Anda di halaman 1dari 11

X Encontro Nacional de Educao Matemtica Educao Matemtica, Cultura e Diversidade Salvador BA, 7 a 9 de Julho de 2010

UM ESTUDO DAS DIFICULDADES NA ARTICULAO ENTRE FORMAS ALGBRICAS E FORMA GEOMTRICA DA EQUAO QUADRTICA Jos Edeson de Melo Siqueira1 Universidade Federal Rural de Pernambuco UFRPE edeson.melo@ig.com.br Franck Bellemain2 Universidade Federal Rural de Pernambuco UFRPE f.bellemain@gmail.com

Resumo: A presente comunicao cientfica parte de uma pesquisa, que inicialmente buscou identificar e categorizar os tipos de dificuldades apresentadas por alunos da 3 srie do Ensino Mdio, de uma escola da Rede Pblica Federal de Ensino em Recife-PE, ao realizarem as converses entre formas algbricas e forma geomtrica da equao quadrtica. Desse modo, tomando por base os trabalhos de Duval (1988, 1995, 2005) elaboramos uma atividade, cuja finalidade, era proporcionar condies para investigarmos as dificuldades dos estudantes ao tentarem articular as expresses algbricas representao grfica da equao quadrtica. Depois de identificadas, as dificuldades foram categorizadas em quatro tipos, considerando os aspectos conceituais e os procedimentos recorrentes em cada resposta. Palavras-chave: Diagnstico; Dificuldades; Converso; Equaes Quadrticas; Grfico.

IINTRODUO

A integrao entre os campos algbricos e geomtricos tem sua importncia destacada no processo histrico do desenvolvimento do conhecimento matemtico. Essa articulao entre registro algbrico e registro grfico deve ser explorada nos vrios nveis de ensino, considerando suas implicaes na elaborao de modelos e na resoluo de problemas, tanto na matemtica quanto nas outras reas do conhecimento, como por exemplo, na fsica. Neste caso, dois aspectos devem ser considerados em sua abordagem na escola: a passagem das equaes3 para o grfico4, e a do grfico para as equaes.

Mestre em Ensino das Cincias e Matemtica pelo Programa de Ps-Graduao em Ensino das Cincias e Matemtica - Universidade Federal Rural de Pernambuco UFRPE. 2 Doutor. Professor do Programa de Ps-Graduao em Educao Matemtica e Tecnolgica - EDUMATEC - Centro de Educao Universidade Federal de Pernambuco UFPE. 3 Equaes no sentido de expresses ou representaes algbricas. 4 Grfico no sentido de representao grfica.

Anais do X Encontro Nacional de Educao Matemtica Comunicao Cientfica

X Encontro Nacional de Educao Matemtica Educao Matemtica, Cultura e Diversidade Salvador BA, 7 a 9 de Julho de 2010

O trabalho com equaes quadrticas, na perspectiva da geometria analtica, permite a articulao da lgebra com a geometria, satisfazendo os dois aspectos destacados anteriormente, atravs da passagem de suas trs5 expresses algbricas para seu grfico correspondente, a parbola. No entanto, vrios estudos sobre a articulao entre o registro grfico e algbrico, como Duval (1988), Kieran (1992) e Maia (2007), apontaram dificuldades tanto de alunos quando de professores ao fazerem a articulao entre forma algbrica e forma geomtrica, . Da, questionados sobre quais dificuldades podem ser apresentadas por estudantes da 3 srie do Ensino Mdio, ao realizarem a converso entre a forma geomtrica e as formas algbricas, sentimos a necessidade de propor um trabalho objetivando identificar e categorizar os tipos de dificuldades apresentadas por esses alunos ao realizarem essas converses. Alm disso, desejvamos compreender as razes das dificuldades dos estudantes em articular os registros algbricos e grfico da equao quadrtica.

FORMAS ALGBRICAS Segundo Bellemain (2004) a funcionalidade de uma expresso algbrica, no sentido de Chevallard (1989), caracterizada pelos tratamentos ou dedues que essa expresso permite. Trata-se de informaes que podem ser obtidas diretamente da expresso, sem precisar transform-la. Esses tipos de expresses so chamadas de formas pelo fato de que as representaes simblicas tm uma dimenso perceptiva, uma vez que uma das funes do simbolismo facilitar o trabalho da percepo, isto , identificar determinadas propriedades sem ter necessariamente que desenvolver clculos. De fato, no caso da equao quadrtica na forma fatorada, por exemplo, y = (x+ 2 )(x 1 ) fazendo y=0, temos acesso s razes sem efetuar nenhum tratamento, o que no o caso nas formas desenvolvida ou cannica.

