Anda di halaman 1dari 8

COMPETNCIA MATERIAL DA JUSTIA DO TRABALHO: RELAES TRABALHISTAS X RELAES DE CONSUMO.

Gabriel Lima de Medeiros Jos Carlos Rabelo Barros Junior

Sumrio: 1 Introduo; 2 Competncia Material da Justia do Trabalho; 3 Relao de Consumo; 4 Planos Corporativos de Sade e sua Competncia Processual; Referncias.

RESUMO Em face da atual dinmica da competncia material da Justia do trabalho, no que tange sua modificao para dirimir conflitos decorrentes da relao de emprego e outras relaes originadas da relao de trabalho. Por algum tempo foi suscitado a dvida acerca da competncia da justia do trabalho em dirimir conflitos de interesses decorrentes das relaes de consumo estabelecidas em razo do vnculo de trabalho, onde a figura do empregador se confundia com a figura do fornecedor de produtos ou servios. O objetivo deste artigo demonstrar a diferena das relaes de trabalho ou emprego das relaes de consumo no que tange a competncia para dirimir a lide. Palavras-chave: Justia do Trabalho, Competncia, Relao de Trabalho, Relao de Consumo. 1. INTRODUO Abordaremos no trabalho em epigrafe a competncia material da justia do trabalho, bem como as dvidas geradas decorrente da ampliao significativa da competncia da Justia do Trabalho em virtude da Emenda Constitucional 45/04. Verificar-se- a distino dos servios dos profissionais liberais e os momentos em que poder ser caracterizada relao de consumo ou relao de trabalho, bem como a competncia para processar e julgar a lide e a natureza da relao jurdica decorrente dos Planos Corporativos de Sade ou benefcios ofertados ao empregado em virtude do vnculo empregatcio.

1 - Acadmico do Curso de Direito, cursando o 6 perodo, pela Universidade CEUMA. 2 - Acadmico do Curso de Direito, cursando o 6 perodo, pela Universidade CEUMA.

2 Competncia Material da Justia do Trabalho A Emenda Constitucional 45/04 alterou significativamente a competncia material da Justia do trabalho, ao passo em que expande sua competncia para julgar litgios que envolvam as relaes de emprego, bem como outras controvrsias que envolvam a relao de trabalho. De acordo com Carlos Henrique Bezerra Leite: A competncia em razo da matria no processo do trabalho delimitada em virtude da natureza da relao jurdica material deduzida em juzo. (Leite, Carlos Henrique Bezerra, Curso de Direito Processual do Trabalho, 10 Edio, So Paulo p. 185). A competncia ser fixada em razo do pedido e da causa de pedir, onde se o objeto do litgio tiver origem no vnculo empregatcio entre as partes, mesmo que, o direito material que tutele aquela demanda no seja de direito material trabalhista, a competncia ser atribuda Justia Trabalhista. Nesse sentido, entende o Supremo Tribunal Federal (STF):
Ementa: Justia do trabalho: competncia: const., art. 114: ao de empregado contra o empregador, visando a observncia das condies negociais da promessa de contratar formulada pela empresa em decorrncia da relao de trabalho. 1. Compete a justia do trabalho julgar demanda de servidores do banco do Brasil para compelir a empresa ao cumprimento da promessa de vender-lhes, em dadas condies de preo e modo de pagamento, apartamentos que, assentindo em transferir-se para Braslia, aqui viessem a ocupar, por mais de cinco anos, permanecendo a seu servio exclusivo e direto. 2. A determinao da competncia da justia do trabalho no importa que dependa a soluo da lide de questes de direito civil, mas sim, no caso, que a promessa de contratar, cujo alegado contedo e o fundamento do pedido, tenha sido feita em razo da relao de emprego, inserindo-se no contrato de trabalho. (CJ 6959 Publicao: DJ de 22/2/1991, Pleno, Rel. Seplveda Pertence, http://www.jurisite.com.br/sumulas/vinculante/sumulasvinculante/sumula23.ht ml).

