Anda di halaman 1dari 6

Livro de Exercicios Lio n 1

Nada do que eu vejo nesse quarto (nessa rua, dessa janela, nesse lugar) significa coisa alguma. 1. Agora olha vagarosamente tua volta e pratica aplicando esta ideia, de modo muito especfico, a qualquer coisa que vejas: Essa mesa no significa nada. Essa cadeira no significa nada. Essa mo no significa nada. Esse p no significa nada. Essa caneta no significa nada. 2. Ento, olha alm do que o que est imediatamente tua volta e aplica a ideia a um mbito mais amplo. Aquela porta no significa nada. Aquele corpo no significa nada. Aquela lmpada no significa nada. Aquele cartaz no significa nada. Aquela sombra no significa nada 3. Nota que estas declaraes no esto agrupadas em nenhuma ordem e no fazem nenhuma distino quanto s diferenas entre os tipos de coisas s quais so aplicadas. Esse o propsito do exerccio. A declarao deve ser meramente aplicada a qualquer coisa que vs. Ao praticares a ideia do dia, usa-a com total indiscriminao. No tentes aplic-la a tudo o que vs, pois estes exerccios no devem tornar-se ritualsticos. Apenas certifica-te de que nada do que vs seja especficamente excludo. Qualquer coisa como qualquer outra no que concerne aplicao da ideia. 4. Cada uma das trs primeiras lies no deve ser praticada mais do que duas vezes por dia, de preferncia pela manh e noite. Tambm no se deve tentar faz-las por mais do que um minuto, aproximadamente, a menos que isso implique uma sensao de pressa. Uma sensao confortvel de lazer essencial.

Intrepretao da Lio n 1
O texto desta lio ensina-nos que precisamos aprender a questionar tudo aquilo que pensamos que sabemos. Esta primeira lio inicia o processo de abrir as nossas mentes possibilidade de podermos no saber aquilo que pensamos que sabemos, que podemos realmente no entender aquilo que julgamos entender. Uma mente fechada que pense nesta possibilidade comea a perceber que no est aberta a aprender. Porque baseamos a nossa segurana naquilo que acreditamos ser verdade, provavelmente vamos criar resistncia a algo que nos diz exactamente o contrrio. Esta primeira lio serve essencialmente para nos convidar a ceder um pouco naquilo que acreditamos ser verdade e a aceitar a questionar, ainda que de uma forma ligeira, a nossa verdade. O nosso ego vai dizer-nos que esta lio trivial e distituida de interesse. Contudo, esta primeira lio, se praticada tal como indicado, ir proporcionar um primeiro passo na direco de uma profunda alterao na nossa percepo.

Lio n 2
Eu tenho dado a tudo o que vejo neste quarto (nessa rua, desta janela, nesse lugar) todo o significado que tem para mim. 1. Os exerccios com esta ideia so os mesmos que os da primeira. Comea com as coisas que esto perto de ti, e aplica a ideia a qualquer coisa sobra a qual o teu olhar pousar. Depois, aumenta o mbito para fora. Vira a cabea para incluir o que quer que esteja em qualquer um dos lados. Se possivel, vira-te e aplica a ideia quilo que estava atrs de ti. Continua sendo to indiscriminado quanto fr possivel ao seleccionar os sujeitos para a aplicao dessa ideia, no te concentres em nada em particular e no tentes incluir tudo o que vs numa determinada rea, ou introduzirs tenso. 2. Meramente d uma olhada com naturalidade e razovel rapidez tua volta, tentando evitar qualquer seleco por tamanho, brilho, material ou relativa importncia para ti. Considera os sujeitos simplesmente como os vires. Tenta aplicar o exercicio com igual facilidade a um corpo ou a um boto, a uma mosca ou ao cho, a um brao ou a uma ma. O nico critrio para a aplicao da ideia a qualquer coisa meramente que os teus olhos a tenham tocado. No tentes incluir coisa alguma em particular, mas certifica-te de que nada seja especificamente excluido.

Intrepretao da Lio n 2
Porque somos ns que damos todo o significado a tudo aquilo que percepcionamos, tambm somos ns que temos o poder para mudar o seu significado. Assim, para nos libertamos no dependemos daquilo que qualquer outra pessoa possa fazer por ns, mas sim da mudana de significado que decidimos atribuir a tudo aquilo que percepcionamos. A essncia do Curso em Milagres assenta exactamente na compreno desta realidade e da necessidade da mudana de percepo criada por ns e que passo a passo nos pode conduzir ao perdo e cura. Mais uma vez importante perceber que que o ego impaciente, capaz de criar stress ou levar-nos a tentar o exercicio em excesso de forma a desistirmos. Por mais simples que estes exercicios possam pareer, eles so extremamente importantes porque foram concebidos para disciplinar a nossa mente passo a passo e de uma forma gradual.

