Anda di halaman 1dari 34

Configurando Cluster no Windows Server 2003

24 de maro de 2011 thiagoprodrigues Deixe um comentrio Ir para os comentrios Resumo Este guia fornece instrues passo a passo para criar e configurar um nico cluster de servidor de vrios ns de dispositivo de quorum comum usando um disco compartilhado em servidores que executam os sistemas operacionais Microsoft Windows Server 2003 Enterprise Edition e o Windows Server 2003 Datacenter Edition.

Introduo
Um cluster de servidor um grupo de servidores independentes trabalhando de forma coletiva e executando o MSCS (Microsoft Cluster Service). Os clusters de servidor fornecem alta disponibilidade, failback, escalabilidade e capacidade de gerenciamento para recursos e aplicativos. Os clusters de servidor permitem que os clientes acessem os aplicativos e os recursos no caso de falhas e interrupes planejadas. Se um dos servidores no cluster no estiver disponvel devido a uma falha ou aos requisitos de manuteno, os recursos e os aplicativos sero movidos para outros ns de cluster disponveis. Nas solues do Windows Clustering, o termo alta disponibilidade usado no lugar de "tolerncia a falhas. A tecnologia tolerante a falhas oferece um nvel mais alto de flexibilidade e recuperao. Os servidores tolerantes a falhas normalmente usam um alto grau de redundncia de hardware, alm de software especializado, para fornecer uma recuperao quase instantnea de qualquer falha de hardware ou software. Essas solues custam mais que as solues do Windows Clustering, pois as organizaes devem pagar pelo hardware redundante que aguarda, em um estado ocioso, uma falha. Os clusters de servidor no garantem uma operao sem interrupes, mas eles fornecem disponibilidade suficiente para a maioria dos aplicativos de misso crtica. O servio de cluster pode monitorar os aplicativos e os recursos, reconhecer-se e recuperar-se automaticamente de muitas condies de falha. Isso fornece flexibilidade no gerenciamento da carga de trabalho em um cluster. Ele tambm aperfeioa a disponibilidade geral do sistema. Os benefcios do servio de cluster incluem:

Alta disponibilidade: com os clusters de servidor, a propriedade dos recursos, como unidades de disco e endereos IP, automaticamente transferida de um servidor com falhas para um servidor disponvel. Quando h uma falha em um sistema ou em um aplicativo no cluster, o software do cluster reinicia o aplicativo com falha em um servidor disponvel ou distribui o trabalho do n com falha para os ns restantes. Conseqentemente, o usurio ter apenas uma pausa momentnea no servio.

Failback: o servio de cluster atribuir novamente, de forma automtica, a carga de trabalho em um cluster quando um servidor com falha estiver online para seu proprietrio pr-determinado preferencial. Esse recurso pode ser configurado, mas est desativado por padro. Capacidade de gerenciamento: possvel usar a ferramenta Administrador de Cluster (CluAdmin.exe) para gerenciar um cluster, como um nico sistema, e os aplicativos como se estivessem em execuo em um nico servidor. Voc pode mover os aplicativos para servidores diferentes no cluster. O Administrador de cluster pode ser usado para equilibrar as cargas de trabalho do servidor manualmente e liberar os servidores para a manuteno planejada. possvel tambm monitorar o status do cluster, todos os ns e os recursos de qualquer lugar na rede. Escalabilidade: os servios de cluster podem aumentar para atender crescente demanda. Quando a carga total para um aplicativo com reconhecimento de cluster excede os recursos do cluster, os ns adicionais podem ser includos.

Este documento fornece instrues para criar e configurar um cluster de servidor com servidores conectados a um dispositivo de armazenamento de cluster compartilhado e em execuo no Windows Server 2003 Enterprise Edition ou no Windows Server 2003 Datacenter Edition. Este documento ir gui-lo pelo processo de instalao de um cluster comum e, sendo assim, no explica como instalar os aplicativos no cluster. As solues do Windows Clustering que implementam modelos de quorum no tradicionais, como cluster de MNS (Majority Node Set Conjunto de n majoritrio) e clusters geograficamente dispersos, tambm no so discutidas. Para obter informaes adicionais sobre os conceitos de cluster de servidor, bem como os procedimentos de instalao e configurao, consulte a Ajuda online do Windows Server 2003.

Listas de verificao para configurao do cluster de servidor:


Essa lista de verificao ajuda na preparao da instalao. As instrues passo a passo so fornecidas depois da lista de verificao. Requisitos de software

Microsoft Windows Server 2003 Enterprise Edition ou Windows Server 2003 Datacenter Edition instalado em todos os computadores no cluster. Um mtodo de resoluo de nome, como DNS (Domain Name System Sistema de nomes de domnio), protocolo de atualizao dinmica de DNS, WINS (Windows Internet Name Service), HOSTS dentre outros. Um modelo de domnio existente. Todos os ns devem ser membros do mesmo domnio. Uma conta no nvel de domnio que seja um membro do grupo de administradores locais em cada n. Uma conta dedicada recomendada.

Requisitos de hardware

O hardware de cluster deve estar na HCL (Hardware Compatibility List Lista de compatibilidade de hardware) do servio de cluster. Para localizar a verso mais recente da HCL do servio de cluster, v para a Lista de compatibilidade de hardware do Windows em http://www.microsoft.com/whdc/hcl/default.mspx

(site em ingls) e procure por cluster. A soluo completa deve ser certificada na HCL, no apenas os componentes individuais. Para obter informaes adicionais, consulte o seguinte artigo no Microsoft Knowledge Base: 309395(site em ingls) The Microsoft Support Policy for Server Clusters and the Hardware Observao Se voc estiver instalando esse cluster em uma SAN (Storage Area Network rede local de armazenamento) e planeja ter vrios dispositivos e clusters compartilhados na SAN com um cluster, a soluo tambm dever estar na Lista de compatibilidade de hardware Cluster/Multi-Cluster Device. Para obter informaes adicionais, consulte o seguinte artigo no Microsoft Knowledge Base: 304415(site em ingls) Support for Multiple Clusters Attached to the Same SAN Device

Dois controladores de dispositivo de armazenamento em massa SCSI (Small Computer System Interface) ou Canal de Fibra. Um disco do sistema local para o OS deve estar instalado em um controlador. Um controlador de armazenamento PCI (Peripheral Component Interconnect interconexo de componentes perifricos) separado para os discos compartilhados. Dois adaptadores de rede de PCI em cada n no cluster. Cabos de armazenamento para conectar o dispositivo de armazenamento compartilhado em todos os computadores. Consulte as instrues do fabricante para configurar os dispositivos de armazenamento. Consulte o apndice que acompanha esse artigo para obter informaes adicionais sobre a configurao especfica necessria ao usar SCSI ou Canal de fibra. Todos os hardwares devem ser idnticos, slot a slot, placa a placa, BIOS e revises de firmware etc, para todos os ns. Isso torna a configurao mais fcil e elimina os problemas de compatibilidade.

Requisitos de rede

Um nome NetBIOS exclusivo. Endereos IP estticos para todas as interfaces de rede em cada n. Observao O Cluster de servidor no fornece suporte para o uso de endereos IP atribudos a partir de servidores DHCP (Dynamic Host Configuration Protocol Protocolo de configurao dinmica de hosts).

Acesso a um controlador de domnio. Se o servio de cluster no puder autenticar a conta do usurio para iniciar o servio, poder haver uma falha no cluster. recomendado que voc tenha um controlador de domnio na mesma LAN do cluster para assegurar a disponibilidade. Cada n deve ter no mnimo dois adaptadores de rede um para conexes com a rede pblica de clientes e outra para a rede privada de cluster n a n. Um adaptador de rede privada dedicado necessrio para a certificao da HCL. Todos os ns devem ter duas LANs fisicamente independentes ou LANs virtuais para comunicaes pblicas e particulares.

Se voc estiver usando placas de rede tolerantes a falhas ou um conjunto de adaptadores de rede, certifique-se de estar usando o firmware e os drivers mais recentes. Consulte o fabricante do adaptador de rede para obter informaes sobre compatibilidade de cluster.

Requisitos de disco compartilhado

Uma unidade de armazenamento de disco externa aprovada pela HCL conectada a todos os computadores. Ela ser usada como um disco compartilhado no cluster. Algum tipo de RAID (redundant array of independent disks matriz redundante de discos independentes) de hardware recomendado. Todos os discos compartilhados, incluindo o disco de quorum, devem estar conectados fisicamente a um barramento compartilhado. Observao O requisito acima no se aplica a clusters de MNS, que no so discutidos neste guia.

Os discos compartilhados devem estar em uma controladora diferente daquela usada pela unidade do sistema. Criar vrias unidades lgicas no nvel do hardware na configurao RAID mais recomendado do que usar uma nica unidade lgica que dividida em vrias parties no nvel do sistema operacional. Isso diferente da configurao normalmente usada para servidores autnomos. Entretanto, ela permite ter vrios recursos de disco e definir configuraes Ativa/Ativa e equilbrio manual de carga nos ns no cluster. Um disco dedicado com tamanho mnimo de 50 MB para ser usado como o dispositivo de quorum. Uma partio de, no mnimo, 500 MB recomendada para o desempenho do sistema de arquivo NTFS otimizado. Verifique se os discos conectados ao barramento compartilhado podem ser vistos de todos os ns. Isso pode ser verificado no nvel de configurao do adaptador de host. Consulte a documentao do fabricante para obter instrues especficas do adaptador. Devem ser atribudos aos dispositivos SCSI nmeros de identificao SCSI exclusivos e adequadamente terminados de acordo com as instrues do fabricante. Consulte o apndice fornecido com este artigo para obter informaes sobre como instalar e terminar os dispositivos SCSI. Todos os discos compartilhados devem ser configurados como discos bsicos. Para obter informaes adicionais, consulte o seguinte artigo no Microsoft Knowledge Base: 237853(site em ingls) Dynamic Disk Configuration Unavailable for Server Cluster Disk Resources

Os discos compartilhados de cluster no fornecem suporte originalmente tolerncia a falhas do software. Todos os discos compartilhados devem ser configurados como discos do MBR (master boot record registro de inicializao mestre) em sistemas que executam as verses do 64 bits do Windows Server 2003. Todas as parties nos discos no cluster devem ser formatadas como NTFS.

