhetes vendidos at ao momento, de seguida perguntei se me sabia informar se era mais comum serem pessoas de sexo masculino ou de sexo feminino a vir ao cinema pelo que ele me respondeu que eram mais casais, algo que j tinha constatado durante o tempo que estive a observar. De seguida agradeci as informaes e fui embora.

24

Anlise sociogrfica dos Pblicos de cinema na cidade do Porto

saiu do cinema um casal com cerca de 25-30 anos, entrou uma senhora com cerca de 25-30 anos acompanhada por uma criana com cerca de 6-8 anos, entrou um casal com cerca de 2530 anos acompanhados com uma criana com cerca de 6-8 anos, entrou um casal com cerca

Entrada do cinema Lusomundo Registo de observao 2: Data: 06 de Fevereiro de 2010 Periodo: das 20:30 as 21:20 Local: Centro Comercial Parque Nascente

Pelas 20:30 dirigi-me para o centro comercial parque nascente, para a entrada do cinema que se situa no segundo piso do edifcio, sentei-me numa cadeira na zona destinada a fumadores deste centro comercia, que fica mesmo em frente a entrada do cinema. Fazendo uma breve descrio do espao, como estava sentada de frente para a entrada, do meu lado esquerdo existem duas mquinas de jogos, onde de momento se encontra uma criana de sexo feminino de cerca de 5 anos a brincar. Tem pendurado no tecto publicidade a dois filmes um deles a princess e o outro Dragao 3D, indicando que estar brevemente em exibio, tem tambm no cho um placard a dizer menus cinemas onde d informao de que se pode jantar e ir ao cinema por apenas 7 euros, ao lado tem uma maquina onde se pode tirar bonecos com a marca Gacha. Do lado direito tem no tecto publicidade ao filme a bela e o paparazzo, a parede forrada com papel de imagens de filmes que poderemos dizer serem os clssicos como por exemplo imagens do filme o senhor dos anis, tem tambm na parede trs placards de publicidade a filmes que iram estrear brevemente. De frente tem o balco onde se podem adquirir os bilhetes e tambm todo o tipo de snacks, pipocas e bebidas por cima do balco tem 15 placards 14 dos quais com os filmes em exibio e um com um filme que estreia brevemente. Por baixo tem 5 monitores com traillers dos filmes que esto em exibio, dois monitores com informao sobre as sesses e dois quadros com informao dos preos dos menus de pipocas.

25

Anlise sociogrfica dos Pblicos de cinema na cidade do Porto

A entrada para as salas de cinema faz-se pelo lado direito do balco onde est um indivduo a receber os bilhetes. Esta entrada est delimitada por fitas azuis de tecido a dizer Lusomundo. Durante o tempo que estive a observar pude ver muitas pessoas a entrar e a sair do cinema, as que ainda iriam para as sesses e as que estavam a sair das sesses que teriam acabado. No dia de hoje verifica-se uma afluncia bastante maior do que no dia de ontem, poder ser devido ao facto de ser fim-de-semana e as pessoas aproveitam para vir ao cinema pois durante a semana quando esto a trabalhar ser mais complicado. Durante o tempo que estive a observar anotei o fluxo de indivduos a entrar e sair, no total entraram 23 casais entre os 20-35 anos, 29 indivduos de sexo feminino entre os 20-40 anos, 17 indivduos de sexo masculino entre os 30-45 anos e 12 crianas entre os 5-15 anos e saram 12 casais entre os 20-45 anos, 13 indivduos de sexo masculino entre os 20-45 anos, 28 indivduos de sexo feminino cerca de 20-45 anos e 7 criana cerca de 10-15 anos.

26

Anlise sociogrfica dos Pblicos de cinema na cidade do Porto

Bibliografia Consultada

ALMEIDA, Joo Ferreira de; PINTO, Jos Madureira (1995) A investigao nas cincias sociais. 5 ed. Lisboa: Ed. Presena. ISBN 972-23-1231-6. BAUER, Martin W. & GASKELL, George (2003) Pesquisa Qualitativa com Texto, Imagem e Som. Petrpolis: Editora Vozes BECKER, Howard S., problems of inference and proof in participant observation, American Sociological Review, Vol. 23 n6, p 652-660, citado por BURGESS, Robert G., A pesquisa de terreno, Oeiras celta, 1997 BOGDAN, Robert & BIKLEN, Sari (1994) Investigao qualitativa em educao: uma introduo teoria e aos mtodos. Porto: Porto Editora BOURDIEU, Pierre (1998), La distincin Critrio y bases sociales del gusto, Madrid: Taurus BURGESS, Robert G., A pesquisa de terreno, Oeiras celta, 1997 CAMPENHOUDT, Luc Van; QUIVY, Raymond (1998) - Manual de investigao em cincias sociais. 2. ed. revista e aumentada. Lisboa: Gradiva. ISBN 972-662-275-1. CAZENEUVE, Jean (1976) Guia alfabtico das comunicaes de massas. Lisboa: Edies 70. DUMAZEDIER, Joffre Lazer e Cultura Popular. So Paulo: Editora Perspectiva; 1976 ESQUENAZI, Jean-Pierre (2006), Sociologia dos Pblicos, Porto: Porto Editora GOMES, Vera O theatro circo e os seus pblicos: uma pesquisa sociolgica GREENWOOD, Ernest (1965) Mtodos e Investigao Emprica em Sociologia in Anlise Social, Vol. II, N. 11, pp: 313 345 HAUGUETTE, Teresa Frota (1990). Metodologias Qualitativas na Sociologia. Editora Vozes.

