Anda di halaman 1dari 5

FACULDADE CIDADE VERDE FCV ALUNA: JSSICA PORTO DE OLIVEIRA DISCIPLINA: DIREITO EMPRESRIAL PROFESSOR: FRED

RA: 15487

3 SEMETRE ADM

CRIMES FALIMENTARES

Maring 2012

Haviam dois tipos de concordata: a chamada concordata preventiva e a concordata suspensiva. A concordata preventiva era aquela requerida pelo devedor ou se a sua falncia fosse decretada. Ou seja, o devedor constatando que estava passando por uma crise econmico financeira pedia ao juiz uma concordata antes que algum pedisse a sua falncia, ou antes, que sua falncia fosse decretada efetivamente. Na concordata preventiva existiam vrios prazos previstos na lei e o mais utilizado era o prazo de dois anos, ento o devedor tinha dois anos para liquidar os seus credores. Os nicos credores que estavam sujeitos a concordata eram os credores tilografrios. J a concordata suspensiva era requerida pelo devedor para suspender a falncia. Ou seja, o devedor tinha a sua falncia decretada pelo juiz e durante o curso deste processo de liquidao o devedor apresentava em juzo o pedido de concordata suspensiva, pedia ao juiz para suspender sua falncia e retornar as atividades. Neste processo de concordata suspensiva, havia a possibilidade de remisso parcial da divida, o devedor deveria pagar apenas 50% dos credores ou somente os credores tilografrios num prazo de 30 dias. O processo de concordata preventiva e concordata suspensiva tornaram se inviveis na prtica, porque os empresrios no conseguiam pagar seus credores no prazo, o que gerava a decretao da falncia, ou a prorrogao deste prazo at de forma indefinida. Ou seja, o processo de concordata no era eficaz, e por causa disso houve uma reformulao total neste sistema do direito brasileiro. A lei 11.101/2005 foi elaborada tendo como base a teoria da empresa, que regula a recuperao da falncia do empresrio ou da sociedade empresria. Os objetivos do processo de recuperao da empresa so: Preservar a empresa; Manter a fonte produtora; Manter o emprego dos trabalhadores. A lei 11.101 est fundada em um princpio maior, o de preservao da empresa. O conceito tcnico de empresa : empresa igual atividade. E a lei 11.101 preserva o exerccio da atividade, nem que pra isso o empresrio perca parte do seu patrimnio, mas desde que o a atividade se mantenha o objetivo da Lei ser tingido. O ponto importante do processo de recuperao a anlise dos procedimentos que o legislador trouxe. Na lei 11.101 h dois procedimentos de recuperao de empresa: Procedimento de recuperao judicial (procedimento comum); Procedimento de recuperao extrajudicial (serve pra facilitar a negociao entre devedor e seus credores). Dentro do procedimento de recuperao judicial h dois procedimentos, o de recuperao judicial comum e o de recuperao judicial especial para pequena empresa.

A recuperao judicial ao contrrio da concordata que era um favor legal contratual, ou seja, um acordo entre devedor e seus credores dentro do poder judicirio. O credor participa ativamente no processo de recuperao judicial e ele quem vai dizer se o devedor continua ou no a sua atividade, se o devedor pode ou no se recuperar. O empresrio individual (pessoa fsica) ou a sociedade empresria (pessoa jurdica) quem pode pedir a recuperao judicial. Empresa pblica, sociedade de economia mista e entre outras previstas no inciso 2 do art. 2 da lei no podem pedir recuperao judicial. Para que o devedor consiga a recuperao judicial ele deve preencher os requisitos previstos no art. 48 da lei. O empresrio para ter direito a recuperao judicial deve ser regular, ou seja, devidamente registrado no rgo de registro de empresa na junta comercial. O empresrio irregular (que no tem registro nos rgo de registro de empresa) no pode requerer a recuperao judicial. Alm de ser registrado, esse registro ou essa atividade deve estar sendo exercida a mais de dois anos. Se for o caso, o empresrio ter direito a recuperao judicial, caso contrrio, ele no tem direito. O art. 48 trs quatro condies para que seja feito o pedido de falncia: 1 No ser falido; 2 No ter a menos de 5 anos obtido concesso de recuperao judicial; 3 No ter a menos de 8 anos obtido concesso de recuperao judicial especial para pequena empresa; 4 No ter sido condenado ou no ter como administrador ou scio controlador condenado por qualquer dos crimes previstos nesta lei. Quem foi condenado por crime falimentar ou toda aquela sociedade que tem como administrador ou scio controlador condenado por crime falimentar no estar previsto por esta lei. A recuperao judicial tambm poder ser requerida pelo cnjuge sobrevivente, herdeiro do devedor, inventariante ou scio remanescente. O art. 51 da lei trs uma relao extensa de documentos que o devedor dever apresentar junto com a petio inicial do pedido de recuperao judicial para comprovar a verdadeira situao do devedor. Se a documentao estiver toda em ordem o juiz profere a primeira deciso, que muito importante para o processo de recuperao judicial, o despacho que defere o processamento do pedido de recuperao judicial. Mas somente isso no quer dizer que o juiz concedeu a recuperao judicial, a documentao est toda em ordem e ele est apenas dando andamento ao processo. A deciso que profere o processamento deve ser proferida no incio da ao. J a deciso concessiva vai ser proferida no momento posterior. A partir do deferimento do processamento se inicia toda a sistemtica, buscando a recuperao do devedor. E a partir desta deciso vrias outras decises so tomadas.

