Anda di halaman 1dari 22

DIREITO DO TRABALHO

PROFESSORA GLUCIA BARRETO

AULA 04 26/02/2011

DIREITO DO TRABALHO PARTE GERAL

SUSPENSO E INTERRUPO (PGE!!!! Apresentar doutrina MAJO, MINO, casos tpicos de cada um e controvertidos) Na CLT: arts. 471 a 476-A O ctrt de trab, quando celebrado, gera obrigs e direitos para ambas as partes a principal delas para o empregado a prestao de servios; para o empregador, o pgto de salrio e encargos como seus reflexos; pr. de continuidade da relao empregatcia. A MDO do trabalhador humana, no deve ser confundida com uma mquina; certos afastamentos so esperados, por vrios motivos: doena, acidente, frias, repouso semanal, feriado, licena remunerada ou no, aposentadoria por invalidez...esses afastamentos, quando temporrios, no provocam rompimento do ctrt, haja vista a inteno do empregado de retornar ao servio - assim, por conta do pr. da continuidade da relao empregatcia, no haver rompimento do contrato. O seu retorno retoma o mesmo vnculo, o que mais benfico para o trabalhador. Mas durante estes afastamentos temporrios algo ocorre com o contrato de trabalho, j que, celebrado o contrato, h a prestao de servios x pagamento do salrio: estando ele afastado, segundo a doutrina majoritria, deve ser considerado nesses afastamentos temporrios se o salrio continuar ou no a ser pago pelo empregador, sendo este o nico elemento relevante (para a doutrina majoritria, ressalte-se) se houver o pagamento, denomina-se interrupo do contrato de trabalho; sem o pagamento do salrio, tem-se a suspenso contratual.

Para a doutrina minoritria, outros efeitos produzidos pelo contrato de trabalho devero ser considerados: no h apenas a questo salarial envolvida. Assim, haver a interrupo do contrato de trabalho quando ocorrer a paralisao parcial dos principais efeitos contratuais e a suspenso do contrato quando ocorrer a paralisao total daqueles. Ex.: Fundo de Garantia reflexo do salrio: obrigao para o empregador decorrente do contrato de trabalho. Tem por base de incidncia o salrio; quando este no for pago nos perodos de afastamento temporrio, normal que no haja depsito do FGTS. Contudo, h casos de afastamento temporrio sem o pagamento, mas com o depsito, o que implica na existncia de casos controvertidos, classificados como de suspenso ou interrupo. - Afastamento sem o salrio mas com pagamento de FGTS: majo suspenso; mino interrupo! Os casos controvertidos - CLT, 4, + L8036/90, 15, 5 - so: - Afastamento temporrio para prestao do servio militar obrigatrio; - Afastamento, a partir do 16 dia, por motivo de doena ou acidente, quando relacionados ao trabalho. Nesses casos, h o comando legal para pagamento do FGTS mesmo sem pagamento de salrio. Em prova objetiva, essas duas hipteses no so cobradas para fins de classificao em razo da redao dada ao art. 28 do Decreto 99684/90 (decreto regulamentador da Lei do Fundo), que usa a expresso interrupo. O que se costuma perguntar se tem depsito. A controvrsia s caber em provas discursivas. Casos tpicos de suspenso: Afastamento a partir do 16 dia por motivo de doena ou acidente quando no relacionados ao trabalho: o depsito do FGTS, neste caso, no ser obrigatrio. Em caso de greve, a clusula de acordo coletivo pode ensejar o pagamento, tornando o caso um caso de interrupo; mas , em regra geral, suspenso. Afastamento para cargo de dirigente sindical: suspenso, salvo havendo clusula contratual ou acordo (CLT, 543, 2). Aposentadoria por invalidez (CLT, 475).

Suspenso disciplinar (CLT, 474) tem carter punitivo, com tempo mximo de trinta dias corridos; do contrrio, importar na resciso injusta no contrato de trabalho. Afastamento para frequentar curso ou programa de qualificao profissional (CLT, 476-A), demandando previso em acordo coletivo ou conveno + anuncia expressa do empregado + durao do curso em perodo mnimo de dois meses e mximo de cinco. Na falta de um desses, teremos interrupo, e no suspenso. Se obrigado, ser interrompido; sem a devida previso, estar interrompido.

Preenchidos os requisitos, o trabalhador poder receber uma bolsa do FAT; no certo. Embora no esteja desempregado, os requisitos sero os mesmos de concesso de seguro-desemprego.

Licenas contratuais combinadas entre as partes s vezes, solicitada pelo prprio empregado (ex.: viagem). O empregador pode afastar o empregado do servio durante a fase de inqurito judicial para apurao de falta grave suspenso, podendo a ser transformada em interrupo em caso de deciso improcedente.

Casos tpicos de interrupo: o o Frias; Licena-gala (por motivo de casamento), entre outras faltas justificveis (CLT, 131 e 473); o o o o o As licenas contratuais quando remuneradas; Os quinze primeiros dias de afastamento por acidente/doena; Dia do repouso semanal remunerado; Feriado; Greve + clusula de pagamento.

E quanto licena-maternidade? Controvrsia quanto ao adiantamento do salrio mulher, reembolsando-se o empregado junto ao INSS atravs de compensao de valores. Este ato de adiantamento considerado ou no pagamento de salrio?

Se considerado pagamento, interrupo (PREVALECE); se no considerado, suspenso.