Lio n 3
Eu no compreendo coisa alguma do que vejo, nesse quarto (nessa rua, dessa janela, nesse lugar). 1. Aplica esta ideia do mesmo modo que as anteriores, sem fazer qualquer tipo de distino. O que quer que vejas vem a ser um sujeito apropriado para aplicar a ideia. Certifica-te de no questionar a adequao do que quer que seja para a aplicao da ideia. Estes no so exerccios de julgamento. Qualquer coisa adequada, desde que a vejas. Algumas das coisas que vs podem ter um significado emocionalmente carregado para ti. Tenta colocar esses sentimentos de lado e, meramente, usa-as assim como usarias outra coisa qualquer. 2. O sentido dos exerccios o de ajudar-te para que limpes a tua mente de todas as associaes passadas para veres as coisas exactamente como aparecem para ti agora e para que reconheas quo pouco realmente compreendes a respeito delas. Portanto, essencial que mantenhas uma mente perfeitamente aberta e desembaraada de julgamento ao seleccionar as coisas s quais a ideia para o dia deve ser aplicada. Para esse propsito uma coisa como qualquer outra, igualmente adequada e, portanto igualmente til.

Intrepretao da Lio n 3
Esta lio bastante importante no processo de cura. Quantas mais vezes pensarmos e aceitarmos que no sabemos o verdadeiro significado de tudo nossa volta, mais fcil se torna avanar-mos na direco do proximo passo, que a aceitao da nossa abertura a receber-mos o verdadeiro significado directamente do Espirito Santo. A continuao da prctica deste exerccio ajuda a abrir a nossa mente para a aceitao do conceito de que Eu no compreendo coisa alguma e aceitao das nossas falsas percepes. Evitamos assim a interferncia do nosso ego que nos est constantemente a dizer que o que vemos e sentimos que real e verdadeiro. O processo de cura ser assim possivel. Quando estamos convencidos do que sabemos e no estamos preparados para abrir a nossa mente para a verdadeira realidade, impedimos o Espirito Santo de nos transmitir a verdade.

Lio n 4

Esses pensamentos no significam nada. So como as coisas que eu vejo nesse quarto (nessa rua, dessa janela, nesse lugar). 1. Distintos dos anteriores, estes exerccios no comeam com a ideia para o dia. Nestes perodos de prtica, comea notando os pensamentos que esto cruzando a tua mente durante mais ou menos um minuto. Em seguida, aplica a ideia a esses pensamentos. Se j estiveres ciente de pensamentos infelizes, usa-os como sujeitos para a ideia. Todavia no selecciones apenas os pensamentos que pensas que so maus. Achars, treinando-te a olhar para os teus pensamentos, que representam uma tal mistura que, de certa forma, nenhum deles pode ser chamado de bom ou mau. E por isso no significam nada. 2. Ao seleccionares os sujeitos para a aplicao da ideia de hoje, a especificidade usual requerida. No tenhas medo de usar tanto os pensamentos bons quanto os maus. Nenhum deles representa os teus pensamentos reais, que esto sendo cobertos por eles. Os bons so apenas sombras daquilo que est alm, e sombras fazem com que seja difcil ver. Os maus so bloqueios para a vista, e fazem com que seja impossivel vr. No queres nenhum dos dois. 3. Este um dos exerccios principais e ser repetido de vez em quando de forma um pouco diferente. O objectivo aqui o de treinar-te nos primeiros passos em direco meta de separar o que sem significado daquilo que significativo. uma primeira tentativa no propsito de longo alcance de aprenderes a ver o sem significado como estando fora de ti e o significativo dentro de ti. Tambm o comeo do treinamento da tua mente para reconhecer o que o mesmo e o que diferente. 4. Ao usares os teus pensamentos para a aplicao da ideia para o dia de hoje, identifica cada pensamento pela figura central ou evento que ele contm, por exemplo: Esse pensamento sobre__________no significa nada. como as coisas que vejo nesse quarto (nessa rua, e assim por diante). 5. Tambm podes usar a ideia para algum pensamento em particular que reconheas como danoso. Essa prtica til, mas no um substituto para os procedimentos mais casuais que devem ser seguidos para os exerccios. Contudo, no examines a tua mente por mais de um minuto aproximadamente. Ainda s por demais inexperiente para evitar uma tendncia a preocupar-te de forma intil. 6. Alm disso, como estes exerccios so os primeiros deste tipo, podes achar a suspenso de julgamento em conexo com os pensamentos particularmente difcil. No repitas estes exerccios mais de trs ou quatro vezes durante o dia. Ns voltaremos a eles mais tarde.

Intrepretao da Lio n 4

Esta lio muito importante para nos ajudar a reconheer que os pensamentos que vm da nossa mente dividida significam exactamente o que significam nada. A prctica desta lio ajuda a aceitar que os nossos pensamentos, que tm origem no nosso ego, e que consideramos como os reais e verdadeiros, so na realidade meros substitutos ilusrios dos pensamentos reais. Esta lio alerta para a realidade de os pensamentos reais estarem a ser encobertos e impedidos de se manifestarem, e de s assim despertarmos para a nossa verdadeira realidade e identidade.

Lio n 5 Eu nunca estou transtornado pela razo que imagino.

Anda mungkin juga menyukai