Anda di halaman 1dari 14

ATUALIDADES Curso APROVANDO Prof.

MARCELO
01) Com seu uso intensificado no incio da dcada de 80 do sculo XX, o termo globalizao evoluiu semanticamente e popularizou-se. De modo geral, a expresso define um conjunto de trocas que recobrem diferentes partes do globo, fazendo do espao mundial o lugar de intercmbio da humanidade. Sobre esta questo, avalie as alternativas a seguir. 1 - De acordo com a definio acima, pode-se afirmar que a atual convergncia de mercados mundiais foi precedida por importantes etapas na apropriao do planeta pelo homem: as grandes descobertas, a colonizao, a revoluo industrial e as duas grandes guerras mundiais. 2 - inegvel que este processo esteja estreitamente ligado ao nvel das tcnicas e ao seu impacto sobre a acessibilidade do espao: a era industrial apoiou-se na criao de caminhos de ferro, no progresso da navegao, na abertura de istmos e canais transocenicos, na multiplicao dos eixos rodovirios e no desenvolvimento da aviao. 3 - Na era ps-industrial e da mundializao da economia, a riqueza das naes repousa na massa cinzenta, na pesquisa e na capacidade de inovar. Paradoxalmente, so os estados de grandes dimenses territoriais, muito povoados e produtores de matrias primas, os que figuram entre os mais ricos do planeta. 4 - A nova ordem econmica e poltica mundial, caracterizada pela intensificao de intercmbios de naturezas diversas, tem diminudo significativamente as desigualdades espaciais (regionais, nacionais e internacionais), impedindo a marginalizao de milhes de indivduos. 5 - O final do sculo passado caracterizou-se pela ampliao do fenmeno da globalizao, sob o efeito de processos entrecruzados: terceirizao das atividades produtivas, intercmbio de informaes, estratgias de implantao de transnacionais, intensificao do comrcio internacional e integrao dos mercados financeiros e fluxos de capitais.

02) Em relao aos temas abordados nas principais Conferncias Mundiais sobre o Meio Ambiente promovidas pela ONU, julgue os itens abaixo: 1 - Na Conferncia sobre o Meio Ambiente Humano realizada em 1972, em Estocolmo (Sucia), os pases ricos defenderam as teses do livre crescimento econmico (os desenvolvimentistas), contra os representantes dos pases pobres que defenderam o limite ao crescimento econmico (os zeristas), como nica forma de impedir a degradao ambiental do planeta. 2 - Na Conferncia das Naes Unidas para o Meio Ambiente e Desenvolvimento realizada em 1982, em New York, foram discutidas as Convenes sobre Diversidade Biolgica e as Mudanas Climticas, e foi apresentada a Agenda 21, para proteo e recuperao ambiental em todos os nveis administrativos, sustentados no conceito de ecodesenvolvimento. 3 - Na Conferncia realizada em 1987, no Canad (Protocolo de Montreal), sobre mudanas climticas, os pases presentes aprovaram integralmente e sem divergncias aes voltadas ao controle e reduo mundial dos nveis de emisso do dixido de carbono (CO2), gs responsvel pelo aumento da camada de oznio na atmosfera. 4 - Na Conferncia das Partes sobre mudanas climticas globais, realizada em 1997, em Kyoto (Japo), estabeleceu-se como meta aos pases ricos a reduo mdia, entre 5% a 6% sobre os nveis de emisses de gases identificados em 1990, a ser atingida entre 2008 e 2012. Esse fato criou um mercado de crditos de emisses entre os pases, como, por exemplo, o famoso mercado de carbono. 5 - Na Conferncia mundial sobre o Meio Ambiente realizada em 2002, em Pretria (frica do Sul), foram feitos grandes avanos na discusso sobre a diversidade biolgica e sobre setores da engenharia gentica e de biotecnologia, e se obteve dos pases liderados pelos EUA o compromisso de implementar aes de proteo da biodiversidade.

03) Aps a 2 Guerra Mundial, a ONU Organizao das Naes Unidas tornou-se a principal organizao internacional do Mundo. Aps ela, vrias outras surgiram e atualmente muito comum que os pases do globo participem simultaneamente de vrias dessas organizaes internacionais. Sobre a origem, histria e situao presente dessas instituies assinale V ou F nas alternativas abaixo: 1 - A OTAN Organizao do Tratado do Atlntico Norte foi fundada como uma aliana militar e de defesa dos pases capitalistas ocidentais da Europa e Amrica do Norte contra a ameaa comunista sovitica. Hoje,

ironicamente, vrios pases do leste europeu que eram socialistas entraram na OTAN aps o colapso dos regimes comunistas da regio. 2 - A OMC Organizao Mundial do Comrcio foi criada junto com a ONU. Seu maior objetivo torna o comrcio internacional mais justo. Por isso, defende a adoo de cotas, ou seja, o valor das importaes e exportaes de um pas para outro deve ser exatamente o mesmo. 3 - BIRD Banco Internacional para Reconstruo e Desenvolvimento (Banco Mundial). Seu presidente indicado pelos EUA e financia projetos voltados para a melhoria da infra-estrutura dos pases subdesenvolvidos, bem como projetos voltados para a conservao do meio ambiente e desenvolvimento sustentvel. 4 - O FMI Fundo Monetrio Internacional uma das principais instituies financeiras do mundo. Seus crticos o descrevem como uma organizao usada para impor medidas aos pases mais pobres, amplamente favorveis aos interesses dos pases desenvolvidos. 5 - As principais decises da ONU so tomadas no mbito do chamado Conselho de Segurana. Neste, cinco pases possuem mais poder e tm a capacidade de vetar qualquer resoluo. So eles: EUA, Rssia, Repblica Popular da China, Reino Unido e Frana.

