Anda di halaman 1dari 92

INFORMTICA PARA CONCURSOS

INFORMTICA
EDIO N 25

PCMG 2011
PROFESSOR PAULO FRANA
paulomarcosjf@ig.com.br
paulomarcosjf@ig.com.br _______________________________________________ pgina 1

INFORMTICA PARA CONCURSOS

CONCEITOS BSICOS (HARDWARE/SOFTWARE)


(Introduo ao Processamento de dados) Parte da Informtica que estuda todos os princpios bsicos e fundamentais relacionados ao funcionamento da mquina.

DIVISO DA INFORMTICA
PEOPLEWARE: Representa o usurio. SOFTWARE: Representa a parte lgica, ou seja, os programas. Ex: WINDOWS, WORD, EXCEL. HARDWARE: Representa a parte fsica, ou seja, os equipamentos. Ex: TECLADO, MOUSE, MONITOR, HD, PLACA ME, PEN DRIVE, MP3, BLU-RAY, PLOTTER, SLOTS, BARRAMENTOS, PDA

TI - TCNOLOGIA DA INFORMAO
INFORMAO
A informao um patrimnio, algo de valor, no se trata de um monte de bytes aglomerados, mas sim de um conjunto de dados classificados e organizados de forma que uma pessoa ou uma empresa possa tirar proveito. A informao inclusive um fator que pode determinar a sobrevivncia ou a descontinuidade das atividades de um negcio ou organizao governamental, o que ocorre com mais freqncia o uso inadequado das informaes adquiridas ou, ainda, a sua sub-utilizao e nesse ponto que a Tecnologia da Informao pode ajudar.

INFORMAO + TECNOLOGIA = TECNOLOGIA DA INFORMAO


A Tecnologia da Informao (TI) pode ser definida como um conjunto de todas as atividades e solues providas por recursos de computao.

paulomarcosjf@ig.com.br _______________________________________________ pgina 2

INFORMTICA PARA CONCURSOS


Sendo a informao um bem que agrega valor a uma empresa ou a um indivduo, necessrio fazer uso de recursos de TI de maneira apropriada, ou seja, preciso utilizar ferramentas (HARDWARE), sistemas (SOFTWARE) que faam das informaes um diferencial competitivo. Alm disso, necessrio buscar solues que tragam bons resultados, mas que tenham o menor custo possvel. A questo que no existe "frmula mgica" para determinar como utilizar da melhor maneira as informaes. As escolhas precisam ser bem feitas, do contrrio, gastos desnecessrios ou perda de desempenho e competitividade podem ocorrer. Comprar mquinas de boa qualidade no significa comprar as mais caras, mas aquelas que possuem os recursos necessrios, por isso, preciso saber quais as necessidades de cada setor, de cada departamento, de cada usurio. CONCLUSO: Tudo gira em torno da informao, portanto quem souber reconhecer a importncia disso, certamente se tornar um profissional com qualificao para as necessidades do mercado. Da mesma forma, a empresa que melhor conseguir lidar com a informao, certamente ter vantagens competitivas em relao aos concorrentes.

SISTEMA DE FUNCIONAMENTO DA MQUINA


PROCESSAMENTO DE DADOS

ENTRADA DE DADOS PERIFRICOS Dispositivos com a funo de executar entradas e/ou sadas de dados no sistema. Perifricos de entrada: fornecem dados para o processamento. Ex: teclado Perifricos de sada: fornecem o resultado de um processamento. Ex: impressora Perifricos de dupla funo: fornecem dados e exibem resultados. Ex: disquete

SADA DE DADOS

U.C.P (UNIDADE CENTRAL DE PROCESSAMENTO) Parte responsvel pelo processamento aps a entrada. DIVISO DA U.C.P. U.C (Unidade de Contrlole): Controla o fluxo dos dados U.L.A (Unidade Lgico e Aritmtica): Executa os clculos lgicos e operaes matemticas Registradores: Executam funes auxiliares a Unidades de Controle e a lgico e Aritmtica.

UNIDADES OU MDIAS DE ARMAZENAMENTO


HD: Tambm conhecido como disco rgido, principal, fixo ou winchester sua capacidade relativa, podendo apresentar 20, 80, 160, 250 GB ou mais. PEN DRIVE: Sua capacidade relativa, podendo apresentar 256 MB, 512MB, 1GB, 2GB, 4GB ou mais. CARTO DE MEMRIA (Memory Card): Sua capacidade relativa, podendo apresentar 256 MB, 512MB, 1GB, 2GB, 4GB ou mais.

paulomarcosjf@ig.com.br _______________________________________________ pgina 3

INFORMTICA PARA CONCURSOS


DISQUETE: Tambm conhecido como disco flexvel ou removvel, sua capacidade padro de 1,44 MB ou 1474 KB. Sua capacidade Nominal de 1440 KB CD: Capacidade padro de 700MB

DVD: Capacidade padro de 4,7 GB ou 8,5 GB

BLU-RAY (RAIO-AZUL): Mdia de armazenamento de dados para alta definio e alta densidade. Requer uma TV full HD de LCD, plasma ou LED para exibir todo seu potencial e justificar a troca do DVD. Um Blu-ray consegue armazenar cinco vezes mais informao do que os DVDs atuais (25GB em cada disco comum e 50GB para os dual-layers, em comparao aos 4.7GB de um DVD comum e 8.5GB para um DVD double-layer). Obs: Algumas empresas j estudam o lanamento de discos de 128 e 200 GB Obs2: Recentemente os japoneses anunciaram o estudo de uma mdia de xido de titnio que seria capaz de gravar at 25000GB (ou 25TB) por disco, com custo extremamente reduzido.

BARRAMENTOS (BUS)
Circuitos integrados ou canais cuja funo interligar componentes TIPOS DE BARRAMENTOS: 1. USB (Universal Serial Bus) Barramento Serial Universal: um barramento externo que da suporte ao recurso Plug and Play, que identifica automaticamente novos componentes. Obs: este barramento utilizado com freqncia para dispositivos como Mouse, Impressoras, Pen drive, Mp3 e Cmeras Digitais. 2. ISA (Industry Standard Architecture) Arquitetura Padro industrial: O barramento ISA um padro no mais utilizado, sendo encontrado apenas em computadores antigos por apresentarem taxas de transferncia muito baixas. Com a evoluo da informtica, o padro ISA foi aos poucos perdendo espao, a ltimas verses do ISA apresentaram a compatibilidade Plug and Play de forma bsica. Seu padro de transferncia pode apresentar em 8 ou 16 bits 3. PCI (Peripheral Component Interconnect) Interconexo de Componente Perifrico: Evoluo do barramento ISA, pois permite a dispositivos que fazem uso do barramento ler e gravar dados direto na memria RAM, sem que o processador tenha que "parar" e interferir para tornar isso possvel. Outra caracterstica marcante do PCI a sua eficincia na compatibilidade com o recurso Plug and Play. Seu padro de transferncia pode apresentar 32 ou 64 bits 4. VESA (VESA Local Bus): esse padro foi estabelecido pela Video Electronics Standards Association (da a sigla VESA) e funciona, fisicamente, como uma extenso do padro ISA, apesar disso, a tecnologia no durou muito tempo, principalmente com a chegada do barramento PCI. 5. PCI-X (Peripheral Component Interconnect Extended) Extenso para Interconexo de Componente Perifrico: PCI-X nada mais do que uma evoluo do PCI de 64 bits, permitindo que com os mesmos 64 bits da verso anterior o sistema obtivesse maior velocidade. 6. AGP (Accelerated Graphics Port) Porta Grfica Aceleradora: utilizado apenas pelas placas de vdeo, o AGP tambm permite que a placa de vdeo faa uso de parte da memria RAM do computador como um incremento de sua prpria memria, um recurso chamado Direct Memory Execute. Apesar de algumas vantagens, o padro AGP acabou perdendo espao e foi substitudo pelo barramento PCI Express.

paulomarcosjf@ig.com.br _______________________________________________ pgina 4

INFORMTICA PARA CONCURSOS


7. PCI Express PCIE ou, ainda, PCI-EX: Se destaca por substituir, ao mesmo tempo, os barramentos PCI, PCIX e AGP, suas taxas de transferncia praticamente dobram as melhores obtidas anteriores. 8. AMR (udio Modem Riser) Elevao para Modem e udio: foi desenvolvido para ser usado especialmente para funes de modem e udio. 9. CNR (Communications and Network Riser) Elevao para Rede de Comunicaes: Surgiu praticamente como um substituto do AMR, o principal diferencial do CNR o melhor suporte a recursos de rede, alm dos de udio e modem. 10. ACR (Advanced Communications Riser) Elevao para Comunicaes Avanadas: Seu foco principal so as comunicaes de rede e USB.

CLASSIFICAO DOS PROGRAMAS


1. Freeware: Software com distribuio gratuita, geralmente distribudo pela internet, no sendo necessrio o pagamento de licena para o uso. Uma caracterstica comum, mas no universal, que tal software pode ser copiado livremente. 2. "Shareware" (e assemelhados): a designao dada a produtos de software que podem ser copiados livremente para avaliao, por um certo perodo de tempo, mas que requerem o pagamento de uma licena para uso continuado. O suporte pode ser oferecido aps o pagamento da licena e o principal meio de divulgao e distribuio so as redes de computadores. 3. Programas de computador Licenciados ou Comerciais: so todos os produtos para os quais a sejam exigidas e vendidas licenas como premissa para o uso. Os termos da licena, usualmente, incluem as condies sob as quais o produto pode ser utilizado. 4. Adwares: so softwares que exibem propagandas no seu computador. 5. Malware: Programa malicioso com o objetivo de enganar o usurio.

6. Software Livre: Consiste no desenvolvimento de softwares e plataformas que no necessitam de licena para utilizao, os princpios fundamentais so:
liberdade de executar o programa para qualquer propsito; liberdade para estudar o programa e adapt-lo s suas necessidades, ou seja, de ter acesso ao seu cdigo-fonte; liberdade de redistribuir suas cpias originais ou alteradas; liberdade para aperfeioar o programa e liber-lo para benefcio da comunidade.

Obs1: Quando o assunto software livre, o que no faltam so vantagens. No h gastos com o pagamento de licenas de uso nem envio de royalties ao exterior pelo Brasil. Essa verba pode ser redirecionada para investimentos em Tecnologia de Informao (TI), treinamento de profissionais e aquisio de melhores equipamentos. Obs2: Mas vamos deixar claro que apesar de no haver o custo com licenas, um software livre no necessariamente grtis. As modificaes e melhorias feitas nos cdigos podem ser repassadas, copiadas livremente e at mesmo vendidas.

PROCEDIMENTOS DE BACKUP
Termo atribudo s copias de segurana realizadas pelo usurio. COMPACTAO E DESCOMPACTAO Procedimento em que os dados so copiados de forma compactada, ou seja, sero enviados para uma unidade de destino com uma solicitao de espao menor que na de origem.

paulomarcosjf@ig.com.br _______________________________________________ pgina 5

INFORMTICA PARA CONCURSOS


PROGRAMAS COMPACTADORES Winzip , Winrar, Arj, Pkzip, Brazip, Ark. TIPOS DE BACKUP 1. Normal, Total, Completo ou Global: Consiste em armazenar tudo que foi solicitado, permitindo-se ainda ser feita a compresso dos dados ou no, quando gravamos todas as informaes e programas existentes no computador. 2. Backup de Cpia: Um backup de cpia copia todos os arquivos selecionados, mas no os marca como arquivos que passaram por backup (o atributo de arquivo no desmarcado). A cpia til caso voc queira fazer backup de arquivos entre os backups normal e incremental, pois ela no afeta essas outras operaes de backup. 3. Backup Incremental: m backup incremental copia somente os arquivos criados ou alterados desde o ltimo backup normal ou incremental e os marca como arquivos que passaram por backup (o atributo de arquivo desmarcado). Se voc utilizar uma combinao dos backups normal e incremental, precisar do ltimo conjunto de backup normal e de todos os conjuntos de backups incrementais para restaurar os dados. 4. Backup Diferencial: Um backup diferencial copia arquivos criados ou alterados desde o ltimo backup normal ou incremental. No marca os arquivos como arquivos que passaram por backup (o atributo de arquivo no desmarcado). Se voc estiver executando uma combinao dos backups normal e diferencial, a restaurao de arquivos e pastas exigir o ltimo backup normal e o ltimo backup diferencial. 5. Backup Dirio: Um backup dirio copia todos os arquivos selecionados que foram alterados no dia de execuo do backup dirio. Os arquivos no so marcados como arquivos que passaram por backup (o atributo de arquivo no desmarcado). 6. Espelhamento de dados: Com este processo as cpias so armazenadas de forma redundante, em diferentes discos ou mdias. Este tipo de backup mais caro, porque necessita da duplicao da mdia e seus controles, entretanto ganha em velocidade e so mais versteis. 7. Sistemas Redundantes: Mais conhecido como sistemas RAID (Redundance Array of Inexpensive Disks), estes sistemas permitem os chamados armazenamentos redundantes, que representam a ligao de diversos discos rgidos sobre um controlador mltiplo e simultneo, de maneira que os mesmos dados so gravados ao mesmo tempo em vrios discos, como um backup instantneo. 8. Armazenamento Hierrquico: So sistemas que permitem combinar backups completos com incrementais e diferenciais.

FORMAS DE BAKUP 1. QUENTE: cpia de segurana on-line, ou seja, realiza a cpia de um ou todos os bancos de dados sem a necessidade de desconectar os usurios. 2. FRIA: Gerenciamento do backup sem interferncias externas.

UNIDADES DE MEDIDA
Conceito: conjunto de unidades cuja funo representar uma informao. UNIDADE Bit Byte kilobyte (kb) Megabyte (mb) Gigabyte (gb) Terabyte (tb) Pentabyte (Pb) Hexabyte (Hb) VALOR Representa a oitava parte do caractere Conjunto de oito bits, ou ento, 1 caractere 1024 bytes 1024 bytes 1024 bytes 10244 bytes 10245 bytes 10246 byte

paulomarcosjf@ig.com.br _______________________________________________ pgina 6

INFORMTICA PARA CONCURSOS

TAXAS DE TRANSFERNCIA
Conceito: Valor em bits enviado de um ponto a outro durante a conexo. UNIDADE bps (bits por segundo) kbps (kilobits por segundo) mbps (megabits por segundo) gbps (gigabits por segundo) VALOR 1 bit por segundo 1024 bits por segundo 1.048.576 bits por segundo 1.073.741.824 bits por segundo

VRUS
Rotinas programveis com a funo de danificar arquivos ou alterar o funcionamento da mquina. Anti-Virus: Programa com a funo de encontrar e remover um possvel vrus do sistema. EX: SCAM STINGER AVG - AVAST AVIRA

Formas de Contaminao: Internet Discos infectados Redes (locais, expandidas, intranet, internet, extranet)

Formas de Proteo Utilizar programas anti-virus Atualizar o anti-virus Utilizar anti-virus que possam executar a verificao do sistema automaticamente Manter os discos flexveis protegidos
TIPOS DE VRUS

1. File viruses (ou vrus de arquivos) - so tipos de vrus que normalmente substituem ou se anexam a arquivos tipo COM ou EXE. Tambm podem infectar arquivos com as extenses SYS, DRV. Podem ser residentes ou no-residentes. Muitos dos vrus no-residentes infectam um ou mais arquivos quando um arquivo infectado executado. Como voc v, sempre que receber e-mails que tenham arquivos anexados com estas extenses, bom redobrar a ateno! 2. Macro Vrus (ou vrus de macro) - so vrus maliciosos, escritos em linguagem de programao macro e anexados a um documento (como Word ou Excel). Quando o documento ou planilha contendo o vrus de macro aberto pelo software correspondente, o vrus executado, faz seus estragos e anexa-se a outros documentos ou planilhas. A cada vez que o software for executado, mais o vrus se espalha. O melhor procedimento submeter o arquivo anexado anlise de seu software antivrus, antes de ser executado, ou, na dvida, deve ser deletado.

paulomarcosjf@ig.com.br _______________________________________________ pgina 7

INFORMTICA PARA CONCURSOS


3. Mailbomb - mensagem muito grande enviada para a caixa de correio com o propsito de congelar o sistema operacional do micro ou de evitar o recebimento de outras mensagens (pois sua caixa postal j estar ocupada pelo mailbomb). O melhor procedimento simplesmente deletar o e-mail. 4. Mutating Vrus (ou vrus mutantes) - este tipo de vrus se modifica medida que se espalha pelos arquivos, tornando sua deteco mais difcil. Uma variao desta classificao so os vrus polimrficos, que criam cpias alteradas de si mesmo, medida que se espalham. Assim, o mesmo vrus se mostra diferente em diferentes sistemas e diferentes arquivos. 5. Password Attacks (ou ataques a senhas) - so tentativas de obter ou decodificar uma password verdadeira do usurio. Os hackers podem usar dicionrios de passwords, programas de quebra de passwords (cracking programs) e identificadores de passwords em seus ataques. A defesa contra ataques de passwords so limitadas, mas incluem a definio de passwords com no mnimo seis caracteres, palavras inexistentes e trocas freqentes. H tambm programas que "guardam" suas passwords de forma protegida (usando tcnicas chamadas de encripatao de dados). 6. Stealth Vrus (ou vrus secreto) - so vrus que tentam disfarar sua aparncia quando analisados por softwares antivrus. Diversos deles interceptam os comandos de leitura do disco rgido, de forma que, quando o programa antivrus tenta ler os arquivos ou setores do disco para achar a infeco, o vrus envia uma "imagem limpa" para o programa. 7. Trojan Horse Program (ou cavalo de tria) - um programa malicioso que aparenta ser uma aplicao benigna. Geralmente so transmitidos "dentro" de outros arquivos ou programas, como o prprio nome sugere. 8. Worm (ou verme) - so programas parasitas que se multiplicam, mas diferentemente dos vrus, no infectam outros arquivos do computador. Os worms podem criar um nmero indefinido de cpias de seus arquivos ou envi-los para outros usurios (de sua lista de distribuio). So, em geral, propagados via chats. 9. Vrus de BOOT (Vrus de Setor de Boot) - Este tipo de vrus infecta o registro mestre do Sistema (o Master Boot Record - MBR) dos discos rgidos e/ou a rea de boot (Boot Sector) dos disquetes, e devido a tais reas sempre serem executadas antes de qualquer outro software (incluindo qualquer programa Antivrus), tais vrus so os mais comuns, e os mais bem sucedidos do mundo. 10. SPYWARE OU BACKDOORS (programa espio): programas com a funo de verificar informaes de um computador e envi-las para outro 11. RETROVRUS - So vrus que tem como alvo antivrus, como o Scan, Clean, CPAV NAV, ou qualquer arquivo que contenha as strings AV, AN, SC, etc... no nome. Pode ser o objetivo principal ou paralelo.

MEMRIA
Dispositivos com a funo de armazenar informaes de maneira voltil (temporria) e novoltil (permanente) DIVISO DA MEMRIA 1. Memria Auxiliar, Secundria ou Massa: Tipo de memria no voltil representada pelas unidades de armazenamento. Ex: disquete, cd, dvd, hd, pen drive. 2. Memria Principal, Primria ou de Execuo: tipo de memria diretamente relacionada paulomarcosjf@ig.com.br _______________________________________________ pgina 8

INFORMTICA PARA CONCURSOS ao processamento das informaes, dividida em memria Ram e memria Rom. DIVISO DA PRINCIPAL RAM (Random Access Memory): memria de acesso randmico ou aleatrio armazena informaes apenas quando a mquina est ligada (voltil) Diviso da Ram Dram Ram dinmica Sram Ram Esttica Vram Ram para o vdeo

Observaes: Quanto maior a quantidade de ram disponvel, melhor ser a capacidade de abertura simultnea de vrios programas. A memria Cache representa um complemento de Ram localizada em alguns equipamentos, sua funo otimizar o desempenho dos mesmos. A memria Cache voltil, de alto custo, alta velocidade e baixa capacidade de armazenamento. A memria Virtual representa uma simulao de Ram localizada no disco rgido, seu objetivo obter mais memria Ram. O arquivo de paginao criado disco rgido para representar a memria virtual chama-se pagefile.sys e seu tamanho padro de 1,5 vezes o da Ram disponvel. ROM (Read Only Memory): Memria apenas para leitura, vem gravada do fabricante com instrues fundamentais para o funcionamento da mquina (no-voltil).

Diviso da Rom Prom Rom programvel Eprom Rom reprogramvel Eeprom Rom reprogramvel eletronicamente Observaes: O termo Risc (Componentes com Conjunto Reduzido de Instrues) representa os componentes da Rom cuja funo armazenar as instrues mais simples. O termo Cisc (Componente com conjunto Complexo de Instrues) representa a base do sistema e consequentemente recebe as instrues mais complexas.

paulomarcosjf@ig.com.br _______________________________________________ pgina 9

INFORMTICA PARA CONCURSOS

APLICAES EM REDES
Parte da informtica que estuda a comunicao de dados distncia.

TIPOS DE REDE
LAN (Local Area Network): As Redes Locais permitem a comunicao entre computadores de uma rea de pequeno porte. Obs: O termo WLan (Wireless Lan) representa a rede local sem fio. MAN (Metropolitan rea Network): As Redes Metropolitanas permitem a comunicao entre pontos de uma rea de grande porte. WAN (Wide Area Network): As Redes Remotas ou expandidas permitem a comunicao entre reas diferentes.

VARIAES APLICADAS
INTERNET: Rede mundial de computadores. (Sistema Pblico). INTRANET: Rede que utiliza a mesma tecnologia da internet para gerenciar a comunicao de uma instituio. (Sistema Privado). EXTRANET: Ligao de duas ou mais Intranets. INTERNET 2: representa uma rede criada por universidades para auxiliar no ensino, pesquisa e gesto acadmica, e no desenvolvimento de novas tecnologias

EQUIPAMENTOS RELACIONADOS
1. 2. 3. 4. 5. SERVIDOR: computador que controla a rede, possui o chamado sistema operacional de rede. CLIENTE: Computador subordinado ao Servidor. GATEWAY: Computador ou equipamento cuja funo interligar um sistema interno a um externo. BASTION HOST: Representa os equipamentos (gateways) cuja funo proteger a rede interna de ataques externos. PLACA DE REDE: equipamento cuja funo receber e enviar dados em um computador da rede. Obs: O termo Ethernet IEEE 802.3 representa o padro de otimizao aplicado a equipamentos em uma rede, este padro poder apresentar 3 variaes: ETHERNET (10Mbps) FAST ETHERNET (100Mbps) GIGABIT ETHERNET (1000Mbps) PLACA DE FAX MODEM: equipamento relacionado conexo discada (dial up) na internet, ligado diretamente na linha telefnica. HUB: equipamento cuja funo interligar computadores e perifricos em uma rede, tambm chamado de concentrador. O nmero de portas do Hub dever ser proporcional ao nmero de dispositivos da rede. SWITCH: Evoluo do Hub, pois permite a transferncia de dados com velocidade maior e menor probabilidade

6. 7.

8.

paulomarcosjf@ig.com.br _______________________________________________ pgina 10

INFORMTICA PARA CONCURSOS


de falhas, entretanto o switch envia dados diretamente da mquina de origem para a de destino, evitando o congestionamento causado pelos Hubs durante a transferncia. Tambm chamado de chaveador. 9. Obs: Atualmente alguns equipamentos agregam as funes de Hub e Switch. 10. ROTEADOR: Equipamento cuja funo identificar os pontos da rede e definir o caminho mais adequado para transferncia dos dados.

FORMAS DE CONEXO 1. 2. 3. 4. 5. 6. 7. 8. DIAL-UP (discador): forma de conexo baseada na utilizao de uma linha telefnica convencional, sua transferncia mxima baseada em uma placa de fax modem de at 56 Kbps ADSL (Asymmetric Digital Subscryber Line): princpio de conexo baseada na utilizao de um canal totalmente digi-talizado, pois permite que dados e voz sejam gerenciados simultaneamente. Obs: esta conexo utiliza um modem externo em seus procedimentos. ISDN (Integrated Services Digital Network): Rede digital de servios integrados, utiliza 2 canais independentes de 64 Kbps para transferncia, sendo assim permite uma conexo mxima de 128 Kbps. Obs: esta conexo tambm gerencia dados e voz simultaneamente. CABO: princpio de conexo baseada na contratao de uma empresa gerenciadora de TV a cabo. RADIO: princpio de conexo baseada na utilizao de uma antena transmissora e receptora de sinais, geralmente disponibilizada para grupos de usurios. SATLITE: princpio de conexo baseada no relacionamento de uma antena com um satlite.

obs: o termo bandwidth refere-se a largura da banda, ou seja, a quantidade de informao a ser transmitida em um determinado meio de comunicao.

PROTOCOLOS DE REDE Conjunto de normas ou regras em uma rede, um protocolo tambm poder ser chamado de servio, programa ou servidor. TCP/IP (Transmission Control Protocol / Internet Protocol): Protocolo de Controle e Transmisso / Internet Protocol. Sua funo executar os procedimentos de conexo. SNMP (Simple Network Management Protocol): Protocolo de Gerenciamento de Redes Simples, sua funo monitorar os recursos do protocolo TCP/IP. DHCP (Dynamic Host Control Protocol): Protocolo de Controle de Host Dinmico, sua funo gerenciar um Ip (endereo) temporrio a um determinado host (equipamento em rede. HTTP (Hyper Text Transport Protocol): Protocolo de Transporte ou Transferncia em Hiper Texto, sua funo gerenciar a abertura da pgina. Observaes: Hipertexto: representa a pgina (home page) Hipermdia: informao da pgina Hiperlink: ligaes da pgina Html (Hyper Text Markup Language): Linguagem de Marcao em Hiper Texto, ferramenta utilizada na elaborao de home pages. Dhtml: HTML dinmico, evoluo da linguagem HTML. FTP (Files Transfer Protocol): Protocolo de Transferncia de Arquivos, gerencia a troca de informaes em uma pgina. WAP (Wireless Aplication Protocol): Protocolo de Aplicao sem Fio, e vinculado a telefonia celular. SMTP (Simple Mail Transfer Protocol): Protocolo de Transferncia via Correio Eletrnico, sua funo enviar

paulomarcosjf@ig.com.br _______________________________________________ pgina 11

INFORMTICA PARA CONCURSOS


mensagens utilizando gerenciadores de e-mail instalados na mquina do usurio. POP (Post Office Protocol): Protocolo de Gerenciamento Postal, sua funo receber mensagens utilizando gerenciadores de e-mail instalados na mquina do usurio. IMAP (Interactive Mail Access Protocol): Protocolo de Acesso Interativo as mensagens, gerencia e-mails na prpria pgina do provedor. UDP (User Datagram Protocol): Protocolo Usurio do Datagrama, um protocolo de transporte de informaes, trabalha diretamente com o conceito de pacotes (datagramas), entretanto no oferece a garantia de envio/recepo, por outro lado, a ausncia desses mecanismos permite uma transferncia mais rpida.

