Anda di halaman 1dari 32

!

"#2
OUTUBRO DE 2012

COMO SE SAIR BEM NA ESCOLA

Como se sair bem na escola


` Que palavra vem a sua mente quando ouve a palavra escola? Cansativa ou empolgante? Frustrante ou gratificante? Estressante ou divertida?
Se a imagem que voce tem da escola e um tanto negativa, o que pode fazer? E se for positiva, como aproveitar ainda mais os seus anos escolares? Usando a Bblia como guia, as paginas 3 a 7 desta revista apresentarao cinco sugestoes para voce se sair bem na escola.
Muitos dos princpios considerados nesta serie sao uteis nao importa onde voce estude quer seja numa escola publica ou particular quer seja no que e chamado de ensino domiciliar.

!"#2
TIRAGEM MEDIA 41.042.000 PUBLICADA EM 84 IDIOMAS

10 Como vencer a obesidade infantil 12 Um encontro inesquecvel 15 Teve um Projeto? Os sensores do besouro 16 Os Jovens Perguntam O que posso esperar do casamento? Parte 2 19 O impacto das notcias em seus filhos

22 O Conceito da Bblia Os astros influenciam sua vida? 24 Desempenhem bem o papel de pais 26 A Bblia Um Livro de Profecias Exatas Parte 6 29 Observando o Mundo 30 Para Considerar em Famlia 32 Para ajudar voce a se sair bem na escola

Como se sair bem na escola


3 Crie animo 4 Seja organizado 5 Procure ajuda 6 Cuide da saude 7 Tenha uma meta 8 O que os pais podem fazer

Crie animo
Para ter animo em qualquer projeto, voce precisa ver seu valor pratico.

UAL e o valor pratico da escola? Ela o ajudara a ter sabedoria, e a Bblia diz que a sabedoria e para protecao. (Eclesiastes 7:12) Como assim? Para ilustrar: imagine que voce esta andando em um bair ro perigoso. O que voce preferiria estar sozinho ou acompanhado de um grupo de amigos que, se neces sario, poderiam protege-lo? Com uma boa educacao, voce tem varios amigos fortes que sempre estarao ao seu lado. Eles incluem: ` Raciocnio. Ir a escola pode ajudar voce a desenvol ver o que a Bblia chama de sabedoria e compreen sao. (Proverbios 3:21, Bblia na Linguagem de Hoje) Essas habilidades serao uteis para voce resolver seus problemas em vez de sempre depender de outros para isso. Habilidades sociais. A Bblia aconselha os cristaos a cultivar qualidades como paciencia e autocontrole. (Galatas 5:22, 23) Conviver com varios tipos de pes soas na escola da a voce muitas oportunidades para dominar essas e outras qualidades que serao uteis na vida adulta, como tolerancia, respeito e empatia. Treinamento pratico. A escola pode ensinar-lhe a importancia de uma boa etica de trabalho, que e de grande valor para conseguir e manter um emprego. Alem disso, quanto mais voce aprender sobre o mun do ao seu redor, mais preparado estara para conhe cer a si mesmo e identificar o que e importante para voce. (Proverbios 14:15) Com essa conviccao, voce tera condicoes de defender suas crencas de modo res peitoso. 1 Pedro 3:15. Resumo: Visto que voce precisa de uma formacao escolar, pouco adianta ficar pensando nas coisas que voce nao gosta na escola. Entao pense nos pontos ci tados acima e crie animo. Talvez possa ate pensar em outros incentivos. Que tal comecar logo? Para voce, qual e o principal motivo para se sair bem na escola?

Treinamento pratico Habilidades sociais Raciocnio

Bons professores sao importantes


No ensino medio, tive um professor de economia que poderia trabalhar numa instituicao finan ceira, mas havia escolhido ensinar numa escola de um bairro carente onde a maioria dos jovens nao liga para essa materia. Mesmo assim, ele ensinava economia de uma forma simples, pratica e di vertida para nos. Uma vez, ele ate ligou para minha mae para dizer como eu havia me sado bem num trabalho. Quando os alunos lhe perguntaram por que trabalhava naquela escola, ele respondeu que era o melhor lugar em que ja havia trabalhado. Ele nos entendia, se preocupava conosco e nos elogiava. Foi o melhor professor que eu ja tive! Reyon, Estados Unidos.

Despertai! outubro de 2012

Seja organizado
O pouco esforco necessario para se organizar pode trazer grandes recompensas: mais tempo, menos estresse e notas melhores.

MAGINE-SE entrando numa loja para com prar uma unica coisa, mas as mercadorias estao todas espalhadas sem nenhuma ordem. Quanto tempo voce levaria para achar o que procura? Nao seria muito mais facil se todas as coisas estivessem bem organizadas e os corredores identificados? Voce pode tomar medidas parecidas nos seus estudos. Como? Faca uma programacao. Certa vez, quan do passei o fim de semana na casa de um amigo, acabei esquecendo completamente de fa zer minha licao e deixando de lado algumas tarefas em casa, contou Zachary, de 18 anos, nos Estados Unidos. Na segunda-feira, tive de implorar aos meus professores que me dei xassem entregar minhas licoes mais tarde. Agora, faco uma lista para me ajudar a lem brar das coisas que tenho de fazer. Fazer anotacoes tambem ajudou Celestine, uma jovem de Papua-Nova Guine. Lembrando seu tempo de escola, ela diz: Eu tinha uma programacao para tudo, como deveres de casa, provas e atividades sociais. Isso me ajudou a estabelecer prioridades e cumprir prazos. Dica: Use um caderno, o celular ou outro aparelho para fazer sua lista. Nao adie. E facil dizer: Vou deixar isso para mais tarde. O melhor e fazer as coisas o

mais cedo possvel principalmente seu dever de casa. Dica: Quando chegar da escola, nao ligue a TV nem se envolva em nenhum passatempo antes de fazer seu dever de casa. Organize seu material escolar. Ja aconteceu ` de chegar a escola e descobrir que esque ceu seu caderno, caneta ou livro? Voce pode evitar esse aborrecimento. Como? Eu sempre arrumava minha mochila com antece dencia, diz Aung Myo Myat, um jovem de Mianmar. Dica: Mantenha sua bolsa ou mochila organizada para achar suas coisas mais facilmente. Resumo: Ser organizado vai poupa-lo do estresse de esquecer coisas, de se atrasar e de parecer que nunca tem tempo suficiente para outras prioridades. Que tal comecar logo? Identifique uma area em que voce precisa se organizar. Entao, com os seus pais ou um amigo, pense em varias maneiras que voce pode melhorar.
Esta publicac ao nao e vendida. Ela faz parte de uma obra educativa bblica, mundial, mantida por donativos. A menos que haja outra indicac ao, os textos bblicos citados sao da Traducao do Novo Mundo das Escrituras Sagradas com Referencias. Despertai! e publicada e impressa mensalmente pela Associac ao Torre de Vigia de Bblias e Tratados. Sede e grafica: Rodovia SP-141, km 43, Cesario Lange, SP, 18285-901. Diretor responsavel: Augusto dos Santos Machado Filho. Revista registrada sob o n umero de ordem 511. 5 2012 Watch Tower Bible and Tract Society of Pennsylvania. Todos os direitos reservados. Impressa no Brasil. Vol. 93, No. 10 Monthly PORTUGUESE (Brazilian Edition)

!"#26

ESTA REVISTA E PUBLICADA para o benefcio de todos os membros da famlia. Mostra como enfrentar os problemas de nossos dias. Apresenta notcias, historias de pessoas de varios pases e materias de natureza religiosa e cientfica. Mas faz mais do que isso. Ela analisa a fundo os acontecimentos atuais e identifica o verdadeiro significado por tras deles. Ainda assim, e sempre politicamente neutra e nao exalta nenhuma raca como superior a outra. O mais importante e que esta revista aumenta a confianca na promessa de que o Criador em breve substituira o atual mundo perverso e anarquico por um novo mundo pacfico e seguro.

Procure ajuda
Ter o apoio de outras pessoas e essencial, nao so durante os anos escolares, mas tambem na vida adulta.

UEM pode ajudar voce a se sair bem na escola? Fam lia. Quando eu precisava de ajuda com meu dever de casa, diz Bruna, de 18 anos, no Brasil, meu pai explicava a ma teria e fazia perguntas bem escolhidas. Mas ele deixava que eu mesma encontrasse as respostas.1 Dica: Para comecar, pergunte a seu pai ou sua mae como eles se saram na materia que voce acha difcil. Se eles se saram bem, en tao podem ser as pessoas certas para lhe ajudar. Professores. A maioria dos professores fica feliz quando um aluno quer se sair bem nos estudos, e eles tem prazer em ajudar. Dica: Simplesmente diga ao seu professor: Tenho dificuldade com esta materia, mas quero melhorar. Tem alguma sugestao? Outros. Um amigo de confianca da famlia pode ajudar. Isso tera dois benefcios: primei ro, voce recebera a ajuda que precisa; segun do, aprendera a contar com o apoio de outros quando necessario algo que lhe sera util na vida adulta. A verdade e que, para muitas coi sas na vida, o segredo e trabalhar em equipe, nao sozinho. Proverbios 15:22.
1 Um irmao mais velho tambem pode ajudar.