As configuraes RAID tolerantes a falhas de hardware so recomendadas para todos os discos. So recomendadas, no mnimo, duas unidades lgicas compartilhadas.

Instalao do cluster
Viso geral da instalao Durante o processo de instalao, alguns ns sero desativados enquanto outros estiverem sendo instalados. Essa etapa ajuda a garantir que os dados em discos conectados a um barramento compartilhado no sejam perdidos ou corrompidos. Isso tambm pode ocorrer quando vrios ns tentarem, simultaneamente, fazer gravaes em um disco que no esteja protegido por um software de cluster. O comportamento padro na forma que como novos discos so montados foi alterado no Windows 2003 Server a partir do comportamento no sistema operacional Microsoft Windows 2000. No Windows 2003, os discos lgicos que no esto no mesmo barramento da partio de inicializao no sero automaticamente montados nem tero uma letra de unidade atribuda. Isso ajuda a assegurar que o servidor no montar unidades que podem pertencer a outro servidor em um ambiente de SAN complexo. Embora as unidades no sejam montadas, recomendado que voc siga os procedimentos abaixo para certificarse de que os discos compartilhados no sejam corrompidos. Use a tabela abaixo para determinar os ns e os dispositivos de armazenamento que devem ser ativados durante cada etapa. As etapas neste guia referem-se a um cluster de dois ns. Entretanto, se voc estiver instalando um cluster com mais de dois ns, a coluna N 2 mostra o estado exigido de todos os outros ns. Etapa N 1 N 2 Armazenamento Comentrios Configurar redes Ativado Ativado Desativado Verifique se todos os dispositivos de armazenamento no barramento compartilhado esto desativados. Ative todos os ns. Configurar discos compartilhados Ativado Desativado Ativado Encerre todos os ns. Ative o armazenamento compartilhado e, em seguida, ative o primeiro n.

Verificar configurao de disco Desativado Ativado Ativado Ative o primeiro n e, em seguida, ative o segundo n. Repita esse procedimento para os ns 3 e 4, se necessrio. Configurar o primeiro n Ativado Desativado Ativado Desative todos os ns; ative o primeiro n. Configurar o segundo n Ativado Ativado Ativado Ative o segundo n aps a configurao bem-sucedida do primeiro n. Repita esse procedimento para os ns 3 e 4, se necessrio. Ps- instalao Ativado Ativado Ativado Todos os ns devem estar ativados. Vrias etapas devem ser realizadas antes da configurao do software de Servio de cluster. So elas:

Instalar o sistema operacional Windows Server 2003 Enterprise Edition ou Windows Server 2003 Datacenter Edition em cada n. Configurar redes. Configurar discos.

Execute essas etapas em cada n de cluster antes de prosseguir com a instalao do servio de cluster no primeiro n. Para configurar o servio de cluster, voc deve estar conectado com uma conta que tenha permisses administrativas em todos os ns. Cada n deve ser um membro do mesmo domnio. Se voc optar por tornar um dos ns um controlador de domnio, tenha outro controlador de domnio disponvel na mesma subrede para eliminar um simples ponto de falha e habilitar a manuteno nesse n. Instalar o sistema operacional Windows Server 2003 Consulte a documentao fornecida no pacote do sistema operacional Windows Server 2003 para instalar o sistema em cada n no cluster. Para configurar o servio de cluster, voc deve estar conectado localmente com uma conta de domnio que seja membro do grupo de administradores locais.

Observao A instalao falhar se voc tentar unir um n a um cluster que tenha uma senha em branco para a conta de administrador local. Por razes de segurana, o Windows Server 2003 no permite as senhas de administrador em branco. Configurar redes Cada n de cluster exige, no mnimo, dois adaptadores de rede com duas ou mais redes independentes, para evitar um simples ponto de falha. Um deve ser conectado a uma rede pblica e o outro, a uma rede privada contendo apenas ns de cluster. Os servidores com vrios adaptadores de rede so denominados "multi-homed". Como servidores "multi-homed" podem ser problemticos, extremamente importante que voc siga as recomendaes de configurao de rede apresentadas neste documento. A Microsoft exige que voc tenha dois adaptadores de rede de PCI em cada n a ser certificado na HCL e que o Servio de suporte ao produto Microsoft fornea suporte a ele. Configure um dos adaptadores de rede na rede de produo com um endereo IP esttico e o outro em uma rede separada com um endereo IP esttico diferente em uma outra subrede para as comunicaes de cluster particulares. A comunicao entre os ns do cluster de servidor essencial para que as operaes de cluster ocorram sem problemas. Portanto, voc deve configurar as redes usadas para a comunicao com o cluster de modo otimizado e atender a todas as exigncias da lista de compatibilidade de hardware. O adaptador de rede privada usado para comunicao n a n, informaes de status do cluster e gerenciamento do cluster. Cada adaptador de rede pblica do n conecta o cluster rede pblica em que os clientes esto localizados e deve ser configurado como uma rota de backup para a comunicao interna do cluster. Para fazer isso, configure as funes dessas redes como "Apenas comunicaes internas de cluster " ou "Todas as Comunicaes" para o Servio de cluster. Alm disso, cada rede de cluster deve falhar independentemente de todas as outras redes de cluster. Isso significa que duas redes de cluster no devem ter um componente em comum que possa causar em uma falha em ambas simultaneamente. Por exemplo, o uso de um adaptador de rede de mltiplas portas para conectar um n a duas redes de cluster no ir satisfazer essa exigncia na maioria dos casos, pois as portas no so independentes. Para eliminar os possveis problemas de comunicao, remova todo o trfego de rede desnecessrio do adaptador de rede que est definido para Apenas comunicaes internas de cluster (esse adaptador tambm conhecido como rede de pulsao ou adaptador de rede privada). Para verificar se todas as conexes de rede esto corretas, os adaptadores de rede privada devem estar em uma rede lgica diferente daquela em que esto os adaptadores de rede pblica. Isso pode ser feito com o uso de um cabo "cross-over" em uma configurao de dois ns ou de um hub "burro" em uma configurao de mais de dois ns. No use um switch, um hub inteligente ou qualquer outro dispositivo de roteamento na rede de pulsao.

Observao As pulsaes do cluster no podem ser encaminhadas por meio de um dispositivo de roteamento, pois a TTL (Time to Live Vida til) est definida para 1. Os adaptadores de rede pblica devem ser conectados somente rede pblica. Se voc tiver uma LAN virtual, a latncia entre os ns deve ser menor que 500 ms (milsimos de segundo). Alm disso, no Windows Server 2003, as pulsaes no Cluster de servidor foram alteradas para difuso seletiva; portanto, voc pode tornar um servidor Madcap disponvel para atribuir endereos de multidifuso seletiva. Para obter informaes adicionais, consulte o seguinte artigo no Microsoft Knowledge Base: 307962 (site em ingls) Multicast Support Enabled for the Cluster Heartbeat A figura 1 abaixo apresenta uma configurao de cluster de quatro ns.

Figura 1 Conexes para um cluster de quatro ns Configurao geral de rede: Observao Este guia assume que voc est executando o menu Iniciar padro. As etapas podem ser um pouco diferentes se voc estiver executando o menu Iniciarclssico. Alm disso, a definio de um adaptador de rede como privado ou pblico depende da conexo. Para o objetivo deste documento, o primeiro adaptador de rede (Conexo local) conectado rede pblica e o segundo adaptador de rede (Conexo local 2) conectado rede privada de cluster. Sua rede pode ser diferente.
Para renomear os cones da Conexo local

recomendado que voc altere os nomes das conexes de rede para obter mais clareza. Por exemplo, talvez voc queira alterar o nome Conexo local 2 para algo como Privado. A renomeao o ajudar a identificar uma rede e a atribuir suas funes de forma correta. 1. Clique em Iniciar, aponte para Painel de Controle, clique com o boto direito do mouse em Conexes de Rede e, em seguida, clique em Abrir. 2. Clique com o boto direito do mouse no cone Conexo Local 2. 3. Clique em Renomear. 4. Digite Privadana caixa de texto e, em seguida, pressione ENTER. 5. Repita as etapas de 1 a 3 e, em seguida, renomeie o adaptador de rede pblica para Pblica.

Figura 2 cones renomeados na janela Conexes de rede 6. Os cones renomeados devem ser parecidos com esses da figura 2. Feche a janela Conexes de rede. Os novos nomes das conexes sero exibidos no Administrador de cluster e replicados automaticamente em todos os outros ns de cluster

Para configurar a ordem de vnculo das redes em todos os ns

1. Clique em Iniciar, aponte para Painel de Controle, clique com o boto direito do mouse em Conexes de Rede e, em seguida, clique em Abrir 2. No menu Avanado, clique em Configuraes Avanadas. 3. Na caixa Conexes, certifique-se de que seus vnculos estejam na seguinte ordem e, em seguida, clique em OK : 1. Pblico 2. Privado 3. Conexes de acesso remoto Configurar o adaptador de rede privada 1. Clique com o boto direito do mouse na conexo de rede para o adaptador de pulsao e, em seguida, clique em Propriedades. 2. Na guia Geral, certifique-se de que apenas a caixa de seleo Protocolo TCP/IP esteja marcada, como mostrado na figura 3 abaixo. Clique para limpar as caixas de seleo para outros clientes, servios e protocolos.