INTERNET Rede mundial de computadores que permite a comunicao entre os pontos conectados. CONCEITOS FUNDAMENTAIS 1) INTERNAUTA: usurio da rede. 2) PROVEDOR: empresa que gerencia o acesso. 3) DNS (Dominian Name System): Sistema de Nome de Domnio, representam os servidores da Internet (provedor), sua funo e servir como base de endereos para seus usurios. 4) BROWSER: programa de navegao 5) SITE/HOST/STIO/N: computador conectado a rede. 6) HOME PAGE: pagina na rede. 7) URL (Uniform Resource Locator): Localizador de Recursos Uniformes, termo tcnico atribudo ao endereo eletrnico da pgina. 8) COOKIES: registro das informaes pesquisadas no ambiente de rede. 9) SPAM (lixo): mensagens cujo remetente no foi autorizado, seu contedo geralmente comercial ou pornogrfico. 10) HACKER/CRACKER: invasor do sistema. 11) IRC (Internet Relay Chat): termo tcnico atribudo aos grupos de discusso ou bate papo na rede. 12) FRAME: janelas automticas abertas sobre a principal do navegador.(pop-up) 13) APPLETS: pequenos programas disparados no momento da abertura da pgina. 14) LOGIN: identificao do usurio na rede. 15) LOGOFF: ato de desconectar o sistema. 16) LOGON: autenticao dos dados do usurio da rede. (login= nome e password=senha) 17) LOGOUT: ato de desconectar a sua ligao do sistema. 18) DOWNLOAD: procedimento em que os dados so copiados de algum ponto da rede para a mquina do usurio. 19) UPLOAD: procedimento em que os dados so enviados da mquina do usurio para algum ponto da rede. 20) RELOAD: procedimento em que o usurio recarrega uma pgina durante a mesma conexo. 21) FQDN (Fully Qualifiod Dominiam): Nome de Domnio Completo, representa os dados a direita do @ em um endereo de e-mail. Ex: provedor, pas e finalidade do endereo 22) GOPHER: sistema de pesquisa limitado, no suporta links (ligaes). 23) ENDEREO IP: cdigo fornecido pelo provedor a um determinado site no momento da conexo. Obs1: o ip poder ser fixo ou varivel Obs2: o ip poder apresentar at 12 dgitos numricos e suas mascaras apresentaram valores entre 0 e 255 25. VOIP (Voz sobre IP): Tecnologia que utiliza os padres endereamento IP da Internet para gerencia ligaes telefnicas com custo reduzido. 26. NAT (Network Address Translator) um tradutor de endereos de rede que visa minimizar a escassez dos endereos IP, pois o crescimento da Internet tem sido grande e, para que uma mquina tenha acesso rede, preciso ter um endereo IP vlido. O NAT uma das solues para a economia de endereos IP.

paulomarcosjf@ig.com.br _______________________________________________ pgina 12

INFORMTICA PARA CONCURSOS


TERMOS RELACIONADOS A SEGURANA DA INFORMAO 1. FIREWALL: termo atribudo ao conjunto de procedimentos de segurana na rede. 2. ENGENHARIA SOCIAL: Termo atribudo aos mtodos utilizados por um invasor para obter informaes de uma pessoa computador ou sistema de forma irregular. 3. CRIPTOGRAFIA: codificao dos dados para proteger as informaes, basicamente so de dois tipos: Criptografia Simtrica: Utiliza 1 chave para encriptar e decriptar dados, tanto o remetente quanto o destinatrio devem compartilh-la, mais rpida, geralmente utilizada para um grande volume de dados. Criptografia Assimtrica: utiliza uma chave para encriptar e outra para decriptar dados, onde a chave publica compartilhada e a chave privada fica com o autor, geralmente utilizada para um pequeno volume de dados. CERTIFICAO DIGITAL

ITI Instituto Nacional de Tecnologia da Informao para a emisso de certificados digitais padro ICP-Brasil. Certificado digital um documento eletrnico que identifica uma pessoa fsica ou jurdica e tambm servidores web (site seguro). Quando emitido por Autoridade Certificadora credenciada pela Infra-Estrutura de Chaves Pblicas Brasileira o ICP BRASIL o certificado pode ser usado como assinatura digital com fora de assinatura de prprio punho. O certificado digital um documento eletrnico que contm dados sobre a pessoa ou empresa que o utiliza para comprovar sua identidade perante terceiros, e vice-versa. Funciona como uma carteira de identidade eletrnica, permitindo que uma transao realizada via internet torne-se perfeitamente segura, j que as partes envolvidas devero apresentar mutuamente suas credenciais, comprovando as suas identidades. Assim, os documentos que trafegam por meios eletrnicos, para possurem reconhecimento legal, no mais precisam ser convertidos em papel, assinados com reconhecimento de firma dos signatrios e enviados via postal, diminuindo custos. A validade jurdica desses documentos assegurada pela Medida Provisria 2.200-2/2001 que criou o ICP - BRASIL. So inmeras as vantagens da certificao digital, entre elas a convenincia de no ser preciso a pessoa se deslocar at rgos pblicos ou desperdiar espao fsico para armazenamento de documentos. Nesse caso, a economia de papel uma das mais significativas, surgindo como mais uma ao de responsabilidade ambiental. Afinal, quem acessa os servios do governo na internet via certificado digital preenche formulrios, requerimentos e declaraes digitalmente e no precisa mais manter documentos impressos, nem mesmo comprovantes ou procuraes. ASSINATURA DIGITAL DSA (Digital Signature Algorithm) Procedimento em que o arquivo recebe a identificao do seu autor, sendo assim, o destinatrio da informao receber o arquivo sem que o mesmo tenha sofrido alteraes no trajeto de origem at o destino. Arquivos assinados digitalmente apresentam maior credibilidade. Assinaturas digitais representam a combinao de chaves secretas (senha) e chaves pblicas (assinatura), ou seja criptografia assimtrica. Os princpios bsicos da assinatura so: Autenticidade Integridade No-repudio 4. ESTEGANOGRAFIA: procedimento que permite ao usurio utilizar um determinado arquivo como mscara para esconder outro arquivo. Ex: Um arquivo de imagem pode na verdade ser uma planilha ou texto 5. BIOMETRIA: Equipamentos cuja funo identificar um determinado usurio para que o mesmo tenha acesso ao sistema, ou seja, a biometria est diretamente relacionada a proteo da rede. Ex: Leitor de impresses digitais e mapeamento da ris para acesso. 6. VPN (Virtual Private Network): Rede Virtual Privada, representa um canal de criptografia entre os pontos, sua funo elevar a segurana da conexo. 7. HTTPS / HTTPSS: As referencias S ou SS quando apresentadas em um endereo, indicam que a rea utilizada segura.

8.

SSL (Secure Socket Layer) Camada Fixa de segurana, um protocolo desenvolvido para elevar a segurana dos dados transmitidos pela Internet. O SSL pode ser usado em vrios servios, sendo que o mais

paulomarcosjf@ig.com.br _______________________________________________ pgina 13

INFORMTICA PARA CONCURSOS


comum o acesso pginas web. Neste caso o endereo dos recursos acessados passa a ser feito no formato: https://endereo_web. O SSL faz uso de criptografia para o sigilo das informaes transferidas entre o navegador do usurio e o servidor web. Como conseqncia, mesmo que as informaes sejam interceptadas por terceiros, as mesmas estaro codificadas e no podero ser lidas. Sempre que um navegador acessa recursos via SSL, apresentado uma chave ou cadeado na barra de status para indicar a comunicao segura. BACKBONE: local de segurana onde se encontram os servidores dos sub-nveis da rede. SPYWARE OU BACKDOORS (programa espio): programas com a funo de verificar informaes de um computador e envia-las para outro. AD-AWARE/ANTISPYWARE: programas utilizados para remover e evitar a entrada de adwares e spywares. PORT SCAN (varredura de portas): Programa utilizado para descobrir os IPs de um ou mais computadores. HONEY POT (Pote de Mel): Programa que permite simular servios falsos, como SMTP, POP3, FTP, TELNET, que para interpretao do hacker esto funcionando perfeitamente, ou seja, o usurio simula uma invaso para o hacker IP SPOOFING (Falso IP) O IP spoofing consiste na troca do IP original do invasor por um outro, podendo assim se passar por outro computador. PHISHING: Esta tcnica permite o roubo das informaes da mquina de um usurio, o mesmo atrado por um falso link ou pagina criada pelo invasor. PHARMING: consiste basicamente em modificar a relao que existe entre o nome de um site na Internet e seu respectivo servidor Web, ou seja, ao digitar um endereo o usurio redirecionado para outro indicado pelo hacker. SYN FLOODING programa utilizado por um invasor para gerao de um grande nmero de requisies de conexes enviadas a um sistema, de tal maneira que o servidor no capaz de responder a todas estas requisies, sendo assim, a identificao do invasor passa a ser mais difcil de ser detectada. DMZ (De-Militarized Zone) Zona Desmilitarizada, consiste nos servios por nveis de segurana, separa-se assim, por exemplo o servidor e-mail do servidor Web. IDS (Intrusion Detection System) Ferramenta de deteco de intruso, tem como um dos objetivos principais detectar se algum est tentando entrar no seu sistema ou se algum usurio legitimo est fazendo uso incorreto do mesmo, este principio dever monitoraras atividades que esto sendo executadas na rede.

9. 10. 11. 12. 13. 14. 15. 16. 17. 18. 19.

SISTEMAS DE COMUNICAES WIRELESS O termo wireless representa a comunicao sem fio entre computadores, e pode apresentar as seguintes variaes: INFRA-VERMELHO Padro de comunicao com alcance limitado e baixa qualidade. RDFI RADIO FREQNCIA Padro de comunicao de logo ou curto alcance, entretanto de alta qualidade, as tecnologias Bluetooth e Wi-Fi so baseadas neste principio. BLUETOOTH (DENTE AZUL) um conjunto de especificaes para redes locais sem fio (WLAN - Wireless Local Area Network) baseada no padro IEEE 802.11. uma tecnologia que permite uma comunicao simples, rpida, segura e barata entre computadores, telefones celulares, mouses, teclados, fones de ouvido, impressoras e outros dispositivos, utilizando ondas de rdio no lugar de cabos. Bluetooth um padro global de comunicao sem fio e de baixo consumo de energia que permite a transmisso de dados entre dispositivos compatveis com a tecnologia. A transmisso de dados feita atravs de radiofreqncia, permitindo que um dispositivo detecte o outro independente de suas posies, desde que estejam dentro do limite de proximidade.

paulomarcosjf@ig.com.br _______________________________________________ pgina 14

INFORMTICA PARA CONCURSOS


Alcance do Bluetooth Classe 1: alcance de at 100 metros; Classe 2: alcance de at 10 metros; Classe 3: alcance de at 1 metro.

WI-FI (WIRELESS FIDELITY): um conjunto de especificaes para redes locais sem fio (WLAN - Wireless Local Area Network) baseada no padro IEEE 802.11. Com a tecnologia Wi-Fi, possvel implementar redes que conectam computadores e outros dispositivos compatveis (telefones celulares, consoles de videogame, impressoras, etc) que estejam prximos geograficamente. A flexibilidade do Wi-Fi muito grande, sendo assim, comum encontrar redes Wi-Fi disponveis em hotis, aeroportos, rodovirias, bares, restaurantes, shoppings, escolas, universidades e escritrios que oferecem acesso internet, muitas vezes de maneira gratuita. Obs: o padro adotado de especificaes e o IEEE 802.11 que, na verdade, no muito diferente das especificaes IEEE 802.3, esta ltima conhecida pelo nome Ethernet e simplesmente representa as tradicionais redes com fio. Essencialmente, o que muda de um padro para o outro so suas caractersticas de conexo, um tipo funciona com cabos, o outro, por radiofreqncia, sedo possvel que uma rede utilize ambos os padres. O padro 802.11 estabelece normas para a criao e para o uso de redes sem fio, segue abaixo as suas variaes.

802.11 (original): Lanada em 1997, sua taxa de transmisso de dados de 1 Mbps ou 2 Mbps. 802.11B : Lanado em 1999, uma atualizao do padro 802.11, sua velocidade de transmisso pode varia entre 1 Mbps, 2 Mbps, 5,5 Mbps e 11 Mbps, com uma maior rea de coberturapodendo chegar, teoricamente, a 400 metros em ambientes abertos e pode atingir uma faixa de 50 metros em lugares fechados.. 802.11 A: O padro 802.11a foi disponibilizado no final do ano de 1999, quase que na mesma poca que a verso 802.11b. Sua principal caracterstica a possibilidade de operar com taxas de transmisso de dados no seguintes valores: 6 Mbps, 9 Mbps, 12 Mbps, 18 Mbps, 24 Mbps, 36 Mbps, 48 Mbps e 54 Mbps. O alcance geogrfico de sua transmisso de cerca de 50 metros. No entanto, a sua freqncia de operao diferente do padro 802.11 original: 5 GHz. Por um lado, o uso dessa freqncia conveniente por apresentar menos possibilidades de interferncia, afinal, essa valor pouco usado. Por outro, pode trazer determinados problemas, j que muitos pases no possuem regulamento para essa freqncia. Alm disso, essa caracterstica pode fazer com que haja dificuldades de comunicao com dispositivos que operam nos padres 802.11 original e 802.11b. 802.11G foi disponibilizado em 2003 e tido como o sucessor natural da verso 802.11b, uma vez que totalmente compatvel com este. Isso significa que um dispositivo que opera com 802.11g pode "conversar" com outro que trabalha com 802.11b sem qualquer problema, exceto o fato de que a taxa de transmisso de dados , naturalmente, limitava ao mximo suportado por este ltimo. O principal atrativo do padro 802.11g poder operar com taxas de transmisso de at 54 Mbps, assim como acontece com o padro 802.11 A, entretanto com maior confiabilidade.

paulomarcosjf@ig.com.br _______________________________________________ pgina 15

INFORMTICA PARA CONCURSOS


802.11 N: tem como principal caracterstica o uso de um esquema chamado Multiple-Input Multiple-Output (MIMO), capaz de aumentar consideravelmente as taxas de transferncia de dados atravs da combinao de vrias vias de transmisso. Assim sendo, possvel, por exemplo, usar dois, trs ou quatro emissores e receptores para o funcionamento da rede. o padro 802.11n capaz de fazer transmisses na faixa de 300 Mbps e, teoricamente, pode atingir taxas de at 600 Mbps. Obs: Nas redes Wi-Fi basta a qualquer dispositivo ter compatibilidade com a tecnologia para se conectar a rede, sedo assim, uma pessoa no autorizada pode conectar um computador rede de maneira oculta para aproveitar todos os seus recursos, inclusive o acesso internet. Para evitar este problema o usurio poder adotar as seguintes medidas de segurana: WEP (Wired Equivalent Privacy): Adota senhas e cifragens para autenticao e acesso ao servio. WPA (Wired Protected Access): Evoluo do WEP, porm com maior segurana e menor probabilidade de falhas. INTERNET EXPLORER 6.0 Programa de navegao ou Browser, permite o gerenciamento das pginas WWW na Internet

10

11

12

13

14

123456-

VOLTAR: retorna a uma pgina anteriormente pesquisada de maneira seqencial ou aleatria. AVANAR: avana a uma pgina anteriormente pesquisada, de maneira seqencial ou aleatria. PARAR: interrompe a abertura de uma pgina ou opo da pgina ATUALIZAR: executa uma nova leitura da pgina exibida PGINA INICIAL: desloca o ponto de visualizao para a pgina inicial PESQUISAR: configura os sistemas de busca

paulomarcosjf@ig.com.br _______________________________________________ pgina 16

INFORMTICA PARA CONCURSOS


7891011121314FAVORITOS: adiciona a pgina atual lista de favoritos MDIA: busca links relacionados a udio e vdeo HISTRICO: exibe a relao das ltimas URLs pesquisadas CORREIO: ativa o Outlook IMPRIMIR: ativa a opo imprimir EDITAR: permite a edio da pgina ativa com softwares especficos, como o Word e o Excel DISCUSSO: acessa grupos de discusso ou bate-papo MESSENGER : programa de mensagens instantneas que permite a comunicao em tempo real com outras pessoas. INTERNET EXPLORER 7.0 Programa de navegao ou Browser, permite o gerenciamento das pginas WWW na Internet

1. 2. 3. 4. 5. 6. 7.

VOLTAR: a uma pgina anteriormente pesquisada de maneira seqencial ou aleatria. AVANAR: avana a uma pgina anteriormente pesquisada, de maneira seqencial ou aleatria. BARRA DE ENDEREOS: local que dever ser introduzida a URL da pgina ATUALIZAR: executa uma nova leitura da pgina exibida PARAR: interrompe a abertura da pgina ou opo da pgina. CAMPO DE REFERENCIA: local que dever receber a referncia da pesquisa. ACIONAR PESQUISA: inicia a pesquisa com o termo referncia.

paulomarcosjf@ig.com.br _______________________________________________ pgina 17

INFORMTICA PARA CONCURSOS 9. FAVORITOS: exibe a relao dos Favoritos, Feeds e Histrico. 10. ADICIONAR A FAVORITOS: adiciona a pgina a lista de favoritos. 11. IDENTIFICADOR DA PGINA: exibe a referncia da pgina acessada. 12. NOVA GUIA (ABA): abre uma nova guia na janela atual. 13. PGINA INICIAL: desloca o ponto de visualizao para pgina inicial. 14. FEEDS: permite a atualizao automtica da pgina assim que os administradores publicam-la. 15. IMPRIMIR: imprime a pgina atual e tambm acessa as guias da opo imprimir do menu arquivo. 16. PGINA: acessa as opes: nova janela, recortar, copiar, colar, salvar como, enviar pgina por e-mail, enviar 17. 18. 19.
link por e-mail, editar com Word, zoom, tamanho da fonte, codificao, exibir cdigo fonte, relatrio de segurana e exeibir poltica de privacidade de pgina da web. FERRAMENTAS: acessa as opes: excluir histrico de navegao, bloquear pop-ups, flitro de phishing, gerenciar complementos, trabalhar off-line, windows update, tela inteira, barra de menus, barra de ferramentas, sun java console, opes da internet. AJUDA: ativa o modulo de ajuda. PESQUISAR: ativa o modulo de pesquisa do windows na internet.

Atalhos de Teclado do Internet Explorer Teclas Alt + A Alt + E Alt + F Alt + N Alt + U Alt + X Alt + F4 (na pgina) Alt + F4 (no desktop) Alt + Home Alt + Alt + ou Backspace Ctrl + A Ctrl + B Ctrl + C Ctrl + E ou F3 Ctrl + F Ctrl + H Ctrl + L ou Ctrl + O Ctrl + N Ctrl + O ou Ctrl + L Ctrl + P Ctrl + R ou F5 Ctrl + S Ctrl + V Ctrl + W Ctrl + Enter Tab Shift + Tab Esc Funo Abre o Menu de "Arquivo" Abre o Menu "Editar" Abre o Menu "Favoritos" Seleciona o texto contido na barra de endereo Abre o Menu "Ajuda" Abre o Menu "Exibir" Fecha o aplicativo Internet Explorer Abre a caixa "Iniciar/Desligar" do Windows Abre a pgina cadastrada como inicial Avanar pgina Retornar pgina Seleciona todo o contedo da pgina Abre caixa "Organizar Favoritos" (Bookmarks) Copiar Abre a barra "Pesquisar" Abre a caixa "Localizar" Abre a barra "Histrico" Abre a caixa "Abrir" (pgina Web, pasta ou arquivo) Abre nova janela, na mesma URL Abre a caixa "Abrir" (pgina Web, pasta ou arquivo) Imprimir a pgina atual ou o frame ativo, se for o caso. Atualizar a pgina (refresh) Salvar Colar Fecha a janela em uso Adiciona "www." e ".com" a na barra de endereo Move cursor da barra de endereo para itens na pgina Move cursor no sentido inverso ao do comando precedente Parar: interrompe o donwload de pgina

paulomarcosjf@ig.com.br _______________________________________________ pgina 18

INFORMTICA PARA CONCURSOS


Shift + F10 F1 F3 ou Ctrl + E F4 F5 ou Ctrl + R F11 Abre o menu de atalho para link (equivale a clique no boto direito) Abre o Help do Internet Explorer Abre a barra "Pesquisar" Expande a barra de endereos e exibe URLs mais recentes digitados Atualizar pgina Alterna modos de exibio "normal" e "tela inteira"

INTERNET EXPLORER 8.0 Programa de navegao ou browser, sua funo gerenciar as pginas www.

BARRA DE ENDEREOS

8. VOLTAR: a uma pgina anteriormente pesquisada de maneira seqencial ou aleatria. 9. AVANAR: avana a uma pgina anteriormente pesquisada, de maneira seqencial ou aleatria. 10. BARRA DE ENDEREOS: local que dever ser introduzida a URL da pgina 11. ATUALIZAR: executa uma nova leitura da pgina exibida 12. PARAR: interrompe a abertura da pgina ou opo da pgina. 13. CAMPO DE REFERENCIA: local que dever receber a referncia da pesquisa. 14. ACIONAR PESQUISA: inicia a pesquisa com o termo

paulomarcosjf@ig.com.br _______________________________________________ pgina 19

INFORMTICA PARA CONCURSOS


BARRA DE FERRAMENTAS

1. 2. 3. 4.

PGINA INICIAL: desloca o ponto de visualizao para pgina inicial. FEEDS: permite a atualizao automtica da pgina assim que os administradores publicam-la. CORREIO: ativa o gerenciado de e-mail padro definido pelo usurio. IMPRIMIR: imprime a pgina atual e tambm acessa as guias da opo imprimir do menu arquivo.

5. PGINA: acessa as opes:

6. SEGURANA:
opes:

acessa

as

seguintes

paulomarcosjf@ig.com.br _______________________________________________ pgina 20

INFORMTICA PARA CONCURSOS


FERRAMENTAS: acessa as opes:

7. AJUDA: ativa o modulo de ajuda. 8. PESQUISAR: ativa o modulo de pesquisa do windows na internet.

BARRA DE FAVORITOS

1. FAVORITOS: exibe a relao dos Favoritos, Feeds e Histrico. 2. ADICIONAR A FAVORITOS: adiciona a pgina a lista de favoritos.

paulomarcosjf@ig.com.br _______________________________________________ pgina 21

INFORMTICA PARA CONCURSOS BARRA DE MENUS


MENU ARQUIVO

MENU EDITAR

paulomarcosjf@ig.com.br _______________________________________________ pgina 22

INFORMTICA PARA CONCURSOS


MENU EXIBIR MENU FAVORITOS

MENU FERRAMENTAS

MENU AJUDA

paulomarcosjf@ig.com.br _______________________________________________ pgina 23

INFORMTICA PARA CONCURSOS


ATALHOS DO INTERNET EXPLORER 8.0 Para Exibir a Ajuda Alternar entre os modos de exibio tela inteira e normal da janela do navegador Avanar pelos itens de uma pgina da Web, a barra de endereos ou a barra Favoritos Mover-se para frente entre os itens de uma pgina da Web, a barra de endereos e a barra Favoritos Iniciar a Navegao por Cursor Ir para a home page Ir para a prxima pgina Ir para a pgina anterior Exibir o menu de atalho de um link Mover-se para frente entre molduras e elementos do navegador (s funciona se a navegao com guias estiver desabilitada) Mover-se para trs entre molduras (s funciona se a navegao com guias estiver desabilitada) Voltar ao incio de um documento Ir para o final de um documento Voltar ao incio de um documento em incrementos maiores Ir para o fim de um documento em incrementos maiores Mover-se para o incio de um documento Mover-se para o fim de um documento Localizar nesta pgina Atualizar a pgina da Web atual Atualizar a pgina da Web atual, mesmo que os carimbos de data/hora da verso da Web e da verso armazenada localmente sejam iguais. Parar o download de uma pgina Abrir um novo site ou pgina Abrir uma nova janela Abrir uma nova janela de Navegao InPrivate Duplicar Guia (abrir a guia atual em uma nova guia) Fechar a janela atual (se apenas uma guia estiver aberta) Salvar a pgina atual Imprimir a pgina atual ou a moldura ativa Ativar um link selecionado Abrir os favoritos Abrir o histrico Abrir feeds Abrir o menu Pgina Abrir o menu Ferramentas Exibe o menu Ajuda Pressione F1 F11 Guia Shift+Tab F7 Alt+Home Alt+Seta para a direita Alt+Seta para a esquerda ou Backspace Shift+F10 Ctrl+Tab ou F6 Ctrl+Shift+Tab Seta para cima Seta para baixo Page Up Page Down Home End Ctrl+F F5 Ctrl+F5 Esc Ctrl+O Ctrl+N Ctrl+Alt+P Ctrl+K Ctrl+W Ctrl+S Ctrl+P Enter Ctrl+I Ctrl+H Ctrl+J Alt+P Alt+T Alt+H

paulomarcosjf@ig.com.br _______________________________________________ pgina 24

INFORMTICA PARA CONCURSOS


OUTLOOK EXPRESS Gerencia as mensagens de correio eletrnico e os Contatos do catalogo de endereos.

1 Permite o envio de uma nova mensagem de correio eletrnico. 2 Permite responder ao autor da mensagem selecionada. 3 Responder a todos: Permite enviar a mensagem para todos os contatos da mensagem de origem. 4 Permite encaminhar a mensagem para contatos especficos. 5 Ativa a opo imprimir para a mensagem selecionada. 6 Exclui a mensagem selecionada. 7 Envia e recebe as mensagens pendentes no sistema. 8 Ativa o Catalogo de Endereos. 9 Localiza Mensagens e Contatos. BARRA DE MENUS MENU ARQUIVO Identidades: recurso que permite a utilizao do Outlook por vrios usurios, respeitando suas configuraes e contatos Alterar identidades: permite a alterao das identidades dos usurios Trabalhar Off-line: permite a utilizao do programa sem estar conectado a rede. Importar: permite a importao de dados da conta de correio, mensagens eletrnicas e do catlogo de endereos de outros programas como o Netscape

paulomarcosjf@ig.com.br _______________________________________________ pgina 25

INFORMTICA PARA CONCURSOS


Exportar: permite a exportao de mensagens eletrnicas e do catlogo de endereos de outros programas como o Netscape

MENU EDITAR Excluir Esvaziar pasta itens excludos Copiar Selecionar tudo

FERRAMENTAS Enviar e Receber: permite o envio e o recebimento das mensagens pendentes no sistema Sincronizar todas: permite a sincronizao das mensagens descarregadas no sistema Catlogo de endereos: abre o catlogo de endereos MSN Messenger Service: sistema de busca automtica na rede Contas: o termo contas diretamente relacionado ao e-mail utilizado. Este item permite a configurao do Outlook para o envio e recebimento das mensagens. Para adicionar uma conta o usurio dever executar os seguintes passos: menu ferramentas contas adicionar correio ou notcias, logo em seguida o assistente ser executado Opes: abre a caixa de gerenciamento do programa Outlook

MENSAGEM Nova Mensagem: abre a caixa de controle para o envio de mensagens Encaminhar: permite encaminhar mensagens de correio para vrios destinatrios Encaminhar com Anexo: permite encaminhar mensagens de correio com anexos para vrios destinatrios Bloquear remetente: permite bloquear o recebimento das mensagens de correio de um determinado remetente Sinalizar mensagem: marca uma mensagem selecionada

ATALHOS DO TECLADO DO OUTLOOK EXPRESS


Janela principal, janela de exibio de mensagens e janela de envio de mensagens F1 abrir tpicos da Ajuda Ctrl + A selecionar todas as mensagens Janela principal e janela de mensagem Ctrl + P imprimir a mensagem selecionada Ctrl + M enviar e receber mensagens Del ou Ctrl + D excluir uma mensagem de correio Ctrl + N abrir ou postar uma nova mensagem Ctrl + Shift + B abrir o catlogo de endereos Ctrl + R responder ao autor da mensagem Ctrl + F encaminhar uma mensagem Ctrl + Shift + R ou Ctrl + G (somente notcias) responder a todos Ctrl + I ir para sua caixa de entrada

paulomarcosjf@ig.com.br _______________________________________________ pgina 26

INFORMTICA PARA CONCURSOS

WINDOWS XP
Sistema operacional grfico, um programa que utiliza recursos de som, imagem e texto para nos auxiliar no desenvolvimento das tarefas. AMBIENTE DO PROGRAMA

CONES

DESKTOP

BARRA DE TAREFAS

BOTO OU MENU INICIAR BARRA DE FERRAMENTAS

REA DE NOTIFICAO

rea de Trabalho ou Desktop: local onde os programas ou opes do sistema so executados. Barra de Ferramentas: permite ao usurio iniciar determinados programas rapidamente. (opcional) Obs: ao clicar com o boto direito do mouse no espao vazio da barra de tarefas, o usurio ter acesso ao item barra de ferramentas, que exibe as seguintes opes: endereo, links, idiomas, rea de trabalho, inicializao rpida e nova barra de ferramentas. rea de Notificao: exibe referncias de itens do sistema e de programas especficos. Ex: controle de volume, indicao de conexo e identificao do anti-vrus. Barra de Tarefas: exibe uma referencia dos itens abertos e tambm permite a alternncia entre os mesmos. Obs1: o atalho ALT TAB tambm executa a alternncia. Obs2: o windows xp permite que a referencia de um programa na barra de tarefas armazene os nomes dos arquivos abertos do mesmo programa. Obs3: para exibir vrios programas simultaneamente na rea de trabalho, o usurio poder executar os seguintes passos: abrir os programas; clicar com o boto direito do mouse no espao vazio da barra de tarefas; escolher entre as opes em cascata, lado a lado horizontal e lado a lado vertical. Obs4: a barra de tarefas poder ocupar at 50% da rea de trabalho. cones: meus documentos, lixeira, meu computador, meus locais de rede, outlook e internet explorer Boto ou Menu Iniciar: principal parte do programa, sua funo permitir o acesso a todos os recursos disponveis. Obs1: o atalho para abrir o iniciar CTRL ESC Obs2: o windows xp permite a exibio do iniciar nos modos Clssico e Rpido obs3: caso queira alternar entre os modos, o usurio devera clicar com o boto direito do mouse no espao vazio da barra de tarefas e em seguida propriedades.

paulomarcosjf@ig.com.br _______________________________________________ pgina 27

INFORMTICA PARA CONCURSOS Modo Clssico Programas: permite o acesso aos principais programas aplicativos Documentos: exibe a referencia dos 15 ltimos arquivos abertos. Configuraes: acessa o painel de controle, conexes de rede, impressoras e aparelhos de fax, barra de tarefas e menu iniciar Pesquisar: localiza arquivos, pastas, mensagens eletrnicas e computadores compartilhados (pessoas) Ajuda e suporte: exibe os tpicos relacionados aos recursos do programa Windows Executar: executa programas e opes do sistema diretamente na fonte. (A: C: D:) Desligar: desliga o computador, reinicia o computador e ativa o modo de espera.

