Anda di halaman 1dari 8

MOVIMENTO DA MATEMTICA MODERNA NAS PRTICAS ESCOLARES E SUAS REPERCURSSES NA MANEIRA DE ENSINAR

DOBROWOLSKI , Eunice Nunes1 cand775@yahoo.com.br BERTONI PINTO, Neuza2 neusard@uol.com.br Eixo Temtico: Didtica: Teorias, Metodologias e Prticas Agncia Financiadora: No contou com financiamento Resumo O presente estudo traz uma breve explanao acerca do MMM (Movimento da Matemtica Moderna) e suas repercusses na maneira de ensinar matemtica nas escolas brasileiras. O embasamento do estudo ocorreu a partir de fontes bibliogrficas (BURIGO, 1990; VALENTE, 2001; BORGES, 2005; PINTO e FERREIRA, 2006). O entendimento que se tem que para muitas pessoas a Matemtica no alcanou um novo patamar em termos tericos metodolgicos, e que seu ensino passa uma idia esttica, sem inovao. Muitos educadores esqueceram os movimentos ocorridos, dentre outros, os que como o MMM contriburam para mudanas significativas na matemtica escolar. Mesmo que para alguns sujeitos essa repercusso no seja reconhecida, o MMM no ensino da Matemtica teve um papel marcante na educao brasileira, levando em considerao que, neste perodo, colocava-se em destaque muito mais as relaes entre as estruturas matemticas do que a memorizao de contedos programticos. Porm, ainda existem educadores que insistem num modelo de ensino esttico e fundamentado na memorizao deixando de lado a criatividade individual do educando. Palavras-chave: Educao. Matemtica. Aprendizagem. Movimento da Matemtica Moderna.

Introduo O MMM (Movimento da Matemtica Moderna) teve por empenho a tentativa de transformao do ensino que para Fiorentini (1995) at a dcada de 1950 privilegiava a

Mestranda em Educao MINTER- Pontifcia Universidade Catlica do Paran (PUCPR) e Centro Universitrio Catlico do Sudoeste do Paran (UNICS), sob orientao da Prof Dr Neuza Bertoni Pinto. 2 Professora Titular do Programa de Mestrado e Doutorado em Educao da PUCPR.

4165

Matemtica clssica, o modelo euclidiano, a viso platnica. A Matemtica estava direcionada para o desenvolvimento do pensamento lgico dedutivo. A definio para a Matemtica Moderna segundo o entendimento de Brigo (1990, p. 259) buscou o sentido de atualizar o ensino adequando-o s exigncias de uma sociedade em pleno progresso tcnico. Alm de aliar a Matemtica ao progresso tcnico moderno, em conformidade com a autora, tambm se refere s pesquisas recentes no campo da didtica e da psicologia para o ensino da Matemtica. Para Brigo (1990) o foco norteador do Movimento da Matemtica Moderna, no foi apenas uma renovao curricular, porm, um momento de discusses, troca de idias entre educao e sociedade, cincia e tecnologia. O movimento almejava tornar o contedo matemtico escolar mais vinculado com o avano tecnolgico e assim contribuir para os progressos cientficos da sociedade que estava em pleno desenvolvimento. O tema do presente artigo insere-se nas discusses acerca do Movimento da Matemtica Moderna e suas repercusses na nova maneira de ensinar matemtica nas escolas brasileiras. O interesse em obter maiores conhecimentos sobre essa temtica parte do pressuposto de que para muitos professores das escolas brasileiras a prtica de ensino parece estar esttica no tempo e espao, quando se sabe que ao longo de sua histria, a disciplina Matemtica defrontou-se com reformas que incidiram em mudanas nos contedos e mtodos que refletiram positivamente na aprendizagem do educando. A importncia de realizar uma pesquisa bibliogrfica com esta envergadura ocorre no sentido de melhor compreender o MMM (Movimento da Matemtica Moderna) e suas repercusses na maneira de ensinar matemtica nas escolas brasileiras. O fundamento da pesquisa bibliogrfica que norteia esse estudo toma por referencial terico autores que investigaram ou investigam a grande reforma ocorrida em nvel mundial na matemtica escolar, a partir da dcada de 1960, denominada Movimento da Matemtica Moderna, como BURIGO (1990); VALENTE (2001, 2007); BORGES (2005); PINTO e FERREIRA (2006), dentre outros, cujas obras esto enumeradas nas referncias bibliogrficas. Aspectos histricos do Movimento da Matemtica Moderna Pinto e Ferreira (2006, p. 113) relataram que em meados da dcada de 1950, o impacto produzido pelo lanamento do Sputnik (foguete sovitico) e outros avanos cientficos e

