Anda di halaman 1dari 20

XIV Congresso Brasileiro de Sociologia 28 a 31 de julho de 2009, Rio de Janeiro (RJ) Grupo de Trabalho Sociologia da Cultura

Os atentados ao bom gosto:


Regras da arte de viver legtima na capital paulista

Carolina Pulici 1

Doutoranda em sociologia pela FFLCH-USP e autora de Entre socilogos: verses conflitivas da condio de socilogo na USP dos anos 1950/60. So Paulo, Edusp/Fapesp, 2008, 320 pp. E-mail: carolinapulici@gmail.com

No se pode confundir o gosto com a gastronomia. Se o gosto esse dom natural de reconhecer e amar a perfeio, a gastronomia, ao contrrio, o conjunto das regras que presidem a cultura e a educao do gosto. A gastronomia para o gosto o que a gramtica e a literatura so para o senso literrio (...) O gourmet seu prprio gastrnomo, assim como o homem de gosto seu prprio gramtico (...) Mas como nem todo mundo gourmet, necessrio haver gastrnomos (...) Deve-se pensar dos gastrnomos o que pensamos dos pedagogos em geral: que so s vezes insuportveis pedantes, mas que tm sua utilidade. Eles pertencem ao gnero inferior e modesto e deles depende melhorar esse gnero um pouco subalterno com tato, medida e elegante leveza (...) Existe um mau gosto (...) e os refinados o sentem por instinto. Para os que no o sentem, preciso uma regra (PRESSAC Apud BOURDIEU, 1979, p. 73) 2.

Foi a partir desta (e de outras proposies anlogas) que Pierre Bourdieu construiu sua crtica da ideologia do gosto inato que, como estratgia distintiva engendrada na luta de classes mais cotidiana, converte sistematicamente diferenas no modo de aquisio da cultura em diferenas de ordem natural. O prazer soberano do esteta, diz Bourdieu, se pretende livre de quaisquer regras ou aprendizagens escolares, reconhecendo na familiarizao precoce com os bens de cultura a nica via legtima de conformao de um habitus cultivado. Hierarquizando dois modos de relacionamento com os bens simblicos o conhecimento tardio, adquirido na escola, e a experincia direta, fruto de um aprendizado no seio da famlia -, essa ideologia da espontaneidade das maneiras confere, tambm nos mercados mundanos, um rendimento simblico fatalmente superior aos que desde sempre integraram os crculos eruditos e requintados, obstruindo o caminho dos retardatrios em matria de cultivo de si, de antemo despojados dos atributos de excelncia social. Na esteira de Max Weber, que j havia notado que a estilizao da existncia era princpio altamente distintivo de classificao social, e convencido de que a intolerncia esttica gera violncias terrveis (BOURDIEU, 1979, p. 60), o socilogo francs houve por bem tomar essas e outras questes s aparentemente apolticas como objeto de anlise privilegiado em uma de suas obras mais exaustivas e, tambm, mais contestadas no mundo todo. Como qualquer outro princpio de hierarquizao social, o chamado bom gosto produto das relaes de fora que atravessam a sociedade e, assim, um objeto de estudo a ser dignificado nas investigaes sociolgicas.

Traduo minha, grifos meus.

Em La distinction: critique sociale du jugement, Bourdieu considera que o gosto um indicador muitas vezes negligenciado pelos especialistas em estratificao social, sendo por isso mesmo o terreno por excelncia da negao do social. No seu modo de ver, as definies dominantes do que vem a ser bom gosto e consumo cultural legtimo tomaram tais disposies por princpio de aplicao universal, consagrando os dons supostamente naturais daqueles que esto liberados das urgncias materiais e advm dos meios mais cultivados. Na contramo desse processo de naturalizao de condies sociais bastante especficas, vrias de suas obras coletivas (BOURDIEU & BOLTANSKI & CHARBOREDON & CASTEL, 1965; BOURDIEU & SAINT MARTIN, 1976 e BOURDIEU & DARBEL, 2003) procuraram investigar as condies nas quais so produzidos os consumidores de bens culturais e seus gostos, mostrando como as diferentes maneiras, pelas condies econmicas e culturais que supem, esto estreitamente ligadas aos sistemas de disposies caractersticos das diferentes classes e fraes de classe:
O gosto classifica e classifica aquele que classifica: os sujeitos sociais se distinguem pelas distines que eles operam, entre o belo e o feio, o distinto e o vulgar, e onde se exprime ou se traduz sua posio nas classificaes objetivas. E em funo disso, a anlise estatstica mostra, por exemplo, que as oposies de mesma estrutura que aquelas que podem ser observadas em matria de consumo cultural se encontram tambm em matria de consumo alimentar: a anttese entre a quantidade e a qualidade, a comilana e os pratos leves, a substncia e a forma ou as formas, recobre a oposio, ligada s diferentes distncias em relao necessidade, entre o gosto de necessidade, que se volta s comidas ao mesmo tempo mais calricas e mais econmicas, e o gosto de liberdade ou de luxo que, em oposio ao desimpedido comer popular, conduz a deslocar a nfase da matria na direo da maneira (de apresentar, servir, comer, etc.), por um partido de estilizao que exige que a forma ou as formas operem uma denegao da funo (BOURDIEU, 1979, p. VI).

A exemplo dos manuais de savoir-vivre europeus, nos quais predomina a desvalorizao de todo e qualquer processo de aprendizado formal, de tudo o que no simplesmente sentido por instinto (BOURDIEU, 1979, p. 73), as vises subjacentes aos manuais de etiqueta publicados em So Paulo tambm so exemplos notveis de como a busca de uma elegncia espontnea, no estudada, o grande alvo. Tendo analisado os cursos de etiqueta na cidade de So Paulo dos anos 1990 e diversas revistas, livros e sites difusores do refinamento, Daniela Pereira observou que, no caso dos livros, as orientaes

seguem no sentido de facilitar a absoro das regras, mas, geralmente destacam que, ainda que no necessitem de grande preocupao, somente sero encarados como elegantes comportamentos que paream habituais (PEREIRA, 2006, p. 65). No por acaso, diz a autora, no mundo dos propagadores das boas maneiras existe uma clara hierarquia entre os que adquiriram tal comportamento em famlia e os que o aprenderam tardiamente, pelo aprendizado formal: Os professores que herdaram esse tipo de conhecimento fazem isso transparecer nas aulas agindo como detentores legtimos das boas maneiras, em detrimento dos que as aprenderam posteriormente, fora do mbito domstico (PEREIRA, 2006, p. 113). O pressuposto de que a nica relao autntica com a Cultura , justamente, a que faz desaparecer todos os traos de sua gnese orienta tambm o testemunho da autora de um clebre manual de etiqueta brasileiro:
Nunca me esqueo da histria daquela me que perguntou a uma especialista em boas maneiras com que idade deveria matricular seu filho no curso. Ao saber que o futuro aluno estava com trs meses de idade, ela respondeu: Talvez j seja tarde (LEO, 2007, p. 205).

