Anda di halaman 1dari 2

nas tempestades de paixes revoltadas. Maus exemplos pululam e as inclinaes do corao so sempre dirigidas para o mal.

Resistir a tudo isto requer fora de vontade, combate resoluto, sem trguas. Roguemos a Deus para que essa virtude seja nossa companheira inseparvel; testemunhemos nosso amor a Deus por palavras e obras. Assim, viveremos na f e pela f, certos de que seremos felizes aqui e na eternidade.

lhe d na hora da morte, qual dos dois mais agrada a Deus. No difcil acertar a soluo do problema. Num mundo materialista e distante de Deus, peamos a graa da piedade, para que sejamos fervorosos no cumprimento das escrituras.

Os 7 dons do Esprito Santo

Temor de Deus - o stimo e ltimo dom


do Esprito Santo. Para o povo simples, esse dom no o temor de medo. o temor de respeito para c e para l. A gente respeita o Esprito Santo porque o Senhor Esprito Santo respeita a gente. Temor no andar de joelhos esfolados ou ps descalos a fazer penitncias tolas: fazer de modo discreto, com respeito e alegria, porque com o Esprito Santo no tem maldades escondidas. Teme a Deus quem procura praticar os seus mandamentos com sinceridade de corao. Como nos diz as Escritura, devemos buscar em primeiro lugar o reino de Deus, e o resto nos ser dado por acrscimo. O mundo muitas vezes sufoca e obscurece o corao. Todas as vezes que transigncias fizemos s tentaes, com certeza desprezamos a Deus Nosso Senhor. Quantas vezes preferimos a causa dos bens miserveis deste mundo e esquecemo-nos de Deus! Quantas vezes tememos mais a justia dos homens do que a justia de Deus! Santo Anastcio a este respeito dizia: A quem devo temer mais, a um homem mortal ou a Deus, por quem foram criadas todas as coisas?. No esqueamos, portanto, de pedir neste Pentecostes, ao Deus Esprito Santo a graa de estarmos em sintonia diria com os preceitos do Criador.

Cincia - o quinto dom do Esprito


Santo. Para o povo o dom do trabalho e do estudo. O dom de saber porque que as coisas so assim e no assado. no ser toleiro nem atorresmado como muitos que h por a. Todo o saber vem de Deus. Se temos talentos, deles no nos devemos orgulhar, porque de Deus que os recebemos. Se o mundo nos admira, bate aplausos aos nossos trabalhos, a Deus que pertence esta glria, a Deus, que o doador de todos os bens.

Piedade - o sexto dom do Esprito Santo.


o dom da humildade, diz o povo: Quer dizer que o Senhor Esprito Santo no faz cerimonia. Assim os irmos devem ser simples e retos. Nos dias de hoje, considerando a populao mundial, h poucas, muito poucas pessoas que acham prazer em serem devotas e piedosas; as poucas que o so, tornam-se geralmente alvo de desprezo ou escrnio de pessoas que tem outra compreenso da vida. Realmente, grande a diferena que h entre um e outro modo de viver. Resta saber qual dos dois satisfaz mais alma, qual dos dois mais consolo

Copyright @ Caderno de Educao Popular n 125 Mandato Participativo e Popular do Vereador Carlito, Pentecostes, 2007.

Ningum poder dizer: Jesus o Senhor!, a no ser sob a ao do Esprito Santo


( 1Cor. 12,3b )

Os sete dons do Esprito Santo


No Esprito Santo, Terceira Pessoa da Santssima Trindade, reside o Amor Supremo entre o Pai e o Filho. Foi pelo Divino Esprito Santo que Deus se encarnou no seio de Maria Santssima, trazendo Jesus ao mundo para nossa salvao. Peamos humildemente Maria, esposa do Esprito Santo, que interceda por ns junto a Deus concedendo-nos a graa de recebermos os divinos dons, apesar de nossa indignidade, de nossa misria. Nas Escrituras, o prprio Jesus quem nos recomenda: Pedi e se vos dar. Buscai e achareis. Batei e vos ser aberto (Mt 7,7).