MODO MENU INICIAR (WINDOWS XP)

Esta forma de apresentao permite um aproveitamento dinmico das opes, pois o item TODOS OS PROGRAMAS concentra os principais recursos. Clique com o boto direito do mouse no espao vazio da barra de tarefas e em seguida propriedades, para alternar entre o modo Clssico e o Rpido. O modo Rpido exibe os ltimos programas que foram abertos pelo usurio, o que no permitido no modo Clssico. Obs.: o limite padro de exibio corresponde a 30 programas.

paulomarcosjf@ig.com.br _______________________________________________ pgina 28

INFORMTICA PARA CONCURSOS


PAINEL DE CONTROLE DO WINDOWS

Adicionar Hardware: permite a identificao automtica de um novo componente (plug and play) Adicionar ou Remover Programas Atualizaes automticas: determina o recebimento das atualizaes automticas do Windows Central de Segurana: Gerencia a aplicao do Firewall, atualizaes automticas e do antivrus. Configurao de Rede sem Fio: configura a rede sem fio domstica ou para pequena empresa. Barra de Tarefas e Menu Iniciar: permite a configurao da Barra de Tarefas e do Menu Iniciar. Atravs deste item o usurio poder alternar entre o modo Clssico e Rpido. Opes de Telefone e Modem: permite a configurao do modem que ser usado para o acesso a Internet Conexes de Rede:exibe conexes de rede que esto disponveis para o acesso Contas de Usurios: permite a configurao do sistema para vrios usurios, respeitando suas preferncias Controladores de Jogo: configura os controladores de jogos. Ex.: joystiks Correio: adiciona e configura contas de correio eletrnico (e-mail) Data e Hora: alterna data, hora, fuso horrio e sincroniza o horrio com o servidor na Internet Fala: controla as propriedades da voz para converso de texto em fala Ferramentas Administrativas: combina vrios utilitrios de administrao do Windows fornecendo acesso fcil s propriedades e ferramentas administrativas de um computador especfico. Ex.: desempenho, diretiva de segurana local, fontes de dados e gerenciamento do computador Fontes: permite ao usurio adicionar ou remover fontes ao sistema Aparelhos de Impressoras e Fax: gerencia impressoras e fax Mouse: permite a inverso de botes e altera propriedades do ponteiro Java: ativa o painel para o controle da linguagem Java. Opes da Internet: controla o tipo de informao exibida pelo navegador, define a pgina inicial e os programas que sero utilizados para navegao e mensagens eletrnicas

paulomarcosjf@ig.com.br _______________________________________________ pgina 29

INFORMTICA PARA CONCURSOS


Opes de Acessibilidade: permite a adaptao do sistema para usurios portadores de deficincia fsica Opes de Energia: configura o modo de espera e o sistema de hibernao Opes de Pasta: define os padres de trabalho e exibio no Windows. Ex.: com esta opo o usurio poder definir a abertura de um item com 1 ou 2 cliques do mouse Tarefas Agendadas: permite adicionar, visualizar e configurar tarefas agendadas Opes Regionais de Idioma: determina o idioma padro e os modos de visualizao da data, hora, moeda e nmero Scanners e Cmeras: adiciona e configura os scanners e cmeras disponveis Sistema: exibe as propriedades e configuraes dos dispositivos disponveis. Ex.: Processador e Memria RAM Sons e Dispositivos de udio: configura os dispositivos relacionados ao udio. Ex.: microfone, caixas de som e cd Vdeo: define as propriedades e configuraes de vdeo utilizado pelo sistema. Ex.: plano de fundo, proteo de tela, aparncia e temas Teclado: define o padro e o layout do teclado utilizado pelo documento ativo. Ex.: ABNT Firewall do Windows: Define os nveis de proteo do Firewall aplicado no Windows.

ACESSRIOS DO WINDOWS XP

1. Acessibilidade: disponibiliza recursos especficos para portadores de necessidades especiais. Ex: assistente de
acessibilidade, lente de aumento, teclado virtual e gerenciador de utilitrios.

2. Comunicaes: permite o acesso s opes de gerenciamento de rede. Ex:


Conexo de rea de trabalho remota: permite o acesso a outro computador remoto da rede, visualizando assim sua rea de trabalho. Assistente para novas conexes: inicia os procedimentos para configurao conexo de uma rede domestica privada ou Internet. Assistente para configurao da rede: permite a configurao da rede utilizada. Hiper terminal: programa que permite ao usurio conectar-se a outros computadores, sites de Telnet, BBSs, servios on-line, Ethernet e servidores (host), usando um modem ou um cabo de modem nulo, sendo este ltimo um simulador para trocas em pequenas distancias. Conexes de rede: exibe as conexes de rede disponveis. Entretenimento: acessa o gravador de som, controle de volume e o Windows Media Player. Ferramentas de sistema: conjunto de ferramentas cuja funo executar a manuteno preventiva e corretiva do sistema. Ex: Assistente para transferncia de arquivos e configuraes: transporta arquivos e configuraes de um computador para outro. Backup: ativa o gerenciador de backups e restaurao do sistema, que permite ao usurio escolher o tipo de backup que ser executado. Ex: normal, incremental, diferencial. Desfragmentador de disco: agrupa e organiza os dados em uma unidade.

3. 4.

paulomarcosjf@ig.com.br _______________________________________________ pgina 30

INFORMTICA PARA CONCURSOS


Informaes do sistema: coleta e exibe informaes sobre a configurao do sistema do seu computador e tambm outro da rede. possvel atravs deste item, exibir informaes sobre memria, perifricos, conexes e conflitos. Limpeza de disco: localiza e exclui arquivos que no possui mais vinculo ou utilidade direta para unidade. Ex: arquivos da lixeira e temporrios da Internet. Mapa de caracteres: Exibe a lista de caracteres especiais e permite o envio para o documento. Restaurao do Sistema: restaura o sistema a data indicada pelo usurio. Tarefas Agendadas: permite ao usurio indicar uma data e hora para execuo automtica de tarefas previamente especificadas no sistema. Assistente de compatibilidade de programa: permite ao usurio iniciar a configurao de programas especficos, para que possam ser executados na plataforma Windows XP Bloco de notas: editor de textos sem recursos de formatao Calculadora: permite a execuo nos modos padro e cientifico. Catalogo de endereos: permite o gerenciamento da lista de contatos, possibilitando o envio de mensagens de correio eletrnico Paint: editor de desenhos Prompt de comando: permite ao usurio executar tarefas em ambiente MSDOS. Sincronizar: permite ao usurio efetuar atualizao da rede, registrando itens que foram alterados off-line. Tour do Windows: exibe os novos recursos do Windows XP. Windows movie maker: executa a edio de imagens estticas e em movimento. Word Pad: Editor de textos com recursos bsicos de formatao.

5. 6. 7. 8. 9. 10. 11. 12. 13. 14.

WINDOWS EXPLORER Programa que permite o gerenciamento de arquivos, pastas, atalhos e unidades de memria auxiliar disponveis no sistema.

paulomarcosjf@ig.com.br _______________________________________________ pgina 31

INFORMTICA PARA CONCURSOS


COMPONENTES DO PROGRAMA BARRA DE TTULO BARRA DE MENU BARRA DE FERRAMENTAS BARRA DE ENDEREOS PAINEL DE VISUALIZAO BARRA DE STATUS

1 VOLTAR 2 AVANAR 3 ACIMA 4 PESQUISAR 5 PASTAS 6 MODOS DE EXIBIO 7 EXCLUIR 8 COPIAR 9 RECORTAR 10 COLAR

Atalhos de Teclado do Windows Teclas +E +F +L +M + Shift + M + Pause/Break +R +U Alt + Enter Alt + Tab Alt + F4 (na rea de trabalho) Ctrl + R (ou tecla F5) Ctrl + Shift + Esc Shift + Delete Abre o Windows Explorer Abre a caixa de dilogo "Pesquisar Arquivos e Pastas" Bloqueia a estao de trabalho Minimiza todas as janelas abertas Maximiza todas as janelas Abre a caixa de dilogo "Propriedades do Sistema" Abre a caixa de dilogo "Executar" Abre o "Gerenciador de Utilitrios" Abre janela de "Propriedades" para item selecionado Abre janela para seleo dentre programas abertos Abre a caixa de dilogo do "Iniciar/Desligar" do Windows Atualiza a pgina ou janela aberta Abre o Gerenciador de Tarefas do Windows Apaga permanentemente arquivo (no envia para a 'Lixeira') Permite renomear um arquivo ou pasta Funo

F2

paulomarcosjf@ig.com.br _______________________________________________ pgina 32

INFORMTICA PARA CONCURSOS

MICROSOFT WORD 2003


Editor de textos, possui recursos bsicos e avanados relacionados a editorao no ambiente.

BOTOES DO MICROSOFT WORD (Ferramentas e Formatao)

1. 2. 3.

4.

5. 6. 7. 8. 9. 10. 11. 12. 13. 14.

NOVO: Cria um novo documento em branco. ABRIR: Abre um documento anteriormente salvo pelo usurio. SALVAR: Salva o documento ativo. PERMISSO: Ajuda a evitar que E-mails e documentos confidenciais sejam editados, copiados ou encaminhados por pessoa no autorizada. Atualmente, informaes confidenciais podem ser controladas somente pela limitao do acesso a redes ou computadores onde elas so armazenadas. No entanto, concedido acesso aos usurios, no h restries sobre o que pode ser feito com o contedo a quem ele pode ser enviado, este recurso do word 2003 minimiza problemas com o Gerenciamento de Direitos de Informao (IRM) . EMAIL: Permite o envio do documento com um Email. IMPRIMIR: Imprime todo documento. VISUALIZAR IMPRESSO: Exibe uma previa do documento a ser impresso. VERFICAR ORTOGRAFIA: Inicia a verificao ortogrfica e gramatical PESQUISAR: realiza pesquisas especificas com critrios definidos pelo usurio. RECORTAR: Desloca o contedo selecionado para rea de transferncia. COPIAR: Copia o contedo selecionado para rea de transferncia COLAR: Cola um item anteriormente copiado ou recortado para rea de transferncia. PINCEL: Copia os formatos de um trecho selecionado e os aplica em outro. DESFAZER: Desfaz a ultima ao realizada, ao clicar na seta lateral o usurio poder desfazer aes

paulomarcosjf@ig.com.br _______________________________________________ pgina 33

INFORMTICA PARA CONCURSOS


15. 16. 17. 18. 19. 20. 21. 22. 23. 24. 25. 26. 27. 28. 29. 30. 31. 32. 33. 34. 35. 36. 37. 38. 39. 40. 41. 42. 43. 44. 45. anteriores. REFAZER: Refaz a ultima ao desfeita, ao clicar na seta lateral o usurio poder refazer aes anteriores. HIPERLINK: Permite inserir ligaes entre documentos, no mesmo documento e com pginas na Internet. TABELAS E BORDAS: exibe a barra de ferramentas tabelas e bordas. INSERIR TABELA: permite ao usurio inserir uma tabela com linhas e colunas. INSERIR PLANILHA DO EXCEL COLUNAS: Permite a diviso do texto em colunas. DESENHO: exibe a barra de ferramentas desenho. ESTRUTURA DO DOCUMENTO: exibe um painel lateral com pontos de referencia do documento ativo. MOSTRAR OCULTAR: Exibe ou oculta caracteres no imprimveis. ZOOM: Determina o zoom a ser utilizado no documento. AJUDA: Ativa a ajuda do documento. LER: ativa o modo de leitura dinmica das paginas do documento, permitindo uma visualizao mais eficiente para conferencia simples. ESTILOS E FORMATAO: Exibe o Painel de estilos e formatao. ESTILO: Aplica estilos pr-definidos aos pargrafos selecionados. FONTE: Permite ao usurio aplicar uma fonte ao trecho selecionado. TAMANHO DA FONTE: Define o tamanho da fonte. NEGRITO: Aplica estilo de negrito. ITALICO: Aplica estilo de itlico. SUBLINHADO: Aplica sublinhado. ALINHAR A ESQUERDA: Alinha o pargrafo esquerda. CENTRALIZAR: Centraliza o pargrafo. ALINHAR A DIREITA: Alinha o pargrafo direita. JUSTIFICAR: Justifica o pargrafo. ESPAAMENTO ENTRE LINHAS: Permite o acesso a guia de espaamento entre linhas. NUMERAO: Insere enumerao automtica aos pargrafos selecionados. MARCADORES: Insere marcadores aos pargrafos selecionados. DIMINUIR RECUO: Diminui o recuo relativo a margem esquerda AUMENTAR RECUO: Aumenta o recuo relativo a margem esquerda. BORDAS: Permite ao usurio adicionar bordas ao documento. REALAR: Destaca um trecho selecionado do documento aplicando realce. COR DA FONTE: Permite a escolha da cor da fonte. OPES DE DESLOCAMENTO OPES DE VISUALIZAO

AMBIENTE DO PROGRAMA 1. 2. 3. 4. 5. 6. Barra de Ttulo: exibe o nome do arquivo e do programa executado. Barra de Menus: exibe os menus e suas aplicaes. Barra de Ferramentas (Padro e formatao): botes. Rguas Verticais e Horizontais: recuos e tabulaes. Barras de Rolagem Verticais e Horizontais: movimentao da pgina. Barra de Status: exibe recursos relativos as tarefas executadas no programa. Ex: pgina atual e total de pginas. Obs: esta barra tambm exibe as seguintes opes: EST: ativa a opo estender seleo. GRA: ativa a opo gravar macro. ALT: ativa a opo controlar alteraes. SE: ativa a opo sobrescrever.

paulomarcosjf@ig.com.br _______________________________________________ pgina 34

INFORMTICA PARA CONCURSOS


NOME SECUNDRIO De forma padro arquivos do Word apresentam nome secundrio igual DOC, se necessrio o usurio tambm poder utilizar as seguintes alternativas: TXT: apenas texto. HTM: padro da internet. WBK: backup automtico do Word. RTF (Rich Text Format): um formato de arquivo desenvolvido para a transferncia de arquivos de texto, infelizmente em comparao com outros formatos de arquivo, este cria arquivos relativamente grandes. DOT: modelo do Word. Obs: DOCX arquivo padro do Word 2007, e no pode ser lido no 2003. OPES DE SELEO Um clique no texto posiciona o cursor Dois cliques no texto selecionam a palavra Trs cliques no texto secionam o pargrafo Um clique na margem seleciona a linha Dois cliques na margem selecionam o pargrafo Trs cliques na margem selecionam todo o documento. Um clique no texto pressionando a tecla CTRL o usurio seleciona o perodo. A tecla Shift permite estender a seleo.

MENUS DO MICROSOFT WORD MENU ARQUIVO 1.Novo: cria um novo documento em branco ou modelo. 2.Abrir: Abre ou localiza um arquivo. 3.Fechar: Fecha o arquivo ativo sem sair do programa. No Microsoft Word e Microsoft Excel, voc pode fechar todos os arquivos abertos, mantendo pressionada a tecla SHIFT e clicando em Fechar tudo no menu Arquivo. Pressionando a tecla SHIFT e clicando no menu arquivo, sero exibidas as opes salvar tudo e fechar tudo. 4.Salvar: Salva o arquivo ativo com seu nome, local e formato de arquivo atual. 5.Salvar como: Salva o arquivo ativo com um nome de arquivo, localizao ou formato de arquivo diferente. Voc tambm pode usar este comando para salvar um arquivo com uma senha ou para proteger um arquivo de modo que outros usurios no possam alterar o seu contedo. 6.Salvar como pgina da Web: Salva o documento com o formato de aplicao da Web. 7.Visualizar impresso: exibe uma prvia do documento que ser impresso. 8.Pesquisar arquivo: Localiza arquivos indicados pelo usurio. 9.Permisso: Ajuda a evitar que E-mails e documentos confidenciais sejam editados, copiados ou encaminhados por pessoa no autorizada. Atualmente, informaes confidenciais podem ser controladas somente pela limitao do acesso a redes ou computadores onde elas so armazenadas. No entanto, concedido acesso aos usurios, no h restries sobre o que pode ser feito com o contedo a quem ele pode ser enviado, este recurso do word 2003 minimiza problemas com o Gerenciamento de Direitos de Informao 10.Enviar para: Envia o documento como e-mail ou fax. 11.Verses: Salva e gerencia vrias verses de um documento em um nico arquivo. 12.Visualizar pgina da Web: Visualiza o documento com o formato de aplicao da Web. 13.Configurar pgina: Define as margens, origem do papel, tamanho do papel, orientao da pgina e outras opes de layout do arquivo ativo. 14.Imprimir: Imprime o arquivo ativo ou itens selecionados. 15.Propriedades: Exibe os dados de registro do arquivo, como: estatsticas, data do ltimo acesso e modificao. 16.Sair: Fecha o programa

paulomarcosjf@ig.com.br _______________________________________________ pgina 35

INFORMTICA PARA CONCURSOS


MENU EDITAR 1.Desfazer: Reverte o ltimo comando. Para reverter mais de uma ao por vez, clique na seta ao lado do boto Desfazer e, em seguida, clique nas aes que voc deseja desfazer. O nome do comando muda para Impossvel desfazer se no for possvel reverter a ltima ao. 2.Repetir: Repete o ltimo comando ou ao, se possvel. O comando Repetir muda para Impossvel repetir se no for possvel repetir a ltima ao. O comando Refazer reverte a ao do comando Desfazer. 3.Recortar: Remove a seleo do documento ativo e a coloca na rea de transferncia. 4.Copiar: Copia a seleo para a rea de transferncia. 5.Colar: Insere o contedo da rea de transferncia no ponto de insero e substitui qualquer seleo. Esse comando s est disponvel quando voc recorta ou copia um objeto, texto ou contedo de uma clula 6.Mostrar rea de transferncia do Office: Exibe o contedo da rea de transferncia do Office. 7.Colar especial: Cola, vincula ou incorpora o contedo da rea de transferncia no arquivo atual, no formato que voc especificar. 8.Colar como Hiperlink: transforma o contedo da rea de transferncia em um Hiperlink. 9.Limpar: limpa o contedo da seleo e os formatos aplicados 10.Selecionar tudo: Seleciona todo o texto e elementos grficos na janela ativa ou seleciona todo o texto no objeto selecionado. 11.Ir para: No Microsoft Word, move o ponto de insero para o item que voc deseja ir. Voc pode ir para um nmero de pgina, comentrio, nota de rodap, indicador ou outro local. 12.Localizar: Procura pelo texto especificado. 13.Substituir: Pesquisa e substitui texto e formatao especificados. 14.Vnculos: permite ao usurio criar vnculos com outros documentos ou partes do mesmo documento. 15.Objetos: edita o objeto selecionado. MENU EXIBIR 1.Normal: exibe a pgina do documento sem os aspectos de configurao, como margens, cabealhos e rodaps. 2.Layout da Web: modo de edio que exibe o documento da maneira como ele aparecer em um navegador da Web. 3.Layout de impresso: modo de edio que exibe os documentos com a aparncia que tero quando impressos. 4.Painel de tarefas: uma rea em que voc pode criar novos arquivos, procurar informaes, visualizar o contedo da rea de transferncia e realizar outras tarefas. 5.Barra de ferramentas: permite o gerenciamento das barras de ferramentas do Word. 6.Estrutura do documento: painel vertical junto borda esquerda da janela do documento que indica a estrutura do documento. Use a Estrutura do documento para navegar rapidamente por um documento longo ou on-line e para saber em que parte do documento voc est. 7.Miniaturas: Exibe um painel lateral com miniaturas das pginas do documento. 8.Modo de estrutura de tpicos: permite examinar e trabalhar com a estrutura do arquivo no formulrio de estrutura de tpicos clssico. Trabalhe nesse modo quando precisar organizar e desenvolver o contedo do arquivo. 9.Rgua: Exibe ou oculta as rguas do documento, que voc pode usar para posicionar objetos, alterar recuos de pargrafos, margens de pgina e outras definies de espaamento. 10.Cabealho e rodap: Adiciona ou altera o texto que aparece na parte superior e inferior de cada pgina, tambm permite a insero de data, hora e nmeros de pgina. 11.Marcao: Exibe ou oculta comentrios e alteraes controladas como, por exemplo, inseres, excluses e alteraes de formatao. Exibe as marcaes quando voc deseja processar alteraes controladas e comentrios. 12.Notas: exibe as notas de rodap do documento ativo. 13.Tela inteira: Oculta a maior parte dos elementos de tela para que voc tenha uma melhor viso do seu documento. Para voltar ao modo de exibio anterior, clique em Tela inteira ou pressione ESC. 14.Zoom: define a visualizao do arquivo atual. MENU INSERIR 1.Nmeros de pginas: Insere nmeros de pginas que se atualizam automaticamente quando voc adiciona ou exclui pginas. 2.Quebra: Insere uma quebra de pgina, quebra de coluna ou quebra de seo no ponto de insero. 3.Comentrio: Insere um comentrio no ponto de insero. 4.Campo: Insere um campo no ponto de insero. Use os campos para inserir e atualizar automaticamente uma

paulomarcosjf@ig.com.br _______________________________________________ pgina 36

INFORMTICA PARA CONCURSOS


variedade de informaes. 5.Auto texto: recurso que permite agilizar a digitao de trechos comuns, clique em auto texto e armazene trechos que sero utilizados freqentemente. 6.Imagem: insere figuras observando as seguintes categorias: clipart, do arquivo, organograma, autoformas, wordart, grfico, novo desenho, do scanner ou cmera. 7.Smbolo: Insere smbolos e caracteres especiais a partir das fontes instaladas em seu computador. 8.Hiperlink: permite ao usurio criar ligaes no documento, entre documentos e paginas na internet. 9.Inserir diagrama: Cria um organograma ou um diagrama de ciclo, radial, de pirmide, de Venn ou de destino no documento. 10.Referencia: permite a insero de notas de rodap, referencias e ndices. 11.Caixa de texto: Desenha uma caixa de texto com direo de texto horizontal onde voc clica ou arrasta. As caixas de texto ajudam na distribuio do texto e na adio de texto a elementos grficos. 12.Arquivo: Insere todo ou parte do arquivo selecionado no arquivo ativo no ponto de insero. 13.Objeto: Insere um objeto como um desenho, um efeito de texto de WordArt ou uma equao no ponto de insero. MENU FOMATAR 1.Fonte: Altera os formatos de espaamento de caractere e fonte do texto selecionado. 2.Pargrafo: Altera recuos de pargrafo, alinhamento de texto, espaamento de linha e pargrafo. 3.Bordas e sombreamento: Adiciona bordas e sombreamento a textos, pargrafos, pginas, clulas de tabelas ou figuras selecionadas. 4.Colunas: Altera o nmero de colunas em um documento ou em uma seo de um documento. 5.Tabulao: Define a posio e o alinhamento das marcas de tabulao e determina o tipo de caractere de preenchimento para cada uma. 6.Capitular: destaca o 1 caractere de um pargrafo 7.Maisculas e minsculas: altera a disposio dos caracteres para maisculas, minsculas e maisculas/minsculas 8.Estilos e formatao: permite reaplicar formatao com facilidade, criar estilos e selecionar todo o texto com a mesma formatao. 9.Revelar formatao: permite obter informaes sobre formatao, alterar a formatao e comparar a formatao de selees de textos. 10.Tema da Web: Um tema um conjunto de elementos de design unificados e esquemas de cores para imagens de plano de fundo, marcadores, fontes, linhas horizontais e outros elementos do documento. 11.Quadros: Permite ao usurio inserir ou formatar o quadro de referencia para um ndice analtico. 12.AutoFormatao:Analisa o contedo do arquivo ativo e formata o arquivo automaticamente. 13.Direo do texto: altera a orientao do texto em objetos de desenho. 14.Plano de fundo: insere um plano de fundo na tela de trabalho do word 15.Objeto: Formata a linha, cor, preenchimento, tamanho, e posio do objeto selecionado. MENU FERRAMENTAS 1.Ortografia e gramtica: executa a verificao ortogrfica e gramatical 2.Pesquisar: permite pesquisas especificas com critrios definidos pelo usurio. 3.Idioma: define o idioma padro para verificao ortogrfica, ativa o tradutor de idiomas, dicionrio e sinnimos e hifenizao. 4.Contar palavras: conta palavras, pargrafos, pginas, linhas e caracteres. 5.Controlar alteraes: Marca as alteraes no documento atual e controla cada alterao. 6.Texto quebrado: As quebras automticas de texto so utilizadas para separar o texto ao redor dos objetos. 7.Proteger documento: Impede as alteraes de todo ou de parte de um formulrio on-line ou documento. Tambm possvel atribuir uma senha para que outros usurios possam fazer anotaes no documento ou preencher partes de um formulrio on-line. Quando um documento est protegido, este comando muda para Desproteger documento. 8.Ferramentas na Web: Conecta voc com as Ferramentas na Web do Microsoft Office para obter informaes sobre servios integrados disponveis. 9.Personalizar: Personaliza as funes dos botes da barra de ferramentas, comandos de menu e teclas de atalho. 10.Comparar e mesclar documentos: Compara o documento atual com qualquer documento que voc selecionar, tambm oferece a opo de mesclar os dois ou exibir as diferenas. Permite escolher se os resultados da mesclagem sero exibidos no documento de destino, no documento atual ou em um terceiro documento novo. 11.Cartas e correspondncias: permite o acesso aos itens mala direta, envelopes e etiquetas e assistente de carta.

paulomarcosjf@ig.com.br _______________________________________________ pgina 37

INFORMTICA PARA CONCURSOS


12.AutoResumo: Resume automaticamente os pontos principais do documento ativo. Voc pode utilizar o comando AutoResumo para criar uma sinopse ou uma sntese. 13.Colaborao on-line: permite uma reunio on-line, . Os participantes convidados para a reunio devem estar executando o Microsoft NetMeeting em seus computadores. 14.Opes de AutoCorreo: Define as opes usadas para corrigir o texto automaticamente medida que o texto digitado. 15.Macro: Consiste em uma rotina programvel, onde voc pode executar, editar ou excluir uma macro. 16.Modelos e suplementos: Anexa um modelo diferente ao documento ativo e atualiza os estilos de um documento. 17.Opes: Modifica configuraes de programas do Microsoft Office, como opes de impresso, edio, ortografia, aparncia da tela e outras. MENU TABELA 1)Inserir Tabela: abre a caixa de controle inserir tabela. 2)Desenhar tabela: Insere uma tabela onde voc arrastar no documento. Depois de arrastar para inserir a tabela, arraste dentro da tabela para adicionar clulas, colunas e linhas. 3)Inserir linhas 4)Inserir colunas 5)Excluir linhas 6)Excluir colunas 7)Selecionar: tabela, linha, coluna e clula. 8)Converter: texto em tabela ou tabela em texto 9)AutoAjuste para contedo: Ajusta automaticamente a largura de colunas na tabela, com base na quantidade de texto digitado ou janela. 10)AutoFormatao da tabela: Aplica formatos automaticamente, incluindo bordas e sombras predefinidas, a uma tabela. Redimensiona automaticamente uma tabela para se ajustar ao contedo das clulas da tabela. 11)Classificar: Organiza as informaes nas linhas selecionadas ou lista as informaes em ordem alfabtica, por nmero ou por data. 12)Frmula: Efetua clculos matemticos com nmeros. 13)Repetir linhas de ttulo: Define as linhas selecionadas como o ttulo da tabela que repetido em pginas subseqentes se a tabela ultrapassar uma pgina. Este comando s estar disponvel se as linhas selecionadas inclurem a linha superior de uma tabela. 14)Propriedades da tabela: Define vrias opes para a tabela, como o tamanho, alinhamento e disposio do texto da tabela; a altura, quebra de pgina e opes de cabealho da linha; a largura da coluna e o tamanho, alinhamento e outras opes da clula. 15)Ocultar/mostrar linhas de grade: exibe ou oculta as linhas de grade MENU JANELA 1)Permite a alternncia entre os documentos abertos. 2)Nova janela: Abre uma nova janela com o mesmo contedo da janela ativa, para que voc possa exibir diferentes partes de um arquivo ao mesmo tempo. 3)Organizar tudo: Exibe todos os arquivos abertos em janelas separadas na tela. O comando Organizar facilita o arraste entre arquivos. 4)Comparar lado a lado 5)Dividir: Divide a janela ativa em painis ou remove a diviso da janela ativa.