Autora bem vendida no Brasil, Danuza Leo sublinha a importncia de se ignorar certas convenes, mas adverte, contudo, que a negao de tais formalidades privativa de poucos, pois s as pessoas naturalmente educadas conseguem faz-lo com propriedade (LEO, 2007, p. 10). A bem da verdade, ironiza Leo, o sfrego apego aos cdigos uma insgnia dos que s recentemente alcanaram os smbolos exteriores da estima social 3. Outro indcio de que a segurana social h muito conquistada permite tomar distncia das fronteiras da legitimidade cultural aparece na crnica culinria de Nina Horta, chef de cozinha, proprietria do buffet Ginger e crtica gastronmica da Folha de So Paulo. Sobre o gosto de seus clientes, avalia que enquanto o grupo que dita as regras transgride sem parar, porque afinal, quem faz as regras ele, o fregus que teme despencar das altas rodas geralmente um cliente que fica preso a todas as normas que imagina serem as do nascimento em bero de ouro (HORTA, 2006, p. E9).
3

Lanado em 1992, Na sala com Danuza ficou em primeiro lugar na lista dos livros mais vendidos durante um ano. Em 2005 isto , antes do lanamento da edio de bolso pela Companhia das Letras -, j tinha vendido mais de 200 mil exemplares. Cf. GES, 2005.

Organizado pelo professor titular de Histria da Unicamp Jaime Pinsky, Cultura & Elegncia: o que se deve fazer e o que preciso conhecer para ser uma pessoa culta e elegante sugere que aquilo que se toma por elegncia algo da ordem do indefinvel, j que faria parte de uma suposta delicadeza natural do ser - humano:
possvel aprender a ser elegante? E se for, como adquirir uma elegncia espontnea? (...) Aqui entramos em contato com algo muito buscado, mas realmente difcil de ser ensinado: elegncia como modo de viver, uma maneira de estar presente no mundo com estilo prprio (...) No d para ensinar essa delicadeza natural aliada ao charme de um estilo prprio, mas todo mundo pode tentar desenvolver em si a elegncia: basta cultivar a sensibilidade e ampliar os prprios horizontes (...) Ora, se verdade que elegncia no se ensina, podemos certamente buscar inspirao no que essas pessoas tm a nos dizer. Cada um dos autores do livro, a seu modo, enriquecer nossa maneira de viver e ajudar nessa importante busca individual de ser elegante. Cada captulo de Cultura & Elegncia um convite sedutor para penetrarmos em um mundo pessoal e intransfervel (MENDES CALDEIRA, 2005, pginas 11-13) 4.

Em que pese o fato de haver a um dos pontos de honra das convenes mundanas, qual seja, o imperativo da no premeditada originalidade pessoal (atitude prpria/espontnea e comportamento pessoal/intransfervel), esse recente manual de savoir-vivre brasileiro admite que elegncia no apenas se vestir bem e cuidar da aparncia, mas, tambm, cultivar-se, familiarizar-se com o repertrio cultural universal, o que abre ao menos a possibilidade de um aprendizado formal e tardio da Cultura. O mesmo no se observa em meio aos julgamentos emitidos por alguns crticos e estilistas de moda, para os quais a elegncia consiste, antes de tudo, num dom de nascimento. Ressalta, na fala desse segmento de profissionais da moda, uma evidente depreciao do que pode ser adquirido pelo estudo e, no extremo oposto, a valorizao de uma familiaridade com pessoas requintadas e de uma espcie de radar mundano. Indagada sobre a idia de que a elegncia requer certo cultivo de si, a consultora de moda rika Palomino no hesitou em avaliar que no sei se tem a ver cultura e elegncia. Tem gente que nunca foi escola e elegante. Extrapolando os limites da caricatura, Rita Comparato, estilista da grife Non, disse na ocasio que h quem tenha elegncia no DNA. S cultura no basta, mas observar os elegantes pode ajudar (QUINTANILHA, 2006).

Grifos meus.

Em alguns escritos de Histria da Arte no se encontra algo to diferente, j que a tambm a disposio esttica legtima essencialmente intuitiva e, portanto, incognoscvel, privativa dos que podem no conhecer, mas, sentir:
(...) tudo o que uma pintura apela para o intelecto os sinais, as histrias, as personagens, o espao, a luz e os acontecimentos temporais que a esto representados transposto para uma realidade pictrica que o espectador apreende intuitivamente, s pelo fato de o olhar. O raciocnio perde terreno em relao ao olhar. Por causa disso, uma arte que pe em questo as certezas fundamentais do conhecimento (BOCKEMHL, 2005, p. 11) 5.