27

Anlise sociogrfica dos Pblicos de cinema na cidade do Porto

LOPES, Joo Teixeira (2000), A Cidade e a Cultura Um estudo sobre prticas culturais urbanas, Cmara Municipal do Porto: Edies Afrontamento. LUDKE, Murga & ANDR, Marli (1986), Pesquisa em Educao: Abordagens Qualitativas. So: Editora Pedaggica Unuversitria PARDAL, Lus & CORREIA, Eugnia (1996), Mtodos e Tcnicas de Investigao Social, Porto: Areal Editores SANTOS, Helena et al (1999), Consumos culturais em cinco cidades: Aveiro, Braga, Coimbra, Guimares e Porto, n 146, Coimbra: Oficina de Estudos Sociais. SILVA, Augusto Santos & SANTOS, Helena (1995), Prtica e representao das culturas: um inqurito na rea metropolitana do Porto, Porto: Centro Regional de Artes Tradicionais. SILVA, Augusto Santos, LUVUMBA, Felcia, SANTOS, Helena, ABREU, Paula (2000) Pblicos para a Cultura, na Cidade do Porto. Porto: Edies Afrontamento Cmara Municipal do Porto.

Bibliografia a Consultar
BOURDIEU, Pierre (1983), Gostos de classe e estilos de vida in Pierre Bourdieu: Sociologia, ORTIZ, Renato (org.), So Paulo: Edies tica. CRUZ, Maria Teresa (1992), Arte e experincia esttica in Percepo esttica e pblicos da cultura, CONDE, Idalina (coord.), Lisboa: Acarte/ Fundao Calouste Gulbenkian. FODDY, William (1996) - Como perguntar: teoria e prtica da construo de perguntas em entrevistas e questionrios. Oeiras: Celta Editora. ISBN 972-8027-54-0. HILL, Manuela Magalhes; HILL, Andrew (2000) - A investigao por questionrio. Lisboa: Edies Slabo. ISBN 972-618-233-9. MONTEIRO, Paulo Filipe (1992), Pblicos das artes ou artes pblicas in Percepo esttica e pblicos da cultura, CONDE, Idalina (coord.), Lisboa: Acarte/ Fundao Calouste Gulbenkian.

28

Anlise sociogrfica dos Pblicos de cinema na cidade do Porto

VALLES, Miguel S. (1999) Tcnicas cualitativas de investigacin social: reflexin metodolgica y prctica profesional. Madrid: Editorial Sntesis. ISBN 84-7738-449-5.

29

Anlise sociogrfica dos Pblicos de cinema na cidade do Porto

Anexos
Filmes em exibio na altura das minhas observaes:

Data de estreia: 2010-02-04 Ttulo Original: The Men Who Stare at Goats Realizador: Grant Heslov Actores: George Clooney, Ewan McGregor, Jeff Bridges, Kevin Spacey, J.K. Simmons, Robert Patrick, Rebecca Mader Distribuidora: Prisvideo Edies Videogrficas Pas: EUA/ Reino Unido Gnero: Comdia Classe Etria: M12 Durao (minutos): 93 Horrio das sesses: 13h15| 15h20| 17h50| 21h40| 00h10|

30

Anlise sociogrfica dos Pblicos de cinema na cidade do Porto

Data de estreia: 2010-01-28 Ttulo Original: Invictus Realizador: Clint Eastwood Actores: Matt Damon, Morgan Freeman, Scott Eastwood, Langley Kirkwood, Grant Roberts Produo: Warner Bros. Pictures Distribuidora: Columbia Tristar Warner Pas: EUA Ano: 2009 Gnero: Biografia/ Drama Classe Etria: M12Q Durao (minutos): 128 Horrio das sesses: 12h40| 15h30| 18h30| 21h30| 00h30|

31

Anlise sociogrfica dos Pblicos de cinema na cidade do Porto

Data de estreia: 2010-02-04 Ttulo Original: The Princess and the Frog Realizador: Ron Clements, John Musker Actores: Vozes de: Ana Vieira, Paulo Vintm, Rui de S, Pedro Pereira, Mafalda Teixeira, Paulo Oom, Andr Gago, Natlia Lusa, Lusa Salgueiro, Pedro Bargado, Fernando Luis, Beatriz Figueira, Francisca Borges, Carlos Freixo Produo: Walt Disney Pictures Distribuidora: ZON Lusomundo Audiovisuais Pas: EUA Gnero: Animao Classe Etria: M6 Durao (minutos): 98 Horrio das sesses: 13h10| 15h40| 18h20| 21h00| 23h40|

