Anda di halaman 1dari 2

UNIDADE FEDERAL DE LAVRAS CURSO DE LETRAS PORTUGUS DISCIPLINA: SOCIOLOGIA DA EDUCAO CURSISTA: APARECIDA DE FTIMA MARTINS BARBOSA ATIVIDADE

E 4.2 Conceitos e Teorias de Karl Marx e Max Weber Hoje, trabalhamos a sociologia a partir dos conceitos que foram elaborados por grandes pensadores como Augusto Comte, Emile Durkheim, Karl Marx e Max Weber. Karl Marx e Max Weber foram os grandes contribuintes para a sociologia, cada um deles abordou e explicou os conceitos e teorias diferentes, pois eles pensaram na relao entre indivduo e sociedade. Karl Marx afirmava que o capitalismo criava crises na sociedade, era fonte de desigualdade e desativava as relaes humanas. O trabalho no capitalismo tem como nico objetivo, o aumento da produo para resultante aumento do lucro. Por outro lado, ele afirmava que o conhecimento um dos melhores instrumentos na luta dos trabalhadores por mudanas na estrutura econmica capitalista. Marx em sua concepo de educao, agrupa trabalho e ensino, ou seja, a educao politcnica onde se ensina o contedo pedaggico e produtivo. Esse seria o mtodo para romper com o trabalho alienado, uma vez que o indivduo alcanaria uma formao mltipla, e assim se tornaria um ser social pleno. Weber, conclui uma sociologia compreensiva buscando compreender o indivduo na sociedade, ele considerava que a sociologia explicaria o que na realidade aconteceria , buscando a ordem e instrumentalizando a classe trabalhadora para a recuperao do capitalismo. Para ele todo indivduo capacitado a exercer a sua prpria vontade, todo o indivduo d vida sociedade, participando nas instituies sociais, como a famlia, a escola, o partido poltico e a igreja. Ele afirmava que para compreender a sociedade seria fundamental compreender a ao social do indivduo dentro da sociedade, pois ela constituda das aes que buscam estabelecer valores a serem compartilhados em sociedade. A sociedade capitalista moderna necessita de um maior grau de racionalizao, para sustentar a ao dos indivduos, sendo a burocracia como um instrumento necessrio para isso. Em nosso cotidiano, temos prticas burocrticas que referenciam nossas aes, filas, documentaes etc.

Numa perspectiva sociolgica, Marx e Weber continuam a contribuir para o estudo contnuo da Sociologia, que uma cincia que estuda e explica todos os fenmenos presentes em nossa realidade social. E, neste mbito, podemos reconhecer que as diferenas sociais e a diviso da sociedade em classes distintas e antagnicas sempre existiro. Bibliografia: BATTINI, Okana & FERREIRA, Adriana de Ftima. Cultura e Sociedade: pedagogia. So Paulo: Pearson Education do Brasil, 2009. PREVITALLI, Fabiane Santana. Sociologia da Educao I. Universidade Federal de Uberlndia.

Anda mungkin juga menyukai