Anda di halaman 1dari 11

frica: Revista do Centro de Estudos Africanos. USP, S.

Paulo, 24-25-26: 163-173, 2002/2003/2004/2005

A dimenso ritual na soluo de conflitos na justia tradicional de sociedades africanas

Carlos Serrano*

Resumo: Este artigo mostra que, em certas sociedades tradicionais africanas, a palavra falada, alm do seu valor moral fundamental, possui carter sagrado porque se associa sua origem divina e s foras ocultas nela depositadas. Sendo agente mgico por excelncia e grande vetor de foras etreas, a palavra tira do sagrado o seu poder operativo e encontra-se em relao direta tanto com a manuteno como com a ruptura da harmonia, seja do homem, seja do mundo que o cerca. O homem o suporte privilegiado da fora vital que anima a palavra. A partir deste princpio, podemos compreender melhor o contexto mgicoreligioso e social no qual se situa o respeito pela palavra nas sociedades africanas de tradio oral. Nesta ordem de preocupaes, o adgio uma dessas frmulas rituais que integram os indivduos dentro da sociedade, invocando a ordem estabelecida, a autoridade dos ancestrais (princpios mticos) e a dos seus intermedirios viventes: os chefes. Dito de outro modo: se a palavra essencial na socializao dos mais jovens, ela tambm a expresso do poder e da ordem, no s da ordem csmica, mas da ordem social. Palavras-chave: Justia tradicional, fora vital, oralidade, Palabra.
ALAVRA O PODER DA PAL AVRA

Nas tradies africanas, a palavra falada, alm do seu valor moral fundamental, possui carter sagrado porque se associa sua origem divina, em algumas sociedades, e s foras ocultas nela depositadas. Sendo agente mgico por excelncia e grande vetor de foras etreas (HAMPATE B, 1979: 18) segundo a tradio africana, a palavra tira do sa* Centro de Estudos Africanos. Universidade de So Paulo.

163

A dimenso ritual na soluo de conflitos na justia tradicional de sociedades africanas

grado o seu poder operativo, encontra-se em relao direta tanto com a manuteno como com a ruptura da harmonia, seja do homem seja do mundo que o cerca. O homem o suporte privilegiado da fora vital que anima a palavra e neste principio podemos compreender melhor o contexto mgicoreligioso e social no qual se situa o respeito pela palavra nas sociedades africanas de tradio oral. Recorde-se que a eficcia da magia assenta na crena coletiva do poder da fora vital contida na palavra, na ao ritual que a desencadeia, e, ademais, nos seus suportes biolgicos (o prprio homem), ou seus suportes materializados (objetos rituais criados por ele). Nesta linha de argumentao, qualquer forma de utilizao da palavra revestida de um s sentido, isto unilateral e no pblica, termina por ser estigmatizada, apresentando eficcia restrita a certos limites sociais. a antroploga britnica Mary Douglas, ao se referir crena na feitiaria, quem nos oferece o exemplo que segue:
O feiticeiro o mgico que tenta transformar o caminho dos eventos atravs de decretos simblicos. Pode usar gestos ou palavras em feitios ou encantamentos. Agora, as palavras so o momento prprio de comunicao entre as pessoas. Se h uma idia de que palavras ditas corretamente so essenciais eficcia da ao, ento embora a coisa dita no possa recrutar, h crena num tipo limitado de comunicao verbal unilateral (DOUGLAS, 1976: 108).

164

Em face do que certificamos, nas sociedades africanas somente a palavra exata, aqui entendida como a que no rompe com a harmonia csmica, cumpre na sua forma ritual a funo integradora e dinmica que lhe seria pertinente. A palavra precisa ser correta e apropriada, sobretudo nos momentos rituais. Como assevera conhecido adgio africano, Quem estraga a sua palavra estraga-se a si mesmo. Por isso mesmo, a palavra deve estar de acordo com a tradio e o conhecimento legado pelos ancestrais. Nesta ordem de preocupaes, o adgio uma dessas frmulas rituais que integram os indivduos dentro da sociedade, invocando a ordem estabelecida, a autoridade dos ancestrais (princpios mticos) e a dos seus intermedirios viventes: os chefes. Quanto aos provrbios, estes expressam em si mesmos uma forma de memorizar a experincia humana, com fins moralizadores, da ser possvel categoriz-los como um saber mnemnico (isto , relacionado com a memria). O recurso s prticas mnemotcnicas, fixando o saber ancestral, comum a quase toda a frica tradicional.