TRS FORMAS ALGBRICAS DA EQUAO QUADRTICA ARTICULADAS A UMA FORMA GEOMTRICA A articulao da geometria com a lgebra foi possvel mediante estudos realizados no sculo XVII por dois franceses, Pierre de Fermat (1601-1665) e Ren Descartes (1596-1650) que, independente e quase simultaneamente, criaram o que hoje denominado de geometria analtica, a qual consiste no estudo da geometria por meio de equaes. Essencialmente, a geometria analtica traduz pontos, retas, cnicas e outras construes

Equaes quadrticas: desenvolvida (y=ax+bx+c), fatorada (y=a(x-x)(x-x)) e a cannica (y=a(x-m)+k).

Anais do X Encontro Nacional de Educao Matemtica Comunicao Cientfica

X Encontro Nacional de Educao Matemtica Educao Matemtica, Cultura e Diversidade Salvador BA, 7 a 9 de Julho de 2010

geomtricas em expresses algbricas, as quais, quando analisadas, podem revelar propriedades geomtricas das figuras representadas. Analisando a forma algbrica desenvolvida da equao quadrtica y = ax2 + bx + c , percebemos que podemos escrev-la de outras duas maneiras, como apresentado a seguir: Forma cannica: Colocando o coeficiente a em evidncia e, em seguida, completando o quadrado, temos: y = ax2 + bx + c
y = a x+ b 2a
2

4ac b 2 . Podendo express-la tambm como 4a

y = a(x m)2 + k , sendo m =

b ek 2a

b2

4ac ; 4a

Forma fatorada: Se x' e x' ' so as razes reais e distintas da equao representada por
y ax bxc = 2+ + ,

colocando a em evidncia e substituindo a soma e o produto de x' e x' ' ,

obtemos y = a(x x' )(x x ' ' ) . O grfico de uma equao quadrtica, dada por y = ax2 + bx+ c , x R , o subconjunto G
R2

formado pelos pontos (x;ax2 + bx + c) , cuja abscissa um nmero real arbitrrio x e a ordenada o valor que

y assume para a coordenada x . Demonstra-se que G uma parbola, cuja definio geomtrica consiste em
considerarmos, no plano, uma reta d e um ponto F fora dela. A parbola de foco F e diretriz d o conjunto dos pontos do plano que so eqidistantes do ponto F e da reta d. Neste caso, representar o grfico de uma equao quadrtica quando a diretriz for uma reta paralela ao eixo x.

METODOLOGIA Tomando por base os trabalhos de Duval (1988, 1995, 2005) elaboramos uma atividade, cuja finalidade, era proporcionar condies atravs da resoluo dos problemas propostos para investigarmos as dificuldades dos estudantes ao tentarem articular as expresses algbricas representao grfica da equao quadrtica. Dessa maneira, pretendamos identificar elementos que viessem estruturar nossa anlise das dificuldades, referentes a essa articulao. Desse modo, elaboramos e aplicamos uma atividade para ser resolvida individualmente em um encontro. Contamos com a participao de 10 alunos de uma escola da Rede Federal de Ensino em Recife-PE, que trabalharam durante aproximadamente 2 horas na produo de solues para as questes propostas. Neste caso, no incio do encontro era explicado aos alunos apenas que deveriam propor solues aos problemas da atividade, que envolviam equaes e grficos.
Anais do X Encontro Nacional de Educao Matemtica Comunicao Cientfica 3

X Encontro Nacional de Educao Matemtica Educao Matemtica, Cultura e Diversidade Salvador BA, 7 a 9 de Julho de 2010

