Anda di halaman 1dari 5

ISBN - Nmero Internacional Padronizado para Livros (International Standard Book Number) um sistema internacional padronizado que identifica

a numericamente os livros segundo o ttulo, o autor, o pas, a editora, individualizando-os inclusive por edio. No Brasil a atribuio do ISBN de responsabilidade da Fundao Biblioteca Nacional no endereo http://www.bn.br/

ISSN - Nmero Internacional Normalizado para Publicaes Seriadas (International Standard Serial Number) o identificador aceito internacionalmente para individualizar o ttulo de uma publicao seriada, tornando-o nico e definitivo. No Brasil o Instituto Brasileiro de Informao em Cincia e Tecnologia - IBICT atua como Centro Nacional dessa rede no endereo http://www.ibict.br/

ISSN O ISSN - Nmero Internacional Normalizado para Publicaes Seriadas (International Standard Serial Number) o identificador aceito internacionalmente para individualizar o ttulo de uma publicao seriada, tornando-o nico e definitivo. Seu uso definido pela norma tcnica internacional da International Standards Organization ISO 3297.

ISBN O sistema ISBN (International Standard Book Number) controlado pela Agncia Internacional do ISBN, sedeada em Berlim, na Alemanha, que supervisiona a sua utilizao, aprova a definio e estrutura dos grupos (lingusticos ou geogrficos), e delega poderes s Agncias Nacionais designadas em cada pas.

Aps a realizao do depsito legal atribudo obra, um nmero padronizado normalizado internacional, que garante a propriedade intelectual, o International Standard Book Number (ISBN), para obras avulsas. A idia da atribuio do ISBN aos livros publicados originou-se na dcada de 60, poca tambm que teve incio o uso de tecnologias em atividades bibliogrficas, partindo de editoras esta idia visando a facilitao na identificao de um livro. A Agncia Internacional do ISBN, funciona em Berlim, na Staatsbibliothek Preussischer Kulturbesitz, onde so reunidos informaes relativas aos nmeros j atribudos mediante solicitao (CAMPELLO; MAGALHES, 1997). Segundo Campello & Magalhes (1997, p. 66): O sistema conta com cerca de 300 mil editoras de 132 pases, representadas por 97 centros coordenadores nacionais ou de grupo de pases. Os grupos so formados segundo suas caractersticas, como por exemplo, a lngua. O Brasil faz parte do grupo de pases de lngua portuguesa, como tambm Portugal.

As atribuies da Agncia Internacional do ISBN, as funes das agncias nacionais, a composio do ISBN e as informaes sobre a atribuio do International Standard Serial Number (ISSN) Nmero Internacional Normalizado para Peridicos podem ser encontradas no ANEXO B As atribuies de algumas das atividades para o controle bibliogrfico. O nmero internacional normalizado individualiza o documento, favorecendo o processo de representao do documento na forma de catalogao que tem como objetivo tornar o documento nico permitindo sua recuperao de forma multidimensionada. A UNESCO recomenda que os servios dos programas de catalogao na publicao sejam efetuados pela prpria ABN ou BN, em ntima relao com as editoras, as quais competem enviar a prova tipogrfica do livro em tempo suficiente para a descrio do registro antes da obra ser publicada. A UNESCO tambm recomenda que os dados da catalogao na publicao no devem ser tidos como completos, recomendando ainda: que sejam identificados claramente os registros de catalogao prvia includos na bibliografia nacional, utilizando-se para isso nmeros de controle, cdigo ou smbolo, de modo a diferenciar a catalogao provisria da definitiva; que se inclua esclarecimento sobre a substituio dos registros da catalogao prvia pelos definitivos; que se utilize a ISBD para a descrio bibliogrfica; que sejam includos o ISBN, no caso de livros, e o ISSN, no caso de publicaes seriadas; que sejam utilizados sistemas internacionais de classificao, como a CDU ou a CDD, para identificao do assunto do livro. (CAMPELLO; MAGALHES, 1997, p. 54). Vemos que se as atividades de depsito legal, atribuio de ISBN/ ISSN e a catalogao na publicao forem realizadas em s lugar como recomenda a UNESCO, o servio seria mais dinmico e gil na economia de tempo e custos.

