Anda di halaman 1dari 15

A REPRESENTAO DESCRITIVA E O ACESSO AO ETNOCONHECIMENTO

Aline da Silva Franca


Bacharel em Biblioteconomia, UNIRIO

Naira Christofoletti Silveira


Docente, UNIRIO, e doutoranda em CI, ECA/USP Rio de Janeiro 2012

Introduo
Diversidade cultural brasileira; A prtica escolar nas aldeias na dcada de 1970 fez surgir uma demanda por materiais didticos que refletissem a realidade dos povos indgenas. A introduo da escrita alfabtica nas sociedades indgenas incentivou a produo bibliogrfica destes grupos. A representao bibliogrfica adequada destes documentos implica na garantia e manuteno da memria dos grupos indgenas que esto ali representados.
2

Problema
Frente a tantas particularidades e a diferentes formas de apresentao das publicaes de origem indgena, como proceder uma representao documental fidedigna?

Literatura indgena
Segundo Regino (2003), a literatura indgena pode ser compreendida como qualquer criao de carter oral ou escrito, seja coletiva ou individual, sendo estabelecida, pensada e estruturada a partir de padres culturais e elementos estilsticos dos povos indgenas.

Representao documental
Possuir um documento em um acervo significa mais do que um livro em uma estante. Significa um recurso informacional inserido em um universo bibliogrfico, capaz de criar relaes com outros elementos geradores de informao. Entre os diversos instrumentos que viabilizam a localizao dos documentos em um acervo, temos o catlogo. Capaz de estabelecer fluxos comunicativos entre o usurio e o acervo, o catlogo possibilita as relaes entre os documentos sem a necessidade de tlos em mos atravs de representaes bibliogrficas.
5

Anlise dos registros bibliogrficos


Livro Antes o mundo no existia, de Umsin Panln Kumu e Tolamn Kenhri, com introduo de Berta G. Ribeiro. Trata-se do primeiro livro totalmente escrito e ilustrado por ndios no Brasil. Sua primeira edio foi lanada em 1980, pela Livraria Cultura Editora. J a segunda edio foi publicada em 1995, atravs de uma parceria entre a Unio das Naes Indgenas do Rio Tiqui (UNIRT) e a Federao das Organizaes Indgenas do Rio Negro (FOIRN).
6

Anlise dos registros bibliogrficos

Anlise dos registros bibliogrficos


Biblioteca A - nacional Biblioteca B internacional Ambas utilizam o formato MARC 21 e Cdigo de Catalogao Anglo-Americano (CCAA)

Anlise dos registros bibliogrficos

Fonte: elaborao da autora, baseado no registro bibliogrfico do catlogo on-line da Biblioteca A


9

Anlise dos registros bibliogrficos

Fonte: elaborao da autora, baseado no registro bibliogrfico do catlogo on-line da Biblioteca B


10

Consideraes
Ao alcanar um contexto de produo bibliogrfica, a literatura indgena deve ser compreendida como documentos capazes de portar a viso de mundo de um determinado povo, seus hbitos, costumes, etc. A utilizao de um mesmo cdigo e formato de catalogao beneficia a interoperabilidade entre sistemas e a possibilidade de compartilhamento de registros. No entanto, a anlise feita permitiu observar que a adoo de ferramentas iguais no garante a elaborao de registros bibliogrficos idnticos. A falta de padronizao na representao bibliogrfica das publicaes indgenas prejudica a recuperao destes itens pelo catlogo.
11

Consideraes
Sugere-se o estabelecimento de diretrizes para a normalizao dos pontos de acesso para nomes indgenas, uma vez que o AACR2 no abarca este tipo de especificidade. A catalogao, enquanto processo de representao documental, implica em tomadas de decises, pois ao escolher um aspecto do documento a ser representado pode-se, involuntariamente, condenar outro ao esquecimento. Para que um item seja capaz de relacionar-se com os outros atravs do catlogo, seu registro deve ser o mais amplo possvel, estabelecendo conexes que garantiro seu contexto informacional.
12