Dica: Pergunte a seus pais quem pode aju da-lo em seus estudos. Resumo: Nao ha nada de errado em pedir ajuda! Que tal comecar logo? Faca uma lista de duas ou tres pessoas que voce admira e acha que sao bons exemplos. Alguma delas pode ajuda-lo com seus deveres escolares?

Meu professor favorito


Meu professor favorito era bem rgido, mas todo mundo o respeitava. Ele era bem animado, gesticulava e andava de um lado para outro da sala enquanto falava. Fazia com que to dos participassem nas discussoes em classe. Se voce nao entendesse o ponto, ele paciente mente explicava ate voce entender. Sempre nos incentivava a fazer perguntas. Dizia que perguntas nao so o ajudavam a perceber o que nao havamos entendido, mas tambem a se tornar um professor melhor. Ele se preocu pava de verdade com cada um de nos. Muitos alunos escolheram a carreira de contabilidade a materia que ele ensinava depois de ` assistirem as suas aulas por apenas um ano. Alana, Australia.

IDIOMAS: africaner, albanes, alemao,67 amarico, arabe, armenio, bislama, bulgaro, canares, cebuano, chicheva, chines (simplificado), chines (tradicio nal)7 (audio apenas em mandarim), chitonga, chona, cibemba, cingales, co reano,67 croata, dinamarques,7 eslovaco, esloveno, espanhol,67 estoniano, eve, fijiano, finlandes,7 franc es,687 georgiano, grego, guzerate, hebraico, hili gaino, hindi, holandes,67 hungaro, ibo, ilocano, indonesio, ingles,67 ioruba, islandes, italiano,67 japones,67 kirundi, letao, lingala, lituano, macedonio, malaiala, malgaxe, maltes, mianmar, noruegues,7 polones,67 portugues,687 punjabi, quiniaruanda, quirguiz, rarotongano, romeno, russo,67 samoano, se pedi, servio, sesoto, silozi, suali, sueco,7 tagalo,7 tai, tamil, tcheco,7 tok pisin, tonganes, tsonga, tsuana, turco, tvi, ucraniano, urdu, vietnamita, xosa e zulu.
6 Tambem disponvel em CD. 8 Tambem disponvel em MP3 CD-ROM. 7 Audio tambem disponvel no site www.jw.org /pt.

Para uma lista completa dos enderecos das sedes, veja www.jw.org/contact. Africa do Sul: Private Bag X2067, Krugersdorp, 1740. Alemanha: 65617 Selters. Angola: Caixa Postal 6877, Luanda Sul. Argentina: Casilla 83 (Suc 27B), C1427WAB Cdad. Aut. de Bue nos Aires. Belgica: rue dArgile-Potaardestraat 60, B-1950 Kraainem. Bolvia: Casilla 6397, Santa Cruz. Brasil: CP 92, Tatu, SP, 18270-970. Canada: PO Box 4100, George town, ON L7G 4Y4. Espanha: Apartado 132, 28850 Torrejon de Ardoz (Madrid). Es tados Unidos da America: 25 Columbia Heights, Brooklyn, NY 11201-2483. Franca: BP 625, F-27406 Louviers Cedex. Gra-Bretanha: The Ridgeway, London NW7 1RN. Holan da: Noordbargerstraat 77, NL-7812 AA Emmen. Italia: Via della Bufalotta 1281, I-00138 Rome RM. Japao: 4-7-1 Nakashinden, Ebina City, Kanagawa-Pref, 243-0496. Mocambi que: PO Box 2600, 1100 Maputo. Paraguai: Casilla 482, 1209 Asuncion. Portugal: Apartado 91, P-2766-955 Estoril. Timor Leste: Box 248, Dili.

GOSTARIA DE OBTER MAIS INFORMACOES OU UM CURSO BIBLICO DOMICI ` LIAR GRATUITO? Escreva as Testemunhas de Jeova, usando um dos enderecos abaixo.

Cuide da saude
Cuidar bem da saude pode melhorar seu desempenho na escola e sua qualidade de vida.

CLARO que devemos cuidar do corpo que Deus nos deu. (Salmo 139:14) Para ilustrar: imagine que voce tem um carro, mas nunca tira tempo para fazer manutencao nele. Mais cedo ou mais tarde, ele vai parar de funcionar. O mesmo pode acontecer com seu corpo. Que tipo de manutencao voce pre cisa? Descanso. Dormir pouco pode deixar voce com a aparencia abatida, sem disposicao, con fuso e ate mesmo deprimido. Por outro lado, voce fica com mais energia quando dorme o suficiente. Dormir bem tambem pode acele rar seu crescimento fsico, fortalecer seu siste ma imunologico e melhorar suas funcoes ce rebrais e seu bem-estar emocional. Sao muitos benefcios para tao pouco esforco, nao acha? Dica: Se possvel, tente ir para a cama no mesmo horario toda noite. Alimentacao. Os adolescentes crescem rapi do. Dos 10 aos 17 anos, por exemplo, a maioria dos meninos dobra o peso corporal magro. As meninas tambem tem um crescimento re pentino. Essa fase exige muito combustvel e energia. Certifique-se de dar ao seu corpo os nutrientes que ele precisa. Dica: Nao se esqueca do cafe da manha. Ir para a escola abastecido pode melhorar sua concentracao e memoria de curto prazo. Exerccios. A Bblia reconhece que os exer ccios sao bons para seu corpo. (1 Timoteo 4:8, Contemporary English Version) Eles po dem fortalecer os musculos e ossos, melho rar a resistencia, controlar o peso, aprimorar a capacidade mental, aumentar a imunidade, aliviar o estresse e melhorar o humor. E cla6 Despertai! outubro de 2012

ro que exercitar-se tambem pode ser divertido, pois pode incluir atividades que voce gosta. Resumo: Descanso suficiente, alimentacao balanceada e exerccios moderados ajudarao a manter seu motor funcionando. E isso acaba melhorando seu desempenho na escola.1 Que tal comecar logo? Crie uma rotina equi librada de exerccios. Faca um acompanha mento das suas horas de sono e de sua alimen tacao por um mes e veja se precisa melhorar em alguma coisa. Quando faco uma caminhada, fico com mais disposicao mesmo se estava cansado antes de sair. Jason, Nova Zelandia. Eu penso assim: Deus fez os alimentos para abastecer nosso corpo, entao eu so que ro o melhor combustvel para mim! Jill, Estados Unidos. Eu corro tres vezes por semana. Tambem ando de bicicleta ou faco caminhada duas ve zes por semana. Isso me da mais energia e ali via o estresse. Grace, Australia.
1 Para mais informacoes sobre saude, veja o captulo 10 do livro Os Jovens Perguntam Respostas Praticas, Volume 1, pu blicado pelas Testemunhas de Jeova.

Tenha uma meta


A escola faz mais sentido e e mais agradavel quando voce entende seu objetivo.

` R A escola sem um objetivo e como correr numa pista sem linha de chegada. Certo es critor bblico disse: Eu nao corro sem ter um objetivo. (1 Corntios 9:26, Bblia Facil de Ler) Ter uma meta mantera voce focado e tornara sua transicao para o mercado de tra balho mais suave. Como voce pode estabelecer uma meta? Pergunte-se: Como pretendo me sustentar? Nao conclua que e novo demais para respon der a essa pergunta. Planeje desde ja. Por que? Pense assim: se quisesse fazer uma via gem, voce precisaria primeiro escolher um destino. Da, tracaria num mapa a melhor ` rota. O mesmo se aplica a escola. Pense na profissao que voce quer ter e depois escolha cursos que o ajudarao a chegar a esse destino. Cuidado: muitos jovens querem trabalhar apenas na profissao dos seus sonhos, por exemplo, como musico profissional. Eles nem querem pensar em fazer outro tipo de servico. Entao, o que seria melhor? 1. Pense em suas habilidades. Por exemplo, voce gosta de fazer coisas para ajudar os ou tros? Leva jeito para mecanica? matematica? financas? consertar coisas? 2. Avalie suas opcoes. Que profissoes sao compatveis com suas habilidades? Conside re varias opcoes, em vez de se concentrar ape nas no emprego dos seus sonhos. E pense em termos praticos. Por exemplo, sera que exis te campo para a profissao que voce escolheu em outras cidades, caso precise se mudar? Sera necessario fazer algum treinamento que o deixara muito endividado?