04) Uma das caractersticas marcantes do atual estgio da globalizao mundial a Revoluo TcnicoCientfica (Terceira Revoluo Industrial). Sobre esse fenmeno atual e suas conseqncias assinale V ou F nas alternativas abaixo:

1 - O estgio atual do processo de industrializao marcado pelo predomnio da maquinofatura, pela evoluo da robtica, da ciberntica e da informtica nas linhas de produo. Tal processo visa a otimizao e racionalizao da produo, aumento da produtividade e reduo dos custos. 2 - Com o crescimento da atividade industrial e o processo de urbanizao, ocorreu um crescimento da populao empregada nos setores secundrio (indstria) e tercirio (comrcio e prestao de servios) da economia. 3 - O fato de as linhas de montagem das fbricas estarem cada vez mais robotizadas est criando uma "desumanizao" do processo produtivo, que extremamente prejudicial s empresas, pois reduz suas margens de lucro com a desmotivao dos funcionrios, que competem com as mquinas por espao. 4 - Nos pases subdesenvolvidos que se observa o crescimento mais acelerado dessa nova forma de produo automatizada, devido aos baixos custos de mo-de-obra e pessoal no-qualificado. 5 - O setor que est experimentando de forma mais acentuada a expanso da robotizao da produo o setor agroindustrial, principalmente nas reas de alimentos e laticnios.

05) Observe o mapa abaixo:

Sobre essa regio do planeta julgue as afirmaes abaixo: 1 2 3 - O Ir um dos grandes produtores de petrleo da regio e desde a dcada de 70 do sculo passado uma Repblica Fundamentalista Islmica, de maioria de populao xiita. O Golfo Prsico a principal rea de extrao de petrleo do planeta e ali esto localizados alguns dos pases-membros da OPEP, como Imen e Om. - A Plancie da Mesopotmia est localizada onde hoje o Iraque, plancie essa formada pelos rios Tigre e Eufrates, os quais possuem suas nascentes em territrio turco. Tal fato motivo de tenso poltica na regio, pois envolve a posse de uma importante fonte de recursos hdricos numa rea marcada pela escassez de gua. - O Estado de Israel foi criado aps a Segunda Guerra Mundial. Sua capital Jerusalm e seu territrio constitudo por parte da Palestina, Faixa de Gaza e Cisjordnia, territrios esses obtidos atravs da partilha da regio pela ONU em 1947. - Os rabes palestinos constituem-se num grupo que luta pela criao de um Estado independente em reas ocupadas pelo Estado de Israel desde a Guerra dos Seis Dias, em 1967. Nos dias atuais a Faixa de Gaza dominada pela faco palestina Hamas, enquanto as reas palestinas da Cisjordnia so controladas pelo grupo Fatah.

4 5

06) No caso da ltima Guerra no Iraque, em que os Estados Unidos anunciaram o nal da guerra, possvel aplicar-se a frase: Pode ser fcil ganhar a guerra, o difcil sair dela, pois continua a matar, no s soldados, mas tambm civis. Sobre o atual cenrio iraquiano, julgue os itens abaixo: 0 - o Ir, aproveitando o enfraquecimento do Estado Iraquiano resolveu invadi-lo, buscando anexar parte do esturio do Chat Al Arab ao seu territrio; 1 a execuo de Saddam Hussein provocou um acirramento maior entre as faces sunita (prSaddam/minoria) e xiita (Governo/maioria). Assassinatos e atentados fazem parte do cotidiano de guerra civil entre os dois grupos no Iraque; 2 com a vitria dos democratas nas eleies parlamentares de 2006, retomando a maioria no Congresso, foi aprovada uma lei que estabelece um calendrio para a entrega denitiva do controle do Iraque para os iraquianos, retirando os EUA todo o seu efetivo militar at dezembro de 2007; 3 - h uma forte reao de parte da populao iraquiana, que no aceita a presena de foras militares estrangeiras no pas, facilitando a ao do terrorismo;

4 apesar de o atual governo xiita iraquiano contar com o apoio dos EUA, lderes religiosos como os aiatols Al Sistani e Moqtada Al Sadr adotam uma postura hostil em relao presena das tropas estadunidenses no pas. 07) Dados do Protocolo de Kyoto indicam que em 1990 pases como Alemanha, Austrlia, Canad, Estados Unidos da Amrica, Federao Russa, Reino Unido da Gr-Bretanha e Irlanda do Norte, Frana, Itlia, Japo e Polnia eram responsveis por cerca de 87% das emisses de CO2 na atmosfera. Em relao a esse Protocolo, assinale V ou F nos itens abaixo: 0 - O Protocolo de Kyoto representa uma grande inovao nas polticas globais para o meio ambiente, pois, alm de fixar uma meta de reduo sobre os nveis de emisso de gases na atmosfera, cria um sistema de crditos de emisses entre pases. 1 - O Protocolo de Kyoto determina a todos os pases que, em curto prazo, esses reduzam os nveis de emisso de gases responsveis pelo efeito estufa no planeta. 2 - O Protocolo de Kyoto foi assinado em 1997 e a maioria dos pases do planeta signatria do documento, porm os EUA se recusam a ratificar o Protocolo. Uma das alegaes do governo dos EUA que a reduo da emisso de gases GEE prevista no acordo poder prejudicar a economia estadunidense. 3 - O Protocolo de Kyoto tem como meta reduzir a industrializao no mundo. Pases como China, Brasil, ndia e Mxico, que experimentam forte crescimento econmico, vivenciam srios problemas gerados por serem obrigados a reduzir seu crescimento. 4 O Protocolo de Kyoto resultou de negociaes da Conveno sobre Mudanas Climticas Globais, que foram fruto de um acordo liderado pelos Estados Unidos, tendo em oposio a Unio Europia.