TERMINAO DO CONTRATO DE TRABALHO FORMAS DE TERMINAO E VERBAS DEVIDAS -CF, 7, II - L5107/66, EM 01/01/67 - L8036/90 FGTS (CRIADO PELA L5107/66): Sistema compensatrio de servio, alternativo ao da CLT; com o advento da CF88, passou a ser o nico. Quanto ao perodo anterior CF88, fazia-se a opo. Atual Lei do FGTS: L8036. Principais artigos: Art. 3: Conselho curador tripartite Alguns Ministros de Estado + Presidente da CEF (operador do sistema centralizao de todas as contas vinculadas ao sistema fundirio) + Presidente do Banco Central.

Art. 14, caput: ressalva aos estveis pr-CF88.

Ex.: Trabalhador admitido em 1967 FGTS como sistema opcional, o qual no foi escolhido pelo trabalhador. Trabalha at hoje para o mesmo empregador (estabilidade decenal) a ressalva a de que deve haver pelo menos dez anos de trabalho pr-CF88 pelo no-optante pelo FGTS Art. 14, 1; Art. 14, 2 - O perodo de no-opo pelo FGTS pr-88 pode ser transacionado para extino total ou parcial do tempo de servio de no-opo:

Ex.:

PARCIAL - Perodo de 85 a 88, trs anos completos - Maior remunerao foi de

R$ 1.000,00 indenizao: 60% (valor mnimo da indenizao da transao) de R$ 3.000,00, ocorrendo a extino do perodo para fins de indenizao do contrato. TOTAL - Admisso em 1977 11 anos de no-opo admite-se transao por empregado estvel valor da transao: 60% do que recebido de indenizao sem justa causa 60% x 22.000 (em dobro, dada a estabilidade) a indenizao atinge a

parte patrimonial do sistema antigo de compensao, mantida a estabilidade. A vantagem do empregado estvel consiste em receber, na hora, um valor do qual necessita.

Art. 14, 3 - Possibilidade de reserva pelo empregador, destinada aos encargos trabalhistas;

Art. 14, 4 - Opo retroativa pelo FGTS: Ex.: 1985, admitido como no-optante. A opo pode ter se dado a qq momento aps o contrato (inclusive aps 1988) o que era compensado pelo sistema antigo passa a ser compensado pelo FGTS por meio da opo retroativa feita pelo trabalhador. A lei do FGTS omissa quanto necessidade de expressa anuncia da empresa para a validade da opo; no entanto, desde a entrada em vigor da 1 lei do FGTS, independentemente da anuncia do empregador, foi aberta conta da empresa vinculada ao sistema fundirio, ao mesmo tempo que individualizada para o trabalhador a alquota de 8% para depsito, permitindo empresa criar o Fundo de Assistncia Coletiva (o FGTS cria tanto a poupana forada o Fundo de Assistncia Individual quanto o Fundo de Assistncia Coletiva) , e o novo optante ensejar a transferncia de valores da conta vinculada conta individual. Mas como proceder transferncia sem a concordncia expressa da empresa? (????)

A opo retroativa pode ser total (todos os at a promulgao da CF88) ou parcial. Transacionados todos os dez anos da estabilidade decenal, o trabalhador ter renunciado a ela.

Art. 15, caput A base de clculo ser a remunerao alquota de 8%; Art. 15, 1 - figura do empregador, tanto privado quanto pblico, obrigado a efetuar o depsito; Art. 15, 2 - Excludos do conceito de trabalhador: os estatutrios, os militares, autnomos e eventuais (excepcionados os avulsos); Art. 15, 3 - Opo do empregado domstico pelo FGTS; Art. 15, 4 + Art. 16 FGTS facultativo pelo diretor estatutrio, sobre suas retiradas, e no sua remunerao. Art 15, 5, 6

Art. 15, 7 - FGTS para aprendiz (durao mxima de dois anos, salvo para aqueles com deficincia fsica ou mental para ilustrar, j que no tpica questo de PGE, CLT 424 a 433)

Casos de movimentao (com ou sem saque) do FGTS pelo trabalhador na vigncia do contrato de trabalho L8036, incisos do art. 20: Aquisio imobiliria (compra da casa prpria): incs. V, VI e VII; Calamidade pblica por desastre natural: XVI (demanda decreto reconhecedor da calamidade); Doenas graves (cncer, AIDS e terminal) do trabalhador ou dependente: XI, XIII e XIV; Compra de aes: XII uma forma de investimento (= sem saque); Integralizao de cotas no fundo de investimento (= com saque): XVII; Aposentadoria por invalidez (apenas suspende o contrato): III; Por idade: 70 (setenta) anos ou mais: XV

Casos de saque, desta vez na cessao do contrato: Em todos os casos de cessao, exceto os representantes de desemprego voluntrio: dispensa com justa causa ou pedido de demisso L8036, 20, VIII conta inativa: durante trs anos ou mais, no recebeu depsito de FGTS por qualquer empregador. Assim, se o trabalhador arrumar novo emprego dentro de trs anos, a conta no ficar inativa (afinal, a conta nica por trabalhador controlada pelo nmero do PIS). A dispensa sem justa causa deste novo emprego s liberar o FGTS referente a este contrato, sendo mantido o do anterior. Calamidade pblica (XVI) Doenas graves (XI, XIII, XIV) 70 anos ou mais (XV) AS MESMAS HIPTESES + QUALQUER APOSENTADORIA APS O PEDIDO DE DEMISSO OU DISPENSA COM JUSTA CAUSA Morte do trabalhador: liberao para os dependentes ou, na ausncia, para o herdeiro, atravs de alvar.

