Anda di halaman 1dari 9

Adriana Medeiros Rodrigues gatha Velasco de Oliveira Alexandre Galvo Garcia Aline Ribeiro Arajo Angelo Gama de Andrade

Bruno Saturnino Caio Correa Pereira

ANLISE DE PROPAGANDA

So Paulo 2011

FIAM Faculdades Integradas Alcntara Machado FAAM Faculdade de Artes Alcntara Machado Adriana Medeiros Rodrigues gatha Velasco de Oliveira Alexandre Galvo Garcia Aline Ribeiro Arajo Angelo Gama de Andrade Bruno Saturnino Caio Correa Pereira

ANLISE DE PROPAGANDA

Trabalho apresentado disciplina de tica e Legislao Publicitria, do curso de Publicidade e Propaganda/FIAMFAAM, sob orientao da Professora Daniele Gross Ramos.

So Paulo 2011

Adriana Medeiros Rodrigues gatha Velasco de Oliveira Alexandre Galvo Garcia Aline Ribeiro Arajo Angelo Gama de Andrade Bruno Saturnino Caio Correa Pereira

ANLISE DE PROPAGANDA

Trabalho apresentado disciplina tica e Legislao Publicitria, do curso de Publicidade e Propaganda da FIAMFAAM, sob orientao da professora Daniele Gross Ramos. Defendido e aprovado em 01 de Novembro de 2011, pela banca examinadora constituda pela professora: Daniele Gross Ramos.

_________________________________________ Professora Me. Daniele Gross Ramos FIAMFAAM

SUMRIO INTRODUO 1. JUSTIFICATIVA 1.1 O porqu da escolha da propaganda 2. ANLISE DA PROPAGANDA 2.1 Anlise tica e Legal 3. CONSIDERAES FINAIS REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS ANEXOS 04 05 05 05 05 07 08 08

INTRODUO

O comercial escolhido foi criado pela agncia de propaganda Leo Burnett em 2004 e se divide superficialmente em dois cenrios, o primeiro se passa dentro de um presdio, onde um presidirio recebe seu alvar de soltura e comea a se preparar para deixar a priso. Ele pega uma pequena mala com os seus poucos pertences, arruma sua roupa no banheiro, d uma rpida olhada em uma foto trs por quatro, coloca seu relgio de pulso, se olha no espelho e logo em seguida caminha pelos corredores da cadeia rumo ao porto de sada acompanhado por dois carcereiros e ao redor, dentro das celas, os companheiros do presidirio, comeam a fazer barulho e a gritar em comemorao a sada do amigo, em sequncia da uma breve parada no meio do corredor e olha para um dos detentos, que parece ser seu amigo, e troca olhares de cumplicidade e satisfao pela vitria adquirida e passam a sensao de misso cumprida, em seguida vai para outra parte da priso, onde outro presidirio d um grito para chamar a sua ateno, ele olha, e o presidirio acena com a mo dando um sentido de boa sorte, mais a frente outro carcereiro abre um dos portes do presidio, ele olha para uma cmera no alto e passa pelo porto, deixando mais uma parte do presidio para trs, o carcereiro fecha o porto, tudo escurece, clareando com a abertura do porto principal, onde o presidirio avista a rua e entra no segundo plano onde ele est saindo pelo porto principal, ao som de passarinhos cantando e um sol radiante e o porto atrs dele se fecha, ele comea caminhar pela rua, com um saco nas costas, e logo adiante ao virar a esquina ele se depara com um palio vermelho estacionado e passa bem pertinho do carro e comea admir-lo, a tela escurece, aparece a frase NOVO PALIO, e se ouve o som de vidro se quebrando e o de alarme disparando seguindo da frase IMPOSSVEL FICAR INDIFERENTE, nos fazendo entender que se trata de um furto.

1. JUSTIFICATIVA

1.1 O porqu da escolha da propaganda

A opo pela propaganda do novo Palio se deu principalmente pelo fato de ser um comercial totalmente diferenciado dos demais comerciais no ramo automobilstico, onde a propaganda sempre vem na forma de utopia, com lugares paradisacos, pessoas elegantes, alta velocidade e beleza nos levando a sonhar alto. J a propaganda do novo Palio utiliza-se de um cenrio oposto e obscuro, que o desconforto de um presdio, sendo que ainda traz consigo a figura de um presidirio que j cumpriu sua pena e que regride ao seu estado anterior, usando de uma forma camuflada o preconceito e o incentivo ao roubo.

2. ANLISE DA PROPAGANDA

2.1 Anlise tica e legal

Na presente propaganda so infringidas algumas leis publicadas no cdigo de autorregulamentao publicitria. Segundo o CONAR (Cap. 2, Seo 1, Art. 20):
Nenhum anncio deve favorecer ou estimular qualquer espcie de ofensa, discriminao racial, poltica, religiosa ou de nacionalidade.