Embora o entendimento do STF tenha determinado a competncia para tratar da demanda que no h direito material trabalhista, verifica-se que foi concedido a competncia, pois o litgio versava acerca das condies de preo e pagamento que foi concedido exclusivamente aos funcionrios do prprio banco e que em virtude do seu contrato de trabalho o seu empregador lhes forneceu um servio diferenciado para aquisio de imvel, sendo assim, a relao de trabalho se confundiu com a relao cvel. Portanto, a competncia se determinar em razo do direito material, pois conforme o entendimento supracitado, mesmo que para soluo do litgio se necessite invocar questes de direito civil, mesmo assim, persiste a competncia da Justia do Trabalho, uma vez que esta ser analisada em razo do vnculo

estabelecido entre as partes, onde o autor da demanda abordou em momento oportuno em seu processo, contido na sua causa de pedir e em seu pedido.
O que dita a competncia material da Justia do Trabalho a qualidade jurdica ostentada pelos sujeitos do conflito intersubjetivo de interesses: empregado e empregador. Se ambos comparecem a Juzo como tais, inafastvel a competncia dos rgos desse ramo especializado do Poder Judicirio nacional, independentemente de perquirir-se a fonte formal do Direito que ampara a pretenso formulada. Vale dizer: a circunstncia de o pedido alicerar-se em norma do Direito Civil, em si e por si, no tem o condo de afastar a competncia da Justia do Trabalho se a lide assenta na relao de emprego, ou dela decorre. Do contrrio, seria inteiramente incuo o preceito contido no art. 8, pargrafo nico, da CLT, pelo qual a Justia do Trabalho pode socorrer-se do direito comum como fonte subsidiria do Direito do Trabalho. Se cinge a dirimir dissdios envolvendo unicamente a aplicao do Direito do Trabalho, mas todos aqueles, no criminais, em que a disputa se d entre um empregado e um empregador nesta qualidade jurdica. (Joo Oreste Dalazen apud Leite, Carlos Henrique Bezerra, Curso de Direito Processual do Trabalho, 10 Edio, So Paulo, LTR, 2012, p. 187).

Vale ressaltar o entendimento jurisprudencial que define a competncia material, uma vez que a causa de pedir e o pedido fator determinante para caracterizao da relao estabelecida entre as partes.
EXECUO DE HONORRIOS ADVOCATCIOS. INCOMPETENCIA DA JUSTIA DO TRABALHO.- No h como incluir na nova competncia da Justia do Trabalho, os litgios decorrentes dos servios, objeto dos contratos firmados entre fornecedores e consumidores, ou seja, as relaes de consumo, previstas no art. 1 do CDC (Lei n. 8.078/96). O 2 do art. 3 da Lei n. 8.078/90 no deixa margem dvida quando delimita que o servio, objeto do contrato de consumo, aquele que no decorre de relaes de carter trabalhista. Assim, tratando-se de atividade executada pelo advogado a um cliente, materializa-se a relao de consumo, j que o consumidor utiliza os servios do fornecedor para satisfazer a uma necessidade prpria e no uma atividade produtiva. Embora possa conter prestao de servios, a relao de consumo, no configurando a relao de trabalho nos moldes do art. 114 da CF, mormente ante a total independncia das partes. A relao de trabalho, mencionada no art.114-I da CF/88, existir sempre que, na prestao de servios, excluir-se a relao de consumo. Esta ltima refere-se s relaes no permanentes, sem continuidade ou habitualidade na prestao de servios. E, isto conforme definio do art. 2 do CDC. Portanto, se a lide trata de relao de consumo, impe-se o reconhecimento da incompetncia material desta Especializada, para apreciar a presente demanda, com a remessa dos autos, Justia Comum. (TRT/SP 15 Regio 51-2006-016-15-00-9. Ac. 1Cmara 57.851/06-PATR. Rel. Claudinei Sapata Marques. DOE 12 jan. 2007, p. 41). http://consulta.trt15.jus.br/consulta/owa/pProcesso.wProcesso? pTipoConsulta=PROCESSO&pIdProc=1231498&pDbLink=

Ante ao demonstrado, verifica-se que se houver a caracterizao da relao de consumo no se caracterizar a relao de trabalho, devendo a justia do trabalho declinar de sua incompetncia absoluta para que a lide seja dirimida na Justia Comum.