frica: Revista do Centro de Estudos Africanos. USP, S. Paulo, 24-25-26: 163-173, 2002/2003/2004/2005

Em coerncia com o que enunciamos, a socializao dos jovens realizada atravs de provrbios, contos, adivinhaes, crnicas e canes, permitindo manter a cadeia de transmisso da tradio por intermdio da oralidade. Neste sentido, o momento de nomeao, ou seja, de recebimento do nome por um jovem nos ritos de iniciao, constitui um ato pelo qual a palavra cria esse elo entre o individuo e a ancestralidade, inaugurando para os participantes um novo status dentro da sua comunidade: o de homem adulto. Dito de outro modo: se a palavra essencial na socializao dos mais jovens, ela tambm a expresso do poder e da ordem, no s da ordem csmica, mas da ordem social.
ALAVRA A PAL AVRA E O PODER

Outro momento no qual se explicita o valor e o poder da palavra ocorre nas reunies dos membros mais velhos das comunidades tradicionais africanas, nas quais so decididos diversos eventos que podem afetar sua harmonia. Abrangendo um espectro que se estende desde pequenas desavenas entre vizinhos, conflitos familiares at as grandes decises que conduzem aos acertos matrimoniais, as futuras cerimnias de iniciao dos mais jovens como tambm outros momentos importantes para a comunidade, a palavra constitui um elemento essencial para busca de consensos. Semelhantemente, nos julgamentos que envolvem segmentos maiores da sociedade tradicional africana, dentre os quais conflitos territoriais clnicos, agresses fsicas que redundam em mortes, casos de adultrio, furtos e outros atos considerados graves, gera-se um espao especial no qual a palavra dispe de um status privilegiado. Neste momento o conjunto da comunidade chamado a participar, e no s enquanto observador. No incomum que a defesa ou acusao das partes enuncie provrbios em suas alocues, completadas em coro pelos assistentes marcando sua assero no evento. A discusso prolongada que pode durar vrios dias e a busca de um consenso pelas vrias partes torna-se mais importante que a punio em si. Assim sendo, a palavra ancestral evita a dissenso e recria a unidade participativa desejada pela sociedade. a palavra que faz iniciar um trabalho de um arteso, o rito de insero dos mais jovens na comunidade, com ela que se invocam os seus ancestrais e ela , tambm, invocadora da ordem na soluo de conflitos e estabelece o poder dos mais velhos e do chefe.

165

A dimenso ritual na soluo de conflitos na justia tradicional de sociedades africanas

A palavra, enunciada em determinados contextos sociais lembra-nos certas regras, e se impe como signo do poder e eficcia perante aqueles que a escutam ou a quem lhes devido respeito. Como afirma Emilio Bonvini (1989: 154), no contexto da oralidade a troca direta da palavra que permite a transferncia das experincias no seio do grupo, e, deste modo a reproduo da vida social. Esta troca, tanto como um fato comunitrio, situa-se para l de uma mera troca lingstica interindividual, so as palavras comunitrias que atravessam todos os aspectos vividos pelo grupo, e organizadas, diferenciadas, especializadas, so os textos orais verdadeiros espelhos falantes da vida de um povo, esta a expresso feliz de Calame-Griaule. A palavra comunitria pode ser deste modo vista como uma palavra tradicional em que um grupo transmite todos os seus valores e sua experincia vivida para as novas geraes, seja atravs de momentos especficos, como j nos referimos acima, nos momentos rituais ou ainda a socializao dos jovens no cotidiano atravs dos contos, adivinhas, provrbios enunciados em certos espaos especficos.
ALABR ABRA A PAL ABRA

166

De origem ibrica e antiga, a expresso Palabra pode significar reunio, espao de discusso, assemblia. Este sem duvida o espao privilegiado das palavras pblicas e com o sentido explicito de resolver contendas. No interessante artigo intitulado Verdade e Veridio em Direito de Eric Landowski (1989: 9-23), o autor analisa em termos de semitica narrativa toda a problemtica de um julgamento. Uma narrativa, como se sabe, consiste em primeiro lugar num discurso para relatar acontecimentos reais e fictcios, mas consiste tambm e principalmente num discurso que d globalmente um sentido ao encadeamento destes acontecimentos, transformando assim o que se refere ao acontecimento em histrias inteligveis. Os discursos so estabelecidos entre dois sujeitos narradores ou operantes. O autor afirma que em primeiro lugar possvel considerar o tribunal com o espao cnico no interior do qual o observador pode ver a constituio ou, ainda melhor, para reconstituio, medida que o processo avana , a trama de uma Histria

