Anda di halaman 1dari 2

- CEDERJ AD1 CURRCULO

Nome: Anna Cludia de Oliveira Granado Matrcula: 20082608319 Plo: Itaocara

RESPOSTAS: Questes: 1. De acordo com a afirmao de Silva h uma compreenso da caracterstica principal do currculo: estabelecer um modelo a ser seguido com fidelidade, para se atingir o objetivo - alcanar o ser humano adequado aos padres socialmente estabelecidos. Devido a isso, entende-se que o currculo no algo neutro, j que em seu processo de aplicao gera uma mudana nos padres ideolgicos de quem o segue. Por isso h uma grande preocupao na formao de um currculo, uma vez que, seus resultados formaram a identidade de uma sociedade. Nesse contexto, percebesse claramente que a ideologia que o currculo traz consigo a ideologia dominante.

2. O aluno para Bobbitt era como um produto fabril, que necessita para sua formao de tcnicas e procedimentos aplicados de maneira sistematizada para alcanar o estado adequado aos padres do mercado. Assim, o modelo de currculo ideal aquele que proporciona um processo de aprendizagem que garanta a eficincia. Para isso, o currculo deveria ser estruturado com mtodos de ensino e de mensurao de aprendizagem. Tudo isso, para formar seres humanos preparados para uma sociedade capitalista, estruturada em padres desejveis e no desejveis de seres humanos. 3. Na perspectiva fenomenolgica o currculo constitudo atravs das experincias cotidianas, a partir de uma anlise do mundo vivido, dos significados subjetivos e intersubjetivos. Sendo o currculo o meio pelo qual o docente examina as experincias reais e naturais para extrair delas significados amplos, que ajudaro a

questionar e a reavaliar a experincia, alcanando conhecimentos renovados a partir da prpria experincia vivida. O currculo fenomenolgico tambm combina em sua teoria duas estratgias de investigao: a hermenutica e a autobiografia. Com a hermenutica, h uma mltipla interpretao dos significados de cada texto. A autobiografia enfatiza os aspectos formativos do currculo, permitindo fazer conexes entre o individual e o social, ampliando a viso pedaggica do docente. 4. Para Bobbitt a escola deveria seguir o modelo de qualquer empresa comercial ou industrial, na qual so estabelecidos objetivos e procedimentos tcnicos para atingir os objetivos. Isso no sistema educacional deveria funcionar com um modelo de currculo que apresentasse: os resultados que deveriam ser esperados dos alunos; os mtodos necessrios para conquistar tais resultados; e os meios que pudessem mensurar o quanto a aprendizagem estava sendo alcanada. Sendo eficincia a palavra-chave para ele no campo da educao. De acordo com essa perspectiva para se obter um ser humano corretamente educado, apenas necessrio utilizar os mesmos meios tcnicos e administrativos do setor econmico, tornando a educao um mero e simples processo mecnico de assimilao de contedos estabelecidos como corretos e desejveis a um ser social. 5. A proposta implcita na racionalizao do currculo tradicional no apenas a de viabilizar um modelo de currculo que privilegie todos os conhecimentos certos, e desejveis aos seres sociais. Este modelo contm, em sua formao, meios que tem por objetivo estabelecer uma hegemonia cultural em relao aos padres culturais da classe dominante, padres estes que so mascarados atravs do currculo, divulgados pelas escolas, a todos, ou seja, um currculo carregado de fatores ideolgicos, que pretende expandir a todos aquilo que e o que no correto, para formar uma sociedade culturalmente dominada. E pior, que considera estes padres como naturais, devido a esse processo ideolgico que o currculo tradicional estabelece.

Anda mungkin juga menyukai