3. Das Relao de Consumo

Se faz mister fazermos a diferenciao entre relao de Trabalho e relaes de Consumidor, pois aps a Emenda Constitucional 45/04 houve a dvida acerca da competncia da Justia do Trabalho em processar e julgar a lide decorrente das relaes de consumo, quando esta fosse estabelecida em virtude do vnculo de trabalho. No que tange relao de consumo, a Justia do trabalho no ter competncia para dirimir o conflito, uma vez que o consumidor todo aquele destinatrio final de um servio ou produto que no tem finalidade lucrativa, sendo assim, a Justia Comum possui competncia para processar e julgar a lide conforme preceitua o art. 93 do Cdigo de Defesa do Consumidor: Ressalvada a competncia da Justia Federal, competente para a causa a Justia local: (Cdigo de Defesa do Consumidor, http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L8078.htm). De modo distinto, na relao de Trabalho, h um fator diferencial que o fornecimento de mo de obra, quer seja intelectual ou mecnica, tendo como regra o intuito obter o lucro, um fator determinante para distingui-la das relaes de consumo. Na relao de trabalho, mesmo no que tange profissionais liberais, h a figura do tomador de servios, que a pessoa jurdica ou fsica que contrata os servios necessrios a serem prestados em suas dependncias ou local indicado pelo contratante, sendo assim, o labor despendido caracteriza o insumo de produo do tomador de servio, no vindo a se caracterizar a relao de consumo. Verifica-se que o vnculo entre o mdico e o hospital/clnica, tem-se a figura do tomador de servios (Hospital/Clnica) e do profissional liberal (Mdico), de modo que o segundo presta seus servios ao primeiro, sendo assim, caracteriza-se a relao de trabalho, tendo competncia a Justia do Trabalho para dirimir qualquer conflito de interesses decorrentes dessa relao, uma vez que o vnculo foi estabelecido para prestaes de servios mdicos com a justa remunerao pelos servios prestados e que se caracterizou o insumo de produo do tomador de servio. Contudo, ao visualizar o polo compreendido entre o paciente da clnica ou hospital que atendido por mdico da clnica ou hospital, se verifica a relao de consumo, uma vez que o paciente destinatrio final de servios mdicos, enquanto

o tomador de servios e o mdico utilizam os servios em seu insumo de produo para obteno de lucro. Nesse sentido entende Sergio Pinto Martins:
A Justia do Trabalho incompetente para analisar relao de consumo, pois no representa relao de trabalho, mas de consumo. No compreende exatamente a relao de trabalho versada pela Constituio: entre uma pessoa fsica e outra pessoa fsica ou jurdica. (...) Lide entre consumidor e prestador de servios, em que ir ser aplicado o Cdigo de Defesa do Consumidor, no de competncia da Justia do Trabalho, por se tratar de relao de consumo, que tem natureza econmica. Exemplos so a relao do paciente com o mdico em decorrncia da operao malfeita, do cliente contra outra pessoa fsica que faz conserto incorreto de um aparelho eletrnico. So hipteses que compreendem relao de consumo e no exatamente de trabalho (Martins, Sergio Pinto, Direito Processual do Trabalho, 33 Edio, ed. Atlas S.A., p. 110 e 111).

