Anda di halaman 1dari 4

1- FORMULAO DA SITUAO PROBLEMA

O tema proposto da pesquisa de marketing tendo como objeto de estudo a implantao de uma fbrica de chocolate na cidade de Canudos-Ba Dentro deste contexto, a problemtica da pesquisa refere-se anlise do mercado quanto a aceitao de um novo tipo de produto, com a finalidade de responder o seguinte questionamento: Qual a importncia da instalao de uma fabrica e que influencia pode trazer ao comrcio local?

OBJETIVO GERAL

A anlise da aceitao de um novo produto, identificando qual rentabilidade ir trazer a empresa e a populao. OBJETIVOS ESPECIFICOS: 1. Detectar aceitao do pblico quanto ao lanamentos de uma nova marca de chocolate; 2. Obter informaes sobre a concorrncia no mercado de doces; 3. Analisar o atual consumo de chocolate no mercado; 4. Identificar quais so os principais gostos do consumidor; 5. Detectar intenes de compra; 6. Identificar quais os segmentos de maior potencial para o novo produto; 2- MTODOS DE PESQUISA Exemplo 1: Segundo Samara e Barros (Samara e Barros, 1997: 24) o estudo exploratrio tem como principal caracterstica a informalidade, a flexibilidade e a criatividade em seus procedimentos. Neste contexto, esta pesquisa caracteriza-se como exploratria, pois demonstra mais conhecimentos sobre o problema a partir de dados secundrios e estudo de caso. Utilizamos a referida

pesquisa por ser de baixo custo, e tambm pela quantidade de informaes j existentes, a fim de aceleramos o processo da excurso da mesma. Para solucionar o problema proposto, a metodologia aplicada foi qualitativa, pois objetivou-se averiguar a aceitao de um novo produto na linha de chocolate , e nosso maior foco estratgico saber o que importante para

o cliente . Exemplo 2:
A pesquisa adotada foi o estudo descritivo, segundo Malhota (2001) , a pesquisa descritiva concebida para auxiliar o responsvel pelas decises a determinar, avaliar e selecionar o melhor curso de ao a ser tomado em determinada situao. Ao lanar um novo produto no mercado temos como foco principal entender como as pessoas compra?, por que as pessoas compram? e quais sugestes podem ser dadas para inovaes da barra do chocolate? A metodologia aplicada foi quantitativa, pois medimos opinies, atitudes, preferncia e comportamentos do pblico que ir consumir nosso chocolate, o resultado ser expresso por meio de nmeros absolutos, propores e taxas. 2.1 MTODO DE COLETA DE DADOS Exemplo 1: Dentre as tcnicas disponveis para a coleta de dados empregadas nos estudos de caso, adotou-se a coleta de dados de levantamento de dados a partir de entrevistas individuais por telefone. A entrevista denomina-se como o melhor instrumento de investigao social. O questionrio elaborado para a pesquisa de campo estruturado, no disfarado, com perguntas abertas e fechadas e questes de mltipla escolha. O questionrio foi estruturado em duas partes. A primeira parte voltada essencialmente para o produto lanado, abordando caractersticas tcnicas e

funcionais do instrumento. A segunda parte aborda especificamente aspectos mercadolgicos e de marketing, como propaganda e promoo industrial. Exemplo 2:

Canudos um municpio brasileiro do estado da Bahia. O municpio possui uma rea de 2 984 km. Encontra-se inserido no Polgono das Secas e no vale do rio Vaza-Barris. Tem uma populao de aproximadamente 16 mil pessoas. Por ser uma populao pequena, pretende-se fazer uma coleta de dados por observao, ser encaminhado pessoas em forma de clientes, a fim de averiguar a preferncia do pblico e descobrir a opinio a respeito da nova linha de chocolate que ser implantado na regio. 3- ELABORAO DO RELATRIO DE PESQUISA Este trabalho foi realizado com bastante integrao de toda equipe, trilhando e trocando conhecimentos, para dessa forma enriquecermos no apenas nossos conhecimentos, mas sim, o conhecimento de todos os interessados. Aps a pesquisa realizada chegamos a seguinte concluso:
Para um novo produto atingir participao no mercado preciso criar estratgias eficazes de marketing que ofeream valor ao cliente.

Para um novo produto alcanar bons ndices de participao no mercado


necessrio reconhecer a importncia da divulgao passar a utiliz-la de forma eficiente e eficaz. No basta apenas lanar um bom produto, com preo atrativo e coloc-lo disposio, preciso que atenda o gosto do pblico, para que o cliente se sinta satisfeito com o produto.

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS

KOTLER, Philip; ARMSTRONG, Gary. Princpios de Marketing. 7 edio. Rio de Janeiro: Livros Tcnicos e Cientficos Editora, 1999. MCKENNA, Regis. Estratgias de Marketing em tempos de crise. So Paulo: Editora Campus, 1999. SAMARA, Santos Beatriz; BARROS, Jos Carlos. Pesquisa de Marketing Conceitos e Metodologia. 2 Edio. So Paulo: Makron Books, 1997. SANDHUDSEN, Richard L. Marketing Bsico. 2 edio. So Paulo: Saraiva, 1998.

Anda mungkin juga menyukai