DESCRIO DAS QUESTES As questes que compuseram a atividade preliminar destacavam as converses entre as formas algbricas e a forma geomtrica, da equao quadrtica, e foram organizadas contemplando situaes onde se partiam das formas algbricas para se chegar forma geomtrica; ou, dada a forma geomtrica para obterem as formas algbricas; e outras que exigiam a passagem das formas algbricas para a geomtrica, e desta para as algbricas simultaneamente. As questes foram organizadas em trs grupos de articulaes, como descrito abaixo: Cinco problemas - 01, 03, 05, 07 e 10 - apresentavam as mesmas caractersticas, ou seja, articulavam a passagem da forma geomtrica para as formas algbricas. Quatro questes - 02, 06, 08 e 09 - abordavam apenas converses da forma geomtrica, para suas respectivas formas algbricas. Uma questo - 04 - tratou de explorar a passagem das equaes para o grfico. A razo de 9 das 10 questes explorarem as converses do registro grfico para as expresses algbricas atende s necessidades j apontadas em estudos anteriores, como Duval (1988) e Maia (2007), tendo em vista sua pouca abordagem nos livros didticos e por consistir na principal dificuldade dos alunos ao realizarem a passagem da forma geomtrica para as formas algbricas.

ANLISE DOS REGISTROS DOS ALUNOS A anlise dos procedimentos adotados nas respostas de cada uma das questes se deu a partir da organizao das questes em trs grupos, os que envolviam apenas a passagem das equaes para o grfico, do grfico para as equaes ou envolviam os dois tipos. Depois de identificadas, as dificuldades foram categorizadas em quatro tipos, considerando os aspectos conceituais e os procedimentos recorrentes em cada resposta.

QUESTES QUE ENVOLVIAM A PASSAGEM DAS EXPRESSES ALGBRICAS PARA A REPRESENTAO GRFICA Tratamento6das formas algbricas e o dinamismo na converso das formas algbricas para a forma geomtrica: embora as coordenadas do vrtice estivessem explicitadas na forma cannica, foram utilizadas as relaes envolvendo x v (coordenada x do vrtice) e y v (coordenada y do vrtice) a partir da forma desenvolvida. Isso nos leva a perceber que possivelmente os alunos no reconhecem as unidades simblicas correspondentes, ou

No sentido de Duval corresponde a uma transformao interna ao tipo registro.

Anais do X Encontro Nacional de Educao Matemtica Comunicao Cientfica

X Encontro Nacional de Educao Matemtica Educao Matemtica, Cultura e Diversidade Salvador BA, 7 a 9 de Julho de 2010

seja, a finalidade de cada uma das formas algbricas com relao a sua representao grfica. Mesmo sendo o tipo de atividade mais contemplada nos livros didticos, foi possvel perceber que existem algumas dificuldades, especialmente se a forma algbrica no for a desenvolvida (forma padro). Como exemplo, podemos observar a figura a seguir:

Figura 01 Soluo do aluno C para o item (d) questo 04.

Neste caso, o aluno (C) esboou um grfico para cada forma da equao quadrtica, muito embora todas as equaes representassem uma nica curva.

SITUAES ENVOLVENDO A PASSAGEM DA REPRESENTAO GRFICA PARA AS EXPRESSES ALGBRICAS Tratamento das formas algbricas (o foco est sempre na forma desenvolvida) e utilizao do processo ponto a ponto7: para encontrar as equaes correspondentes ao grfico, que explicitava as coordenadas dos pontos de interseo com o eixo das abscissas, os estudantes partem da relao soma (x+x= -b/a) e produto (x.x= c/a) das razes da equao (pontos explicitados no grfico) para primeiro encontrar a forma desenvolvida e s depois a fatorada, como se esta no pudesse ser obtida diretamente do grfico. J a forma cannica - no conseguem escrev-la - parece no ter relao alguma com a representao grfica. Os procedimentos desenvolvidos pelos alunos nessas situaes revelam - alm das dificuldades em realizarem a converso do registro grfico para as representaes algbricas - o desconhecimento da possibilidade de tratamento entre as formas algbricas. Acrescenta-se a isso o fato de que o foco sempre encontrar primeiro a forma desenvolvida, como se esta fosse a nica representao algbrica do grfico, para, em seguida, completar as

Procedimento mais abordado nos livros didticos para construo de grficos, no qual os pontos so obtidos por substituio na expresso algbrica e, ento, localizados em um sistema cartesiano para que se possa traar a curva ligando estes pontos, ou ento, fazendo a operao inversa. Segundo Duval (1988) esse procedimento pode levar ao surgimento de obstculos na articulao dos registros algbricos e grficos.

