Anda di halaman 1dari 13

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAR INSTITUTO DE CINCIAS EXATAS E NATURAIS CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMTICA ALUNO: ANTONIO CARLOS M. AMORAS JUNIOR.

06039001601

ESTGIO SUPERVISIONADO IV

Trabalho de concluso da disciplina Estgio Supervisionado IV, referente pesquisa (Professor-Pesquisador) realizada em uma escola pblica estadual localizada no bairro

do Guam, em Belm, Par. Professores


Orientadores: Maria Jos de Freitas

Mendes e Lnio Fernandes Levy.

Belm-Pa 2011

Introduo O presente documento um relatrio que se constitui em requisito para a concluso da disciplina Estgio IV, que foi realizada sob a orientao dos professores Maria Jos de Freitas Mendes e Lnio Fernandes Levy. Refere-se a uma pesquisa (nos moldes do iderio do professor pesquisador) levada a efeito em uma escola pblica estadual localizada no Bairro do Guam, em Belm, Par, no perodo de agosto a dezembro de 2011. Apresentamos uma questo da pesquisa (Por que ensinar Funes com auxilio do Geogebra?) com a perspectiva de que fosse respondida ao final da investigao de modo satisfatrio. Com o intuito de incrementar o mtodo de ensino e de aprendizagem nas escolas pblicas, uma das alternativas a insero da Informtica como ferramenta de apoio para o professor e para o aluno, desde que trabalhada de maneira adequada, baseada em diretrizes do Governo Federal como os PCN (Parmetros Curriculares Nacionais). O Geogebra, que um programa livre (gratuito) de Geometria Dinmica, foi escolhido para tal estudo como uma ferramenta a ser inserida no processo de ensino e de aprendizagem do assunto Funes (o qual integra lgebra e Geometria Plana), possibilitando a explorao dos conceitos atravs de ambientes dinmicos e interativos.

Objetivos: Tivemos o intuito de: 1. Apresentar o programa Geogebra e suas vantagens de utilizao no Ensino

Mdio como ferramenta de interao (durante o estudo de Funes) entre lgebra e Geometria; 2. Proporcionar ao aluno uma aula descontrada e interessante do ponto de vista

didtico.

Justificativas e Fundamentao Terica: Sabamos e sabemos da dificuldade que os alunos, de um modo geral, possuem quando se trata do ensino e da aprendizagem de Matemtica. Pensando-se nisso, foram criadas novas formas de ensino e de aprendizagem, as quais podem ser utilizadas em escolas pblicas. Nesse sentido, o Geogebra demonstra tanto a representao geomtrica quanto a representao algbrica, mostrando as equaes de retas e de outros objetos geomtricos em estudo. Ns nos preparamos de acordo com o planejamento (cronograma) para usar essa ferramenta e, assim, conseguimos explorar diversos conceitos, desde os mais simples at os mais complexos, apresentando-os de maneira atraente e criativa, despertando interesse do aluno pelo contedo. O aprendiz pode experimentar e conjecturar. A Geometria Dinmica confirma uma nova abordagem do aprendizado geomtrico, em que as conjecturas so feitas a partir da experimentao. Desse modo, podemos introduzir o conceito dos objetos matemticos a partir do retorno grfico oferecido pelo programa de Geometria Dinmica, surgindo naturalmente da o processo de argumentao e deduo (Gravina, 1996).

Na viso de Cruz:
(...) Ambiente dinmico e interativo o ambiente computacional que permite que os alunos construam e realizem investigaes sobre propriedades e conceitos matemticos, manipulando o objeto e seus elementos dinamicamente, na tela do computador, e identifiquem especialmente as caractersticas das figuras geomtricas (CRUZ, 2005, p. 16).

Segundo Borba (1999), no contexto da Educao Matemtica, os ambientes de aprendizagem gerados por aplicativos informticos podem dinamizar os contedos curriculares e potencializar o processo de ensino e da aprendizagem voltados para a Experimentao Matemtica com possibilidades do surgimento de novos conceitos e novas teorias matemticas.

Os pesquisadores apontam para a necessidade de o computador ser utilizado em escolas como ferramenta pedaggica. Contudo, preciso que o professor esteja em processo de constante atualizao, relacionado a questes desse tipo, para que ele possa de uma forma simples, clara e objetiva, ensinar seus alunos.