08) Sobre os conflitos geopolticos entre rabes e israelenses e sobre as reconfiguraes territoriais na Palestina, correto afirmar: 0 - Com a criao, na dcada de 40 (sculo XX), do Estado de Israel e a internacionalizao da cidade de Jerusalm (o que foi aceito pelos pases rabes), palestinos e judeus dividiram igualmente e pacificamente o territrio da palestina. 1 - Com a guerra de independncia no final da dcada de 40 (sculo XX) entre Israel e os pases rabes vizinhos (Jordnia, Sria e Ir), contrrios a sua criao, ocorreu uma reorganizao territorial, na qual Israel ocupou como vitorioso a Cisjordnia, as Colinas de Gol e o Sinai. 2 - Com a Guerra do Yom Kippur, entre rabes e israelenses, na dcada de 60 (sculo XX), Israel, ao derrotar o Egito, o Lbano e a Jordnia, anexou ao seu territrio a Faixa de Gaza, o sul do Lbano, a Cisjordnia e Jerusalm Oriental. 3 - Na dcada de 70 (sculo XX), o Egito e a Sria realizaram um ataque militar a Israel que durou poucos dias (Guerra dos Seis Dias). No entanto, mais uma vez foram derrotados por Israel, que manteve o domnio sobre os territrios do Sinai e as Colinas de Gol. 4 - No incio do sculo XXI, Israel interveio militarmente na Faixa de Gaza e na Cisjordnia, controladas pela Autoridade Palestina, e implantou colnias de povoamento, pontos de controle e um polmico muro de segurana. 09) Alguns autores modernos como o norte-americano Noam Chomki, apesar de apontarem as diferenas fundamentais, arriscam-se a falar em uma "nova Guerra Fria". Mas, parece ser mais adequado relevar que, se bem que a retrica tpica da Guerra Fria ainda possa estar incorporada ao que h de mais truculento no discurso poltico contemporneo, a situao objetiva da estrutura econmica internacional tende a impor caminhos muito diversos ao alinhamento diplomtico das naes. (BARROS. Edgard Luis de. A Guerra Fria. 3. ed.So Paulo: Atual, ampinas: UNICAMP, 1985, p. 6) O debate sobre o incio da Guerra Fria (1945 ou 1947) e sobre o seu fim (1989 ou 1991) exige a percepo de um tempo histrico marcado por certa continuidade. Datar o perodo da Guerra Fria e o nascimento da Era Neoliberal (dcadas de 70 a 90) no to fcil quanto parece, pois ambos se superpem. Antes mesmo que se decretasse o desmoronamento da URSS (1991), j se ensaiava o retorno das idias liberais, ento sob novo enfoque. Comparando a Guerra Fria Era Neoliberal, julgue os itens: 0 - O Estado de Bem-Estar Social foi uma proposta da reordenao das relaes sociais que se apresentou como alternativa ao projeto de construo do mundo socialista e ao Estado liberal. A partir do governo de

Margareth Tatcher, a ordenao das relaes sociais foi transferida gradualmente para o mercado, com a proposta de um Estado mnimo. 1 - Com o fim da bipolarizao (EUA x URSS), pde se restabelecer a diplomacia entre pases que se consideravam inimigos. No mbito do discurso poltico, ainda recheado de maniquesmo, o anti-comunismo cedeu lugar a uma retrica que defende os benefcios da liberdade do mercado e da integrao econmica internacional. 2 - No perodo da Guerra Fria, o terrorismo deixou de ser prtica, seja pela ao de Estados seja pela ao de grupos radicais. Desde a dcada de 90, as aes terroristas ficaram restritas ao mundo rabe. 3 - No contexto da Guerra Fria, os investimentos econmicos dos EUA estavam voltados para a consolidao dos regimes democrticos na Amrica Latina e na sia. Com o fim da Guerra Fria e o conseqente desarmamento das principais potncias mundiais, os investimentos econmicos americanos voltaram-se para o combate pobreza no mundo. 10) Na questo, assinale as afirmativas verdadeiras e as falsas. O mundo est sofrendo, de uma forma acelerada, grandes transformaes, fato que tem fortes impactos positivos e negativos na vida das pessoas e da sociedade, quer do ponto de vista cultural, quer ainda do ponto de vista das relaes sociais. ANDRADE, Manuel Correia de. Globalizao e Identidade Nacional. Recife: Bagao, 2002. Sobre este tema, pode-se afirmar que: 0 - A mundializao da difuso de tcnicas em diversas reas, especialmente na de comunicaes, aproxima os vrios lugares. 1 - As transformaes referidas no texto s foram possveis com o fim da URSS, que impedia o avano do capitalismo no Terceiro Mundo. 2 - A facilidade e a intensificao das comunicaes exerceram um grande impacto sobre as relaes sociais no espao geogrfico. 3 - Os espaos rurais, especialmente nos pases desenvolvidos, no foram afetados pelas transformaes culturais, na atual fase da Globalizao. 11) Na nova ordem internacional duas facetas se destacam: uma geopoltica e outra econmica. Na geopoltica o destaque se deu com o fim da Guerra Fria, da bipolarizao do poder entre as duas superpotncias, EUAUnio Sovitica e Blocos Militares Rivais por elas comandados. Com base nessa afirmativa, julgue os itens abaixo: 0 - O fato que desencadeou esse processo se deu com a queda do Muro de Berlim (Alemanha), que abriu espao para um mundo multipolar onde as potncias, se impem mais pelo poder econmico do que pelo poder blico. 1 - A agregao poltico territorial da Unio Sovitica, criou o Centro de Estados Revolucionrios Livres CEI e gigantescos parques industriais com poderoso arsenal nuclear. 2 - Essa nova ordem mundial acelerou o processo da globalizao fortalecendo os blocos econmicos supranacionais e derrotou as propostas geoeconmicas do capitalismo e da democracia. 3 - Na nova ordem multipolar ps-Guerra Fria o domnio do poder determinado pela capacidade de produo econmica, disponibilidade de capital, avanos tecnolgicos, qualificao da mo-de-obra e ndices de competitividade entre os pases. 12) Com seu uso intensificado no incio da dcada de 80 do sculo XX, o termo globalizao evoluiu semanticamente e popularizou-se. De modo geral, a expresso define um conjunto de trocas que recobrem diferentes partes do globo, fazendo do espao mundial o lugar de intercmbio da humanidade. Sobre esta questo, avalie as alternativas a seguir. 0 - De acordo com a definio acima, pode-se afirmar que a atual convergncia de mercados mundiais foi precedida por importantes etapas na apropriao do planeta pelo homem: as grandes descobertas, a colonizao, a revoluo industrial e as duas grandes guerras mundiais. 1 - inegvel que este processo esteja estreitamente ligado ao nvel das tcnicas e ao seu impacto sobre a acessibilidade do espao: a era industrial apoiou-se na criao de caminhos de ferro, no progresso da navegao, na abertura de istmos e canais transocenicos, na multiplicao dos eixos rodovirios e no desenvolvimento da aviao.