Figura 3 Clique para marcar apenas a caixa de seleo Protocolo TCP/IP na caixa de dilogo Propriedades de Conexo local. 3. Se voc tiver um adaptador de rede com capacidade de transmisso em vrias velocidades, dever especificar, manualmente, a velocidade e o modo duplex. No use uma definio de seleo automtica para a velocidade, pois alguns adaptadores podem diminuir os pacotes ao determinar a velocidade. A velocidade dos adaptadores de rede deve ser definida manualmente para que seja a mesma em todos os ns, de acordo com as especificaes do fabricante da placa. Se estiver em dvida quanto velocidade para a qual a placa e os dispositivos de conexo fornecem suporte, a Microsoft recomenda que voc defina todos os dispositivos naquele caminho para 10 Mbps e Half Duplex, como mostrado na figura 4 abaixo. A quantidade de informaes que est sendo transmitida por meio da rede de pulsao pequena, mas a latncia crtica para a comunicao. Essa configurao fornecer largura de banda suficiente para comunicao confivel. Todos os adaptadores de rede em um cluster conectado mesma rede devem ser configurados de modo idntico para usar os mesmos parmetros Duplex Mode, Link Speed, Flow Control e assim por diante. Entre em contato com o fabricante do adaptador para obter informaes especficas sobre as definies de duplex e de velocidade apropriadas para os adaptadores de rede.

Figura 4 Definindo a velocidade e o modo duplex para todos os adaptadores.

Observao A Microsoft no recomenda o uso de nenhum tipo de adaptador tolerante a falhas ou "Conjunto de adaptadores" para pulsao. Se a redundncia para a conexo de pulsao for necessria, use vrios adaptadores de rede definidos para Apenas Comunicao Interna e defina a prioridade da rede na Configurao de cluster. Problemas foram encontrados em antigos adaptadores de rede de mltiplas portas, portanto, certifique-se de utilizar as verses mais recentes do firmware e do driver, se for usar essa tecnologia. Entre com contato com o fabricante do adaptador de rede para obter informaes sobre compatibilidade em um cluster de servidor. Para obter informaes adicionais, consulte o seguinte artigo no Microsoft Knowledge Base: 254101 (site em ingls) Network Adapter Teaming and Server Clustering 4. Clique em Protocolo Internet (TCP/IP) e, em seguida, clique em Propriedades. 5. Na guia Geral, verifique se voc selecionou um endereo IP esttico que no est na mesma subrede ou rede de qualquer outro adaptador de rede pblica. recomendado que o adaptador de rede privada seja colocado nos seguintes intervalos de rede privada: o 10.0.0.0 a 10.255.255.255 (Classe A) o 172.16.0.0 a 172.31.255.255 (Classe B) o 192.168.0.0 a 192.168.255.255 (Classe C) Um exemplo de um endereo IP ideal para ser usado com os adaptadores de rede privada 10.10.10.10 no n 1 e 10.10.10.11 no n 2 com uma mscara de subrede de 255.0.0.0, como mostrado na figura 5 abaixo. Certifique-se de que esse seja um esquema de endereo IP totalmente diferente daquele usado para a rede pblica. Observao Para obter informaes adicionais sobre um endereo IP vlido para a rede privada, consulte o seguinte artigo no Microsoft Knowledge Base: 142863 (site em ingls) Valid IP Addressing for a Private Network

Figura 5 Exemplo de endereo IP para ser usado com adaptadores de rede privada. 6. Verifique se no h valores definidos na caixa Gateway Padro ou em Usar os seguintes endereos de servidor DNS. 7. Clique no boto Avanado. 8. Na guia DNS, certifique-se de que nenhum valor seja definido. Certifique-se, tambm, de que as caixas de seleo Registrar os endereos desta conexo no DNS e Usar o sufixo DNS desta conexo no registro do DNS estejam desmarcadas. 9. Na guia WINS, certifique-se de que nenhum valor seja definido. Clique em Desativar NetBIOS sobre TCP/IP como mostrado na figura 6 abaixo.

Figura 6 Certificar-se de que nenhum valor seja definido na guia WINS. 10. Ao fechar a caixa de dilogo, voc poder receber o seguinte aviso: Esta conexo tem um endereo WINS primrio em branco. Deseja continuar? Se voc receber esse aviso, clique em Sim. 11. Conclua as etapas de 1 a 10 em todos os outros ns no cluster com diferentes endereos IP estticos. Configurar o adaptador de rede pblica Observao Se os endereos IP forem obtidos por meio de DHCP, o acesso aos ns do cluster poder no estar disponvel se o servidor DHCP no estiver acessvel. Por essa razo, os endereos IP estticos so exigidos para todas as interfaces em um cluster de servidor. Lembre-se de que o servio de cluster reconhecer somente uma interface de rede por subrede. Se voc precisar de assistncia em relao ao endereo TCP/IP no Windows Server 2003, consulte a Ajuda Online.
Verificando conectividade e resoluo de nome

Para verificar se as redes privada e pblica esto se comunicando adequadamente, execute ping em todos os endereos IP de cada n. Voc deve ser capaz de executar ping em todos os endereos IP, localmente e nos ns remotos. Para verificar a resoluo de nome, execute ping em cada n de um cliente usando o nome da mquina do n em vez do seu endereo IP. O endereo IP deve ser retornado somente para a rede pblica. Talvez voc queira tentar um comando PING a para fazer uma pesquisa reversa nos Endereos IP.
Verificando a participao do domnio

Todos os ns no cluster devem ser membros do mesmo domnio e poder acessar um controlador de domnio e um servidor DNS. Eles podem ser configurados como servidores membros ou como controladores de domnio. necessrio ter, no mnimo, um controlador de domnio no mesmo segmento de rede do cluster. Para obter alta disponibilidade, outro controlador de domnio deve estar disponvel para remover um nico ponto de falha. Neste guia, todos os ns so configurados como servidores membros. H situaes em que os ns podem ser implantados em um ambiente onde h controladores de domnio do Microsoft Windows NT 4.0 ou do Windows Server 2003. Esse cenrio requer, no mnimo, que um dos ns do cluster seja configurado como um controlador de domnio. Entretanto, em um cluster de servidor de dois ns, se um n for um controlador de domnio, ento o outro tambm dever ser um controlador de domnio. Em uma implementao de cluster de quatro ns, no necessrio configurar todos os quatro ns como controladores de domnio. Contudo, ao seguir o modelo de "prticas recomendadas" e ter, no mnimo, um controlador de domnio de backup, pelo menos um dos trs ns restantes deve ser configurado como um

controlador de domnio. Um n de cluster deve ser definido como um controlador de domnio, usando a ferramenta DCPromo antes da configurao do servio de cluster. A dependncia no Windows Server 2003 no DNS requer que cada n definido como controlador de domnio tambm seja um servidor DNS se outro servidor DNS, que fornece suporte a atualizaes dinmicas e/ou a registros SRV, no estiver disponvel (Zonas integradas de diretrio ativo recomendadas). Os problemas a seguir devem ser considerados ao implantar os ns de cluster como controladores de domnio:

Se um n do cluster em um cluster de dois ns for um controlador de domnio, o outro n tambm dever ser um controlador de domnio. H sobrecarga associada execuo de um controlador de domnio. Um controlador de domnio ocioso pode usar de 130 a 140 MB de RAM, que inclui a execuo do Servio de cluster. Alm disso, h um trfego de rede intenso a partir da replicao, pois esses controladores de domnio tm que replicar com outros controladores de domnio, no domnio e por meio do domnio. Se os ns de cluster forem os nicos controladores de domnio, cada um tambm dever ser um servidor DNS. Eles devem apontar uns aos outros, na resoluo DNS primria, e a eles mesmos na resoluo secundria. O primeiro controlador de domnio na floresta/domnio executar todas as Funes de mestre de operaes. possvel redistribuir essas funes em qualquer n. Contudo, se um n falhar, as Funes de mestre de operaes assumidas pelo n no estaro disponveis. Portanto, recomendado que voc no execute as Funes de mestre de operaes em qualquer n de cluster. Isso inclui Mestre de esquema, Mestre de nomenclatura de domnio, Mestre de ID relativo, Emulador de PDC e Mestre de infra-estrutura. Essas funes no podem ter um cluster para obter alta disponibilidade com failover. O cluster em outros aplicativos, como o Microsoft SQL Server ou o Microsoft Exchange Server, em um cenrio em que os ns tambm so controladores de domnio pode ser otimizado devido s restries de recursos. Essa configurao deve ser totalmente testada em um ambiente de laboratrio antes da implantao.

Devido complexidade e sobrecarga envolvidas no processo de tornar ns do cluster controladores de domnio, recomendado que todos os ns sejam servidores membros.
Configurando uma conta de usurio de cluster

O Servio de Cluster requer uma conta de usurio de domnio que seja um membro do grupo Administradores locais em cada n, no qual o Servio de Cluster pode ser executado. Como a configurao requer um nome de usurio e uma senha, essa conta do usurio deve ser criada antes da configurao do Servio de Cluster. Essa conta do usurio deve ser dedicada somente para execuo do Servio de Cluster e no deve pertencer a um indivduo. Observao A conta do servio de cluster no precisa ser um membro do grupo Administradores de domnio. Por razes de segurana, no recomendado conceder direitos de administrador de domnio para a conta de servio de cluster.