3. Leve em conta as oportunidades. Depois de escolher a profissao, analise as oportuni dades de emprego em sua regiao. Conhece alguma empresa ou pessoa que poderia contra ta-lo? Se conhece, ela oferece algum tipo de estagio? Existem programas de treinamento vocacional disponveis? Dica: Converse com seus pais, professores e amigos adultos. Consulte os jornais locais ou sites na internet. Resumo: Se tiver uma meta, sua educacao tera uma direcao e objetivo. Que tal comecar logo? Enquanto ainda esta na escola, pense nos tres pontos mencionados. Escreva suas metas e converse sobre elas com seus pais.

Voce deve ter percebido que esta serie de artigos mencionou varias vezes a Bblia ao explicar como se sair bem na escola. As Testemunhas de Jeova, que publicam esta revista, acreditam que a Bblia ensina a maneira certa de viver. (2 Timoteo 3:16, BFL) Ela e pratica para o dia a dia nao apenas na escola, mas tambem no trabalho, em casa ou em qualquer outro lugar. Para mais informacoes sobre como a Bblia pode ajudar voce, acesse o site www.jw.org/pt e veja a pagina 32 desta revista.

O que os pais podem fazer


A sala de aula era abar rotada de alunos! Nao havia nenhum ventilador, e o calor era sufocante. Luis, Bolvia. Os poucos professores em nossa escola nao ti nham como dar atencao a todos os alunos. Tam bem nao havia mapas, equipamentos de labora torio nem biblioteca. Dorcus, Mianmar. Para a maioria dos meus professores, era uma luta ` controlar a classe. As vezes, os alunos eram muito indisciplinados, dificultando muito mais o aprendizado. Nina, Africa do Sul.

OMO os comentarios acima mostram, al gumas escolas estao longe de ser um lu gar de aprendizado. Se voce tem filhos, como pode ajuda-los a tirar o maior proveito da edu cacao, apesar dos desafios? Veja algumas su gestoes. Tenha iniciativa. Em vez de se concentrar nos problemas muitos dos quais provavel mente estao fora do seu controle , concen tre-se no que voce pode fazer. Se seu filho parece ter dificuldade com certa materia ou esta sobrecarregado com muitos deveres de casa, pensem juntos em algumas solucoes. Por exemplo, sera que e preciso criar um ambiente mais adequado para estudar em casa? Seu filho precisa de ajuda para criar uma rotina para realizar as tarefas mais importantes? Seria bom contratar um professor particular? Para mais sugestoes, fale com o professor ou orientador educacional de seu filho. Encare essas pessoas como aliados, nao inimigos. lho para se tornar um adulto responsavel com habilidades diversificadas. O objetivo nao deve ser simplesmente aprender como gaDespertai! outubro de 2012

nhar dinheiro. Mesmo assim, pesquisas mostram que muitos jovens estudam justamente com o objetivo de ficar ricos. A Bblia incentiva um conceito equilibrado sobre as coisas materiais. Embora reconheca que o dinhei

A educacao deve preparar seu filho para se tornar um adulto responsavel com habilidades diversificadas
ro e para protecao, ela tambem avisa que os que estao resolvidos a ficar ricos nao encon trarao a verdadeira felicidade. Eclesiastes 7:12; 1 Timoteo 6:9.
Deixe seu filho aprender com os problemas. Muitos professores admitem que e difcil lidar com os alunos, mas lidar com os pais pode ser ainda pior. Alguns pais se apressam em falar com os professores e protestar quando seu filho se mete em problemas ou tira notas baixas. Por exemplo, um artigo da revista Time mencionou uma professora universitaria que tinha alunos que ligavam da sala de

Ajude seu filho a ter em mente o objetivo da educacao. A educacao deve preparar seu fi

Encare os professores de seu filho como aliados, nao inimigos

aula para os pais para reclamar de uma nota baixa e da passavam o celular para ela, no meio da aula, porque o pai ou a mae nao tinha gostado disso. Alguns pais diziam a ela que estavam pagando muito caro pela educa cao do filho e davam a entender que apenas a nota mais alta era aceitavel como retorno de seu investimento.

solucao do problema por seus filhos enquan to eles ficam sentados assistindo, os pais fi carao mais fortes, mas os filhos ficam mais fracos e caem quando tentam correr por si proprios. cao pode preparar seu filho para ser um adul to responsavel. (Genesis 2:24) Mas quanta escolaridade e necessaria para isso? Nao conclua que seu filho precisa fazer faculdade para receber um salario razoavel. ` Existem outras opcoes menos caras. As ve zes, pessoas com habilidades tecnicas podem ganhar o mesmo que as formadas em faculdades. Resumo: As escolas nao sao perfeitas, e os alunos hoje enfrentam desafios que nem po damos imaginar algumas decadas atras. Mas, com seu apoio, seu filho pode se sair bem na escola. Que acha de considerar em famlia as sugestoes apresentadas nas paginas 3 a 7 desta revista?
Despertai! outubro de 2012 9

Tenha equilbrio no grau de escolaridade de seu filho. Conforme ja mencionado, a educa-

Muitos professores admitem que e difcil lidar com os alunos, mas lidar com os pais pode ser ainda pior
Esses pais nao ajudam em nada seus fi lhos. Na verdade, em vez de salva-los, eles os est ao privando de terem experiencias reais de tomar decisoes, falhar e limpar sua propria sujeira, escreveu Polly Young-Eisendrath em seu livro A Armadilha da Autoestima. Ela acrescenta: Se os pais interferem na

Como vencer a

obesidade infantil
S
EGUNDO o Departamento de Saude e Servicos Humanos, dos EUA, entre 1980 e 2002, o numero de adolescentes acima do peso triplicou e o de pre-adolescentes mais do que dobrou. A obesidade infantil representa riscos cada vez maiores de a pessoa desenvol ver a longo prazo doencas como hipertensao, diabetes, doencas cardiovasculares e varios tipos de cancer.1 A obesidade infantil pode estar relacionada a varios fatores, como sedentarismo, publicidade dirigida aos jo vens e a facil disponibilidade e baixo preco de alimentos de pouco valor nutritivo. Segundo os Centros de Con trole de Doencas, dos EUA, a obesidade infantil e con sequencia de se ingerir muitas calorias e se fazer pouca atividade fsica. Criancas, adolescentes e adultos fariam bem em ana lisar seus habitos alimentares. Algumas medidas simples, sem exageros, podem fazer a diferenca. Veja, por exemplo, o caso de Mark, que descobriu que mudancas na alimentacao trazem grandes benefcios para a saude e o bem-estar. Houve uma epoca em que eu era viciado em fast-food, admite ele. Despertai! entrevistou Mark para ver como ele conseguiu mudar.
Quando voce comecou a ter maus habitos alimentares? Quando terminei o ensino medio. Por volta dessa epoca, comecei a comer fora com muita frequencia. Havia duas lanchonetes perto do meu lo cal de trabalho, entao eu almocava numa das duas quase todo dia. Eu achava muito mais facil comer numa lanchonete do que fazer meu almoco. A situacao melhorou ou piorou quando voce saiu de casa? Piorou. Eu nao sabia cozi nhar e nao tinha muito dinheiro; mas minha lanchonete favorita ficava apenas a duas quadras. Comer la parecia ser a opcao mais facil e barata. Eu nao so comia o tipo errado de comida, mas tambem co mia muito. Eu nao me contentava com a quantidade normal servida. Sempre pedia mais fri-

1 O termo obesidade infantil se refere a um problema de saude que atinge criancas e adolescentes. Especialistas dizem que a probabilidade de jovens acima do peso continuarem assim na vida adulta e de 70%.