Procedimentos adotados: Aplicamos dois questionrios aos alunos (nossos sujeitos de pesquisa): (i) um pr-investigatrio (para que pudssemos avaliar seus conhecimentos matemticos prvios e seu grau de motivao preliminar); e (ii) outro (ps-investigatrio) ao final de nossas intervenes didtico-investigativas, tendo em vista a verificao de possveis mudanas em idias e em comportamentos discentes nesse meio-tempo. Alm disso, fizemos o uso de dilogos e de observaes/percepes participativas (cujos frutos foram anotados em um dirio de bordo) que perpassaram todo o nosso processo de docncia-pesquisa.

A seguir consta o cronograma formulado de acordo com o tempo disponvel para o sucesso do Trabalho.

Ago. Questionrios Observaes participativas e dilogos com a turma Funes (lgebra e Geometria Plana): definies e propriedades Aplicao do Geogebra no estudo de Funes (lgebra e Geometria Plana) Anlise dos dados, elaborao das concluses e apresentao dos resultados (entrega de um relatrio escrito)

Set. x x x

Out.

Nov.

Dez. x

x x x

x x

As atividades na escola: Primeiramente, nosso estgio estava definido para ser realizado em uma escola pblica estadual localizada no bairro da Terra Firme, em Belm, Par. Contudo, em funo da greve deflagrada pelos docentes da rede pblica estadual, tivemos que transferir nossas atividades para outra escola (da mesma rede), cuja diretora sensibilizou-se com o nosso intento investigativo e convocou as respectivas turmas de primeiro e de segundo anos do Ensino Mdio a fim de que pudssemos nelas trabalhar. Tal escola localiza-se no Bairro Guam, tambm na cidade de Belm, Par. Ainda assim, tivemos que nos adequar aos horrios disponveis. No entanto, depois de todos os ajustes, o estgio pde prosseguir normalmente. Em nosso primeiro dia na nova escola, fomos apresentados turma onde iramos realizar a pesquisa docente. Explicamos aos alunos alguns aspectos acerca de nosso projeto de investigao. A recepo foi um pouco reservada / retrada por parte dos estudantes, o que natural do ser humano. Nosso modo de ensino em sala de aula j estava estabelecido. Um estagirio explicava o assunto, e o outro resolvia exerccios (e vice-versa). Quando um estava diante do quadro, o outro, diversas vezes, ia de carteira em carteira tentar auxiliar os estudantes. Nosso objetivo, assim, era o de alcanar a maior quantidade possvel de jovens. E, claro, existiam momentos em que eu (Amoras) ou o outro estagirio (Helton) pedamos a ateno dos alunos, pois eles, com frequncia, faziam brincadeiras, tirando a ateno dos que estavam interessados em assistir aula. Em relao ao questionrio que foi aplicado aos alunos, obtivemos algumas respostas curiosas, umas com pouco contedo e outras que j havamos imaginado como seriam. Ainda falando da atividade desenvolvida em sala de aula. Antes de chegarmos ao nosso ponto principal de trabalho, a utilizao do Geogebra, como ferramenta de interao, foi necessrio fazer uma introduo terica do assunto Funes. Ento, ao longo das aulas fomos explicando e promovendo exerccios, sem perder a ateno ao aluno, sempre observando em sua atitude, gestos, comportamentos, conjecturas, etc.

Em um momento prosseguimos ao assunto que o professor da turma havia parado, conjuntos. Ento, a partir dai que nossa pesquisa deu inicio, explicando relao de pertinncia, incluses e os tipos de conjuntos, as formas de express-lo e o diagrama de um conjunto. E, claro com diversos exerccios complementando a aula, posteriormente enunciamos as definies de produto cartesiano, relao e finalmente a definio de funo. No trmino do ltimo assunto que antecedia o de funes avisamos aos alunos que a prxima aula seria na sala de informtica. A maioria deles gostou e at ficaram na expectativa de uma aula diferente, como prometemos. Ao abordar funes, podemos ento iniciar as aulas no laboratrio de informtica. Com nfase ao Geogebra, mostrando suas funcionalidades e de modo um pouco discreto falamos da relao existente entre lgebra e Geometria. Mostrando diretamente no Programa, em sua caixa de entrada a expresso, a forma Algbrica e na janela de visualizao o grfico, a forma geomtrica. Citaremos agora, as perguntas dos questionrios pr-investigativo (Questionrio I, realizado no dia 03/10/2011) e ps-investigativo (Questionrio II, realizado no dia 19/12/2011), contendo algumas respostas na ntegra, dadas pelos alunos. Faremos as comparaes na ordem em que foram aplicados os questionrios.

