Anda di halaman 1dari 2

Diabetes Mellitus

Carlos Lage; Emily Rocha; rika Fernandes; Leonardo Melonio; Rafael Drumond; Maria Izabel dos Santos. Alunos da Graduao de Farmcia da Faculdade Federal do Rio de Janeiro. Professora da disciplina de Metodologia da Faculdade Federal do Rio de Janeiro.

INTRODUO A glicose indispensvel para a sobrevivncia do organismo, pois utilizada pelos tecidos para obteno de energia. Porm s ir ser utilizada pelo organismo a partir da insulina, substncia produzida pelo pncreas que tem como uma das funes realizar o transporte da glicose para dentro da clula. Esse mal funcionamento da clula que faz com que os nveis de glicose no sangue sejam elevados denominado como a Diabetes

Apesar de no haver uma cura definitiva para a diabetes, h vrios tratamentos disponveis que, quando seguidos de forma regular, proporcionam sade e qualidade de vida para o paciente. A doena pode ser dividida em 3 tipos: - Diabetes tipo 1 costuma ser diagnosticado na infncia. O corpo produz pouca ou nenhuma insulina. A causa exata desconhecida. A gentica, os vrus e os problemas autoimunolgicos podem ter uma participao

Fig. 2: Paciente com diabetes tipo 1, com as clulas produtoras de insulina destrudas. Fig. 1: Relao entre a produo normal de insulina e a produo insuficiente.

OBJETIVOS Realizar um estudo acerca de diabetes e suas subdivises, explicar o surgimento da doena no paciente, seus sintomas e tratamentos. METODOLOGIA Esse trabalho foi elaborado a partir de uma pesquisa acerca do tema Diabetes afim de melhor entendimento sobre a doena A pesquisa foi feita na prpria universidade atravs das bibliotecas cientficas eletrnicas online, tais como o Scielo e a pgina Peridicos da Capes.

- Diabetes tipo 2 Ele compreende a maioria dos casos de diabetes, ele ocorre geralmente em adultos. O pncreas no produz insulina suficiente. Esse tipo da doena est se tornando mais comum por causa do aumento de casos de obesidade e da ausncia da prtica de exerccios fsicos.

Fig. 2: A obesidade como fator de risco na diabetes do Tipo 2

DISCUSSO/RESULTADOS A diabetes, ou diabetes mellitus, uma doena metablica caracterizada por um aumento anormal do acar ou glicose no sangue e devido a esse excesso, pode trazer vrias complicaes sade. Quando no tratada adequadamente, podem ocorrem complicaes como ataque cardaco, derrame cerebral, insuficincia renal, problemas na viso, amputao do p e leses de difcil cicatrizao, dentre outras complicaes.

- Diabetes gestacional H algum grau de intolerncia a glicose e ocorre principalmente em grvidas com sobrepeso ou obesas. O tratamento para o paciente diabtico realizado atravs de exerccios fsicos, dieta balanceada (para tentar controlar os nveis de glicose) e aplicaes de insulina. (Em grvidas, o tratamento com insulina no recomendado.

ARAJO, L. M. B.; BRITTO, M. M. S.; CRUZ, T. R. P. Tratamento do Diabetes Mellitus do tipo 2: novas opes. Arquivos Brasileiros de Endocrinologia & Metabologia. So Paulo, v. 44, n. 6, dez. 2000. Disponvel em: <http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S000427302000000600011&script=sci_arttext >. Acesso em: 15 set. 2012. MARQUES, R. M. B.; FORNS, N. S.; STRINGHINI, M. L. F. Fatores socioeconmicos, demogrficos, nutricionais e de atividade fsica no controle glicmico de adolescentes portadores de diabetes melito tipo 1. Arquivos Brasileiros de Endocrinologia & Metabologia. So Paulo, v. 55, n. 3, abr. 2011. Disponvel em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0 004-27302011000300004&lang=pt>. Acesso em: 17 jun. 2012.

Fig. 3: Teste de glicemia para o paciente controlar os ndices de glicose

CONCLUSO A diabetes uma das doenas mais comuns do sculo XXI e est entre as 10 maiores doenas no transmissveis no Brasil que causam morte. Mesmo no tendo cura, seu tratamento j foi descoberto o que melhora a qualidade de vida do paciente, reduzindo os sintomas e as complicaes relacionadas a doena como cegueira, amputao de membros, entre outros. Um dos maiores problemas dessa doena ela estar associada a outras, como a obesidade e o estresse. Por isso o paciente alm de realizar as aplicaes de insulina para controlar os nveis de glicose no sangue, deve realizar exerccios fsicos e uma dieta balanceada.

Fig. 4: Pirmide alimentar para diabticos: os alimentos do topo devem ser evitados.

REFERNCIAS

MARASCHIN, J. F. et al. Classificao do diabete melito. Arquivos Brasileiros de Cardiologia. So Paulo, v. 95, n. 2, ago. 2010. Disponvel em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0 066-782X2010001200025 &lang=pt#nt>. Acesso em: 17 set. 2012.

Anda mungkin juga menyukai