Anda di halaman 1dari 16

Trabalho de A.O.A.

2 Semestre

Pop-art Roy Lichtenstein

Teresa Gomes N Estudante: 3110064

Este trabalho tem como objectivo relacionar a arte pop com um dos seus artistas, Roy Fox Lichtenstein, a partir de um texto de Richard Hamilton (Pop-art, 1___) e de uma pesquisa aprofundada sobre o prprio artista, sobre este movimento e o seu context histrico. Esta pesquisa justificase pelo meu interesse pelo movimento e pela necessidade de conhecer tanto este ltimo como ao artista, de modo a poder relacionar ambos.

A POP ART

Pop art um estilo artstico que surgiu no final dos anos 50, com raizes no Dadasmo de Marcel Duchamp, sobretudo na Inglarerra e Estados Unidos atravs de um grupo de artistas que pretendiam valorizar a cultura popular. Utilizavam publicidade e revistas entre outros meios de comunicao das massas como base das suas obras. Este tentar valorizar a cultura popular no to linear como parece, pois as obras tinham sempre uma vertente crtica,

crtica esta referente a uma sociedade consumista do periodo ps-guerra , onde as familias tinham agora mais poder de compra, mais tempo livre e mais oferta. Juntamente com este aumento da qualidade de vida apereceram produtos para o dia a dia teis e desejados, os enlatados, os congelados, eletrodomsticos evoludos, entre outros produtos que as massas consumiam agora, devido ao seu maior poder de compra. Uma frase que retrata bem o reflexo que o consumo das massas tem na arte, do Andy Warhol : An artist is somebody who produces things that people don't need to have., em portugus, O artista algum que produz coisas que as pessoas nao precisam de ter. Percebemos assim que a Pop Arte surgiu, tal como outros movimentos artsticos, num contexto histrico especfico, e s nele foi possivel o seu surgimento. Foi um olhar critica ou no de vrios artistas sociedade que vivia fascinado com o seu novo poder, ou iluso dele. Era uma sociedade que tinha fome de ter, vontade de adquirir, no s pela possibilidade que tinha de o fazer como pela oferta que lhe era oferecida. No fundo havia uma necessidade de ter o que podiam ter e no o que precisavam de ter. A Pop arte vem atribuir arte tambm este sentiment de posse, de compra , nao s pelos temas explcitos e crticos como tambm pela sua esttica, que fazia juz esttica dos produtos do supermercado por exemplo. Havia uma ligao e semelhana tanto directa como indirecta entre a obra de um artista Pop e o interior de uma casa da altura, como se estas obras fossem s mais um objecto para consumo, para compra, chamativo, fcil de gostar, e como Warhol diz, desnecessrio.

O nome Pop art foi lhe atribudo pelo critico Lawrence Alloway, a partir de uma colagem de Richard Hamilton (1922) onde artigos retirados de revistas, formam uma composio onde um homem e uma mulher exibem objectos tpicos da sociedade moderna e consumista da altura. Esta obra acabou por dar arte pop uma base intelectual e de certo modo conceptual.

Hamilton define arte pop, numa carta que escreve em 1957, como uma arte popular, transitria, consumvel, de baixo custo, produzida em massa, jovem, espirituosa, sexy, chamativa, glamorosas e um grande negcio, o que no fundo quer dizer, nada mais nada menos, que uma arte fcil de gostar, e que atinge todos os gneros e tipos de pessoas, e cujo publico o povo na sua generalidade, no convoca elites nem bons entendedores, pois uma arte sobre o consumo e para consumo.

No incio, o movimento pop arte dava a entender que queria provocar e corromper com as belas artes, no entanto cada vez mais artistas comearam a usar este estilo, tornando mais compreensiveis e claros os seus objectivos bem como os seus potenciais. No fundo no havia uma inteno crtica e que no se possa chamar de refuta, uma provocadora aleada s obras, mas no fundo existia sempre, mesmo desaproximao do ideal das belas-artes. Mesmo que no houvesse inteno, havia uma nova experincia que se opunha ao movimento anterior- expressionismo abstracto. Os pintores pop nunca quiseram deixar o figurativo, tornando mais palpvel a realidade havia que os meios que de uma comunicao tentavam vender, quase

parceria, no no sentido literal, entre a arte, o design e marketing, pois os artistas plsticos usavam imagens que obtinham a partir destas outras reas visuais.
O que Torna os Lares de Hoje To Diferentes, To Atraentes? Richard Hamilton, 1922.
1