2 - Na era ps-industrial e da mundializao da economia, a riqueza das naes repousa na massa cinzenta, na pesquisa e na capacidade de inovar. Paradoxalmente, so os estados de grandes dimenses territoriais, muito povoados e produtores de matrias primas, os que figuram entre os mais ricos do planeta. 3 - A nova ordem econmica e poltica mundial, caracterizada pela intensificao de intercmbios de naturezas diversas, tem diminudo significativamente as desigualdades espaciais (regionais, nacionais e internacionais), impedindo a marginalizao de milhes de indivduos. 4 - O final do sculo passado caracterizou-se pela ampliao do fenmeno da globalizao, sob o efeito de processos entrecruzados: terceirizao das atividades produtivas, intercmbio de informaes, estratgias de implantao de transnacionais, intensificao do comrcio internacional, integrao dos mercados financeiros e fluxos de capitais, e difuso de mecanismos de mercados ao conjunto do planeta. 13) O atual estgio do espao mundial, economicamente globalizado, tem sido atribudo aos avanos cientficos e tecnolgicos alcanados com a revoluo tcnico-cientfica, desencadeada nas ltimas dcadas do sculo XX. Boligian, L. e Alves, A. Geografia: espao e vivncia. So Paulo: Atual. 2004. A respeito desse perodo, no correto afirmar que: a) a produo cientfica est concentrada nos tecnoplos; b) o avano das telecomunicaes facilita as transaes financeiras; c) os novos mtodos de produo reduzem o tempo e o nmero de trabalhadores nas empresas; d) a eficincia dos meios de transporte abre as fronteiras para os fluxos migratrios de mo-de-obra; e) as empresas dividem as etapas de produo por unidades distribudas espacialmente. 14) A revoluo tecnocientfico-informacional representa um novo ciclo de inovaes tecnolgicas iniciado a partir da dcada de 1970. O meio tecnocientfico-informacional apresenta como uma de suas caractersticas: a) a continuidade das inovaes introduzidas pelo modelo fordista na linha de produo e de montagem das fbricas; b) a presena de indstrias de ponta que exigem pouca aplicao da cincia para elaborao de novos produtos e que so grandes consumidoras de energia; c) a presena de redes de comunicao constitudas por sistemas analgicos de rdio, telefonia e televiso, que transmitem isoladamente, palavras, sons e imagens; d) o predomnio da indstria e da transferncia de matria por meio de redes de transportes, como ferrovias, rodovias e aerovias; e) o predomnio das finanas e da transferncia de capitais e informaes por meio de redes de comunicaes de alta tecnologia. 15) A Europa Ocidental atingiu o topo de seu bem-estar? Qual o futuro de um Velho Continente que j no produz cincia e tecnologia e transfere suas indstrias para pases pobres onde a mo-de-obra mais barata? O que foi feito dos valores cristos nessa sociedade que exalta a competitividade acima da solidariedade e investe bilhes em biogentica e cosmticos indiferente ao sofrimento de 4 bilhes de seres humanos que, segundo a ONU vivem abaixo da linha da pobreza? Por que a Europa Ocidental encara a Amrica Latina pela tica do preconceito? Chvez e Morales no foram eleitos, como Lula, democraticamente? Por que vozes europias no se erguem contra o bloqueio dos EUA a Cuba e o uso da base naval de Guantnamo como crcere clandestino de supostos terroristas? Por que tantos europeus se mobilizam contra enfermidades (Aids, cncer etc.), acidentes (de trnsito e trabalho) e violncias (terrorismo, guerra, homicdios etc.), mas so indiferentes ao principal fator de morte precoce, a fome? Por que os europeus parecem preferir a segurana liberdade, e so to condescendentes com a poltica agressiva do governo dos EUA, que busca a paz pela imposio das armas? Por que no preferir a proposta de Isaas, de construir a paz como fruto da justia? Quais os sinais, hoje, de solidariedade efetiva dos europeus com os pobres da frica, da sia e da Amrica Latina? (FREI BETTO, 2006, p.14) Com base nos conhecimentos sobre o G-20, formado por um grupo de pases em desenvolvimento com interesses comuns, identifique com V as afirmativas verdadeiras e com F, as falsas. I. O G-20 tem como objetivo fundamental o fortalecimento da nova Diviso Internacional do Trabalho (DIT). II. O Grupo concentra sua atuao nas negociaes do setor agrcola no comrcio externo. III. Desde a sua criao, o G-20 luta pela extino de doenas, como a AIDS e a malria, que assolam a maioria dos pases membros.