A aluna 1 respondeu o seguinte: Questionrio I 1) Escreva o que voc acha da disciplina Matemtica. R: A Matemtica hoje em dia est presente em quase tudo que fazemos. Eu acho importante, mas um pouco complicada. 2) Voc acredita que exista ou que possa existir relaes entre lgebra e Geometria? Comente a sua resposta. R: Sim.

3) O que voc pensa a respeito da Informtica? Explique. R: A informtica uma ferramenta essencial e que contribuem, para o nosso crescimento, porque a informtica nos ajuda na rea do trabalho a ser mais rpido. Mas, Eu acho que as pessoas esto parando mais de ler, porque o computador oferece tudo que estamos buscando. 4) Voc j estudou Matemtica usando o computador? Comente a sua resposta. R: No, em minha opinio estudando Matemtica usando o computador, no ajuda para o nosso desenvolvimento mental. 5) Qual a sua opinio em relao ao seu desempenho nas matrias, principalmente em Matemtica? R: Eu tento me esforar, fazer o melhor. 6) Que mtodos, procedimentos ou estratgias voc adota para estudar Matemtica em casa? Comente a respeito. R: Todos os dias tento estudar Matemtica em casa pelo menos 30 minutos. 7) Voc possui algum auxilio de sua famlia nos exerccios escolares? Explique. R: No. 8) Faa um pequeno histrico de suas atividades do cotidiano. R: Trabalho, estudo, fao cursos e aos finais de semana, estudo um pouco.

Questionrio II 1) Escreva o que voc acha da disciplina Matemtica. R: Na minha opinio a Matemtica importante, mas as vezes ela um pouco complicada.

2) Voc acredita que exista relao entre lgebra e Geometria? Comente a sua resposta. R: No! Se existir eu ainda no sei ou no estou lembrada. 3) Comente como foi a experincia de poder usar o computador para estudar Matemtica. R: Eu achei interessante e muito bom. 4) Faa aqui um pequeno comentrio sobre o que voc achou de nossas aulas. R: As aulas foram boas, importante e interessante, porm tem alguns alunos que ficam na baguna na hora da explicao, faltou um pouco de disciplina.

O aluno 2 respondeu o seguinte: Questionrio I 1) Escreva o que voc acha da disciplina Matemtica. R: Matemtica uma disciplina difcil para mim. 2) Voc acredita que exista ou que possa existir relaes entre lgebra e Geometria? Comente a sua resposta. R: Sim, porque a Matemtica muito ampla. 3) O que voc pensa a respeito da Informtica? Explique. R: A informtica um centro de informaes muito poderoso. 4) Voc j estudou Matemtica usando o computador? Comente a sua resposta. R: No. 5) Qual a sua opinio em relao ao seu desempenho nas matrias, principalmente em Matemtica? R: Eu acredito que meu desempenho nas matrias bom, mas em Matemtica ruim.

6) Que mtodos, procedimentos ou estratgias voc adota para estudar Matemtica em casa? Comente a respeito. R: Eu nunca estudei Matemtica em casa. 7) Voc possui algum auxilio de sua famlia nos exerccios escolares? Explique. R: Sim, o meu pai bom em Matemtica. 8) Faa um pequeno histrico de suas atividades do cotidiano. R: Pela manh eu estudo, a tarde eu vou para a Escola, a noite fico no computador e depois eu durmo.

Questionrio II 1) Escreva o que voc acha da disciplina Matemtica. R: Acho legal, mas ao mesmo tempo complicado. 2) Voc acredita que exista relao entre lgebra e Geometria? Comente a sua resposta. R: Acredito que sim porque nos dois usamos contas parecidas como soma, diviso, multiplicao ou subtrao por exemplo. 3) Comente como foi a experincia de poder usar o computador para estudar Matemtica. R: Gostei porque ao invs de copiar no caderno podemos logo ver outras e fazer outras coisas que no faramos no caderno. 4) Faa aqui um pequeno comentrio sobre o que voc achou de nossas aulas. R: Achei interessante porque foi usado os exemplos, e aqueles exerccios.