Estender Justia do Trabalho a competncia para dirimir conflitos decorrentes das relaes de consumo incoerente e incompatvel com os institutos jurdicos em questo, pois o prprio art. 93 do CDC determina a competncia para processar e julgar a lide das relaes de consumo. Nesse sentido entende Goes de Arajo:
Transferir para a Justia Especializada laborativa o processamento e julgamento das relaes de consumo em que haja prestao de servios seria fragilizar o sujeito nuclear destinatrio desta tutela estatal, o consumidor do produto, que j se encontra acobertado pelo amplo espectro de normas jurdicas, inclusive de status constitucional, voltadas para a sua proteo em uma justia altamente familiarizada e sensvel s suas particularidades, como so os Juizados Especiais de Relaes de Consumo. Entender de outra forma seria desconsiderar o esprito constitucional e legislativo de concentrar, para fortalecer, em uma nica justia, a proteo do direito fundamental do consumidor. (GOES DE ARAJO, apud, Juliane Caraveri Martins Gamba, As distines entre relao de trabalho e a relao de consumo no mbito da nova competncia material da Justia do Trabalho, p18, 2009, http://www.uel.br/revistas/uel/index.php/seminasoc/article/view/3747).

O entendimento do referido autor expe que a justia do trabalho incompetente para dirimir o conflito de relao de consumo, quando esta gerar em torno de terceiras pessoas alheias relao de trabalho, conforme exemplificaes do autor.
4. Planos Corporativos de Sade e sua Competncia processual.

A atual dinmica das relaes de trabalho e o que se refere aos benefcios que venham propor uma realidade do reflexo que dispe o Art. 7 da CF, no que tange a natureza social do salrio, o empregador vem por conceder assistncia sade e benefcios para garantir o lazer, educao, cultura, entre outros atrativos

que estimulem ao empregado maior satisfao em permanecer vinculado ao contrato de trabalho. Sendo assim, os contratos gerados em virtude do vnculo empregatcio pode gerar uma certa dvida acerca da competncia para processar e julgar a lide. Os planos de sade Corporativos que so destinados ao trabalhador por meio de contrato celebrado entre a empresa empregadora e a operadora de plano, conforme definio do art. 5 da resoluo 195, de 04 de Julho de 2009:
Art. 5 Plano privado de assistncia sade coletivo empresarial aquele que oferece cobertura da ateno prestada populao delimitada e vinculada pessoa jurdica por relao empregatcia ou estatutria. (http://www.ans.gov.br/index2.php? option=com_legislacao&view=legislacao&task=TextoLei&format=raw&id=145 8)

A oportunidade de flexibilizar as clusulas do contrato estabelecido entre as Operadoras de Planos de Sade e o Empregador, acaba por no se aplica a hipossuficiencia aos consumidores vinculados a esse contrato assistencial sade, pois o trabalhador apenas tem a possibilidade de aderir ao contrato firmado entre a operadora e o empregador, que tem maior amparo jurdico e podem discutir cada ponto controvertido na fase pr-contratual. Sendo assim, se faz necessrio determinar a competncia, pois por conta dos fatos supracitados, os planos corporativos de sade so vtimas do contrato de da discricionariedade da operadora de sade. Haja vista essa impossibilidade de declarao da nulidade contratual, tendo como princpio a vulnerabilidade do consumidor final, uma vez que o plano corporativo de sade firmado entre empresas, que em regra no so vulnerveis, a resilio contratual corriqueira no tem amparo ao CDC. Tendo em vista que o contrato de adeso disponibilizado aos trabalhadores de determinada empresa em virtude do contrato de trabalho, possa se gerar a dvida acerca da competncia da justia do Trabalho para dirimir a lide, contudo por no se figurar a relao de trabalho, mas sim a relao de consumo estabelecida devido condio especial do consumidor final, a competncia ser da justia comum, obedecendo o disposto no Art. 93 do CDC. Sendo assim, os planos de sade ou benefcios (clubes de diverses, teatros, cinemas, entre outros) concedido pelo empregador ao empregado em razo do trabalho, configura-se relao de consumo, uma vez que o vnculo jurdico entre o fornecedor de servios (Operadora de planos de sade) e o empregado/consumidor

