Anda di halaman 1dari 2

A Famlia do educador Ansio Teixeira e a escravido na Chapada Diamantina A histria do educador, intelectual, Ansio Teixeira certamente conhecida por

r uma parcela da populao brasileira, no entanto poucos conhecem suas origens familiares. Filho do mdico Deocleciano Pires Teixeira, Ansio foi herdeiro de famlias tradicionais do ramo de minerao da Chapada Diamantina, seu av materno era um dos donos da Companhia Diamantina Capivara. A referida empresa tinha cerca de 300 escravos que atuava na explorao dos diamantes nos garimpos de Lenis. Para alm do passado escravista, a importncia de Ansio na educao pblica brasileira pode ser percebida nas inmeras homenagens que a ele so atribudas. Lder do movimento que ficou conhecido como Escola Nova, defendia o ensino pblico, gratuito, laico, obrigatrio e universal. Estudou na universidade do Brasil [atualmente UFRJ], foi um dos idealizadores da UNB [Universidade de Braslia] e reitor da mesma em 1963, foi destitudo do cargo aps o golpe militar de 1964. A histria da formao da famlia de Ansio Teixeira no mnimo curiosa, pois, seu pai casou-se com trs irms, filhas do rico coronel Antnio de Souza Spinola. O pai de Ansio estudou medicina em Salvador, seu av paterno era um importante comerciante estabelecido em Lenis e tambm um integrante da elite local no sculo XIX. Desta forma a aproximao entre as duas famlias certamente no encontrou obstculos, j que faziam parte do mesmo nicho social, algo muito relevante no mercado matrimonial daquele perodo [acredito que muitas dessas relaes permanecem inalteradas em nossos dias]. De volta a Lenis, formado em medicina, filho de um conhecido comerciante da regio, Deocleciano certamente surgiu como um bom partido para as moas solteiras. E ele no se fez de rogado, buscou aproximar com a rica famlia Spnola. Contraiu matrimonio, primeiramente, com Mariana de Souza Spinola, que faleceu e ele se casou em segundas npcias com M Ritta de Souza Spinola, que tambm faleceu e finalmente ele casou-se com Ana de Souza Spinola, esta ltima foi a genitora de Ansio Spinola Teixeira, que nasceu em 1900 na cidade de Caetit - BA. A famlia de Ansio sempre esteve envolvida em diversas transaes comercias envolvendo escravos em Lenis. Como j foi dito, seu av materno era um dos maiores possuidores de escravos da Chapada, seu pai tambm possua muitos cativos. No ano de 1875, por exemplo, o Dr. Diocleciano comprou de Joo Gonalves Lima os escravos Ovdio e Jonna. Confiram o registro de compra e venda:
Escritura pblica de compra e venda que fas, como vendedor Joo Gonalves Lima, e como comprador e como comprador o Dr. Deocleciano Pires Teixeira, (...) de dois escravos de nomes Ovdio e Joanna. (...) Ovdio, 23 anos, solteiro, do servio de minerao e Joanna, 20 anos, solteira, cozinheira no garimpo Canoo deste Termo, ambos de cor preta, (...) pelo preo e quantia de 1:880$000 [um conto oitocentos e oitenta mil reis]. (...) Lenis 23 de setembro de 1875. Tabelio Marcelino Jos Mascarenhas. (livro de notas n 7; Pag. 13v)

Quando Ansio nasceu, no havia mais escravos em terras brasileiras, embora a marca da escravido ainda fosse muito presente em sua famlia, pois, tiveram durante longo perodo estreita relao com a explorao e comrcio de negros escravizados nos sertes da Bahia. De famlia abastada, Ansio estudou no Colgio Antnio Vieira em Salvador e depois se

formou em direito no Rio de Janeiro, assumiu vrios cargos pblicos no Brasil e fez psgraduao em universidades da Europa e Estados Unidos.

Anda mungkin juga menyukai