A conta de servio de cluster requer os seguintes direitos para funcionar corretamente em todos os ns no cluster. O Assistente para configurao de cluster concede os seguintes direitos automaticamente:

Agir como parte do sistema operacional. Ajustar as cotas de memria para um processo. Fazer backup de arquivos e diretrios. Aumentar a prioridade de planejamento. Fazer logon como um servio. Restaurar arquivos e diretrios.

Para obter informaes adicionais, consulte o seguinte artigo no Microsoft Knowledge Base: 269229(site em ingls) How to Manually Re-Create the Cluster Service Account
Para configurar uma conta de usurio de cluster

1. Clique em Iniciar, aponte para Todos os Programas, aponte para Ferramentas Administrativas e, em seguida, clique em Usurios e Computadores do Active Directory. 2. Clique no sinal de adio (+) para expandir o domnio se ele ainda no estiver expandido. 3. Clique com o boto direito do mouse em Usurios, aponte para Novo e, em seguida, clique em Usurio. 4. Digite o nome do cluster, como mostrado na figura 7 abaixo, e, em seguida, clique em Avanar.

Figura 7 Digite o nome do cluster. 5. Defina as configuraes de senha para O Usurio No Pode Alterar a Senha e A Senha Nunca Expira. Clique em Avanar e, em seguida, clique em Concluir para criar esse usurio. Observao Se a diretiva de segurana administrativa no permitir o uso de senhas que nunca expiram, ser necessrio renovar a senha e atualizar a configurao do servio de cluster em cada n antes de a senha expirar. Para obter informaes adicionais, consulte o seguinte artigo no Microsoft Knowledge Base: 305813 (site em ingls) How to Change the Cluster Service Account Password 6. Clique com o boto direito do mouse em Cluster no painel esquerdo do snap-in Usurios e Computadores do Active Directory e, em seguida, clique em Propriedades no menu de atalho. 7. Clique em Adicionar Membro ao Grupo. 8. Clique em Administradores e, em seguida, clique em OK. Esse procedimento concede privilgios administrativos nova conta do usurio, nesse computador.

9. Saia do snap-in Usurios e Computadores do Active Directory. Configurar discos compartilhados Aviso Para impedir que os discos de cluster sejam corrompidos, certifique-se de que o Windows Server 2003 e o Servio de Cluster estejam instalados, configurados e em execuo em pelo menos um n antes de iniciar um sistema operacional em outro n. essencial no ter mais de um n ativado at que o Servio de Cluster seja configurado. Para prosseguir, desative todos os ns. Ative os dispositivos de armazenamento compartilhados e o n 1.
Sobre o Disco de Quorum

O disco de quorum usado para armazenar pontos de verificao do banco de dados de configurao de cluster e arquivos de log que ajudam a gerenciar o cluster e a manter a consistncia. So recomendados os seguintes procedimentos para disco de quorum:

Criar uma unidade lgica com um tamanho mnimo de 50 MB para ser usada como um disco de quorum; 500 MB ideal para NTFS. Dedicar um disco separado como um recursos do quorum.

Importante Uma falha no disco de quorum pode causar uma falha no cluster inteiro; portanto, extremamente recomendado que voc use um volume em uma controladora RAID de hardware. No use o disco de quorum para executar nenhuma outra ao diferente de gerenciamento de cluster. O recurso de quorum tem uma funo essencial na operao do cluster. Em cada cluster, um nico recurso designado como o recurso de quorum. Um recurso de quorum pode ser qualquer recurso de Disco fsico com a seguinte funcionalidade:

Replicar o registro de cluster para todos os outros ns no cluster de servidor. Por padro, um registro do cluster armazenado no seguinte local em cada n:%SystemRoot%\Cluster\Clusdb. O registro do cluster replicado para o arquivo MSCS\Chkxxx.tmp na unidade de quorum. Esses arquivos so suas prprias cpias exatas. O arquivoMSCS\Quolog.log um log de transao que mantm um registro de todas as alteraes feitas no arquivo de ponto de verificao. Isso significa que os ns que estavam offline podem ter essas alteraes anexadas ao se conectarem novamente ao cluster. Se houver uma perda de comunicao entre os ns de cluster, o protocolo de resposta de desafio ("challenge-response") iniciado para evitar um cenrio inconsistente ("split brain"). Nessa situao, o proprietrio do recurso de disco de quorum torna-se o nico proprietrio do cluster e de todos os recursos. O proprietrio disponibiliza os recursos para os clientes. Quando o n que contm o disco de quorum opera de forma incorreta, os ns sobreviventes tornam-se proprietrios do dispositivo. Para obter informaes adicionais, consulte o seguinte artigo no Microsoft Knowledge Base: 309186(site em ingls) How the Cluster Service Takes Ownership of a Disk on the Shared Bus

Durante a instalao do servio de cluster, voc deve fornecer a letra da unidade para o disco de quorum. A letra Q normalmente usada com um padro, sendo assim, Q usada como exemplo.
Para configurar discos compartilhados

1. Certifique-se de que somente um n esteja ativado. 2. Clique com o boto direito do mouse em Meu Computador, clique em Gerenciare, em seguida, expanda Armazenamento. 3. Clique duas vezes em Gerenciamento de Disco. 4. Se voc conectar uma nova unidade, ela inicia o Assistente para gravao de assinatura e para atualizao de disco. Se isso ocorrer, clique em Avanar para navegar pelas etapas do assistente. Observao O assistente define o disco para dinmico, automaticamente. Para redefinir o disco para bsico, clique com o boto direito do mouse em Disco n (em quen especifica o disco com o qual est trabalhando) e, em seguida, clique em Reverter para Disco Bsico. 5. 6. 7. 8. 9. Clique com o boto direito do mouse em Espao de disco no alocado. Clique em Nova Partio. O Assistente de nova partio iniciado. Clique em Avanar. Selecione o tipo de partio Partio Primria. Clique em Avanar. O padro definir para o tamanho mximo permitido pela partio. Clique em Avanar. (Vrios discos lgicos so recomendados para vrias parties em um disco.) 10. Use a caixa suspensa para alterar a letra da unidade. Use uma letra de unidade que esteja no final do alfabeto em vez das letras enumeradas padro. Normalmente, a letra de unidadeQ usada para o disco de quorum, em seguida esto as letras R, S, etc usadas para os discos de dados. Para obter informaes adicionais, consulte o seguinte artigo no Microsoft Knowledge Base: 318534(site em ingls) Best Practices for Drive-Letter Assignments on a Server Cluster Observao Se voc estiver planejando usar pontos de montagem de volume, no atribua uma letra de unidade ao disco. Para obter informaes adicionais, consulte o seguinte artigo no Microsoft Knowledge Base: 280297 (site em ingls) How to Configure Volume Mount Points on a Clustered Server 11. Formatar a partio usando NTFS. Na caixa Volume Label, digite um nome para o disco. Por exemplo, Drive Q, como mostrado na figura 8 abaixo. essencial atribuir rtulos de unidade aos discos compartilhados, pois isso pode reduzir bastante o tempo de soluo de problemas durante uma situao de recuperao de disco.

Figura 8 essencial atribuir rtulos de unidade aos discos compartilhados. Se voc estiver instalando uma verso de 64 bits do Windows Server 2003, verifique se todos os discos esto formatados como MBR. No h suporte para os discos GPT (Global Partition Table) usados como discos no cluster. Para obter informaes adicionais, consulte o seguinte artigo no Microsoft Knowledge Base: 284134(site em ingls) Server Clusters Do Not Support GPT Shared Disks Verifique se todos os discos compartilhados esto formatados como NTFS e designados como MBR bsico.
Para verificar o acesso e a funcionalidade do disco

1. Inicie o Windows Explorer. 2. Clique com o boto direito do mouse em um dos discos compartilhados (como Unidade Q:\), clique em Novo e, em seguida, clique em Documento de Texto. 3. Verifique se voc pode fazer gravaes, com sucesso, no disco e se o arquivo foi criado. 4. Selecione o arquivo e, em seguida, pressione a tecla Delpara exclu-lo do disco no cluster. 5. Repita as etapas de 1 a 4 em todos os discos no cluster para verificar se eles podem ser acessados de forma correta a partir do primeiro n. 6. Desative o primeiro n, ative o segundo n e repita as etapas de 1 a 4 para verificar o acesso e a funcionalidade do disco. Atribua letras de unidade de forma a corresponderem aos respectivos rtulos de unidade. Repita essas etapas novamente para qualquer n adicional. Verifique se todos os ns podem ler os discos e fazer gravaes, desative todos os ns exceto o primeiro e, em seguida, continue com este documento.

Configurando o servio de cluster


Fornea todas as informaes de configurao de cluster iniciais na primeira fase da instalao. Isso pode ser feito usando o Assistente para configurao de cluster. Como visto no fluxograma, Criar (Criar um novo cluster) e Unir (Adicionar ns) tm dois caminhos diferentes, mas tm um pouco das mesmas pginas. Por exemplo, Login de Credencial, Anlise, Nova Anlise e Iniciar Servio so iguais. H pequenas diferenas nas pginas a seguir: Bem-vindo, Selecionar Computador e Conta de Servio de Cluster. Nas prximas duas sees deste documento, voc navegar pelas pginas do assistente, presentes em cada um desses caminhos de configurao. Na terceira seo, depois de seguir as sees iniciais, este documento descreve em detalhes as pginas Anlise, Nova Anlise e Iniciar Servio e os significados das informaes fornecidas nessas pginas.

Observao Durante a configurao do Servio de Cluster no n 1, necessrio desativar todos os outros ns. Todos os dispositivos de armazenamento compartilhados devem ser ativados.