AJUDA 1)Ajuda do Microsoft Office Word 2)Mostrar Assistente do Office: O Assistente do Office oferece tpicos da Ajuda e dicas para ajud-lo a realizar suas tarefas. 3)Microsoft Office online: Conecta ao site do Microsoft Office na Web, no qual voc pode obter informaes atualizadas e ajuda sobre programas do Office. 4)Fale conosco 5)Ativar produto: Inicia o Assistente para ativao, usado para ativar ou atualizar Informaes sobre sua cpia do Microsoft Office.

paulomarcosjf@ig.com.br _______________________________________________ pgina 38

INFORMTICA PARA CONCURSOS


6)Verificar se h atualizaes 7)Opes de comentrios do cliente: 8)Sobre o Microsoft Programa: Exibe o nmero da verso desse programa Microsoft; notificaes de licenciamento, legais e de copyright; o nome do usurio e da organizao; o nmero de srie do software e informaes sobre o seu computador e o sistema operacional. 9)Detectar e reparar: Localiza e corrige automaticamente erros no programa.

ATALHOS DE TECLADO (Guia Rpido)

Alt + F4 fecha o programa F1 ativa a ajuda F5 ativa a caixa Localizar, Substituir e Ir Para F7 ativa a verificao Ortogrfica e Gramatical F12 ativa a caixa Salvar Como Ctrl + T seleciona o texto todo Ctrl + Home desloca o cursor para o incio do texto Ctrl + End desloca o cursor para o final do texto Ctrl + P ativa a caixa Imprimir, no menu arquivo Ctrl + C ativa a funo Copiar, no menu editar Ctrl + X ativa a funo Recortar, no menu editar Ctrl + V ativa a funo Colar, no menu editar Ctrl + D ativa a funo Fonte, no menu formatar Ctrl + O ativa a funo Novo, no menu arquivo Ctrl + J justifica o alinhamento do texto Ctrl + S sublinha o trecho selecionado Ctrl + N aplica negrito no trecho selecionado Ctrl + I aplica itlico no trecho selecionado Ctrl + B salva o documento Ctrl + Q alinha o texto esquerda Ctrl + G alinha o texto direita Ctrl + E centraliza o texto Ctrl + - desloca o cursor para o incio da prxima palavra Ctrl + - desloca o cursor para o incio da palavra Ctrl + A abrir Crtl + K hiperlink Ctrl + U substituir

Ctrl + - desloca o cursor para o incio do pargrafo ativo Ctrl + - desloca o cursor para o incio do prximo Pargrafo Shift + Home seleciona do ponto ativo do cursor at o incio da linha Shift + End seleciona do ponto ativo do cursor at o final da linha Shift + Ctrl + Home seleciona do ponto ativo do cursor at o incio do documento Shift + Ctrl + End seleciona do ponto ativo do cursor at o final do documento Shift + Ctrl + - seleciona a palavra a direita do cursor Shift + Ctrl + - seleciona a palavra a esquerda do cursor Shift + Ctrl + - seleciona do ponto ativo do cursor at o incio do pargrafo ativo Shift + Ctrl + - seleciona do ponto ativo do cursor at o final do pargrafo ativo Shift + F3 alterna entre Maisculas e Minsculas Ctrl + F4 fecha o documento Utilize a tecla Ctrl com o mouse para selecionar trechos alternados. Utilize a tecla Shift com o mouse para selecionar trechos em bloco. Ctrl + Z - desfazer Ctrl + R repetir Crtl + y ir para Ctrl + L localizar

paulomarcosjf@ig.com.br _______________________________________________ pgina 39

INFORMTICA PARA CONCURSOS

ATALHOS DE TECLADO Atalhos de teclado do MS Word

Ctrl+Espao Ctrl+ = Ctrl+Shift+ + Ctrl+Shift+ > Ctrl+Shift + < Ctrl+Shift+A Ctrl+Shift+C Ctrl+Shift+F Ctrl+Shift+H Ctrl+Shift+K Ctrl+Shift+P Ctrl+Shift+Q Ctrl+Shift+V Ctrl+Shift+W Shift+F3 Caracteres especiais:

Restaura formato padro no texto selecionado Texto selecionado em 'Subscrtito' Texto selecionado em 'Sobrescrtito' Aumenta 1 ponto no tamanho do fonte do texto selecionado Diminui 1 ponto no tamanho do fonte do texto selecionado Passa texto selecionado para Maisculas Copia o formato do texto selecionado Altera o fonte do texto selecionado Oculta o texto selecionado Texto selecionado em versalete Altera o tamanho do fonte do texto selecionado Substitui fontes do texto selecionado por 'smbolos' Aplica o formato previamente copiado ao texto selecionado Sublinha apenas as palavras (espaos no) Altera o fonte do texto selecionaco (abc > Abc > ABC)

Ctrl+Alt+Ctrl+Ctrl+Alt+C Ctrl+Alt+R Ctrl+Alt+ponto Trabalhando com arquivos:

Insere trao longo (use o "-" do teclado numrico) Insere trao curto (use o "-" do teclado numrico) Insere smbolo de 'copyright' Insere smbolo de 'marca registrada' Insere reticncias

Ctrl+A Ctrl+B Shift+F12 F12 Ctrl+O Ctrl+P Ctrl+W

Abre caixa de dilogo de "Abrir arquivo" Salva o arquivo presente Idem Abre caixa de dilogo de "Salvar como" Abre novo arquivo Imprime arquivo Fecha arquivo presente

paulomarcosjf@ig.com.br _______________________________________________ pgina 40

INFORMTICA PARA CONCURSOS

Funes especiais:

Alt+Ctrl+S Alt+Shift+C Ctrl+L Ctrl+U Ctrl+Y F5 F4 Ctrl+Z Shift+F4 Shift+F5 F7 Shift+F7

Divide janela de edio em 2 painis Remove a diviso da janela Abre caixa de dilogo "Localizar" Abre caixa de dilogo "Substituir" Abre caixa de dilogo "Ir Para" Idem Repete a ltima ao Desfaz a ltima ao Repete ltima ao na caixa de dilogo "Localizar, Substituir, Ir Para" Move o ponto de insero para a ltima alterao Abre caixa de dilogo de "Verificar Ortografia" Abre caixa de dilogo do "Dicionrio de Sinnimos"

MICROSOFT EXCEL 2003


Planilha eletrnica ou clculos, permite o gerenciamento de rotinas grficas, lgicas e matemticas.

BARRA DE TTULO: exibe o nome do programa e da pasta de trabalho. BARRA DE MENU: exibe os menus disponveis. BARRA DE FERRAMENTAS: botes. INDICADOR DE CLULAS OU CAIXA DE NOME: exibe a referencia da clula ativa e permite o deslocamento para outras. BARRA DE FRMULAS: exibe a frmula elaborada para obter um determinado resultado.

paulomarcosjf@ig.com.br _______________________________________________ pgina 41

INFORMTICA PARA CONCURSOS


PONTO DE SELEO: seleciona toda planilha. INDICADOR DE COLUNAS: exibe a referencia para 256 colunas. INDICADOR DE LINHAS: exibe a referencia para 65.536 linhas CLULAS CLULA GUIA: desloca o cursor entre as clulas. INDICADOR DE PLANILHAS: permite a diviso de uma pasta de trabalho em at 255 planilhas. BARRA DE STATUS: exibe informaes relativas as tarefas executadas.

PRINCPIO FUNDAMENTAL Os valores devero ser observados pelo relacionamento de uma coluna e uma linha.

200 = A2 600 = C1 700 = B3 OBS: todas as prioridades matemticas devero ser observadas. OPERADORES APLICADOS

* (MULTIPLICAO) / (DIVISO) + (ADIO) - (SUBTRAO) ^ (POTNCIA) % (PORCENTAGEM) & (JUNO) $ (REFERENCIA ABSOLUTA)
INICIANDO FRMULAS As frmulas podero ser iniciadas com os seguintes sinais:

= + @ (apenas em funes)

paulomarcosjf@ig.com.br _______________________________________________ pgina 42

INFORMTICA PARA CONCURSOS

BOTES DA BARRA DE FERRAMENTAS (Ferramentas e Formatao)

1. 2. 3.

4.

5. 6. 7. 8. 9. 10. 11. 12. 13. 14. 15. 16. 17. 18. 19. 20. 21. 22. 23. 24. 25. 26. 27. 28. 29. 30. 31. 32. 33. 34. 35. 36. 37. 38. 39. 40.

NOVO: cria uma nova pasta de trabalho. ABRIR: abre uma pasta de trabalho. SALVAR: Salva o documento ativo. PERMISSO: Ajuda a evitar que E-mails e documentos confidenciais sejam editados, copiados ou encaminhados por pessoa no autorizada. Atualmente, informaes confidenciais podem ser controladas somente pela limitao do acesso a redes ou computadores onde elas so armazenadas. No entanto, concedido acesso aos usurios, no h restries sobre o que pode ser feito com o contedo a quem ele pode ser enviado, este recurso do Excel 2003 minimiza problemas com o Gerenciamento de Direitos de Informao (IRM). EMAIL: Permite o envio do documento com um Email. IMPRIMIR: Imprime todo documento. VISUALIZAR IMPRESSO: Exibe uma previa do documento a ser impresso. VERFICAR ORTOGRAFIA: Inicia a verificao ortogrfica e gramatical PESQUISAR: realiza pesquisas especificas com critrios definidos pelo usurio. RECORTAR: Desloca o contedo selecionado para rea de transferncia. COPIAR: Copia o contedo selecionado para rea de transferncia COLAR: Cola um item anteriormente copiado ou recortado para rea de transferncia. PINCEL: Copia os formatos de um trecho selecionado e os aplica em outro. DESFAZER: Desfaz a ultima ao realizada, ao clicar na seta lateral o usurio poder desfazer aes anteriores. REFAZER: Refaz a ultima ao desfeita, ao clicar na seta lateral o usurio poder refazer aes anteriores. HIPERLINK: Permite inserir ligaes entre documentos, no mesmo documento e com pginas na Internet. AUTO SOMA: soma um intervalo de valores e permite o acesso ao assistente de funes. Ex: soma, , hoje, se. CLASSIFICAO CRESCENTE: CLASSIFICAO DECRESCENTE: GRAFICO: abre o assistente para elaborao de um grfico. DESENHO: exibe a barra de ferramentas desenho. ZOOM: Determina o zoom a ser utilizado no documento. AJUDA: Ativa a ajuda do documento. FONTE: Permite ao usurio aplicar uma fonte ao trecho selecionado. TAMANHO DA FONTE: Define o tamanho da fonte. NEGRITO: Aplica estilo de negrito. ITALICO: Aplica estilo de itlico. SUBLINHADO: Aplica sublinhado. ALINHAR A ESQUERDA: Alinha o pargrafo esquerda. CENTRALIZAR: Centraliza o pargrafo. ALINHAR A DIREITA: Alinha o pargrafo direita. MESCLAR E CENTRALIZAR: agrupa duas ou mais clulas e centraliza o seu contedo. ESTILO DE MODA: aplica estilo de moeda aos nmeros selecionados. ESTILO DE PORCENTAGEM: multiplica o valor por cem e aplica o estilo de porcentagem. SEPARADOR DE MILHARES: aplica o separador de milhares. Ex: 1000 = 1.000,00 AUMENTAR CASAS DECIMAIS DIMINUIR CASAS DECIMAIS DIMINUIR RECUO: Diminui o recuo relativo a margem esquerda AUMENTAR RECUO: Aumenta o recuo relativo a margem esquerda. BORDAS: Permite ao usurio adicionar bordas ao documento.

paulomarcosjf@ig.com.br _______________________________________________ pgina 43

INFORMTICA PARA CONCURSOS


41. COR DO PREENCHIMENTO: aplica cor de preenchimento as clulas selecionadas. 42. COR DA FONTE: aplica cor para as fontes selecionadas. ARQUIVO Novo Abrir Fechar Salvar Salvar como Salvar como pg da Web Salvar como espao de trab Pesquisar arquivo Permisso Visualizar pg da Web Configurar pgina Visualizar impresso rea de impresso Imprimir Enciar para Propriedades Sair INSERIR Clulas Linhas Colunas Grfico Smbolo Quebra de pgina Nome Funo Comentrio Imagem Diagrama Objeto hyperlink MENUS DO EXCEL EDITAR Desfazer Refazer ou repetir rea de transf. do office Recortar Copiar Colar Colar especial Colar como hiperlink Preencher Limpar Excluir Excluir planilha Mover ou copiar planilha Localizar Substituir Ir para Vnculos Objetos FORMATAR Clulas Linha Coluna Planilha Auto formatao Formatao condicional Estilo EXIBIR Normal Visualizar quebra de pg. Painel de tarefas Barra de ferramentas Barra de formulas Barra de status Cabealho e rodap Comentrios Personalizar modos de exibio Tela inteira Zoom

FERRAMENTAS Verificar ortografia Pesquisar Verificao de erros Espao de trab. Compartilhado Compartilhar pasta de trab. Controlar alteraes Comparar e mesclar pastas de trabalho Proteger Colaborao on-line Atingir meta Cenrios Auditora de formulas Macro Suplemento Opes de auto correo Personalizar Opes AJUDA Ajuda do excel Mostrar assistente do office Microsoft office online Fale conosco Verificar se h atualizaes Detectar e reparar Ativar produto Opes de comentrios do cliente Sobre o microsoft Excel

DADOS Classificar Filtrar Formulrio Subtotais Validao Tabela Texto para colunas Consolidar Organizar Estrutura de tpicos Relatrio de tabela e grfico dinmicos Importar dados externos

JANELA Nova janela Organizar Comparar lado a lado Ocultar Reexibir Dividir Congelar apineis

paulomarcosjf@ig.com.br _______________________________________________ pgina 44

INFORMTICA PARA CONCURSOS


Lista Xml Atualizar dados

FUNES DO EXCEL
SOMA: Soma valores observando intervalos. Formato: =soma(intervalo) Exemplo: =soma(a1:a9) Obs: o intervalo representado por dois pontos(:) indica a soma de A1 at A9, j com ponto e vrgula (;) a soma de A1 e A9 MDIA: define a mdia aritmtica de um intervalo. Formato: =mdia(intervalo) Exemplo: =mdia(a1:a9) MULT: multiplica um intervalo de valores Formato: =mult(intervalo) Exemplo: =mult(a1:a9) MXIMO: identifica o maior valor de intervalo Formato: =mximo(intervalo) Exemplo: =mximo(a1:a9) MNIMO: identifica o menor valor de intervalo. Formato: =mnimo(intervalo) Exemplo: = mnimo(a1:a9) ARRED: Permite o arredondamento de um valor. Formato: =arred(valor;n de casas decimais) Exemplo:=arred(2,987;1) HOJE: Insere a data do sistema na clula ativa: Formato/exemplo: =hoje() AGORA: Insere a data e a hora do sistema na clula ativa. Formato/exemplo: =agora() SOMASE: Soma valores observando critrios. Formato: =somase(intervalo;critrio) Exemplo: =somase(a1:a9;>100) CONT.SE: Determina a quantidade de valores do intervalo. Formato: =cont.se(intervalo;quantidade) Exemplo: =cont.se(a1:a9;>=100) CONT.NUM: determina a quantidade de valores numricos do intervalo. Formato: =cont.num(intervalo) Exemplo: =cont.num(a1:a9) SE: Permite ao usurio estabelecer as condies de verdadeiro ou falso observando um valor apresentado em uma clula. Formato: =se(referenciacritrio;verdadeiro;falso) Exemplo: =se(b2>=50;aprovado;reprovado)

paulomarcosjf@ig.com.br _______________________________________________ pgina 45

INFORMTICA PARA CONCURSOS

ATALHOS DE TECLADO
SHIFT+F11 ou ALT+SHIFT+F1 : Insere uma nova planilha. CTRL+PGDN : Move para a prxima planilha na pasta de trabalho. CTRL+PGUP : Move para a planilha anterior na pasta de trabalho. SHIFT+CTRL+PAGE UP : Seleciona a planilha atual e a anterior. CTRL+BARRA DE ESPAOS : Seleciona a coluna inteira. SHIFT+BARRA DE ESPAOS : Seleciona a linha inteira. CTRL+T : Seleciona a planilha inteira. ALT+ENTER: Inicia uma nova linha na mesma clula. CTRL+ENTER : Preenche o intervalo de clulas selecionado com a entrada atual. SHIFT+ENTER : Completa uma entrada de clula e seleciona a clula anterior acima. TAB : Completa uma entrada de clula e seleciona a prxima clula direita. SHIFT+TAB : Completa uma entrada de clula e seleciona a clula anterior esquerda. ESC : Cancela uma entrada de clula. HOME : Move para o incio da linha. F4 : Repete a ltima ao. CTRL+SHIFT+F3 : Cria nomes com base em rtulos de linha e coluna. CTRL+F3 : Define um nome. CTRL+K : Insere um hiperlink. CTRL+; (ponto-e-vrgula) : Insere a data. CTRL+SHIFT+: (dois pontos) : Insere a hora. ALT+SETA PARA BAIXO :Exibe uma lista suspensa dos valores na coluna atual de um intervalo. CTRL+Z : Desfaz a ltima ao. CTRL R : Refaz a ltima ao ALT+' (apstrofo) : Exibe a caixa de dilogo Estilo. CTRL+1 : Exibe a caixa de dilogo Formatar clulas. CTRL+SHIFT+~ : Aplica o formato de nmero Geral. CTRL+SHIFT+$ : Aplica o formato Moeda com duas casas decimais (nmeros negativos entre parnteses) CTRL+SHIFT+% : Aplica o formato Porcentagem sem casas decimais. CTRL+SHIFT+^ : Aplica o formato de nmero Exponencial com duas casas decimais. CTRL+SHIFT+# : Aplica o formato Data com dia, ms e ano. CTRL+SHIFT+@ : Aplica o formato Hora com a hora e os minutos, AM. ou PM. CTRL+SHIFT+! : Aplica o formato Nmero com duas casas decimais, separador de milhar e sinal de menos () para valores negativos. CTRL+N : Aplica ou remove formatao em negrito. CTRL+I : Aplica ou remove formatao em itlico. CTRL+U : Aplica ou remove sublinhado. CTRL+5 : Aplica ou remove tachado. CTRL+9 : Oculta as linhas selecionadas. CTRL+SHIFT+( (parntese de abertura) : Exibe novamente as linhas ocultas dentro da seleo. CTRL+0 (zero) : Oculta as colunas selecionadas. CTRL+SHIFT+) (parntese de fechamento) : Exibe novamente as colunas ocultas dentro da seleo. CTRL+SHIFT+& : Aplica o contorno s clulas selecionadas. CTRL+SHIFT+_ :Remove o contorno das clulas selecionadas.

paulomarcosjf@ig.com.br _______________________________________________ pgina 46

INFORMTICA PARA CONCURSOS

MICROSOFT POWER POINT 2003


Programa com a funo de gerenciar projetos e apresentaes grficas relacionadas a temas definidos pelos usurios.

A primeira ferramenta de trabalho disponibilizada o chamado ponto de partida, que exibe as seguintes opes:

paulomarcosjf@ig.com.br _______________________________________________ pgina 47

INFORMTICA PARA CONCURSOS

GUIAS DE VISUALIZAO DE SLIDES


BOTO SLIDES BOTO TPICOS

* Apresenta os Slides na integra.

* Apresenta os ttulos ou principais referencias de texto.

BOTES DE EXIBIO

NORMAL: Apresenta um Slide na tela principal.

paulomarcosjf@ig.com.br _______________________________________________ pgina 48

INFORMTICA PARA CONCURSOS

CLASSIFICAO DE SLIDES: Remove a guia de slides e exibe vrios slides na tela principal.

BOTES DA BARRA DE FERRAMENTAS (Padro e Formatao)


1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25

26 1. 2. 3.

27

28 29 30 31

32 33 34

35 36

37 38

39 40

41

42

43

4.

5. 6. 7. 8. 9. 10. 11. 12. 13. 14. 15.

NOVO: Cria uma nova apresentao. ABRIR: Abre uma apresentao salva pelo usurio. SALVAR: Salva a apresentao ativa. PERMISSO: Ajuda a evitar que E-mails e documentos confidenciais sejam editados, copiados ou encaminhados por pessoa no autorizada. Atualmente, informaes confidenciais podem ser controladas somente pela limitao do acesso a redes ou computadores onde elas so armazenadas. No entanto, concedido acesso aos usurios, no h restries sobre o que pode ser feito com o contedo a quem ele pode ser enviado, este recurso do Power point 2003 minimiza problemas com o Gerenciamento de Direitos de Informao (IRM) . EMAIL (como anexo): Permite o envio do arquivo como anexo de um Email. IMPRIMIR: Imprime todo documento. VISUALIZAR IMPRESSO: Exibe uma previa do documento a ser impresso. VERFICAR ORTOGRAFIA: Inicia a verificao ortogrfica e gramatical PESQUISAR: realiza pesquisas especificas com critrios definidos pelo usurio. RECORTAR: Desloca o contedo selecionado para rea de transferncia. COPIAR: Copia o contedo selecionado para rea de transferncia COLAR: Cola um item anteriormente copiado ou recortado para rea de transferncia. PINCEL: Copia os formatos de um trecho selecionado e os aplica em outro. DESFAZER: Desfaz a ultima ao realizada, ao clicar na seta lateral o usurio poder desfazer aes anteriores. REFAZER: Refaz a ultima ao desfeita, ao clicar na seta lateral o usurio poder refazer aes anteriores.

paulomarcosjf@ig.com.br _______________________________________________ pgina 49

INFORMTICA PARA CONCURSOS


16. 17. 18. 19. 20. 21. 22. 23. 24. 25. 26. 27. 28. 29. 30. 31. 32. 33. 34. 35. 36. 37. 38. 39. 40. 41. 42. 43. GRAFICO: abre o assistente para elaborao de um grfico. INSERIR TABELA: permite ao usurio inserir uma tabela com linhas e colunas. TABELAS E BORDAS: exibe a barra de ferramentas tabelas e bordas. HIPERLINK: Permite inserir ligaes entre documentos, no mesmo documento e com pginas na Internet. EXPANDIR TUDO: expande ou oculta o contedo dos slides na guia de slides no modo tpicos. MOSTRAR A FORMATAO: mostra ou oculta a formatao do texto na guia de visualizao slides no modo tpicos, ou seja, apresenta na guia o mesmo padro de texto da tela principal. MOSTRAR/OCULTAR GRADE: exibe ou oculta as linhas de referencia para a construo do slide. COR/ESCALA DE CINZA: define o padro de cor aplicado ao slide ou referencia selecionada. ZOOM: Determina o zoom a ser utilizado na apresentao. AJUDA: Ativa a ajuda do documento. FONTE: Permite ao usurio aplicar uma fonte ao trecho selecionado. TAMANHO DA FONTE: Define o tamanho da fonte. NEGRITO: Aplica estilo de negrito. ITALICO: Aplica estilo de itlico. SUBLINHADO: Aplica sublinhado. SOMBRA: Aplica ou remove sombras dos caracteres selecionados. ALINHAR A ESQUERDA: Alinha o pargrafo esquerda. CENTRALIZAR: Centraliza o pargrafo. ALINHAR A DIREITA: Alinha o pargrafo direita. NUMERAO: Insere enumerao automtica aos pargrafos selecionados. MARCADORES: Insere marcadores aos pargrafos selecionados. AUMENTAR TAMANHO DA FONTE DIMINUIR TAMANHO DA FONTE DIMINUIR RECUO: Diminui o recuo relativo a margem esquerda AUMENTAR RECUO: Aumenta o recuo relativo a margem esquerda. COR DA FONTE: Permite a escolha da cor da fonte. DESIGN DO SLIDE: altera o formato do slide selecionado. NOVO SLIDE: insere um novo slide na apresentao atual.

