Anda di halaman 1dari 20

A INTERPRETAO AMBIENTAL COMO FERRAMENTA EDUCATIVA: Proposta de um Roteiro de Atividades a partir do Museu De Histria Natural e Jardim Botnico/MHNJB da UFMG.

AUTORA: Anglica Cristina Ribeiro UFMG/ IGC Geografia Licenciatura ORIENTADORA: Professora Valria Amorim do Carmo

RESUMO

Este trabalho discute o uso da Interpretao Ambiental como uma importante ferramenta para auxiliar as prticas da Educao Ambiental. Abordando ainda a importncia do uso da trilhas interpretativas para sensibilizar alunos durante as prticas de campo fora da sala de aula. Desta forma, tambm propomos uma sugesto de roteiro interpretativo para um dos percursos j existentes no Museu de Histria Natural e Jardim Botnico/ MHNJB da UFMG para auxiliar o Programa de Educao Ambiental que l vigora.

Palavras Chave: Educao Ambiental, Interpretao Ambiental, Escola, MHNJBUFMG.

INTRODUO

Atualmente observa-se uma acentuada preocupao com a complexa questo ambiental, o homem vm degradando o meio ambiente com suas prticas exploratrias e poluidoras sem perceber que tudo na natureza est interligado. Essas agresses em busca de progresso vm ameaando os ecossistemas do planeta, dessa forma, so necessrias aes efetivas de educao perante a natureza em todos os espaos vivenciados pela sociedade. Nessa perspectiva, a Educao Ambiental (EA) emerge como instrumento significativo na tomada de conscincia ambiental, promovendo reflexes sobre as

relaes entre o ser humano e o meio ambiente e passa a ser relacionada, a partir de 1999, ao contexto escolar como um dos temas transversais a ser trabalhado com os alunos. Para auxiliar a EA, faz-se necessrio buscar opes que viabilizem suas prticas para atrair a ateno do aluno e sensibiliz-lo para a questo. Deste modo, podemos fazer uso das tcnicas da Interpretao Ambiental (IA), que pode ser aplicada por meio de trilhas temticas. Essa atividade ocorre, na maioria das vezes, em espaos exteriores s escolas, como por exemplo, nas prticas de trabalho de campo e por isso pode ser vista como de fundamental importncia para a formao dos educandos, haja vista que a educao um processo abrangente e no deve ficar restrita somente ao espao escolar. Alm disso, cabe ao guia interpretativo mostrar para os alunos que as trilhas no existem apenas para serem usadas como espao de lazer e recreao, mas tambm como ambiente de aprendizado e construo de valores e para o desenvolvimento de atitudes efetivas no que diz respeito valorizao ambiental. Nesse contexto, buscando tornar a visita de alunos de escolas pblicas e particulares a partir do sexto ano do Ensino Fundamental (antiga 5 srie) sensibilizadora perante o meio ambiente, prope-se auxiliar o Programa de Educao Ambiental no Museu de Histria Natural e Jardim Botnico da UFMG do qual a pesquisadora faz parte como Educadora - criando um roteiro de atividades interpretativas. Tal trabalho surgiu a partir de leituras sobre a interpretao ambiental, realizadas durante a disciplina de mesmo nome, foi possvel levantar questionamentos sobre a prtica de atendimento aos visitantes no Museu, pois apesar de serem tratadas questes relacionadas ao meio ambiente, durante as visitas, o Museu no conta com trilhas interpretativas.

Sendo assim, o objetivo fundamental do trabalho foi a elaborao um roteiro interpretativo enquanto mais uma alternativa de visitao para o Museu. Espera-se, atravs deste meio interpretativo: sensibilizar o aluno a fim de gerar atitudes conservacionistas; proporcionar ao aluno um encontro agradvel e enriquecedor com o ambiente natural e cultural, aumentando, assim, sua satisfao; agregar valor trilha j existente no museu; contribuir para a insero de tcnicas interpretativas no manejo do Museu; incentivar os demais educadores a realizarem pesquisas voltadas para a melhoria do atendimento dos visitantes no Museu; e dar suporte para que as escolas utilizem o Museu como rea para realizao de campos.

METODOLOGIA

Esta pesquisa foi realizada dentro do Museu de Histria Natural e Jardim Botnico da UFMG mediada pela ao da pesquisadora enquanto educadora no local. Nesse sentido, foi proposta a construo de um Roteiro de Atividades Interpretativas voltadas para a Educao Ambiental no Museu. Para a elaborao desse roteiro, inicialmente realizaram-se revises bibliogrficas, que ocorreram tambm ao longo de todo o trabalho, relacionadas aos temas: Educao Ambiental, Interpretao Ambiental e Percepo Ambiental. Posteriormente, passou-se a pesquisar informaes histricas a respeito da rea em questo, o Museu, e o Projeto de Educao Ambiental que l vigora. Aps inicio dessa reviso contnua, foram percorridas os percursos dentro da mata, j existentes do Museu, com o objetivo de observar e avaliar possveis potencialidades nas quais poderiam ser trabalhados o Tpico e o Tema Interpretativo, tambm a ser pensado e desenvolvido. Isso se faz necessrio levando em considerao que a Atividade Interpretativa deve ser provocativa, significativa, organizada, diferenciada e temtica.