Indenizao do FGTS L8036/90, art. 18: Dependendo da forma de terminao do contrato de trabalho, alm do saque, o trabalhador poder receber uma indenizao do empregador. Na dispensa sem justa causa, haver indenizao fundiria de 40%, conforme CF, 7, I + ADCT, 10, I. Veio para substituir a estabilidade decenal e, por conseguinte, sua estabilidade dobrada. O empregador recolher, alm da indenizao, mais 10% de contribuio social, instituda pela LC 110/2001. Tanto a indenizao quanto a contribuio social incidiro sobre os depsitos efetuados pelo empregador responsvel pela dispensa sem justa causa. Eventuais saques na vigncia do contrato funcionaro, para a indenizao e para a contribuio, como se no tivessem acontecido. Em caso de culpa recproca devidamente comprovada em juzo empregado e empregador cometeram faltas graves e fora maior acontecimento inevitvel e imprevisvel no provocado pelo empregador, mas que acarretou a paralisao dos servios, tendo de ser comprovado: L8036, 18, p. 2 Saque do FGTS + indenizao pela metade (= 20%). Art. 19-A FGTS devido, mesmo na nulidade de trabalho firmado com a Administrao Pblica. V. Sm. TST 363. FORMAS DE TERMINAO DO CONTRATO DE TRABALHO 1) DISPENSA SEM JUSTA CAUSA (CF, 7, XXI + CLT, 487 a 491): Evita a surpresa das partes ante o rompimento inesperado do contrato de trabalho comunicao com antecedncia mnima de 30 dias, tanto do empregador para o empregado quanto o contrrio, partindo, assim, de quem tomar a iniciativa. Aviso Prvio: SIM, podendo ser indenizado pelo empregador ou trabalhado pelo empregado, produzindo os mesmos efeitos patrimoniais, havendo, inclusive, a contagem do tempo de servio para fins trabalhistas (CLT, 487, 1 + Sm. TST, 305). 13 SALRIO(ou Gratificao Natalina) CF, 7, VIII + L4090/62 e 4749/65: Teve origem como gratificao ou prmio assegurado ao trabalhador que no tivesse cometido, no ano civil, uma falta grave. Natureza salarial, composta por todas as parcelas salariais percebidas pelo trabalhador + as gorjetas pagas por clientes assim, a base a remunerao. Pago com base no ano civil, normalmente em duas parcelas.

O 13 da resciso ser aquele do ano do rompimento. O devedor far jus em todas as hipteses, exceto na dispensa com justa causa e na culpa recproca (devida pela metade) CLT, 484 + Sm. TST, 14. Logo, DEVIDO NA DISPENSA SEM JUSTA CAUSA. Frias Vencidas: Referncia perodo aquisitivo j completado antes da resciso do contrato. direito adquirido, devidas em TODAS AS FORMAS DE TERMINAO inclusive com justa causa , acrescida de um tero. Frias Proporcionais: Perodo incompleto poca da terminao. Smulas TST 14, 171 e 261. DEVIDAS SEMPRE, salvo na dispensa com justa causa. No caso de culpa recproca, ser devida pela metade (as fraes devem ser de, pelo menos, quinze dias). Vencido o perodo concessivo referente a perodo aquisitivo completo, receber-se- as frias em dobro; o vencimento ser simples se no estiver vencido o perodo concessivo. FGTS (Saque): SIM, COM INDENIZAO DE 40% + 10% PARA A CONTA ESPECIAL (CONTRIBUIO SOCIAL) Indenizao 40% (FGTS): (vide acima) Indenizao 20% (FGTS): SOMENTE POR CULPA RECPROCA Saldo de Salrio: SIM, POR TODAS AS HIPTESES!

2) PEDIDO DE DEMISSO: Do empregado para o empregador. Aviso Prvio: SIM, do empregado para o empregador. Se no cumprido, haver desconto dos salrios correspondentes ao perodo do aviso. 13 SALRIO(ou Gratificao Natalina) CF, 7, VIII + L4090/62 e 4749/65: SIM, proporcional. O 13 da resciso ser aquele do ano do rompimento. O devedor far jus em todas as hipteses, exceto na dispensa com justa causa e na culpa recproca devida pela metade (CLT, 484 + Sm. TST, 14). Logo, DEVIDO NA DISPENSA SEM JUSTA CAUSA. Frias Vencidas: Referncia perodo aquisitivo j completado antes da resciso do contrato. direito adquirido, devidas em TODAS AS FORMAS DE TERMINAO inclusive com justa causa , acrescida de um tero.

Frias Proporcionais: Perodo incompleto poca da terminao. Smulas TST 14, 171 e 261. DEVIDAS SEMPRE, salvo na dispensa com justa causa. No caso de culpa recproca, ser devida pela metade (as fraes devem ser de, pelo menos, quinze dias). Vencido o perodo concessivo referente a perodo aquisitivo completo, receber-se- as frias em dobro; o vencimento ser simples se no estiver vencido o perodo concessivo. FGTS (Saque): SIM, COM INDENIZAO DE 40% + 10% PARA A CONTA ESPECIAL (CONTRIBUIO SOCIAL) ver hipteses Indenizao 40% (FGTS): NO DESEMPREGO VOLUNTRIO Indenizao 20% (FGTS): NO DESEMPREGO VOLUNTRIO Saldo de Salrio: SIM, POR TODAS AS HIPTESES! 3) DISPENSA COM JUSTA CAUSA: Quase todas em CLT, 482 (outras so, em maioria, por categorias) + CLT, 508 (revogado especfica para bancrios). Falta grave sempre prevista em lei.

S em alguns casos se comprova em juzo; se comprovada a ausncia de justa causa em sede de reclamao, converte-se em dispensa sem justa causa a reintegrao se d apenas para o empregado estvel.