10

Despertai! outubro de 2012

tas, um refrigerante maior e um hamburguer extra tudo que pudesse pagar e na por cao maior.
O que levou voce a mudar seus habitos? Pouco depois de fazer 20 anos, comecei a levar mi nha saude mais a serio. Eu estava acima do peso. Nunca ti nha disposicao para nada e nao tinha autoestima. Sabia que precisava fazer mudancas. Como voce conseguiu contro lar sua alimentacao? Comecei com pequenas mudancas. Primeiro, diminui a quantidade. Eu dizia a mim mesmo: Esta nao e minha ulti ma refeicao; posso comer de ` novo mais tarde. As vezes, eu precisava me levantar logo da mesa para nao repetir. Mas depois me sentia bem, com uma sensacao de vitoria. Precisou fazer alguma mudanca radical? Algumas coisas, eu abandonei por completo. Por exemplo, parei de beber refrigerante e comecei a beber apenas agua. Isso foi difcil. Eu amava refri gerante e odiava agua. Depois que bebia agua, eu tomava um gole de suco para sentir um pouco de sabor. Com o tempo, a agua se tornou mais agradavel. O que voce fez alem de parar de comer alimentos nao sau daveis? Substitu esses alimentos por opcoes melhores. Comecei

com frutas: maca, banana, mo rango, mirtilo, framboesa e melao. Tambem inclu protenas magras, como frango e atum, que agora estao entre os meus alimentos favoritos. Numa refeicao, tento comer mais das verduras e legumes e menos do prato principal. Percebi que comer alguma coisa saudavel entre as refeicoes me ajuda a comer menos no almoco e no jantar. Com o tempo, minha vontade de comer fastfood diminuiu.
Voce parou de comer fora? Nao, ainda saio para comer de vez em quando. Mas agora eu controlo a quantidade. Se a porcao servida e muito gran de, peco uma embalagem para viagem. Da, coloco metade da refeicao na embalagem antes de comecar a comer. Assim,

eu como uma quantidade ra zoavel e ao mesmo tempo nao me sinto mal por deixar sobrar comida no prato.
Que benefcios recebeu por ter feito essas mudancas? Perdi peso, tenho mais dis posicao e recuperei minha au toestima. O melhor de tudo e que me sinto feliz de saber que, por cuidar de minha saude, estou honrando o Deus que me deu o dom da vida. (Salmo 36:9) Eu achava que levar uma vida saudavel seria sem graca. Mas agora que comecei a comer direito, nao trocaria isso por nada no mundo!1
1 Despertai! nao recomenda nenhuma dieta especfica. Cabe a cada um avaliar cuidadosamente as opcoes e consultar um medico antes de tomar qualquer decisao sobre alimentacao. Evite dietas da moda que podem ser perigosas.

Um encontro inesquecvel

5 N A Planken-Kooij/YAY Micro/age fotostock

AFRICA

REPUBLICA CENTRO-AFRICANA

Parque Nacional de Dzanga-Ndoki 12

CORACAO da floresta equato rial da Republica Centro-Africana esconde uma joia da fauna vista por poucas pessoas. Apos uma via gem difcil de carro de 12 horas por trilhas acidentadas, chegamos ao Parque Nacional de Dzanga-Ndoki, uma reserva natural intacta no sudoeste do pas, entre Camaroes e a Republica do Congo. Nosso objetivo era conhecer um gorila-ocidental-das-terras-baixas chamado Makumba e sua famlia. Nossa guia, Bara, nos disse para ficar juntos e tomar cuidado com os elefantes, visto que passaramos por trilhas usadas todo dia por eles em busca de alimento. Mas os elefantes nao eram o unico perigo. Bara disse: Se um gorila avancar em sua dire cao, fiquem parados e olhem para o chao. Ele nao vai machuca-los; ape nas vai fazer muito barulho. Nao olhem nos olhos dele. Eu, pessoalmente, prefiro fechar os olhos. Nos e Bara fomos conduzidos por um rastreador experiente do povo BaAka, considerado um grupo pig meu por causa de suas caractersti cas fsicas, como a baixa estatura. Para nosso rastreador, o menor in dcio visual, cheiro ou som era suficiente para detectar a presenca dos animais mais sorrateiros da floresta. Cercados por enxames de abelhas

Um gorila-ocidental-das-terras-baixas pode ter ate 1,80 metro e pesar mais de 200 quilos

5 Juan Carlos Mu noz/age fotostock

A VIDA DO GORILA
Nossa guia explicou que o enorme e pesado gorila se alimenta apenas de brotos, galhos e folhas. Ele tambem come insetos e frutas da epoca e pode percorrer ate quatro quilo metros por dia em busca de alimento. A famlia pode dormir tanto no chao como em ninhos fei tos em arvores. O macho dominante e chamado de dorso-prateado, visto que o pelo em suas costas fica cinza com a idade. O dorso-prateado geralmente dorme no chao para proteger a fa mlia. Para ajudar os gorilas a se acostumar com os humanos, rastreadores mantem contato diario com eles por pelo menos cinco anos. Depois disso, podem-se levar turistas para conhecer os gorilas. O preco do ingresso do parque ajuda a cobrir os gastos com pesquisas e com a preser vacao dessa especie ameacada.
13

Tamanho real da mao de um gorila adulto. Coloque sua mao em cima. Ficou muito diferente?

14

Despertai! outubro de 2012

1. A escada esta na cena 3. 2. A teia de aranha esta na cena 2. 3. 152.000. 4. C.

RESPOSTAS DAS PAGINAS 30 E 31

irritantes, tentavamos acompanhar o passo do rastreador enquanto ele avancava mata adentro com facilidade. Logo nosso rastreador estava nos levando atraves da floresta virgem onde poucos ocidentais haviam pisado. De repente, ele parou e indicou com seus bracos uma grande area perto de nosso caminho. Vimos ali arbustos e grama esmagados onde gorilas jovens haviam brincado, bem como galhos quebrados e sem folhas sobras de um petisco. Nossa expectativa foi aumentando durante o percurso. Depois de uns tres quilometros, o rastreador diminuiu o passo. Para evitar assustar os gorilas, ele fez um estalo bem peculiar com a lngua. Podamos ouvir perto de nos grunhidos graves intercalados com o barulho de galhos quebrando. Bara sinalizou devagar para avancarmos. Com um dedo sobre a boca, in dicou que deveramos fazer silencio absoluto. Ela pediu que ficassemos agachados e apon tou para as arvores. A cerca de oito metros de distancia, ali estava ele: o gorila Makumba! O silencio havia substitudo os barulhos da floresta, e a unica coisa que conseguamos ouvir era o nosso coracao batendo. E claro que nossa preocupacao era se Makumba nos atacaria. Ele olhou em nossa direcao aparen temente sem fazer muito caso e nos recepcio-

nou com um bocejo. Nem e preciso dizer que ficamos muito aliviados! Apesar de o nome Makumba significar Veloz na lngua aca, o gorila Makumba es tava parado, comendo sem pressa seu cafe da manha durante todo o tempo que ficamos ali. Proximo de onde estavamos, dois gorilas jovens estavam brincando. Sopo, um filhote de 10 meses de olhos enormes, brincava per to de sua mae, Mopambi, que o puxava de volta com carinho sempre que sua curiosida de insaciavel o levava a tentar se afastar dela. O resto da famlia estava tirando folhas e ta` los de galhos ou se divertindo em grupos. As vezes, eles olhavam para nos, mas logo perdiam o interesse e voltavam a brincar. Apos uma hora, nosso tempo se esgotou. Parecia que Makumba tambem tinha percebido isso depois de dar um grunhido, ele se ergueu com seus bracos enormes e sumiu na floresta. Em poucos segundos, a famlia toda desapareceu. Embora o tempo que passamos com esses incrveis animais tivesse sido bem pouco, jamais nos esqueceremos desse encontro.

5 FLPA/Terry Whittaker/age fotostock

TEVE UM PROJETO?

Os sensores

do besouro
Incendios florestais afastam a maioria dos animais, mas atraem o besouro Mela nophila acuminata. Por que? Porque arvo res recem-queimadas sao o lugar ideal para ele depositar seus ovos. Alem disso, seus predadores fogem quando ha incendios, deixando os besouros livres para comer, acasalar e depositar ovos com segu ranca. Mas como e que eles conseguem localizar incendios florestais? Analise o seguinte: Perto de suas per nas medias, o besouro possui sensores chamados fossetas loreais, que detectam radiacao infravermelha vinda de um incen dio florestal. A radiacao gera calor nas fos setas loreais e direciona o besouro para as chamas. Mas esses besouros possuem outros sensores para detectar fogo. Quando suas arvores favoritas queimam, suas antenas detectam quantidades minusculas de cer tas substancias qumicas liberadas pelo fogo no ar. Segundo alguns pesquisadores, essas antenas detectoras de fumaca con seguem encontrar uma unica arvore fume gando a quase um quilometro de distancia. Em resultado da combinacao de suas habi lidades, parece que esses besouros detec tam e localizam incendios florestais a qua se 50 quilometros! Os pesquisadores estao estudando esse inseto para aprimorar equipamentos detec tores de radiacao infravermelha e fogo. Sensores infravermelhos tradicionais de alta resolucao precisam ser resfriados, en

Os receptores infravermelhos do besouro

tao o besouro pode ajudar a desenvolver sensores melhores que funcionam em temperatura ambiente. As antenas do besouro levaram engenheiros a projetar sistemas de deteccao de incendio mais sensveis e que conseguem distinguir subprodutos de incendios florestais de outras substancias qumicas. O modo incomparavel de o besouro detectar locais para depositar seus ovos deixa pesquisadores impressionados. Como esses besouros conseguem fazer isso?, pergunta E. Richard Hoebeke, especialista em besouros da Universidade Cornell, EUA. Pense no conhecimento limitadssimo que temos sobre insetos com mecanismos sen soriais incrivelmente sensveis e complexos! O que voce acha? Sera que a habilidade do besouro Melanophila acuminata de detectar incendios florestais e resultado da evolucao? Ou teve um projeto?
Foto do besouro: 5 Stephen Luk; receptores infravermelhos: 5 Volker Steger/Photo Researchers, Inc.