frica: Revista do Centro de Estudos Africanos. USP, S. Paulo, 24-25-26: 163-173, 2002/2003/2004/2005

de referncia em que todas as circunstncias levaram finalmente justia para pronunciar. Esta histria contada na forma duma narrativa em vrias vozes, feita de verses sucessivas, freqentemente contraditrias, o mais das vezes apresentadas pelas partes ou pelos seus defensores, outras vezes pelas testemunhas ou pelos especialistas. Na medida em que cada uma destas produes narrativas mesmo que fragmentrias, reivindicam a um ttulo qualquer privilgio de serem consideradas verdadeiras, evidente ser necessrio escolher. Para consider-las verdadeiras, evidente ser necessrio decidir: em quem podemos acreditar?
VERDADE MENTIRA A VERDADE E A MENTIRA NUM CONTO IORUBA

Lembro aqui uma lenda africana sobre a criao do mundo. Diz assim: Olofi, o Senhor que tudo criou - o bem e o mal, o bonito e o feio, o claro e o escuro, o grande e o pequeno, o cheio e o vazio, o alto e o baixo - criou tambm a Verdade e a Mentira. Fez, no entanto, a Verdade forte, marcante, bela, luminosa, e fez a Mentira fraca, feia, opaca. Ao ver assim a Mentira, deu a ela uma foice com a qual pudesse se defender. A Mentira sentiu inveja da Verdade e queria elimin-la. Certa ocasio a Mentira se defrontou com a Verdade e a desacatou. Brigaram. Empunhando sua foice, a Mentira, com um golpe, degolou a Verdade. Esta, vendo-se sem cabea, comeou a procur-la tateando por volta. Apalpa um crnio que supe ser seu. Com esforo agarra-o e o arrancando de onde estava, coloca-o sobre seu pescoo. Mas aquela era a cabea da Mentira. Desde ento, a verdade anda por a enganando toda a gente (Cf. Dulce Mara Critelli, Ontologia do Cotidiano ou Resgate do Ser: Potica Heideggeriana, PUC-SP, Centro de Estudos Fenomenolgicos de So Paulo).

Deste modo, pretendemos nos deter primeiramente nos diversos aspectos dos discursos durante o processo tradicional africano. Assim nos perguntamos de quais mecanismos os autores daqueles discursos se servem durante o procedimento ou o processo para convencimento de seus ouvintes. Num evento com este, tal como sugere o antroplogo Sousberghe (1955: 340), devemos estar atentos ao modo de expresso ou de aluso sugeridas pelos discursos enunciados. E aqui importante fixarmo-nos sobre a enunciao de provrbios de uma parte e de outra, pois neles que se detm o fio de um debate a partir do qual se estabelece uma relao entre acusador e ru.

167

A dimenso ritual na soluo de conflitos na justia tradicional de sociedades africanas

Num debate jurdico os provrbios so lanados de uma parte e de outra. Ora, esses provrbios tm sentidos mltiplos e por isso a agilidade do orador est numa enunciao rpida desses provrbios e as respostas aos argumentos da outra parte. A dificuldade se apresenta ao analisar o enunciado destes provrbios; est no s na compreenso da lngua, mas sobretudo nos modos de expresso e de aluso em que estes provrbios so enunciados. As verdades no so s enunciadas mas invocadas ou sugeridas pelas comparaes ou pelas analogias de que se fazem uso.
PROVRBIO ALAVRA RITUALIZADA O PROVRBIO OU A PAL AVRA RITUALIZADA

nas reunies pblicas entre os Bawoyo, em que se usa com freqncia o enunciado de provrbios, e que nos servem aqui de exemplo, que melhor podemos analisar esse problema. Neste espao e tempo ritual a relao entre as foras vitais, a invocao dos ancestrais e o sistema simblico se relacionam e se instrumentalizam atravs da palavra. A palavra ritualizada. No incio do discurso de uma questo (diambu) ou de um julgamento pblico (funda nkanu), o chefe, invocando os ancestrais e abrindo a sesso, fala:
Ba tata, ba mama, sianu: ioh!
Pais, mes (homens, mulheres), dizei: ioh! (Sim!) A assistncia repete a interjeio final. Na disposio do assunto, o discurso diversas vezes interrompido para a enunciao de vrios provrbios que obedecem mesma estrutura de comunicao entre o orador e a assistncia, como o anterior, segundo o seguinte esquema: contexto Provrbio no contexto do discurso pblico Orador: Batuma ke fumu Coro: Kumanga ko