A justa causa demanda nexo causal ato omissivo ou comissivo com reflexo no trabalho que abale a confiana no trabalhador.

A falta deve ser atual para ser punida; no h na CLT prazo definido para o empregador agir, salvo no caso de estabilidade. Contudo, o prazo razovel ser este do inqurito, de 30 dias, para que no se configure perdo tcito.

Sem aviso prvio; sem dcimo-terceiro; sempre com frias vencidas, mas nunca com proporcionais; sem saque de FGTS, nem indenizaes; com saldo de salrios.

4) RESCISO (DESPEDIDA) INDIRETA: Falta grave cometida pelo empregador, aferida pela via judicial. Comprovada esta em sentena, o juiz reconhecer a terminao do contrato pela resciso indireta.

VERBAS: EQUIVALENTE DEMISSO SEM JUSTA CAUSA (tirando os 10% de contribuio social sobre o FGTS), podendo ainda receber, dependendo do caso, indenizao por danos morais.

5) CULPA RECPROCA COMPROVADA EM JUZO (CLT, 484): Aviso prvio em 50%, 13 em 50%, Frias vencidas integrais, frias proporcionais em 50% (Smula TST 14 base legal no artigo acima), saque do FGTS com indenizao (e no multa do FGTS, como conhecido na doutrina e na jurisprudncia mas nem por isso marcar como errado na prova, a na ser que a pergunta seja sobre a natureza, claro!) de 20%, saldo de salrio.

6) FORA MAIOR (CLT, 501 A 504): tambm demanda comprovao judicial. No basta ter causado prejuzo empresa, mas a paralisao total dos servios. Verbas devidas: No h vedao ao aviso prvio neste caso; no h, tampouco, dispositivo que o garanta. Contudo, por se atrelar mais ao desemprego involuntrio, devido (Smula TST 44 na extino da atividade empresarial, devido ser o aviso cabe interpretao favorvel). Ser, naturalmente, indenizado. 13 devido Frias proporcionais FGTS saque + indenizao de 20%, pois o empregador no cometeu o ato ensejador do fim do contrato; embora fora maior no esteja dentro do risco do negcio, o trabalhador tambm no foi responsvel. Saldo de salrio.

7) FATO DO PRNCIPE (FACTUM PRINCIPIS) CLT, 486: Constitui espcie de fora maior acontecimento inevitvel e imprevisvel no provocado pelo empregador, mas pelo Poder Pblico, a provocar a paralisao dos servios, impedindo a continuidade da atividade empresarial.

Ex, - PGM/2001 Fbrica de produtos qumicos localizada em rea que, por ato do prefeito, transformada em rea de preservao ambiental. Esta fbrica continuar com suas atividades nesta rea?

NO Os contratos de trabalho sero extintos pela desapropriao pelo poder pblico a forma de cessao foi o fato do prncipe. As verbas devidas:

Aviso prvio: SIM, INDENIZADO. 13: SIM Frias vencidas Frias proporcionais Saque do FGTS (desemprego involuntrio) Indenizao = dispensa sem justa causa (40% sem contribuio social; h apenas

equivalncia) Saldo de salrio

H verbas da cessao do servio (so elas unicamente o aviso prvio indenizado e a indenizao sobre o FGTS de 40%) e verbas da prestao do servio acertadas inclusive quando da cessao (ex.: 13 salrio, frias vencidas, proporcionais, saque de FGTS, saldo de salrio). Por quais verbas responde o Poder Pblico? As da terminao/cessao. As demais sero respondidas pelo empregador.

Os reflexos de cada verba dessa (ex.: adicional de insalubridade sobre o salrio) se baseiam na regra de que o acessrio segue o principal.

8) TRMINO NATURAL (CONTRATO DETERMINADO TERMO RESOLUTIVO): No cabe aviso prvio (j sabe quando terminar - CLT, 481 fala em resciso antecipada, quando, a sim, caber o aviso); cabe 13; frias vencidas (logo, tempo mnimo de doze meses de contrato; o de experincia, portanto, no tem direito a frias vencidas); frias proporcionais; saque de FGTS (salvo justa causa ou pedido de demisso L8036, 20, IX); no h o que indenizar pelo trmino natural; saldo de salrio.

9) CESSAO DE ATIVIDADE (CLT, 485): D-se por qualquer motivo, exceto por fora maior (apresentado em separado), inclusive morte do empregador. Cabe aviso prvio (Smula 44 TST), 13, frias vencidas e proporcionais, saque do FGTS com indenizao de 40% (est dentro dos riscos normais inclusive falncia), saldo de salrio.

10) MORTE DO EMPREGADOR EMPRESRIO INDIVIDUAL (CLT, 483, 2): Atinge o carter personalssimo do contrato (empregado e empregador so pessoas fsicas). O trabalhador poder continuar trabalhando para os sucessores, mas, se quiser, poder afastar-se do servio, motivando o ato com a morte do empregador assim, estar liberado do aviso prvio.

Far juzo ao 13, frias vencidas e proporcionais; a forma de terminao, tendo sido a morte do empregador, permite o saque do FGTS (L8036, 20, II) sem indenizao, com saldo salarial.

11) MORTE DO TRABALHADOR: NO H AVISO PRVIO!

13 para herdeiros, assim como frias vencidas e proporcionais; saque do FGTS para os dependentes, sem indenizao para morte natural se por acidente do trabalho, so as verbas da resciso indireta, saldo de salrio.

Aposentadoria Espontnea e Cessao do Contrato de Trabalho:

CLT, 453; OJ 361; L8213/91, art. 49 (Lei de Benefcios da Previdncia); L8036, 20, III.