Aps o reconhecimento de todos os percursos e escolha de um deles, a trilha do jequitib, foram definidos trs tpicos a serem trabalhados ao longo da mesma: Evoluo das Espcies, as Relaes Ecolgicas e as Presses do Meio. A partir da definio dos tpicos, foi possvel definir o tema interpretativo: Os fatores biticos e abiticos atuam selecionando os indivduos, determinando sua perpetuao ou no nos diferentes ambientes. Posteriormente, foi possvel escolher quais exposies seriam includas no roteiro, levando em conta o tema e a organizao do mesmo, decidiu-se pela Paleontologia, Mineralogia e Arqueologia. Logo, foi determinado que a atividade necessitaria do acompanhamento dos educadores, que j fazem parte do programa museano, portanto, seria uma roteiro de atividades interpretativas guiado. Iniciou-se tambm a definio do pblico-alvo, optou-se, ento, por realizar a trilha para alunos a partir do sexto ano do Ensino Fundamental. A escolha desse ciclo se deveu ao fato de que este um publico que mais visita o museu, segundo observaes feitas pelos educadores e grficos montados a partir de dados de agendamento, realizado, ambos, pela equipe do Cenex (Centro de Extenso). Para a aplicao do roteiro foi necessrio revisar os Parmetros Curriculares Nacionais (PCNs), 1que tratam dos temas transversais, dentre os quais o enfoque deste trabalho foi o Meio Ambiente. Alm dos PCNs, tambm foram revisados os livros didticos, deu-se enfoque s disciplinas de Histria, Geografia e Cincias Biolgicas. Tal anlise resultou nos assuntos que foram abordados na proposta de roteiro interpretativo que ser apresentado no captulo posterior. Aps essas etapas, foi proposto o roteiro no qual se detalhou os princpios tcnicos do Roteiro de Atividades Interpretativas (nmero de paradas, locais das paradas, intervenes, acompanhamentos, dentre outros). Essas paradas foram determinadas para auxiliar os educadores no desenvolvimento da atividade dos temas e subtemas, porm existe uma flexibilidade que permite ao mesmo agir de acordo com o desenvolvimento da trilha e a interao com pblico.

Os Parmetros Curriculares Nacionais (PCNs) um texto oficial que possui metas, objetivos e princpios para a Educao Bsica. Tem como objetivo auxiliar o docente em suas prticas pedaggicas

DISCUSSO

Nos ltimos tempos, a humanidade vem despertando para o agravamento da degradao do meio ambiente devido interferncia humana. Dessa forma, as pessoas tm percebido a necessidade da preservao para que a espcie humana e as demais sejam perpetuadas. At dcadas atrs, a questo ambiental era pouco discutida e tomou fora a partir da segunda metade do sculo passado. perceptvel, em encontros internacionais sobre a temtica ambiental, a unnime recomendao de se investir na mudana de mentalidade, conscientizando o homem a adotar novos pontos de vista e novas posturas perante o meio ambiente. Nesse sentido, para conscientizar o homem buscando a diminuio degradao ambiental, surge a Educao Ambiental como uma prtica social que busca a preservao da natureza. A educao ambiental no Brasil tornou-se lei em 27 de Abril de 1999. A Lei N 9.795 Lei da Educao Ambiental, em seu Art. 2, afirma: "A educao ambiental um componente essencial e permanente da educao nacional, devendo estar presente, de forma articulada, em todos os nveis e modalidades do processo educativo, em carter formal e no-formal.. De acordo com a Lei 9.795/99: Entende-se por educao ambiental os processos por meio dos quais o indivduo e a coletividade constroem valores sociais, conhecimentos, habilidades, atitudes e competncias voltadas para a conservao do meio ambiente, bem de uso comum do povo, essencial sadia qualidade de vida e sua sustentabilidade (LEI 9.795, 1999, art. 1). Diante desse quadro, as escolas brasileiras, a partir de 1999, passaram a agregar em seu currculo, como um dos temas transversais, a temtica Meio Ambiente, buscando formar cidados capazes de solucionar a problemtica socioambiental. Problemtica relacionada excessiva busca de lucro, que gera incentivos ao consumo, exige uma mudana de concepo que se sustenta em uma racionalidade alternativa a conflitos da sociedade moderna. Conflitos esses que podem ser traduzidos pela difcil relao entre desenvolvimento econmico e preservao ambiental. A educao ambiental deve ser considerada como um processo permanente, no qual os indivduos e a comunidade tomam conscincia gradual do seu meio ambiente. Na prtica, esse processo de tomada de conscincia assume maior importncia diante do distanciamento existente entre as pessoas, cada vez mais urbanas, e os ambientes naturais. O cotidiano desvinculado da realidade dos ambientes naturais