IV. O G-20 possui uma representao geogrfica vasta e equilibrada, sendo composto por pases da frica, sia e Amrica Latina. A alternativa que indica todas as afirmativas verdadeiras a: a) V V F F b) F F V V c) V F V F d) F V F V e) V F V V

16) O mundo de hoje afetado, em quase sua totalidade, pela poltica econmica-financeira gerada nos pases mais desenvolvidos. Em relao a essa situao, pode-se afirmar: a) A globalizao econmica-financeira vem tornando mais ricos os pases desenvolvidos e mais pobres, os subdesenvolvidos. b) A poltica neoliberal fortalece o poder do Estado e desestimula os empreendimentos privados. c) A formao de megablocos, como o Mercado Europeu e o NAFTA, impede o crescimento econmico dos pases-membros, porque a riqueza gerada distribuda igualmente por todos eles. d) Os pases subdesenvolvidos, nos ltimos anos, vm participando intensamente do comrcio global atravs da exportao de produtos industrializados. e) O Brasil vem resistindo adoo das polticas referidas, impedindo privatizaes de empresas, fortalecendo o poder econmico do Estado e aumentando gradativamente as tarifas alfandegrias. 17) As inovaes tecnolgicas e as novas formas de organizao empresarial, ocorridas nas ltimas dcadas do sculo XX, mudaram a importncia dos fatores que atuavam na instalao de uma fbrica. Assinale o fator que perdeu importncia em razo dessas mudanas. a) o nvel de qualificao da mo-de-obra b) a fluidez da infra-estrutura de servios bsicos c) a proximidade de plos geradores de novas tecnologias d) o uso de estratgias polticas como as isenes fiscais e) a participao do Estado na organizao do setor produtivo.

18)

O MERCOSUL, enquanto bloco regional, constitui um dos caminhos para a insero de seus pases integrantes e associados ao contexto da Nova Ordem Mundial. Analisando sua atual formao, representada na figura acima, e suas perspectivas de atuao, afirma-se que: a) ocupando o segundo lugar no domnio das reservas de gs natural da Amrica Latina, a Bolvia realizou a nacionalizao deste recurso como forma de obter maior poder de deciso e ingresso imediato como membro permanente do Mercosul. b) atualmente o Brasil possui a liderana do Mercosul em virtude de possuir maior estabilidade em sua poltica econmica e tambm por apresentar os melhores ndices sociais do bloco, tais como renda per capita e ndice de Desenvolvimento Humano (IDH). c) apresentando um vasto litoral voltado para o Pacfico, a incluso do Chile consolida a expanso do Mercosul em direo ao Japo e aos pases emergentes da sia, visto que, no acordo de associao, este pas assumiu o compromisso de estabelecer trocas comerciais apenas com os integrantes do Cone Sul. d) a incluso da Venezuela como membro e a ampliao do nmero de pases associados, representa no s o fortalecimento do Mercosul, mas sobretudo a possibilidade de integrar economicamente os pases sulamericanos e de melhor inseri-los na dinmica capitalista mundial. e) a recente crise econmica argentina provocou resultados negativos nas trocas comerciais do Mercosul, fato este que conduziu expanso do bloco e o retorno ao estgio de zona de livre comrcio, como forma de integrao dos pases membros.

19)

A charge acima ironiza a presso dos pases ricos em relao ao desenvolvimento dos pases pobres. Dentre os fatores que justificam esta presso, destaca-se: a) a poluio de lagos e rios, que provoca escassez de gua potvel nos pases do Sul, devido ao fato de que seu recente desenvolvimento foi marcado por um elevado crescimento populacional e industrial. b) o aumento, nos ltimos anos, do uso de recursos energticos como o petrleo, que favoreceu o desenvolvimento dos pases do Sul, mas que tambm contribuiu para a ampliao de graves problemas ambientais, como o efeito estufa. c) o elevado ndice de desmatamento que atinge os pases do Norte e do Sul, devido ao crescimento urbanoindustrial que ocorreu homogeneamente em ambas as regies do espao mundial. d) o fato de que o desenvolvimento cientfico e tecnolgico dos pases do Norte derivado exclusivamente do fornecimento de recursos naturais advindos dos pases do Sul. e) o crescimento econmico dos pases do Sul, que no propiciou o desenvolvimento de fontes energticas alternativas, fato este que ameaa o equilbrio ambiental do espao mundial.