A recusa do ensino sistemtico da Arte e, assim, de todos os que no vivenciaram uma experincia direta com as obras artsticas - tambm presente no discurso do maestro Jlio Medaglia que, depois de afirmar que a msica clssica faz parte do nosso repertrio auditivo comum, de nosso convvio, assim como outras criaes de diferentes reas artsticas, argumenta que Ningum precisa freqentar um curso de arquitetura ou de escultura, por exemplo, para achar o Vaticano uma maravilha ou se emocionar diante da Piet, de Michelangelo (MEDAGLIA, 2005, p. 51). Ora, se o amor pela arte fosse de fato um prazer sensorial que, como o gosto por chocolate, dispensasse todo treino formal e a posse de um patrimnio cognitivo, as estatsticas culturais recentemente divulgadas no Brasil no mostrariam uma apropriao to desigual dos bens culturais segundo os grupos sociais e seus respectivos nveis de escolaridade (BOTELHO & FIORI, 2005; SILVA & ARAJO & SOUZA, 2007). O saber-escolher como ddiva dos cus ostensivamente afirmado em informe publicitrio sobre a rua que concentra as grifes mais famosas do mundo, qual seja, a Oscar Freire, na cidade de So Paulo. Segundo a Associao dos Lojistas locais, a Rua dos Jardins atende principalmente o pblico das classes A e B por ser o nico que reconhece a tradio das marcas e procura qualidade (S/A, 2006, p. 6) 6. Ora, dizer que apenas as classes A e B interessam-se pela qualidade dos produtos no faz apenas negar a gnese
5

Grifos meus. Contrrios queles que esperam to-somente que um quadro reproduza uma parte da realidade, socilogos da arte sentenciam que, a rigor, a apropriao legtima das obras de arte a que desvenda os procedimentos tcnico-formais de domnio exclusivo do artista, a que acentua, portanto, a qualidade pictrica e as caractersticas visuais (e, portanto, no-intelectuais) da pintura: O que ns buscamos, em suma, reconstituir, a conduta de um artista que no tem nada a ver com a simples transferncia, numa tela, de uma realidade fixada e aceita por ele tal qual, em sua integralidade. (FRANCASTEL, 1970, p. 19). Traduo minha. 6 Grifos meus.

social das preferncias, mas o que ainda mais perverso - culpabilizar os portadores do chamado mau gosto, fazendo com que deficincias de ordem social se passem por falhas de critrio pessoal 7. Referindo-se ao comentrio que Roger Bastide fez de Sales e damas do segundo imprio, Gilda de Mello e Souza j advertia, nos anos 1970, que os sales mundanos, sob a aparncia de futilidade, podem ser um excelente instrumento para conhecer o estilo de vida de uma poca, a transformao das maneiras, o advento dos gneros artsticos, etc (SOUZA, 1979, p. 18). Tendo em vista os propsitos especficos deste paper eu acrescentaria: as crnicas da vida mundana so instrumentos indispensveis anlise das vises essencialistas do mundo, que s fazem universalizar experincias bastante singulares, como bem o demonstra o texto Uma vida com tudo lindo: lenda viva da alta moda conta histrias de glamour e elegncia, de autoria da socialite carioca Carmen Mayrink Veiga. Tendo se casado no civil com um Dior, se tornado amiga de Hubert de Givenchy (tudo o que aprendi sobre moda foi com o Hubert) e freqentado assiduamente desfiles de alta costura em Paris, onde tinha um apartamento, Mayrink Veiga avalia que essa vida com tudo lindo s era possvel caso voc fosse casada e seu marido gostasse da mulher sempre impecvel (MAYRINK VEIGA, 2005, p. 42). Ora, dizer que a elegncia de uma mulher depende apenas de seu estatuto de casada e da boa vontade do marido em v-la arrumada afirmar que todos os outros maridos de estrato social inferior pouco se importam com o
7

Tais dados sobre o consumo socialmente seletivo de roupas em So Paulo no me permitem concordar com os argumentos sem meio-tom da pesquisadora da moda Diane Crane. Em entrevista Folha, a sociloga norte-americana fez coro com os defensores de hbitos de consumo transclassistas e com os propagadores da escatologia ps-moderna, para os quais a realidade tornou-se de tal forma complexa que exigiria o abandono dos instrumentos clssicos de anlise sociolgica. Certa de que o mundo de hoje se transforma com enorme velocidade e que, assim, precisaramos de novas teorias para compreender e explicar a moda hoje, Krane alardeia que o fato dos ricos ainda terem maior poder aquisitivo no significa que os mais pobres no estejam inseridos no circuito da moda. O problema que no se precisa, aqui, as adeses socialmente seletivas ao mundo da indumentria. No basta dizer que ricos e pobres flertam com a moda: ater-se apenas participao indiscriminada num universo de consumo e no a o que e, sobretudo, como se consome no me parece suficiente para atribuir ao estudo de Bourdieu sobre o tema o estatuto de velharia que teria previsto mudanas sociais mais lentas. A moda, como os demais bens de cultura outrora restritos a poucos, pode, sim, atingir a todos nos dias que correm. Mas, como mostra o informe sobre a clientela da Oscar Freire, no chega a todos da mesma maneira. Cf. DALMEIDA, 2006, p.3.

eventual desleixo de suas companheiras, transformando, novamente, carncias de ordem social em debilidades de cunho pessoal. V-se bem que Monique de Saint-Martin tinha razo em dizer que no so nos cerimoniais da vida em sociedade (festas, casamentos, visitas, ralis, etc.) que se pode esperar encontrar princpios mais meritocrticos de classificao social e, com eles, o enfraquecimento da interiorizao de diferenas naturais (SAINT-MARTIN, 1993, p. 293). Com efeito, os ritos da vida mundana encenam exemplarmente as vises naturalizantes do mundo, porque as lutas entre as diferentes maneiras em jogo independem, em boa medida, dos trunfos que podem ser adquiridos atravs da escola. Se, como mostram as pesquisas quantitativas do CEBRAP e do IPEA (BOTELHO & FIORI, 2005; SILVA & ARAJO & SOUZA, 2007), o cultivo das atividades culturais tradicionais (teatro, cinema, concerto, museu, leitura) amplamente influenciado pelos anos de aprendizado escolar, pode-se dizer que o apuro gastronmico ou o esmero indumentrio escapam ao campo de interveno da escola, revelando as disposies mais precoces e mais autnomas em relao a uma ao pedaggica institucionalizada. A depreciao mundana do escolar e a idia de que o saber-escolher um dom da natureza tomam as disposies associadas ao chamado bomgosto por um princpio de aplicao universal, como se s existisse uma relao possvel com os bens de cultura, feita de requinte e desprendimento, na mesma medida alheia s dificuldades que aprisionam os reles mortais. Isso se v bem nas revistas de Arquitetura de Interiores, que pressupem o acesso irrestrito a todos os bens e impem uma viso naturalista das necessidades de consumo (BOLSTANSKI, 1970). Malgrado o tom democrtico que se tenta infundir pelo uso de terminologias genricas (o acordar, os homens), no h dvidas quanto disperso social dos bens em questo:

Fonte: Revista Flashcasa, nmero 13, 2007.