BOTES DA BARRA DE DESENHOS (Word/Excel/PowerPoint)


1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20

1. 2. 3. 4. 5. 6. 7. 8. 9. 10. 11. 12. 13. 14. 15. 16. 17. 18. 19.

DESENHAR: permite definir o posicionamento dos objetos com opes especificas. Ex: agrupar, desagrupar, ordem, alterar auto forma, girar/inverter e alinhar/distribuir. SELECIONAR OBJETOS: permite a seleo dos objetos do desenho. AUTO FORMAS: insere objetos como linhas, estrelas, formas bsicas e textos explicativos. LINHA SETA RETNGULO ELIPSE CAIXA DE TEXTO: permite ao usurio introduzir um retngulo com texto. INSERIR WORDART: define o padro de figura para um texto comum. INSERIR DIAGRAMA OU ORGANOGRAMA: Ex: ciclo, venn, pirmide, alvo ou radial INSERIR CLIP-ART: abre a caixa de controle de clip-art para que o usurio selecione a figura desejada. INSERIR IMAGEM: permite ao usurio importar figuras de locais indicados pelo usurio. COR DO PREENCHIMENTO COR DA LINHA COR DA FONTE ESTILO DA LINHA: define o estilo da linha selecionada. ESTILO DO TRACEJADO: define o estilo da tracejado. ESTILO DA SETA: define o estilo da seta selecionada. ESTILO DA SOMBRA: define o estilo da sombra dos objetos selecionados.

paulomarcosjf@ig.com.br _______________________________________________ pgina 50

INFORMTICA PARA CONCURSOS


20. ESTILO 3D: aplica o estilo 3d aos objetos selecionados. MENUS DO POWERPOINT 2003

Word.Obs: A opo Enviar Para do menu arquivo permite enviar a apresentao para o fax, e- mail e o Microsoft

paulomarcosjf@ig.com.br _______________________________________________ pgina 51

INFORMTICA PARA CONCURSOS

ATALHOS DE TECLADO DA TELA PRINCIPAL F5: inicia a apresentao. CTRL + M: novo slide. CTRL + D : duplicar slide ou objeto selecionado. SHIFT F9: mostrar ou ocultar linhas de grade. ALT + SHIFT + 9: expande ou oculta o contedo dos slides na guia de slides no modo tpicos. F6: Mover-se no sentido horrio entre painis do modo de exibio normal SHIFT+F6: Mover-se no sentido anti-horrio entre painis do modo de exibio normal CTRL+SHIFT+TAB: Alternar entre as guias Slides e Tpicos do painel de slides e tpicos. SHIFT+F10: recortar, copiar, colar, fonte, sinnimos e tabulao. CTRL + F: abre a guia fonte do menu formatar.

ATALHOS DURANTE A APRESENTAO P, ENTER, PAGE DOWN, SETA PARA A DIREITA, SETA PARA BAIXO ou a BARRA DE ESPAOS (ou clique com o mouse): Executa a prxima animao ou avana para o prximo slide. A, PAGE UP, SETA PARA A ESQUERDA, SETA PARA CIMA ou BACKSPACE: Executa a animao anterior ou volta ao slide anterior. nmero+ENTER: Vai para o slide do nmero indicado . E ou PONTO : Exibe uma tela preta ou retorna apresentao de slides a partir de uma tela preta. C ou VRGULA: Exibe uma tela branca ou retorna apresentao de slides a partir de uma tela branca. X ou SINAL DE MAIS: Interrompe ou reinicia uma apresentao de slides automtica. ESC, CTRL+BREAK ou HFEN: Encerra uma apresentao de slides. 1+ENTER (ou pressione os dois botes do mouse por 2 segundos): Retorna ao primeiro slide. CTRL+F: Exibe a barra de tarefas CTRL+S: Caixa de dilogo Todos os Slides SHIFT+F10 (ou clique com o boto direito do mouse): Exibe o menu para controlar os slides.

paulomarcosjf@ig.com.br _______________________________________________ pgina 52

INFORMTICA PARA CONCURSOS

BROFFICE WRITER
Editor de textos, possui recursos bsicos e avanados relacionados a editorao de documentos. Obs: O BrOffice.org Writer permite que voc produza documentos de texto que podem incluir figuras, tabelas ou grficos. O formato padro dos documentos do Writer odt (opendocument), entretanto voc pode salvar os documentos em vrios formatos, incluindo Microsoft Word, HTML ou at mesmo o formato PDF (Portable Document Format) da Adobe.

AMBIENTE DO PROGRAMA 1. 2. 3. 4. 5. 6. Barra de Ttulo Barra de Menus Barra de Ferramentas (Padro e formatao) Rguas Verticais e Horizontais Barras de Rolagem Verticais e Horizontais Barra de Status BARRA DE FERRAMENTAS

1. 2. 3. 4. 5.

NOVO: cria um novo documento. ABRIR: abre o arquivo ativo. SALVAR: salva o arquivo ativo DOCUMENTO COMO E-MAIL: envia o documento como anexo de e-mail. EDITAR ARQUIVO: permite editar um arquivo definido apenas para leitura.

paulomarcosjf@ig.com.br _______________________________________________ pgina 53

INFORMTICA PARA CONCURSOS


6. EXPORTAR DIRETAMENTE COMO PDF: Salva o arquivo atual no formato PDF (Portable Document Format). 7. IMPRIMIR ARQUIVO DIRETAMENTE: imprime o arquivo. 8. VISUALIZAR PGINA: visualiza a pagina do documento antes da impresso 9. VERIFICAO ORTOGRAFICA: Verifica se h erros de grafia no documento atual ou na seleo, o BrOffice inclui cabealhos, rodaps, entradas de ndice e notas de rodap na verificao ortogrfica. 10. AUTO VERIFICAO ORTOGRAFICA: Verifica automaticamente a ortografia medida que voc digita e, ento, sublinha os erros. 11. RECORTAR: desloca o contedo selecionado para rea de transferncia. 12. COPIAR: copia o contedo selecionado para rea de transferncia. 13. COLAR: insere um trecho anteriormente recortado ou copia no ponto de insero. 14. PINCEL DE ESTILO: copia formatos de um trecho e os aplica em outro. 15. DESFAZER: Reverte o ltimo comando ou a ltima entrada digitada. 16. RESTAURAR: Reverte a ao do ltimo comando Desfazer. 17. HIPERLINK: permite a ligao entre pginas do documento, documentos e pginas da internet. 18. TABELA: ativa o comando inserir tabela 19. MOSTRAR FUNES DE DESENHO (barra de ferramentas): exibe a barra para desenhos na parte inferior da tela.

1. selecionar 2. linha 3. retngulo 4. elipse 5. linha mo livre

6. texto 7. textos explicativos 8. fomas bsicas 9. fomas de smbolo 10. setas largas 11. fluxograma

12. textos explicativos 13. estrelas 14. pontos (forma do desenho) 15. galeria do fontwork 16. do arquivo 17. ativar/desativar extruso (efeitos 3d)

20. LOCALIZAR E SUBSTITUIR: Procura ou substitui textos ou formatos no documento atual. 21. NAVEGADOR: Mostra ou oculta o Navegador. Voc pode us-lo para acessar rapidamente diferentes partes do documento e para inserir elementos do documento atual ou de outros documentos abertos. 22. GALERIA: Abre a Galeria, onde voc poder selecionar figuras e sons para inserir em seu documento. 23. FONTE DE DADOS: Lista os bancos de dados registrados para o BrOffice.org e permite que voc gerencie o seu contedo. 24. CARACTERES NO IMPRIMIVEIS: exibe ou oculta os caracteres no imprimveis. 25. ZOOM: aumenta ou reduz o zoom. 26. AJUDA: ativa a ajuda do Broffice. 27. ESTILOS E FORMATAO: ativa a janela de estilos e formatao. 28. APLICAR ESTILO: atribui um estilo ao pargrafo atual. 29. NOME DA FONTE: especifica a fonte a ser utilizada. 30. TAMANHO DA FONTE: define o tamanho da fonte 31. NEGRITO: atribui o estilo de negrito aos dados selecionados. 32. ITALICO: atribui o estilo de itlico aos dados selecionados. 33. SUBLINHADO: sublinha os dados selecionados. 34. ALINHAR A ESQUERDA: alinha o pargrafo selecionado em relao margem esquerda da pgina. 35. CENTRALIZAR: centraliza o texto selecionado.

paulomarcosjf@ig.com.br _______________________________________________ pgina 54

INFORMTICA PARA CONCURSOS


36. ALINHAR A DIREITA: alinha o pargrafo selecionado em relao margem direita da pgina. 37. JUSTIFICAR: alinha os pargrafos selecionados em relao s margens esquerda e direita da pgina. 38. ATIVAR/DESATIVAR NUMERAO: adiciona ou remove a numerao. 39. ATIVAR/DESATIVAR MARCADORES: adiciona ou remove os marcadores. 40. DIMINUIR RECUO: clique no cone Diminuir recuo para reduzir o recuo esquerdo do contedo da clula ou do pargrafo atual. 41. AUMENTAR RECUO: aumenta o recuo esquerda do pargrafo atual. 42. COR DA FONTE: define a cor da fonte. 43. REALAR: aplica realce a seleo de um texto. 44. COR DO PLANO DE FUNDO: aplica um plano de fundo a um pargrafo selecionado.

MENUS DO BROFFICE WRITER


ARQUIVO 1. 2. 3. 4. 5. 6. 7. 8. 9. 10. 11. 12. 13. 14. 15. 16. 17. 18. 19. 20. Novo: Cria um novo documento do BrOffice.org. Abrir: Abre ou importa um arquivo. Documentos recentes: Lista os arquivos abertos mais recentemente. Para abrir um arquivo da lista, clique no nome dele Assistentes: Guia voc na criao de cartas comerciais e pessoais, fax, agendas, apresentaes conversor em euros, conversor de documentos, instalador de fontes da web e dicionrios. Fechar: Feche o documento atual sem sair do programa. Salvar: Salva o documento atual. Salvar como: Salva o documento atual em outro local ou com um nome de arquivo ou tipo de arquivo diferente. Salvar tudo:Salva todos os documentos abertos do BrOffice.org. Este comando s estar disponvel se dois ou mais arquivos tiverem sido modificados. Recarregar: Substitui o documento atual pela ltima verso salva. Verses: Salva e organiza vrias verses do documento atual no mesmo arquivo. Voc tambm pode abrir, excluir e comparar verses anteriores. Exportar: Salva o documento atual com outro nome em um local que voc especifica. Exportar como PDF: Salva o arquivo atual no formato PDF (Portable Document Format). possvel ver e imprimir um arquivo PDF em qualquer plataforma sem perder a formatao original, desde que haja um software compatvel instalado. Enviar: Envia uma cpia do documento atual para diferentes aplicativos. Assinaturas digitais: Esta caixa de dilogo adiciona e remove assinaturas digitais do documento. Voc tambm pode us-la para exibir certificados. Propriedades: Exibe as propriedades do arquivo atual, inclusive estatsticas, como contagem de palavras e a data da criao do arquivo. Modelos:Permite organizar e editar os modelos, bem como salvar o arquivo atual como um modelo. Visualizao de pgina: Exibe uma visualizao da pgina impressa ou fecha a visualizao. Imprimir: Imprime o documento atual, a seleo ou as pginas que voc especificar. Voc tambm pode definir as opes de impresso para o documento atual. Configuraes da Impressora: Selecione a impressora padro para o documento atual. Sair: Fecha todos os programas do BrOffice.org e solicita que voc salve suas alteraes.

EDITAR 1. 2. 3. 4. Desfazer:Reverte o ltimo comando ou a ltima entrada digitada. Para selecionar o comando que voc deseja reverter, clique na seta ao lado do cone Desfazer na barra Padro. Refazer:Reverte a ao do ltimo comando Desfazer. Para selecionar a etapa Desfazer que voc deseja reverter, clique na seta ao lado do cone Refazer na barra de ferramentas Padro. Repetir:Repete o ltimo comando. Recortar: Remove a seleo para a rea de transferncia.

paulomarcosjf@ig.com.br _______________________________________________ pgina 55

INFORMTICA PARA CONCURSOS


5. 6. 7. 8. 9. 10. 11. 12. 13. Copiar: Copia a seleo para a rea de transferncia. Colar:Insere o contedo da rea de transferncia na posio do cursor e substitui o texto ou os objetos selecionados. Clique na seta ao lado do cone para selecionar o formato. Colar Especial: Insere o contedo da rea de transferncia no arquivo atual em um formato que voc pode especificar. Selecionar Texto: Voc pode ativar um cursor de seleo em um texto somente leitura ou na Ajuda. Escolha Editar - Selecionar texto ou abra o menu de contexto de um documento somente leitura e escolha Selecionar texto. O cursor de seleo no fica intermitente. Selecionar tudo: Seleciona todo o contedo do arquivo, quadro ou objeto de texto atual. Alteraes:Lista os comandos que esto disponveis para rastrear as alteraes em seu arquivo. Comparar documento: Compara o documento atual com um documento que voc seleciona. Localizar e Substituir: Procura ou substitui textos ou formatos no documento atual. Navegador:Mostra ou oculta o Navegador. Voc pode us-lo para acessar rapidamente diferentes partes do documento e para inserir elementos do documento atual ou de outros documentos abertos, bem como para organizar documentos mestre. Para editar um item do Navegador, clique com o boto direito do mouse no item e, em seguida, escolha um comando do menu de contexto. Se preferir, voc pode encaixar o Navegador na borda do espao de trabalho. AutoTexto: Cria, edita ou insere AutoTexto. Voc pode armazenar texto formatado, texto com figuras, tabelas e campos como AutoTexto. Para inserir AutoTexto rapidamente, digite o atalho do AutoTexto no documento e pressione F3. Trocar Banco de Dados: Altera a fonte de dados do documento atual. Para exibir corretamente o contedo dos campos inseridos, o banco de dados que foi substitudo deve conter nomes de campos idnticos. Campos: Abre um caixa de dilogo na qual voc pode editar as propriedades de um campo. Clique antes de um campo e selecione este comando. Na caixa de dilogo, voc pode usar as setas para ir para o prximo campo ou voltar para o anterior. Notas de Rodap: Edita a ncora de nota de rodap ou de nota de fim selecionada. Clique antes ou depois da nota de rodap ou da nota de fim e, em seguida, escolha este comando. Entrada de ndice: Edita a entrada de ndice selecionada. Clique antes da entrada de ndice ou na prpria entrada e, em seguida, escolha este comando. Entrada Bibliogrfica: Edita a entrada bibliogrfica selecionada. Hyperlink: Abre uma caixa de dilogo que permite que voc crie e edite hyperlinks. Links: Permite a edio das propriedades de cada vnculo no documento atual, incluindo o caminho para o arquivo de origem. Este comando no estar disponvel se o documento atual no contiver vnculos para outros arquivos. Plug-in: Permite a edio de plug-ins no seu arquivo. Escolha este comando para ativar ou desativar este recurso. Quando ativado, aparecer uma marca de seleo ao lado do comando, e voc ver comandos para editar o plug-in em seu menu de contexto. Quando desativado, voc ver comandos para controlar o plug-in no menu de contexto. Mapa de Imagem: Permite que voc anexe URLs a reas especficas, denominadas pontos de acesso, em uma figura ou em um grupo de figuras. Um Mapa de Imagem um grupo com um ou mais pontos de acesso. Objeto: Permite a edio de um objeto selecionado no arquivo inserido com o comando Inserir Objeto. EXIBIR 1. 2. 3. 4. 5. 6. 7. Layout de impresso: Exibe a aparncia do arquivo ao ser impresso. Este comando s estar disponvel quando houver um documento HTML aberto. Layout da Web: Exibe o documento com a mesma aparncia que em um navegador da Web. Este recurso til quando voc cria documentos HTML. Fonte HTML: Exibe o texto de origem (fonte) do documento HTML atual. Para exibir a fonte HTML de um novo documento, necessrio primeiro salvar o novo documento como um documento HTML. Barras de ferramentas: Abre um submenu para mostrar e ocultar barras de ferramentas. Uma barra de ferramentas contm cones e opes que permitem acessar rapidamente os comandos do BrOffice.org. Barra de status: Mostra ou oculta a barra de status na borda inferior da janela. Status do mtodo de entrada: Mostra ou oculta a janela de status do IME (Input Method Engine). Rgua: Mostra ou oculta a rgua horizontal, que voc pode usar para ajustar margens de pgina, marcas de tabulao, recuos, bordas, clulas da tabela e para dispor objetos na pgina. Para mostrar a rgua vertical, escolha Feramentas - Opes - BrOffice.org Writer - Exibir e, em seguida, marque a caixa de seleo Rgua vertical na rea Rgua.

14. 15. 16. 17. 18. 19. 20. 21. 22.

23. 24.

paulomarcosjf@ig.com.br _______________________________________________ pgina 56

INFORMTICA PARA CONCURSOS


8. 9. 10. 11. 12. 13. 14. 15. Limites do texto: Mostra ou oculta os limites da rea imprimvel da pgina. As linhas de limite no so impressas. Sombreamentos de campos: Mostra ou oculta os sombreamentos de campos no documento, incluindo espaos incondicionais, hifens personalizados, ndices e notas de rodap. Nomes de campos: Alterna a exibio entre o nome e o contedo do campo. A presena de uma marca de seleo indica que os nomes dos campos so exibidos e a ausncia dessa marca indica que o contedo exibido. O contedo de alguns campos no pode ser exibido. Caracteres no-imprimveis: Mostra os caracteres no-imprimveis no texto, como marcas de pargrafo, quebras de linha, paradas de tabulao e espaos. Pargrafos ocultos: Mostra ou oculta pargrafos ocultos. Esta opo afeta somente a exibio de pargrafos ocultos. Ela no afeta a impresso desses pargrafos. Fontes de dados: Lista os bancos de dados registrados para o BrOffice.org e permite que voc gerencie o contedo deles. Tela inteira: Mostra ou oculta os menus e as barras de ferramentas. Para sair do modo de tela inteira, clique no boto Ativar/Desativar tela inteira. Zoom: Reduz ou amplia a exibio de tela do BrOffice.org. INSERIR 1. 2. 3. 4. Quebra Manual: Insere uma quebra manual de linha, de coluna ou de pgina na posio atual em que se encontra o cursor. Campos: Insere um campo na posio atual do cursor. O submenu lista os tipos de campos mais comuns. Para exibir todos os campos disponveis, escolha Outro. Caractere Especial: Insere os caracteres especiais a partir das fontes instaladas. Seo: Insere uma seo de texto no mesmo local em que o cursor est posicionado no documento. Tambm possvel selecionar um bloco de texto e, em seguida, escolher esse comando para criar uma seo. Use as sees para inserir blocos de texto de outros documentos, para aplicar layouts de colunas personalizados ou para proteger ou ocultar os blocos de texto quando uma condio for atendida. Hyperlink: Abre uma caixa de dilogo que permite que voc crie e edite hyperlinks. Cabealho: Adiciona ou remove um cabealho do estilo de pgina que voc selecionar no submenu. O cabealho adicionado a todas as pginas que usam o mesmo estilo de pgina. Em um novo documento, listado apenas o estilo de pgina "Padro". Outros estilos de pginas sero adicionados lista depois que voc aplic-los ao documento. Rodaps: Adiciona ou remove um rodap do estilo de pgina selecionado no submenu. O rodap adicionado a todas as pginas que usam o mesmo estilo. Em um novo documento, somente o estilo de pgina "Padro" listado. Outros estilos sero adicionados lista depois que forem aplicados ao documento. Nota de Rodap: Insere uma nota de rodap ou uma nota de fim no documento. A ncora para a nota inserida na posio atual do cursor. Voc pode escolher entre a numerao automtica ou um smbolo personalizado. Legenda: Adiciona uma legenda numerada figura, tabela, quadro, quadro de texto ou objeto de desenho selecionado. Voc tambm pode acessar este comando clicando com o boto direito do mouse no item ao qual deseja adicionar a legenda. Marcador: Insere um marcador na posio do cursor. Voc pode ento utilizar o Navegador para, posteriormente, ir rpido at o local destacado. Em um documento HTML, os marcadores so convertidos em ncoras para as quais voc pode ir rapidamente atravs de um hyperlink. Referncia Cruzada: Esta a posio em que voc insere as referncias ou os campos referidos no documento atual. As referncias so os campos referidos no mesmo documento ou em subdocumentos de um documento mestre. Nota: Insere uma nota na posio atual do cursor. Para exibir ou editar o contedo de uma nota, selecione-a e escolha este comando. Script: Insere um script na posio atual do cursor em um documento HTML ou de texto. ndices e ndices gerais: Abre um menu para inserir entradas de ndice e tabelas. Envelope: Cria um envelope. Nas trs pginas de guias, voc pode especificar o destinatrio e o remetente, a posio e o formato dos dois endereos e o tamanho e a orientao do envelope. Quadro: Insere um quadro que voc pode usar para criar um layout com uma ou mais colunas de texto e objetos. Tabela: Insere uma tabela no documento. Voc tambm pode clicar na seta, arrastar o mouse para selecionar o nmero de linhas e colunas a serem includas na tabela e, em seguida, clicar na ltima clula. Linha Horizontal:Insere uma linha horizontal na posio atual do cursor.

5. 6.

7. 8. 9. 10. 11. 12. 13. 14. 15. 16. 17. 18.

paulomarcosjf@ig.com.br _______________________________________________ pgina 57

INFORMTICA PARA CONCURSOS


19. Figura:Selecione a origem da figura que deseja inserir. 20. Objetos: Insere um objeto em seu documento. Para filmes e sons, use Inserir - Filme e som. 21. Quadro Flutuante: Insere um quadro flutuante no documento atual. Os quadros flutuantes so usados em documentos HTML para exibir o contedo de outro arquivo. 22. Filme e som: Insere um arquivo de vdeo ou de som no documento. 23. Arquivo: Insere um arquivo de texto na posio atual do cursor. FORMATAR 1. 2. 3. 4. 5. 6. 7. 8. 9. 10. 11. 12. 13. 14. 15. 16. 17. 18. 19. 20. 21. Formatao padro: Remove formatao direta da seleo. Caractere:Muda a fonte e a formatao de fonte dos caracteres selecionados. Pargrafo:Modifica o formato do pargrafo atual, por exemplo, alinhamento e recuo. Marcadores e numerao:Adiciona marcadores ou numerao ao pargrafo atual e permite que voc edite o formato da numerao ou dos marcadores. Pgina:Especifique os estilos de formatao e o layout do estilo de pgina atual, incluindo margens da pgina, cabealhos, rodaps e o plano de fundo da pgina. Alterar capitalizao:Altera o uso de maisculas e minsculas nos caracteres selecionados ou, se o cursor estiver em uma palavra, altera o uso de maisculas e minsculas de todos os caracteres nela. Manual fontico asitico:Permite que voc adicione comentrios sobre caracteres asiticos para serem usados como manual de pronncia.Esses comandos s podem ser acessados depois que voc ativa o suporte para idiomas asiticos em Ferramentas - Opes - Configuraes de idioma Idiomas. Colunas: Especifica o nmero de colunas e o layout de coluna para um estilo de pgina, quadro ou seo. Sees: Altera as propriedades das sees definidas no documento. Para inserir uma seo, selecione o texto ou clique no documento e, em seguida, escolha Inserir Seo. Estilos e formatao:Use a janela Estilos e formatao para aplicar, criar, editar, adicionar e remover estilos de formatao. Clique duas vezes para aplicar o estilo. AutoFormatao: Formata automaticamente o arquivo Ancorar:Define as opes de ancoramento para o objeto selecionado. Quebra Automtica: Define as opes de quebra automtica de texto para figuras, objetos e quadros. Alinhamento (objetos): Alinha os objetos selecionados, um em relao ao outro. Alinhamento (objetos de texto): Define as opes de alinhamento para a seleo atual. Dispor: Altera a ordem de empilhamento do(s) objeto(s) selecionado(s). Inverter: Inverte o objeto selecionado, horizontalmente ou verticalmente. Grupo: Agrupa os objetos selecionados de forma que possam ser movidos ou formatados como um nico objeto. Objeto: Abre um submenu para editar propriedades do objeto selecionado. Quadro: Insere um quadro que voc pode usar para criar um layout com uma ou mais colunas de texto e objetos. Figura: Formata o tamanho, a posio e outras propriedades da figura selecionada. TABELA 1. 2. 3. 4. 5. Inserir: Tabela, Colunas e linhas. Excluir:Tabela, Colunas e linhas. Selecionar: Tabela, Colunas, linhas e clulas. Mesclar clulas: Combina o contedo das clulas selecionadas da tabela em uma nica clula. Dividir clulas: Divide a clula ou o grupo de clulas, horizontalmente ou verticalmente, no nmero de clulas que voc inserir. 6. Mesclar tabelas: Combina duas tabelas consecutivas em uma nica tabela. As tabelas devem estar lado a lado, e no separadas por um pargrafo vazio. 7. Dividir tabela: Divide a tabela atual em duas tabelas separadas na posio do cursor. Voc tambm pode clicar com o boto direito do mouse em uma clula da tabela para acessar este comando. 8. AutoFormatao de tabela: Aplica automaticamente formatos tabela atual, incluindo fontes, sombreamento e bordas. 9. AutoAjustar: Largura da coluna, altura da linha e distribuio de linhas e colunas de maneira uniforme. 10. Converter: Texto em tabela ou tabela em texto 11. Classificar: Faz a classificao alfabtica e numrica dos pargrafos selecionados. Voc pode definir at trs chaves de classificao e combinar chaves de classificao alfanumricas e numricas.

paulomarcosjf@ig.com.br _______________________________________________ pgina 58

INFORMTICA PARA CONCURSOS


12. Frmula: Abre a Barra de frmulas para inserir ou editar uma frmula. 13. Formato numrico: Abre uma caixa de dilogo na qual voc pode especificar o formato de nmeros na tabela. 14. Bordas da tabela: Mostra ou oculta as bordas em torno das clulas da tabela. As bordas s so visveis na tela e no so impressas. 15. Propriedades da tabela: Especifica as propriedades da tabela selecionada, como, por exemplo, nome, alinhamento, espaamento, largura da coluna, bordas e plano de fundo. FERRAMENTAS 1. 2. 3. 4. 5. 6. 7. 8. 9. 10. 11. 12. 13. 14. 15. 16. 17. 18. 19. Verificao ortogrfica:Verifica a ortografia manualmente. Idioma: Abre um submenu em que voc pode escolher comandos especficos do idioma. Contagem de palavras: Conta as palavras e caracteres da seleo atual e do documento inteiro. AutoCorreo: Define as opes para a substituio automtica de texto medida que voc digita. Numerao da Estrutura de Tpicos: Especifica o formato de nmero e a hierarquia para a numerao de captulos no documento atual. Numerao de Linhas: Adiciona ou remove e formata nmeros de linha no documento atual. Para desativar a numerao de linhas em um pargrafo, clique no pargrafo, escolha Formatar - Pargrafo, clique na guia Numerao e, em seguida, desmarque a caixa de seleo Incluir este pargrafo na numerao de linhas Notas de Rodap: Especifica as configuraes de exibio de notas de rodap e notas de fim. Galeria: Abre a Galeria, onde voc poder selecionar figuras e sons para inserir em seu documento. Banco de dados bibliogrfico: Insira, exclua, edite e organize arquivos no banco de dados bibliogrfico. Assistente de Mala Direta: Inicia o Assistente de Mala Direta para criar cartas-modelo ou enviar mensagens de e-mail a vrios destinatrios. Classificar: Faz a classificao alfabtica e numrica dos pargrafos selecionados. Voc pode definir at trs chaves de classificao e combinar chaves de classificao alfanumricas e numricas. Calcular: Calcula a frmula selecionada e copia o resultado para a rea de transferncia. Atualizar: Atualiza os itens do documento atual com contedo dinmico, como campos e ndices. Reprodutor de Mdia: Abre a janela do Reprodutor de Mdia, em que voc pode visualizar arquivos de filme e som e inseri-los no documento atual. Macros: Permite gravar, organizar e edite macros. Gerenciador de pacotes: O Gerenciador de pacotes adiciona, remove, desativa, ativa e exporta extenses (pacotes) do BrOffice.org. Configuraes do filtro XML: Abre a caixa de dilogo Configuraes do filtro XML, onde voc pode criar, editar, excluir e testar filtros para importar e exportar arquivos XML. Personalizar: Personaliza menus, teclas de atalho, barras de ferramentas e atribuies de macros do BrOffice.org para eventos. Opes: Este comando abre uma caixa de dilogo para configurao personalizada do programa. JANELA 1. 2. 3. Nova janela: Abre uma nova janela que exibe os contedos da janela atual. Voc pode agora ver diferentes partes do mesmo documento ao mesmo tempo. Fechar: Fecha a janela atual. Escolha Janela - Fechar ou pressione Ctrl+F4. Na visualizao de pgina dos programas BrOffice.org Writer e Calc, voc pode fechar a janela atual por meio de um clique no boto Fechar visualizao. Lista de documentos: Lista os documentos abertos no momento atual. Selecione o nome de um documento ma lista para alternar para esse documento. AJUDA Ajuda do BrOffice.org: Abre a pgina principal da Ajuda do BrOffice.org do aplicativo atual. Voc pode percorrer as pginas da Ajuda e procurar por termos do ndice ou por outro texto. O que isto: Ativa as dicas de ajuda adicionais sobre o ponteiro do mouse at o prximo clique. Suporte: Mostra informaes de como obter suporte. Registro: Conecta ao site do BrOffice.org na Web, onde voc pode registrar sua cpia BrOffice.org. Verificar se h atualizaes. Este comando est disponvel somente nas verses completas do BrOffice.org, StarOffice e StarSuite. Sobre: Exibe informaes gerais do programa, como o nmero da verso e os direitos autorais.