4166

tecnolgicos ocorridos em diversos pases do mundo causaram intensa preocupao no s entre os educadores matemticos, mas tambm entre os governos, principalmente o americano, em relao formao cientfica da populao. Por conta dessa preocupao, segundo Valente (2007) muitos pases da Europa comearam a amadurecer a idia de que se tornava imprescindvel e urgente uma reforma no ensino da Matemtica. De fato, durante a dcada de 1950, ocorreram numerosas iniciativas, tanto nos Estados Unidos como em vrios pases da Europa, como Frana, bem como, no Brasil, com propsitos de modificar o ensino da disciplina Matemtica, reorganizando sua programao a partir de uma nova concepo metodolgica que priorizava a heurstica e a axiomtica, as relaes entre estruturas lgicomatemticas, at ento, ensinadas de forma fragmentada. O xito cientfico e tecnolgico alcanado pelos russos, segundo Pinto e Ferreira (2006, p. 113) ampliou a preocupao de vrios pases com a educao Matemtica oferecida a populao gerando:

Um movimento internacional de reformulao do ensino de Matemtica, conhecido como Movimento da Matemtica Moderna, uma tentativa que nos anos 60 e 70 procurava superar o ensino tradicional que at a dcada de 50 privilegiava a Matemtica clssica, o modelo euclidiano, a viso platnica.

A partir da dcada de 1950, o Brasil se mantinha em pleno aceleramento do crescimento econmico e o sistema educacional vinha a servio desse projeto, favorecendo a disseminao do Movimento da Matemtica Moderna que comea a ser difundido, na dcada de 1960, iniciando-se pelas grandes capitais da regio sudeste, sul e nordeste. (WIELEWSKI, OTTE E WIELEWSKI, 2007). A sua insero nessas regies ocorreu pela contribuio de grupos, formado por professores universitrios, do ensino secundrio e primrio, dentre outros, o GEEM (Grupo de Estudo do Ensino da Matemtica) que se destacou em So Paulo, o NEDEM (Ncleo de Estudos e Difuso do Ensino de Matemtica), no Paran e o GEEMPA (Grupo de Estudo e Ensino da Matemtica de Porto Alegre). O GEEM foi o grupo mais atuante no MMM. Seu coordenador, Professor Osvaldo Sangiorgi foi a maior liderana do MMM no Brasil e atravs das aes do grupo destacou-se na implementao e divulgao das idias deste movimento no Brasil. Segundo Ferreira (2006) o NEDEM destacou-se como grupo responsvel pela difuso do movimento, no Estado do Paran, desenvolveu um projeto pioneiro desse movimento no Colgio Estadual do Paran, considerado o maior colgio do pas. Inicialmente, o NEDEM se

4167

propunha a difundir as idias do Movimento aos alunos do ginasial daquele colgio, com as classes experimentais, posteriormente, a partir das publicaes didticas voltadas ao curso ginasial e primrio como tambm os cursos ministrados aos professores do Estado, o trabalho do grupo paranaense expandiu-se para todo o estado, principalmente, ao final da dcada de 1960 e incio da dcada de 1970 perodo em que as escolas experienciavam a proposta paranaense da Matemtica Moderna. Lima (2006, p. 49) registrou que o GEEM teve como centro das atenes o MMM e a sua introduo na escola secundria e, num segundo momento, nas escolas primrias e isto se evidenciava no discurso de seus cursos, palestras e livros-texto para professores. Faz- se necessrio enfatizar, alguns aspectos relacionados ao trabalho do GEEM, citados por Brigo (2006, p. 45):

O apelo do discurso do GEEM vinha, em parte, de sua condio de grupo de professores, autnomo em relao aos governos. No se tratava de mais um programa de ensino redigido em gabinete ou imposto por uma escola s demais. A incorporao de elementos da Matemtica moderna pelas propostas curriculares oficiais foi precedida de muitos encontros e cursos de formao de professores, de participao voluntria e at mesmo militante.

Na apreciao de DAmbrsio (apud BORGES, 2005, p. 181), o GEEM revestiu-se de estratgias para que as mudanas ocorressem rapidamente e de forma homognea, quando no era um procedimento ideal, devido s diferenas existentes, em cada localidade, em cada escola. Alm dessa questo, no seu entendimento, as propostas dos cursos ministrados pelo GEEM eram bastante rgidas, diferentes do que ele propunha, de uma Matemtica mais instrumental e prtica. O Movimento da Matemtica Moderna, no incio da dcada de 1960, trouxe ao ensino da Matemtica novas formas de representao, uma vez que, segundo Flores (2007, p. 152) esse movimento:

Ligado a um projeto maior, ao projeto modernista percebido como positivista tecnocntrico e racionalista, buscava atender s novas necessidades sociais de progresso, de desenvolvimento, de modernizao e avano tecnolgico. A Nova Matemtica, ou a Matemtica Moderna, nas escolas, pretendia ser antes de tudo uma linguagem universal, clara e precisa fundamentada numa concepo estrutural formalista com supremacia nas estruturas algbricas e na linguagem formal da Matemtica.

