Anda di halaman 1dari 2

Universidade Federal da Paraba Programa de Ps-Graduao Em Educao PPGE Disciplina: Seminrios Em Estudos Culturais da Educao Prof. Dr.

. Fernando Czar Bezerra de Andrade Mestranda: Ana Paula dos Santos Silva

O que so os Estudos Culturais da Educao? Os Estudos culturais, na perspectiva de Turner (1990, apud ESCOSTEGUY, 2000, p. 137), constituem um campo interdisciplinar onde certas preocupaes e mtodos convergem. Tal convergncia propicia entender fennimos e relaes que no so possveis atravs das disciplinas existentes. Nesse sentido, os Estudos Culturais no se configuram como uma disciplina, mas uma rea onde diferentes disciplinas interagem, visando o estudo de aspectos culturais da sociedade. Portanto, os Estudos culturais, na perspectiva de Hall (1980, apud ESCOSTEGUY, 2000, p.137), no se constituem em uma nova disciplina, mas resulta da insatisfao com algumas disciplinas e seus prprios limites. um campo em que diversas disciplinas se interseccionam no estudo de aspectos culturais da sociedade contempornea, constituindo um trabalho historicamente determinado (ESCURTEGUY, 2001). Seu eixo principal de pesquisa compe as relaes entre a cultura contempornea e a sociedade, isto suas formas culturais, instituies e prticas culturais, assim como suas relaes com a sociedade e as mudanas sociais. Nesta perspectiva, os Estudos Culturais concentram-se na anlise da cultura, compreendida, na concepo de Raimond Williams, como forma global de vida ou como experincia vivida de um grupo social (SILVA, 2002). De acordo com Silva (2000), os Estudos Culturais devem ser vistos a partir de dois pontos de vistas distintos: o poltico e o terico. Sob o ponto de vista poltico, os Estudos Culturais podem ser vistos como sinnimo de correo poltica, podendo ser identificados como a poltica cultural dos vrios movimentos sociais da poca de seu surgimento. Sob a perspectiva terica, refletem a insatisfao com os limites de algumas disciplinas, propondo, ento a interdisciplinaridade.

ESCOSTEGUY, Ana Carolina. Cartografias dos estudos culturais: uma verso latino-americana. Belo Horizonte. Autntica, 2001. _____. Estudos Culturais: uma introduo. In SILVA, Tomaz Tadeu da, O que , afinal, Estudos Culturais?. Belo Horizonte, Autntica, 2000. MATTELART, Armand; NEVEU, rik. Introduo aos estudos culturais. So Paulo: Parbola, 2004. SILVA, Tomaz Tadeu da. Documentos de identidade uma introduo s teorias do currculo. Belo Horizonte, Autntica, 2002. SILVA, Tomaz Tadeu da, O que , afinal, Estudos Culturais?. Belo Horizonte, Autntica, 2000.

Escrevam um autorretrato em que vocs se apresentam e indicam por que a sua identidade acadmica lhe trouxe ao campo dos Estudos Culturais da Educao.

Meu nome Ana Paula dos Santos, sou Pedagoga formada pela Universidade Federal da Paraba em 2011. Durante a minha graduao nesta universidade participei de vrias experincias de extenso e pesquisa. Dentre estas, tive uma valiosa experincia de Iniciao Cientfica por meio do Programa de Institucional de Bolsas de Iniciao Cientfica-Pibic. Tal experincia serviu como instrumento para a produo de meu trabalho final de concluso de curso, o qual teve como objeto de estudo as habilidades sociais de um grupo de educadoras da Rede Municipal de Joo Pessoa, observando suas implicaes na gesto e preveno da violncia na escola. Tencionando d continuidade aos estudos da violncia na escola, a partir da perspectiva terica das habilidades sociais, elaborei meu projeto de mestrado com o propsito de aprofundar teoricamente e metodologicamente esta relao: habilidades sociais e gesto competente da violncia no ambiente escolar. A partir da, a linha com maior abrangncia interdisciplinar, na minha concepo, que pode estar abraando esta temtica e suas possveis ramificaes a linha dos Estudos Culturais da Educao. Nesse sentido, a minha identificao com os Estudos Culturais da Educao, deu-se especialmente por meio da temtica estudada durante minha vida acadmica na graduao, por esta ser tambm um dos vis que permite ser trabalhado a partir da perspectiva dos Estudos Culturais. No entanto, falta-me uma maior clareza conceitual em relao temtica em estudo, violncia na escola e Estudos Culturais da Educao, especificamente; ou seja, o que est por trs dessa relao? Seria os aspectos culturais da violncia? A escola est inserida em uma sociedade culturalmente violenta e por isso seus indivduos absorvem esta violncia, tornando-a uma instituio violenta? Seria este o caminho inicial dessa relao: violncia escolar e Estudos Culturais?...

Anda mungkin juga menyukai