Anda di halaman 1dari 26

2-2 AGENTE AMBIENTAL: FSICOS

Os agentes fsicos que podem causar danos a sade ou provocar acidentes podem ser classificados como: - SONOROS: Rudos - TERMICOS: Calor, frio e umidade - MECNICOS: Presses anormais e vibrao mecnica - RADIAES: Ionizantes e no ionizantes - ELETRICIDADE: Acidentes com choque eltrico 1- RUIDOS: O rudo um fenmeno fsico vibratrio com caractersticas indefinidas de variaes de presso (no ar) em funo da freqncia. Para a vibrao ser sonora audvel deve ter uma freqncia compreendida entre 16 e 20.000Hz com presso no ouvido de 2x10-5 N/m a 200 N/m.

UNIDADES DE MEDIDA NVEL DE PRESSO SONORA (NPS) O som pode ser definido como uma variao de presso que o ouvido humano consegue captar. O limiar de audibilidade humana est na faixa de 2 x 10 5 N/m a 200 N/m . Em funo da dificuldade de trabalhar com nmeros desta ordem, a presso sonora transformada em Nvel de Presso Sonora (NPS), que expressa em decibel (dB). O NPS em dB uma relao logartmica que compara o quadrado da presso real p existente no ambiente com o quadrado de uma presso de referncia p0, da seguinte forma:

Como presso de referncia, adota-se o valor de 2 x 10-5 N/m ou 0,00002 N/m, que o limite inferior da audibilidade humana. Isso significa que o NPS um nvel de presso em relao a um nvel de referncia, ou acima do nvel de referncia. Pode-se tambm expressar o NPS das seguintes formas:

Exemplos: 1. Um medidor indica em um ambiente um NPS de 100 dB, referncia 2 x 10-5 N/m. Qual a presso sonora ambiente?

2. Quantos decibis representa uma presso sonora de 8N/m

3. Quais os valores mximo e mnimo em dB que abrangem a faixa audvel do ser humano?

NVEL DE ENERGIA ACSTICA OU ENERGIA SONORA

Energia acstica ou sonora define a quantidade de energia acstica que produzida por unidade de tempo por uma fonte. A energia acstica referenciada como Energia Sonora, em Watt, ou Nvel de Energia Sonora, que neste caso refere-se ao nvel de energia sonora acima do nvel de referncia arbitrrio de 10-12 Watt. O Nvel de Energia Sonora expresso como:

Exemplo: Calcule o Nvel de Energia Sonora (NES), em dB (referncia 10-12 Watt), de uma fonte com energia sonora de10 Watts. NES = 10 log (P/P0) = 10 log (10/10-12) = 10 log (1013) = 10 x 13 = 130 dB Portanto, o Nvel de Energia Sonora (NES) da fonte, no exemplo dado, de 130 dB (Referncia 10-12 Watt). Se, no exemplo anterior, o Nvel de Energia Sonora (NES) fosse expresso em dB (Referncia 10-12 Watt), a transformao em Watts seria a seguinte: Energia Sonora, em Watts = 10-12 x 10(NES/10) = 10-12 x 1013 = 10 Watts. OBS: Esta caracterstica da energia sonora ou acstica leva a uma diferenciao no conceito de Presso Sonora e Energia Sonora. Enquanto a Presso Sonora (Referncia 2 x 10-5 N/m) dobra a cada 6 dB, a Energia Sonora ou Acstica dobra a cada 3 dB.

Graficamente:

No grfico 1 mostrado que a presso sonora dobra a cada 6 dB adicionado ao nvel de presso sonora (referncia 2 x 10-5 N/m2),

o grfico 2, mostrado que a energia sonora dobra a cada 3 dB adicionado (referncia 10-12 Watt).