Para configurar o primeiro n

1. Clique em Iniciar, clique em Todos os Programas, clique em Ferramentas Administrativas e, em seguida, clique em Administrador de Cluster. 2. Quando solicitado pelo Assistente para abrir conexo com cluster, clique em Criar novo cluster na lista suspensa Ao, como mostrado na figura 9 abaixo.

Figura 9 Lista suspensa Ao 3. Verifique se voc possui os pr-requisitos necessrios para configurar o cluster, como mostrado na figura 10 abaixo. Clique em Avanar.

Figura 10 A lista de pr-requisitos faz parte da pgina Bem-vindo ao Assistente de novo cluster de servidor. 4. Digite um nome NetBIOS exclusivo para o cluster (no mximo 15 caracteres) e, em seguida, clique em Avanar. No exemplo mostrado na figura 11 abaixo, o cluster denominadoMyCluster. recomendada a utilizao das regras de nomeao do DNS. Para obter informaes adicionais, consulte os seguintes artigos no Microsoft Knowledge Base: 163409(site em ingls) NetBIOS Suffixes (16th Character of the NetBIOS Name) 254680(site em ingls) DNS Namespace Planning

Figura 11 recomendada a utilizao das regras de nomeao do DNS ao nomear o cluster. 5. Se voc estiver conectado localmente com uma conta que no Conta do Domnio com privilgios Administrativos Locais, o assistente solicitar que especifique uma conta. Essa no a conta que o Servio de cluster usar para iniciar. Observao Se voc tiver credenciais adequadas, a solicitao mencionada na etapa 5 e mostrada na figura 12 abaixo no ser exibida.

Figura 12 O New Server Cluster Wizard solicita que voc especifique uma conta.

6. Como possvel configurar clusters remotamente, voc deve verificar ou digitar o nome do servidor que ser usado como o primeiro n para criar o cluster, como mostrado na figura 13 abaixo. Clique em Avanar.

Figura 13 Selecione o nome do computador que ser o primeiro n no cluster. Observao O Assistente para instalao verifica se todos os ns podem ver os mesmos discos compartilhados. Em uma rede local de armazenamento complexa, os TIDs (target identifiers identificadores de destino) dos discos podem ser diferentes, e o programa de instalao pode assumir, de forma incorreta, que a configurao de disco no vlida para a instalao. Para solucionar esse problema temporariamente, voc pode clicar no boto Avanado e, em seguida, clicar em Configurao avanada (mnima). Para obter informaes adicionais, consulte o seguinte artigo no Microsoft Knowledge Base: 331801 (site em ingls) Cluster Setup May Not Work When You Add Nodes

7. A figura 14 abaixo mostra que o processo de instalao ir analisar o n para detectar possveis problemas de hardware e software que podem causar falhas na instalao. Revise quaisquer avisos ou mensagens de erro. Voc tambm pode clicar no boto Detalhes para obter informaes detalhadas sobre cada um.

Figura 14 O processo de instalao analisa o n para detectar possveis problemas de hardware e software. 8. Digite o endereo IP exclusivo do cluster (nesse exemplo, 172.26.204.10) e, em seguida, clique em Avanar. Como mostrado na figura 15 abaixo, o Assistente para novo cluster de servidor associa automaticamente o endereo IP do cluster a uma das redes pblicas, usando a mscara de subrede para selecionar a rede correta. O endereo IP do cluster deve ser usado somente com objetivos administrativos e no para conexes de clientes.

Figura 15 O Assistente para novo cluster de servidor associa automaticamente o endereo IP do cluster a uma das redes pblicas.

9. Digite o Nome de usurio e a Senha da conta de servio de cluster criada durante a pr-instalao. (No exemplo na figura 16 abaixo, o nome do usurio Cluster.) Selecione o nome de domnio na lista suspensa Domnio e, em seguida, clique em Avanar. Nesse ponto, o Assistente para configurao de clustervalida a conta do usurio e a senha.

Figura 16 O assistente solicita que voc fornea a conta criadas durante a pr-instalao. 10. Revise a pgina de Resumo, mostrada na figura 17 abaixo, para verificar se todas as informaes que sero usadas para criar o cluster esto corretas. Se desejado, voc pode usar o boto de quorum para alterar a designao do disco de quorum a partir do disco padro selecionado automaticamente. As informaes de resumo exibidas nessa tela podem ser usadas para reconfigurar o cluster na hiptese de uma situao de recuperao com problemas. recomendado salvar e imprimir uma cpia para acompanhar o log de gerenciamento de alterao no servidor. Observao O boto Quorum tambm pode ser usado para especificar o modelo de quorum MNS. Essa uma das principais diferenas de configurao ao criar um cluster de MNS.

Figura 17 Pgina Configurao de Cluster Proposta. 11. Revise os avisos ou os erros encontrados durante a criao do cluster. Para fazer isso, clique no sinal de adio para ver mais e, em seguida, clique em Avanar. Os avisos e os erros so exibidos na pgina Criando o cluster, como mostrado na figura 18.

Figura 18 Os avisos e os erros so exibidos na pgina Criando o cluster. 12. Clique em Concluir para concluir a instalao. A figura 19 abaixo mostra a etapa final.

Figura 19 Etapa final da configurao de um cluster de servidor.

Observao Para exibir um resumo detalhado, clique no boto Exibir log ou exiba os arquivos de texto armazenados em: %SystemRoot%\System32\LogFiles\Cluster\ClCfgSrv.Log Validando a instalao do cluster Use o Administrador de cluster (CluAdmin.exe) para validar a instalao do servio de cluster no n 1.
Para validar a instalao do cluster

1. Clique em Iniciar, clique em Programas, clique em Ferramentas Administrativas e, em seguida, clique em Administrador de Cluster. 2. Verifique se todos os recursos esto online, como mostrado na figura 20 abaixo.

Figura 20 O Cluster Administrator verifica se todos os recursos esto online. Observao Como regra geral, no adicione nenhum item ao grupo de cluster, no retire nenhum item do grupo de cluster e no use nenhum item do grupo de cluster para uma atividade diferente de administrao de cluster. Configurar o segundo n Instalar o servio de cluster em outros ns requer menos tempo que o gasto no primeiro n. A instalao define as configuraes de rede do servio de cluster no segundo n com base na configurao do primeiro n. Voc tambm pode adicionar vrios ns ao cluster, ao mesmo tempo e remotamente. Observao Nesta seo, deixe o n 1 e todos os discos compartilhados ativados. Em seguida, ative todos os outros ns. O servio de cluster controlar o acesso aos discos compartilhados nesse ponto para eliminar qualquer chance de dano no volume. 1. Abra o Administrador de Clusterno Node1. 2. Clique em Arquivo, clique em Novo e, em seguida, clique em N. 3. O Assistente para adicionar computadores de cluster ser iniciado. Clique em Avanar. 4. Se voc no estiver conectado com as credenciais apropriadas, ser necessrio especificar uma conta de domnio que tenha direitos administrativos em todos os ns no cluster. 5. Digite o nome do computador para o n que deseja adicionar ao cluster. Clique em Adicionar. Repita a etapa, mostrada na figura 21 abaixo, para adicionar todos os outros ns desejados. Depois de adicionar todos os ns, clique em Next.

Figura 21 Adicionando ns ao cluster. 6. O Assistente para instalao executar uma anlise de todos os ns para verificar se eles esto configurados corretamente. 7. Digite a senha da conta usada para iniciar o servio de cluster. 8. Revise as informaes de resumo exibidas para garantir a preciso. As informaes de resumo sero usadas para configurar os outros ns quando forem unidos ao cluster. 9. Revise quaisquer avisos ou erros encontrados durante a criao do cluster e, em seguida, clique em Avanar. 10. Clique em Concluir para concluir a instalao.

Configurao de ps-instalao
Configurao de pulsao Agora que as redes esto configuradas corretamente em cada n e o Servio de Cluster foi configurado, necessrio configurar as funes da rede para definir sua funcionalidade no cluster. A seguir est uma lista de opes de configurao de rede no Administrador de cluster.

Ativar para uso de cluster: se essa caixa de seleo estiver marcada, o servio de cluster usar essa rede. Essa caixa de seleo marcada por padro para todas as redes. Apenas acesso de cliente (rede pblica): selecione essa opo se voc quiser que o servio de cluster use esse adaptador de rede somente para comunicaes externas com outros clientes. Nenhuma comunicao n a n ocorrer nesse adaptador de rede. Apenas comunicaes internas de cluster (rede privada): selecione essa opo se quiser que o servio de cluster use essa rede somente para comunicaes n a n. Todas as comunicaes (rede mista): selecione essa opo se quiser que o servio de cluster use o adaptador de rede para comunicao n a n e para comunicaes com clientes externos. Essa opo selecionada por padro para todas as redes.

Este documento assume que somente duas redes esto em uso. Ele explica como configurar essas redes como uma mista e privada. Essa a configurao mais comum. Se houver recursos disponveis, recomenda-se duas redes redundantes dedicadas para comunicao apenas interna de cluster.
Para configurao a pulsao

1. Inicie o Administrador de cluster. 2. No painel esquerdo, clique em Configurao de Cluster, clique em Redes, clique com o boto direito do mouse em Privada e, em seguida, clique em Propriedades. 3. Clique em Internal cluster communications only (private network), como mostrado na figura 22 abaixo.

Figura 22 Usando o Administrador de cluster para configurar a rede de pulsao. 4. Clique em OK. 5. Clique com o boto direito do mouse em Pblica e, em seguida, clique em Propriedades (como mostrado na figura 23 abaixo). 6. Clique para marcar a caixa de seleo Enable this network for cluster use. 7. Clique na opo All communications (mixed network) e, em seguida, clique em OK.