Fonte: Revista Flashcasa, nmero 13, 2007. A universalizao de formas bastante particulares de experimentao do mundo d-se a ver tambm nas prescries emitidas pelo j comentado Cultura & Elegncia, que se esmera em receitar quais as obras literrias essenciais, os livros que no podem faltar na estante dos que almejam adquirir uma cultura minimamente razovel e um roteiro bsico para se conhecer o mundo do jazz. Apesar de seus autores mapearem os melhores 9

roteiros do chamado circuito Elisabeth Arden: New York, Paris, Londres e Roma j que, segundo advertem, para algum tornar-se culto e elegante, desejvel que seja tambm uma pessoa cosmopolita e viajada (MENDES CALDEIRA, 2005, p. 13), sabe-se que 63,9% das classes D/E, 44% da classe C e 22,6% das classes A/B da cidade de So Paulo nem sequer foram praia entre abril de 2004 e abril de 2005 (BOTELHO & FIORI, 2005, p. 101) 8. O mesmo se diga de um outro manual de savoir-vivre que, longe de afirmar apenas a obrigatoriedade das viagens (Existe um tipo de cultura que s se adquire viajando), ordena ainda que se viaje fora do perodo de alta temporada, o que exige simultaneamente a liberao das urgncias materiais e da submisso ao calendrio regular de trabalho. Supremo exemplo de algo escrito por e para os grupos privilegiados sabidamente menos sujeitos aos ritmos coletivos -, o guia de boas maneiras que se pretende alternativo, mo de todos, sentencia: (...) viaje fora de estao, procure, sobretudo, lugares que no estejam na moda. A ndia, por exemplo, s no ano 2015. Miami, nunca. No se misture com hordas de turistas, ningum pode apreciar uma obra de arte cercado por trezentas pessoas (LEO, 2007, p. 127). A sempre imprescindvel busca de originalidade pessoal tambm presente em Cultura & Elegncia, que indica pequenos e preciosos lugares, todos fora dos grandes circuitos tursticos mundiais (MENDES CALDEIRA, 2005, p. 13) 9. Eis algumas evidncias de como as vrias dicas do bem viver supostamente dirigidas a todos, so, em verdade, a realidade de poucos e o sonho que se tenta infundir a muitos, por mais didticos e indistintamente voltados a todos que manuais como esses possam parecer (Aproveite para
8

Mesmo num pas como a Frana, lembra Anne-Catherine Wagner, onde o nmero de viagens ao estrangeiro cada vez maior, os itinerrios tursticos permanecem extremamente seletivos socialmente (WAGNER, 2007, p. 86). Ainda que de maneira menos incisiva, Claudia Matarazzo tambm acaba por legitimar um estilo de vida alheio s urgncias materiais quando discorre sobre como um casal pode (ou deve) se presentear: presentear com champagne sempre elegante, mas ateno para que seja de uma marca reconhecidamente superior. Cf. MATARAZZO, Claudia. Amante elegante: um guia de etiqueta a dois. So Paulo, Melhoramentos, 2001, p. 68. Grifos meus. 9 O enaltecimento dos circuitos freqentados por poucos e que no violam, assim, o princpio da homogamia social encenado tambm no material de imprensa. Em matria dedicada exposio de um certo script para aproveitar o melhor que o mar tem a oferecer, a Revista da Folha lana os critrios que devem presidir a escolha de uma praia: fundamental que ela seja limpa, de preferncia longe da muvuca. Cf. BRISSAC, 2007, p. 4. Grifos meus.

10

comear a montar sua discoteca bsica). Expresso distintiva de uma posio socialmente privilegiada, essa estilizao da existncia de que falava Weber , inequivocamente, uma reivindicao de superioridade em relao aos que permanecem dominados pelas urgncias ordinrias. Afora a distncia com relao s necessidades, a certeza de si outra marca dos verdadeiramente elegantes, dos que esto to convencidos de sua validez social que dispensam as infuses contnuas de admirao de que dependem os ainda inseguros socialmente: Ateno: uma pessoa realmente elegante nunca se irrita se a mesa que lhe deram no restaurante no a mais bem situada (...) Tambm no exige tratamento especial do matre (LEO, 2007, p. 111). Assim, os menos autoconfiantes so, a um s tempo, os mais obcecados pela busca de status Nada revela mais a insegurana social de uma pessoa do que ouvi-la dizer que estava na primeira classe (LEO, 2007, p. 127). Para alm de um conformismo extremo, que desacredita de antemo toda e qualquer outra maneira de conceber e experimentar a vida, o que mais impressiona nesse to difundido manual de etiqueta um senso de realidade to excessivo que beira o oportunismo mais elementar. Louva-se ou reprova-se uma mesma atitude tendo por critrio exclusivo a posio social dos envolvidos:
S pode achar e dizer o que pensa quem rico ou poderoso; se no for o seu caso, bom manter a boca fechada e dar sempre razo aos ricos e poderosos (...) todas as infidelidades so permitidas, desde que com pessoas que pertenam ao mesmo grupo. Um homem pode ter um caso com a mulher de algum da mesma roda (e vice-versa); mas ai de quem resolver namorar algum de outro grupo social, sobretudo se esse grupo for de um patamar mais baixo, digamos assim: esses nunca sero perdoados (LEO, 2007, p. 27)10.

Por vezes o imperativo de sinalizao da posio social to flagrante que dispensaria o comentrio do socilogo. Emblemtica nesse sentido a matria veiculada pela revista Veja So Paulo intitulada Suave a vida nos Jardins, na qual a proprietria da Galeria So Paulo declara: Quem anda por aqui tem o perfil do poder: rico, elegante, culto, belo e sofisticado. Sob

10

Mesmo que de forma menos peremptria, Glria Kalil tambm localiza na hierarquia social o princpio orientador das prticas concernentes etiqueta do beijo: sempre o superior hierrquico quem d o sinal: se vocs forem apresentados para o Presidente da Repblica, por exemplo, ele quem vai sinalizar se beija ou no, entenderam?. Cf. KALIL, 2007, p. 111.