OS JOVENS PERGUNTAM

O que posso esperar do casamento? PARTE 2

NA PARTE 1 DESTA SERIE, consideramos alguns benefcios e desafios que voce pode esperar do casamento. NA PARTE 2, veremos por que voce deveria esperar o inesperado.

Espero que meu marido/minha esposa . . .

O
seja fisicamente atraente aumente minha autoestima tenha os mesmos objetivos que eu goste de fazer as mesmas coisas que eu para se divertir

Coloque um O ao lado das opcoes que se aplicam e depois as numere em ordem de importancia para voce.

16

Despertai! outubro de 2012

Se estiver pensando em se casar, nao ha nada de errado em ter as expectativas que voce escolheu. Voce talvez chegue a encon trar alguem que satisfaca a todas elas. Mas sejamos realistas: as pessoas mudam com o tempo bem como as circunstancias. Conclusao: Para ter um casamento bem sucedido, voce deve esperar o inesperado. A boa notcia: Algumas coisas inesperadas do casamento podem ser uma boa surpresa. Agora que nos casamos, consigo ver o senso de humor de Maria1 de um angulo que nao co nhecia totalmente na epoca do namoro. Por ter mos um conceito mais descontrado, os proble mas que surgem em nossa vida nao parecem tao ruins assim. Mark. A notcia nao tao boa assim. Alguns aspectos inesperados do casamento podem ser desagradaveis. Veja um exemplo.
1 Alguns nomes neste artigo foram mudados.

Imagine que voce e a pessoa com quem vai se casar querem ser missionarios em outro pas. Mas e se ela, depois do casamento, tiver um problema de saude grave que impeca voces de realizar esse desejo? Isso e bem pos svel, pois a Bblia diz que coisas ruins podem acontecer a qualquer um. (Eclesiastes 9:11, Holy BibleEasy-to-Read Version) Sem duvida, voce ficaria triste por causa da doenca e desapontado por nao conseguir atingir seu objetivo. No entanto, se surgisse uma cir cunstancia inesperada assim, voce precisaria apenas aceitar a realidade e se adaptar a ela. Afinal, voce se casou com uma pessoa nao com um objetivo. Conclusao: Como a Bblia diz, os que se casam terao certa medida de tribulacao. ` (1 Corntios 7:28) As vezes, essa tribulacao vem de uma fonte inesperada. Como se preparar para o inesperado? Se voce se casar, precisara de duas coisas.

O QUE OUTROS JOVENS DIZEM


` Sirvan As vezes, alguem que esta namorando prefere fechar os olhos quando percebe caractersticas preocupan tes na outra pessoa. Isso e perigoso. Quando voce se der conta, podera estar casado e infeliz, com a sensacao de que o unico modo de voltar a ser feliz e se divorciar daquela pessoa que antes era tao especial para voce.

Danielle Muitos se casam apenas porque acham que e isso que se espera deles antes de certa idade. Por outro lado, ja ouvi dizer que e melhor esperar, visto que os jovens mu dam bastante. Ate mesmo casais felizes dizem que gostariam de ter esperado um pouco mais.

1. UM CONCEITO REALISTA Por mais compatveis que voces dois se jam, voce deve esperar que nem sempre concordarao em tudo. nem sempre terao as mesmas prioridades. nem sempre gostarao de fazer as mesmas coisas. nem sempre se sentirao tao apaixonados como no incio. Situacoes como essas sao comuns. Mas elas so estragarao seu casamento se voce dei xar! Lembre-se de que a Bblia diz que o amor persevera em todas as coisas e nunca fa lha. 1 Corntios 13:4, 7, 8. Fato: No fim das contas, nao sao os proble mas que farao seu casamento dar certo ou fra cassar e o modo como voce lidara com eles. Colossenses 3:13. 2. COMPROMETIMENTO Se voces dois estiverem determinados a fi car juntos, nao importa o que aconteca, esta rao em melhores condicoes de superar pro blemas inesperados. Mateus 19:6. Alguns dizem que o comprometimento torna o casamento um fardo. Mas, na realidade, acontece o contrario. O comprometimento da estabilidade ao relacionamento. Quando surgirem problemas inesperados, voces pro curarao solucoes, nao a sada mais facil. Para criar um senso de comprometimento, voce precisara pensar no casamento de modo racional, nao sonhador. Para ajudar a entender a diferenca, tente o seguinte.

aviao para viajar de graca para qualquer lugar do mundo. Que destino escolheria? Por que?
1. Imagine que voce tem uma passagem de Destino: Motivo: paisagem cultura clima diversao outro

ida e voce tera de morar nesse destino para sempre. Desta vez, que destino escolheria se e que escolheria algum?
Destino: ou eu ficaria onde estou.

2. Agora, imagine que a passagem e so de

QUE TAL PERGUNTAR A SEUS PAIS?

Que situacoes inesperadas, boas ou ruins, surgiram quando voces eram recemcasados? Como posso me preparar para si tuacoes inesperadas se eu me casar?
18 Despertai! outubro de 2012

Nesse exerccio, e provavel que sua segunda escolha tenha sido diferente da primeira. Mesmo que tenha sido a mesma, voce deve ter pensado em aspectos diferentes na segunda escolha. Em vez de ter se imaginado como um turista relaxando numa praia ou caminhando nas montanhas, voce precisou se imaginar morando no local, pensando nos pros e contras do dia a dia ali. E assim que voce deve encarar o casamento. Afinal, com o tempo, as circunstancias po dem mudar. Sem duvida, voce e seu conjuge mudarao tambem. Se voce tera um casamen to feliz ou nao, muito dependera de sua habilidade de esperar o inesperado e saber como lidar com isso. Pergunte-se: Como lido com situacoes inesperadas agora, enquanto sou solteiro?
Encontre mais conselhos para adolescentes no site www.jw.org /pt.

O impacto das notcias em seus filhos

Minha filha de 11 anos nao gosta de ver noticiarios. Ela costuma ter pesadelos depois. Certa vez, ela assistiu a uma reportagem sobre um homem que decapitou um paren` te. A noite, sonhou que estava sendo decapitada. Quinn. Minha sobrinha de 6 anos viu reportagens sobre tornados em outras partes do pas. Ela ficou morrendo de medo nas semanas seguintes. Ela me ligava, certa de que um tornado estava vindo em sua direc ao e que iria morrer. Paige.

seus filhos ficaram assustados apos terem visto algo nos noticiarios e com medo de que alguma coisa parecida pudesse acontecer a eles ou a seus parentes e amigos. Por que? Um motivo e que as criancas in terpretam as notcias de modo diferente dos adultos. Por exemplo, algumas criancas pe quenas acham que uma tragedia exibida va rias vezes esteja realmente acontecendo varias vezes. Outro motivo e que notcias diarias de acontecimentos perturbadores podem distorcer o conceito das criancas sobre o mun do. E verdade que vivemos em tempos cr ticos, difceis de manejar. (2 Timoteo 3:1) Mas a exposicao repetida a notcias chocan tes pode deixar os filhos totalmente traumatizados. As criancas que assistem a muitos noticiarios tendem a exagerar a existencia de crimes e podem enxergar o mundo como um
Despertai! outubro de 2012 19

EUS filhos notici Segundo uma pesquisa, S40% arios?paisficam perturbados com osquase dos entrevistados disseram que

EDUQUE

PROTEJA

lugar mais perigoso do que ele e na realidade, comentou a Fundacao Kaiser Family. Se as notcias estao afetando seus filhos, o que voce pode fazer? Veja algumas sugestoes. Proteja-os. Determine a quantidade de notcias que seus filhos poderao ver, de acordo com a idade, maturidade e es trutura emocional deles. E claro que, em nossa era da informacao, os filhos estao a par dos acontecimentos atuais. Ate mesmo criancas bem novas talvez oucam ou vejam mais do que voce ima gina. Por isso, fique atento a qualquer sinal de medo ou ansiedade em seus filhos. ` Eduque-os. A medida que seus filhos ficam mais velhos, voce pode assistir aos noticiarios com eles, aproveitando a oportunidade para ensinar-lhes algu mas licoes. Destaque quaisquer aspec
20 Despertai! outubro de 2012

tos positivos da notcia por exemplo, esforcos de ajuda humanitaria presta da a vtimas de um desastre. Tranquilize-os. Quando um aconteci mento perturbador e noticiado, converse com seus filhos para descobrir o que eles acham. Eu e minha esposa aproveitamos para explicar a nosso filho, Nathaniel, o que ele ve nos no ticiarios. Tambem explicamos as pre caucoes que temos tomado para evitar que a mesma coisa aconteca conosco, conta um pai chamado Michael. Certa vez, quando Nathaniel viu num noti ciario cenas de uma casa desaparecendo em chamas, ele ficou com medo de que a nossa poderia ser a proxima. Para tranquiliza-lo, mostramos a ele todos os detectores de fumaca instalados em nossa casa. Agora ele sabe onde eles estao e por que estao ali. Isso o deixou mais tranquilo.