20) Sobre o processo de reordenao ocorrido na economia-mundo, no qual uma ordenao bipolar passa a uma ordenao multipolar, a afirmativa correta : a) Com a nova ordem multipolar ocorreu um aprofundamento da tendncia de globalizao com o fortalecimento dos blocos econmicos supranacionais. b) Assim como na Guerra Fria, os atuais padres de poder e influncia so medidos pela capacidade econmica. c) No ps-guerra torna-se mais forte a rivalidade geopoltica entre os EUA e a Alemanha, fato que provocou a bipartio da Europa em blocos antagnicos. d) Com o fim da ordenao bipolar, vrias reas perifricas do capitalismo passaram por um processo de sucateamento de seu parque industrial. e) S foi possvel o aparecimento de grandes conglomerados econmicos devido ao processo de desconcentrao de capitais caracterstico da ordem multipolar. 21) A Organizao Mundial do Comrcio (OMC) foi criada em 1995, em substituio ao GATT (Acordo Geral de Tarifas e Comrcio), criado em 1947. O objetivo dessa Organizao promover e regular o comrcio entre as naes, alm de supervisionar acordos assinados sobre agricultura, indstria, servios e propriedade intelectual. Sobre a OMC, correto afirmar: 0 - Sua principal bandeira de luta combater tanto o protecionismo quanto os subsdios agrcolas praticados por muitos pases membro. 1 - Na era da globalizao, a criao de blocos regionais comerciais tem fortalecido os acordos bilaterais entre as naes membros da Organizao. 2 - Os Estados Unidos tm sido duramente prejudicados pelas rodadas de negociaes para reduo das tarifas alfandegrias sobre as exportaes de commodities. 3 - uma agncia especializada da ONU, com sede em Genebra, Sua. 4 - Os avanos tecnolgicos, nos transportes e nas comunicaes, colaboraram para o crescimento do comrcio internacional, o que exige maior atuao da Organizao. 22) Sobre as instituies financeiras internacionais correto afirmar, exceto: a) O FMI e o BIRD funcionaram como plos de incremento ao processo de globalizao da economia capitalista, pois seus emprstimos so acompanhados de uma srie de exigncias de modificao da estrutura econmica dos pases por eles beneficiados. b) O Fundo Monetrio Internacional tem sede em Washington, nos Estados Unidos, e uma organizao de cooperao monetria internacional. Entre seus objetivos encontram-se intensificar o comrcio entre pases (por meio de financiamento) e tentar corrigir (pela concesso de emprstimos) possveis distores nas economias dos pases-membros, devido a desequilbrios em suas contas externas. c) O Brasil no recorria ao FMI e ao BIRD desde o 1 governo de Fernando Henrique Cardoso e voltou, com Lula, a solicitar enormes emprstimos. d) O BIRD cuja sede fica em Washington, tem como objetivo fundamental a concesso de emprstimos aos pases que necessitam de recursos financeiros para expandir sua economia. e) Os recursos do FMI se originam da contribuio recebida dos pases membros, que participam das decises polticas na proporo direta de suas contribuies. Isso quer dizer que os pases que contribuem mais para a organizao so, tambm, os que decidem o que fazer com os recursos. 23) Sobre os blocos econmicos correto afirmar: a) Cuba ainda no pertence a nenhum bloco a nenhum bloco econmico, mas este ano, com a doena de Fidel, estuda entrar para o NAFTA (Acordo Norte-Americano de Livre Comrcio). b) A Unio Europia o mais poderoso bloco regional ou organizao econmica do planeta. Alguns pases que integram esse bloco tambm fazem parte do seleto grupo dos sete pases mais ricos do mundo, o Grupo dos Sete (G7). c) O Mercosul e o Nafta so formados pelos mesmos grupos de pases. d) A OTAN (Organizao do Tratado do Atlntico Norte) , depois da Comunidade Europia, o bloco econmico mais importante do hemisfrio Norte.

e) A ONU (Organizao das Naes Unidas) no se constitui em um bloco econmico, mas a financiadora do FMI, importante brao econmico da globalizao eurocntrica. 24) Considerando que o mapa uma forma de representao da realidade, observe-o:

Agora, leia o texto: Na primeira semana de outubro, o governo iraniano armou que manteria seu projeto de enriquecimento de urnio e revelou que possui capacidade balstica de grande alcance. Considerando as informaes anteriores, podemos armar que a posio dada ao Ir, no mapa, serve para: a) retirar o pas do eixo do mal; b) armar sua soberania de Estado-Nao; c) mostrar o alcance de sua fora blica; d) mudar a localizao dos pases vizinhos; e) revelar que o pas passou a ocupar o centro do mundo 25) A ordem mundial que dominou a superfcie terrestre na segunda metade do sculo XX foi bipolar, marcada pela disputa entre as duas superpotncias e pela oposio entre o capitalismo e o socialismo real. A principal contradio dessa nova ordem mundial era o conflito Leste-Oeste entre esses dois sistemas socioeconmicos. E a nova ordem do final do sculo XX, como pode ser definida? Quais as suas contradies ou conflitos? VESENTINI, J. William. Sociedade & espao: geografia geral e do Brasil. So Paulo: tica, 2005. A anlise do texto e os conhecimentos sobre a Nova Ordem Mundial e suas implicaes permitem afirmar: a) A Nova Ordem Mundial possui uma realidade mais complexa que a bipolar, com mltiplas tenses de diversas naturezas e grandes disparidades econmicas. b) A China surge como grande potncia e a Rssia perdeu sua importncia poltica, militar e econmica. c) O Estado-Nao saiu fortalecido, devido criao de organizaes, como a ONU, e atuao das empresas multinacionais. d) A rivalidade entre as potncias foi eliminada, devido formao dos blocos econmicos. e) Os imprios globais que existiam no passado no existem mais e a indstria blica encontra-se em visvel declnio. 26) Com base nos conhecimentos sobre os aspectos sociais, polticos, econmicos e culturais da Amrica Latina, pode-se afirmar: 0 - As crises que afetaram o continente latino-americano, nas trs ltimas dcadas do sculo XX, tais como as ocorridas no Brasil, no Chile e na Argentina, foram exclusivamente de origem econmica-financeira. 1 - O Mxico apresenta perfil de desenvolvimento semelhante ao dos pases pertencentes ao NAFTA, mas sua economia est cada vez mais integrada das demais naes latino-americanas. 2 - O continente latino-americano vive um perodo de forte recuperao econmica, baseado na expanso de suas exportaes, sobretudo no setor primrio. 3 - Os trs pases mais populosos da Amrica Latina possuem os PIBs mais elevados, falam as mesmas lnguas e no esto includos entre os grandes produtores de drogas.

4 - A concentrao de renda no Brasil tem suas razes histricas fundamentadas nas formas privilegiadas de apropriao da terra, no trabalho escravo e no patrimonialismo poltico, instalados desde a poca Colonial. 5 - O Chile e a Venezuela se distinguem dos outros pases da Amrica Latina, porque possuem acordos de livre comrcio com a Unio Europia e com os Estados Unidos e, por esse motivo, houve uma grande reduo da pobreza nesses pases. 6 - A populao da Bolvia, de forte composio indgena, tradicionalmente pauperizada, reivindica maior participao na poltica socioeconmica do pas.