4.3 Papel do Brasil para o Controle Bibliogrfico Universal No Brasil as entidades que desenvolvem os trabalhos relacionados na seo anterior para o funcionamento do CBU, no so centralizadas na BN, mas em conjunto com trs instituies que desenvolvem os trabalhos com as seguintes responsabilidades: BN: realiza o depsito legal, direitos autorais, atribui o ISBN, faz bibliografia nacional segundo o depsito legal; IBICT: atribui o ISSN; CBL: realiza a catalogao na publicao para editoras de todo o Brasil, at mesmo para Rio de Janeiro (ZANIZER, 2003);

SNEL: que realiza a catalogao na publicao para qualquer editora, scia ou no independente da regio do pas (MARIA TEREZA, 2003). No Brasil no existe uma ABN, a prpria BN, sediada no Rio de Janeiro, exerce seu papel. A BN brasileira teve sua origem da Real Biblioteca da Ajuda, que pertencia corte portuguesa, trazida para o Brasil em ocasio da vinda da Famlia Real em 1908 para as terras brasileiras, se estabelecendo no Rio de Janeiro, com um acervo de 60 mil peas. Instalou-se oficialmente no Brasil em 29/10/1810, quando em 1824 passou a se chamar Biblioteca Nacional e Pblica do Rio de Janeiro. Sendo ento em 1910 inaugurado o prdio, onde funciona at hoje a BN, localizada no centro do Rio de Janeiro. Com a Lei n 7.624 de 5/11/1987 a BN muda sua estrutura passando a funcionar juntamente com o INL e com a Fundao Nacional Pr-Leitura. Um outro Decreto n 99402 de 1990 denominou a BN como Fundao, extinguindo a Fundao Nacional Pr- Leitura e o INL.

Agncia brasileira de ISBN iniciou suas atividades em 1978 como relatado no ANEXO B As atribuies de algumas das atividades para o controle bibliogrfico.

Kardex
O registro de exemplares (fascculos) de peridicos feito na tela Kardex.

Existem dois tipos de Kardex: o Mensal (mensal, bimestral, trimestral, quadrimestral, semestral, anual etc.) e o Dirio (dirio, semanal, quinsenal etc.). Ele ser parametrizado de acordo com o preenchimento da periodicidade no Cadastro de acervo. Cadastro de exemplares/coleo Insero de exemplares de peridicos Numerao: Ao inserir exemplares de peridicos utilizar SEMPRE numerao arbica, mesmo que no peridico apresente a numerao romana. (Exemplo: Anno CIII, n.9, dezembro de 1997 inserir como: v.103, n.9, dez. 1997); A indicao Ano ou Anno, geralmente corresponde a a indicao de volume; Se na indicao de data o peridico abranger mais de um ms, registrar o exemplar sempre no primeiro ms que aparece. (Exemplo: Vol.1, n.5, maio/agosto 1985 [Cadastrar o exemplar no ms de maio!]).

Excluso de exemplares/coleo Excluso de exemplar perdido, danificado ou extraviado

Neste caso, feita a excluso do exemplar quando o mesmo foi danificado, perdido, extraviado ou outro motivo que implique na impossibilidade de sua consulta. O exemplar continuar aparecendo na pesquisa ao usurio apenas indicando que foi excludo. Exemplo: 1. Abrir a tela do exemplar que necessita ser excludo 2. Selecionar o exemplar a ser excludo 3. Alterar a SITUAO para 1 Excludo 4. Alterar a LOCALIZAO para 1 Excludo 5. Clicar no boto alterar, aparecer a tela para justificar a excluso onde dever ser descrito o motivo de tal procedimento e identificando quem realizou o procedimento: Exemplar danificado, Exemplar extraviado 6. Clicar no boto OK

Excluso fsica de exemplares

feita a excluso fsica do exemplar, isto ocorre se o mesmo foi inserido em lugar errado, quando no pertence ao acervo. Neste caso o exemplar deixa de existir no sistema. Deve-se ter muito cuidado ao utilizar-se deste procedimento certificando-se realmente ser esta a inteno do procedimento.

Anda mungkin juga menyukai