Criancas de 3 a 7 anos tem mais medo de historias de desastres naturais e acidentes. As de 8 a 12 anos tem mais medo de historias de crimes e violencia. Fundac ao Kaiser Family.

TRANQUILIZE
Tenha um conceito equilibrado. Pes-

quisadores descobriram que as pessoas tem a tendencia de julgar a probabilidade de algo acontecer com base na facilidade com que elas se lembram de exemplos dessa situacao. Por exemplo, se voce ouviu recentemente que uma crianca foi raptada, e provavel que sin ta um medo exagerado de isso aconte cer com o seu filho. E obvio que nao seria sensato minimizar os perigos. Mas especialistas dizem que as notcias podem nos fazer ter medo de si tuacoes que dificilmente aconteceriam conosco. Proverbios 22:3, 13. Quando os pais nao conseguem ter um conceito equilibrado das notcias, eles podem sentir um medo exagerado. O mesmo pode acontecer com os filhos. Por exemplo, em 2005, um menino de 11 anos se perdeu nas montanhas em Utah, Estados Unidos. Ele

tinha tanto medo de ser sequestrado que se escondeu da equipe de resgate por quatro dias. Quando finalmente foi resgatado, ele estava fraco e desidratado. Embora as chances de ser sequestrado fosse de 1 em 350 mil, o medo do menino o levou a correr o risco de passar fome em vez de aceitar ajuda. O que aprendemos? Certifique-se de que voce e seus filhos tenham um conceito equilibrado sobre as notcias. O ponto e que muitas calamidades es tao na mdia porque sao relativamente raras nao porque sao comuns. Criminalidade, violencia e desastres naturais sao realidades tragicas de nossos dias. Mas, como vimos neste artigo, seus esforcos em proteger seus fi lhos, educa-los, tranquiliza-los e ter um conceito equilibrado os ajudarao a li dar com notcias perturbadoras.
Despertai! outubro de 2012 21

O CONCEITO DA B IBLIA

Os astros influenciam sua vida?


Devo viajar hoje? Vou conseguir esse emprego?

Sera que ele me ama?

ro ja esta escrito e que os astros podem reve la-lo. Mas a Bblia diz o contrario. Segundo ela, Deus deixa as pessoas fazer escolhas, in dicando assim que elas tem certa medida de controle sobre o que acontecera em sua vida. Por exemplo, ele disse aos israelitas: Pus Os astros podem influenciar nosso futuro? diante de ti a vida e a morte, a bencao e a in vocacao do mal; e tens de escolher a vida para Algumas pessoas acreditam que nao pode mos fugir do destino. Elas dizem que o futu- ficar vivo, tu e tua descendencia. Deutero nomio 30:19. 1 A astrologia estuda o Sol, Lua, planetas e estrelas acrediCom essas palavras, Jeova Deus deixou tando que esses astros nos influenciam e podem nos ajudar a claro a seu povo que eles tinham uma grande conhecer a nos mesmos. UITAS pessoas buscam respostas a perguntas como essas na astrologia.1 Mas sera que os astros influenciam mesmo sua vida? Eles podem ajudar voce a saber o futu ro ou a se conhecer melhor? O que a Bblia diz?
22 Despertai! outubro de 2012

medida de controle sobre seu futuro. Se obedecessem aos seus mandamentos, seriam abencoados. Se desobedecessem, colheriam tragicas consequencias. Pergunte-se: Se o futuro de cada israeli ta ja estivesse escrito nas estrelas, faria sentido que Deus os aconselhasse a escolher a vida? Seria justo eles terem de prestar contas a Deus por acoes sobre as quais nao tinham nenhum controle? A licao da Bblia e clara: o rumo da nos sa vida depende das escolhas que fazemos nao das estrelas. Galatas 6:7. A maioria dos astrologos diz nao acreditar no destino. Um deles comentou: Nos con trolamos nosso proprio destino, mas a data de nosso nascimento tem uma influencia em nossa personalidade. Muitas pessoas tem um conceito parecido. Para elas, visto que os astros exercem uma influencia fsica na Ter ra, por que nao teriam tambem uma influen cia metafsica? O que a Bblia indica? A Bblia nao e um livro cientfico que explica em detalhes aspectos do corpo humano e do Universo. Mas ela explica o objetivo de Jeova ter criado os corpos celestes. Em Genesis 1:14, 15, Deus disse: Que haja luzes no ceu para separarem o dia da noite e para mar carem . . . as estacoes . . . [e] para ilumina rem a terra. Bblia na Linguagem de Hoje. Pergunte-se: Se Deus tivesse projetado os astros para influenciar nossa personalidade, ele nao teria nos informado disso? O que podemos concluir? Que os astros sao parte da criacao de Deus, mas nao in fluenciam nossa personalidade.
Uma fonte mais confiavel E bom querer saber sobre o nosso futuro e conhecer melhor a nos mesmos, mas existe uma fonte de orientacoes mais confiavel do que os astros. Os astros podem influenciar nossa personalidade?

A Bblia descreve Jeova Deus como Aque le que desde o princ pio conta o final. (Isaas 46:10) Ele tem um proposito, e o rea lizara sem falta. (Isaas 55:10, 11) Podemos aprender sobre o proposito de Deus lendo a Bblia. Esse antigo livro sagrado tambem ex plica por que sofremos e como Deus acabara com as condicoes que afligem a humanidade hoje.1 2 Pedro 3:13; Revelacao (Apocalip se) 21:1-4. Se voce quer conhecer melhor a si mes mo e melhorar sua personalidade, a Bblia e a melhor fonte de orientacao. Por que? Porque ela nos ajuda a fazer uma avaliacao since ra de nos mesmos. Por exemplo, ela diz que Jeova Deus e misericordioso, vagaroso em irar-se e esta pronto a perdoar. (Exodo 34:6; Salmo 86:5) Mas sera que nos somos assim? A Bblia pode expor nossos pensamentos equivocados e nos ajudar a ver onde podemos melhorar. Assim, nao precisamos recorrer aos astros para saber sobre o nosso futuro e conhecer a ` nos mesmos. E melhor recorrer a Bblia, que e inspirada por Deus e proveitosa para ensinar, para repreender, para endireitar as coi sas. 2 Timoteo 3:16, 17.
1 Para mais informacoes sobre o proposito de Deus, veja o captulo 3 do livro O Que a Bblia Realmente Ensina?, publica do pelas Testemunhas de Jeova.

JA SE PERGUNTOU?

Por que Deus criou os astros?


Genesis 1:14, 15.

Como voce pode fazer uma avaliacao mais realista de sua personalidade?
Hebreus 4:12.

Como voce pode saber ao certo o que o futuro trara? Isaas 46:10.

Desempenhem bem o papel de pais


Voce se lembra da primeira vez que segurou seu bebe recem-nascido?
Pouco tempo depois talvez tenha se sentido assustado so de pensar nos desafios que enfrentaria para criar seu ` filho nos muitos anos a frente. Voce logo sentiu o peso dessa responsabilidade em seus ombros.

EMPRE foi desafiador criar filhos, mas hoje e mais ain da. Por que? Porque o mundo esta mais complicado do que na epoca em que voce era crianca. Alguns dos desafios morais que os filhos enfrentam ao usar a internet, por exemplo nem se quer existiam algumas decadas atras. Como voce pode ajudar seu filho a nao cair nas armadilhas morais de nosso mundo moder no? Seguem tres sugestoes.

crescem, os filhos sao bombardeados por informa coes falsas sobre moralidade algumas vindas de seus colegas e a maior parte vinda da mdia. Es sas mas influencias ficam mais evidentes quando os fi lhos entram na adolescencia. Mas pesquisas mostram que, quando se trata de tomar decisoes importantes na vida, muitos adolescentes valorizam mais o ponto de vista dos pais do que o de seus colegas. O que voce pode fazer. Os pais no Israel antigo eram incentivados a conversar com os filhos frequentemente para ensinar-lhes bons valores. (Deuteronomio 6:6, 7) Faca o mesmo. Por exemplo, se voce segue os padroes morais da Bblia, diga a seu filho por que voce acha que fazer isso e a melhor maneira de viver.

