Anda di halaman 1dari 3

ASSOCIAO CARUARUENSE DE ENSINO SUPERIOR

Av. Portugal, 584 | Bairro: Universitrio | Caruaru PE | CEP 55.016-901 | Fone: 81 2103.2000 | Fax: 81 2103.2053 asces@asces.edu.br www.asces.edu.br | CNPJ: 09993940/0001-01

Tiago Mrcio da Silva 4 Noturno Do Poliamorismo E Sua Admissibilidade No Ordenamento Jurdico Brasileiro

Surgido na dcada de oitenta, nos Estados Unidos, o poliamor um movimento ideolgico que prega ser mais feliz, saudvel e natural o relacionamento ntimo e duradouro com mais de um parceiro, simultaneamente, sendo imprescindvel, somente, para sua devida conformao, o conhecimento de todos os envolvidos acerca da natureza poliafetiva de suas relaes. Neste sentido, considera-se poliafetivo, por exemplo, o relacionamento, observados os assim ditos requisitos de intimidade e durao do relacionamento, acima referidos, o existente entre um homem e duas mulheres, ou o contrrio, o entre dois homens e uma mulher. No plano da realidade, entendendo-se este como aquele que prescinde de regulamentao jurdica e/ou previso legal favorvel ou desfavorvel, seria, e , totalmente possvel tal pretenso. Entretanto, vivemos sobre a gide de um dever-ser e no de um ser. Dessa forma, por mais que haja, de fato, a existncia de um sem nmero de unies poliafetivas estveis (duradouras e firmes), quer pblica, quer

clandestinamente, deve-se proceder, por motivo da abordagem temtica ora feita, a um confronto dessa realidade com o que se tem de prescrito, legalmente, acerca da matria famlia, no entendimento de suas entidades (casamento e unio estvel), bem como, nos requisitos para sua constituio e consequente reconhecimento no ordenamento jurdico brasileiro.

Observaremos que existe um descompasso entre a existncia, de fato, de relaes poliafetivas e a admissibilidade jurdica, no ordenamento ptrio, do reconhecimento de tais relaes. Outrossim, o tema, em tela, suscita vrias discusses de cunho tico e moral, principalmente no que diz respeito busca da finalidade do direito ou da lei (mens legis). Isto posto, vamos aos fatos. sabido que a monogamia princpio, legalmente, basilar da constituio da entidade familiar, seja ela o casamento ou a unio estvel, por equiparao. Esse entendimento depreendido da leitura dos artigos 1.521, inciso VI, e 1.548, inciso II, combinados, ambos do Cdigo Civil vigente. O artigo 1.521, em seu inciso VI, assevera no poderem casar as pessoas j cansadas (impedimento), ao passo que o artigo 1.548, inciso II, atesta ser nulo o casamento contrado por infringncia de impedimento, o que, por equiparao, se aplica unio estvel. Ademais, segundo o texto do artigo 1.723, tambm do Cdigo Civil, temos que se considera unio estvel aquela entre homem e mulher, configurada na convivncia pblica, contnua e duradoura e estabelecida com o objetivo de constituio de famlia. Dessa forma, nota-se, inequivocamente, que a dualidade de pessoas uma constante; um requisito formal da prpria unio estvel. Nesse diapaso, temos como insuscetvel de admissibilidade jurdica, no ordenamento brasileiro, o poliamorismo, dada sua flagrante violao do preceito legal de observncia da monogamia. A despeito do reconhecido carter no esttico, no transcorrer do tempo, daquilo que se entende por famlia, bem como, dos novos moldes e contornos nunca antes experimentados por nossa sociedade, fazendo-se referncia, aqui, ao perodo de transformaes e ebulio scio-poltico-jurdicas pelo qual vimos passando, no h, para infelicidade de alguns, de se falar em admissibilidade de poliamorismo para nosso ordenamento jurdico, uma vez que, ao menos uma coisa certa e firme, em matria de Direito de Famlia, ao menos por enquanto, na letra de nossa lei: a monogamia.

Recentemente, veio acalorar a discusso acerca do poliamorismo, uma certido pblica de unio poliafetiva, com pretenso status de unio estvel, emitida por um Cartrio de Registro Civil, do estado de So Paulo. Entretanto, o entendimento mais aceitvel, seno o nico cabvel, que, no plano do Direito de Famlia, tal escritura pblica no produz efeitos jurdicos, tendo, para o Direito, apenas carter contratual de sociedade com fins patrimoniais, o que ensejaria a existncia de direitos relativos diviso de bens.

Sendo assim, conclui-se que o poliamor no encontra acolhida no ordenamento jurdico brasileiro, a despeito de certido lavrada em cartrio com fins de reconhecimento do contrrio. A unio estvel, equiparvel ao casamento, no admite poligamia. A bigamia vedada e criminalizada.

Anda mungkin juga menyukai