1. 2. 3. 4. 5. 6.

paulomarcosjf@ig.com.br _______________________________________________ pgina 59

INFORMTICA PARA CONCURSOS


ATALHOS DE TECLADO Ctrl+O Ctrl+S Ctrl+N Shift+Ctrl+N Ctrl+P Ctrl+Q Ctrl+W Ctrl+X Ctrl+C Ctrl+V Ctrl + Shift + V Ctrl+A Ctrl+Z Ctrl+Y Ctrl+F Ctrl+Shift+F Ctrl+Shift+J Ctrl+I Ctrl+B Ctrl+U Ctrl+L Ctrl+R Ctrl+J Ctrl+E Ctrl+del F10 Shift+F10 Ctrl+F11 F1 F2 F4 F5 F7 F8 Ctrl+F12 Shift F8 Ctrl+end Ctrl+home Ctrl+Shift+P Abre um documento. Salva o documento atual. Cria um novo documento. Abre a caixa de dilogo Modelos e documentos. Imprime o documento. Sai do aplicativo. Fecha o Arquivo Remove ou recorta os elementos selecionados. Copia os itens selecionados. Cola o contedo da rea de transferncia. Abre a caixa de dilogo Colar especial. Seleciona tudo. Desfaz a ltima ao. Refaz a ltima ao. Chama a caixa de dilogo Localizar e substituir. Busca o termo de pesquisa inserido pela ltima vez. Alterna a exibio entre o modo de tela inteira e o modo normal O atributo Itlico aplicado na rea selecionada. Se o cursor estiver posicionado em uma palavra, essa palavra tambm ser marcada em itlico. O atributo Negrito aplicado rea selecionada. Se o cursor estiver posicionado sobre uma palavra, tal palavra tambm ser colocada em negrito. O atributo Sublinhado ser aplicado rea selecionada. Se o cursor estiver posicionado em uma palavra, esta tambm ser sublinhada. Alinha o texto a esquerda Alinha o texto a Direita Justifica o Alinhamento Centraliza o texto Exclui do ponto ativo do cursor at o final da palavra Ativa o primeiro menu (menu Arquivo) Abre o menu de contexto. Abre o Catlogo de estilos. Ajuda do Writer Inserir frmula Ativa o item Fonte de dados, sua funo listar os bacos de dados disponveis. Ativa o navegador, que permite o acesso rpido a todas as partes do documento. Verificao Ortogrfica Ativar seleo estendida Inserir tabela Ativar Multi seleo Desloca o cursor para o final do texto Desloca o cursor para o incio do texto Sobrescrito

paulomarcosjf@ig.com.br _______________________________________________ pgina 60

INFORMTICA PARA CONCURSOS


Ctrl+Shift+B Shift+End Shift+Home Ctrl+Shift+Home Ctrl+Shift+End Ctrl+Enter Ctrl+Shift+F5 Ctrl+F2 Ctrl+F10 Shift+F11 Shift+F12 Ctrl+Shift+F12 Subscrito seleciona at o fim da linha selecionar at o incio de uma linha selecionar o texto at o incio do documento selecionar o texto at o fim do documento Quebra manual de pgina Ativar Navegador, ir para nmero da pgina Inserir campos Ativar/Desativar caracteres no-imprimveis Criar estilo Ativar marcadores Desativar Numerao/Marcadores

BROFFICE CALC
Planilha eletrnica ou clculos, sua funo gerenciar rotinas grficas, lgicas e matemticas. Obs: arquivos do Excel recebem extenso XLS, j no Calc o nome secundrio indicado como ODS. AMBIENTE DO PROGRAMA

1. 2. 3. 4. 5. 6. 7. 8. 9.

Barra de Ttulos Barra de Menus Barra de Ferramentas e Formatao Barra de Frmulas Ponto de Seleo Indicador de Colunas (256 colunas) Indicador de Linhas (65,536 linhas) Indicador de Planilhas Barra de Status

paulomarcosjf@ig.com.br _______________________________________________ pgina 61

INFORMTICA PARA CONCURSOS


PRINCPIO FUNDAMENTAL Os valores devero ser observados pelo relacionamento de uma coluna e uma linha.

200 = A2 600 = B3 700 = C1 OBS: todas as prioridades matemticas devero ser observadas

OPERADORES APLICADOS

* (MULTIPLICAO) / (DIVISO) + (ADIO) - (SUBTRAO) ^ (POTNCIA) % (PORCENTAGEM) & (JUNO) $ (REFERENCIA ABSOLUTA)
INICIANDO FRMULAS As frmulas podero ser iniciadas com os seguintes sinais:

= (no Broffice Calc 2.2 e 2.4) + (no Broffice Calc 2.4) - (no Broffice Calc 2.4)
BARRA DE FERRAMENTAS E FORMATAO

1. NOVO: cria um novo documento. 2. ABRIR: abre o arquivo ativo.

paulomarcosjf@ig.com.br _______________________________________________ pgina 62

INFORMTICA PARA CONCURSOS


3. 4. 5. 6. 7. 8. 9. 10. 11. 12. 13. 14. 15. 16. 17. 18. 19. 20. 21. SALVAR: salva o arquivo ativo DOCUMENTO COMO E-MAIL: envia o documento como anexo de e-mail. EDITAR ARQUIVO: permite editar um arquivo definido apenas para leitura. EXPORTAR COMO PDF: Salva o arquivo atual no formato PDF (Portable Document Format). IMPRIMIR ARQUIVO DIRETAMENTE: imprime o arquivo. VISUALIZAR PGINA: visualiza a pagina do documento antes da impresso VERIFICAO ORTOGRAFICA: Verifica se h erros de grafia no documento atual ou na seleo, o BrOffice inclui cabealhos, rodaps, entradas de ndice e notas de rodap na verificao ortogrfica. AUTO VERIFICAO ORTOGRAFICA: Verifica automaticamente a ortografia medida que voc digita e, ento, sublinha os erros. RECORTAR: desloca o contedo selecionado para rea de transferncia. COPIAR: copia o contedo selecionado para rea de transferncia. COLAR: insere um trecho anteriormente recortado ou copia no ponto de insero. PINCEL DE ESTILO: copia formatos de um trecho e os aplica em outro. DESFAZER: Reverte o ltimo comando ou a ltima entrada digitada. RESTAURAR: Reverte a ao do ltimo comando Desfazer. HIPERLINK: permite a ligao entre pginas do documento, documentos e pginas da internet. Classificar em ordem crescente Classificar em ordem decrescente Inserir grfico: insere grficos no formato especificado pelo usurio. MOSTRAR FUNES DE DESENHO (barra de ferramentas): exibe a barra para desenhos na parte inferior da tela.

7. selecionar 8. linha 9. retngulo 10. elipse 11. linha mo livre

12. texto 13. textos explicativos 14. fomas bsicas 15. fomas de smbolo 16. setas largas 17. fluxograma

18. textos explicativos 19. estrelas 20. pontos (forma do desenho) 21. galeria do fontwork 22. do arquivo 23. ativar/desativar extruso (efeitos 3d)

22. LOCALIZAR E SUBSTITUIR: Procura ou substitui textos ou formatos no documento atual. 23. NAVEGADOR: Mostra ou oculta o Navegador. Voc pode us-lo para acessar rapidamente diferentes partes do documento e para inserir elementos do documento atual ou de outros documentos abertos. 24. GALERIA: Abre a Galeria, onde voc poder selecionar figuras e sons para inserir em seu documento. 25. FONTE DE DADOS: Lista os bancos de dados registrados para o BrOffice.org e permite que voc gerencie o seu contedo. 26. ZOOM: aumenta ou reduz o zoom. 27. AJUDA: ativa a ajuda do Broffice. 28. ESTILOS E FORMATAO: ativa a janela de estilos e formatao. 29. NOME DA FONTE: especifica a fonte a ser utilizada. 30. TAMANHO DA FONTE: define o tamanho da fonte 31. NEGRITO: atribui o estilo de negrito aos dados selecionados. 32. ITALICO: atribui o estilo de itlico aos dados selecionados. 33. SUBLINHADO: sublinha os dados selecionados. 34. ALINHAR A ESQUERDA: alinha o pargrafo selecionado em relao margem esquerda da pgina.

paulomarcosjf@ig.com.br _______________________________________________ pgina 63

INFORMTICA PARA CONCURSOS


35. CENTRALIZAR: centraliza o texto selecionado. 36. ALINHAR A DIREITA: alinha o pargrafo selecionado em relao margem direita da pgina. 37. JUSTIFICAR: alinha os pargrafos selecionados em relao s margens esquerda e direita da pgina. 38. Mesclar clulas: agrupa duas ou mais clulas selecionadas. 39. Formato de nmero (moeda): 7 = R$ 7,00 40. Formato de nmero (porcentagem): Multiplica o valor por cem e adiciona o formato de porcentagem. 7 = 700,00 % 41. Formato de nmero (padro): retorna com o formato numrico padro a clula. 42. Formato de nmero (adicionar casa decimal): 7 = 7,0 43. Formato de nmero (excluir casa decimal) 7,0 = 7 44. DIMINUIR RECUO: clique no cone Diminuir recuo para reduzir o recuo esquerdo do contedo da clula ou do pargrafo atual. 45. AUMENTAR RECUO: aumenta o recuo esquerda do pargrafo atual. 46. BORDAS: permite a insero de bordas as clulas selecionadas. 47. COR DO PLANO DE FUNDO: aplica um plano de fundo a um pargrafo selecionado. 48. COR DA FONTE: define a cor da fonte. BARRA DE MENUS ARQUIVO 1. 2. 3. 4. 5. 6. 7. 8. 9. 10. 11. 12. 13. 14. 15. 16. 17. 18. 19. 20. Novo: Cria um novo documento do BrOffice.org. Abrir: Abre ou importa um arquivo. Documentos recentes: Lista os arquivos abertos mais recentemente. Para abrir um arquivo da lista, clique no nome dele. Assistentes: Guia voc na criao de cartas comerciais e pessoais, fax, agendas, apresentaes etc. Fechar: Feche o documento atual sem sair do programa. Salvar: Salva o documento atual. Salvar como: Salva o documento atual em outro local ou com um nome de arquivo ou tipo de arquivo diferente. Salvar tudo: Salva todos os documentos abertos do BrOffice.org. Este comando s estar disponvel se dois ou mais arquivos tiverem sido modificados. Recarregar: Substitui o documento atual pela ltima verso salva. Verses: Salva e organiza vrias verses do documento atual no mesmo arquivo. Voc tambm pode abrir, excluir e comparar verses anteriores. Exportar: Salva o documento atual com outro nome em um local que voc especifica. Exportar como PDF: Salva o arquivo atual no formato PDF (Portable Document Format). possvel ver e imprimir um arquivo PDF em qualquer plataforma sem perder a formatao original, desde que haja um software compatvel instalado. Enviar: Envia uma cpia do documento atual para diferentes aplicativos. Assinaturas digitais: Esta caixa de dilogo adiciona e remove assinaturas digitais do documento. Voc tambm pode us-la para exibir certificados. Propriedades: Exibe as propriedades do arquivo atual, inclusive estatsticas, como contagem de palavras e a data da criao do arquivo. Modelos: Permite organizar e editar os modelos, bem como salvar o arquivo atual como um modelo. Visualizao de pgina: Exibe uma visualizao da pgina impressa ou fecha a visualizao. Imprimir: Imprime o documento atual, a seleo ou as pginas que voc especificar. Voc tambm pode definir as opes de impresso para o documento atual. Configurao da Impressora: Selecione a impressora padro para o documento atual. Sair: Fecha todos os programas do BrOffice.org e solicita que voc salve suas alteraes. EDITAR 1. 2. Desfazer: Reverte o ltimo comando ou a ltima entrada digitada. Para selecionar o comando que voc deseja reverter, clique na seta ao lado do cone Desfazer na barra Padro. Refazer: Reverte a ao do ltimo comando Desfazer. Para selecionar a etapa Desfazer que voc deseja reverter, clique na seta ao lado do cone Refazer na barra de ferramentas Padro.

paulomarcosjf@ig.com.br _______________________________________________ pgina 64

INFORMTICA PARA CONCURSOS


3. 4. 5. 6. 7. 8. 9. 10. 11. 12. 13. 14. 15. 16. 17. 18. 19. 20. Repetir: Repete o ltimo comando. Recortar: Remove e copia a seleo para a rea de transferncia. Copiar: Copia a seleo para a rea de transferncia. Colar: Insere o contedo da rea de transferncia na posio do cursor e substitui o texto ou os objetos selecionados. Clique na seta ao lado do cone para selecionar o formato. Colar Especial: Insere o contedo da rea de transferncia no arquivo atual em um formato que voc pode especificar. Selecionar tudo: Seleciona todo o contedo do arquivo, quadro ou objeto de texto atual. Alteraes: Lista os comandos que esto disponveis para rastrear as alteraes em seu arquivo. Comparar Documento: Compara o documento atual com um documento que voc seleciona. Localizar e Substituir: Procura ou substitui textos ou formatos no documento atual. Navegador: Ativa e desativa o Navegador. Cabealhos e Rodaps: Permite que voc defina e formate cabealhos e rodaps. Preencher: Preenche automaticamente as clulas com contedo. Excluir Contedo: Especifica o contedo a ser excludo da clula ativa ou de um intervalo de clulas selecionado. Excluir Clulas: Exclui completamente as clulas, as colunas ou as linhas selecionadas. As clulas abaixo ou direita das clulas excludas preenchero o espao. Planilha: Edite comandos para planilhas inteiras. Excluir quebra manual: Escolha o tipo de quebra manual que voc deseja excluir. Links: Permite a edio das propriedades de cada vnculo no documento atual, incluindo o caminho para o arquivo de origem. Este comando no estar disponvel se o documento atual no contiver vnculos para outros arquivos. Plug-in: Permite a edio de plug-ins no seu arquivo. Escolha este comando para ativar ou desativar este recurso. Quando ativado, aparecer uma marca de seleo ao lado do comando, e voc ver comandos para editar o plug-in em seu menu de contexto. Quando desativado, voc ver comandos para controlar o plug-in no menu de contexto. Mapa de Imagem: Permite que voc anexe URLs a reas especficas, denominadas pontos de acesso, em uma figura ou em um grupo de figuras. Um Mapa de Imagem um grupo com um ou mais pontos de acesso. Objeto: Permite a edio de um objeto selecionado no arquivo inserido com o comando Inserir Objeto. EXIBIR 1. 2. Normal: Mostra a exibio normal da planilha. Visualizao de quebra de pgina: Exiba as quebras de pgina e os intervalos de impresso na planilha. Escolha Exibir - Normal para desativar este modo. 3. Barras de ferramentas: Abre um submenu para mostrar e ocultar barras de ferramentas. Uma barra de ferramentas contm cones e opes que permitem acessar rapidamente os comandos do BrOffice.org. 4. Barra de frmulas: Mostra ou oculta a barra de frmulas, utilizada para inserir e editar frmulas. A barra de frmulas a ferramenta mais importante durante o trabalho com planilhas. 5. Barra de status: Mostra ou oculta a barra de status na borda inferior da janela. 6. Cabealhos de colunas e linhas: Exibe os cabealhos de colunas e linhas ao ser marcada. 7. Realce de valore: Reala valores numricos da planilha. 8. Fontes de dados:Lista os bancos de dados registrados para o BrOffice.org e permite que voc gerencie o contedo deles. 9. Tela inteira: Mostra ou oculta os menus e as barras de ferramentas. Para sair do modo de tela inteira, clique no boto Ativar/Desativar tela inteira. 10. Zoom: Reduz ou amplia a exibio de tela do BrOffice.org. INSERIR 1. 2. 3. Quebra manual: Este comando insere quebras manuais de linhas ou colunas para assegurar que os dados sejam impressos de forma correta. Voc pode inserir uma quebra de pgina horizontal acima ou uma quebra de pgina vertical esquerda da clula ativa. Clulas: Abre a caixa de dilogo Inserir clulas, na qual voc pode inserir novas clulas de acordo com as opes especificadas. Linhas: Insere uma nova linha acima da clula ativa. O nmero de linhas inseridas corresponder ao nmero de

21. 22.

paulomarcosjf@ig.com.br _______________________________________________ pgina 65

INFORMTICA PARA CONCURSOS


4. 5. 6. 7. 8. 9. 10. 11. 12. 13. 14. 15. 16. 17. 18. linhas selecionadas. As linhas existentes so movidas para baixo. Colunas: Insere uma nova coluna esquerda da clula ativa. O nmero de colunas inseridas corresponde ao nmero de colunas selecionadas. As colunas existentes so deslocadas para a direita. Planilha: Define as opes a serem usadas para inserir uma nova planilha. Voc pode criar uma nova planilha ou inserir uma existente a partir de um arquivo. Planilha do arquivo: Insere uma folha a partir de um arquivo de planilha diferente. Vincular a dados externos: Insere dados de um arquivo HTML, Calc ou Excel na planilha atual como um vnculo. Os dados devem estar localizados em um intervalo nomeado. Caractere Especial: Insere os caracteres especiais a partir das fontes instaladas. Hyperlink: Abre uma caixa de dilogo que permite que voc crie e edite hyperlinks. Funo: Abre o Assistente de Funes, que ajuda a criar frmulas de modo interativo. Lista de Funes: Este comando abre a janela Lista de funes, que exibe todas as funes que podem ser inseridas no documento. Nomes: Permite que voc nomeie as diferentes sees do documento de planilha. Isso permite navegar facilmente pelos documentos de planilha e localizar informaes especficas. Nota: Insere uma nota na posio atual do cursor. Para exibir ou editar o contedo de uma nota, selecione-a e escolha este comando. Figura: Selecione a origem da figura que deseja inserir. Filme e som: Insere um arquivo de vdeo ou de som no documento. Objetos: Insere um objeto em seu documento. Para filmes e sons, use Inserir - Filme e som. Grfico: Cria um grfico no documento atual. Para usar um intervalo de clulas como a fonte de dados do seu grfico, selecione as clulas e, em seguida, escolha este comando. Quadro Flutuante: Insere um quadro flutuante no documento atual. Os quadros flutuantes so usados em documentos HTML para exibir o contedo de outro arquivo. FOMATAR 1. 2. 3. 4. 5. 6. 7. 8. 9. 10. 11. 12. 13. 14. 15. 16. 17. 18. 19. 20. 21. 22. 23. Formatao padro: Remove formatao direta da seleo. Clulas: Permite que voc especifique diversas opes de formatao e aplique atributos s clulas selecionadas. Linha: Define a altura da linha e oculta ou mostra as linhas selecionadas. Coluna: Define a largura da coluna e oculta ou mostra as colunas selecionadas. Planilha: Define o nome da planilha e oculta ou mostra as planilhas selecionadas. Mesclar clulas: Combina as clulas selecionadas em uma nica clula ou divide as clulas mescladas. Pgina: Abre uma caixa de dilogo na qual voc pode definir a aparncia de todas as pginas do documento. Intervalos de impresso: Gerencia intervalos de impresso. Somente sero includas clulas dentro de intervalos de impresso. Caractere: Muda a fonte e a formatao de fonte dos caracteres selecionados. Pargrafo: Modifica o formato do pargrafo atual, por exemplo, alinhamento e recuo. Alterar capitalizao: Altera o uso de maisculas e minsculas nos caracteres selecionados ou, se o cursor estiver em uma palavra, altera o uso de maisculas e minsculas de todos os caracteres nela. Estilos e formatao: Usa a janela Estilos e formatao para atribuir estilos a sees de objetos e texto. Voc pode atualizar estilos, modificando os existentes ou criando novos. AutoFormatao: Use este comando para aplicar a AutoFormatao em uma rea selecionada da planilha ou para definir suas prprias opes de AutoFormatao. Formatao Condicional: Escolha Formatao condicional para definir estilos de formato dependendo de certas condies. Ancorar: Define as opes de ancoramento para o objeto selecionado. Alinhamento (objetos): Alinha os objetos selecionados, um em relao ao outro. Alinhamento (objetos de texto): Define as opes de alinhamento para a seleo atual. Dispor: Altera a ordem de empilhamento do(s) objeto(s) selecionado(s). Inverter: Inverte o objeto selecionado, horizontalmente ou verticalmente. Grupo: Agrupa os objetos selecionados de forma que possam ser movidos ou formatados como um nico objeto. Grfico: Abre um submenu para editar propriedades do objeto selecionado. Controle: Abre uma caixa de dilogo que permite editar as propriedades de um controle selecionado. Formulrio: Nesta caixa de dilogo, voc pode especificar, entre outras coisas, a fonte de dados e os eventos de todo o formulrio.

paulomarcosjf@ig.com.br _______________________________________________ pgina 66

INFORMTICA PARA CONCURSOS


FERRAMENTAS 1. 2. 3. 4. 5. 6. 7. 8. 9. 10. 11. 12. 13. 14. 15. Verificao ortogrfica: Verifica a ortografia manualmente. Idioma: Abre um submenu em que voc pode escolher comandos especficos do idioma. Detetive: Esse comando ativa o Detetive de planilha. Com o Detetive, voc pode rastrear as dependncias da clula de frmula atual nas clulas da planilha. AutoCorreo: Define as opes para a substituio automtica de texto medida que voc digita. Atingir Meta: Abre uma caixa de dilogo na qual voc pode resolver uma equao com uma varivel. Cenrios: Define um cenrio para a rea de planilha selecionada. Proteger documento: O comando Proteger documento impede que sejam feitas alteraes nas clulas das planilhas ou nas planilhas de um documento. Voc tambm tem a opo de definir uma senha. Se resolver fazer isso, a remoo da proteo s ser possvel se o usurio digitar a senha correta. Contedo de clula: Abre um submenu com comandos para calcular tabelas e ativar a AutoEntrada. Galeria: Abre a Galeria, onde voc poder selecionar figuras e sons para inserir em seu documento. Reprodutor de Mdia: Abre a janela do Reprodutor de Mdia, em que voc pode visualizar arquivos de filme e som e inseri-los no documento atual. Macros: Permite gravar, organizar e edite macros. Gerenciador de pacotes: O Gerenciador de pacotes adiciona, remove, desativa, ativa e exporta extenses (pacotes) do BrOffice.org. Configuraes do filtro XML: Abre a caixa de dilogo Configuraes do filtro XML, onde voc pode criar, editar, excluir e testar filtros para importar e exportar arquivos XML. Personalizar: Personaliza menus, teclas de atalho, barras de ferramentas e atribuies de macros do BrOffice.org para eventos. Opes: Este comando abre uma caixa de dilogo para configurao personalizada do programa. DADOS 1. 2. 3. 4. 5. 6. 7. 8. Definir Intervalo: Define um intervalo de banco de dados com base nas clulas selecionadas na planilha. Selecionar Intervalo: Seleciona um intervalo de banco de dados definido em Dados - Definir intervalo. Classificar: Classifica as linhas selecionadas de acordo com as condies especificadas. Filtro: Contm comandos de filtro. Subtotais: Calcula os subtotais para as colunas selecionadas. Validade: Define quais dados so vlidos para uma clula ou um intervalo de clulas selecionado. Mltiplas Operaes: Aplica a mesma frmula a clulas diferentes, mas com diferentes valores de parmetro. Consolidar: Combina dados de um ou mais intervalos de clulas independentes e calcula um novo intervalo usando a funo especificada. 9. Estrutura de tpicos: Voc pode criar uma estrutura de tpicos para os dados e agrupar linhas e colunas de modo a poder recolher e expandir os grupos com um nico clique do mouse. 10. Assistente de Dados: Uma tabela do Assistente de Dados fornece um resumo de grandes quantidades de dados. Voc pode reorganizar a tabela do Assistente de Dados para exibir resumos diferentes dos dados. 11. Atualizar Intervalo: Atualiza um intervalo de dados inserido a partir de um banco de dados externo. Os dados da planilha so atualizados para que correspondam aos dados do banco de dados externo. JANELA 1. 2. 3. 4. 5. Nova janela: Abre uma nova janela que exibe os contedos da janela atual. Voc pode agora ver diferentes partes do mesmo documento ao mesmo tempo. Fechar: Fecha a janela atual. Escolha Janela - Fechar ou pressione Ctrl+F4. Na visualizao de pgina dos programas BrOffice.org Writer e Calc, voc pode fechar a janela atual por meio de um clique no boto Fechar visualizao. Dividir: Divide a janela atual no canto superior esquerdo da clula ativa. Fixar: Divide a planilha no canto superior esquerdo da clula ativa. A rea localizada na parte superior esquerda no ser mais rolvel. Lista de documentos: Lista os documentos abertos no momento atual. Selecione o nome de um documento ma lista para alternar para esse documento.

paulomarcosjf@ig.com.br _______________________________________________ pgina 67

INFORMTICA PARA CONCURSOS


AJUDA 1. 2. 3. 4. 5. Ajuda do BrOffice.org: Abre a pgina principal da Ajuda do BrOffice.org do aplicativo atual. Voc pode percorrer as pginas da Ajuda e procurar por termos do ndice ou por outro texto. O que isto: Ativa as dicas de ajuda adicionais sobre o ponteiro do mouse at o prximo clique. Suporte: Mostra informaes de como obter suporte. Registro: Conecta ao site do BrOffice.org na Web, onde voc pode registrar sua cpia BrOffice.org. Verificar se h atualizaes: Este comando est disponvel somente nas verses completas do BrOffice.org, StarOffice e StarSuite. Estabelea uma conexo com a Internet e escolha Verificar se h atualizaes para comprovar se est disponvel uma nova verso do conjunto de Office. Se uma nova verso estiver disponvel, seu navegador da Web padro iniciar e exibir uma pgina de atualizao. Leia o arquivo Readme para as instrues. Sobre: Exibe informaes gerais do programa, como o nmero da verso e os direitos autorais.