Figura 23 Caixa de seleo Public Properties


Priorizao de adaptador de pulsao

Depois de configurar o modo como o servio de cluster usar os adaptadores de rede, a prxima etapa priorizar a ordem na qual eles sero usados nas comunicaes internas de cluster. Isso ser aplicvel somente se duas ou mais redes forem configuradas para as comunicaes n a n. As setas de prioridade no lado direito da tela especificam a ordem na qual o servio de cluster usar os adaptadores de rede nas comunicaes entre os ns. O servio de cluster sempre tenta usar o primeiro adaptador de rede listado para comunicao RPC (remote procedure call chamada de procedimento remoto) entre os ns. O servio de cluster usar o prximo adaptador de rede na lista somente se ele no puder se comunicar usando o primeiro adaptador de rede. 1. Inicie o Administrador de cluster. 2. No painel esquerdo, clique com o boto direito do mouse no nome do cluster (no canto superior esquerdo) e, em seguida, clique em Propriedades. 3. Clique na guia Network Priority, como mostrado na figura 24 abaixo.

Figura 24 Guia Network Priority no Administrador de cluster 4. Verifique se a rede Private est relacionada no comeo da lista. Use os botes Move Up ou Move Down para alterar a ordem de prioridade. 5. Clique em OK. Configurando discos de cluster

Inicie o Administrador de cluster, clique com o boto direito do mouse no disco que deseja remover do cluster e, em seguida, clique em Excluir.

Observao Por padro, todos os discos em barramentos diferentes daquele em que se encontra o disco do sistema tero Recursos de disco fsico criados e estaro no cluster.

Portanto, se o n tiver vrios barramentos, alguns discos podem ser marcados para no serem usados como armazenamento compartilhado, por exemplo, uma unidade SCSI interna. Esses discos devem ser removidos da configurao do cluster. Se voc pretende implementar os pontos de montagem de volume em alguns discos, talvez queira excluir os recursos de disco atuais para aqueles discos, as letras de unidade e criar um novo recurso de disco sem atribuir uma letra de unidade. Configurao do disco de quorum O Assistente para configurao de cluster seleciona automaticamente a unidade que dever ser usada como dispositivo de quorum. Ele usar a menor partio que maior que 50 MB. Talvez voc queira alterar o disco selecionado automaticamente para um disco dedicado designado para ser usado como o quorum.
Para configurar o disco de quorum

1. Inicie o Administrador de cluster (CluAdmin.exe). 2. Clique com o boto direito do mouse no nome do cluster no canto superior esquerdo e, em seguida, clique em Propriedades. 3. Clique na guia Quorum. 4. Na caixa de listagem Quorum resources, selecione um recurso de disco diferente. Na figura 25 abaixo, a unidade Q selecionada na caixa de listagem Quorum resources.

Figura 25 Caixa de listagem Quorum resources. 5. Se o disco tiver mais de uma partio, clique na partio em que os dados especficos do cluster devem ser armazenados e, em seguida, clique em OK. Para obter informaes adicionais, consulte o seguinte artigo no Microsoft Knowledge Base: 280353(site em ingls) How to Change Quorum Disk Designation Criando um atraso de inicializao Em uma situao em que todos os ns de cluster so inicializados e tentam conectar-se ao recurso de quorum ao mesmo tempo, o Servio de Cluster pode falhar ao iniciar. Por exemplo, isso pode ocorrer quando a alimentao restaurada para todos os ns ao mesmo tempo depois de uma falha na alimentao. Para evitar essa situao, aumente ou diminua a definio Tempo para Exibir Lista de Sistemas Operacionais. Para localizar essa definio, clique em Iniciar, aponte para Meu Computador, clique com o boto direito do mouse em Meu Computadore, em seguida, clique em Propriedades. Clique na guia Avanado e, em seguida, clique em Definies em Inicializao e Recuperao.

Testar instalao

H vrios mtodos para verificar se uma instalao de servio de cluster foi concluda aps o processo de instalao. Entre eles esto:

Administrador de cluster:se a instalao foi concluda somente no n 1, inicie o Administrador de cluster e tente conectar-se ao cluster. Se um segundo n foi instalado, inicie o Administrador de cluster no n, conecte-se ao cluster e, em seguida, verifique se o segundo n listado. Miniaplicativo de servios:use o snap-in de servios para verificar se o servio de cluster est listado e se foi iniciado. Log de eventos: use o Visualizador de eventos para verificar as entradas de ClusSvc no log do sistema. Voc deve visualizar as entradas, confirmando que o servio de cluster foi criado ou uniu-se com sucesso a um cluster. Entradas de registro de servio de cluster: verifique se o processo de instalao de servio de cluster gravou as entradas corretas no registro. Voc pode localizar muitas definies de registro em HKEY_LOCAL_MACHINE\Cluster Clique em Iniciar, clique em Executar e, em seguida, digite o nome do Servidor virtual. Verifique se voc pode conectar-se aos recursos e visualiz-los.

Teste de falha
Para verificar se os recursos falharo

1. Clique em Iniciar, clique em Programas, clique em Ferramentas Administrativas e, em seguida, clique em Cluster Administrator, como mostrado na figura 26 abaixo.

Figura 26 Janela do Cluster Administrator. 2. Clique com o boto direito do mouse no grupo Disk Group 1 e, em seguida, clique em Move Group. O grupo e todos os seus recursos sero movidos para outro n. Depois de um curto perodo de tempo, o Disco F: G: estaro online no segundo n. Observe a janela para visualizar esse processo. Saia do Cluster Administrator. Parabns! Voc concluiu a configurao do servio de cluster em todos os ns. O cluster de servidor est funcionando totalmente. Agora voc est pronto para instalar os recursos de cluster, tais como arquivos compartilhados, spoolers de impressora, servios clusterizveis como Coordenador de transaes distribudas, DHCP, WINS, ou programas com suporte a cluster, como o Exchange Server ou SQL Server.

Apndice
Teste avanado Agora que voc configurou o cluster e verificou a funcionalidade bsica e as falhas, talvez voc queira executar uma srie de testes de cenrio de falhas que apresentaro os resultados esperados e garantir que o cluster esteja respondendo corretamente quando ocorre uma falha. Esse nvel de teste no obrigatrio para cada implementao, mas

ele poder ser importante se voc for novato no ambiente de tecnologia de cluster e ainda no estiver familiarizado com o modo como o cluster responde ou se estiver implementando uma nova plataforma de hardware no ambiente. Os resultados esperados listados so para uma configurao transparente do cluster com definies padro; eles no consideram nenhuma personalizao de lgica de falha do usurio. Essa no uma lista completa de todos os testes nem a concluso deles, com sucesso, deve ser considerada como "certificao" ou autorizao para produo. Essa simplesmente uma lista de exemplo de alguns testes que podem ser executados. Para obter informaes adicionais, consulte o seguinte artigo no Microsoft Knowledge Base: 197047(site em ingls) Failover/Failback Policies on Microsoft Cluster Server Teste: Inicie o Administrador de cluster, clique com o boto direito do mouse no recurso e, em seguida, clique em "Iniciar Falha". O recurso deve entrar em um estado com falha e, em seguida, ser reiniciado e retornado ao estado online naquele n. Resultado esperado: os recursos devem voltar ao estado online no mesmo n. Teste: Execute o teste Iniciar Falha acima mais trs vezes nesse mesmo recurso. Na quarta falha, o recurso deve sofrer uma falha em outro n no cluster. Resultado esperado: os recursos devem falhar em outro n no cluster. Teste: Mova todos os recursos para um n. Inicie o Gerenciamento do computador e, em seguida, clique em Servios em Servios e Aplicativos. Pare o Servio de cluster. Inicie o Administrador de cluster em outro n e verifique se todos os recursos falharam e retornaram ao estado online em outro n corretamente. Resultado esperado: os recursos devem passar para outro n no cluster. Teste: Mova todos os recursos para um n. Naquele n, clique em Iniciare, em seguida, clique em Desligar. Esse procedimento desligar o n. Inicie o Administrador de cluster em outro n e verifique se todos os recursos falham e retornam ao estado online em outro n corretamente. Resultado esperado: os recursos devem passar para outro n no cluster. Teste: Mova todos os recursos para um n e, em seguida, pressione o boto Power na parte frontal do servidor para deslig-lo. Se voc tiver um servidor compatvel com ACPI, o servidor executar um "Desligamento de emergncia" e encerrar o servidor. Inicie o Administrador de cluster em outro n e verifique se todos os recursos falham e retornam ao estado online em outro n corretamente. Resultado esperado: os recursos devem passar para outro n no cluster. Para obter informaes adicionais sobre o Desligamento de emergncia, consulte os seguintes artigos no Microsoft Knowledge Base: 325343(site em ingls) HOW TO: Perform an Emergency Shutdown in Windows Server 2003

297150(site em ingls) Power Button on ACPI Computer May Force an Emergency Shutdown Aviso Executar um teste de Desligamento de Emergncia pode causar corrupo e perda de dados. No execute esse teste em um servidor de produo. Teste: Mova todos os recursos para um n e, em seguida, puxe os cabos de alimentao do servidor para simular uma falha de hardware. Inicie o Administrador de cluster em outro n e verifique se todos os recursos falham e retornam ao estado online em outro n corretamente. Resultado esperado: os recursos devem passar para outro n no cluster. Aviso Executar um teste de falha de hardware pode causar corrupo e perda de dados. Esse um teste extremo. Certifique-se de ter um backup de todos os dados crticos antes de executar o teste; lembre-se de que voc o nico responsvel pele teste. No execute esse teste em um servidor de produo. Teste: Mova todos os recursos para um n e, em seguida, remova os cabos da rede pblica daquele n. Os recursos de Endereo IP e os grupos devem falhar em outro n no cluster. Para obter informaes adicionais, consulte os seguintes artigos no Microsoft Knowledge Base: 286342(site em ingls) Network Failure Detection and Recovery in Windows Server 2003 Clusters Resultado esperado: os recursos devem passar para outro n no cluster. Teste: Remova o cabo de rede da rede de pulsao privada. O trfego de pulsao falhar na rede pblica e mais nenhuma falha dever ocorrer. Se houver uma falha, consulte a seo "Configurando o adaptador de rede privada" apresentada anteriormente neste documento. Resultado esperado: No deve haver nenhuma falha de recursos. Instalaes da unidade SCSI Este apndice fornecido como um conjunto geral de instrues para instalaes da unidade SCSI. Se houver conflitos entre as instrues do fornecedor do disco rgido SCSI e as instrues fornecidas aqui, siga sempre as instrues do fornecedor. O barramento SCSI listado nos requisitos de hardware deve ser configurado antes da instalao do servio de cluster. A configurao se aplica a:

Dispositivos SCSI. Controladores SCSI e discos rgidos para que funcionem adequadamente no barramento SCSI compartilhado. Terminao de barramento adequada. O barramento SCSI compartilhado deve ter um terminador em cada extremidade. possvel ter vrios barramentos SCSI compartilhados entre os ns de um cluster.

