Anda di halaman 1dari 5

Economia e Negcio

Professor Joo Paulo

Curso: Administrao de empresas Turno: Noite II

Aluno: Carlos Vieira

Questionrio 01
01. D uma definio para a economia. o estudo do comportamento do homem e sociedade, que usam recursos que podem acabar para satisfazer vontades e desejos inacabveis, como exemplo o desmatamento. 02. Explique o enfoque do estudo da microeconomia e macroeconomia.

Microeconomia e macroeconomia so os pilares do estudo da economia, a


macroeconomia pode ser entendida como a cincia que estuda o comportamento da economia de forma agregada, enquanto a microeconomia analisa a formao de preos no mercado, isto , como a empresa e o consumidor interagem e decidem o preo e a quantidade de um produto ou servio. 03. Quais so as leis econmicas? Explique cada uma delas. - Leis naturais: so aquelas que exprimem uma relao constante entre a causa e o efeito. - Leis sociais: exprimem a tendncia que certo fatos tem em produzir curtos efeitos. - Lei da procura: quanto mais procurado, altera-se a relao com esse bem. - Leis estatsticas: referem-se ao resultado global de uma infinidade de fatos elementares, cujas caractersticas se distribuem ao acaso embora se entrelacem em um jogo simultneo - Lei de Engel: estabelece a relao entre o poder de compra e a preferncia de certos bens. 04. Qual a inter-relao da economia com as outras reas do conhecimento, especificamente com a administrao e as cincias contbeis? Constitui-se em um ramo autnomo do conhecimento humano, existe uma dificuldade em separar os fatores econmicos dos extra-econmicos, mas basicamente essa relao se d por estarem ligadas estreitamente a atividade humana (sistema produtivo). 05. Como podemos verificar o surgimento da produo e da renda, em uma economia, pela abordagem microeconmica? As famlias so proprietrias dos fatores de produo. As empresas, atravs da combinao dos fatores de produo, produzem bens e servios e os fornecem s famlias por meio do mercado de bens e servios. 06. O que setor real e o setor financeiro de uma empresa? Setor real os que contabilizam nos sistemas convencionais de contas nacionais. Todos pressupem um fluxo real de prestao de servios ou de fornecimento de bens. Estando diretamente ligado ao setor financeiro, no s pela liquidao de saldos bancrios, por exemplo, mas tambm por operaes de instrumentaes de recursos. 07. Qual a importncia dos intermedirios financeiros para a dinmica de uma empresa? So aqueles (bancos) que captam a poupana (renda no consumida) direcionando novamente para o processo, emprestando s empresas e famlias, transformando assim a poupana em investimento.

Questionrio 02

01. Qual o problema econmico de qualquer nao? A escassez. 02. Qual o objetivo do estudo da cincia econmica?

O objetivo do estudo na economia prevenir a escassez e os problemas dela decorrente. 03. O que a escassez e por que ela existe? o fim geral (ou quase total) de um produto (ou recurso). Ocorrem porque as necessidades humanas excedem a capacidade de produo possvel dada o tempo e os recursos limitados disponveis. 04. Qual a diferena entre escassez e pobreza. A escassez definida como uma limitao a fins possveis, enquanto a pobreza a falta de recursos para satisfazer suas necessidades. 05. Qual a distino entre os bens livres e os bens econmicos? Quais suas caractersticas bsicas? Bens livres existem em quantidades ilimitadas e satisfazem as necessidades, eles no possuem preo. J os bens econmicos so relativamente escassos e requerem esforos humanos para sua obteno, caracterizam-se pela escassez e por serem transferveis. 06. O que so os bens de consumo e os bens de capitais? Bens de consumo so aqueles que no precisam mais de nenhuma transformao, que j podem ser consumidos. J os de capital se destinam a fabricao, conhecidos tambm como bens de produo. 07. Qual a utilidade dos bens de capitais e do capital financeiro para a dinmica de uma empresa? Bens de capitais, so utilizados na produo de outros bens, j o financeiro representado pelo dinheiro. 08. Quais os setores de atividade econmica que participam da gerao da riqueza em uma nao? Enumere para cada setor, os diferentes tipos de produo. - Setor primrio: produes obtidas de recursos naturais. - Setor secundrio: atividades industriais, onde os bens so transformados em laminados de metais, produto qumico, eletrodomsticos... - Setor tercirio: rene atividades que satisfazem necessidades de servio, que no se transforma em algo material.

09. Quais as trs questes fundamentais que uma nao tem que responder devido ao problema da escassez? A que se refere cada questo? O que e quanto produzir? Dentro dos limites dos recursos produtivos, a sociedade deve escolher entre as vrias alternativas, quais bens e servios sero produzidos e em que quantidade. Como produzir? A sociedade te que decidir a maneira pela qual o conjunto de bens escolhidos ser produzido mediante diferentes combinaes de recursos e tcnicas. Para quem produzir? Quem ir receber esses bens e servios. Como dever ser distribuda entre os diferentes indivduos que compem a sociedade. 10. Que tipo de deciso uma economia est tomando quando tenta responder as trs questes fundamentais?

Encontra-se diretamente relacionado com a soluo dos problemas econmicos fundamentais. 11. Ser que no passado existiu alguma nao que conseguiu resolver o problema da escassez? Atualmente existe alguma nao que consegue resolver este problema? E no futuro, ser que alguma nao conseguir resolver esta questo? Qual a sua opinio? At os dias de hoje alguns casos tem um certo controle, mas no futuro com certeza vai ficar mais difcil, pois com os acontecimentos e as reaes da natureza, nos fazem crer que a cada tempo que se passa, a escassez vai tomando uma proporo irreversvel. Tornando assim um problema bem mais grave.

Anda mungkin juga menyukai