27) Sobre o atual cenrio econmico global julgue os itens abaixo: 0 A economia dos EUA encontra-se em recesso, resultante da crise que se abateu sobre o mercado hipotecrio subprime (hipotecas de alto risco). Tal fato afeta as demais economias globais devido retrao do consumo no mercado estadunidense. 1 A alta do preo do petrleo um dos fatores de instabilidade no atual cenrio global. Tal fato decorrente do aumento do consumo de combustveis fsseis, devido ao crescimento econmico em pases emergentes como China e ndia. Os preos do petrleo so determinados pelos mercados de Nova York e Londres, sem a existncia de cartis que atuem no setor. 2 O aumento do preo das commodities agrcolas benfico para o setor agroexportador do Brasil, porm o aumento do consumo no mercado interno est provocando um aumento nos preos dos produtos agropecurios, com reflexos nos ndices de inflao. 3 A rapidez com que os agentes reguladores governamentais atuaram na presente crise financeira global fez com que os efeitos fossem mnimos sobre as instituies financeiras, principalmente bancos e financiadoras de hipotecas.

28) Recentemente ocorreram eventos que levaram as relaes diplomticas entre Colmbia e Equador/ Venezuela a um nvel de tenso preocupante. A causa desse fato foi: a) A recusa de Equador e Venezuela em admitir a Colmbia como novo membro da OPEP. b) A utilizao do territrio colombiano como via de escoamento de drogas para o narcotrfico, principalmente para os cartis localizados no Equador e Venezuela. c) A corrida armamentista estabelecida pela Venezuela na regio, com o pretexto de barrar a influncia dos EUA nessa rea da Amrica do Sul. d) O bombardeio de bases das FARC (Foras Armadas Revolucionrias da Colmbia) em territrio equatoriano pela Colmbia, sem a prvia comunicao do fato ao governo equatoriano. e) A disputa entre os pases por trechos fronteirios da Cordilheira dos Andes, ricos em recursos minerais.

29) A apropriao e o controle exclusivo dos recursos biolgicos e dos conhecimentos tradicionais indgenas ou das comunidades locais por empresas multinacionais ou instituies cientficas internacionais, sem autorizao desses grupos ou do pas de onde foram extrados, podem ser caracterizado como: a) ato de biopirataria. b) sonegao de royalties. c) venda de patentes. d) transferncia de conhecimento. e) preservao da memria cultural

30) Na sociedade atual, a necessidade de satisfazer demandas crescentes de produo e consumo tem provocado graves danos ao ambiente natural. Levando em conta essa afirmao, assinale a alternativa INCORRETA: a) Nas sociedades pr-industriais, a economia estava baseada nas atividades primrias e no uso de um arsenal tecnolgico rudimentar, fazendo com que o impacto da ao humana sobre o ambiente natural ficasse restrito escala local. b) A forma de organizao social e desenvolvimento econmico dos Estados Unidos a mais bem sucedida no mundo; logo, uma sada para superar o subdesenvolvimento e elevar o padro de vida da populao e, ao mesmo tempo, evitar maiores impactos ambientais est em estender o modelo norte-americano de produo e consumo para pases de relativa importncia econmica e populacional, como China, ndia e Brasil. c) A circulao de pessoas e mercadorias pelo territrio brasileiro predominantemente feita atravs do transporte rodovirio, o que demanda a elevao do consumo de petrleo e resulta em impacto econmico e ambiental desfavorvel. d) A degradao ambiental atingiu nveis to alarmantes a partir da segunda metade do sculo XX que a ONU promoveu a Conferncia de Estocolmo, em 1972, e a Conferncia Mundial para o Meio Ambiente e Desenvolvimento, em 1992, no Rio de Janeiro, para debater o assunto. e) O desmatamento da Amaznia, caso continue no ritmo vigente, desencadear alteraes no processo de evapotranspirao, na distribuio das precipitaes e no escoamento das guas pluviais

31) Observe o mapa a seguir.

A palavra biodiversidade tem sido constantemente utilizada no apenas nas pginas dos jornais, mas tambm nos discursos dos ambientalistas, de modo que vem se constituindo em uma verdadeira chave para a compreenso do funcionamento da natureza. Seu verdadeiro sentido engloba todo o patrimnio gentico formado pelo habitat e pelos seus seres vivos. Com base nos textos acima e em seus conhecimentos sobre biodiversidade, incorreto afirmar que: a) grande parte das reas mais ricas em biodiversidade e ameaadas de destruio se situam na zona intertropical, as quais no Brasil abrangem a Mata Atlntica e o Cerrado. b) a maior ou menor riqueza em biodiversidade no se relaciona com o maior ou menor grau de desenvolvimento econmico de um pas. c) os pases com as maiores extenses territoriais so aqueles que possuem as regies ambientalmente mais ricas e ameaadas de destruio no planeta. d) o Brasil considerado um dos pases mais ricos em diversidade biolgica, com destaque para a Amaznia. Essa avaliao deve-se ao tamanho dessa regio, sua quantidade de gua e sua importncia nos processos globais do clima. e) as plantas a partir das quais grande parte dos medicamentos industrializados produzida, originaram-se principalmente das naes subdesenvolvidas, mas fomentam um mercado dominado pelos pases desenvolvidos.