VALOR MDIO OU RMS Considerando que os nveis de presso sonora podem variar muito em curtos intervalos de tempo, os valores geralmente so expressos em RMS (Root Mean Square), ou seja, Raiz Quadrada Mdia ou ainda PRMS (Presso RMS): P = (P12 + P22 +.....Pn2)/n onde: P1, P2,...Pn = valores instantneos reais de presso N = nmero de leituras num determinado tempo

VALOR PICO OU IMPACTO Quando o que se deseja identificar o valor real da presso sonora num determinado instante, a leitura deve ser expressa em Valor Pico ou de Impacto, no sendo apropriado o RMS. o valor real mximo de presso sonora medida num determinado instante, pela norma NR15 que apresenta picos de energia acstica de durao inferior a 1 segundo em intervalos superiores a 1 segundo. CURVAS DE COMPENSAO dB(A), dB(B), dB(C), dB(D): Para corrigir a sensibilidade do ouvido humano a diferentes freqncias, que variam de 20Hz a 20KHz, foram criados os decibis compensados, integrados ao circuito de medio dos medidores de presso sonora atravs de curvas denominadas A, B, C e D. As curvas de compensao so padronizadas pela ISO e IEC para indicar a resposta dos medidores em relao presso existente no ambiente e aquilo que seria recebido pelo ouvido humano. Toda medio deve ser expressa em db(A), db(C),etc... No Brasil e maioria dos paises adota-se a curva A. O grfico a seguir apresenta um comparativo das curvas de compensao A e C com a Linear.

Para obteno das respostas nas diferentes curvas (A e C), os medidores homologados possuem filtros que so selecionados no momento da medio e que transformam o resultado do nvel plano ou linear existente no ambiente no nvel desejado. Em funo disso, toda medio deve sempre ser expressa em dB(A), dB(C) ... etc, para que se possa interpretar seu valor. Como j foi dito anteriormente, no Brasil, e na maioria dos pases, adota-se a curva A para avaliao da exposio humana, uma vez que a que mais se aproxima da resposta do ouvido humano. ESPECTRO SONORO O espectro sonoro pode ser representado por um grande nmero de tons puros entre dois limites de freqncia, podendo estes limites ser 1 Hz ou centenas de Hz. O limiar da audibilidade humana est entre 20 Hz e 20 kHz. As faixas em que so divididas as freqncias so chamadas de bandas. As bandas mais utilizadas em avaliao de rudo so as de oitava e teras de oitava. Banda de oitava: o intervalo de freqncia em que a freqncia superior (f2) da banda igual ao dobro da freqncia inferior da banda (f1).

f2 = 2 x f1
Onde f1 = freqncia inferior da banda em Hz f2 = freqncia superior da banda em Hz

f1

f2

Para uma anlise mais precisa, costuma-se dividir o intervalo de 1/8 em 3 intervalos iguais cada, chamada de tera de oitava. Banda Tera de oitava: o intervalo onde a freqncia superior da banda (f2) igual raiz cbica de 2 multiplicada pela freqncia inferior da banda (f1). f f

f2 = 2 x f1

freqncia central (fm): Defini-se frequencia central de uma banda como a raiz quadrada do produto da freqncia superior e da inferior (mdia geomtrica).

f1

fm

f2

fm = f1 x f2

Se o rudo for medido em uma determinada banda e se deseja convert-lo em outra, usa-se a frmula:

Exemplo: Converter um nvel de rudo de 100 dB, na freqncia central de 2.000 Hz, medido em banda de oitava, para o nvel equivalente em tera de oitava.

Na tabela abaixo, esto listadas as bandas de oitava e tera de oitava com a freqncia central e os limites inferior e superior de cada faixa. BANDAS DE OITAVA E TERA DE OITAVA

H casos que o NPS foi medido separadamente por faixas de freqncia, por exemplo:
NPS (dB) NPS1 NPS2 NPS3 NPS4 NPSn freq (Hz) f1 f2 f3 f4 fn

Neste caso para se obter um valor de NPS equivalente, pode-se obt-lo atravs do clculo de uma presso equivalente dado por: P = (P12 + P22 +.....+Pn2) Assim: P = P12 + P22 +.....+Pn2 e: (P/P0) = (P1/P0)2 + (P2/P0)2 +.....+(Pn/P0)2 Temos: NPSeq = 10 x log(P/P0)2 NPS1 = 10 x log(P1/P0)2 NPS2 = 10 x log(P2/P0)2 NPSn = 10 x log(Pn/P0)2 Ento: (P/P0)2 = (10(NPSi/10) ) e:
n

(Pi/P0)2 = 10(NPSi/10)

NPSeq = 10 x log

(10(NPSi/10) )
i=1

EXEMPLOS: 1- Num ambiente de trabalho foi medido o nvel de presso sonora em 8 faixas de freqncias conf. Tabela abaixo. Obter o NPS equivalente.
NPS dB(A) 71 76 80 97 101 103 104 95 freq (Hz) 63 125 250 500 1000 2000 4000 8000