Percebemos que o ex-presidirio tratado de forma ofensiva, o comercial favorece a discriminao, pois quando ele sai da priso e rouba o carro, transfere-se para a sociedade o conceito de que, um cidado que cometeu um erro no passado jamais poder se reconstituir e abandonar vcios antigos, deixando assim mais distante a possibilidade de voltar a ter uma vida normal. Outro artigo muito importante que o comercial rompe com os seus limites (Cap. 2, Seo 1, Art. 21):
Os anncios no podem conter nada que possa induzir a atividades criminosas ou ilegais - ou que parea favorecer enaltecer ou estimular tais atividades

Ao final do filme podemos subentender claramente que o cidado rouba o carro por ser irresistvel, motivando e incentivando diversas classes da sociedade ao roubo, a primeira classe a dos ex-detentos que gradativamente vo conseguindo se estabilizar emocional e psicologicamente ao sair da priso, mas que com um comercial nesse perfil, acabam retornando ao passado de forma inconsciente. Outra classe so a das crianas que ainda no

sabendo discernir muito bem o certo do errado, comeam a absorver tais informaes e por fim pessoas de classes menos favorecidas economicamente vivenciam a possibilidade de ter algo que suas posses no os permitiam ter. Seguindo para outro artigo do CONAR (Cap. 2, Seo 2, Art. 21):
Os anncios no devem conter afirmaes ou apresentaes visuais ou auditivas que ofendam os padres de decncia que prevaleam entre aqueles que a publicidade poder atingir.

O roubo com certeza no est dentro dos padres de decncia estabelecidos pela sociedade, ento quando ao final do filme as luzes se apagam, ouvimos ro som de vidro quebrando e alarme disparando, percebemos a presena de um ato ilcito, essa ao ento extrapola os limites impostos neste artigo. Partindo para outro artigo do mesmo captulo do CONAR (Cap. 2, Seo 4, Art. 26):
Os anncios no devem conter nada que possa conduzir a violncia .

Mais uma vez encontramos uma irregularidade na propaganda, porque o roubo no passivo, ele com certeza utiliza-se da violncia para atingir seus objetivos. Falando sobre carros sempre bom inserir dicas de segurana e preveno, o que diz este outro artigo do CONAR (Cap. 2, Seo 8, Art. 33, parte C):
Este Cdigo condena os anncios que: c) deixem de mencionar cuidados especiais para a preveno de acidentes, quando tais cuidados forem essenciais ao uso do produto.

A propaganda em nenhum momento, seja na forma escrita, visual ou auditiva, menciona que o cinto de segurana essencial para salvar vidas em caso de acidentes e deve ser usado. Por fim, aps tantos artigos sendo infringidos nesse comercial, localizamos um anexo (CONAR, Anexo O):
Na propaganda de automveis, caminhes, nibus e tratores: 1. No se permitir a divulgao de dados de desempenho que correspondam a condies de uso atpicas para a maioria dos Consumidores a no ser quando tais condies forem claramente especificadas. 2. No se permitir que o anncio contenha sugestes de utilizao do veculo que possam pr em risco a segurana pessoal do usurio e de terceiros, tais como ultrapassagens no permitidas em estradas, excesso de velocidade, no utilizao de acessrios de segurana, desrespeito sinalizao, desrespeito aos pedestres e s normas de trnsito de uma forma geral. 3. Tambm no sero permitidos anncios que induzam o usurio a desrespeitar, quando na direo de veculos motorizados, as regras de silncio e de higiene das vias pblicas, bem como do respeito aos recursos naturais e ecolgicos quando em viagem. 4. Os anncios no devero induzir a erro quanto s caractersticas especficas do veculo, tais como consumo, velocidade, desempenho, conforto e segurana.

Este anexo, voltado para veculos motorizados, respeitado na propaganda, pois no mostra caractersticas e nem dados atpicos do veculo, respeitando tambm as leis de trnsito no modo geral. No faz referncia a qualquer tipo de desrespeito a natureza durante a utilizao do veculo e tambm no faz meno a caractersticas do veculo, logo no mostra qualquer informao equivocada do produto.

3. CONSIDERAES FINAIS

Na propaganda existe uma falta de empatia para com o ex-detento, pois bem sabemos que uma que acaba de deixar a cadeia possui dificuldades para conseguir uma recolocao social, no tendo apoio algum inicialmente pela sociedade e que mesmo aps o cumprimento da pena, as pessoas precisaro de tempo para voltar a dar credibilidade a esse cidado. Ento o comercial acaba perdendo a essncia da propagao publicitria, que a de influenciar as pessoas para coisas positivas, pois trabalhamos com uma comunicao de massa. Por fim no aprovamos a utilizao do comercial analisado, pois alm de infringir diversos artigos de grande importncia do cdigo de autorregulamentao publicitria, ele fere a moral do ex-detento, agindo com um pr-conceito nos trazendo a ideia de que uma vez ladro, sempre ladro, isso sem falar na promoo a violncia e ao roubo, que o comercial acaba induzindo e apoiando os atos ilcitos. A marca acaba saindo prejudicada tambm, pois o consumidor pode ficar inseguro de comprar algo que muito visado pelos assaltantes. Outro ponto importante a falta de citao da importncia do uso do cinto de segurana, item imprescindvel para salvar vidas em caso de acidentes.

4. REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS

Anda mungkin juga menyukai