pode dificultar que as pessoas percebam as consequncias de suas atitudes sobre o ambiente, ou sequer avaliem sua importncia, pois muitas ignoram at os mais simples processos da natureza (VASCONCELLOS, 1998). Desse modo, a educao ambiental implica um desafio aos professores, pois prope o fomento do senso crtico nos alunos, para que, a partir de conhecimentos bsicos e de discusses, possam construir um raciocnio mais complexo e reflexivo, tornando-se cidados crticos e opinantes sobre temas polmicos que podem influenciar e interferir na sua vida (BRASIL, 2000; JACOB, 2005). Acreditamos que o ambiente do Museu e as atividades que sero desenvolvidas nesta pesquisa podero auxiliar no dilogo entre educando, educadores e o meio ambiente a respeito da problemtica ambiental. importante introduzir mais criatividade nas prticas docentes, isto , introduzir ideias que sejam tangveis, com base na vivncia, no ldico e na histria de cada um buscando, assim, novas alternativas e estratgias nas prticas educativas voltadas para a EA. A percepo permite aos indivduos tomar conscincia do mundo. Por isso, seu estudo importante na Educao Ambiental, pois muitos dos aspectos dela esto relacionados ao ato de aprender e conscientizar-se. OLIVEIRA E VARGAS (2009) apresentam consideraes a respeito da Percepo Ambiental: A percepo ambiental [...] estabelece os vnculos afetivos do indivduo com o ambiente vivido atravs das imagens percebidas e seus significados, as sensaes, as impresses e os laos afetivos a construdos. (OLIVEIRA E VARGAS, 2009, p. 4) Nesse sentido, o estudo da percepo ambiental fundamental para que se possam compreender melhor as inter-relaes entre o homem e o ambiente, suas expectativas, anseios, satisfaes e insatisfaes, julgamentos e condutas. KHOLSDORF (1996, p.43) considera a percepo como parte integrante de qualquer processo de conhecimento, assim, a interao ambienteindivduo deve ser analisada e compreendida, pois poder ser o caminho para identificar o potencial perceptivo dos espaos. Dessa forma se utilizadas as prticas interpretativas da

paisagem propostas pela Interpretao Ambiental e, com essa ferramenta, forem propostos estmulos para que os alunos consigam fixar o olhar (no s se restringindo viso, mas tambm aos demais sentidos do corpo humano) nos diferentes locais por

onde passarem, podero perceber o ambiente de forma ampla e, a partir disso, fixar e compreender as informaes apresentadas e por eles interpretadas durante a visita. O termo Interpretao da Natureza ou Interpretao Ambiental refere-se a um conjunto de princpios e tcnicas que visam estimular as pessoas para o entendimento do ambiente por meio da experincia prtica direta. Assim, a I.A tem o propsito de estimular os grupos de atores a um novo campo de percepes, com objetivo de lev-los a observar, experimentar, questionar, sentir e descobrir os vrios sentidos e significados relacionados ao tema selecionado (VASCONCELLOS, 1998). Segundo Tilden (1957), citado no Projeto Doces Matas (2002, p. 11), o objetivo bsico da Interpretao Ambiental revelar os significados, relaes ou fenmenos naturais por intermdio de experincias prticas e meios interpretativos, ao invs da simples comunicao de dados e fatos. Para San Ham (1992), tambm citado no Projeto Doces Matas (2002, p. 14), a interpretao ambiental inclui a traduo da linguagem tcnica de uma cincia natural em idias que as pessoas em geral, que no so tcnicas, possam facilmente entender. Para isso a interpretao deve caracterizar-se pela informalidade e encantamento, pela provocao de estmulo, curiosidade e reflexo e pelo uso de interaes, comparaes e analogias com experincias reais, abordando temas relevantes em seus aspectos normalmente despercebidos e, ou aparentemente insignificantes. Cabe ao intrprete (Educador) buscar interagir com os alunos para que, mesmo superficialmente, busque compreender o cotidiano dos mesmos. O educador deve, ainda, para o melhor desenvolvimento da interpretao, conhecer a rea e seu entorno, saber terminar uma conversa de maneira educada, ser animado, criativo e gentil, ser seguro de si mesmo, tratar todos com igualdade e manter boas relaes durante toda a visita. Segundo Tilden (1977), citado no Projeto Doces Matas (2002, pg.17), h algumas caractersticas e critrios a serem seguidos para que sejam elaboradas atividades interpretativas de qualidade: Prazerosa; a interpretao deve ser interessante, amena, cativante, prender a ateno e audincia e, at mesmo, divertida. Significativa; a interpretao deve revelar significados pertinentes ao relacionar o seu contedo com o que j se conhece ou se vivencia. Organizada; a interpretao deve ter uma estrutura coerente, para ser acompanhada com facilidade, exigir poucos esforos do visitante e evitar a disperso.