32) A Terceira Revoluo Industrial modificou completamente a organizao do espao geogrfico e as relaes de produo e consumo, introduzindo mudanas de ordem social e econmica. Com base na informao e nos conhecimentos sobre as consequncias da Terceira Revoluo Industrial, no mundo, correto afirmar: a) Os pases de industrializao clssica, como os da Europa e os Estados Unidos, sofreram um processo de metropolizao e o campo subordinou-se s cidades. b) As indstrias de bens de consumo no durveis passaram a dominar o processo produtivo, principalmente no Japo e na Alemanha, e as cidades absorveram toda a PEA. c) O grande crescimento econmico verificado na frica Subsaariana foi acompanhado pela eliminao da misria pessoal. d) O desemprego estrutural se expandiu e uma Nova Diviso do Trabalho (DIT) se consolidou. e) A distribuio de renda melhorou, na Amrica Latina, principalmente aps o desenvolvimento da agroindstria.

33) Com a competio econmica, poltica e tecnolgica existente entre os pases capitalistas por reas de influncia, aps a desintegrao dos pases socialistas e o fim da Guerra Fria, a economia regionalizou-se e novos polos econmicos de poder se consolidaram. COELHO, Marcos Amorim; TERRA, Lygia. Geografia Geral e do Brasil. So Paulo: Moderna, 2003. p.62 A anlise do texto, aliada aos conhecimentos sobre a nova ordem mundial, permite afirmar que a a) APEC, liderada pela China, destaca-se no mundo em desenvolvimento como o bloco mais promissor da atualidade, fato devido ao aumento do PIB chins. b) nova ordem mundial caracteriza-se pela hegemonia dos pases que apresentam elevada produtividade, competitividade e domnio tcnico-cientfico. c) nova ordem mundial eliminou os conflitos blicos, substitudos pela adoo de um confronto polticoideolgico. d) formao de blocos econmicos passou a ser uma necessidade mundial e o bloco mais forte, atualmente, o NAFTA, por agregar pases no mesmo estgio de desenvolvimento. e) Unio Europeia se consolidou na dcada de 50 do sculo passado, sendo, atualmente, o nico bloco que adotou uma moeda nica padro, o euro, adotado por todos os pases-membros.

34) Avies jogados contra arranha-cus. Bombas que explodem em trens de passageiros. Crianas mortas em meio a um tiroteio na escola. Essas cenas, que parecem tiradas de filmes-catstrofe, so tragicamente reais e refletem algumas das lutas polticas no mundo de hoje, em que se utiliza o terror contra o inimigo. O terrorismo o grande fenmeno global deste incio do sculo XXI, que simbolicamente comeou com os atentados de 11 de setembro de 2001, nos Estados Unidos (EUA). A VIDA sombra do terror. Atualidades Vestibular 2005. So Paulo: Abril, 2005. p.48. Considerando-se as informaes do texto e os conhecimentos sobre os principais conflitos tnicos, polticos e culturais no espao mundial, pode-se afirmar: 1 O sucesso da Comunidade Econmica Europeia (CEE), nos anos 60 do sculo XX, e sua expanso nas dcadas seguintes, foram acompanhados de equilbrio e paz, no havendo registros da ao de grupos terroristas com matizes ideolgicos, polticos, nacionalistas e religiosos que aterrorizassem a populao europeia. 2 O incio da dcada de 70 do sculo passado registra a invaso do Paquisto pela Unio Sovitica e, quando os soviticos deixaram o pas, na ltima dcada, o grupo Taliban imps um regime radical, naquela terra, at a sua derrubada pelos Estados Unidos. 4 A organizao fundamentalista Al Qaeda, de Osama bin Laden, consolidou o uso indiscriminado da violncia contra as populaes, o que representa uma grande diferena em relao ao terrorismo poltico. 8 Os atentados ao World Trade Center, em Nova Iorque (2001), e aos trens de Madrid (2004) tiveram objetivos polticos e culturais e mataram cidados comuns de vrios pases, incluindo rabes. 16 A Sria reprime a atividade de grupos islmicos radicais em seu territrio e no apia organizaes antiIsrael no exterior, como as milcias do Hezbollah, na Cisjordnia.

32 A Colmbia, a noroeste da Amrica do Sul, sofre, h dcadas, com um conflito interno que envolve guerrilheiros de esquerda, organizao paramilitar de direita e foras armadas, tendo como causa principal o trfico de drogas. 35) As relaes econmicas capitalistas das ltimas dcadas tm se expandido e se intensificado no espao geogrfico mundial, sendo que um dos principais agentes estimuladores destas aes so as corporaes globais, quer sejam transnacionais ou multinacionais, que apresentam entre suas caractersticas a de: a) serem transnacionais, ou seja, o capital dessas empresas no tm nacionalidade, sendo elas formadas apenas por firmas de carter financeiro, a exemplo dos grandes bancos ou conglomerados financeiros. b) atuarem em reas restritas que so os continentes europeu e americano, devido o forte avano tecnolgico de alguns pases como a Alemanha e os Estados Unidos, que concentram o maior nmero dessas empresas, considerando o contexto mundial. c) apresentarem competncia em supervisionar e controlar suas atividades de forma simultnea em vrios lugares do planeta Terra, isto , a escala geogrfica de atuao das mesmas o espao mundial. d) dependerem apenas das polticas econmicas governamentais dos pases onde so implantadas, no ocorrendo interferncias da matriz nem das polticas financeiras do pas sede. GABARITO 1 V, V, F, F, V 2 F, F, F, V, F 3 V, F, V, V, V 4 V, V, F, F, F 5 V, F, V, F, V 6 F, V, F, V, V 7 V, F, V, F, F 8 F, F, F, F, V 9 V,V, F, F 10 V, F, V, F 11 V, F, F, V 12 V, V, F, F, V 13 D 14 E 15 D 16 A 17 E 18 D 19 A 20 A 21 F, F, F, F, V 22 C 23 B 24 C 25 A 26 F, F, V, F, V, F, V 27 V, F, V, F 28 D 29 A 30 B 31 - C 32 - D 33 - B 34 4+8+32=44 35 - C

Anda mungkin juga menyukai