6.

BROFFICE IMPRESS
Equivalente ao Microsoft Power Point, sua funo servir como base para apresentaes indicadas pelo usurio. Arquivos do Power Point possuem nome secundrio igual a PPT, j no Impress a identificao padro ODP.

AMBIENTE DO PROGRAMA

1. 2. 3. 4. 5. 6. 7. 8. 9. 10.

BARRA DE TTULO BARRA DE MENU BARRA DE FERRAMENTAS PADRO BARRA DE FERRAMENTAS APRESENTAO BARRA DE FERRAMENTAS FORMATAO PAINEL DE SLIDES BARRA DE FERRAMENTAS DESENHO BARRA DE STATUS PAINEL DE VISULIZAO PAINEL DE TAREFAS

paulomarcosjf@ig.com.br _______________________________________________ pgina 68

INFORMTICA PARA CONCURSOS

BARRA DE FERRAMENTAS
PADRO

1. 2. 3. 4. 5. 6. 7.

NOVO ABRIR SALVAR DOCUMENTO COMO E-MAIL EDITAR ARQUIVO EXPORTAR COMO PDF IMPRIMIR

8. VERIFICAO ORTOGRAFICA 9. AUTO VERIF. ORTOGRAFICA 10. RECORTAR 11. COPIAR 12. COLAR 13. PINCEL DE ESTILO 14. DESFAZER

15. 16. 17. 18. 19. 20. 21. 22.

RESTAURAR GRFICO PLANILHA HIPERLINK EXIBIR GRADE NAVEGADOR ZOOM AJUDA

APRESENTAES

1.

SLIDE: Insere um novo slide aps atual.

2.

DESIGN DE SLIDES: Determina o formato do Slide selecionado

3.

APRES. DE SLIDES: Inicia a apresentao de Slides

FORMATAO

1. 2. 3. 4.

ESTILOS E FORMATAO LINHA ESTILO DE SETA ESTILO DE LINHA

5. 6. 7. 8.

LARGURA DA LINHA COR DA LINHA AREA ESTILO DA AREA

9. PREENCHIMENTO 10. SOMBRA

TEXTO

1. 2. 3. 4. 5. 6.

FONTE TAMANHO DA FONTE NEGRITO ITLICO SUBLINHADO SOMBRA

7. 8. 9. 10. 11. 12.

ALINHAR A ESQUEDA CENTRALIZAR ALINHAR A DIREITA JUSTIFICAR MARCADORES PROMOVER(move o pargrafo para um nvel acima)

13. REBAIXAR (move o pargrafo selecionado para um nvel abaixo) 14. MOVER PARA CIMA(posiciona o pargrafo atual antes do pargrafo acima) 15. MOVER PARA BAIXO (posiciona o pargrafo atual abaixo do prximo pargrafo) 16. CARACTERE (abre a caixa para controle de formataes) 17. PARAGRAFO(determina recuos e espaamentos) 18. MARCADORES E NUMERAO 19. COR DA FONTE

paulomarcosjf@ig.com.br _______________________________________________ pgina 69

INFORMTICA PARA CONCURSOS MENUS DO IMPRESS


MENU ARQUIVO 1. Novo: Cria um novo documento do BrOffice.org. 2. Abrir: Abre ou importa um arquivo. 3. Documentos recentes: Lista os arquivos abertos mais recentemente. Para abrir um arquivo da lista, clique no nome dele 4. Assistentes: Guia voc na criao de cartas comerciais e pessoais, fax, agendas, apresentaes etc. 5. Fechar: Feche o documento atual sem sair do programa. 6. Salvar: Salva o documento atual. 7. Salvar como: Salva o documento atual em outro local ou com um nome de arquivo ou tipo de arquivo diferente. 8. Salvar tudo: Salva todos os documentos abertos do BrOffice.org. Este comando s estar disponvel se dois ou mais arquivos tiverem sido modificados. 9. Recarregar: Substitui o documento atual pela ltima verso salva. 10. Verses: Salva e organiza vrias verses do documento atual no mesmo arquivo. Voc tambm pode abrir, excluir e comparar verses anteriores. 11. Exportar: Exporta a apresentao ou o desenho e define as opes de exportao. 12. Enviar: Envia uma cpia do documento atual para diferentes aplicativos. 13. Assinaturas digitais: Esta caixa de dilogo adiciona e remove assinaturas digitais do documento. Voc tambm pode us-la para exibir certificados. 14. Propriedades: Exibe as propriedades do arquivo atual, inclusive estatsticas, como contagem de palavras e a data da criao do arquivo. 15. Modelos: Permite organizar e editar os modelos, bem como salvar o arquivo atual como um modelo. 16. Imprimir: Imprime o documento atual, a seleo ou as pginas que voc especificar. Voc tambm pode definir as opes de impresso para o documento atual. 17. Configuraes da Impressora: Selecione a impressora padro para o documento atual. 18. Sair: Fecha todos os programas do BrOffice.org e solicita que voc salve suas alteraes. MENU EDITAR 1. Desfazer: Reverte o ltimo comando ou a ltima entrada digitada. Para selecionar o comando que voc deseja reverter, clique na seta ao lado do cone Desfazer na barra Padro. 2. Refazer: Reverte a ao do ltimo comando Desfazer. Para selecionar a etapa Desfazer que voc deseja reverter, clique na seta ao lado do cone Refazer na barra de ferramentas Padro. 3. Recortar: Remove e copia a seleo para a rea de transferncia. 4. Copiar: Copia a seleo para a rea de transferncia. 5. Colar: Insere o contedo da rea de transferncia na posio do cursor e substitui o texto ou os objetos selecionados. Clique na seta ao lado do cone para selecionar o formato. 6. Colar Especial: Insere o contedo da rea de transferncia no arquivo atual em um formato que voc pode especificar. 7. Selecionar tudo: Seleciona todo o contedo do arquivo, quadro ou objeto de texto atual. 8. Localizar e Substituir: Procura ou substitui textos ou formatos no documento atual. 9. Navegador: Abre o Navegador, com o qual possvel saltar para outros slides ou mover entre arquivos abertos. 10. Duplicar: Faz uma ou mais cpias de um objeto selecionado. 11. Pontos: Ativa/desativa o modo Editar pontos. 12. Pontos de Colagem: Ativa/desativa o modo Editar pontos de colagem. 13. Campos: Edita as propriedades de um campo inserido. 14. Excluir slide: Exclui o slide ou a pgina atual. 15. Links: Permite a edio das propriedades de cada link no documento atual, incluindo o caminho para o arquivo de origem. Este comando no estar disponvel se o documento atual no contiver links para outros arquivos. 16. Plug-in: Permite a edio de plug-ins no seu arquivo. Escolha este comando para ativar ou

paulomarcosjf@ig.com.br _______________________________________________ pgina 70

INFORMTICA PARA CONCURSOS


desativar este recurso. Quando ativado, aparecer uma marca de seleo ao lado do comando, e voc ver comandos para editar o plug-in em seu menu de contexto. Quando desativado, voc ver comandos para controlar o plug-in no menu de contexto. 17. Mapa de imagem: Permite que voc anexe URLs a reas especficas, denominadas pontos de acesso, em uma figura ou em um grupo de figuras. Um Mapa de Imagem um grupo com um ou mais pontos de acesso. 18. Objeto: Permite editar um objeto selecionado no arquivo, inserido com o comando Inserir Objeto. 19. Hyperlink: Abre uma caixa de dilogo que permite que voc crie e edite hyperlink MENU EXIBIR 1. Normal: Alterna para a exibio normal na qual possvel criar e editar slides. 2. Estrutura de tpicos: Alterna para a exibio de estrutura de tpicos na qual possvel reordenar slides e editar os ttulos e cabealhos dos slides. 3. Classificador de slides: Exibe miniaturas dos slides. 4. Apresentao de slides: Inicia a apresentao de slides. 5. Exibio de notas: Alterna para a exibio de pgina de notas, em que voc pode adicionar notas aos seus slides. Durante a apresentao, o pblico no consegue v-las porque elas permanecem ocultas. 6. Exibio de folhetos: Alterna para a exibio de folhetos, onde possvel dimensionar vrios slides para que se ajustem a uma pgina impressa. Para modificar o nmero de slides que podem ser impressos em uma pgina, abra o painel de tarefas Layouts e clique duas vezes em um layout. 7. Mestre: Alterna para uma das vrias exibies mestre, onde possvel adicionar elementos que devero ser exibidos em todos os slides da apresentao. 8. Cor/Escala de cinza: Mostra os slides em cores, em escala de cinza ou em preto e branco. 9. Painel de tarefas: Ativa e desativa o painel de tarefas do BrOffice.org Impress. 10. Slides: Ativa e desativa o Painel Slide. 11. Barras de ferramentas: Abre um submenu para mostrar e ocultar barras de ferramentas. Uma barra de ferramentas contm cones e opes que permitem acessar rapidamente os comandos do BrOffice.org. 12. Barra de status: Mostra ou oculta a barra de status na borda inferior da janela. 13. Status do mtodo de entrada: Mostra ou oculta a janela de status do IME (Input Method Engine). 14. Rgua: Exibe ou oculta rguas no alto e na lateral esquerda da rea de trabalho. 15. Grade: Define as propriedades de exibio de uma grade. 16. Guias: Especifica as opes de exibio para guias. 17. Cabealho e rodap: Adiciona ou altera o texto em espaos reservados na parte superior ou inferior dos slides e dos slides mestre. 18. Zoom: Reduz ou amplia a exibio de tela do BrOffice.org. MENU INSERIR 1. Slide: Insere um slide depois do slide selecionado atualmente. 2. Duplicar slide: Insere uma cpia do slide atual aps o slide atual. 3. Expandir slide: Cria um novo slide a partir de cada ponto superior da estrutura de tpicos (o texto que est um nvel abaixo do ttulo na hierarquia da estrutura de tpicos) no slide selecionado. O texto da estrutura de tpicos passa a ser o ttulo do novo slide. Os pontos da estrutura de tpicos abaixo do nvel superior no slide original subiro um nvel no novo slide. 4. Slide de resumo: Cria um novo slide com uma lista de marcadores contendo os ttulos dos slides seguintes ao slide selecionado. O slide de resumo inserido atrs do ltimo slide. 5. Nmero de pgina: Adiciona o nmero do slide ou da pgina. 6. Data e hora: Adiciona a data e a hora como um campo. 7. Campos: Lista os campos comuns que podem ser inseridos no slide. 8. Caractere Especial: Insere os caracteres especiais a partir das fontes instaladas. 9. Marca de formatao: Abre um submenu para inserir marcas especiais de formatao. 10. Hyperlink: Abre uma caixa de dilogo que permite que voc crie e edite hyperlinks.

paulomarcosjf@ig.com.br _______________________________________________ pgina 71

INFORMTICA PARA CONCURSOS


11. Imagem animada: Cria uma animao personalizada no slide atual. S possvel usar objetos existentes para criar uma animao. 12. Planilha: Insere uma nova planilha do BrOffice.org Calc no slide atual. 13. Figura: Selecione a origem da figura que deseja inserir. 14. Filme e som: Insere um arquivo de vdeo ou de som no documento. 15. Objetos: Insere um objeto em seu documento. Para filmes e sons, use Inserir - Filme e som. 16. Grfico: Cria um grfico no documento atual. Para usar um intervalo de clulas como a fonte de dados do seu grfico, selecione as clulas e, em seguida, escolha este comando. 17. Quadro Flutuante: Insere um quadro flutuante no documento atual. Os quadros flutuantes so usados em documentos HTML para exibir o contedo de outro arquivo. No h suporte para quadros flutuantes no Netscape Navigator 4.x. 18. Arquivo: Insere um arquivo no slide ativo. Voc pode inserir arquivos do BrOffice.org Draw ou Impress, ou textos de um documento HTML ou de um arquivo de texto. MENU FORMATAR 1. 2. 3. 4. 5. 6. 7. 8. 9. 10. 11. 12. 13. 14. Formatao padro: Remove formatao direta da seleo. Caractere: Muda a fonte e a formatao de fonte dos caracteres selecionados. Pargrafo:Modifica o formato do pargrafo atual, por exemplo, alinhamento e recuo. Marcaes e numerao: Adiciona marcadores ou numerao ao pargrafo atual e permite que voc edite o formato da numerao ou dos marcadores. Pgina: Define a orientao da pgina, as margens da pgina, o plano de fundo e outras opes de layout. Alterar capitalizao: Altera o uso de maisculas e minsculas nos caracteres selecionados ou, se o cursor estiver em uma palavra, altera o uso de maisculas e minsculas de todos os caracteres nela. Posio e Tamanho: Redimensiona, move, gira ou inclina o objeto selecionado. Linha: Define as opes de formatao para a linha selecionada. rea: Define as propriedades de preenchimento do objeto de desenho selecionado. Texto: Define as propriedades de layout e de ancoramento do texto no objeto de texto ou de desenho selecionado. Design de slide: Exibe a caixa de dilogo Design de slides, onde possvel selecionar um esquema de layout para o slide atual. Os objetos no design de slides so inseridos atrs dos objetos contidos no slide atual. Modificar layout de slide: Abre o painel Layout de slide no painel Tarefas. Estilos e formatao: Lista os estilos disponveis em uma janela flutuante. Grupo: Agrupa os objetos selecionados de forma que possam ser movidos ou formatados como um nico objeto. MENU FERRAMENTAS

1. Verificao ortogrfica: Verifica a ortografia manualmente. 2. Idioma: Abre um submenu em que voc pode escolher comandos especficos do idioma. 3. AutoCorreo: Define as opes para a substituio automtica de texto medida que voc digita. 4. Galeria: Abre a Galeria, onde voc poder selecionar figuras e sons para inserir em seu documento. 5. Conta-gotas: Abre a caixa de dilogo de conta-gotas, na qual voc pode substituir cores em figuras de metarquivo e de bitmap. 6. Media Player: Abre a janela do Media Player, em que voc pode visualizar arquivos de filme e som e inseri-los no documento atual. 7. Macros: Permite gravar, organizar e edite macros. 8. Gerenciador de extenso: O Gerenciador de extenso adiciona, remove, desativa, ativa e exporta extenses do BrOffice.org. 9. Configuraes do filtro XML: Abre a caixa de dilogo Configuraes do filtro XML, onde voc pode criar, editar, excluir e testar filtros para importar e exportar arquivos XML. 10. Configurar: Personaliza menus, teclas de atalho, barras de ferramentas e atribuies de macros do BrOffice.org para eventos. 11. Opes: Abre uma caixa de dilogo para configurao personalizada do programa.

paulomarcosjf@ig.com.br _______________________________________________ pgina 72

INFORMTICA PARA CONCURSOS


MENU APRESENTAO DE SLIDES 1. Apresentao de slides: Inicia a apresentao de slides. 2. Configuraes da Apresentao de Slides: Define as configuraes da apresentao de slides, inclusive com que slide iniciar, o tipo de apresentao, o modo como os slides avanam e as opes de ponteiro. 3. Cronmetrar: Inicia uma apresentao de slides com um timer no canto inferior esquerdo. 4. Interao: Define como o objeto selecionado se comportar quando ele for clicado durante uma apresentao de slides. 5. Animao personalizada: Atribui um efeito ao objeto selecionado que ser executado durante a apresentao de slides. 6. Transio de slides: Define o efeito especial que ser executado quando um slide for exibido durante uma apresentao de slides. 7. Mostrar/Ocultar slide: Oculta o slide selecionado para que no seja exibido durante uma apresentao de slides. 8. Apresentao de Slides Personalizada: Define uma apresentao de slides personalizada usando slides contidos na apresentao atual. Voc poder selecionar os slides que atendem s necessidades do seu pblico. Voc poder criar quantas apresentaes de slides desejar. JANELA 1. Nova janela: Abre uma nova janela que exibe os contedos da janela atual. Voc pode agora ver diferentes partes do mesmo documento ao mesmo tempo. 2. Fechar: Fecha a janela atual. Escolha Janela - Fechar ou pressione Ctrl+F4. Na visualizao de pgina dos programas BrOffice.org Writer e Calc, voc pode fechar a janela atual por meio de um clique no boto Fechar visualizao. 3. Lista de documentos: Lista os documentos abertos no momento atual. Selecione o nome de um documento ma lista para alternar para esse documento. AJUDA 1. Ajuda do BrOffice.org: Abre a pgina principal da Ajuda do BrOffice.org do aplicativo atual. Voc pode percorrer as pginas da Ajuda e procurar por termos do ndice ou por outro texto. 2. O que isto: Ativa as dicas de ajuda adicionais sobre o ponteiro do mouse at o prximo clique. 3. Suporte: Mostra informaes de como obter suporte. 4. Registro: Conecta ao site do BrOffice.org na Web, onde voc pode registrar sua cpia BrOffice.org. 5. Verificar se h atualizaes: Ative uma conexo com a Internet para o BrOffice.org. Se um proxy for necessrio, marque as configuraes de Proxy em Ferramentas - Opes - Internet. Em seguida escolha Verificar se h atualizaes para comprovar se est disponvel uma nova verso do conjunto de Office. Se uma nova verso estiver disponvel, seu navegador da Web padro iniciar e exibir uma pgina de atualizao. Leia o arquivo Readme para as instrues. 6. Comprar BrOffice.org: Esse comando de menu estar visvel na verso de avaliao do BrOffice.org. Selecione-o para abrir o Assistente de Compras do BrOffice.org. 7. Sobre: Exibe informaes gerais do programa, como o nmero da verso e os direitos autorais. ATALHOS DE GERENCIAMENTO Teclas de atalho F2 F3 Ctrl+F3 Efeito Edite o texto. Edite o grupo. Saia do grupo.

paulomarcosjf@ig.com.br _______________________________________________ pgina 73

INFORMTICA PARA CONCURSOS


Shift+F3 F4 F5 Ctrl+Shift+F5 F7 Ctrl+F7 F8 Ctrl+Shift+F8 F11 Duplicar Posio e tamanho Exibir apresentao de slides. Navegador Verificao ortogrfica Dicionrio de sinnimos Editar pontos. Ajuste o texto ao quadro. Estilos e formatao

ATALHOS DURANTE A APRESENTAO

Teclas de atalho Esc Barra de espaos ou seta direita ou seta para baixo ou Page Down ou Enter ou Return ou N Alt+Page Down [nmero] + Enter seta Para a esquerda ou Para cima ou Page Up ou Backspace ou P Alt+Page Up Home End Ctrl+Page Up Ctrl+Page Down

Efeito Finalize a apresentao. Reproduzir o prximo efeito (se houver, caso contrrio ir para o prximo slide). Ir para o prximo slide sem reproduzir os efeitos. Digite o nmero de um slide e pressione Enter para ir para o slide. Reproduz o efeito anterior novamente. Se no houver efeito anterior nesse slide, exibir slide anterior. Ir para o slide anterior sem reproduzir os efeitos. Salte para o ltimo slide da apresentao. Salte para o ltimo slide da apresentao. V para o slide anterior. V para o prximo slide.

paulomarcosjf@ig.com.br _______________________________________________ pgina 74

INFORMTICA PARA CONCURSOS

MOZILLA FIRE FOX


Programa de navegao ou browser, sua funo gerenciar a estrutura WWW (World Wide Web) na internet. Obs: Este browser tambm pode ser utilizado no gerenciamento de tarefas em uma Intranet ou Extranet.

AMBIENTE DO PROGRAMA 1. 2. 3. 4. 5. BARRA DE TTULO BARRA DE MENUS BARRA FERRAMENTAS PAINEL DE VISUALIZAO BARRA DE STATUS BOTOES DA BARRA DE FERRAMENTAS

1. 2. 3. 4. 5. 6. 7. 8.

RETORNAR PARA PGINA ANTERIOR PRXIMA PGINA ATUALIZAR INTERROMPER CARREGAMENTO PGINA INCIAL BARRA DE ENDEREOS ABRIR A PAGINA PESQUISA GOOGLE BARRA DE MENUS ARQUIVO

1. Nova janela: Abre uma nova janela do Firefox. 2. Nova aba: Abre uma nova aba na janela selecionada do Firefox. 3. Abrir endereo:Posiciona o cursor do teclado no Campo de endereo na Barra de navegao do Firefox para paulomarcosjf@ig.com.br _______________________________________________ pgina 75

INFORMTICA PARA CONCURSOS 4. 5. 6. 7. 8. 9. 10. 11. 12. 13. 14.


que voc possa digitar o endereo do site que deseja visitar. Abrir arquivo:Exibe a caixa de dilogo Abrir, onde voc pode selecionar um arquivo do seu disco local ou rede. Voc pode visualizar vrios tipos de arquivos no Firefox, incluindo arquivos HTML/XML, imagens, textos e outros. Fechar (janela): Fecha a janela exibida. Fechar aba: Fecha a aba selecionada e seleciona a aba direita. Este item de menu s ser visvel se mais de uma aba estiverem abertas na janela selecionada. Salvar como: Salva a pgina que est sendo exibida. Voc pode escolher entre salvar toda a pgina (completa, inclusive com imagens), somente a pgina HTML, ou somente o texto da pgina. Enviar endereo: Abre a janela de composio de emails usando o cliente de emails padro do seu computador para que voc possa enviar um email com um link para pgina que est sendo exibida. Configurar pgina: Exibe a caixa de dilogo Configurar pgina, onde voc pode ajustar as configuraes de impresso, tais como margens, cabealho e rodap e orientao da pgina. Visualizar impresso: Mostra como a pgina exibida ficar quando for impressa. Ela reflete as configuraes ajustadas na caixa de dilogo Configurar pgina, descrita acima, somadas s configuraes da prpria pgina. Imprimir: Exibe a caixa de dilogo Imprimir, onde voc pode especificar o nmero de cpias a serem impressas, etc. Clique em OK para imprimir a pgina. Importar: Abre o Assistente de importao, que permite que voc importe opes preferncias, favoritos, histrico, senhas e outros dados de navegadores como o Microsoft Internet Explorer, Netscape, Mozilla ou Opera. Modo off line: Alterna entre os modos online e off line. O modo off line permite que voc visualize pginas que voc j tenha visitado anteriormente sem a necessidade de estar conectado internet. Sair: Fecha todas as janelas abertas do Firefox, cancelando qualquer download em andamento, e sai completamente do Firefox. EDITAR Desfazer: Desfaz a ltima ao em um campo de texto. Refazer: Refaz o ltimo comando desfeito. Recortar: Recorta o texto selecionado em um campo de texto e o armazena na rea de transferncia. Copiar: Copia o texto selecionado em um campo de texto para a rea de transferncia. Colar: Cola o texto armazenado na rea de transferncia em um campo de texto. Excluir: Exclui o texto selecionado em um campo de texto. Selecionar tudo: Seleciona todo o texto e outros itens da pgina Localizar: Exibe a barra de ferramentas Localizar na base da janela do Firefox. Digite no campo de texto da Barra Localizar o texto que voc deseja encontrar. Localizar prxima: Localiza a prxima ocorrncia do texto especificado ao usar o comando Localizar Opes Preferncias: Exibe a janela de Opes Preferncias, onde voc pode mudar vrias opes preferncias do Firefox. EXIBIR

1. 2. 3. 4. 5. 6. 7. 8. 9. 10.

1. Barras de ferramentas: Navegao (Voltar, Avanar, Parar) e Favoritos (contm atalhos para vrios sites 2. 3. 4. 5. 6. 7. 8.
9. favoritos). Personalizar: Exibe a caixa de dilogo de personalizao das barras de ferramentas. Barra de status: Alterna a visibilidade da barra de status. Painel: O Painel pode exibir os seus favoritos ou o seu histrico. Favoritos: Exibe o Painel Favoritos, que mantm os seus favoritos visveis. Histrico: Exibe o painel Histrico, que mantm visvel o histrico de sites visitados. Para ajustar o nmero de dias a serem memorizados pelo Firefox, clique em Ferramentas > Opes Editar > Preferncias Firefox > Preferncias e selecione o painel Privacidade. Parar: Interrompe o carregamento da pgina que voc est visitando. Recarregar: Obtm a verso mais recente da pgina exibida (reload). Tamanho do texto: Permite modificar o tamanho do texto da pgina.

paulomarcosjf@ig.com.br _______________________________________________ pgina 76

INFORMTICA PARA CONCURSOS 10. Aumentar: Aumenta em uma unidade o tamanho do texto da pgina exibida. 11. Diminuir: Diminui em uma unidade o tamanho do texto da pgina exibida. 12. Normal: Exibe o texto da pgina em seu tamanho normal. 13. Estilos da pgina: Permite que voc selecione um estilo para a pgina exibida. Por padro, "Estilo base"
selecionado.

14. Nenhum estilo: Remove toda a formatao de estilos da pgina. 15. Estilo base: Exibe a pgina com o estilo geral especificado pelo autor. Caso o autor especifique estilos
alternativos para a pgina, o Firefox ir list-los aqui para que voc possa selecion-los.

16. Codificao: Permite que voc selecione manualmente a codificao de caracteres de uma pgina. 17. Cdigo-fonte: Exibe o cdigo-fonte do documento exibido. 18. Tela inteira: Alterna para o modo Tela inteira, pressionando F11 ela ser restaurada.
HISTRICO

1. Voltar: Volta uma pgina visitada no histrico. 2. Avanar: Avana uma pgina visitada no histrico. 3. Pgina inicial: Exibe a sua pgina inicial. Isso equivale a clicar no boto 4. 5.

Pgina inicial na barra de ferramentas. Para mudar a sua pgina inicial, clique em Ferramentas > Opes Editar > Preferncias Firefox > Preferncias e selecione o painel Principal. Reabrir aba: Permite que voc restaure uma aba fechada recentemente na janela exibida selecionando-a na lista. Exibir painel: Exibe o painel Histrico, que mantm visvel o histrico de sites visitados. Para ajustar o nmero de dias a serem memorizados pelo Firefox, clique em Ferramentas > Opes Editar > Preferncias Firefox > Preferncias e selecione o painel Privacidade. FAVORITOS

1. Adicionar pgina: Adiciona a pgina exibida aos seus Favoritos. 2. Inscrever RSS: Visualiza o RSS Really Simple Syndication (agregao realmente simples) oferecido pelo site, 3. 4.
geralmente utilizado por Sites ou blogs de noticias para atualizao automtica. Tambm pode ser chamado de Feeds. Adicionar abas: Adiciona todas as abas da janela exibida em uma nova pasta dos Favoritos. Organizar: Exibe o Gerenciador de Favoritos, uma janela onde voc pode organizar os seus Favoritos. Voc pode orden-los, renome-los e modificar as suas propriedades, bem como adicionar novos Favoritos e mover ou excluir os existentes. FERRAMENTAS Firefox para que voc possa digitar os termos que voc deseja pesquisar. Downloads: Abre o Gerenciador de Downloads, onde voc pode ver os downloads em andamento e tambm os downloads finalizados. Complementos: Abre o Gerenciador de Complementos, onde voc pode ver, instalar, configurar, atualizar e desinstalar as suas extenses e temas. Console de erros: Abre o Console de erros, que rastreia erros nos cdigos JavaScript das pginas. JavaScript uma linguagem de scripts utilizada com freqncia na construo de pginas da internet. Propriedades da pgina: Exibe diversas informaes sobre a pgina exibida, tais como tipo de documento, codificao, tamanho e informaes de segurana. Tambm exibe listas de mdias e links disponveis na pgina. Limpar dados pessoais: Limpa os itens selecionados no painel Privacidade em Ferramentas > Opes Editar > Preferncias Firefox > Preferncias. Opes Preferncias: Exibe a janela Opes Preferncias, onde voc pode modificar vrias opes preferncias do Firefox.