L8213, art. 49: Para o requerimento e concesso da aposentadoria espontnea, no obrigatrio o afastamento do empregado do servio.

CLT, 453: No tempo de servio do empregado quando readmitido, sero computados os perodos, ainda que no contnuos, em que tiver trabalhado anteriormente na empresa, salvo se houver sido despedido por falta grave, recebido indenizao legal ou se aposentado espontaneamente. / A soma dos perodos constituiria um nico vnculo de trabalho o que no ocorre para a aposentadoria espontnea.

A redao do caput fala em readmisso; agora, os pargrafos falam da cessao do contrato de trabalho em razo da aposentadoria espontnea:

1 e 2 - INCONSTITUCIONAIS (ADI 1770 E 1721) ofensa ao CF, 7, I. A aposentadoria espontnea no um malefcio, mas um benefcio condicionado a certas condies. Assim, no pode ser equiparado a sano por falta grave (=cessao automtica do trabalho).

O empregado ser afastado apenas pela dispensa sem justa causa, ainda que motivado pela aposentadoria espontnea, garantindo, assim, a indenizao de 40% pelo FGTS; se seguir trabalhando, o contrato se manter ntegro, sem alteraes.

Ex.: Admisso em 1999; aposentadoria espontnea em 2007. Permanece trabalhando at hoje. Com a aposentadoria espontnea, houve a possibilidade do saque do FGTS (L8036/90, 20, III) sem indenizao, por no ter havido a terminao do contrato: ela no provocada pela aposentadoria espontnea se o trabalhador seguir trabalhando (princpio da primazia da realidade) L8213, 49 permite a permanncia no servio. Permitir a liberao da conta, havendo novos depsitos, mas sem reteno, podendo o trabalhador que seguir trabalhando sacar mensalmente.

Em 2011, este mesmo empregado foi dispensado sem justa causa, cabendo a indenizao (40%) de todo o perodo, pois o contrato nico, sobre todos os depsitos (no necessariamente o saldo em conta).

Declarada a inconstitucionalidade dos 1 e 2 do aart. 453, ele permanece aps a aposentadoria sem concurso pblico novo, pois mantm-se o contrato.

Smula 363 TST

Pergunta-se: h possibilidade de este empregado pblico (estabilidade do concurso pblico) ser afastado do servio pela aposentadoria espontnea? Seria ela motivo para a dispensa?

Duas linhas de intepretao (nenhuma delas consolidada, haja vista a declarao de constitucionalidade ser relativamente recente):

a) SIM: J aposentado, tem benefcio garantido, dando, dessa maneira, oportunidade a outros, para preenchimento de vagas no setor pblico diviso de vagas de forma mais equalitria: renovao dos quadros, que interessa, inclusive, prpria Administrao. b) RESTRITIVA (no entender da professora): Motivao atrelada necessidade de reduo dos quadros (ex.: necessidade de adequao Lei de Responsabilidade Fiscal) a aposentadoria no implica inaptido para o trabalho, apenas o preenchimento de requisitos para a concesso de benefcios.

Aposentadoria espontnea do empregado pblico dispensa sem entrar em detalhes sobre renovao ou reduo qual a forma de terminao do contrato? Equivale a DISPENSA SEM JUSTA CAUSA, com indenizao de 40% do FGTS. Caput do 453 foi recepcionado no concernente restrio da aposentadoria espontnea (os perodos descontnuos no sero somados)? O afastamento no obrigatrio; se o fizer (= pedir demisso), aps o benefcio ou para requer-lo, sua readmisso (se empregado pblico, via concurso) no ensejaria a continuidade porque so, em verdade, contratos distintos; poder sacar FGTS, pois acabou de se aposentar. Assim, o CLT, 453, caput foi recepcionado. O afastamento de empregado pblico aposentado espontaneamente por iniciativa do empregador configura dispensa motivada, mas sem justa causa. A volta se daria por novo concurso pblico, com a formao de um novo contrato. OJ 361 LC 100/2009 extinguiu a empresa pblica de vigilncia, criando a autarquia da Guarda Municipal: Art.9, 4 Empregos transformados em cargos, assegurado o direito mudana de regime, com correlao de atribuies e remunerao adquirida. Art. 10 Prazo de noventa dias para o exerccio do direito da publicao da lei para opo pelo regime estatutrio. Art. 10, 3 - Aqueles que no exerceram o direito opo pela mudana de regime tiveram os contratos de trabalho rescindidos Forma de terminao: PEDIDO DE DEMISSO, com direito ao saque pelo FGTS garantido pela extino da empresa (previso legal: L8036/90, art. 20, II) sem o direito indenizao de 40% e sem o aviso prvio posto ter tido o direito opo por noventa dias. Art. 11 A remunerao no poder ser reduzida em razo da mudana de regime. Art. 17 Considera-se o tempo de servio anterior na Empresa Municipal de Vigilncia S.A. Se optando pela permanncia: TRMINO DO CONTRATO DE TRABALHO terminou a relao de emprego, comeou a relao estatutria. Forma de terminao: EXTINO DA EMPRESA, com subsequente direito ao saque do FGTS, sem indenizao (no houve