As ideias devem seguir um encadeamento lgico; e, para isso, preciso que exista princpio, meio e fim. Provocante; os meios e tcnicas devem instigar o visitante, fazendo-o refletir com mais profundidade sobre um fato ou processo ambiental que lhe for apresentado. Diferenciada; adequando a atividade aos diferentes pblicos recebidos, pois um programa para crianas no pode ser o mesmo para adultos, por isso o recorte da pesquisa para o sexto ano do segundo ciclo do Ensino Fundamental. Temtica; a interpretao considerada temtica quando possui uma mensagem a ser comunicada. Quando se tem uma mensagem central em torno da qual a interpretao acontece, fica mais fcil para o visitante acompanhar a mensagem a ser passada. Portanto a Interpretao Ambiental vista como uma ferramenta importante para ser aplicada no Museu, pois a IA uma atividade de curta durao e no um processo longo e continuo como a Educao Ambiental, que deve ser trabalhada dentro e fora de sala de aula. Segundo HAM (1992), citado no Projeto Doces Matas (2002, pg. 23): A diferena entre as duas reside no fato de que a Educao Ambiental constitui um processo mais longo e contnuo, se comparado com a Interpretao Ambiental. A Educao Ambiental pressupe um processo continuado, que deve acontecer ao longo de todas as fases da formao do indivduo; enquanto que a Interpretao Ambiental projetada para um momento especfico e de curta durao, ou seja, enquanto o visitante permanecer no local onde se faz a Interpretao. (HAM, 1992). Dentro do roteiro de atividades interpretativas proposto nesta pesquisa, h a trilha interpretativa, pois vista como importante instrumento pedaggico para a aplicao da EA e, para isso, deve explorar o raciocnio lgico, incentivar a capacidade de observao e reflexo, alm de apresentar conceitos transdisciplinares e estimular a prtica investigatria (LEMES et al., 2004). Por meio da sensibilizao durante a trilha, busca-se fomentar um grande elo entre o ser humano e a natureza. Espera-se que esse elo possa contribuir para o Projeto de Educao Ambiental do MHNJB, visando estimular no s os alunos, mas tambm os docentes para que, caso no executem prticas pedaggicas voltadas para a

EA na escola, passem a realiz-las para tornar possvel uma real conscientizao dos estudantes.

O MHNJB/ UFMG e o Projeto de Educao Ambiental

O Museu de Histria Natural e Jardim Botnico da Universidade Federal de Minas Gerais situa-se na regio leste de Belo Horizonte, Rua Gustavo da Silveira, 1035, Santa Ins. Ocupa um espao de 600.000m2 de rea verde dentro do municpio. Nesse espao, encontram-se exemplares da flora brasileira ameaadas, ou no, de extino, exticas e da fauna silvestre. Alm das reas verdes e do Jardim Botnico, o MHNJB possui exposies de cincias como a Paleontologia, Arqueologia, Mineralogia, Morcegos Verdades e Mitos, Espao Cincias Divertidas, Oficina de Pigmentos, e o Jardim Sensorial, no segundo semestre de 2011, conta ainda com a exposio temporria de Serpentes. O Museu possui ainda espaos como o Viveiro de Mudas, dedicado venda de mudas e cultivo de sementes, o Data Plant, referncia nos estudos de plantas medicinais e aromticas e o Centro de Referncia Cartogrfica, que abriga um conjunto de mapas do Brasil Colnia, Imprio e Repblica. Em 1953, foi criado o Instituto Agronmico com o objetivo de produzir mudas e sementes de boa qualidade e baixo preo. Chegou a seu pice no incio da dcada de 1960, mas, no final dessa mesma dcada, parte da rea do Instituto Agronmico foi doada a UFMG, que a transformou em Museu. J em 1973, outro Convnio de Comodato, firmado entre a Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) e a UFMG, anexou ao Museu mais 150.000 m2 de mata nativa, contgua rea do Museu de Histria Natural, para a criao de um Jardim Botnico. A rea total do Museu, incluindo a do Jardim Botnico, foi doada UFMG em 1979. Foi no ano de 1984 que a atividade educativa do museu recebeu o nome de Programa de Educao Ambiental, mas somente em 1992 foi registrado como atividade de extenso e passou a contar com estudantes universitrios de cursos como Cincias Biolgicas, Geografia, Histria, Filosofia, Letras, ente outros para promover esse trabalho. O Projeto de Educao Ambiental no MHNJB desenvolvido pelo Centro de Extenso (Cenex) atravs da Pr-Reitoria de Extenso e possui uma equipe de 24 educadores advindos de diferentes cursos de graduao da UFMG. Esses educadores

atendem aos variados tipos de pblico que interagem com a instituio (escolas, colnias de frias, grupos religiosos, escoteiros e empresas). Tal programa prope um trabalho em educao ambiental que busca aproximar os conhecimentos produzidos pela universidade sociedade por meio de uma prtica pedaggica que prope o desenvolvimento da interdisciplinaridade. Para isso, os visitantes, mediados por estudantes universitrios, entram em contato com o acervo da instituio (fsseis, minerais, vestgios arqueolgicos, rvores exticas ou no, morcegos de vrias espcies). Essa equipe multidisciplinar tem a oportunidade de trocar experincias com os diferentes grupos de visitantes e assim fazer um intercmbio de conhecimentos a partir da experincia acadmica e das atividades com a comunidade que visita o Museu. Cada monitor responsvel por um grupo de at 25 alunos durante a semana e sua misso gui-los em uma pequena caminhada por uma das trilhas da mata, na qual o grupo recebe informaes sobre a flora e fauna do Museu. Em seguida, o grupo tem a chance de conhecer trs das cinco exposies permanentes (Arqueologia, Mineralogia, Paleontologia, Morcegos e Espao Cincias, de acordo com a escolha e interesse do professor que realizou o agendamento.