` Deixe claro quais sao seus valores. A medida que

24

Despertai! outubro de 2012

blia diz: O que o homem semear, isso tambem ceifa ra. (Galatas 6:7) O princpio de causa e efeito pode ser observado em praticamente todos os aspectos da vida. Pense na sua infancia. Sem duvida, as licoes mais mar cantes que voce aprendeu foram aquelas em que teve de arcar com as consequencias de suas acoes. O que voce pode fazer. Usando exemplos reais, explique como pessoas que fizeram coisas erradas foram prejudicadas e como as que fizeram coisas certas foram beneficiadas. (Lu cas 17:31, 32; Hebreus 13:7) Alem disso, nao proteja seu filho das consequencias dos erros dele. Por exemplo, imagine que ele quebrou um brinquedo de outro menino por falta de cui dado. Voce poderia exigir que ele desse um de seus brinquedos para o outro menino. Seu filho se lembrara por um bom tempo dessa licao sobre respeitar o que e dos outros. Ajude seu filho a desenvolver um bom carater. Um pro verbio bblico diz: A crianca mostra o que e pelo que faz; pelos seus atos a gente pode saber se ela e honesta e boa. (Proverbios 20:11, Bblia na Linguagem ` de Hoje) A medida que crescem, as criancas desenvolvem um padrao de comportamento que define quem elas sao. In felizmente, algumas ficam conhecidas por mas qualidades. (Salmo 58:3) Mas outras criam uma reputacao elogiavel. Por exemplo, numa carta a uma congregacao, o apostolo Paulo es creveu sobre o jovem adulto Timoteo: Nao tenho a nenhum ` outro de disposicao igual a dele, que cuidara genuinamente das coisas referentes a vos. Filipenses 2:20. O que voc e pode fazer. Alem de enfatizar as consequencias, conforme ja considerado, ajude seu filho a pensar nas qualidades pelas quais ele quer ser conhecido. Quando se deparam com desafios, os jovens podem aprender a tomar boas deci soes por se fazer as seguintes perguntas: Que tipo de pessoa quero ser? Colossenses 3:10. O que uma pessoa assim faria nesta situacao? Prover bios 10:1. A Bblia contem muitos exemplos reais de homens e mu lheres cujas acoes os definiram como bons ou maus. (1 Co rntios 10:11; Tiago 5:10, 11) Use esses exemplos para ajudar seu filho a desenvolver um bom carater. As publicacoes das Testemunhas de Jeova podem ajudar voce a ver como por em pratica os princpios da Bblia em sua famlia e como ajudar seus filhos a fazer o mesmo.

Ajude seu filho a saber que havera consequencias. A B-

Para ajudar sua famlia


Para criancas: Meu Livro de Historias Bblicas
Meu Livro de HISTORIAS

BIBLICAS

Para pre-adolescentes:
Aprenda do Grande Instrutor

GRANDE INSTRUTOR

APRENDA DO

Para adolescentes:
Os Jovens Perguntam Respostas Praticas, Volumes 1 e 2

jovens perguntam
respostas praticas
VOLUME 1

Os

jovens perguntam
respostas praticas
VOLUME 2

Os

Para adultos:
O Segredo de Uma Famlia Feliz
O Segredo de Uma FAMILIA

FELIZ

A BIBLIA UM LIVRO DE PROFECIAS EXATAS

PARTE

Esta serie de oito partes da Despertai! esta analisando um aspecto impressionante da Bblia: suas profecias, ou predicoes do futuro. Os artigos ajudarao voce a responder ` as seguintes perguntas: sera que as profecias bblicas sao invencoes de humanos inteligentes? Como saber se elas foram realmente inspiradas por Deus? Analise algumas evidencias.

Ultimos dias
IVEMOS em tempos difceis. No mundo todo, sao muito comuns as notcias de ca lamidades e disturbios sociais. Essa situacao tem algum significado especial? Quase 2 mil anos atras, a Bblia predisse que os problemas do mundo atingiriam seu clmax na terminacao do sistema de coisas. (Mateus 24:3) Essa expressao nao se refere ao fim do mundo que muitas pessoas temem. Na verdade, a Bblia descreve um padrao de eventos e atitudes, ou um sinal, que ocorre ria durante um perodo chamado de ultimos dias. (2 Timoteo 3:1) Jesus disse a seus seguidores que, quando vissem estas coisas ocor rer, em breve haveria alvio. (Lucas 21:31) Considere algumas profecias que tornam nos sos dias uma epoca especial. Profecia 1: Nacao se levantara contra nacao. Mateus 24:7.

Cumprimento: Nos primeiros anos do seculo 20, muitos imaginavam que o mundo continuaria em paz. A Primeira Guerra Mundial chocou o mundo e marcou o incio de uma era de guerras sem precedentes. Conforme predi to no livro bblico de Revelacao (Apocalipse), a paz seria tirada da terra, para que as pes` soas se matassem umas as outras. Revela cao 6:4. O que os fatos revelam: O estouro da Primeira Guerra Mundial em 1914 ainda parece marcar o fim de uma era e o comeco de outra. The Origins of the First World War (Origens da Primeira Guerra Mundial), publicado em 1992. Embora a quantidade catastrofica de mortos na Primeira Guerra Mundial nao pos sa ser calculada com precisao, certa enciclo pedia sugere o numero de 8,5 milhoes de mortes apenas de soldados.

26

Despertai! outubro de 2012

A Segunda Guerra Mundial foi muito mais mortfera, matando de 35 milhoes a 60 milhoes de soldados e civis. Desde o fim da Segunda Guerra Mun dial ate 2010, houve 246 conflitos armados em 151 lugares no mundo todo. Profecia 2: Havera fome. Mateus 24:7, Bblia Facil de Ler.

ano, causando em media 19.547 mortes. Nos dez anos antes de 2012, a media foi de 28 desastres ssmicos por ano, matando em media 67.954 pessoas. Profecia 4: Havera . . . epidemias em varios lugares. Lucas 21:11, BFL.

Cumprimento: A fome causou mais de 70 milhoes de mortes no seculo 20 e continua a ser um problema mundial. O que os fatos revelam: Segundo as Nacoes Unidas, a fome e o ` maior risco do mundo a saude, e 1 em 7 pes soas no mundo nao tem alimento suficiente. As diversas carencias de oferta de ali mento nao resultam de uma unica falha, determinada pelo clima, mas resultam de qua tro tendencias crticas de longo prazo: rapido crescimento populacional, perda da camada superior do solo, propagacao da escassez de agua e elevacao das temperaturas. Scientif ic American Brasil. Profecia 3: Havera grandes terremotos. Lucas 21:11.

Cumprimento: Visto que mais pessoas mo ram em areas de risco, o numero de mortes e pessoas afetadas pelos terremotos aumentou drasticamente. O que os fatos revelam: O relatorio World Disasters Report 2010 diz: De todos os grandes desastres, os abalos ssmicos mataram o maior numero de pessoas nos anos recentes. Segundo registros, de 1970 a 2001, hou ve uma media de 19 desastres ssmicos1 por
1 O Centro de Pesquisa sobre a Epidemiologia dos Desastres define um desastre ssmico como um terremoto que pro voca pelo menos uma das seguintes consequencias: dez ou mais pessoas mortas, cem ou mais pessoas afetadas, a declara cao de um estado de emergencia ou a solicitacao de ajuda in ternacional.

Cumprimento: Apesar dos avancos na medi cina, milhoes de pessoas ainda morrem todo ano de doencas infecciosas. Viagens interna cionais e a crescente populacao urbana mun dial aumentam a probabilidade de surtos de doencas se espalharem com rapidez. O que os fatos revelam: Calcula-se que a varola matou de 300 mi lhoes a 500 milhoes de pessoas no seculo 20. O Instituto Worldwatch relata que, nas ultimas tres decadas, mais de 30 doencas anteriormente desconhecidas, como o ebola, HIV, hantavrus e Sars surgiram como novas ameacas. A Organizacao Mundial da Saude aler tou sobre o aumento de germes resistentes a medicamentos, dizendo: O mundo caminha em direcao a uma era pos-antibiotica na qual muitas infeccoes comuns nao terao cura e, mais uma vez, matarao sem parar. ` Profecia 5: As pessoas trairao umas as outras e o amor da maioria se esfriara. Mateus 24:10, 12. Cumprimento: Genocdios alimentados por odio causaram milhoes de mortes. Em muitos pases, crimes e conflitos armados resultaram em ciclos de crescente medo e violencia. O que os fatos revelam: O regime nazista matou seis milhoes de judeus e milhoes de outras pessoas. Referin` do-se a reacao de cidadaos comuns, o autor Zygmunt Bauman comentou: A dizimacao em massa foi acompanhada nao de comocao emocional, mas de um silencio absoluto de indiferenca.