2- Numa fbrica foi instalada duas mquinas distintas sendo que para a primeira mediu-se um NPS de 88 dB(A) e para a segunda 90dB(A). Qual ser o nvel de presso sonora resultante que o trabalhador ir suportar? Qual o tempo mximo dirio de exposio que o empregador deve adotar neste local de trabalho conf. NR15 (tabela a seguir)

MEDIO DE RUDOS (NBR 7731):


A avaliao realizada atravs de medidor de presso sonora dotado de microfone, seletores e filtros de compensao, pelo menos, para as curvas A e C. Alem disso, o medidor deve ter recurso para respostas lenta e rpida. Para efeito da legislao brasileira suficiente a medio do rudo contnuo em dB(A) e o de impacto em dB(linear) ou dB(C). As medies, para finalidades de avaliao da exposio humana, devem ser feitas nas condies normais de processo e o microfone do medidor deve ficar a uma altura equivalente ao ouvido do trabalhador, em seu posto de trabalho. Quando os nveis variam no tempo ou quando os postos de um mesmo trabalhador apresentam nveis diferentes, deve-se adotar os valores de cada ponto e calcular a chamada dose, que uma ponderao entre o tempo de exposio e o tempo permitido para exposio queles nveis. Para medio de valores que variam na jornada, o instrumento recomendado o chamado dosmetro de rudo. O princpio operacional do dosmetro de rudo baseado na integrao dos valores instantneos ponderados pelo tempo de durao de cada nvel em relao ao tempo total.

A propagao do som em campo livre pode ser considerada como uma reduo de 6 dB a cada duplicao da distncia em relao fonte.

N = No-6.log2x

Abaixo o grfico demonstra uma variao da intensidade com a freqncia.

LIMITE DE EXPOSIO AO RUDO CONTNUO

Para os critrios da NR 15, Anexos 1 e 2, da Portaria MTb N 3 214, o tempo de exposio de um trabalhador ao rudo, sem proteo, est relacionado ao nvel, em dB(A), conforme abaixo:

EXEMPLOS: 1- Um trabalhador fica exposto a um nvel de rudo de 95dB(A). Qual o tempo mximo recomendvel de

exposio?

2- Um trabalhador possui uma jornada diria de 6hs num posto de trabalho localizado prximo a um exaustor. Qual o limite de rudo que deve ter o equipamento?

Limite de Exposio a Nveis Diferentes - DOSE (D) Quando um trabalhador fica exposto a diferentes nveis de presso sonora ao longo da jornada, o nvel final ou equivalente deve ser calculado da seguinte forma:

Segundo o estabelecido na NR 15, da Portaria MTb 3 21478, e pela ACGIH, sempre que a dose D exceder a unidade (um) ou 100%, estar excedido o limite de exposio. Como j se sabe que, no Brasil, para 8 h/dia o limite 85dB(A) e que a cada 5 dB(A) o risco dobra, agora o 2 ser usado para multiplicar a dose, ao contrrio da regra anterior, que dividia o tempo.
Assim, a melhor forma utilizar a mesma frmula com os seguintes ajustes:

Exemplo: Supondo-se um trabalhador exposto durante a jornada de 8 horas aos nveis e tempos abaixo, determinar a dose D e o nvel de rudo equivalente Leq. 87 dB(A) durante 2 horas (120 min) 88 dB(A) durante 3 horas (180 min) 83 dB(A) durante 1 hora (60 min) 85 dB(A) durante 1 hora (60 min) 86 dB(A) durante 1 hora (60 min)

LIMITE DE EXPOSIO AO RUDO DE IMPACTO Rudo de impacto todo aquele que apresenta picos de energia acstica de durao inferior a 1 segundo em intervalos superiores a 1 segundo. A legislao brasileira fixa como limite de tolerncia 130 dB (linear) ou 120 dB (C) para exposio de 8 horas dirias sem proteo. Acima de 140 dB (linear) ou 130 dB (C) a lei considera risco grave e iminente e o trabalhador no pode ficar exposto. No h referncia sobre o nmero de impactos/dia. A American Conference of Governmental Industrial Hygienists (ACGIH), que no passado definia um limite do nmero de impactos/dia, em funo do nvel, atualmente estabelece que o limite de tolerncia para exposio de um trabalhador, sem proteo, ao rudo de impacto de 140 dB(C).