Alm das informaes nas pginas a seguir, consulte a documentao do fabricante do dispositivo SCSI ou as especificaes de SCSI, que podem ser adquiridas no ANSI (American National Standards Institute). O site do ANSI (em ingls) inclui um catlogo no qual voc pode pesquisar as especificaes de SCSI.
Configurando os dispositivos SCSI

Cada dispositivo no barramento SCSI compartilhado deve ter um nmero de identificao de SCSI exclusivo. Como a maioria dos controladores SCSI padronizada para SCSI ID 7, configurar o barramento SCSI compartilhado inclui alterar o nmero de ID de SCSI em um controlador para um nmero diferente, como SCSI ID 6. Se houver mais de um disco no barramento SCSI compartilhado, cada disco deve ter um nmero de ID de SCSI exclusivo.
Terminando o barramento SCSI compartilhado

H vrios mtodos de terminar o barramento SCSI compartilhado. So eles:

Controladores SCSI Os controladores SCSI tm uma terminao de software interna que pode ser usada para terminar o barramento; contudo esse mtodo no recomendado se estiver usando o servidor de cluster. Se um n for desativado com essa configurao, o barramento SCSI ser terminado de forma inadequada e no funcionar corretamente. Unidades de armazenamento As unidades de armazenamento tambm tm terminao interna, que pode ser usada para terminar o barramento SCSI, se a unidade estiver na extremidade desse barramento. Isso pode ser desativado. Cabos em Y Os cabos em Y podem ser conectados aos dispositivos se estes estiverem na extremidade do barramento SCSI. Um terminador ativo externo pode ser conectado a uma ramificao do cabo em Y para terminar o barramento SCSI. Esse mtodo de terminao requer a desabilitao ou a remoo de qualquer terminador interno que o dispositivo possa ter.

A figura 27 mostra como um cluster SCSI deve estar conectado fisicamente.

Figura 27 Diagrama de uma configurao de hardware de cluster SCSI Observao Qualquer dispositivo que no esteja na extremidade do barramento compartilhado deve ter sua terminao interna desabilitada. Os cabos em Y e os conectores do terminador ativo so mtodos de terminao recomendados, pois eles fornecem a terminao mesmo quando um n no est online. Consideraes de rede local de armazenamento H suporte para dois mtodos de armazenamento com base em Canal de Fibra em um cluster de servidor do Windows Server 2003: loops arbitrados e estrutura comutada.

Importante Ao avaliar os dois tipos de implementao de Canal de Fibra, leia a documentao do fornecedor e compreenda os recursos e as restries especficas de cada um. Embora o termo Canal de fibra implique o uso da tecnologia de fibra tica, o cabo coaxial de cobre tambm permitido para interconexes.
Loops arbitrados (FC-AL)

Um FC-AL (Fibre Channel arbitrated loop Loop arbitrado de canal de fibra) um conjunto de ns e dispositivos conectados em um nico loop. O FC-AL fornece um modo de baixo custo para conectar at 126 dispositivos em uma nica rede. Como o que acontece com SCSI, fornecido suporte a, no mximo, dois ns no cluster de servidor FC-AL configurado com um hub. Um FC-AL ilustrado na figura 28.

Figura 28 Conexo de FC-AL Os FC-ALs fornecem uma soluo para dois ns e um pequeno nmero de dispositivos em configuraes relativamente estticas. Todos os dispositivos no loop compartilham a mdia, e nenhum pacote sendo transmitido de um dispositivo para outro deve passar por todos os dispositivos intermedirios. Se as necessidades de alta disponibilidade puderem ser atendidas com um cluster de servidor de dois ns, uma implantao de FC-AL ter vrios benefcios:

O custo relativamente baixo. Os loops podem ser expandidos para adicionar armazenamento (embora os ns no possam ser adicionados). Os loops podem ser desenvolvidos facilmente pelos fornecedores de Canal de fibra.

A desvantagem que a implantao dos loops em uma organizao pode ser difcil. Como cada dispositivo no loop compartilha a mdia, a largura de banda total no cluster diminuda. Podem existir restries indevidas de algumas organizaes devido ao limite de 126 dispositivos.
Estrutura comutada (FC-SW)

Para qualquer cluster maior que dois ns, uma FC-SW (Fibre Channel switched fabric estrutura de canal de fibra comutada) a nica tecnologia de armazenamento permitida. Em uma FC-SW, os dispositivos so conectados a muitas topologias usando estrutura de canal de fibra comutada (mostrado na figura 29).

Figura 29 Conexo de FC-SW

Quando um n ou um dispositivo se comunica com outro n ou dispositivo em uma FCSW, a origem e o destino instalam uma conexo ponto a ponto (semelhante a um circuito virtual) para se comunicarem diretamente. A prpria estrutura roteia os dados da origem para o destino. Em uma FC-SW, a mdia no compartilhada. Qualquer dispositivo pode comunicar-se com outro dispositivo, e a comunicao ocorre na velocidade total do barramento. Essa uma soluo corporativa totalmente escalonvel e, dessa forma, altamente recomendada para implantao com clusters de servidor. A FC-SW a principal tecnologia usada em SANs. Outras vantagens da FC-SW incluem facilidade de implantao, habilidade para fornecer suporte a milhes de dispositivos e switches que fornecem isolamento e reroteamento de falha. Alm disso, no h mdia compartilhada, como o que ocorre com o FC-AL, permitindo uma comunicao mais rpida. Entretanto, saiba que as FC-SWs podem ser difceis de serem desenvolvidas pelos fornecedores, e os switches podem ser caros. Os fornecedores tambm devem contar com os problemas de interoperabilidade entre os componentes de diferentes fornecedores ou fabricantes.
Usando SANs com clusters de servidor

Para uma implantao de cluster em larga escala, recomendada a utilizao de uma SAN para armazenar os dados. Os dispositivos de armazenamento SCSI menores e de Canal de fibra autnomo trabalham juntos com clusters de servidor, mas as SANS fornecem uma tolerncia a falhas superior. Uma SAN um conjunto de dispositivos (como discos e fitas) interconectados e servidores que esto conectados para uma comunicao comum e uma infra-estrutura de transferncia de dados (FC-SW, no caso de clusters do Windows Server 2003). Uma SAN permite que vrios servidores acessem um pool de armazenamento em que qualquer servidor pode, potencialmente, acessar qualquer unidade de armazenamento. As informaes nesta seo fornecem uma viso geral do uso da tecnologia SAN com os clusters do Windows Server 2003. Para obter informaes adicionais sobre a implantao de clusters de servidor em SANs, consulte o link Windows Clustering: Storage Area Networks na pgina Web Resources em http://www.microsoft.com/windows/reskits/webresources/ (site em ingls). Observao Os fornecedores que oferecem componentes de estrutura SAN e ferramentas de gerenciamento de software tm uma ampla quantidade de ferramentas para instalao, configurao, monitoramento e gerenciamento de estrutura SAN. Entre em contato com o fornecedor de SAN para obter detalhes sobre uma soluo SAN especfica.
SCSI Resets

As verses mais antigas de cluster de servidor Windows presumiam que todas as comunicaes para o disco compartilhado deviam ser tratadas como um barramento SCSI isolado. Esse comportamento pode ser um pouco inadequado e no se beneficia dos recursos mais avanados do Canal de fibra para melhorar o desempenho de arbitrao e reduzir os problemas.

Um aperfeioamento principal no Windows Server 2003 que o Servio de Cluster emite um comando para quebrar uma RESERVA, e o driver StorPort no pode executar uma redefinio de destino ou de dispositivo nos discos que esto em uma topologia de Canal de fibra. Nos clusters de servidor do Windows 2000, um comando bus-wide SCSI RESET inteiro emitido. Isso faz com que todos os dispositivos no barramento sejam desconectados. Quando um comando SCSI RESET emitido, gasto muito tempo para redefinir os dispositivos que talvez nem precisem ser redefinidos, como discos que j podem pertencer ao n CHALLENGER. A redefinio no Windows 2003 ocorre na seguinte ordem: 1. 1. LUN (logical unit number nmero de unidade lgica) de destino 2. 2. ID de SCSI de destino 3. 3. Bus-wide SCSI RESET inteiro Observao As redefinies de destino exigem funcionalidade nos drivers HBA (host bus adapter adaptador de barramento de host). O driver deve estar gravado em StorPort e no em SCSIPort Os drivers que usam SCSIPort utilizaro o mtodo Challenge-Response da mesma forma que ocorre atualmente no Windows 2000. Entre em contato com o fabricante do HBA para determinar se ele fornece suporte a StorPort. Comandos SCSI O Servio de Cluster usa os seguintes comandos SCSI:

SCSI reserve: esse comando emitido por um HBA ou por um controlador para manter a propriedade de um dispositivo SCSI. Um dispositivo que est reservado nega todos os comandos de qualquer outro HBA exceto aquele que inicialmente o reservou, o iniciador. Se um comando bus-wide SCSI reset for emitido, ocorre a perda da reserva. SCSI release: esse comando emitido pelo proprietrio do HBA; ele libera um dispositivo SCSI para que outro HBA o reserve. SCSI reset: esse comando quebra a reserva em um dispositivo de destino. Ele, algumas vezes, mencionado globalmente como um "bus reset".