Em algumas obras podemos mesmo perceber as intenes crticas por parte dos artistas, em relao sociedade, A partir de imagens vulgares e banais, extradas de cartoon, histrias em quadrinhos e anncios publicitrios, Lichtenstein demonstrou que as imagens veculadas pelos canais de comunicao em massa so meticulosamente produzidas com a finalidade de esvaziar o pensamento, rebaixar a leitura e a escrita, transformar a fala numa forma de expresso repleta de grias e balbucios sem sentido.2 Um dos artistas mais importante deste movimento foi Roy Fox Lichtenstein (1923-1997), cuja obra procura dar mais valor histria em quadradinhos (famosa bandadesenhada), sendo estas consideradas clichs no que toca arte. Eram imagens j vistas, e extremamente consumveis, mas artisticamente banais. Tal como disse Lichtenstine "o que marca o pop antes de mais nada o uso que dado ao que desprezado". Ou seja, o usar temas e imagens s quais no damos um valor esttico, e que um artista como Roy vai pegar introduzi-lo num contexto atstico. I'm interested in what would normally be considered the worst aspects of commercial art. I think it's the tension between what seems to be so rigid and clichd and the fact that art really can't be this way.
3

O interesse deste artista por estas histrias, por estas vinhetas, comeou, muito provavelmente, com uma pintura
2 3

Agnaldo Farias (crtico) Roy Lichtenstein

que fez para os filhos, do rato Mickey, em 1960. Comecei a pr imagens escondidas nesses quadros, como o Rato Mickey, o Pato Donald e o Bugs Bunny. Ao mesmo tempo desenhava Ratos Mivkeis pequenos e coisas para os meus filhos e trabalhava com papis de pastilhas elsticas, lembro-me perfeitamente. Tive ento a ideia de fazer um desses papis de pastilha elastic, grande [ou seja, como os quadros do expressionism abstracto do pprio] s par aver ue aspect teria.4 Foi ento que comeou a reproduzir com fidelidade certos anncios comerciais e vinhetas de banda desenhada , no entanto sem dar crditos aos autores das histrias originais.

Lichtenstine pintava os seus quadros a tinta acrlica ou a leo, e reproduzia mo todos aqueles procedimentos
4 5

Roy Lichtenstein in Buce Glaser

Exemplo de um original de Tony Abruzzo, identificado por David Barsalou e a obra de Lichtenstein do lado direito.

tcnicos

grficos-

utilizava

uma

tcnica

semelhante

pontilhista chamada Pontos Ben Day 6, tentando imitar os pondos das ilustraoes das histrias. As cores que utilizava nas suas obras eram opacas, brilhantes e limitadas ( quase como os objectos da poca, estava em voga :o acrlico e o plastico), com um contorno exagerado a preto, para dar mais impacto visual obra. O seu estilo de pintura era por isso pouco livre e expressivo, mas com bastante impacto. Tal como disse Hobsbawm a pop art passava o tempo a reproduzir, com tanta exactido e insensibilidade quanto possvel , os badulaques visuais do comercialismo Americano. Latas de sopa, bandeiras, garrafas de coca-cola, Marlyin Monroe."

Roy Lithcenstine retratou o mundo que era liderando pelos vencedores da II Guerra Mundial, mundo esse onde no havia espao para misria e o consumo iria alcanar toda a gente, tal como disse o artistas Robert Indiana "Pop art is the American Dream, optimistic, generous, and naive!" 7, isto , a Pop Arte nasceu neste isterismo do consume, no bero do e sonho Americano de onde vida todos trabalham, e cheio sao de reconhecidos pelo seu esforo, onde h por isso poder de compra, umestilo esplndido oportunidades novas. No h portanto espao para pobreza, pois todos tm a mesma oportunidade.
6

A Arte Pop , nao s

Processo grfico semelhante ao Pontilhismo. Depende do efeito pretendido, mas possvel usar cores para dar iluso ptica: os pontos pequenos podem ter espaamentos maiores, menores ou podem estar sobrepostos( exemplo: pontos de cor mangenta afastados do a iluso de cor-de-rosa) Este processo grfico tpico de Lichenstine, que aumentava e exagerava estes pontos. Usava chapas metlicas perfuradas com buracos, no entanto no inicio da sua obra Roy pintava mo. 7 Robert Indiana um artista importante da Arte Pop. Em portugus: A Pop Art o Sonho Americano, optimista, generosa, e ingnua.

nasceu no

meio deste

sonho como

se

compara a

este

sonhotal como diz Robert Indiana, tal esta generosa, optimista e ingnua, tal e qual the american dream.