RESULTADO

O roteiro de atividades educativas e interpretativas desenvolvido neste trabalho tem como principal objetivo sensibilizar os alunos a partir do sexto ano do Ensino Fundamental sobre a importncia da conservao da natureza. O roteiro tambm tenciona promover uma reflexo da necessidade de adotar, cotidianamente, atitudes positivas em relao ao meio ambiente, bem como o exerccio de uma postura consciente e a criao de laos topoflicos 2com o MHNJB. Formato da trilha: linear. Extenso: aproximadamente 1 KM. Tempo mdio de durao: em torno de 3 horas. Grau de dificuldade: fcil.

Neste contexto cabe o conceito de Topofilia como sendo o elo afetivo entre a pessoa e o lugar ou ambiente fsico (TUAN, 1980. p. 106). A palavra topofilia um neologismo, til quando pode ser definida em sentido amplo, incluindo todos os laos afetivos dos seres humanos com o meio ambiente material. Estes diferem profundamente em intensidade, sutileza e modo de expresso (p. 107).

Pblico alvo: alunos a partir do 6 Ano do segundo ciclo do Ensino Fundamental. Modalidade: ser desenvolvida por educadores que participam de um projeto de extenso universitria desenvolvido no Museu de Histria Natural e Jardim Botnico/ MHNJB da UFMG. O desenvolvimento do Tema Interpretativo e da Atividade ser executado da seguinte maneira: a atividade ser dividida em paradas, nas quais o educador poder trabalhar e desenvolver os tpicos Evoluo das Espcies, as Relaes Ecolgicas e as Presses do meio, e o tema interpretativo Os fatores biticos e abiticos atuam selecionando os indivduos, determinando sua perpetuao ou no nos diferentes ambientes, de maneira dinmica e divertida. Assim sendo, em cada parada o educador dever incentivar os alunos a contemplar a paisagem, atravs dos sentidos, alm de incentiv-los a realizar reflexes e indagaes a respeito do que est sendo abordado e percebido durante a visita. Ao final, o educador deve tentar resgatar o que foi abordado durante o percurso, atravs de uma dinmica. Sero abordados conceitos como: Fatores ecolgicos, Evoluo Adaptativa, Sucesso Ecolgica, Polinizao e Extino. Lembrado que se trata de uma proposta flexvel, cabe ao Educador estar atento motivao do grupo para desenvolver ou no conceitos durante as paradas, a fim de evitar que os alunos percam o interesse pela atividade. Recomenda-se que medida que forem ocorrendo as paradas, o educador fale menos para dar maior espao para os alunos contemplarem, questionarem e realizar comparaes com o que j foi visto. O educador deve question-los a todo o momento e no apenas inform-los. Deve ser apenas um mediador que visa ajud-los a perceber e interpretar a paisagem por si mesmos, sanando duvidas e auxiliando para que os educandos construam o conhecimento necessrio para valorizao do meio visando o conservacionismo ambiental. 1 Parada Receptivo (Centro de Visitantes):

Na primeira parada, o educador dever, de forma informal e descontrada, fazer sua apresentao, pedir que cada aluno se apresente e fale das suas expectativas em relao visita. Aps esse momento, o educador deve apresentar um breve histrico sobre o Museu. Tambm poder falar um pouco sobre a trilha, dando informaes sobre

a extenso do percurso, o tempo de caminhada e algumas recomendaes como evitar jogar lixo no cho, alimentar os animais e, alm disso, recomendaes de segurana (andar somente na trilha, no correr, andar sempre junto com os educadores, dentre outras). O educador dever falar a respeito do tema que abordar durante a caminhada, - O Os fatores biticos e abiticos atuam selecionando os indivduos, determinando sua perpetuao ou no nos diferentes ambientes - procurando esclarecer possveis dvidas e instigar os alunos a percorrerem a trilha relatando previamente o que visualizaro. 2 Parada: Jequitib (Cariniana legalis) Subtema Interpretativo: as rvores competem pelos recursos do meio para sobreviver. Nesse subtema, o educador dever abordar a competio entre as plantas. Poder abordar tambm a fitofisionomia das rvores da mata atlntica, como o Jequitib, que prioriza o crescimento vertical em busca da luz solar para realizao da fotossntese. 3 Parada Cupinzeiro Subtema Interpretativo: As alteraes no meio natural causam a migrao dos cupins para reas que possam permitir a perpetuao de sua espcie. Ao trabalhar esse subtema, o educador poder abordar a disperso do cupim das reas naturais para as reas urbanas em busca de melhores condies adaptativas, alm disso pode-se abordar o fato de os cupins serem agentes ecolgicos atuando no equilbrio da cadeia alimentar, alm de serem tambm agentes decompositores. 4 trifasciata) Subtema: A espada-de-so-jorge encontra fatores biticos e abiticos favorveis para o aumento de sua populao. Nesse subtema, o Educador poder trabalhar a respeito da sucesso ecolgica e tambm realizar comparaes entre essa espcie de planta e o jequitib.

