Anda di halaman 1dari 2

JORNADA DE PLANEJAMENTO PEDAGGICO - Outubro/2012 ATIVIDADE EM GRUPOS: 1- Rena-se com colegas que trabalham a mesma disciplina que voc

(at 4 pessoas); 2- Escolham uma habilidade e/ou competncia de uma das sries com as quais trabalham; 3- Elaborem uma atividade e/ou questo de prova que tenha coerncia com a habilidade escolhida; 4- Escrevam em cartaz ou power point, a habilidade e a questo elaborada para ser socializada com os demais colegas. HABILIDADES E ATIVIDADES HABILIDADE Classificar CARACTERSTICAS Pode ser entendida por reunirse em classes ou em grupos; determinar a classe, ordem, famlia, gnero e espcie em elementos; aproximar ou distinguir algo com base em semelhanas ou diferenas. Esta habilidade exige que o aluno opere com anlise e sntese. Significa usar o conhecimento para esclarecer outros conhecimentos. Aplicar um conhecimento j obtido em outras situaes. A aplicao exige a possibilidade de transferncia que uma das mais importantes habilidades operatrias estimuladoras da inteligncia. Pressupe a capacidade de explicar um fato, um fenmeno, um acontecimento por meio do raciocnio lgico, apontando causas, efeitos e relaes. A demonstrao pode envolver tambm comprovao de um argumento. ATIVIDADES Desenvolver experimentos a partir da leitura de textos que sem destacar explicitamente essa habilidade, trabalhem diferenas entre gneros e espcies. Transpor as classificaes das cincias para outras reas curriculares. Pode-se explorar o caminho para a escola conhecido pelos alunos para que ele comece a construir noes de relevo. O aluno aplica o seu conhecimento e transfere seus conhecimentos para mais tarde, transform-los e ampli-los. Desenvolver jogos que destaquem as diferenas entre exibir e demonstrar.

Aplicar

Demonstrar

Debater

O mesmo que discutir, contestar. fundamental para o estimulo da inteligncia lingustica. O debate o resultado da interao do professor e do aluno com o objeto do conhecimento. Significa compreender relaes entre elementos diferentes, extrair concluses a partir do exame dos fatos ou pistas textuais. Deduo no adivinhao, mas exige constantemente a lgica, por meio da qual se busca chegar s consequncias. decompor o todo em partes; estudar as classes inerentes a um objeto. Descrever objetos ou sistemas a partir de seus elementos construtivos, examinar de forma crtica. Processo que evolui do complexo para o simples. pr- requisito da habilidade de classificar.

Deduzir

Deve ser estimulado por situaes problemas que abranjam todas as disciplinas do currculo. Essas situaes requerem um professor pronto para contestar, inquirir, propor, desafiar. Vrias oportunidades para por em prtica a deduo. A observao do tempo permite deduzir o clima. Os trajes do trabalhador (as vezes) a profisso, as feies humanas e as emoes

Analisar

Textos, operaes matemticas, fatos histricos ou uma relao geogrfica.

Interpretar

esclarecer; explicar o sentido Recursos variados, leitura de; entender alguma coisa; polissmica. eventualmente exprimir um sentimento e elaborar concluses. Envolve a apreciao pessoal de cada um diante de uma situao. Significa apresentar dados e/ou evidncias que justificam e esclarecem um fato, fenmeno, etc. Exige capacidade de anlise. Essa habilidade complementa o julgamento, a avaliao e a anlise. acabar, terminar, encerrar, convencer-se de alguma coisa. Habilidade que complementa as habilidades de provar e deduzir. a consequncia lgica dos fatos, dados e argumentos. Provas, explicaes que esclaream um fato.

Provar

Concluir

Pode ser utilizada em diagnstico de avaliao de aprendizagem significativa e em jogos operatrios especificamente para o trabalho que explora essa habilidade.

Anda mungkin juga menyukai