dispensa arbitrria, mas sim dispensa de regime) e sem aviso prvio (prazo de 90 dias para exerccio do direito opo). Smula TST 382: A transferncia do regime jurdico de celetista para estatutrio implica extino do contrato de trabalho, fluindo o prazo da prescrio penal a partir da quebra de regime. OJ 138: compete Justia do trabalho julgar pedidos de direitos e vantagens previstos na legislao trabalhista referentes a perodo anterior L8112/90... Smula 178 do extinto Tribunal Federal de Recursos: Saque do FGTS autorizado. Smula 243 TST: no misturar vantagens e direitos do regime celetista com o regime estatutrio. CLT, 485: sobre extino de empresas. CF, 236: os servios notariais e de registro so exercidos em carter privado, por delegao do Poder Pblico. Uma transio contrria do regime estatutrio para o celetista. L8935/94, art. 48: os notrios e os oficiais de registro podero contratar pela CLT seus atuais escreventes e auxiliares de investidura estatutria, desde que os trabalhadores aceitem esta mudana de regime. No exercendo a opo, continuaro regidos pelo estatuto, sendo proibidas novas admisses. Dois outros casos de estabilidade, fora os destacados semana passada: i) Estabilidade em perodo eleitoral (L9.504/97, art. 73 + OJ SDI-1 51): desde os trs meses anteriores ao pleito at a posse dos eleitos, para os empregados de empresas pblicas e sociedades de economia mista. ii) Estabilidade no ADCT, 19: empregados na adm. direta, autrquica e fundacional admitidos sem concurso pblico e que contavam, pelo menos, cinco anos de servio pblico quando da promulgao da CF/88.

Contribuio previdenciria e vale-transporte: Vale-transporte salrio? Precedente no STF: RE 478410 (ver resumo no Informativo 578)

Salrio e remunerao CLT, 457 a 467. Salrio Toda importncia devida e paga pelo empregador ao empregado em contraprestao ao servio prestado. Definio legal: CLT, 457, caput. No 1: parcelas salariais. Salrio= fixo recebido + comisses e percentagens + gratificaes ajustadas + dirias para viagem + abonos pagos pelo empregador ao empregado. um rol exemplificativo a denominao no relevante, basta ser contraprestao pelo servio prestado. Fixo: importncia que no sofrer variao em razo da produtividade do empregado. Ex.: Salrio mnimo (CF, 7, IV Nacionalmente unificado desde a CF88); piso salarial (= da categoria, o que pode incluir trabalhadores de profisses diferentes que, naquele momento, exercem atividade semelhante CF, 7, V Fixado em lei [federal CF, 22, ordinria + delegao*], em acordo coletivo ou conveno coletiva, deciso arbitral ou em sentena normativa (recebendo nome prprio: salrio normativo) conforme a extenso e a complexidade do trabalho); salrio profissional (= salrio da profisso) - Estados no podem legislar neste caso. *Lei Complementar 103/2000 Autorizou Estados e DF a legislarem sobre piso salarial. Gratificaes ajustadas: possuem natureza de salrio-condio ex.: por produtividade, tempo de servio. Dirias para viagem (em funo do servio): para ser salrio, dever exceder a importncia de 50% do valor do salrio contratual (ou salrio-base, ou salrio bsico), no podendo haver, ainda, prestao de contas. Abonos: sinnimo de adiantamento do reajustamento salarial coletivo feito mediante negociao coletiva. Toda categoria tem uma data-base para fixao do reajuste, de acordo com as perdas salariais em dado ano. Ex.: data-base em outubro, mas o empregador resolve faz-lo em agosto nunca prejudicar os trabalhadores. Mais adiante, o que for adiantado poder ser descontado (CLF, 462). Um salrio no poder ser integralmente pago em utilidades (CLT, 458) pode s-lo em parte, que se chamar salrio in natura ou salrio indireto ou salrio-utilidade. H utilidades salariais e no-salariais (benefcios).

CLT, 458, 2: Estas no possuem natureza salarial apenas de benefcio. As utilidades no constantes deste rol, sem natureza expressamente definida pelo legislador, tero sua natureza descoberta atravs de regra definida - a regra do para e do pelo: As utilidades para o trabalho no so salrio, enquanto as utilidades pelo trabalho possuem natureza salarial. Vale-transporte uma utilidade sem natureza salarial o fato de vir em dinheiro no altera sua natureza de benefcio, no incidindo, assim, natureza previdenciria. Remunerao: o complexo salarial (todas as parcelas) + as gorjetas (no salrio, mas apenas remunerao: algumas verbas trabalhistas so calculadas apenas com base na verba salarial; outras, com base na remunerao em si Smula TST 354: As gorjetas no integram a base de clculo do aviso prvio, horas extraordinrias, adicional noturno e repouso semanal remunerado estas tero por base apenas o salrio). V. CLT, 192 e 193 (+ 2) Adicionais de insalubridade (base: salrio-mnimo) e periculosidade* (base: salrio-base, salvo periculosidade eltrica, que incide sobre a totalidade do complexo salarial). Agentes perigosos (CLT, 193), L7369, OJ 345, Portarias 3393, 518, 3214 (sobre natureza hbrida, no caso desta ltima).

Princpios de proteo do salrio: a) Irredutibilidade salarial (CF, 7, IV e VI); b) Princpio da integralidade ou da intangibilidade salarial: protege o salrio dos descontos abusivos apenas alguns descontos podero ser feitos diretamente no salrio do trabalhador, constantes do CLT 462, caput e 1 e Smula TST 342 (base legal: art. 458). So provenientes do adiantamento salarial coletivo; os previstos em lei (contribuio sindical obrigatria, penso alimentcia etc.). c) Princpio da impenhorabilidade salarial: s possvel sua penhora para pagamento de penso alimentcia (CPC, 649, X). d) Equivalncia salarial (CLT, 460). Smula 386: o reconhecimento do vnculo empregatcio do policial militar e a empresa de segurana O PM no pode, pelo estatuto, trabalhar como vigilante, mas, se o fizer, o pr. da primazia da realidade (CLT, 3 traz os requisitos) faz com que seja reconhecido o vnculo.