11

pretexto de revelar os sinais de intimidade com os usos e costumes nativos, as advertncias so abundantes:
Para um conhecedor do cdigo Jardins, uma heresia consultar cardpios em certos restaurantes. O In Citt, por exemplo, um lugar para se ordenar um prato de nhoque. No Davids, um almoo no comea adequadamente sem a mortadela com limo no aperitivo. No LArnaque, tempo de pato com manga. Para beber, em qualquer lugar dos Jardins, estar dentro das regras quem pedir vinho branco servido em copos, mesmo que seja nacional. Outro cuidado indispensvel ter sempre um sorriso pronto em nenhuma outra parte de So Paulo h tal profuso de fisionomias risonhas. Os Jardins so uma festa, diz a atriz Bruna Lombardi, que nasceu no Rio de Janeiro mas passou boa parte de sua vida na Alameda Ja. um lugar de pessoas alegres, inteligentes, que tm estilo e tentam fazer da vida uma arte (NUNES, 2005).

Muito embora o artigo se esmere em difundir o cdigo de comportamento em vigor no mais requintado paraso do bem viver de So Paulo - e at arrisque dizer que as fronteiras desse universo singular esto permanentemente abertas a brasileiros de outros bairros e outras cidades-, o senso de realidade no tarda a se mostrar implacvel j que, no final das contas, fazer parte da populao fixa notavelmente mais complicado e difcil porque, como sugere outra moradora, preciso ao menos conhecer as pessoas porque os antigos freqentadores efetivamente se conhecem (NUNES, 2005) 11. Outra atitude glorificada no espao dos discursos mundanos o controle das satisfaes corporais. Ecoando as anlises de Pinon e Pinon-Charlot, segundo as quais Um dominante deve adotar, em todas as circunstncias, a atitude apropriada que permite esse domnio do corpo (PINON & PINONCHARLOT, 2000, p. 91), um manual de etiqueta brasileiro preceitua:
Pessoas so convidadas no para ser alimentadas, mas para contriburem de alguma maneira para o sucesso da reunio. Com seu charme, sua beleza, sua inteligncia, sua capacidade de ser divertidas. Faa sua parte com brilho (...) Menos costuma ser mais em festas e jantares. Comer de menos. Beber de menos. Falar de menos. Se exibir de menos. Permanecer menos (LEO, 2007, p. 33-34).

A defesa de uma conteno permanente tambm aparece no manual de etiqueta contempornea escrito por Glria Kalil, para quem o controle dos impulsos o que distingue os seres civilizados das feras selvagens:
Estou voltando de frias passadas num resort, tipo paraso tropical, num dos estados do Nordeste. Aquele sonho: praia deserta, coqueirais, mar quentinho e nada, mas nada mesmo de
11

interessante notar como o conservadorismo poltico coincide com uma liberalidade moral nesse bairro em que se namora muito. Nas palavras de uma de suas moradoras: Como boa elite que se preza, o pessoal aqui no moralista.

12

preocupaes, a no ser passar protetor solar, no esquecer de levar o livro para a praia e no perder o horrio das refeies, todas timas. Pois foi numa dessas frias que arrepiei com o que vi: pessoas avanando no buf e voltando para a mesa com pratos gigantescos como se estivessem saboreando a ltima refeio de suas vidas. Era feio de olhar: verdadeiros esganados colocando pirmides de comida na frente e atacando os alimentos com uma ansiedade de dar inveja a uma ona magra perdida no deserto. Um show de voracidade que se repetia a cada refeio. O fato de ter diante de si muitas opes sem ter de pagar por prato pedido ou pelo peso do que se consome no justifica esse destempero grosseiro e excessivo. Controlar os impulsos e apetites o que distingue seres civilizados de feras selvagens (KALIL, 2007, p. 150).

A negao do gozo natural atesta, portanto, a superioridade dos que se satisfazem com os prazeres sublimados, refinados e gratuitos. Para falar como Elias e Scotson:
A temos, de fato, um trao geral das velhas famlias: elas se diferenciam das outras por certas caractersticas comportamentais distintivas, inculcadas desde a infncia em cada um de seus membros, de acordo com a tradio distintiva do grupo. Os crculos das famlias antigas costumam ter um cdigo de conduta que exige, em situaes especficas ou na totalidade delas, um grau de autocontrole maior que o habitual entre grupos interdependentes de status inferior. Eles podem ou no ser civilizados, no sentido europeu contemporneo da palavra, mas, comparados queles em relao aos quais reivindicam com sucesso uma superioridade de status, em geral so mais civilizados, no sentido factual da palavra: sob alguns ou todos os aspectos, seu cdigo exige um nvel mais elevado de autodomnio; em situaes especficas ou em todas, prescreve um comportamento mais firmemente regulado, associado a uma previdncia maior, maior autodomnio e costumes mais refinados, e provido de tabus mais elaborados (...) Os princpios relativamente mais rigorosos so apenas uma das formas de autocontrole socialmente induzido, dentre muitas outras. As boas maneiras so outra. Todos eles aumentam as chances de que um grupo superior se afirme e mantenha seu poder e superioridade (...) Num ambiente relativamente estvel, o cdigo de conduta mais sofisticado e o maior grau de autocontrole costumam associar-se a um grau mais elevado de disciplina, circunspeo, previdncia e coeso grupal. Isso oferece recompensas sob a forma de status e poder, para contrabalanar a frustrao das limitaes impostas e da relativa perda de espontaneidade. Os tabus compartilhados e o comedimento caracterstico reforam os laos que unem a rede de melhores famlias. A adeso ao cdigo comum funciona, para seus membros, como uma insgnia social. Refora o sentimento de insero grupal conjunta em relao aos inferiores, que tendem a exibir menos controle nas situaes em que os superiores o exigem. As pessoas inferiores tendem a romper tabus que as superiores so treinadas a respeitar desde a infncia. O desrespeito a esses tabus, portanto, um sinal de inferioridade social (ELIAS & SCOTSON, 2000, p.170-171)12.