Em algumas obras podemos mesmo perceber as intenoes crticas em relao sociedade. A partir de imagens vulgares e banais, extradas de cartoon, histrias em quadrinhos e anncios publicitrios, Lichtenstein demonstrou que as imagens veculadas pelos canais de comunicao em massa so meticulosamente produzidas com a finalidade de esvaziar o pensamento, rebaixar a leitura e a escrita, transformar a fala numa forma de expresso repleta de grias e balbucios sem sentido.
8

, nao quer isto dizer que o artista estivesse

interessado num conceito, ou em alertar a sociedade de alguma forma, muito pelo contrrio, a sua obra assemelhava se a este balbuciar sem sentido. As suas histrias em quadradinhos tanto chocavam o pplico pela sua banalidade- pois assemelhavam-se ao clich da banda desenhada- como tambm pela sua ousadia- teve a coragem de usar estas imagens comuns, e de se opor completamente ao que estava em voga anteriormente- o expressionismo abstracto. O pintor Jackson Pollock, um pitor claramente

expressionista (abstracto) disse: On the floor I am more at ease, I feel nearer, more a part of the painting, since this way I can walk around in it, work from the four sides and be literally `in' the painting.
8

, o que s mostra que o

Agnaldo Farias (crtico de arte) 9 Jackson Pollock, 1947

10

expressionismo abstracto era uma vivncia , ao contrrio do trabalho de Lichtenstien que era um quase um processo grfico, pontos, que eram exigia percia, era bastante por geomtrico (os crculos perfeitos exemplo), pensado,

figurativo e muito formal.

A abstraco de Expressionismo Abstracto contrastava com a definio e clareza das obras de Lichtenstine, a liberdade do pincel contrastava com a percia e rigor deste artista devido ao facto deste ltimo ,no fundo , recriar efeitos e processos grficos que partida nao eram feitos manualmente.

10

10

Exemplo de uma obra de Roy Lichtenstein - Forms in Space,1985. 11

11

Tambm nos temas retratados, a Arte pop se afasta do expressionismo abstracto: este ultimo retrata temas mticos , hericos e eram quase uma expresso individual do artista, ao contrrio da Arte Pop que abordava assuntos do quotidiano, mais comuns : as suas imagens eram to emblemticas da cultura americana, quanto a afirmao existencial do ser e do esprito tinham sido no expressionismo abstracto 12 Isto , no expressionism abstracto as obras so produto do trabalho do artista e do se user, reflectem o que este pensa e , ao contrario da Pop arte cujas obras atendem mais aos assuntos comuns, sociedade, ao quotidiano

Para alm de pintar vinhetas de banda desenhada, Roy Lichtenstine tambm pintava paisagens e naturezas mortas (still lifes), no entanto usava sempre a mesma tcnica, as mesmas cores fortes e contornos pretos.
11Exemplo 12

de expressionismo abstracto: Jackson Pollock, Number 8, detail, 1949. Lisa Phillips.

12

13

Pintava espaos interiores , Interior Paintings no incio dos anos 90, representavam ambientes da sua imaginao- ricos.

Muita da sua escultura vinha de quadros que ja tinha pintado anteriormente, nomeadamente Interior with African Mask de 1991- existe na pintura uma escultura Africana num armario do quarto, e foi da que surgiu a escultura Ritual Mask em 1993.

13

Stll lifes exhibition

13

Interior with African Mask

Ritual Mask

As

obras

deste

artista,

devido

sua

tcnica

de

representao, so claras e preceptveis e por isso de fcil consumo. Podemos concluir que Roy Lichtenstine consome a prpria cultura popular, bem como outros artistas do movimento, e as suas obras tornam-se tambm objectos de consumoobjectos de fcil leitura, provocadores mas sobretudo fceis de gostar e de o pblico se identificar. "Pop Art is industrial painting. I think the meaning of my work is that it is industrial; it's what all the world will soon become. Europe

14

will be the same way, soon, it won't be American; it will be universal."14 Pop Arte uma experincia estctica do que se est a expernciar na America na altura, quase uma imagem, uma metfora, e uma justa crtica, explicitamente subtil, desta sociedade rejuvenescida pelo dinheiro e faminta por quase tudo.

Bibliografia

LICHTENSTEIN, Dorothy. Roy Lichtenstein: imagens reconhecveis. Americo Arte Editores, 2000. http://ficpopart.blogspot.pt/2009/10/roy-lichtenstein-1923-1997.html http://abduzeedo.com/node/29574 http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/pop-art/pop-art.php http://www.pr.gov.br/mon/exposicoes/roy.htm http://www.itaucultural.org.br/aplicexternas/enciclopedia_ic/index.cfm?fuseacti on=termos_texto&cd_verbete=367 http://www.wikipedia.org/ http://sociologiapejose.blogspot.pt/2011/01/arte-e-sociedade-deconsumo.html http://desert-air.blogspot.pt/2009/09/roy-lichtenstein-forms-in-space-1985.html http://www.modismonet.com/2010/05/exposicao-de-natureza-morta-por-roylichtenstein/
14

Roy Lichtenstein

15

http://www.ibiblio.org/wm/paint/auth/pollock/ http://communitydisc.westside66.org/html/colette/PopArt/quotes.htm

16

Anda mungkin juga menyukai