foi gerado por um diferencial estabelecido em decorrncia da relao de trabalho sem que o empregador se confundisse com a figura do fornecedor de servios (Operadora de Planos de sade), sendo assim, quem prestar os servios uma terceira pessoa a qual no seja o empregador. Como bem assevera a Jurisprudncia:
Plano de Sade - Competncia - Obrigao de fazer objetivando a permanncia do autor em plano de sade coletivo, nas mesmas condies de quando ainda empregado, nos termos do artigo 31 da Lei n. 9.656/98 ? Relao de natureza contratual civil - Competncia da justia comum Recurso provido.319.656 (673875220118260000 SP 006738752.2011.8.26.0000, Relator: Miguel Brandi, Data de Julgamento: 29/06/2011, 7 Cmara de Direito Privado, Data de Publicao: 14/07/2011, undefined, http://www.jusbrasil.com.br/jurisprudencia/20069163/agravo-de-instrumentoai-673875220118260000-sp-0067387-5220118260000-tjsp)

Acertadamente a Jurisprudncia consagra a competncia justia comum, uma vez que o conflito de interesses entre o plano de sade e o consumidor, que empregado da empresa contratante, relao de consumo, pois em nenhum momento a operadora se comporta enquanto empregador ou tomador de servios, bem como, o plano coletivo apenas modalidade de contratao em que concedida vantagens diferenciadas aos seus contratantes, quais sejam: Reduo ou extino de carncia, preos menores aos de tabela, possibilidade de flexibilizao das clusulas contratuais, entre outros. REFERNCIAS Supremo Tribunal Federal, CJ 6959 Publicao: DJ de 22/2/1991, Pleno, Rel. Seplveda Pertence, http://www.jurisite.com.br/sumulas/vinculante/sumulasvinculante/sumula23.html Joo Oreste Dalazen apud Leite, Carlos Henrique Bezerra, Curso de Direito Processual do Trabalho, 10 Edio, So Paulo, LTR, 2012. TRT/SP 15 Regio 51-2006-016-15-00-9. Ac. 1Cmara 57.851/06-PATR. Rel. Claudinei Sapata Marques. DOE 12 jan. 2007, p. 41 http://consulta.trt15.jus.br/consulta/owa/pProcesso.wProcesso? pTipoConsulta=PROCESSO&pIdProc=1231498&pDbLink= Cdigo de Defesa http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L8078.htm do Consumidor,

LEITE, Carlos Henrique Bezerra. Curso de Direito Processual do Trabalho. 10 Edio. ed. LTr. So Paulo. 2012.

DIDIER JNIOR, Fredie. Direito Processual Civil: Teoria Geral do Processo e Processo de Conhecimento. 8. ed. Salvador: Juspodivm, 2007. GOES DE ARAJO, DELGADO, apud, Juliane Caraveri Martins Gamba, As distines entre relao de trabalho e a relao de consumo no mbito da nova competncia material da Justia do Trabalho, p18, 2009, http://www.uel.br/revistas/uel/index.php/seminasoc/article/view/3747 MARTINS, Sergio Pinto, Direito Processual do Trabalho, 33 Edio, ed. Atlas S.A. So Paulo. 2012 Constituio Federal de 1988. Supremo Tribunal Federal. Disponvel em: <http://www.jurisite.com.br/sumulas/vinculante/sumulasvinculante/sumula23.html> 673875220118260000 SP 0067387-52.2011.8.26.0000, Relator: Miguel Brandi, Data de Julgamento: 29/06/2011, 7 Cmara de Direito Privado, Data de Publicao: 14/07/2011, undefined, http://www.jusbrasil.com.br/jurisprudencia/20069163/agravode-instrumento-ai-673875220118260000-sp-0067387-5220118260000-tjsp Resoluo Normativa 193 de 2009 da ANS. Disponvel em: <http://www.ans.gov.br/index2.php? option=com_legislacao&view=legislacao&task=TextoLei&format=raw&id=1458>

Anda mungkin juga menyukai