Nessa linha de juzo, a associao entre o gluto e o emergente social clara:


Durante o vo, coma pouco. Beba pouco (...) No se comporte tipo quero tudo a que tenho direito. No se precipite no champagne, no caviar. Melhor viajar de executiva e, com a diferena do preo da passagem, comprar um quilo de caviar para comer no hotel do que dar esses vexames a bordo (LEO, 2007, p. 129)13.
12 13

Grifos meus. Vale notar como o autocontrole figura como competncia de classe nas representaes da imprensa diria, e no que tange s prticas as mais diversas. Em matria sobre o carter atpico da torcida do Brasil na Copa do Mundo de 2006, ocorrida na Alemanha, a Folha de So Paulo apurou que a arquibancada brasileira estava menos barulhenta do que de costume porque, segundo um consultor, O Brasil que est na arquibancada o que pode pagar para vir assistir Copa aqui. uma classe mdia-alta, abastada. Esse povo no est acostumado a torcer. muito

13

E o quanto comer no o nico alvo dos difusores do savoir-vivre, que alardeiam ainda o como se deve alimentar, um e outro mecanismos de controle dos impulsos do corpo. Isso se nota no testemunho de Rogrio Fasano, dono de alguns dos restaurantes mais requintados do pas, que deplora o fato de que o brasileiro tinha aquela coisa do prato nico, que no rola na alta gastronomia: j recusei pedido de costeleta milanesa com espaguete de frutos do mar junto no mesmo prato (BERGAMASCO, 2007, C6)14. Inserida na mesma dinmica que est a separar os estabelecidos dos novatos em matria de faro mundano, a atitude distintiva em relao aos que comearam a viajar de forma tardia tambm recomendada:
Questo malas. Aquelas bem caras, de grife conhecida, so maravilhosas, porque voc viaja com tranqilidade: o zper no quebra, a ala no cai. (...) Um detalhe: que sejam muito velhas, maltratadas pelo tempo. Malas tinindo de novas so um sinal inequvoco de peruagem e nouveau richisme. Outra coisa: se sua mala, companheira de tantas aventuras, est s quedas, nada mais chique do que uma boa recauchutagem. Vai custar quase o preo de uma nova, mas no hesite, o que deve ser feito (LEO, 2007, p. 131) 15.

Ainda segundo esse que foi um dos manuais de etiqueta mais vendidos no pas e, a um s tempo, um inimigo declarado dos novos-ricos, a resposta pergunta sobre a provenincia de louas e pratarias durante um jantar seria: Eram da minha me. Fica chiqurrimo, d um toque de nobreza (mesmo que seja mentira) (LEO, 2007, p. 33). O sentimento de amor-prprio com a memria dos antepassados e a soberania dos que dispem dos princpios da elegncia como um bem de famlia foram, alis, exaustivamente afirmados na matria de capa da Revista da Folha intitulada Herana vintage: elegantes desde o bero, paulistanas como Vanda Jacintho, 28, guardam no closet peas que contam histrias, como j o atestam os ttulos das reportagens: Trs geraes de
educadinho. Cf. SAMPAIO, 2006, p. D6. 14 O partido da estilizao da existncia, que leva a deslocar a nfase da matria na direo da maneira (de servir, de apresentar e fruir objetos ordinrios) aparece de forma exemplar em Nem precisa beber, reportagem voltada exposio de bebidas que fazem parte do repertrio de todo bom bebedor. Depois de apresentar a garrafa de porcelana inglesa do usque Royal Salute 21, o Ros Villa Francioni, conservado em rolha de cortia portuguesa e cpsulas de estanho espanholas ou a Vodca Wyborowa Single Estate, cujo frasco foi criado por Frank Gehry, a Revista da Folha sugere que bebidas com uma silhueta esplendorosa, um blend nico e um perfume indefectvel merecem um destino altura: sesses de degustao ou um lugar (privilegiado) na estante j que contedo parte, fazem suspirar. Cf. PIEMONTE & XAVIER, 2007, p. 9. 15 Grifos meus.

14

elegncia, Figurino da prpria histria, Um guarda-roupa que um acervo, Brech chique em casa e As preciosidades dos guarda-roupas de mulheres de famlias tradicionais que desfilam uma elegncia do tempo da vov (NENO, 2008, p.15-21). Quatro dos perfis apresentados sugerem, de forma incontestvel, o quanto os mercados mundanos outorgam um valor simblico infinitamente superior aos requintados de nascena.
Vanda Jacintho mora nos Jardins, dorme numa imensa cama de jacarand que pertenceu ao av e dispe de um closet cuja maioria das peas era da av: nove bolsas Chanel (das antigas colees), sete vestidos do estilista Markito, peas das grifes Herms, Ferragamo, Puccis, Elle et lui e biqunis da Beach Couture, que tambm carrega o perfume de outras geraes e que, mais comportados, so biqunis para moas finas. Fazem sucesso em lugares como Dubai, Grcia, Irlanda e Sul da Frana. Amadora de Ella Fitzgerald e Billie Holliday, Vandinha, 28 anos, retratada como algum que se formou em marketing de moda pela London College of Fashion, mas que, malgrado tal aprendizado formal das artes indumentrias, foi mesmo com a av que aprendeu que estilo como castelos, no se compra, se herda. Christiana Neves da Rocha acompanhava desde menina a av Lia nas visitas ao ateli de Guilherme Guimares, estilista que h mais de 30 anos confecciona os vestidos de noiva da famlia. descrita como algum que tem tanto apreo pelas criaes do estilista quanto pelas obras de arte expostas nas paredes de sua casa no Jardim Paulistano, pois, como representante de um tradicional antiqurio carioca em So Paulo, ela sabe bem que peas sem histria so como longos sem dobras: valem pouco. Exclusividade pessoal, irredutibilidade do amor ao dinheiro (que s o dinheiro proporciona), supremo requinte, em suma, todos os imperativos das ocasies mundanas esto a presentes: No venderia por dinheiro nenhum do mundo a bolsa Ferragamo que herdei de minha me (...) alm de chiqurrima, nunca vi ningum com uma igual. Outra pea que recebe um tratamento nobre o mai Pucci comprado na lua-de-mel em Capri, que Christiana, 51, no usa mais nos passeios de barco tal como fazia na Europa nos anos 1970 -, mas sim acompanhado de uma saia em almoos sob a prgula do Copacabana Palace, no Rio. Marina Rivetti, 23, trabalha numa das mais tradicionais casas de leilo do mundo, a Sotheby. Tendo tomado gosto pelas obras de arte ao visitar museus do mundo todo, sempre estimulada e acompanhada pela me, com quem divide tambm o interesse pelo acervo da av, Lulla Gancia, ela sabe que um leno pode fazer toda a diferena. s saber usar. Um legtimo leno de seda Pucci, displicentemente amarrado a uma bolsa Kelly, da Herms, da coleo que homenageou a princesa de Mnaco, um longo estampado de Yves Saint Laurent, um vestido Azarro que sua me usou pela primeira vez em 1977, numa festa da princesa da Jordnia, tais so algumas das peas que Marina tem hoje disposio, com muito orgulho: Vintage para mim no moda, tradio. Os armrios de Paola de Bourbon de Orleans e Bragana narram mais de 200 anos da histria do Brasil. Tendo crescido pelos corredores do imenso casaro imperial em Petrpolis Paola, 24, mantm em seu amplo quarto de dormir, em Higienpolis, lembranas da famlia real brasileira. Estudante de design industrial na Faap, a tataraneta da princesa Isabel via a me se vestir de modo diferente das mes das amigas e hoje vive cercada por objetos que compem a herana da monarquia. Um mai da av Esperana, tia de Juan Carlos, da Espanha, com o qual arrancou suspiros em Ibiza, um cinto dourado da primeira coleo de Valentino, usado no Carnaval do Rio, eis algumas das peas mo desta herdeira direta que, fazendo s vezes de sociloga da reproduo, declara: Olhando para trs, possvel enxergar o futuro.