Parada

Populao

de

espadas-de-so-jorge

(Sansevieria

Subtema Interpretativo: A polinizao um importante processo evolutivo de alguns vegetais, pois atravs desse processo pode ocorrer a fecundao e gerao do fruto. Nesse subtema, o educador poder tratar da polinizao, um importante processo evolutivo das plantas do grupo das gimnospermas que pode contribuir para a ocorrncia da variabilidade gentica. 5 Parada - Sapucaia (Lecythis pisonis Cambess) Subtema Interpretativo: Sapucaia possui sementes comestveis que atraem animais que auxiliam na sua disperso, trata-se de uma importante adaptao evolutiva. O educador pode abordar a evoluo adaptativa que, a partir de mutaes casuais, formou estruturas na rvore que a permitiu ter sementes comestveis que atrai animais, auxiliando na disperso das sementes. Subtema Interpretativo: Os musgos e lquens so organismos pioneiros na colonizao de reas hostis auxiliando as relaes ecolgicas. Aqui poderemos falar de seres vivos de extrema importncia. Passamos a dialogar sobre liquens (simbiose de algas mais fungos) e musgos (brifitas) responsveis por iniciar o povoamento de reas com presses elevadas no meio, auxiliando na adaptao de espcies mais exigentes. 6 Parada: Cansano (Cnidoscolus vitifolius) Subtema Interpretativo: H rvores que atravs de mutaes casuais geram sistema de defesa para se protegerem contra predadores. O educador poder abordar a respeito de evoluo adaptativa que gerou o sistema de defesa da planta, os acleos em seu tronco e suas folhas urticantes. 7 Parada: Angico

Subtema Interpretativo: O angico possui espinhos em seu tronco e no acleos, caracterstica evolutiva que o protege de predadores. Nesse ponto, pode ser abordada novamente a adaptao evolutiva que desenvolveu no angico os espinhos. Espinhos no podem ser arrancados e os acleos sim, pois no esto soldados planta. 8 Parada Lago da Paineira Subtema Interpretativo: O meio seleciona as espcies positivamente ou negativamente, tudo depende se o indivduo tem caractersticas adaptativas favorveis para se perpetuar. Essa uma das paradas em que os alunos gostam de contemplar a paisagem. importante deixar que eles observem bastante o lugar e tirem fotos. Quanto continuidade do tema, podemos abordar os fatores ecolgicos condicionando as espcies, pois os cgados, rpteis que habitam o lago, vivem na gua, mas necessitam de enterrar seus ovos fora da gua. Da mesma forma os peixes necessitam viver na gua e as aves que vo at o lago procuram encontrar alimento. 9 Parada Mineralogia Subtema Interpretativo: As transformaes no meio, como o isolamento geogrfico, podem gerar fatores limitantes para as espcies, alm de novos nichos ecolgicos e ecossistemas. Nessa exposio, possvel abordar com os alunos o que mineralogia, rocha, caverna, intemperismo e relacionar esses conhecimentos s presses e transformaes do meio, fatores limitantes que levam seleo ou disperso de espcies. Parte das explicaes deve se feita antes de passar pela caverna artificial na entrada da exposio, para evitar que se dispersem ao passar pela gruta. 10 Parada Exposio de Paleontologia Subtema Interpretativo: As mudanas naturais ao longo das eras geolgicas selecionam as espcies.

Nessa exposio, o educador poder abordar o significado e o porqu de se estudar a Paleontologia, tambm poder falar da fossilizao, evoluo das espcies, mutao, divergncia e convergncia adaptativa e fatores limitantes, deriva continental, tectonismo, dentre outros. Depois o educador pode deix-los livres para andar na exposio e fazer questionamentos a respeito daquilo que ouviram e j viram em sala de aula. 11 Parada Cantina: Lanche Subtema Interpretativo: Tempo para contemplao da paisagem e interao entre os alunos, importante para descanso e reflexes sobre as discusses. Essa talvez seja a parada mais esperada pelos alunos, o momento do lanche, pois eles trazem alimento de casa e podem socializar com os demais colegas. Antes de deix-los por em mdia 20 minutos, o educador deve orient-los a no dar comida aos animais que podem aparecer, a no irrit-los, no deixar alimento nem embalagens no cho e jogar o lixo nas lixeiras da coleta seletiva prestando ateno nas cores. O educador deve deixar que eles interajam com o espao, bem como apreciar melhor a paisagem levando em conta o que foi tratado na trilha at esse ponto. 12 Parada Arqueologia Subtema Interpretativo: O uso de ferramentas pelo homem o ajudou a driblar as presses do meio. Nessa exposio, pode-se abordar o homem e sua capacidade de adaptao e modificao do meio atravs do uso de ferramentas e desenvolvimento de mtodos. 13 Parada Espao Arte Ambiental