4168

Segundo Miorim (2005 apud OLIVEIRA e OLIVEIRA, 2008) os livros didticos de Matemtica que contemplam o iderio do M.M.M. comearam a surgir no cenrio brasileiro a partir de meados da dcada de 60, com novos recursos editoriais, com uma organizao lgico-estrutural dos conjuntos numricos com o uso da linguagem simblica. De acordo com Valente (2001, p. 02):

[...] a dependncia de um curso de Matemtica aos livros didticos, portanto, algo que ocorreu desde as primeiras aulas que deram origem Matemtica hoje ensinada na escola bsica [...]. Talvez seja possvel dizer que a Matemtica constitui-se na disciplina que mais tenha sua trajetria histrica atrelada aos livros didticos.

Oliveira e Oliveira (2008) definiram de forma resumida trs intentos principais da Matemtica Moderna: (1) Unificao dos trs campos fundamentais da Matemtica, atravs da introduo de elementos unificadores como a teoria dos conjuntos, as estruturas algbricas e as relaes que, acreditava-se comporiam o fundamento das novas vestes Matemtica. (2) nfase na preciso Matemtica do conceito e na linguagem adequada para express-la, trocando o pragmatismo presentes no ensino antigo da Matemtica. (3) O ensino de 1 e 2 grau deveria refletir o esprito da Matemtica contempornea, onde a Matemtica se torna mais rigorosa, precisa e abstrata, atravs do processo de algebrizao da Matemtica clssica. Mesmo que a Matemtica Moderna tenha ocorrido de forma que no atendesse plenamente ao que se propunha o movimento, para Pinto e Ferreira (2006) essa reforma curricular da matemtica escolar foi adequando-se pela comunidade escolar, a comear, pelos grandes centros do pas, passando a ocorrer, de forma mais lenta, nas escolas mais longnquas, a maioria delas, informando-se das mudanas da disciplina Matemtica, por meio do livro didtico. Impregnada de simbolismos e destacando a preciso de uma nova linguagem, educadores e educandos passam a acostumar-se com a teoria dos conjuntos, com as noes de estrutura e de grupo. Para Matos e Valente (2007, p. 28) existem duas razes para um novo olhar a Matemtica:

4169

Duas razes principais nos obrigam a analisar com um novo olhar a Matemtica que nos propomos ensinar aos jovens ao longo dos seus estudos secundrios e dos primeiros anos da universidade. H, em primeiro lugar, o extraordinrio desenvolvimento da Matemtica pura da nossa poca. H em seguida o fato de que o pensamento cientfico cada vez mais tributrio dos mtodos matemticos, numa era em que a sociedade tem necessidade de um nmero sempre crescente de investigadores e de todas as disciplinas.

Ou seja, almeja-se para a Matemtica, em termos das finalidades do seu ensino, um triplo papel. Almejava-se segundo o entendimento de Matos e Valente (2007) um papel formativo que, apesar de ser enunciado de volver as capacidades mentais e intelectuais do educando, um papel de preparao tendo em vista o prosseguimento dos seus estudos, e um papel instrumental no que se refere sua insero na vida quotidiana e profissional. Na concepo de Valente (2007, p. 80) para que um sistema de ensino exista, isto , para que o ensino seja possvel, preciso que haja compatibilidade do sistema com o meio onde o educando est inserido. A inquietao que paira com relao ao aprendizado da Matemtica o fato que no se pode limitar a escrever no quadro negro o simbolismo da disciplina, uma vez que os educandos, em geral, apenas aprendem as frmulas, ou as teorias abstratas, fora de sua aplicabilidade prtica. Intervir, na formao cientfica da populao, como pretendeu o MMM, requeria no apenas mudar os contedos programticos de uma disciplina escolar, mas sua estrutura de ensino e aprendizagem, colocando em relao partes desconectadas do corpus matemtico adequado para sintonizar a escolarizao aos avanos tecnolgicos do momento histrico. E esse mtodo no poderia ser o dedutivo nem o memorstico. A nova linguagem trazida pela Matemtica Moderna, expressa por nova nomenclatura e simbolismo exigia, mais que memorizao de frmulas, compreenso das relaes estruturais do edifcio matemtico. Para um grande nmero de pessoas, a Matemtica uma disciplina indispensvel para o dia-dia principalmente no contexto econmico em que se vive atualmente, onde invariavelmente se discutem valores, custos, medidas entre outros. Porm, comumente ouvese, seja de estudantes, ou de profissionais de diversas reas, que a sua relao com a Matemtica desconfortvel, ou seja, desmotivadora.