Anais do X Encontro Nacional de Educao Matemtica Comunicao Cientfica

X Encontro Nacional de Educao Matemtica Educao Matemtica, Cultura e Diversidade Salvador BA, 7 a 9 de Julho de 2010

demais a partir de alguma fatorao. Possivelmente o grande reconhecimento da forma desenvolvida deva-se ao fato de ser a mais abordada nos livros didticos, que exploram pouco a forma fatorada e quase nunca a cannica8. Existncia de uma s interseo do grfico com o eixo das abscissas razes reais duplas ou quando o grfico no interceptava o eixo das abscissas no existem razes reais: De todos os alunos participantes da atividade experimental, apenas um (denominado G), demonstrou conhecimento acerca da forma cannica. Numa questo que exigia fazer a passagem da forma geomtrica para as formas algbricas, o estudante utilizou o seguinte procedimento: primeiro encontrava a forma cannica, em seguida, utilizando as coordenadas do vrtice, realizava o desenvolvimento do quadrado da diferena para encontrar a forma desenvolvida. Mas, a estratgia utilizada nos itens b e c no serviu no item d, pois havia razes duplas e o aluno no conseguiu identifica as coordenadas do vrtice. Com respeito aos demais alunos, houve dificuldades em responder os itens c (no havia razes reais) e d (razes duplas). Exigncia de dinamismo na converso da forma geomtrica para as formas algbricas: As questes 08 e 09 exigiam que, a partir de um certo dinamismo envolvendo a translao do grfico, fossem encontradas as equaes de um grfico transladado a partir de um outro com sua equao na forma cannica conhecida. Chamou-nos a ateno o fato de 50% dos alunos no ter respondido estas questes. Muito embora houvesse trs questes envolvendo tanto a passagem da representao grfica para as expresses algbricas como das equaes para o grfico, observamos que os procedimentos dos alunos foram semelhantes aos das situaes que envolviam apenas a converso da forma geomtrica para formas algbricas, como veremos adiante: Utilizao do processo ponto a ponto: analisando os registros da questo que solicitava ao aluno identificar quais das expresses algbricas apresentadas (eram 06) correspondiam representao grfica dada, como na figura 24, constatamos que a maioria dos alunos buscou substituir os pontos destacados no grfico em cada uma das equaes, para ver quais os satisfaziam. Neste caso percebemos uma possvel influncia dos livros didticos, segundo estudos j mencionados.

Registre-se que o livro, Matemtica: contexto & Aplicaes, volume 1 (4 edio, 2007) de Luiz Roberto Dante publicado pela Editora tica, aborda no captulo 5 as trs formas.

Anais do X Encontro Nacional de Educao Matemtica Comunicao Cientfica

X Encontro Nacional de Educao Matemtica Educao Matemtica, Cultura e Diversidade Salvador BA, 7 a 9 de Julho de 2010

Figura 02 Estratgia do aluno C para resolver a questo 01.

Como podemos observar, o aluno C substitui as coordenadas x, dos pontos de interseo do grfico com o eixo das abscissas, nas equaes, na tentativa de identificar quais delas satisfaziam os pontos de coordenadas (3; 0), nos itens ii e v, e (1; 0) para os itens i, ii e iv. Tratamento das formas algbricas (o foco est sempre na forma desenvolvida): novamente, notam-se que os alunos tendem a reconhecer apenas a forma algbrica desenvolvida como sendo a equao da forma geomtrica, cujo grfico a parbola, no fazendo nenhuma articulao entre esta e as outras duas (cannica e fatorada).

Figura 03 Soluo do aluno A para a questo 01.

Neste caso, aps encontrar a forma desenvolvida da funo quadrtica, o aluno (A) desenvolve as demais equaes para ver quais delas eram equivalentes a y=x-4x+3. O grfico no interceptava o eixo das abscissas no existem razes reais: o interessante que os alunos (D e F) no souberam calcular as coordenadas do vrtice do item c, pois nesse caso no havia interseo com o eixo das abscissas, ou seja, no tinha como calcular as mdias entre as razes, pois estas no eram reais. No entanto, quando x

R (no real), eles no conseguiram calcular as coordenadas do vrtice,

Anais do X Encontro Nacional de Educao Matemtica Comunicao Cientfica

X Encontro Nacional de Educao Matemtica Educao Matemtica, Cultura e Diversidade Salvador BA, 7 a 9 de Julho de 2010

como pode ser observado na questo 6. Isso seria facilmente resolvido caso soubessem articular a forma cannica ao grfico.

Figura 04 Soluo proposta pelo aluno F para o item (c) da questo 03.