168

frica: Revista do Centro de Estudos Africanos. USP, S. Paulo, 24-25-26: 163-173, 2002/2003/2004/2005

Quando s mandado por um chefe, Deves obedecer. ESQUEMA: Enunciado interrompido >(...)>completado (...)> | | | | orador >(...) > pblico (...)> Tempo ritual e eficcia simblica >[continuao do discurso]>[nova interrupo] (...) > >[retorno totalidade] >[ a comunidade expressa]> [ (...) (ancestrais)] [ o todo e a harmonia ]

Exemplo:
A benu sianu abu ti ioh! (...) Ioh! Ioh! ibika Ioh, ioh ibika ba (...) Bakulu! Bakulula (...) Nhiundu! gente dizei todos sim! (...) Sim! Sim! O que deixaram os nossos (...) Antepassados! Nossos antepassados (...) Opinem!

Se tais processos correspondem quilo a que o poderamos chamar de situaes-microcosmos, por analogia temos os objectos-microcosmos que podem cumprir as mesmas funes rituais. A palavra torna-se silenciosa, mas est presente. Ela incorporada, materializada em objetos, esculturas e representaes grficas: seu novo suporte. Como muito bem explica Cartry: os signos comandam as coisas; e, o

169

A dimenso ritual na soluo de conflitos na justia tradicional de sociedades africanas

170

arteso dos signos, longe de se tornar um simples imitador, completa sua obra, que lembra a obra divina. O provrbio expressa em si uma forma de memorizar a experincia humana, com fins moralizadores, no que se pode denominar um saber mnemnico (CORNET, 1980: 24). O recurso a prticas mnemotcnicas comum a quase toda a frica tradicional, a fim de fixar o saber de seus ancestrais. No entanto, entre os Bawoyo esse sistema de transmisso de provrbios se revela eficaz se analisado atravs de suas representaes grficas. A expresso mais adequada deste suporte da palavra proverbial, entre os Bawoyo, nos fornecida pelos discos de madeira (mabaya nzunga, singular: libaya linzunga), que contm representaes icnicas enunciando provrbios. Nestes discos os smbolos e os provrbios distribuem-se da seguinte forma: o smbolo principal situa-se no centro do disco remetendo ao provrbio principal, outros smbolos menores situam-se perifericamente quele, enunciando complementares. As representaes icnicas elaboradas por este sistema operam pela transmisso direta, ou mais freqentemente por um processo que procede pela analogia, pela metfora, pela metonmia ou pela homofonia. A maior parte das representaes e dos smbolos refere-se a um provrbio, cujo contexto sciocultural fornece seu valor funo semntica desse sistema. Entre os Bawoyo, o provrbio um dos meios de comunicao que melhor expressam seu pensamento e sua viso de mundo, pelo seu uso constante. H provrbios para todos os momentos da sua vida. So enunciados, muitas vezes, em momentos de tenso como os de recriminao ou recomendao de um dado comportamento. Devemos ento enfatizar que no contexto africano a oralidade e a palavra so os principais vetores para a soluo dos grandes casos. Mas estes no so os nicos mecanismos encontrados para explicar a dimenso ritual no contexto da justia tradicional para a soluo dos conflitos. Neste mesmo contexto h ainda o aspecto da performance, da encenao como drama social enunciado por Turner, mas tambm os ritos de passagem de Van Genep e os rituais de rebelio de Max Gluckman que nos podem ajudar a compreender como as sociedades tradicionais podem enfrentar as suas crises e a superar seus conflitos pelo menos interinamente.

frica: Revista do Centro de Estudos Africanos. USP, S. Paulo, 24-25-26: 163-173, 2002/2003/2004/2005