Despertai! outubro de 2012

27

Segundo o BBC News, calcula-se que cerca de 800 mil tutsis, incluindo hutus mo derados, foram mortos num perodo de poucos meses. Certo pesquisador acredita que 200 mil pessoas participaram nesse assassinato em massa. Todo ano, mais de 740 mil pessoas morrem em resultado de crimes e conflitos armados. Profecia 6: Os homens serao amantes de si mesmos, amantes do dinheiro, . . . sem afeicao natural. 2 Timoteo 3:2, 3. Cumprimento: Nossos dias sao marcados por ganancia e falta de compostura moral. Isso tem fomentado muitos problemas sociais. O que os fatos revelam: Segundo um relatorio da Unicef do Reino Unido sobre bem-estar infantil, parece que pais e filhos no Reino Unido estao presos num ciclo de consumismo compulsivo. Fa mlias compram coisas numa tentativa de compensar os problemas de relacionamento e a inseguranca social. Calcula-se que 275 milhoes de criancas ` no mundo todo sao expostas a violencia domestica. So nos Estados Unidos, acredita-se que mais de 500 mil idosos sao vtimas de abuso ou negligencia todo ano. Centros de Con trole e Prevencao de Doencas. Profecia 7: Estas boas novas do reino serao pregadas em toda a terra habitada. Mateus 24:14. Cumprimento: A Bblia ensina que o Reino de Deus e um governo real localizado no ceu, cujo Rei e Jesus. Esse Reino celestial esmiu cara e pora termo a todos [os governos huma nos], e ele mesmo ficara estabelecido por tempos indefinidos. Daniel 2:44.

O Reino de Deus o que ele e e o que fa ra e a mensagem central ensinada pelas Testemunhas de Jeova no mundo inteiro. O que os fatos revelam: As Testemunhas de Jeova, que hoje sao mais de 7 milhoes em mais de 230 pases, ensinam as pessoas sobre o Reino de Deus. As Testemunhas de Jeova ja publicaram informacoes bblicas nas versoes impressa e on-line em mais de 500 idiomas. Apos analisar as evidencias, milhoes de ` pessoas chegaram a conclusao de que o sinal dos ultimos dias, conforme descrito na Bblia, esta acontecendo em nossos dias. Como os primeiros seis artigos desta serie mostraram, a Historia prova que a Bblia e realmente um livro de profecias exatas. Voce tambem pode ter certeza de que as coisas preditas na Bblia acontecerao. Essas profecias afetarao voce, pois Deus promete acabar com esses traumaticos ultimos dias. Os ultimos dois artigos desta serie explicarao como os ultimos dias terminarao e descreve rao o futuro maravilhoso que a Terra e a humanidade podem aguardar.
O sinal e seu futuro

Cumprindo Mateus 24:14, as Testemunhas de Jeova pregam as boas novas do Reino de Deus

OBSERVANDO O MUNDO

O estresse da vida urbana


Pesquisas indicam que pessoas que moram em cida des grandes reagem com mais violencia ao estresse do que as que moram em cidades pequenas, disse a revis ta polonesa Przekroj. Cidades sao lugares de exposi cao a uma quantidade excessiva de estmulos, explicou o psicoterapeuta Mieczysaw Jaskulski, do Laboratorio Psicoeducacional de Varsovia. O risco de ter ataques de ansiedade e 21% maior para quem mora em cidades do que para quem mora no interior. Quando se trata de transtornos de humor, o risco e 39% maior. O que se pode fazer? Nao se aborreca com coisas que estao fora do seu controle, deixe as preocupacoes do trabalho no trabalho, faca uma caminhada e nao tenha re ceio de tirar ferias, sugeriu a revista.

Quase metade dos casos de cancer diagnosticados todo ano no [Reino Unido] mais de 130 mil, ao total e consefumo, consumo de alcool e ali mentacao errada. BBC NEWS,

quencia de escolhas pes soais evitaveis, incluindo o


GRA-BRETANHA.

O enorme e cada vez mais sofisticado trafico de partes do corpo de animais selvagens cometido pelo crime organizado

Depois de ser usuario por tres anos na maior rede social do mundo, um estudante de direito austraco quis descobrir quanta informacao a seu respeito ha via sido armazenada. O Facebook lhe enviou um CD com 1.222 paginas de dados. Segundo o jornal Der Tagesspiegel, o estudante disse: Tudo havia sido arma zenado cada mensagem e todo o historico de batepapo, incluindo informacoes confidenciais sobre ami gos. Havia informacoes que ele tinha certeza de ter apagado!

Quanta informacao fica armazenada no Facebook?

[esta] dizimando as especies mais queridas do mundo . . . numa escala nun-

ca observada. SOCIEDADE PARA A CONSERVACAO DA VIDA SELVAGEM, EUA. Pessoas que passam uma media de seis horas por dia vendo TV podem esperar viver 4,8 anos menos do que as que nao veem TV. Em outras palavras, `

MEDICINE, GRA-BRETANHA.

cada hora em frente a TV reduz cerca de 22 minutos da expectativa de vida de um adulto seden tario. BRITISH JOURNAL OF SPORTS

sndrome de Down decidem fazer um aborto.


DER TAGESSPIEGEL, ALEMANHA.

Na Alemanha, mais de 90% das mulheres gravidas de bebes diagnosticados com

Despertai! outubro de 2012

29

PARA CONSIDERAR EM FAM ILIA

O QUE PODEMOS APRENDER DE . . .

Noe?

J A SE PERGUNTOU POR QUE E T AO IM POR TA NTE OBEDEC ER A DEUS? DEUS DISSE A NOE: FAZE GENESIS 6:14

Pinte as figuras. Leia os textos bblicos, resuma o que esta acontecendo e complete os dialogos em branco. Encontre os itens escondidos: (1) uma escada e (2) uma teia de aranha. As respostas de PARA CONSIDERAR EM FAMILIA estao na pagina 14.

DEUS DEU INSTRUCOES DETALHADAS. GENESIS 6:15, 16 GENESIS 6:19, 20

GENESIS 6:22 NOE

Por que foi importante Noe ter obedecido a Deus? PISTA: Jeremias 7:23; 2 Pedro 2:5. O que ajudara voce a obedecer a Deus? PISTA: 1 Cronicas 28:9; Isaas 48:17, 18; 1 Joao 5:3. O que voce aprendeu desse relato? O que voce acha? Para obedecer a Deus, a quem mais voce deve ser obediente? PISTA: Efesios 6:1-3; Hebreus 13:7, 17.
Para imprimir copias de Para Considerar em Famlia, acesse o site www.jw.org /pt.

GENESIS 7:17, 23

Colecione e Aprenda
Ultimo livro da Bblia e escrito 98 EC

Recorte, dobre no meio e guarde


MEDIA

Jerusalem

Susa

PERSIA

1 EC

NEEMIAS

Viveu por volta de 450 AEC Adao e criado

N E E M I A S
PERFIL Ele se ausentou temporariamente de seu trabalho importante a fim de fazer a obra de Jeova. Como governante dos judeus, Neemias tomou a dianteira na re construcao dos muros de Jerusalem, que levou apenas 52 dias. (Neemias 6:15) Seu exemplo de coragem e oracao nos ensina a confiar em Jeova em qualquer situacao. Neemias 2:3-8. RESPOS TAS A. copeiro, Artaxerxes. Neemias 1:11; 2:1. B. Jah Consola. C. . . . para o bem. Neemias 13:31.

Povos e Pases
3. Somos Taonga e Mwelwa. Temos 6 e 8 anos e mora mos em Zambia. Mais ou menos quantas Testemunhas de Jeova vivem em Zambia? Sao 90.000, 152.000 ou 196.000? 4. Faca um crculo no ponto que mostra onde nos mo ramos. Faca um ponto onde voce mora e veja se esta perto ou longe de Zambia.

Para as Criancas
Consegue encontrar estas figuras nesta revista? Descreva em suas proprias palavras o que esta acontecendo em cada figura.
A D B C

4026 AEC

22

PERGUNTAS A. Neemias serviu como para o rei persa . B. O que o nome Neemias significa? C. Ele orou: Lembra-te deveras de mim, o meu Deus, .

C A RT AO B IBLICO

Despertai! outubro de 2012

31

Para ajudar voce a se sair bem na escola


Como posso lidar com o estresse na escola? Como posso melhorar minhas notas? Como posso me dar bem com um professor complicado? Como alcancar meus alvos? Esses sao apenas alguns dos assuntos considerados em Os Jovens Perguntam Respostas Praticas, Volumes 1 e 2. Nesses livros, voce tambem encontrara conse lhos bblicos sobre amizades, sentimentos e relacionamentos com pessoas do sexo oposto. Para solicitar os livros, preencha o cupom abaixo e o envie pelo correio para um dos ende recos alistados na pagina 5 desta revista.

Q Sem compromisso, solicito o livro Os Jovens Perguntam, Volume 1. Q Sem compromisso, solicito o livro Os Jovens Perguntam, Volume 2. Q Peco informac oes sobre seus cursos bblicos gratuitos, em domiclio.

Nome

Endereco

(Rua, numero e bairro)

Cidade Estado

CEP

www.jw.org/pt

g12 10-T

Anda mungkin juga menyukai