Como mostra a figura anterior, o aluno F no apresentou dificuldades para encontrar as coordenadas do vrtice no item (a), visto que, a coordenada x do vrtice foi calculada a partir da mdia aritmtica das razes da equao quadrtica na forma desenvolvida, e a coordenada y do vrtice, a partir do x do vrtice. Porm, esse procedimento est limitado s situaes onde h interseo do grfico com o eixo das abscissas. No item (c), como o grfico no intercepta o eixo das abscissas, o aluno no consegue encontrar as coordenadas do vrtice. Exigncia de dinamismo na converso da forma geomtrica para as formas algbricas: A questo 07 exigia que, a partir de um certo dinamismo envolvendo translao, fossem encontradas ora as equaes de um grfico transladado a partir de um outro, com uma equao - que atendia as trs formas algbricas - conhecidas, ora o inverso. Vale salientar que, cinco alunos no responderam esta questo, e dois escreveram a equao errada, sem nenhuma justificativa. A anlise desses procedimentos revelou as mesmas dificuldades que os alunos j haviam demonstrado quando resolveram os problemas das duas categorias que envolviam a passagem da forma geomtrica para as formas algbricas; o que proporcionou os mesmos diagnsticos e as mesmas sugestes de encaminhamentos para os referidos casos. Sendo assim, podemos associar os quatro tipos de dificuldades a dois grupos de questes relacionados s converses da forma geomtrica para a forma algbrica: Quanto s questes que envolviam a passagem da representao grfica para as expresses algbricas: A) No conseguem realizar a passagem, por usarem comumente o procedimento ponto a ponto, ou seja, a passagem se d a partir de valores particulares tomados um a um (Duval chama o ponto a ponto).
Anais do X Encontro Nacional de Educao Matemtica Comunicao Cientfica 8

X Encontro Nacional de Educao Matemtica Educao Matemtica, Cultura e Diversidade Salvador BA, 7 a 9 de Julho de 2010

B) No conseguiram resolver quando o grfico possui um (razes duplas) ou nenhum (no havia razes reais) ponto de interseo com o eixo das abscissas. Com respeito s questes que envolviam a converso entre as formas algbricas e a forma geomtrica: C) No propuseram nenhuma resposta s situaes que envolviam certo dinamismo com translaes partindo de um grfico cuja equao era explicitada, para obter as equaes das outras representaes grficas originadas da primeira. D) Realizar tratamento entre as formas algbricas - esta dificuldade est atrelada ao fato dos alunos reconhecerem praticamente a forma desenvolvida, limitando a possibilidade de realizarem correspondncia entre as variveis visuais e as unidades simblicas, uma vez que as outras formas algbricas so ignoradas. Chamaram ateno os casos correspondentes aos itens B e C, nos quais os estudantes no propuseram solues, pois como iremos analisar as dificuldades se nada foi registrado! Tambm foram comprometidas as resolues das questes associadas ao item D, visto que a converso, quando realizada, ocorria entre o grfico e a forma desenvolvida, sendo preciso identificar como se d a passagem da forma geomtrica para as formas algbricas fatorada e cannica.

CONSIDERAES Isso implica na necessidade de elaborarmos uma atividade com questes que possam contar com algum aplicativo como ferramenta computacional, de maneira que venha proporcionar uma abordagem dinmica para as articulaes, visando favorecer a proposio de possveis respostas s situaes nas quais os estudantes no entenderam e no responderam, ou elaboraram algum tipo de soluo, mas os registros no ajudaram na compreenso das dificuldades, como j comentamos anteriormente. Assim, propusemos encaminhamentos para cada uma das dificuldades destacadas anteriormente, que nortearam a elaborao da 2 etapa da pesquisa.
Tabela 01 - Encaminhamentos para os tipos de atitudes procedimentais.

Tipos de dificuldades A, D e C Encaminhamentos


Propor problemas que requeiram dos alunos a articulao da representao grfica com as expresses algbricas, exigindo que a ateno esteja centrada sobre um conjunto de propriedades e no sobre os valores particulares tomados um a um. De acordo com Duval (1988), uma apresentao explcita e sistemtica das variveis visuais significativas no s centra a ateno sobre a correspondncia entre representao grfica e a escrita algbrica, mas ela permite encontrar diretamente a expresso algbrica a partir de propriedades geomtricas. Isso de certo modo exige um tratamento dinmico dessas articulaes, pois mudanas no grfico implicam alteraes nas equaes, e vice-versa.