Consideraes
Os ndios, que por longos anos permaneceram em situao de desvantagem social, possuem as ferramentas para reescrever a histria do Brasil, a partir da histria do seu povo. Estudar as formas de representao dos documentos de diferentes grupos sociais e tnicos uma maneira de garantir a preservao da memria destes grupos, ao facilitar e beneficiar o acesso informao aos cidados. Oferecer um tratamento bibliogrfico digno a estes documentos funo do bibliotecrio, que deve sempre respeitar a diversidade cultural e beneficiar o acesso aos documentos que lhe so confiados.
13

Referncias bibliogrficas
ARAJO, Marta; MAESO, Silvia Rodrguez. Explorando o eurocentrismo nos manuais portugueses de histria. Estudos de sociologia, Araraquara, v. 15, n. 28, p. 239-270, 2010. BOSI, Alfredo. Histria concisa da literatura brasileira. 43. ed. So Paulo: Cultrix, 2006. BRASIL. Constituio (1988). Constituio da Repblica Federativa do Brasil de 1988. Disponvel em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/ConstituicaoCompilado.htm>. Acesso em: 27 dez. 2010. BRASIL. Lei n 10.994, de 14 de dezembro de 2004. Dispe sobre o depsito legal de publicaes, na Biblioteca Nacional, e d outras providncias. Dirio Oficial da Unio [da] Repblica Federativa do Brasil. Braslia, DF, 15 dez. 2004. Seo 1, p. 70. Disponvel em: <http://www.in.gov.br/visualiza/index.jsp?data=15/12/2004&jornal=1&pagina=70&totalArquivos=184>. Acesso em: 20 ago. 2011. CARVALHO, Jos Carlos de Paula. Etnocentrismo: inconsciente, imaginrio e preconceito no universo das organizaes educativas. Interface, Botucatu, v. 1, n. 1, p. 181-186, ago. 1997. Disponvel em: <http://www.interface.org.br/revista1/debates2.pdf>. Acesso em: 13 jun. 2011. CDIGO de catalogao anglo-americano. 2. ed. rev. 2002. So Paulo: FEBAB, 2004. DANGELIS, Wilmar da Rocha. Como nasce e por onde se desenvolve uma tradio escrita em sociedades de tradio oral? Campinas, SP: Curt Nimuendaj, 2007. GARRIDO ARILLA, Mara Rosa. Teora e historia de la catalogacin de documentos. Madrid: Sntesis, 1996.
14

Referncias bibliogrficas
IFLA. Declarao de princpios internacionais de Catalogao. 2009. Disponvel em: < http://www.ifla.org/files/cataloguing/icp/icp_2009-pt.pdf>. Acesso em 25 fev. 2011. INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATSTICA. Censo demogrfico 2010 : caractersticas gerais dos indgenas : resultado do universo. Rio de Janeiro. c2012 KAUSS, Vera Lcia Teixeira. Literatura indgena: o resgate da oralidade ancestral na escrita polifnica do presente. Revista eletrnica do Instituto de Humanidades, [Rio de Janeiro], v. 8, n. 29, p. 59-83, abr./jun. 2009. Disponvel em: <http://publicacoes.unigranrio.edu.br/index.php/reihm/article/viewFile/521/513>. Acesso em: 15 abr. 2011. KUHN, Fbio. A reinveno do Brasil: consideraes em torno dos 500 anos. Anos 90, Porto Alegre, n.13, p.58-62, jul. 2000. Disponvel em: <http://www.ufrgs.br/ppghist/anos90/13/13art4.pdf>. Acesso em: 13 jun. 2011. LVI-STRAUSS, Claude. Raa e histria. In: COMAS, Juan et al. Raa e cincia. So Paulo: Perspectiva, 1970. p. 231-270. MEY, Eliane Serro Alves. Acesso aos registros sonoros: elementos necessrios representao bibliogrfica de discos e fitas. 1999. Tese (Doutorado em Cincias da Comunicao) Universidade de So Paulo, 1999. MEY, Eliane; SILVEIRA, Naira C. Catalogao no plural. Braslia: Briquet de Lemos/Livros, 2009. ______. Consideraes tericas aligeiradas sobre a catalogao e sua aplicao. InCID: R. Ci. Inf. e Doc., Ribeiro Preto, v. 1, n. 1, p. 125-137, 2010. 15

Anda mungkin juga menyukai