OBSERVAES: As doenas mais comuns, alm da surdez, causadas pela exposio ao rudo excessivos so:distrbios gastrointestinais, irritabilidade, vertigens, nervosismo, acelerao de pulso e elevao da presso arterial. Os equipamentos de proteo individual utilizados para amenizar ou neutralizar os efeitos nocivos causados pela presso sonora so os protetores auriculares que se

apresentam na forma de plugs para a insero direta na cavidade auricular ou os tipo concha na forma de fone de ouvido. Os efeitos da presso sonora podem ser diminudos ou neutralizados atravs da implantao do sistema de proteo coletiva, atravs do isolamento da rea, mquina ou processo de produo causadora do nvel de rudo excessivo.

Acstica - Avaliao do rudo ambiente em recintos de edificaes visando o conforto dos usurios Procedimento
1 Objetivo 1.1 Esta Norma fixa as condies exigveis para avaliao da aceitabilidade do rudo ambiente num determinado recinto de uma edificao. 1.2 Esta Norma especifica o mtodo de medio e os intervalos em que devem se situar os nveis de rudo, conforme a finalidade mais caracterstica de utilizao do recinto.

OBS: O mtodo de avaliao envolve medies do Nvel de Presso Sonora Equivalente LAeq; em decibels ponderados em A, comumente chamado dB(A).

1.3 Esta Norma no se aplica :

a) avaliao de riscos de perda de audio em decorrncia do excesso de rudo. A esse respeito existe legislao especfica do Ministrio do Trabalho. b) avaliao de rudo de vizinhana provocado por fontes passveis de regularizao. A esse respeito existem exigncias especficas indicadas nas Referncias Normativas. c) medio de rudo com carter impulsivo, ou rudo com componentes tonais, produzido no prprio recinto, ou oriundo de recinto contguo. d) medio de rudo de ar condicionado. A esse respeito, existem exigncias especficas indicadas nas Referncias Normativas.

2 Referncias normativas As normas relacionadas a seguir contm disposies que, ao serem citadas neste texto, constituem prescries para esta Norma Brasileira. As edies indicadas estavam em vigor no momento desta publicao. Como toda norma est sujeita a reviso, recomenda-se queles que realizam acordos com base nesta que verifiquem a convenincia de se usarem as edies mais recentes das normas citadas a seguir. A ABNT possui a informao das Normas Brasileiras em vigor em um dado momento. IEC 60651:1979 - Sound level meters IEC 60804:1985 - Integrated averaging sound level meters IEC 60942 :1988 - Sound calibrators NBR 10151:1999- Acstica - Avaliao do rudo em reas habitadas visando o conforto da comunidade NBR 6401:1980 - Instalaes centrais de ar condicionado para conforto - Parmetros bsicos de projeto.

3 Definies Para os efeitos desta Norma aplicam-se as seguintes definies:

3.1 nvel de presso sonora equivalente, LAeq, em dB(A): o nvel que, na hiptese de poder ser mantido constante durante o perodo de medio, acumularia a mesma quantidade de energia acstica que os diversos nveis variveis acumulam no mesmo perodo.

3.2 nvel de rudo ambiente Lra: o nvel de presso sonora equivalente, em dB(A), no local e horrio considerados, na ausncia do rudo gerado por fonte sonora interferente.

3.3 fonte sonora interferente: a de ocorrncia alheia, ou temporria, em relao finalidade mais caracterstica de utilizao do recinto em que se avalia o rudo ambiente.

3.4 rudo com carter impulsivo: todo rudo que contm impulsos, que so picos de energia acstica, com durao menor do que um segundo e que se repete a intervalos maiores do que um segundo.

3.5 rudo com componentes tonais: o rudo que contm sibilos, chiados, zumbidos ou rangidos.

4 Equipamentos de medio

4.1 Medidor de nvel sonoro O medidor de nvel de presso sonora, ou o sistema de medio, deve atender s especificaes da norma IEC 60651 para tipo 0, tipo 1, ou tipo 2. Recomenda-se que o equipamento possua recursos para medio de nvel de presso sonora equivalente, em dB(A), conforme IEC 60804.