4170

Consideraes Finais fato constatado que o Movimento da Matemtica Moderna, ocorrido no Brasil, entre 1960 a 1980, desencadeou mudanas significativas na disciplina Matemtica, sinalizando para novas formas de raciocnio lgico-matemtico e prticas de ensino voltadas uma maior aproximao da matemtica do cotidiano. Entretanto, essa implicao da Matemtica Moderna parece no ter sido reconhecida. O MMM no ensino da Matemtica teve um papel marcante na educao brasileira, levando em considerao que, neste perodo, colocava-se em destaque muito mais a produo e construo do entendimento do que a memorizao de contedos programticos. Porm, ainda existem educadores que insistem num modelo de ensino esttico e fundamentado na memorizao deixando de lado a criatividade individual do educando. As pessoas engajadas no MMM, dentre outras, Osvaldo Sangiorgi, professores universitrios, do Ensino Secundrio e Primrio e grupos como o GEEM e o NEDEM, destacavam que a preocupao principal dos currculos formulados luz do movimento era a de uma Matemtica que fosse til ou aplicvel para a tecnologia, para a cincia e para a utilidade do dia-a-dia das pessoas. O desenvolvimento pleno do cidado em todos os seus aspectos no exige uma padronizao total de contedos, porm, requer o ajustamento de cada educando com a realidade onde ele vive. Em suma, imprescindvel que o educador busque no seu dia-a-dia ensinar ao educando contedos relacionados ao seu viver dirio, motivando-o para que ele possa entender e resolver os problemas e equaes apresentadas, levando em considerao que esta disciplina pode se tornar prazerosa e gratificante.

REFERNCIAS BORGES, R. A. S. A matemtica moderna no Brasil: as primeiras experincias e propostas de seu ensino. 2005. 204 f. Dissertao (Mestrado em Educao Matemtica) Pontifcia Universidade Catlica de So Paulo, So Paulo, 2005. BRASIL. Ministrio da Educao. Matemtica (2007). Disponvel <http://www.inep.gov.br/basica/saeb/default.asp>. Acesso em: 03 mar. 2009. em:

4171

BURIGO, E. Z. Matemtica Moderna: progresso e democracia na viso de educadores brasileiros nos anos 60. In: Teoria & Educao. v.2. Porto Alegre: Pannonica, 1990. FERREIRA, A. C. da C. Proposta pedaggica de geometria no movimento paranaense de Matemtica moderna. (Dissertao) Mestrado em Educao. Pontifcia Universidade Catlica do Paran. Curitiba, 2006. FLORES, C. R. A representao semitica e a matemtica moderna: anlise de uma nova forma de pensar e de representar. . In MATOS. J. M.: VALENTE. W.R. (Org.). A Matemtica moderna nas escolas do Brasil e de Portugal: primeiros estudos. So Paulo: Da Vinci, 2007. LIMA, F. R. Grupo de estudos do ensino da matemtica e a formao de professores durante o Movimento da Matemtica Moderna no Brasil GEEM. 2006. 131 f. Dissertao (Mestrado em Educao Matemtica) Pontifcia Universidade Catlica de So Paulo, So Paulo, 2006. MATOS. J. M.: VALENTE. W.R. (Org.). A matemtica moderna nas escolas do Brasil e de Portugal: primeiros estudos. So Paulo: Da Vinci, 2007. OLIVEIRA, A. S. de; OLIVEIRA, M. C. A. de. O ensino de funes no movimento da matemtica moderna no Brasil (2008). Mestrado Acadmico em Educao Matemtica Universidade Bandeirante de So Paulo UNIBAN-SP. Disponvel em: <http://www2.rc.unesp.br/eventos/matematica/ebrapem2008/upload/118-1-Agt5_oliveira_ta.pdf>. Acesso em: 05 mar. 2009. PINTO, N. B.; FERREIRA, A. C. da C. O movimento paranaense de matemtica moderna: o papel do NEDEM. Revista Dilogo Educacional. Programa de ps-graduao da PUC. v. 6, n. 18, mai/ago. 2006. VALENTE, W. R. Livros didticos como fontes para escrita da histria da matemtica escolar no Brasil. V Congresso de Cincias Humanas, Letras e Artes. Ouro Preto, M. G.: 2001. VALENTE, W. R. A Matemtica moderna nas escolas do Brasil e de Portugal: histria e espistemologia. In MATOS. J. M.: VALENTE. W.R. (Org.). A matemtica moderna nas escolas do Brasil e de Portugal: primeiros estudos. So Paulo: Da Vinci, 2007. WIELEWSKI, G. D, OTTE, M.; WIELEWSKI, S. A. Indcios da insero da matemtica moderna em Cuiab. In MATOS. J. M.: VALENTE. W.R. (Org.). A matemtica moderna nas escolas do Brasil e de Portugal: primeiros estudos. So Paulo: Da Vinci, 2007.

Anda mungkin juga menyukai