32

Anlise sociogrfica dos Pblicos de cinema na cidade do Porto

Data de estreia: 2010-01-28 Ttulo Original: A Bela e o Paparazzo Realizador: Antnio-Pedro Vasconcelos Actores: Soraia Chaves, Marco dAlmeida, Pedro Laginha, Maria Joo Falco, Ivo Canelas Produo: MGN Filmes Distribuidora: ZON Lusomundo Audiovisuais Pas: Portugal Ano: 2010 Gnero: Comdia Classe Etria: M12 Durao (minutos): 107 Horrio das sesses: 12h35| 15h10| 18h00| 21h20| 23h50

33

Anlise sociogrfica dos Pblicos de cinema na cidade do Porto

Data de estreia: 2009-12-17 Ttulo Original: Avatar Realizador: James Cameron Actores: Sam Worthington, Sigourney Weaver, Michelle Rodriguez, Zoe Saldana, Giovanni Ribisi Pas: EUA Gnero: Aco/Aventura Classe Etria: M6Q Durao (minutos): 161 Horrio das sesses: 14h00| 17h30| 21h10| 00h40|

34

Anlise sociogrfica dos Pblicos de cinema na cidade do Porto

Data de estreia: 2010-02-04 Ttulo Original: Whatever Works Realizador: Woody Allen Actores: Larry David, Adam Brooks, Lyle Kanouse, Michael McKean, Clifford Lee Dickson, Yolonda Ross Produo: Sony Pictures Classics Pas: EUA/ Frana Gnero: Comdia/ Romance Classe Etria: M12Q Durao (minutos): 92 Horrio das sesses: 13h40| 16h15| 19h10| 21h50| 00h20|

35

Anlise sociogrfica dos Pblicos de cinema na cidade do Porto

Data de estreia: 2010-01-21 Ttulo Original: Up In The Air Realizador: Jason Reitman Actores: George Clooney, Jason Bateman, Anna Kendrick, Vera Farmiga, Melanie Lynskey, Danny McBride Pas: EUA Gnero: Comdia/ Drama Classe Etria: M12 Durao (minutos): 110 Horrio das sesses: 13h00| 16h00| 19h00| 22h00| 00h45|

36

Anlise sociogrfica dos Pblicos de cinema na cidade do Porto

Data de estreia: 2010-01-14 Ttulo Original: Thick as Thieves Realizador: Mimi Leder Actores: Radha Mitchell, Morgan Freeman, Antonio Banderas, Rade Serbedzija, Robert Forster Pas: EUA Gnero: Thriller Classe Etria: M12 Durao (minutos): 104 Horrio das sesses: 13h20| 15h50| 18h50| 22h10| 00h35|

37

Anlise sociogrfica dos Pblicos de cinema na cidade do Porto

Data de estreia: 2009-12-24 Ttulo Original: Sherlock Holmes Realizador: Guy Ritchie Actores: Robert Downey Jr. ,Jude Law, Rachel McAdams, Mark Strong Produo: Warner Bros. Distribuidora: Columbia Tristar Warner Pas: Reino Unido/Austrlia/EUA Ano: 2009 Gnero: Aco/ Aventura Classe Etria: M12 Durao (minutos): 126 Horrio das sesses: 13h30| 16h20| 19h30| 22h20|

38

Anlise sociogrfica dos Pblicos de cinema na cidade do Porto

Data de estreia: 2010-01-14 Ttulo Original: Nine Realizador: Rob Marshall Actores: Daniel Day-Lewis, Marion Cotillard, Penlope Cruz, Nicole Kidman, Judi Dench, Kate Hudson Produo: Weinstein Company, The Distribuidora: Castello Lopes Multimdia Pas: EUA/ Itlia Gnero: Musical Classe Etria: M12Q Durao (minutos): 118 Horrio das sesses: 14h20| 17h00| 19h50| 22h40|

39

Anlise sociogrfica dos Pblicos de cinema na cidade do Porto

Data de estreia: 2009-12-30 Ttulo Original: Old Dogs Realizador: Walt Becker Actores: John Travolta, Robin Williams, Seth Green, Bernie Mac, Matt Dillon, Kelly Preston Ano: 2009 Gnero: Comdia Classe Etria: M6 Durao (minutos): 88 Horrio das sesses: 14h10| 16h30| 19h20| 22h30|

40

Anlise sociogrfica dos Pblicos de cinema na cidade do Porto

Data de estreia: 2009-09-17 Ttulo Original: The Hurt Locker Realizador: Kathryn Bigelow Actores: Jeremy Renner, Anthony Mackie, Brian Geraghty, Guy Pearce, Ralph Fiennes Produo: FIRST LIGHT PRODUTION Distribuidora: ZON Lusomundo Audiovisuais, S.A. Pas: U.S.A Ano: 2008 Semanas de Exibio: 6 Formato: 35 m/m Gnero: Aco/Drama Classe Etria: M16 Durao (minutos): 136 Horrio das sesses: 20h45 | 00h00

41

Anda mungkin juga menyukai