15

Na verdade, o capital cultural incorporado das geraes anteriores invariavelmente a tnica no apenas quando se trata de pensar o gosto em seus aspectos mais mundanos, como tambm em suas vertentes propriamente estticas, o que sugere certa convergncia entre os requisitos que concedem o direito de entrada no universo da sofisticao artstica e as exigncias de estilizao da vida que facultam o acesso ao grand monde 16. No raro que o bero de ouro seja um pressuposto em vrias prescries em matria de cultivo de si que, de modo contraditrio, se dirigem aos que pretendem correr atrs do atraso. Atribuindo-se um objetivo pedaggico e democrtico, tais regras que se dizem voltadas formao de pessoas cultas incorrem, tanto quanto os mais frvolos preceitos vistos acima, na universalizao de comportamentos que so, em verdade, gerados em condies de existncia bastante privilegiadas. Assim que Moacyr Scliar, mdico, escritor e membro da Academia Brasileira de Letras naturaliza relaes socialmente adquiridas de contato com os livros ao afirmar que ler algo embutido em nosso genoma e que todo pai ou toda me sabe que h uma maneira irresistvel de convencer o filho ou a filha a faz-lo: contando ou lendo uma histria (SCLIAR, 2005, p. 19). Se, como visto, a sagacidade mundana infama aquele que viaja com malas novas e incensa os que afirmam a provenincia familiar da prataria, a perspiccia esttica censura, da mesma forma, os recm admitidos no mundo da fruio artstica. Pelo menos isso que se depreende do discurso do maestro Jlio Medaglia que, a propsito do comportamento que se espera da audincia das salas de concerto, emitiu as seguintes regras para os que pretendem vivenciar tal experincia sem dar vexame de nefitos deslumbrados:
Nunca conversar durante a execuo de uma pea; no bater os ps, tamborilar os dedos ou ficar mudando a cabea para conseguir se concentrar e no desconcentrar os outros; no aplaudir nunca entre os movimentos (Se no souber quando aplaudir, espere que os outros o faam antes) (MEDAGLIA, 2005, p. 67).

Como no difcil perceber, a aquisio precoce das maneiras imprescindveis apropriao legtima das obras legtimas, inequivocamente
16

Exemplar, nesse sentido, o manual de savoir-vivre Cultura & Elegncia, apresentado pela psicanalista e socialite quatrocentona Eleonora Mendes Caldeira e composto por textos de Jlio Medaglia, Daniel Piza, Alberto Guzik, Jaime Pinsky, Luciano Ramos, entre outros.

16

valorizada no comentrio de Medaglia, o que permite a liberao do trabalho de correo necessrio ao apagamento dos aprendizados imprprios. O exame dos atentados ao bom gosto que aqui se empreendeu a partir de um variado conjunto de materiais referentes s regras de savoir-vivre na capital paulista permite afirmar a permanncia da ideologia do gosto natural tal como concebida por Bourdieu em seus estudos sobre as esferas do gosto, e, especialmente, em La distinction. Malgrado a existncia de numerosos guias orientadores do chamado bem viver, tais prescries no fazem apenas instruir e abrir caminho aos no-oriundos dos setores cultivados da populao brasileira, j que tendem, o mais das vezes, a consagrar os comportamentos e maneiras dos desde sempre educados para se portarem com classe. O fatalismo que se depreende desse espao de discursos que no deixa de ser um trabalho de inculcao significativamente institucionalizado flagrante e facilmente identificvel: o aprendizado tardio ou formal da chamada elegncia no poder jamais substituir ou sequer se igualar aos conhecimentos que foram adquiridos no seio da famlia, muitas vezes antes dos trs meses de idade, como enfatizou um clebre manual de etiqueta brasileiro aqui discutido. Pode-se dizer, por fim, que esses padres de comportamento desigualmente influentes na determinao dos critrios de savoir-vivre tidos por legtimos expressam claramente as lutas simblicas travadas entre grupos envolvidos na representao do mundo social (e, no caso, na imposio de maneiras legtimas do saber viver). Partindo do estudo clssico de Durkheim e Mauss, Roger Chartier lembrou que as lutas de classificao so indicadores privilegiados para adentrarmos nas formas pelas quais certos grupos tentam impor a sua concepo de mundo social e os valores que so os seus. O tratamento das prticas e representaes em termos de concorrncia e competio seria, nessa linha de juzo, uma inegvel demonstrao de como o estudo dos conflitos de classificao no nos afasta do social, pois, muito pelo contrrio, consiste em localizar os pontos de afrontamento tanto mais decisivos quanto menos imediatamente materiais (CHARTIER, 1990, p. 17).