Os mesmos cdigos de controle tambm so usados para o Canal de fibra. Esses parmetros so definidos neste artigo do parceiro: 309186(site em ingls) How the Cluster Service Takes Ownership of a Disk on the Shared Bus 317162(site em ingls) Supported Fibre Channel Configurations As sees a seguir fornecem uma viso geral dos conceitos de SAN que afetam diretamente uma implantao de cluster de servidor.
HBAs

Os HBAs so as placas de interface que conectam um n de cluster a uma SAN, semelhante ao modo como um adaptador de rede conecta um servidor a uma rede

Ethernet comum. Os HBAs, contudo, so mais difceis de configurar que os adaptadores de rede (a no ser que os HBAs sejam pr-configurados pelo fornecedor de SAN). Todos os HBAs em todos os ns devem ser idnticos e estar no mesmo driver e firmware.
Zoneamento e mscara de LUN

O zoneamento e a mscara de LUN so fundamentais para as implantaes de SAN, particularmente quando se referem distribuio de cluster do Windows Server 2003. Zoneamento Muitos dispositivos e ns podem ser conectados a uma SAN. Com dados armazenados em um nico local ou entidade de armazenamento, importante controlar quais hosts tm acesso a dispositivos especficos. O zoneamento permite que os administradores compartilhem os dispositivos em volumes lgicos e depois reservem esses dispositivos no volume para um cluster de servidor. Isso significa que todas as interaes entre os ns e os dispositivos de cluster, em volumes de armazenamento lgico, esto isoladas dentro dos limites da zona; outros membros diferentes de cluster da SAN no so afetados pela atividade do cluster. A figura 30 uma ilustrao lgica de duas zonas SAN (Zona A e Zona B), cada uma contendo um controlador de armazenamento (S1 e S2, respectivamente).

Figura 30 Zoneamento Nessa implementao, o N A e o N B podem acessar dados a partir do controlador de armazenamento S1, mas o N C no. O N C pode acessar dados a partir do controlador de armazenamento S2. O zoneamento precisa ser implementado no nvel do hardware (com o controlador ou o switch) e no por meio do software. A primeira razo que o zoneamento tambm um mecanismo de segurana para um cluster baseado em SAN, pois servidores no autorizados podem acessar os dispositivos dentro da zona (o controle de acesso implementado pelos switches na estrutura, ento um adaptador de host no pode obter acesso a um dispositivo para o qual no foi configurado). Com o zoneamento do software, o cluster no estar seguro se o componente de software falhar. Alm de fornecer segurana ao cluster, o zoneamento tambm limita o fluxo de trfego dentro de um determinado ambiente SAN. O trfego entre as portas roteado somente para segmentos da estrutura que esto na mesma zona. Mscara de LUN Um LUN um disco lgico definido dentro de uma SAN. Os clusters de servidor visualizam os LUNs e acreditam que eles so discos fsicos. A mscara de LUN, executada no nvel do controlador, permite definir relaes entre LUNs e ns de cluster. Os controladores de armazenamento normalmente fornecem os meios para criar os

controles de acesso de nvel de LUN que permitem a um ou mais hosts o acesso a um determinado LUN. Fornecendo esse controle de acesso no controlador de armazenamento, o prprio controlador pode reforar as diretivas de acesso aos dispositivos. A mscara de LUN fornece mais segurana granular que o zoneamento, pois os LUNs fornecem meios para zoneamento no nvel da porta. Por exemplo, muitos switches SAN permitem zonas de sobreposio, possibilitando que um controlador de armazenamento esteja localizado em vrias zonas. Vrios clusters em vrias zonas podem compartilhar os dados nesses controladores. A figura 31 mostra esse cenrio.

Figura 31 Controlador de armazenamento em vrias zonas Os LUNs usados pelo Cluster A podem ser mascarados, ou tornarem-se ocultos, a partir do Cluster B para que apenas os usurios autorizados possam acessar os dados em um controlador de armazenamento compartilhado.
Requisitos para implantao de SANS com clusters do Windows Server 2003

A lista a seguir destaca os requisitos de implantao que devem ser seguidos ao usar uma soluo de armazenamento SAN com o cluster de servidor. Para obter um documento que fornece informaes mais detalhadas sobre o uso de SANs com clusters de servidor, consulte o link Windows Clustering: Storage Area Networks na pgina Web Resources emhttp://www.microsoft.com/windows/reskits/webresources/ (sites em ingls). Cada cluster em uma SAN deve ser implantado em suas prprias zonas. O mecanismo que o cluster usa para proteger o acesso aos discos pode ter um afeito adverso em outros clusters que esto na mesma zona. Usando o zoneamento para separar o trfego de cluster de outro trfego de cluster ou diferente de cluster, no h chances de interferncia. Todos os HBAs em um nico cluster devem ser do mesmo tipo e ter a mesma verso de firmware. Muitos fornecedores de armazenamento e switch exigem que todos os HBAs na mesma zona e, em alguns casos, na mesma estrutura compartilhem esses recursos. Todos os drivers de dispositivo de armazenamento e de HBA em um cluster devem ter a mesma verso de software. No permita que vrios ns acessem os mesmos dispositivos de armazenamento a no ser que eles estejam no mesmo cluster. No coloque os dispositivos de fita na mesma zona que os dispositivos de armazenamento de disco do cluster. Um dispositivo de fita pode interpretar de forma incorreta um barramento em espera e retornar em momentos inapropriados, como durante um grande backup.

Diretrizes para implantao de SANS com clusters do Windows Server 2003

Alm dos requisitos de SAN discutidos na seo anterior, as seguintes prticas so recomendadas para a implantao de cluster de servidor: Em uma estrutura de armazenamento altamente disponvel, voc deve implantar os servidores de cluster com vrios HBAs. Nesses casos, sempre carregue o software de driver de vrios caminhos. Se o subsistema de E/S visualizar dois HBAs, ele assumir que eles so barramentos diferentes e ir enumerar todos os dispositivos, embora sejam dispositivos diferentes em cada barramento. O host, enquanto isso, visualizar vrios caminhos para os mesmos discos. Uma falha ao carregar o driver de vrios caminhos desabilitar o segundo dispositivo, porque o sistema operacional visualiza o que acredita ser dois discos independentes com a mesma assinatura. No exponha um instantneo de hardware de um disco de cluster de volta a um n no mesmo cluster. Os instantneos de hardware devem acessar um servidor fora do cluster de servidor. Muitos controladores fornecem instantneos no nvel do controlador que podem ser expostos ao cluster como um LUN totalmente separado. O desempenho do cluster reduzido quando vrios dispositivos tm a mesma assinatura. Se um instantneo exposto novamente ao n com o disco original online, o subsistema de E/S tenta regravar a assinatura. Contudo, se o instantneo for exposto a um outro n no cluster, o Servio de cluster no o reconhecer como um disco diferente, o que pode danificar os dados. Embora isso no seja especificamente um problema de SAN, os controladores que fornecem essa funcionalidade so normalmente implantados em um ambiente SAN. Para obter informaes adicionais, consulte os seguintes artigos no Microsoft Knowledge Base: 301647(site em ingls) Cluster Service Improvements for Storage Area Networks 304415(site em ingls) Support for Multiple Clusters Attached to the Same SAN Device 280743(site em ingls) Windows Clustering and Geographically Separate Sites

Links relacionados (sites em ingls)


Consulte os seguintes recursos para obter mais informaes:

Microsoft Cluster Service Installation Resources em http://support.microsoft.com/ default.aspx?scid=kb;en-us;259267 Quorum Drive Configuration Information em http://support.microsoft.com/default.aspx?scid=kb;en-us;280345 Recommended Private "Heartbeat" Configuration on Cluster Server em http://support.microsoft.com/default.aspx?scid=kb;en-us;258750 Network Failure Detection and Recovery in a Server Cluster em http://support.microsoft.com/default.aspx?scid=kb;en-us;242600 How to Change Quorum Disk Designation em http://support.microsoft.com/default.aspx?scid=kb;en-us;280353

Microsoft Windows Clustering: Storage Area Networks em http://www.microsoft.com/windowsserver2003/techinfo/overview/san.mspx Geographically Dispersed Clusters in Windows Server 2003 em http://www.microsoft.com/windowsserver2003/techinfo/overview/clustergeo.ms px Server Cluster Network Requirements and Best Practices em http://www.microsoft.com/technet/prodtechnol/windowsserver2003/maintain/op erate/ clstntbp.asp

Para obter as informaes mais recentes sobre o Windows Server 2003, consulte o site do Windows 2003 Server em http://www.microsoft.com/windowsserver2003/default.mspx (em ingls).

Fonte: http://www.technetbrasil.com.br/Artigos/Windows2003/ConfClus/

Anda mungkin juga menyukai