O aluno 3 respondeu o seguinte: Questionrio I 1) Escreva o que voc acha da disciplina Matemtica. R: Para mim, a Matemtica uma matria necessria, pois ns precisamos dela at em nosso cotidiano. Mesmo porque, para se conseguir um bom emprego hoje em dia, essa uma das matrias mais importantes, pois sempre necessria saber, compreender a Matemtica. 2) Voc acredita que exista ou que possa existir relaes entre lgebra e Geometria? Comente a sua resposta. R: Sim, pois necessrio compreender lgebra para entendermos melhor a Geometria. 3) O que voc pensa a respeito da Informtica? Explique. R: A informtica tornou-se algo complementar atualmente na sociedade, pois ela pode nos dar respostas rpidas sobre qualquer assunto. 4) Voc j estudou Matemtica usando o computador? Comente a sua resposta. R: No. Porque no tenho computador e dificilmente tenho acesso a internet. 5) Qual a sua opinio em relao ao seu desempenho nas matrias, principalmente em Matemtica? R: O meu desempenho nas matrias normalmente bom, menos em Histria, Sociologia e Fsica. Em Matemtica, ele razovel. 6) Que mtodos, procedimentos ou estratgias voc adota para estudar Matemtica em casa? Comente a respeito. R: Normalmente no tenho muito tempo para estudar, pois preciso arrumar minha casa e cuidar do meu primo.

7) Voc possui algum auxilio de sua famlia nos exerccios escolares? Explique. R: No, pois minha me s possui o Ensino Fundamental incompleto e, no conheo meu pai. 8) Faa um pequeno histrico de suas atividades do cotidiano. R: De manh arrumo a casa e cuido do meu primo, a tarde vou a escola e a noite vou a Igreja.

Questionrio II 1) Escreva o que voc acha da disciplina Matemtica. R: Acho uma disciplina um tanto difcil se no prestar ateno e se a pessoa que leciona a disciplina no souber explicar. A Matemtica uma matria necessria at mesmo em nosso dia-a-dia normal e, por isso torna-se mais importante ainda. 2) Voc acredita que exista relao entre lgebra e Geometria? Comente a sua resposta. R: Sim, pois sem a lgebra no seria muito possvel entender a Geometria. 3) Comente como foi a experincia de poder usar o computador para estudar Matemtica. R:Foi interessante, foi uma forma de ver que a tecnologia tambm ajuda na educao. 4) Faa aqui um pequeno comentrio sobre o que voc achou de nossas aulas. R: Foram aulas interessantes, mas meio complicadas, pois as vezes eu no conseguia entender muito bem.

Anlise de Respostas Fazendo uma comparao das respostas da Aluna 1, observamos uma mudana de pensamento com relao ao uso do computador para estudar Matemtica, evidenciando: A Geometria Dinmica confirma uma nova abordagem do aprendizado geomtrico, em que as conjecturas so feitas a partir da experimentao (Gravina, 1996). Ao ser questionado a respeito da existncia de relao entre lgebra e Geometria, o Aluno 2, nos mostrou ter absorvido algo sobre nossa explicao, porm sem saber definir exatamente o que foi perguntado. Diante das respostas dos alunos, percebemos uma dificuldade de compreenso da relao entre lgebra e Geometria. Visto que, a maioria das respostas eram evasivas ou duvidosas.

Concluses Em funo dos resultados das anlises dos questionrios respondidos pelos alunos, bem como em decorrncia das observaes e dos dilogos que levamos a efeito com eles enquanto ministrvamos nossas aulas, pudemos concluir que: Ter usado o Programa Geogebra foi uma experincia aprovada pela maioria dos alunos. Alm disso, a pesquisa serviu para os alunos conscientizarem do uso adequado dos recursos de informtica no processo de ensino-aprendizagem. E, para mim, este Estgio me fez compreender como tal ferramenta vivel para termos um modo diferente e descontrado de ensinar, assim como difundido por (Borba, 1999): os ambientes de aprendizagem gerados por aplicativos informticos podem dinamizar os contedos curriculares e potencializar o processo de ensino e da aprendizagem.

Referncias Bibliogrficas: GRAVINA, M. A. Geometria Dinmica: Uma Nova Abordagem para o Aprendizado da Geometria. In: Simpsio Brasileiro de Informtica na Educao, 7. Belo Horizonte: Anais, Belo Horizonte: SBC, pp.1-13, 1996.

CRUZ, D. G. da; A utilizao de Ambiente Dinmico e Interativo na construo do conhecimento produzido. Setor de Cincias Humanas e Sociais, Universidade Federal do Paran, Curitiba, 2005.

BORBA, M. C. Tecnologias informticas na educao matemtica e reorganizao do pensamento. In: BICUDO, M. A. V. (Org.). Pesquisa em educao matemtica: concepes e perspectivas. So Paulo: UNESP, 1999.

Anda mungkin juga menyukai