17

Bibliografia
BOCKEMHL, Michael. Rembrandt: o mistrio da apario (1606-1669). Paisagem, 2005. BOLTANSKI, Luc. Taxinomies populaires, taxinomies savantes : les objets de consommation et leur classement . Revue franaise de sociologie, volume 11, nmero 1, 1970. BOURDIEU, Pierre & BOLTANSKI, Luc & CHAMBOREDON, Jean-Claude & CASTEL, Robert. Un art moyen: essai sur les usages sociaux de la photographie. Paris, Minuit, 1965. BOURDIEU, Pierre & DARBEL, Alain. O amor pela arte: os museus de arte na Europa e seu pblico. So Paulo, Edusp, Zouk, 2003 [1969]. BOURDIEU, Pierre & SAINT MARTIN, Monique de. Anatomie de got . Actes de la recherche en sciences sociales, volume 2, nmero 5, 1976. BOURDIEU, Pierre. La distinction: critique sociale de jugement. Paris, Minuit, 1979. CHARTIER, Roger. A histria cultural: entre prticas e representaes. Lisboa, Rio de Janeiro, Bertrand Brasil, Difel, 1990. ELIAS, Norbert & SCOTSON, John L. Os estabelecidos e os outsiders: sociologia das relaes de poder a partir de uma pequena comunidade. Rio de Janeiro, Zahar, 2000. FRANCASTEL, Pierre. tudes de sociologie de lart. Paris, Denol/Gonthier, 1970. KALIL, Gloria. Al, chics! So Paulo, Ediouro, 2007. LEO, Danuza. Na sala com Danuza. So Paulo, Companhia das Letras, 2007. MATARAZZO, Claudia. Amante elegante: um guia de etiqueta a dois. So Paulo, Melhoramentos, 2001. MEDAGLIA, Jlio. O que voc precisa ouvir. In PINSKY, Jaime (org.). Cultura e elegncia: o que se deve fazer e o que preciso conhecer para ser uma pessoa culta e elegante. So Paulo, Contexto, 2005.

18

MENDES CALDEIRA, Eleonora. Apresentao. In PINSKY, Jaime (org.). Cultura e elegncia: o que se deve fazer e o que preciso conhecer para ser uma pessoa culta e elegante. So Paulo, Contexto, 2005. PEREIRA, Daniela Scridelli. Em busca do refinamento: um estudo antropolgico da prtica da etiqueta. So Paulo, Annablume, 2006. PINON, Michel & PINON-CHARLOT, Monique. Sociologie de la bourgeoisie. Paris, La Dcouverte, 2000. SAINT-MARTIN, Monique de. Lespace de la noblesse. Paris, ditions Mtaili, 1993. SCLIAR, Moacyr. O que voc precisa ler. In PINSKY, Jaime. Cultura e elegncia: o que se deve fazer e o que preciso conhecer para ser uma pessoa culta e elegante. So Paulo, Contexto, 2005. SOUZA, Gilda de Mello e. A esttica rica e a esttica pobre dos professores franceses. Discurso. So Paulo, Departamento de Filosofia da FFLCH-USP, n. 9, 1979. WAGNER, Anne-Catherine. Les classes sociales dans la mondialisation. Paris, La Dcouverte, 2007. WEBER, Max. A distribuio do poder dentro da comunidade. Classes, estamentos e partidos. In Economia e sociedade: fundamentos de sociologia compreensiva. Volume 2, Braslia, Editora da UNB, 2000. Estatsticas culturais BOTELHO, Isaura & FIORI, Maurcio. O uso do tempo livre e as prticas culturais na regio metropolitana de So Paulo. Relatrio de pesquisa do CEM/CEBRAP, 2005. SILVA, Frederico Barbosa & ARAJO, Herton Ellery & SOUZA, Andr Luis. O consumo cultural das famlias brasileiras. Relatrio de pesquisa do IPEA, em parceria com a UNESCO e o MINC, 2007.

19

Material de imprensa BERGAMASCO, Daniel. Jardim Europa deveria ser demolido e virar parque. Folha de So Paulo, 8 de julho de 2007, p. C6. BRISSAC, Chantal. Doce balano: transforme algumas horas beira-mar em uma sesso de bem-estar. Revista da Folha, 7 de janeiro de 2007, p. 4. DALMEIDA, Tarcisio. Uma questo de classe. Folha de So Paulo, 5 de novembro de 2006, Caderno MAIS! , p. 3. GES, Mara. Simplesmente uma mulher. Entrevista com Danuza Leo. O liberal, ano 62, n. 32163, 28 de janeiro de 2005. HORTA, Nina. O gosto que se discute. Folha de So Paulo, 9 de maro de 2006, p. E9. MAYRINK VEIGA, Carmem. Uma vida com tudo lindo: lenda viva da alta moda conta histrias de glamour e elegncia. Folha de So Paulo, Revista de Moda, n.14, 29 de julho de 2005. NENO, Silviane. Herana vintage: elegantes desde o bero, paulistanas como Vanda Jacintho, 28, guardam no closet peas que contam histrias. Revista da Folha, 18 de maio de 2008, p.15-21. NUNES, Augusto. Suave a vida nos Jardins: no quadriltero dourado da cidade, pessoas ricas, bonitas e elegantes lanam moda e fazem do dia-a-dia uma grande festa. Edio comemorativa de 20 anos da Veja So Paulo publicada em abril de 2005 e disponibilizada em http://vejasaopaulo.abril.com.br/especiais/20anos_jardins1.shtml. PIEMONTE, Marianne & XAVIER, Karime. Nem precisa beber. Revista da Folha, 22 de abril de 2007, p. 9. QUINTANILHA, Leandro. Elegncia depende de cultura, texto da agncia Estado de 27 de outubro de 2006, disponibilizado no site de notcias do Yahoo (seo Entretenimento). Consultado em 14/03/2007. SAMPAIO, Paulo. Com alemes demais, Brasil leva surra na numerada. Folha de So Paulo, 28 de junho de 2006, p. D6. SEM AUTOR. Osis de charme e sofisticao, informe publicitrio do jornal Folha de So Paulo, 20 de dezembro de 2006.

20

Anda mungkin juga menyukai