Aps a ltima exposio, o educador deve retomar rapidamente tudo que foi visto e, assim, poder avaliar a visita. Propomos a realizao de uma dinmica, sugerimos a seguinte: Pedir que os alunos faam grupos de at cinco alunos cada grupo. Posteriormente permitir que cada grupo retire da caixa um papelzinho. Dentro da caixa deve haver vrias palavras diferentes e que esto relacionadas com o tema: Os fatores

biticos e abiticos atuam selecionando os indivduos, determinando sua perpetuao ou no nos diferentes ambientes, e para isso utilizaremos palavras como: homem, natureza, floresta, fauna, flora, conscincia, extino, disperso, polinizao, solo, paleontologia, mineralogia, preservao, conservao, evoluo, mutao, barreira geogrfica, dentre outras. Solicitaremos que o grupo discuta entre os membros a respeito da palavra sorteada, relacionando-a a visita, para posteriormente discutir com os demais grupos. O educador deve conduzir dinmica intervindo e questionando quando for necessrio, para sanar duvidas e possveis maus entendidos. Aps isso, podemos retornar ao ponto de partida, o Centro de Visitantes.

CONCLUSO

A motivao para o desenvolvimento desta pesquisa nasceu com questionamentos de mltiplos sentidos em relao ao Projeto de Educao Ambiental no MHNJB-UFMG, do qual a pesquisadora faz parte como bolsista-educadora. O motivo de no haver trilhas interpretativas no museu para auxiliar as prticas da E.A era constantemente pensado. Assim, esta pesquisa tenciona auxiliar a prtica educativa no Museu, para que o Educador possa conseguir sensibilizar e fomentar uma percepo topoflica nos jovens estudantes do segundo ciclo do Ensino Fundamental atravs de um roteiro de atividades estruturadas dentro do que proposto pela I.A. Assim, os educandos podem buscar uma viso crtica e valorizadora em relao ao meio ambiente, alm de desenvolverem uma conscincia de sua atuao no espao geogrfico, no qual tudo est interligado e, portanto, toda ao que comete gera uma reao. Nesse sentido, a primeira ao no processo de pesquisa foi elaborar uma reviso bibliogrfica a fim de entender melhor os conceitos e temas que guiavam o estudo proposto. Isto , esclarecer e relacionar temticas e conceitos como: Educao Ambiental, Escola, Interpretao Ambiental e Percepo Ambiental. Dessa forma, percebe-se a importncia de incentivar a Educao Ambiental nas escolas pblicas e

particulares e, a partir das prticas da E.A, desenvolver campos extra-classe que contenham roteiros voltados para a Interpretao Ambiental. Alm disso, a partir desta pesquisa e da insero da pesquisadora no Museu, foi possvel conhecer mais a respeito do histrico da rea museana e investigar a fundo o trabalho de E.A. que realizado ali. Quanto elaborao do roteiro de atividades interpretativas (mata e exposies) props-se uma atividade dividida em paradas, nas quais o educador trabalha e desenvolve o tpico (Evoluo das Espcies, as Relaes Ecolgicas e as Presses do Meio) e o tema interpretativo (Os fatores biticos e abiticos atuam selecionando os indivduos, determinando sua perpetuao ou no nos diferentes ambientes) de modo dinmico e divertido. Portanto, em cada parada o educador deve incitar os alunos a reflexes e indagaes a respeito do que est sendo abordado e percebido durante a visita, que tem como objetivo ser prazerosa, significativa, organizada, provocante, diferenciada e temtica. Ao final, o educador deve tentar resgatar tudo o que foi discutido e percebido durante o percurso atravs da dinmica. Aps a proposio do tpico e tema e aps escolha do sexto ano do Ensino Fundamental a ser trabalhado, uma nova reviso bibliogrfica, voltada para a anlise de conceitos a serem abordados na trilha, foi feita. Devido aos limites impostos pelo tempo de desenvolvimento desta pesquisa, no foi possvel aplicar a trilha a turmas visitantes do museu, embora indiretamente tal proposta venha sendo aplicada durante a prtica cotidiana da pesquisadora, o que resultou nesta proposta. Todavia, ela pode auxiliar nas prticas em curso no museu, oferecendo mais uma opo de roteiro a ser trabalhado com a comunidade escolar do 6 Ano. Assim, esta pesquisa corrobora com o projeto de Educao Ambiental do MHNJB-UFMG, a fim de efetivar as prticas educativas, realizadas pelos bolsistas-

educadores, voltadas para o conhecimento e a conscientizao da importncia da conservao e preservao do meio ambiente a partir da sensibilizao e valorizao do espao museano pelos alunos visitantes.

REFERENCIAS BIBLIOGRFICAS

BRASIL. Lei 9.795, de 27 de abril de 1999. Institui a Poltica Nacional de Educao Ambiental. Braslia: Dirio Oficial da Unio, 28 de abril de 1999.