BeC

Parece interessante explorar situaes em que o aluno possa ser questionado a cerca dos procedimentos escolhidos, e
Anais do X Encontro Nacional de Educao Matemtica Comunicao Cientfica 9

X Encontro Nacional de Educao Matemtica Educao Matemtica, Cultura e Diversidade Salvador BA, 7 a 9 de Julho de 2010

que possam descrever algum procedimento diante de questes que envolvem razes duplas uma s interseo do grfico com o eixo das abscissas e razes no reais - o grfico no intercepta o eixo das abscissas. Acreditamos que um aplicativo que proporcione a manipulao e o tratamento dinmico na articulao de equaes e grficos possa colaborar nesse sentido.

Mais uma vez sentimos a necessidade de um aplicativo que seja capaz de representar o grfico e suas respectivas equaes, de modo que, alterando a posio de alguns pontos destacados no grfico relacionados as variveis visuais, como: os pontos de intersees com os eixos e o vrtice possam ser obtidas modificaes nas suas representaes algbricas tambm explicitadas na interface do software. Da mesma maneira, quando forem modificados os coeficientes das equaes em qualquer uma de suas formas - unidades simblicas correspondentes poderemos acompanhar as alteraes no grfico e nas demais formas algbricas. Possivelmente um ambiente computacional que proporcione explorar as articulaes com dinamismo, ajude os alunos ao menos a emitirem alguma reposta s questes propostas nessa perspectiva.

Ce D

Sugerimos a elaborao de questes que exigissem a explorao das trs expresses algbricas com a mesma representao grfica, de maneira que pudessem proporcionar ao estudante perceber a correspondncia entre as unidades simblicas das formas algbricas e os valores visuais da forma geomtrica. Acreditamos que uma ferramenta computacional que possibilite um tratamento dinmico de grficos e equaes contribua efetivamente para evidenciar tal dificuldade.

Tomando por base as evidncias desta primeira fase, percebemos a necessidade de elaborar novas questes que viessem contemplar os quatro tipos de dificuldades destacadas no quadro acima, aliadas a um software que oferecesse um tratamento dinmico ao grfico e s equaes, visto ter sido essa a dificuldade mais enfatizada nos registros. Com isso pretendamos compreender as implicaes de um programa computacional na identificao das dificuldades - principalmente em questes que no haviam sido respondidas - e na articulao dos registros de representaes algbricas e do registro grfico.

REFERNCIAS BELLEMAIN, Franck. Reconhecimento de formas algbricas no ensino. II HTEM. Rio de Janeiro: IME-UERJ, 2004. CHEVALLARD, Yves. Le passage de larithmtique a lalgebre dans lenseignement des mathmatiques au collge. Journal Pour Les Enseignants de Mathematique et de Sciences Physiques du Premier Cycle de Lenseignement Secondaire. Deuxime partie, Petit x, n19. Grenoble:Edit par II.R.E.M.,1989, p. 43 72. DUVAL, R.aymond, Graphiques et Equations : Larticulation de deux registres. Annales de Didactique et de Sciences Cognitives. 1 IREM de Strasbourg, 1988. p 235-253. DUVAL, Raymond. Smiosis et pense humaine: registres smiotiques et apprentissages intellectuels. Berne, Suisse: Peter Lang, 1995. p. 400.
Anais do X Encontro Nacional de Educao Matemtica Comunicao Cientfica 10

X Encontro Nacional de Educao Matemtica Educao Matemtica, Cultura e Diversidade Salvador BA, 7 a 9 de Julho de 2010

DUVAL, R.aymond. Registros de Representaes Semiticas e o Funcionamento Cognitivo da Compreenso em Matemtica. In: MACHADO, Silvia Dias Alcntara. (Org.). Aprendizagem em Matemtica Registros de Representaes Semiticas. Campinas - SP; Papirus, 2005, p. 7-33. KIERAN, Carolyn. The learning and teaching of school lgebra. in GROWS, Douglas. Handbook of Research on Mathematics Teaching and Learning. Project of the N. C.T.M., 1992, pp. 390-419. MAIA, Diana. Funo Quadrtica: Um Estudo Didtico de uma Abordagem Computacional. 2007. 141 f Dissertao (Mestrado) Programa de Estudos Ps-Graduados em Educao Matemtica, PUC-SP, So Paulo, 2007.

Anais do X Encontro Nacional de Educao Matemtica Comunicao Cientfica

11

Anda mungkin juga menyukai