Aqui vamos descrever aquilo a que Victor Turner chama de dramas sociais, como a fase do processo social que comporta quatro subdivises, comeando por uma briga individual, que pode conduzir a uma ruptura das relaes at ao limite permitido pelo grupo. Para prevenir uma disputa podese pr em prtica certos mecanismos de conciliao ou de reparao e de onde pode resultar seja um restabelecimento das relaes seja o de reconhecimento, pela sociedade, de dissenses irreparveis, entre as partes litigantes (TURNER, 1972: 105). Os mecanismos de reparao a que nos referimos, so procedimentos rituais que podem conduzir ao desfecho do drama social e ao final do conflito e, portanto, voltar harmonia social. Do ponto de vista da antropologia podemos analisar deste modo os processos jurdicos tradicionais como ritos de passagem, encenando certos momentos a considerar para compreenso dos processos conciliatrios. Assim temos um primeiro momento de instalao do espao pblico e fundao do ato que vai deliberar sobre o evento em questo (crime, adultrio, roubo, etc.), a que chamaremos rito de separao. As sociedades tradicionais escolhem certos espaos neutros no centro da aldeia: debaixo de uma cobertura como o Jango (Luanda), debaixo de uma rvore dos ancestrais, o sandeiro (nsande, em Cabinda) ou uma mulemba em outras regies. Este o espao onde, em certos momentos, os mais velhos se recolhem para deliberar. tambm o espao pblico onde decorrem os dramas sociais numa situao de liminar, em que naquele momento os homens so iguais durante este tempo ritual suspenso, durante este corte com o tempo estruturado do cotidiano. o que Turner denomina situao liminar. Que se pode alongar, demorar ou suspender. Pode levar dias, semanas ou at meses, o tempo necessrio para o apaziguamento das partes, para atingir um consenso que torna-se mais importante do que a penalidade. Finalmente o rito de agregao onde finalmente se consegue a volta normalidade, harmonia, onde mesmo quando aquele que penalizado pode ser incorporado no seu grupo. A tenso d vez festa e ao regozijo de ter-se superado a crise. O drama chega ao fim. Um provrbio do Reino Bamoun enunciado pelas mes e as mulheres quando as guerras so superadas diz-nos: mais vale um covarde vivo que um heri morto. Este desejo de ver seus filhos se tornarem Homens.

171

A dimenso ritual na soluo de conflitos na justia tradicional de sociedades africanas


IBLIOGRAFIA BIBLIOGRAFIA

BIDIMA, Jean-Godefroy. La Palabre, une juridiction de la parole. Paris: ditions Michalon, 1997. BONVINI, Emilio. Tradition orale afro-brsilienne, les raisons dune vitalit. In Graines de parole. Puissance du verbe et traditions orales. Paris: ditions du CNRS, 1989, p. 153-163. CORNET, Joseph (F.S.C.). Pictographies Woyo. Milano: Association PORO, 1980. 141 p. (Quaderni PORO, 2). CRITELLI, Dulce Mara. Ontologia do cotidiano ou resgate do ser: Potica heideggeriana, PUC-SP Centro de Estudos Fenomenolgicos de So Paulo. , GLUCKMAN, Max. Rituais de rebelio no sudeste da frica. Braslia: Editora da UNB, 1974. (Cadernos de Antropologia, n 4). GUEDES, Armando Marques. O estudo dos sistemas jurdicos africanos; estado, sociedade, direito e poder. Coimbra: Almedina, 2004. HAMPATE B, A. A palavra, memria viva da frica. O Correio da UNESCO no 10/ 11, Rio de Janeiro, 1979. LANDOWSKI, Eric. Verdade e veridico em Direito. Cruzeiro Semitico, 10: 9-23, Lisboa, janeiro 1989. REDINHA, Pedro. Sobre o direito e a justia tradicionais (Angola). Muntu, Revue Scientifique et Culturelle du CICIBA, Gabon, n 6, 1987. SOUSBERGHE, L de. Ltude du droit coutumier indigne. Mthode et obstacles. Zaire, Revue Congolaise, Bruxelles, Avril, p. 339-358, 1955. TAMBIAH, S. J. The magical power of words. Man, 3(2): 176-208, June 1968. TURNER, Victor W. Les tambours daffliction. Paris: Gallimard, 1972.

172

Abstract: This essay demonstrates that the spoken word, in addition to its fundamental moral value, possesses a sacred character in certain traditional African societies, in so far as the word is connected to a divine origin and to its occult forces. As a magic agent par excellence and a carrier of ethereal forces, the word takes its operative power from the sacred, and is directly related to the maintenance or the rupture of both mans and his surrounding worlds harmony. Man is the privileged mediator of the vital force that animates the word. This helps us to better understand the oral African societies magic-religious and the social contexts, in which respect for the word is an underlying principle. The adagio is one of the ritual formulas that integrate individuals within a particular society, invoking the established order, the ancestors authority (mythical principles) as well as the authority of their living mediators: the chiefs. That is to say,

frica: Revista do Centro de Estudos Africanos. USP, S. Paulo, 24-25-26: 163-173, 2002/2003/2004/2005

if the word is essential to the socialization of the youngsters, it is also the expression of the cosmic and the social order and power. Keywords: traditional justice, vital force, orality, Palabra.

173

Anda mungkin juga menyukai