Smula 388: Massa falida; CLT, 467 e 477, 8 - penalidades s quais a MF no se sujeita, em funo da indisponibilidade dos seus bens, embora haja a OJ 238 em sentido contrrio quanto multa do CLT, 477,8. ADI 3235: Movida em face do Decr 1807/2004, art. 1, previa a exonerao imediata de servidores em estgio probatrio que tivessem participado de greve. RE 570908 e RE 324656 Informativo 559 frias e gratificao de um tero. Reclamao Constitucional 8168 Informativo 575 Aposentadoria espontnea.

ENUNCIADOS PGE:
Enunciado n. 01 PGE: vedada por flagrantemente inconstitucional a investidura derivada em qualquer das entidades da Administrao Pblica, esteja ela fundada em desvio de funo ou em atos normativos internos (ref. Pareceres nos 19/94-JRWA, do Procurador Jos Roberto Waldemburgo Abrunhosa, 02/94-GB, do Procurador Giuseppe Bonelli, 04/94, do Procurador Luiz Csar Vianna Marques, 03/91-SLBN, do Procurador Srgio Luiz Barbosa Neves, 03/93-SNM, do Procurador Srgio Nelson Mannheimer e Ofcio n. 45/96-CGSJ (ASA) do Procurador Alexandre Santos de Arago. Enunciado n. 02 PGE: O exerccio de cargo de confiana por empregado pblico no configura desvio de funo (ref. Pareceres nos 09/92-GB, do Procurador Giuseppe Bonelli e Ofcio n. 46/96-CGSJ (ASA), do Procurador Alexandre Santos de Arago). Enunciado n. 05 PGE: s empresas pblicas e sociedades de economia mista no so aplicveis convenes coletivas, devendo elas sessenta dias antes da data-base iniciar negociaes para celebrao de acordo coletivo e, na sua impossibilidade, ajuizar dissdios coletivos (ref. Pareceres nos 02/95-RT, do Procurador Raul Teixeira, 8/95 do Procurador Luiz Csar Vianna Marques e Ofcio 49/96CGSJ (ASA) do Procurador Alexandre Santos de Arago). Enunciado n. 06 PGE: O 13 salrio dos servidores estatutrios e celetistas da Administrao Direta e Indireta est sujeito ao teto remuneratrio constitucional. O 13. salrio, de per se, isto , no cumulativamente com o salrio ordinrio, no pode ser superior ao teto. (ref. Parecer n. 03/96-LRB, do Procurador Luis Roberto Barroso e Ofcio 78/96-CGSJ (ASA) do Procurador-Assistente da PG-15 Alexandre Santos de Arago). Enunciado n. 12-PGE: indevida a contribuio sindical compulsria exigida dos servidores pblicos estatutrios do Estado pela Confederao dos Servidores Pblicos do Brasil-CSPB. Enunciado n. 15-PGE: vedada a realizao de concurso interno no mbito da Administrao Pblica, seja direta ou indireta, com o objetivo de enquadramento de servidor em cargo diverso daquele para o qual foi nomeado, sob pena de afronta ao art. 37, II, da Constituio Federal, podendo acarretar a responsabilizao da autoridade, nos termos do pargrafo segundo do referido dispositivo constitucional.

QUESTES DA PROVA DA PGE:


1) Dissertao da prova geral tema: ALTERAO UNILATERAL DO CONTRATO DE TRABALHO PELA ADMINISTRAO PBLICA

(Contrato de trabalho = regime de emprego)

Em regra, no admitida alterao unilateral do contrato de trabalho feita pelo trabalhador, mas sim por acordo ou mtuo consentimento; h, no entanto, possibilidades excepcionais, como transferncia pela real necessidade de servio; retirada da funo de confiana; remoo (mudana do local de trabalho sem mudana do domiclio do trabalhador); alterao do horrio noturno pro diurno (perda do adicional); supresso das horas extraordinrias habituais.

2) Quais as consequncias jurdicas pode vir a sofrer o empregador que suprimir o trabalho suplementar ininterruptamente prestado pelo empregado durante vinte e quatro meses?

Smula 291 com vinte e quatro meses, direito a uma indenizao (tempo mnimo para receb-las: doze meses).

3) A contribuio sindical regida pela CLT devida pelos ocupantes de cargo pblico efetivo?

Cargo pblico = regime estatutrio

H controvrsia sobre a obrigatoriedade ou no do servidor estatutrio contribuir em favor do sindicato (contribuio com natureza de tributo). Para quem a favor da cobrana, como norma tributria especfica, seria estendida aos servidores estatutrios, sendo-lhes garantido direito ao ingresso no sistema sindical, em prol do princpio da isonomia; para quem contra, trata-se de uma norma restritiva de direitos, sendo interpretada apenas no sentido de obrigar os celetistas, onde no h duvida de que h o dever de contribuir (CF, 8, IV); alm disso, h a distncia topogrfica deste dispositivo para o CF, 37, VI, que prev a sindicalizao para o servidor estatutrio, e sem a sua meno no CF, 39,3, alm da limitao atuao

sindical (princpio da legalidade estrita), j que, sendo a atuao destes sindicatos igual s das associaes, acabariam por enriquecer sem causa.

4) Diante da premente necessidade de suprir vagas do quadro de fiscais da Secretaria de Estado do Ambiente, mas considerando as dificuldades oramentrias do ente pblico, a contra-indicar a realizao de concurso, quais as possibilidades alternativas de contratao de pessoal?