______. Lei n. 9.795, de 27 de abril de 1999. Dispe sobre a Educao Ambiental, institui a Poltica Nacional de Educao Ambiental e d outras providncias. Braslia: Dirio Oficial da Unio, 1999.

BRASIL, Ministrio da Educao e do Desporto. Secretaria de Ensino Fundamental, Parmetros Curriculares Nacionais. Temas Transversais Meio Ambiente vol. 10.3.

________, Ministrio da Educao e do Desporto, Secretaria de Educao Fundamental. Guia de Livros Didticos: 5a. a 8a. sries. Braslia, 1999. 599p.

_______, Ministrio da Educao e do Desporto. Secretaria de Ensino Fundamental. Parmetros Curriculares Nacionais. Braslia, 1998. 436p.

DARWIN, Charles. A Origem das Espcies. So Paulo: Lello & Irmo Editores, 2003.

GOTELLI, Nicholas J. Ecologia. Londrina PR: Editora Planta, 2007.

ISAIA, Enise M. B. I; AZEVEDO, Carla J. S; SANTOS, Emerson C. R; MADRUGA, Lila M. A; BRUTTI, Marilene dos R; GODOY, Marlene M; TELES, Miriam G; MOLIN, Naiara; BOER, Noemi; VIEIRA, Nidia M. B; ANTOLINI, Rosngela & MEDEIROS, Vera M. Reflexes e Prticas para Desenvolver Educao Ambiental na Escola. Santa Maria, UNIFRAN, 2001.

JACOB. P. R. Educao Ambiental: o desafio da construo de um pensamento crtico, complexo e reflexivo. Educao e Pesquisa. So Paulo, v. 31, n 2, 2005.

KARASAWA, Marines M. G. Diversidade Reprodutiva de Plantas: Uma Perspectiva Evolutiva e Bases Genticas. So Paulo: Editora SGB, 2009.

KHOLSDORF Maria E. In: Del Rio, VICENTE & OLIVEIRA, Lvia (org), Percepo Ambiental: a experincia Brasileira, So Paulo, Studio Nobel, Universidade Federal de So Carlos, 1996. p. 39-60.

LEMES, E. O. A. et al. Criao de 3 trilhas interpretativas como estratgia em um programa de interpretao ambiental do Parque Estadual do Itacolomi. Relatrio do Projeto: UFOP: Ouro Preto, 2004.

MATA, Speranza F. GAVAZZA, Srgio & ALMEIDA, Maria C. M. (Org.) Educao Ambiental: transversalidade em questo. Rio de Janeiro, MZ Editora Ltda, 2000.

MATAREZI, J. Trilha da vida: (re)descobrindo a natureza com os sentidos. Ambiente & Educao. 2005.

MELAZO, G. C. Percepo ambiental e educao ambiental: uma reflexo sobre as relaes interpessoais e ambientais no espao urbano. Olhares & Trilhas. Ano VI, n. 6, p. 75-51. Uberlndia: 2005.

MOREIRA, Igor & AURICCHIO, Elizabeth. Construindo o Espao, 5 Srie. So Paulo: Editora tica, 2009.

OLIVEIRA, Thaisa & VARGAS, Iclia. Vivncias Integradas Natureza: Por uma Educao Ambiental que estimule os sentidos, 2009.

Projeto Doces Matas, Parceria com o IEF/MG, IBAMA, Biodiversitas e GTS. Interpretao Ambiental I, Manual de Introduo, 2002.

PRESS, Frank & SIEVER, Raimond & GROETZINGER, Jhon. Para Entender a Terra. So Paulo: Editora Bookman, 2006.

PROUS, Andre. Arqueologia Brasileira, Braslia: Unb,1992.

SANTOS, Maria Eugnia de C. M. & CARVALHO, Marise S. S. Paleontologia das Bacias do Parnaba, Graja e So Luiz Reconstrues Paleobiolgicas. Rio de Janeiro, CPRM, 2004.

TUAN, Yi-fu. Topofilia: um estudo da percepo, atitudes e valores do meio ambiente. So Paulo: Difel, 1980.

VASCONCELLOS, J.M.de O. Trilhas Interpretativas: Educao e Recreao. Anais. Curitiba: UNILIVRE, v.1, 1987.

Aliando

__________________________. Avaliao da visitao pblica e da eficincia de diferentes tipos de trilhas interpretativas no Parque estadual Pico do Marubi e Reserva Natural Salto Morato. Tese de doutorado em Cincias Florestais, Universidade Federal do Paran. Curitiba, PR, 1998.

__________________________. Educao e Interpretao Ambiental em Unidades de Conservao. Cadernos de Conservao, Ano 03, n04, 2000.

XAVIER, C.C. Rafael. Ensino das cincias e educao ambiental: a perspectiva do programa educativo do Museu de Histria Natural e Jardim Botnico da UFMG, 2008.

MHNJB-UFMG <http://www.ufmg.br/mhnjb/> acesso 20 de abril de 2011.

Anda mungkin juga menyukai