Anda di halaman 1dari 14

Metrologia

VIM - Vocabulrio Internacional de Metrologia


Como a metrologia possui interferncia em quase todas as reas da sociedade, torna-se imperativo que exista uma linguagem comum em todas elas, de forma que no existam equvocos na definio e na utilizao dos vocbulos usuais em metrologia. Internacionalmente, a terminologia oficial em metrologia definida pelo VIM (Internacional Vocabulary of Basics and General Terms Used in Metrology, 1993) o qual possui a verso brasileira no Vocabulrio Internacional de Termos Fundamentais e Gerais de Metrologia, 1995, editado pelo INMETRO, atravs da portaria nmero 29 de 10/03/1995.

Metrologia

Metrologia
Cincia da medio; Conjunto de conhecimentos cientficos e tecnolgicos abrangendo todos os aspectos tericos e prticos relativos s medies, qualquer que seja a incerteza, em quaisquer dos campos da cincia ou tecnologia. Dentro da metrologia mecnica temos as principais reas: dimensional, temperatura, presso, massa, torque, fora, potncia e rotao. Esta disciplina est focada principalmente no aspecto dimensional e geomtrico, ou seja no Controle Dimensional e Geomtrico.

Metrologia

Medir
Determinar experimentalmente o valor (resultado de medio) de uma grandeza especfica. Exemplo: As medies, na indstria, so realizadas nos seguintes itens: Materiais, peas, componentes intermedirios (ex.: rugosidade do virabrequim de um motor); Parmetros do processo produtivo (ex.: temperatura do leo de uma mquina operatriz); Caractersticas do produto final (ex.: consumo de combustvel de um automvel).

Metrologia

Grandeza
Atributo de um fenmeno, corpo ou substncia que pode ser qualitativamente distinguido e quantitativamente determinado. Exemplos: tempo, massa, temperatura, resistncia eltrica, comprimento.

Metrologia

Resultado de medio - RM
Expresso quantitativa de um mensurando, geralmente sob a forma de uma unidade multiplicada por um nmero; Valor atribudo a um mensurando obtido por medio. Observaes: O RM de uma grandeza pode ser positivo, negativo ou nulo; Quando um resultado dado, deve-se indicar claramente se ele referente indicao ou ao valor mdio de vrias indicaes e ao resultado corrigido ou ao resultado no corrigido; O RM pode ser expresso de vrias formas. Exemplos: comprimento de uma barra = 5,34 m; comprimento de uma barra = (5,34 0,02) m (sendo 0,02 m a incerteza do comprimento da barra).

Metrologia

Valor Verdadeiro - VV
Valor consistente com a definio de uma dada grandeza especfica. um valor que seria obtido por uma medio perfeita. Valores verdadeiros so, por natureza, indeterminados porque todos os sistemas de medio, por melhor que sejam, possuem uma incerteza.

Metrologia

Incerteza de Medio - U
Parmetro associado ao resultado de uma medio, que caracteriza a disperso dos valores que podem ser fundamentalmente atribudos a um mensurando; Estimativa caracterizando a faixa dos valores dentro da qual, com uma probabilidade definida (geralmente 95%), se encontra o valor verdadeiro do mensurando.

Metrologia

Valor Verdadeiro Convencional - VVC


Valor admitido como verdadeiro para uma aplicao especfica; Valor atribudo e aceito de uma grandeza especfica (mensurando) por possuir uma incerteza apropriada para uma dada finalidade. Exemplo: Na calibrao de um paqumetro, com um bloco padro de 100 mm (valor nominal que corresponde indicao do bloco) com (100,003 0,001) mm, o VVC do mensurando 100,003 mm porque sua incerteza ( 0,001) adequada para esta calibrao (a incerteza do paqumetro est na casa dos centsimos de milmetros).

Metrologia

Indicao - I
Valor de uma grandeza fornecido por um instrumento de medio. Neste caso a indicao do dimetro do pino de 5,35 mm. Para uma medida materializada a indicao o valor a ela estabelecido (caso do bloco padro do item anterior cuja indicao de 100 mm).

Metrologia

Rastreabilidade
Propriedade do resultado de uma medio ou do valor de um padro estar relacionado a referncias estabelecidas, geralmente padres nacionais ou internacionais, atravs de uma cadeia contnua de comparaes, todas tendo incertezas estabelecidas.

Metrologia

Ajustes em Instrumentos
Operao destinada a fazer com que um instrumento de medio tenha desempenho compatvel com o seu uso; Manuteno realizada no instrumento a fim de apresentar a sua melhor performance. Regulagem Ajuste, empregando somente os recursos disponveis no instrumento para o usurio, isto , sem desmont-lo; Preparao do instrumento antes de sua utilizao. Calibrao Procedimento experimental que estabelece, sob condies especficas, as relaes entre as indicaes de um sistema de medio com os valores correspondentes das grandezas estabelecidos por padres (VVCs).

Metrologia

Calibrao
Calibrao direta: comparao da indicao de um padro com a indicao do instrumento;

Calibrao indireta: comparao das indicaes de um sistema de medio padro (SMP) com as indicaes de um sistema de medio a calibrar (SMC). Observar que os dois sistemas devem estar submetidos ao mesmo mensurando.

Metrologia

Resoluo
Menor diferena entre indicaes de um dispositivo mostrador que pode ser significativamente percebida.

Exerccio

Metrologia

1 Com um paqumetro de resoluo 0,01 mm foi obtido o valor de 10 mm. Como deve ser apresentada esta medida? 2 Com um micrmetro de resoluo 2 m foi obtido o valor de 25 mm. Como deve ser apresentada a medida? 3 Considerando a especificao para um saco de cimento = 50,0 0,1 kg e o resultado da medio do mesmo = 50,16 0,05 kg. Determine: a) Qual a grandeza? b) Qual a unidade? c) Qual o valor nominal? d) Qual a tolerncia? e) Qual a incerteza? f) Qual a indicao ou mdia das indicaes? g) O mensurando est dentro ou fora da tolerncia? 4 Considerando (99,998 30 0,00005) mm o resultado da medio de um bloco padro de 100 mm segundo determinado certificado de calibrao, determine: a) Qual a indicao do bloco? b) Qual o valor verdadeiro do bloco? c) Qual o valor verdadeiro convencional do bloco? d) Qual o erro do bloco? 5 Ao calibrarmos um micrmetro com este bloco, obtivemos 100,002 mm. Determine o erro do micrmetro neste ponto de sua faixa de indicao? 6 Considerando o mesmo mensurando medido por processos diferentes, qual resultado de medio mais confivel? 17,20 0,05 mm 17,20 0,02 mm 17,20 mm 17,2 0,1 mm 17,204 0,020 mm

Anda mungkin juga menyukai