No h excepcional interesse pblico a ensejar a contratao temporria; a terceirizao no teria cabimento. A professora cr na possibilidade de criar uma OS (Organizao Social), passando a funo ao particular em termos de atuao simultnea Leis sobre OS: L5026/2009 (MRJ), 5498/2009 (ERJ PROCURAR DISPOSITIVO QUE SUGERE ESTA HIPTESE), 9637/98 (Federal).

5) Empresa estatal tradicionalmente superavitria vem a se tornar dependente do ente pblico controlador. Indaga-se, a luz do princpio da irredutibilidade do salrio, se possvel que a Adm Pub faa incidir o limite constitucional na remunerao dos empregados que o exceder.

No entender da professora, a redao para adequar ao teto agrediria direito adquirido e o prprio princpio da irredutibilidade. Sugere, ento, um congelamento dali para frente, para que, gradativamente, se atinja o teto constitucional, afastando a equiparao salarial ao tornar os salrios dos j empregados uma vantagem pessoal.

6) (PGM 2001) Em virtude de lei municipal, foi ampliado o permetro de proteo ambiental de dado municpio. Uma empresa de produtos qumicos passou a estar situada num novo permetro de proteo ambiental. Por essa razo, suas atividades foram encerradas, com a consequente dispensa coletiva dos empregados. Um grupo de trabalhadores ajuizou reclamao trabalhista, pleiteando salrios retidos, adicional de insalubridade, horas extras e verbas vinculadas extino do contrato. O Municpio poder ser responsabilizado pelo pagamento das parcelas reclamadas?

Caso de fato do prncipe O Municpio, sendo o Poder Pblico em questo, responder pela indenizao do fato do prncipe (CLT, 486), na medida apenas das verbas relativas cessao do contrato, e no prestao.

IMPORTANTE: No h fato do prncipe se no houver paralisao das atividades.

7) (PGM 2001) O fato por si s de servidor do MRJ ter sido contratado aps a CF-88, mediante concurso pblico, confere-lhe estabilidade?

No pelo concurso por si s: no h dispositivo legal expresso. Embora no haja previso legal expressa quanto garantia da estabilidade aos empregados pblicos, segundo o TST, Sm. 390, inciso I, os empregados na Adm direta, autrquica e fundacional tem a estabilidade do CF, 41; no entanto, h que considerar que esta estabilidade, com na nova redao dada ao dispositivo, deve alcanar apenas os servidores estatutrios. Porm, na doutrina administrativista, no h estabilidade do CF, 41, mas sim a estabilidade do concurso, posto que, inexistente esta, seria incua a garantia constitucional referente, na qual se amparam as garantias de contraditrio e ampla defesa e a necessidade de motivao, sem a qual haveria uma arbitrariedade (e no discricionariedade) do administrador, haja vista no ser o emprego dele, mas do Poder Pblico, que tem o interesse em manter o servidor ativo.

O item II da Sm 390 (e a OJ 247) permite, para os empregados de empresas pblicas e sociedades de economia mista, a dispensa imotivada, salvo para o pessoal da ECT; j a estabilidade do concurso, para a doutrina administrativista, abrangeria a todos estes, aplicando-se ao empregado pblico o perodo de experincia (equivalente ao estgio probatrio do CF, 41). A Smula e a OJ merecem crticas.

8) (PGM 2001) Determinada empresa pblica formula consulta PGM sobre procedimento a adotar em relao a alguns empregados que, aposentados pelo rgo previdencirio oficial, nela permaneceram trabalhando. (Isso, bom lembrar, em 2001)

Nessa poca, recomendava-se o desligamento, o afastamento com apenas salrio e FGTS, pois o contrato deve ser reconhecido como nulo (L8036, 19-A). Hoje, deixaria eles trabalhando, ou os dispensaria, com motivao na aposentadoria espontnea, em prol da renovao ou reduo dos quadros.

9) (PGM 2001) Em que medidas normas coletivas podem restringir direitos previstos na CF?

Questo de flexibilizao; a norma coletiva tem de ser acordo ou conveno coletivo.

10) O Municpio responde por obrigaes trabalhistas de empresas prestadoras de servio contratadas aps regular procedimento licitatrio? (Pr-ADC 16!)

11) Lei Municipal de iniciativa do Chefe do Executivo extinguiu determinada autarquia, transferindo seus empregados para a Fundao Municipal com atribuies semelhantes e cujo quadro funcional tambm regido pelas normas trabalhistas (Isso em 2001, antes da liminar na ADI 2135 sistema nico). (COMPLETAR O ENUNCIADO)

12) (PGE 2006) qual a natureza jurdica da contratao disciplinada no art. 37, IX da CF e qual a competncia para o julgamento dos conflitos decorrentes desta relao jurdica? CANCELAMENTO OJ 205 do TST ia contra o entendimento da ADI 3395. A resposta Justia Estadual.

13) (PGE 2006) A, titular de cargo efetivo; B, contratado sob a gide do art. 37,IX da CF (temporrio); C, em estgio probatrio de cargo pblico; e D, empregado pblico, praticam em conluio ato de improbidade administrativa de natureza grave. Chamado a emitir parecer sobre as medidas administrativas ou judiciais cabveis no mbito das relaes de trabalho, como opinaria na condio de Procurador do Estado?

A titular de cargo efetivo - pode ser demitido mediante processo adm disciplinar ou sentena judicial transitada em julgado; B estabilidade ele na tem; dispensa processo adm disciplinar ou sentena; rompimento da relao sem pagto de indenizao; C Processo adm disciplinar, embora no adquirida a estabilidade; D Procedimento administrativo simplificado, com garantia de contraditrio e ampla defesa.

Anda mungkin juga menyukai