1. Pesquisar na web: Posiciona o cursor do teclado no Campo de pesquisa na Barra de Navegao do 2. 3. 4. 5. 6. 7.

paulomarcosjf@ig.com.br _______________________________________________ pgina 77

INFORMTICA PARA CONCURSOS


JANELA

1. Minimizar: Minimiza a janela selecionada. 2. Zoom: Aumenta ou restaura a janela selecionada. 3. Janelas abertas: Exibe uma lista de todas as janelas abertas por ttulo.
AJUDA

1. Contedo da Ajuda: Ajuda do Firefox 2. Para usurios do Internet Explorer: Abre esse Visualizador da Ajuda exibindo informaes que podem
ajudar usurios do Internet Explorer na transio para o Firefox.

3. Notas da verso: Exibe informaes sobre a instalao, desinstalao e configurao do Firefox, alm de 4. 5.
outras informaes importantes e as ltimas modificaes do Firefox. Requer uma conexo ativa com a internet. Reportar site como incompatvel: Permite que voc informe aos colaboradores do projeto Firefox sobre algum site que no funciona corretamente com o Firefox. Reportar site como fraude: Permite que voc informe um site que voc acredita ser uma falsificao ou um "phishing" site. A proteo anti-fraude do Firefox provida pelo Google, e quaisquer informaes que voc enviar sero direcionadas ao Google e utilizadas para melhorar esse recurso. Seu aviso ser enviado anonimamente, de acordo com a poltica de privacidade do Google. Verificar atualizaes: Verifica a existncia de atualizaes do Firefox e pergunta se voc deseja instal-las caso estejam disponveis. Sobre o Mozilla Firefox: Exibe uma janela com informaes sobre o Firefox.

6. 7.

MOZILLA THUNDERBIRD
Gerenciador de Mensagens de correio eletrnico, sua funo gerenciar as mensagens enviadas e recebidas no sistema. Obs: Este gerenciador tambm pode ser utilizado no gerenciamento de tarefas em uma Intranet ou Extranet.

paulomarcosjf@ig.com.br _______________________________________________ pgina 78

INFORMTICA PARA CONCURSOS


AMBIENTE DO PROGRAMA 1. 2. 3. 4. 5. 6. 7. BARRA DE TTULOS BARRA DE MENUS (Arquivo Editar Exibir Ir Mensagem Ferramentas Ajuda) BARRA DE FERRAMENTAS LISTA DE PASTAS (Entrada Sada Rascunhos - Lixeira) BARRA DE STATUS PAINEL DE MENSAGENS PAINEL DE VISUALIZAO OPES DE CLASSIFICAO DE MENSAGENS

1. 2. 3. 4. 5. 6. 7. 8. 9.

Agrupar por tpicos Ordenar por estrela Ordenar por anexo Ordenar por assunto Ordenar por mensagem lida Ordenar por destinatrio Ordenar por spam Ordenar por data Define quais colunas sero exibidas. Ex: assunto, data e destinatrio. BOTOES DA BARRA DE FERRAMENTAS

1. 2. 3. 4. 5. 6. 7.

RECEBER: recebe as mensagens da conta atual. NOVA MENSAGEM: abre a caixa de controle para o envio de uma nova mensagem. CATLOGO: abre o catlogo de endereos, que permite adicionar, editar ou excluir contatos. RESPONDER: responde ao autor da mensagem selecionada. RESPONDER TODOS: responde a todos os destinatrios da mensagem selecionada. ENCAMINHAR: encaminha a mensagem para contatos especficos. MARCADORES: destaca a mensagem com uma cor especfica por assunto. Ex: verde = particular, vermelho = importante, azul = pendente, amarelo = trabalho. 8. EXCLUIR: exclui a mensagem selecionada. 9. SPAM: marca a mensagem como spam. 10. IMPRIMIR: permite ativar as opes imprimir e visualizar impresso. 11. VOLTAR: mensagem anterior 12. AVANAR: prxima mensagem

paulomarcosjf@ig.com.br _______________________________________________ pgina 79

INFORMTICA PARA CONCURSOS


[Imagem da caixa Nova mensagem]

ATENO!!!!! Este boto

permite criptografar a mensagem e assinar digitalmente.

BARRA DE MENUS
MENU ARQUIVO

1. Novo: cria uma nova pasta, conta ou mensagem. 2. Abrir Arquivo: Abre o arquivo indicado. 3. Anexos: permite ao usurio salvar, desanexar, excluir ou abrir os anexos da mensagem. 4. Fechar: Fecha a janela exibida 5. Salvar como: ativa a funo salvar como. 6. Receber da Conta: define a conta que o usurio deseja verificar novas mensagens 7. Enviar Mensagens de Sada: envia as mensagens pendentes. 8. Renomear Pasta: permite renomear as pastas criadas pelo usurio. 9. Condensar Pastas: agrupa as pastas relacionadas a mensagem 10. Esvaziar Lixeira: descarta as mensagens excludas pelo usurio. 11. Off line: permite o trabalho no Mozzila Thunderbird ser estar conectado. 12. Configurar Pgina: define margens, tamanho do papel e orientao do papel 13. Visualizar Impresso: exibe um previa da mensagem que ser enviada posteriormente para impresso 14. Imprimir: imprime a mensagem selecionada. 15. Sair: fecha o programa.
MENU EDITAR

1. Desfazer: cancela a ltima ao. 2. Refazer: repete a ultima ao desfeita. 3. Recortar: desloca o contedo selecionado para rea de transferncia. 4. Copiar: duplica o contedo selecionado para rea de transferncia. 5. Colar: cola o contedo anteriormente recortado ou copiado 6. Excluir: exclui a mensagem ou pasta selecionada (criada pelo usurio) 7. Selecionar: todas ou tpicos 8. Localizar: localiza itens indicados pelo usurio. Ex: contatos e mensagens. 9. Pasta Favorita: define a pasta favorita para armazenamento 10. Propriedades da Pasta: define as propriedades de visualizao e excluso da pasta. Ex: excluir as mensagens
com mais de 30 dias. MENU EXIBIR

paulomarcosjf@ig.com.br _______________________________________________ pgina 80

INFORMTICA PARA CONCURSOS 1. Barra de Ferramentas: define quais sero as barra de ferramentas exibidas pelo programa. 2. Layout: define o modo de exibio da janela do programa. Ex: normal, clssico e vertical 3. Pastas: define quais sero as pastas exibidas na lista de pastas. 4. Ordenar por: define a ordem de classificao das mensagens. 5. Tpicos: define os tpicos que sero exibidos. 6. Cabealhos: define as opes exibidas no cabealho da mensagem. Ex: Assunto: De: Data: Para: 7. Formatao como: Exibe a mensagem no formato original do remetente, sem formatao ou formato HTML 8. Exibir anexos da mensagem: exibe no corpo da mensagem o anexo recebido 9. Tamanho do texto: amplia ou reduz a visualizao dos caracteres. 10. Codificao: exibe a codificao do idioma da mensagem selecionada 11. Cdigo fonte: exibe a estrutura do item selecionado 12. Propriedades de segurana: informa se a mensagem possui assinatura digital ou criptografada.
MENU IR

1. 2. 3. 4. 5.

Prxima: mensagem ou tpico Anterior: mensagem ou tpico Avanar: mensagem ou tpico Voltar: mensagem ou tpico Pgina inicial: visualiza a primeira pgina aberta pelo programa. MENU MENSAGEM

1. Nova: abre a caixa nova mensagem. 2. Responder: resposte ao autor da mensagem selecionada. 3. Responder a todos: responde a todos os destinatrios da mensagem selecionada. 4. Encaminhar: encaminha a mensagem selecionada para contatos especficos 5. Encaminhar como: anexo ou junto com a mensagem 6. Editar como nova: visualiza a mensagem selecionada na caixa nova mensagem. 7. Abrir mensagem: abre a mensagem selecionada. 8. Mover para: entrada, rascunhos e lixeira. 9. Copiar para: entrada, rascunhos e lixeira. 10. Mover de novo: repete a ao do comando Mover para. 11. Aplicar marcador: marca a mensagem como importante, trabalho, particular e pendente. 12. Marcar: como lida, estrela, spam, no spam, aplicar anti-spam. 13. Criar filtro para o remetente: define que tipo de mensagem poder ser exibida na caixa de entrada.
MENU FERRAMENTAS

1. 2. 3. 4.
5. 6.

7. 8. 9. 10.

Catlogo de endereos: abre o catalogo de endereos. Complementos: instala programas e opes auxiliares ao Mozilla Thunderbid. Filtro de mensagem: exibe os filtros aplicados para a mensagem selecionada. Aplicar filtros nesta pasta: aplica as regras definidas pelo usurio na pasta ativa. Aplicar anti-spam nesta pasta Excluir spans desta pasta Importar: importa mensagens, catlogos e configuraes de outros programas como Outlook e Eudora Console de erros: exibe os erros relacionados a mensagem ativa. Configurar contas: permite ao usurio configurar a conta de e-mail utilizada para enviar e receber mensagens. Opes: permite ao usurio configurar as opes funcionamento do programa como Aparncia, Privacidade (Anti-Spam, Anti-fraudes (phishing), Antivrus, Senhas), Opes e Anexos.

paulomarcosjf@ig.com.br _______________________________________________ pgina 81

INFORMTICA PARA CONCURSOS


[Imagem da caixa configurar contas]

[Imagem da caixa Opes]

MENU AJUDA

1. Notas da verso: 2.

Exibe informaes sobre a instalao, desinstalao e configurao alm das ltimas modificaes do Thunderbird. Requer uma conexo ativa com a internet. Ajuda do Mozilla Thunderbird: ativa o mdulo de ajuda do programa.

paulomarcosjf@ig.com.br _______________________________________________ pgina 82

INFORMTICA PARA CONCURSOS 3. Verificar atualizaes: Verifica a existncia de atualizaes do Firefox e pergunta se voc deseja instal-las
caso estejam disponveis.

4. Sobre o Mozilla Firefox: Exibe uma janela com informaes sobre o Firefox.
ATALHOS DE TECLADO CTRL N (Nova mensagem) CTRL R (Responder) CTRL SHIFT R (Responder a todos) CTRL L (Encaminhar) CTRL O (Abrir mensagem) CTRL 2 (catalogo de endereos) CTRL W (Fechar janela) CTRL P (Imprimir) CTRL Q (Sair) CTRL Z (Desfazer) CTRL Y (Refazer) CTRL + (aumentar visualizao da fonte) CTRL - (diminuir visualizao da fonte) CTRL U (exibir cdigo fonte) CTRL S (Salvar) CTRL A (Selecionar tudo) F2 Renomear F8 Exibir painel de mensagens CTRL SHIFT T (receber mensagens de todas as contas) CTRL F (localiza palavra no texto da mensagem) CTRL SHIFT F (pesquisar mensagens)

paulomarcosjf@ig.com.br _______________________________________________ pgina 83

INFORMTICA PARA CONCURSOS

LINUX
AMBIENTE GRFICO
Este Sistema foi desenvolvido inicialmente na Finlndia em 1991 por Linus Torvalds , entretanto por se tratar de um software livre o Linux foi aperfeioado por centenas de programadores ao redor do mundo.

LINUX X WINDOWS
Sua principal vantagem em relao ao Windows a abertura do cdigo fonte, pois permite que qualquer pessoa veja como o sistema funciona, corrija algum problema ou faa alguma sugesto sobre sua melhoria. Esse um dos motivos de seu rpido crescimento, do aumento da compatibilidade de perifricos e de sua estabilidade.

KDE (K Desktop Environment) AMBIENTE DA AREA DE TRABALHO


O K no tem funo especial, a no ser por ser a letra que vem imediatamente antes de L, de Linux. Tem amplo suporte a temas, alem de diversos aplicativos escritos especialmente para ele.

CONES DA AREA DE TRABALHO DOWNLOADS LIXO CD-ROM DISQUETE AMBIENTE DE REDE INTERNET MEUS ARQUIVOS

Como se pode perceber, assim como no Windows, o KDE possui uma barra onde fica alojado o menu GO (iniciar no Windows) A partir deste menu diversos submenus so acessados, o que nos remete a outras aplicaes, todas inseridas dentro de um mesmo contexto. Por exemplo, o submenu multimdia nos possibilita encontrar diversos programas de udio e de vdeo. O submenu Internet nos possibilita encontrar programas para acesso a Internet, como discador, browser, bate - papo, etc. Esta barra apresenta tambm diversos cones junto ao relgio, vrios aplicativos se utilizam destes pequenos cones para executar tarefas assim que forem clicados.

paulomarcosjf@ig.com.br _______________________________________________ pgina 84

INFORMTICA PARA CONCURSOS


Assim como no Windows, a barra inferior no fixa, podendo variar de tamanho e posio. A flexibilidade tamanha, que, dependendo da configurao, teremos um desktop semelhante ao Windows.

CENTRO DE CONTROLE DO KDE


Local do sistema que permite a execuo de tarefas relacionadas a todos os fins, equivalente ao painel de controle no Windows. O Centro de Controle do KDE, ao ser iniciado tem seguinte aparncia:

Clique na ferramenta ndice para navegar entre as seguintes opes:

Informa ao sistema onde esto localizados, respectivamente a rea de trabalho, a lixeira, o diretrio onde estaro os atalhos para os programas que devero iniciar automaticamente e, claro, o caminho que o KDE ira procurar os documentos salvos (arquivos de texto, planilhas, desenhos, etc.). . Item especfico para configurar laptops da Sony, que foi uma das primeiras a reconhecer a plataforma. Define as permisses de acesso dos usurios do sistema. Altera as configuraes da data e hora. Permite a troca do usurio atual. O item "instalador de fontes" serve para adicionar novas fontes ao sistema. Assim, possvel utilizar as fontes do Windows ou mesmo novas fontes. Lembre-se que tambm as fontes tm direitos autorais, e no podem ser adicionadas indiscriminadamente. Procure saber a origem das fontes que voc instala em seu micro, caso no queira ser alvo de um processo por uso indevido de imagem. Para usurios avanados, que entendem de programao e sabem exatamente como a sua maquina se comporta, possvel fazer recompilar o kernel (ncleo do sistema operacional) para evitar um processamento desnecessrio. Sua finalidade proporcionar uma busca mais detalhada do item desejado. Ex: localizar uma determinada imagem, informando uma imagem similar como exemplo. Aqui voc define a cor predominante do ambiente do KDE.

paulomarcosjf@ig.com.br _______________________________________________ pgina 85

INFORMTICA PARA CONCURSOS

Define as decoraes da janela (superior) Define o padro utilizado nas janelas. Define as fontes a serem utilizadas pelo ambiente. Define o papel de parede a ser utilizado Habilita a ao do mouse quando um programa esta sendo carregando. Muito conhecido tambm como "screensaver", este item define as configuraes do protetor de tela. E aquela tela que aparece enquanto o Linux esta sendo carregado. Tambm conhecido como "splash". E possvel tambm adicionar novas telas. ICONES: Permite definir os cones da rea de trabalho, ainda, adicionar novos cones. Nesta parte, poderemos informar ao sistema que, um determinado arquivo com a extenso.doc, por exemplo, ser aberto pelo Broffice Writer, ou outro aplicativo Office que possuir filtro para abri-lo. Relaciona recursos grficos para editores que trabalham apenas no modo texto Configura os acessrios do linux, como o Calendar e o Kmail Aqui voc configura o programa que equivale ao Windows Explorer. Este programa tambm funciona como navegador de internet. Configura os servios que o KDE necessitara para funcionar com recursos extras. Define como ser iniciada e finalizada a seo do KDE. Permite ter um melhor desempenho em cada sesso. Se a sua maquina potente voc poder executar configuraes avanadas. Ex: memria virtual. Voc poder escolher os programas que sero definidos de forma padro no sistema, em diversas aplicaes como texto, udio e vdeo. Define qual o verificador ortogrfico o KDE utilizar.

CONTROLE DE ENERGIA
Como o nome sugere, permite monitorar a bateria do seu laptop, indicando, inclusive, quando recarrega-la.

paulomarcosjf@ig.com.br _______________________________________________ pgina 86

INFORMTICA PARA CONCURSOS


Caso o seu monitor seja compatvel com os recursos avanados de economia de energia, voc poder habilitar esta funo aqui.

INTERNET E REDE
Como o Linux foi um sistema gerado a partir da Internet, no poderia faltar a configurao deste item, da conexo discada, a rede sem fio, tudo pode ser configurado no Centro de Controle. Mtodo de comunicao utilizado por dois ou mais hardwares, onde se dispensa a utilizao dos fios. O mais conhecido e o protocolo 802.11b. Permite tambm a comunicao entre dois micros, em uma rede sem fio e, desta com a Internet. Trata-se de um recurso utilizado geralmente por empresas. Muitas vezes temos a necessidade de contactar colegas de trabalho e, para poupar a utilizao de telefone, lana-se mo do recurso do batepapo, mais conhecido como Chat. Compartilha arquivos em um ambiente de rede. Permite o acesso as opes de configuraes do navegador do Konqueror ou outro instalado pelo usurio. Opes como cach, cookies, fontes, dentre outras podem ser configuradas. Trata-se da sua rea de trabalho, os atalhos para os programas preferidos, acesso cd-rom, disquetes esto no nosso desktop. Mas, o que talvez muitos no saibam, o desktop nada mais que uma pasta, dentro do diretrio do usurio, que tambm pode ser compartilhada. Nesse local o usurio poder configurar as atribuies da conta de E-mail Um bom S.O. (sistema operacional) deve disponibilizar um Firewall (ferramenta de segurana), hoje ferramenta indispensvel para uma navegao tranqila na Internet ou mesmo em uma rede interna. Permite o acesso a outros computadores do ambiente local de trabalho. Define preferncias diversas, no contempladas nos demais tpicos. Ex: definir o modo de execuo de programas importados de outras plataformas e que no dispem de recursos de configurao especficos. Servidor Proxy (gateway) a aquele que, em uma rede, define polticas de acesso dos usurios a Internet. Desta maneira, pode-se filtrar contedo, sites, dentre outras coisas para se evitar abusos e perda de tempo no trabalho, . Permite conectar um computador a outro sem a utilizao de cabos.

PERIFRICOS
Perifricos representam o hardware que, conectados a cpu, permitem a interao com o computador, ou seja, entrada e sada de dados. Item recente no Centro de Controle, permite identificar automaticamente o contedo de um cd.

paulomarcosjf@ig.com.br _______________________________________________ pgina 87

INFORMTICA PARA CONCURSOS


Mais conhecido como infra- vermelho, caso voc tenha um hardware que possa ser ativado a distancia com um controle remoto. Como o prprio nome j diz, permite identificar e instalar a sua cmera digital. OBEX remota sem fio. Permite instalar e configurar a sua impressora Permite configurar o mouse utilizado pelo sistema. Configura o teclado utilizado Configura a resoluo (qualidade da imagem) do seu monitor sem a necessidade de se reiniciar o servidor .

Object Exchange (troca do objeto), servio alternativo ao BLUETOOTH para conexo

REGIONAL E ACESSIBILIDADE
Permite configurar algumas caractersticas para facilitar a utilizao do sistema, tais como sinais sonoros e caractersticas do teclado. Local onde o usurio poder verificar as teclas de atalho do sistema. No Linux, a configurao do ambiente grfico difere da configurando do modo texto (tambm no Windows isso se repete). E no KDE, mesmo que o seu Linux no esteja preparado para utilizar o mapa de teclado correto. Define o padro de idioma e configuraes regionais do pas em que o sistema ser utilizado. Ex: data, hora e moeda. Aqui voc pode associar uma ao do teclado

SEGURANA E PRIVACIDADE
Codifica, ou seja criptografa as senhas que necessitam ser gravadas no sistemas e podem ser comuns a vrios programas. Define as regras de criptografia utilizadas pelo sistema. Diversas informaes so armazenadas no seu computador, enquanto voc trabalha ou navega na Internet. Aqui voc pode definir se os arquivos temporrios (cookies) utilizados para configurar o seu sistema devero ser apagados, ou devero ser armazenados para utilizao posterior. Caso voc no saiba se ira utilizar essas informaes posteriormente, marque as opes disponveis e faa a limpeza de tempos em tempos. Da mesma maneira que estas informaes podem ser teis, elas tambm podero possibilitar que uma pessoa, acessando o seu computador remotamente, possa saber informaes valiosas sobre voc, tais como n de CPF, RG, e outras informaes que so armazenadas no seu micro. Define a possibilidade ou no do sistema armazenar e exibir a senha utilizada.

APLICATIVOS
O KDE possui vrios aplicativos, entretanto muito comum a associao deste sistema com os aplicativos dos pacotes Openoffice e Broffice como: WRITER CALC IMPRESS - MOZILLA THUNDERBIRD - MOZILLA FIRE FOX .KONQUEROR: Utilizado como gerenciador de arquivos (Windows Explorer) e como um navegador web (Internet

paulomarcosjf@ig.com.br _______________________________________________ pgina 88

INFORMTICA PARA CONCURSOS


Explorer).

ARK: Aplicativo para gerenciar compactar e descompactar arquivos, este aplicativo cumpre o papel do Winzip no ambiente Windows. KONTACT: Trata-se, na realidade, de trs aplicativos em um s: o kmail, programa de gerenciamento de e-mails super completo, o kalendar, aplicativo calendrio e de compromissos, um aplicativo gerenciador de contatos e outro para leitura de news, o knode. Todos integrados entre si, como um groupware. Alias, possibilita tambm o trabalho em conjunto, caracterstica bsica de um autentico groupware.

paulomarcosjf@ig.com.br _______________________________________________ pgina 89

INFORMTICA PARA CONCURSOS


KSCD: Um aplicativo para tocar cd's. Kaffeine: Mais recente membro da famlia KDE, possibilita ouvir musicas (cd's, mp3) visualizar vdeos

LINUX
COMANDOS
1. addgroup: adiciona grupos 2. cal: exibe um calendrio 3. cat arquivo: mostra o contedo de um arquivo. Por exemplo, para ver o arquivo receita.txt, basta digitar rceita.txt; 4. cd diretrio: abre um diretrio. Por exemplo, para abrir a pasta provas, basta digitar cd /provas. Para ir ao diretrio raiz a partir de qualquer outro, digite apenas cd; 5. clear: limpa a tela 6. chown: altera a propriedade de arquivos e pastas. 7. cp origem destino: copia um arquivo ou diretrio para outro local. Por exemplo, para copiar o arquivo receita.txt com o nome receita2.txt para /home, basta digitar cp receita.txt /home/receita2.txt; 8. date: mostra a data e a hora atual; 9. df: mostra as parties usadas; 10. diff arquivo1 arquivo2: indica as diferenas entre dois arquivos, por exemplo: diff calc.c calc2.c; 11. du diretrio: mostra o tamanho de um diretrio; Ex: du federal: 12. emacs: abre o editor de textos emacs; 13. file arquivo: mostra informaes de um arquivo; Ex: file receita.txt 14. find diretrio parmetro termo: o comando find serve para localizar informaes. Para isso, deve-se digitar o comando seguido do diretrio da pesquisa mais um parmetro (ver lista abaixo) e o termo da busca. Parmetros: name - busca por nome paulomarcosjf@ig.com.br _______________________________________________ pgina 90

INFORMTICA PARA CONCURSOS type - busca por tipo size - busca pelo tamanho do arquivo mtime - busca por data de modificao Exemplo: find /home name federal 15. finger usurio: exibe informaes sobre o usurio indicado; 16. free: mostra a quantidade de memria RAM disponvel; 17. halt: desliga o computador; 18. history: mostra os ltimos comandos inseridos; 19. id usurio: mostra qual o nmero de identificao do usurio especificado no sistema; 20. ifconfig mostra as interfaces de redes ativas e as informaes relacionadas a cada uma delas. 21. iptraf analisador de trafego da rede com interface grfica baseada em caixas de dilogos. 22. kill: encerra processos em andamento. 23. ls: lista os arquivos e diretrios da pasta atual; 24. lpr arquivo: imprime o arquivo especificado; 25. lpq: mostra o status da fila de impresso 26. lprm: remove trabalhos da fila de impresso; 27. lynx: abre o navegador de internet de mesmo nome; 28. mv origem destino: move o arquivo ou o diretrio para o destino especificado; 29. mkdir diretrio: cria um diretrio, por exemplo, mkdir Provas cria uma pasta de nome provas; 30. mtr : mostra rota at determinado IP 31. nmap: lista as portas de sistemas remotos e locais relacionados as portas abertas. 32. netstat: exibe as portas e protocolos abertos no sistema. 33. passwd: altera sua senha. Para um administrador mudar a senha de um usurio, basta digitar passwd seguido do nome deste; 34. ps: mostra os processos em execuo. 35. pwd: mostra o diretrio em que voc est; 36. reboot: reinicia o sistema (pouco recomendvel) 37. route: mostra as informaes referentes as rotas 38. rm arquivo: apaga o arquivo especificado; 39. rmdir diretrio: apaga o diretrio especificado, desde que vazio; 40. rm -rf : exclui um diretrio e todo o seu contedo 41. shutdown: desliga ou reinicia o computador: shutdown -r now: reinicia o computador shutdown -h now: desliga o computador Ex: digite shutdown -r +10 e o sistema ir reiniciar daqui a 10 minutos; 42. su: passa para o usurio administrador, isto , o root 43. tar -xzvf arquivo.tar.gz: extrai um arquivo compactado em tar.gz; 44. telnet: ativa o servio de Telnet em uma mquina. Para acessar esse computador a partir de outros por Telnet, basta digitar telnet nome da mquina ou telnet IP. Por exemplo: telnet 192.168.0.10. 45. top: exibe a lista dos processos, conforme os recursos de memria consumidos; 46. tcpdump: Sniffer muito popular. Sniffer uma ferramenta que verifica os pacotes que esto passando pela rede. paulomarcosjf@ig.com.br _______________________________________________ pgina 91

INFORMTICA PARA CONCURSOS 47. traceroute: traa uma rota do host local at o destino mostrando os roteadores intermedirio 48. uname: mostra informaes do sistema operacional e do computador. 49. useradd usurio: cria uma nova conta usurio, Ex: useradd Jose 50. userdel usurio: apaga a conta do usurio Ex: userdel Jose; 51. uptime: mostra a quantas horas seu computador est ligado; 52. vi: inicia o editor de textos Vi. 53. vim: verso atualizada do editor Vi 54. whoami: informa com qual usurio voc est logado 55. who: mostra quem est usando o sistema. 56. w: fornece um relatrio rpido de cada utilizador ativo no sistema, o que aquele utilizador est fazendo, e qual a carga gerada por todas atividades sendo realizadas no sistema. 57. whereis nome: procura pelo binrio do arquivo indicado, til para conhecer seu diretrio ou se ele existe no sistema;

paulomarcosjf@ig.com.br _______________________________________________ pgina 92

Anda mungkin juga menyukai