Anda di halaman 1dari 4

CARTER E CONTEDO DO ALFABETISMO VISUAL 1- QUANTOS DE NS VEM ? DONDIS, Donis A. In: Sintaxe Linguagem Visual. Martins Fontes, 2007.

Que amplo espectro de processos, atividades, funes, atitudes, essa simples pergunta abrange! A lista longa: perceber, compreender, contemplar, observar, descobrir, reconhecer, visualizar, examinar, ler, olhar. O nmero de questes levantadas por esta nica pergunta: Quantos de ns vem?, nos d a chave da complexidade do carter e do contedo da inteligncia visual. A primeira experincia por que passa uma criana em seu processo de aprendizagem ocorre atravs da conscincia ttil. Alm desse conhecimento manual, o reconhecimento inclui o olfato, a audio e o paladar, num intenso e fecundo contato com o meio ambiente. Esses sentidos so rapidamente intensificados e superados pelo plano icnico [...] Aceitamos a capacidade de ver da mesma maneira como a vivenciamos sem esforo. Tudo parece muito natural e simples, sugerindo que no h necessidade de desenvolver nossa capacidade de ver e de visualizar, e que basta aceit-la como uma funo natural. [...] Embora usada por ns com tanta naturalidade, a viso ainda no produziu sua civilizao. A viso veloz, de grande alcance, simultaneamente analtica e sinttica. Requer to pouca energia para funcionar, como funciona, velocidade da luz, que nos permite receber e conservar um nmero infinito de unidades de informaes numa frao de segundos.

CARTER E CONTEDO DO ALFABETISMO VISUAL 2- A FALSA DICOTOMIA : BELAS-ARTES E ARTES APLICADAS DONDIS, Donis A. In: Sintaxe Linguagem Visual. Martins Fontes, 2007.

A experincia visual humana fundamental no aprendizado para que possamos compreender o meio ambiente e reagir a ele; a informao visual o mais antigo registro da histria humana. Em qualquer momento da histria, a definio se desloca e modifica, embora os mais constantes fatores de diferenciao costumem ser a utilidade e a esttica. O homem precisa comer; para faz-lo, precisa de instrumentos para caar e matar, lavrar e cortar; precisa de recipientes para cozinhar e de utenslios nos quais possa comer. Precisa proteger seu corpo vulnervel das mudanas climticas e do meio ambiente traioeiro, e para isso necessita de ferramentas para costurar, cortar e tecer. Na rea do design e da fabricao das necessidades vitais bsicas, supe-se que todo membro da comunidade seja capaz no apenas de aprender a produzir, mas tambm de dar uma expresso individual e nica a seu trabalho atravs do design e da decorao. [...] os filsofos concordam em que a arte inclui um tema, emoes, paixes e sentimentos. No vasto mbito das diversas artes visuais, religiosas, sociais ou domsticas, o tema se modifica com a inteno [...] Os pr-rafaelitas [...] rejeitavam todo o trabalho mecanizado. O que feito pela mo belo [...] Durante o renascimento, o artista aprendia seu ofcio a partir de tarefas simples [...] Isso gerava um sistema de aprendizagem mais slido, e, o que era mais importante, menor especializao. Havia livre interao entre artista e arteso, e os dois podiam participar de todas as etapas do trabalho; a nica barreira a separ-los era o respectivo grau de habilidade. O que se classifica como arte pode mudar com tanta rapidez quanto as pessoas que criam esse rtulo. A concepo contempornea das artes visuais avanou para alm de mera polaridade entre as artes belas e as aplicadas, e passou a abordar questes relativas expresso subjetiva e funo objetiva [...] A noo de obra de arte moderna, sendo reforada pelo conceito de museu como repositrio definitivo do belo. Um certo pblico, entusiasticamente interessado em prostrar-se em atitude de reverncia diante do altar da beleza, dela se aproxima sem se dar conta de um ambiente inacreditavelmente feio.

CARTER E CONTEDO DO ALFABETISMO VISUAL 3- O IMPCTO DA FOTOGRAFIA DONDIS, Donis A. In: Sintaxe Linguagem Visual. Martins Fontes, 2007.

O ltimo baluarte da exclusividade do artista aquele talento especial que o caracteriza: a capacidade de desenhar e reproduzir o ambiente tal como este lhe aparece. Em todas as suas formas, a cmera acabou com isso. Ela constitui o ltimo elo de ligao entre a capacidade inata de ver e a capacidade extrnseca de relatar, interpretar e expressar o que vemos, prescindindo de um talento especial ou de um longo aprendizado que nos predisponha a efetuar o processo. O grau de influncia da fotografia em todas as suas inmeras variantes e permutaes constitui um retorno importncia dos olhos em nossa vida. Ao ver, fazemos um grande nmero de coisas: vivenciamos o que est acontecendo de maneira direta, descobrimos algo que nunca havamos percebido, talvez nem mesmo visto, conscientizamo-nos, atravs de uma srie de experincias visuais, de algo que acabamos por reconhecer e saber [...]

CARTER E CONTEDO DO ALFABETISMO VISUAL 4- CONHECIMENTO VISUAL E LINGUAGEM VERBAL DONDIS, Donis A. In: Sintaxe Linguagem Visual. Martins Fontes, 2007.

Visualizar ser capaz de formar imagens mentais. Lembramo-nos de um caminho que, nas ruas de uma cidade, nos leva a um determinado destino, e seguimos mentalmente uma rota que vai de um lugar a outro, verificando as pistas visuais, recusando o que no nos parece certo, voltando atrs, e fazemos tudo isso antes mesmo de iniciar o caminho. Tudo mentalmente. Porm, de um modo ainda mais misterioso e mgico, criamos a viso de uma coisa que nunca vimos antes. Essa viso, ou pr-visualizao, encontra-se estreitamente vinculada ao salto criativo e sndrome de heureca, enquanto meios fundamentais para a soluo de problemas. E exatamente esse processo de dar voltas atravs de imagens mentais em nossa imaginao que muitas vezes nos leva a solues e descobertas inesperadas. A linguagem ocupou uma posio nica no aprendizado humano. Tem funcionado como meio de armazenar e transmitir informaes , veculo para o intercmbio de idias e maio para que a mente humana seja capaz de conceituar. O alfabetismo verbal, o ler e o escrever, deve porm ser aprendido ao longo de um processo dividido em etapas. Primeiro aprendemos um sistema de smbolos, formas abstratas que apresentam determinados sons. Esses smbolos so o nosso -b-c, o alfa e o beta da lngua grega que deram nome a todo o grupo de smbolos sonoros ou letras, o alfabeto.

Anda mungkin juga menyukai