4.2 Calibrador acstico O calibrador acstico deve atender s especificaes da norma IEC 60942, devendo ser classe 2, ou superior.

4.3 Calibrao e ajuste dos instrumentos O medidor de nvel de presso sonora e o calibrador acstico devem ter certificado de calibrao da Rede Brasileira de Calibrao (RBC) ou do Instituto Nacional de Metrologia,

Normalizao e Qualidade Industrial (INMETRO), renovado, no mnimo, a cada dois anos.

Uma verificao e eventual ajuste do medidor de nvel de presso sonora, ou do sistema de medio, deve ser realizada pelo operador do equipamento, com o calibrador acstico, imediatamente antes e aps cada medio, ou conjunto de medies relativas ao mesmo evento.

5 Procedimentos de medio

5.1 Condies gerais

No deve ser efetuada medio de nvel de rudo ambiente, num recinto de edificao, na existncia de fontes sonoras interferentes. Todos os valores medidos do nvel de presso sonora devem ser aproximados ao valor inteiro mais prximo.

5.2 Condies especficas

As medies devem ser efetuadas a uma distncia de, no mnimo, 1,0 m de quaisquer superfcies como paredes, teto, piso e mveis.

O Nvel de Rudo Ambiente Lra deve ser o resultado da mdia aritmtica dos valores medidos em, pelo menos, trs posies distintas, sempre que possvel, afastadas entre si de, pelo menos, 0,5m. Caso o equipamento no execute medio automtica do LAeq, deve ser utilizado o procedimento contido no Anexo A.

6 Avaliao do rudo A avaliao do Nvel de Rudo Ambiente Lra feita por comparao com os valores indicados na Tabela 1.
Tabela 1: Intervalos apropriados para o Nvel de Rudo Ambiente Lra, em dB(A), num recinto de edificao, conforme a finalidade mais caracterstica de utilizao desse recinto. Nvel de rudo Tipo de recinto ambiente Lra em dB(A) Anfiteatros para esportes, shows, e cultos religiosos (sem 40 55 ocupao) Auditrios para msica sinfnica e pera (sem ocupao) 25 Auditrio para palestras (sem ocupao) 30-40 Berrios e creches (sem ocupao) 30-40 Bibliotecas 35-45 Cinemas (sem ocupao) 30-40 Consultrios de fonoaudiologia (sem ocupao) 30 Consultrios de psicoterapia (sem ocupao) 35 Consultrios mdicos e dentrios (sem ocupao) 35-45 Enfermarias em hospitais 35-45 Escritrios para projeto 40-50 Escritrios privativos (sem ocupao) 35-45 Escritrios de atividades diversas 45-55 Estdios grandes para rdio, TV e gravao (sem ocupao) 30 Estdios pequenos para rdio, TV e gravao (sem ocupao) 35 Igrejas e museus (sem ocupao) 40 Laboratrios 45-55 Lojas de departamentos e lojas em shopping center 40-50 Lojas de promoes 50-60 Lojas de eletrodomsticos 55-65 Quartos em apartamentos residenciais e hotis (sem ocupao) 30-40 Quartos em hospitais 35-45 Restaurantes intimistas 35-45 Restaurantes populares 50-60 Refeitrios, cantinas e lanchonetes 40-50 Sagues de aeroportos, estaes rodov. , metrov. e ferrov. 50-60 Sagues em geral 45-55 Salas de aula (sem ocupao) 35-45 Salas de dana e ginstica rtmica em academias (sem ocupao) 40-50 Salas de espera 40-50 Salas de estar em residncias (sem ocupao) 35-45 Salas de musculao em academias (sem ocupao) 35-45 Salas de msica, TV, home theater, reunio e cirurgia 30-40 Salas de computadores 45-60 Teatros 25-35

ANEXO A ( normativo ) Mtodo alternativo para determinao do laeq A.1 Se o medidor de nvel sonoro no tiver a funo LAeq, o nvel de presso sonora equivalente (Laeq) deve ser calculado pela frmula:

L Aeq

1 = 10.log 10 10 n i =1

Li 10

onde:

Li o nvel de presso sonora, em dB(A), lido em resposta rpida (fast) a cada 10 segundos, durante pelo menos cinco minutos;

n o nmero total de leituras.

Anda mungkin juga menyukai