1 Nomeao de um administrador judicial; 2 O juiz determina a imediata suspenso de todas as aes e execues movidas contra o devedor. Com exceo de aes sobre quantia ilquida, reclamaes trabalhistas e execuo fiscal (a qual nunca se suspende). Na recuperao judicial existe um prazo mximo de suspenso. O art. 6 determina que a suspenso dos processos movidos contra o devedor no mbito da recuperao judicial deve acontecer num prazo mximo de 180 dias. Aps 180 dias de regra estas aes continuariam tramitando. Quando se defere o processamento, se inicia o prazo para a habilitao de crditos. Depois vem o deferimento do processo do plano de recuperao judicial que a proposta apresentada pelo devedor para a satisfao de seus credores. O art. 49 da lei que trata da questo de quais so os creditos que esto sujeitos ou no a recuperao judicial. Quando o devedor pede a recuperao judicial todos os crditos existentes na data do pedido, ainda que no vencidos, estaro sujeitos a recuperao judicial, ou seja, mesmo que no vencidos todos os crditos includos at a data do pedido estaro sujeitos a recuperao, os que vierem aps o pedido no estaro sujeitos a recuperao e sero pagos normalmente. Os crditos que no esto sujeitos a recuperao judicial so (art.49 pargrafo 3 e 4): crdito fiscal, crditos decorrentes de contrato de arrendamento mercantil, de alienao de rea, de compra e venda da reserva de domnio, compromisso de compra e venda de imvel com clausula de irretratabilidade ou de irrevogabilidade, alm destes os crditos decorrentes de adiantamento de contrato de clambi. No existe um limite para um plano de recuperao judicial, com exceo dos crditos trabalhistas que o prazo mximo de 1 ano. Com relao aos crditos estritamente salariais o prazo mximo de 30 dias. Com relao das verbas de natureza salarial o prazo mximo de 3 meses. Neste caso, o devedor apresenta aos demais credores a forma mais adequada ao seu estado econmico financeira. Se o plano no for apresentado no prazo de 60 dias o processo de recuperao judicial ser convertido em processo de falncia. Depois de publicado em edital o plano de recuperao judicial e recebida a proposta os credores tem 30 dias para apresentar objees. Se nenhum credor apresentar objees somente a o juiz concede a recuperao judicial, caso o contrrio acontea o juiz ter de convocar uma assembleia geral de credores para a aprovao do plano de recuperao judicial. Nessa assembleia os credores so divididos em trs grupos: credores trabalhistas, credores com garantia real e o demais credores (tilografrios, privilegiados e subordinados). Para que a aprovao ocorra necessrio trs requisitos: o voto favorvel de mais da metade de todos os credores, voto favorvel de pelo menos duas classe das trs, na classe que rejeitou pelo menos mais de 1/3 que votaram para aprovar o plano. Aprovado o plano de recuperao judicial, inicia-se a concesso ou execuo do plano. Ou se rejeitado o plano de recuperao judicial inicia-se a fase falimentar.

O juiz no decide no processo de recuperao judicial, quem decide, ou seja, quem aprova ou no o plano de recuperao judicial a coletividade dos credores.

Anda mungkin juga menyukai