Entendimento - o segundo dom do


Esprito Santo. Este dom est muito ligado ao primeiro, mas aqui, quer dizer mais a amizade, o entendimento, a paz entre os homens. A sabedoria popular diz que este dom assim: o Senhor Esprito Santo no de guerras; Quem tiver cisma com um vizinho deve de fazer logo as pazes que para ser atendido. H pessoas que, mesmo sem entender os preceitos da Igreja, permanecem fiis aos seus ensinamentos; possuem o sabor pelas coisas de Deus e mesmo ignorando o vasto significado da liturgia, dos dogmas, das oraes, do testemunho de intensa devoo e piedade. Esto repletos de sabedoria, mas falta-lhes o entendimento, que resume-se na busca pela compreenso das coisas de Deus no seu sentido mais profundo. Portanto, Sabedoria no consequncia do Entendimento, ou vice-versa. Roguemos ao Senhor que nos conceda o Entendimento, perfeito complemento da Sabedoria. Por serem distintamente preciosos, nos fazem aproximar de Deus com todas as nossas foras, com toda a nossa devoo e inteligncia.

apercebermos. uma responsabilidade, portanto, cumprir a vontade de Deus que destinou o homem para fins superiores, para a santidade. Para que possamos auxiliar o prximo com pureza e sinceridade de corao, devemos pedir a Deus este precioso dom, com o qual O glorificaremos aos mostrarmos ao irmo as lies temporais que levam ao caminho da salvao. sob a influncia deste ideal que a me ensina o filhinho a rezar, a praticar os primeiros atos das virtudes crists, da caridade, da obedincia, da penitncia, do amor ao prximo.

Fortaleza - o quarto dom do Esprito


Santo. Diz o povo que Ele vem amparar a nossa natural fraqueza: Com este dom damos testemunho pblico, no temos medo. Quem tem o Senhor Esprito Santo consigo tem tudo e pode andar descansado. Por essa virtude, Deus nos propicia a coragem necessria para enfrentarmos as tentaes, vulnerabilidade diante das circunstncias da vida e tambm firmeza de carter nas perseguies e tribulaes causadas por nosso testemunho cristo diante do mundo. Lembremonos que foi com muita coragem, com muito herosmo, que os santos mrtires desprezaram as promessas e ameaas do mundo. Com que serenidade foram ao encontro da morte! Que luta gloriosa no sustentaram! Luta no h mais para eles. Agora gozam de perfeita paz, em unio ntima com Jesus, de cuja glria participam. Tambm ns, havemos de combater para alcanar a coroa eterna. Vivemos num mundo cheio de perigos e tentaes. A alma acha-se constantemente envolta

Sabedoria - o primeiro dom do Esprito


Santo. o dom da inteligncia e da luz. Popularmente se diz que quem recebe este dom fica homem de sabena. Os apstolos estavam muito tolos e cheios de medo. A veio o Divino que botou o lume na cabea deles e eles ficaram mais espertinhos. O sentido da sabedoria humana reside no reconhecimento da sabedoria eterna de Deus, Criador de todas as coisas que distribui seus dons conforme seus desgnios. Para alcanarmos a vida eterna devemos nos aliar a uma vida santa, de perfeito acordo com os mandamentos da lei de Deus e da Igreja. Nisto reside a verdadeira sabedoria que, alis, no um dom que brota de baixo para cima, jamais ser alcanada por esforo prprio. um dom que vem do alto e flui atravs do Esprito Santo que rege a Igreja de Deus sobre a terra.

Conselho - o terceiro dom do Esprito


Santo. Diz o povo que o dom que nos ilumina e indica o caminho. a luz, o sopro ou seja, o Esprito. por isso que tem a forma de uma Pomba, porque tudo cria. Porque amor e carinho. Hoje, mais do que nunca est em foco a educao da mocidade e todos reconhecem tambm a importncia do ensino para a perfeita formao da criana. As dificuldades internas e externas, materiais e morais, muitas vezes passam pelo dom do Conselho, sem disto nos

Anda mungkin juga menyukai