Anda di halaman 1dari 13

TTULO UNIFORME PARA PUBLICAES SERIADAS:

UMA PROPOSTA A PARTIR DO ACERVO DA COORDENADORIA DE PUBLICAES SERIADAS DA BIBLIOTECA NACIONAL BRASILEIRA Angela Salles (1953-)1, Virginia Bravo Esteves2 Resumo
O objeto do presente estudo o estabelecimento do ttulo uniforme na representao descritiva de publicaes seriadas como ponto de acesso; mais especificamente, apresenta orientaes de como constru-lo para que o seu uso possa facilitar as tarefas do usurio na identificao de documentos. Apresenta o ttulo uniforme, sua definio, seus objetivos e seu uso em publicaes seriadas que tm entrada principal sob ttulo. Baseando-se numa consolidao das normas do Cdigo de Catalogao Anglo-Americano (AACR2R), das Library of Congress Rule Interpretations (LCRI), do CONSER Cataloging Manual (CCM), e em primeiros estudos da Resource Description and Access (RDA), indica quando deve ser atribudo, como deve ser elaborado, orienta na escolha e forma do qualificador, e como registr-lo no Formato MARC 21 (MARC). Ao apresentar o resultado de busca para alguns ttulos existentes no acervo da Coordenadoria de Publicaes Seriadas da Biblioteca Nacional brasileira, sugere o uso do ttulo uniforme e demonstra como a sua incluso proporciona melhoria no processo de recuperao de documentos em sistemas de informao.

Palavras-chave: Ttulos uniformes. Pontos de acesso. Publicaes seriadas. Catalogao.

Abstract
The establishment of the uniform title in the descriptive representation of serials is the object of this study as an access point; more specifically, it provides guidance on how to build a uniform title so that its use can facilitate user tasks in identifying documents. The study displays the uniform title, its definition and objectives, and its use in the serials which have the main entry under title. Based on a consolidation of the norms of the Anglo-American Cataloguing Rules (AACR2R), the Library of Congress Rule Interpretations (LCRI), the CONSER Cataloging Manual (CCM), and an early research of Resource Description and Access (RDA), this study indicates when it should be given, as it should be developed, guiding the choice and form of the qualifier, and how to register it in the MARC 21 Format (MARC). When presenting the search results for some existing titles in the collection of the Coordenadoria de Publicaes Seriadas of the Biblioteca Nacional (Brazil), the proposal is the use of uniform titles to demonstrate how its inclusion provides improvement on the process of document retrieval in information systems.

Keywords: Uniform titles. Access points. Serial publications. Cataloging.

1 Introduo
Nos ltimos anos, as tecnologias da comunicao e da informao tm influenciado grandemente o universo da catalogao, que experimenta mudanas em seus conceitos e prticas com a introduo de novos formatos e padres, gerando novas tendncias e imprimindo maior agilidade ao processamento tcnico como um todo. Tais conceitos e prticas bibliogrficas tm desviado o foco da representao descritiva do usurio-meio, o bibliotecrio, encaminhando-o para o usurio-fim, ou seja, o leitor, no sentido de tornar mais acessvel a este ltimo a representao e identificao de obras em suas diversas manifestaes. A nova perspectiva para dados bibliogrficos vem do modelo conceitual Functional Requirements for Bibliographic Records (FRBR). O novo padro a Resource Description and Access (RDA), construdo a partir da estrutura terica expressa no modelo conceitual FRBR. Projetada para o ambiente digital, a RDA trabalha os novos tipos de publicaes, formas e suportes de contedos, focando sua ateno no usurio e nas tarefas por ele executadas no processo de descobrimento de recursos. Segundo Plcida V. Amorim da Costa Santos: A essncia do tratamento informacional continua sendo a mesma, o que muda o escopo de sua atuao, ocasionado pelos avanos tecnolgicos. [...] Nesse contexto, vale relembrar que o papel da catalogao, no campo de estudo bibliogrfico, o de mediao entre uma possvel informao e um usurio, pois a partir de um catlogo estruturado e de um ambiente informacional eficiente que usurios podero encontrar um contedo que satisfaa suas necessidades informacionais. (FUSCO, 2011, Prefcio, p. 9) Mey e Silveira acrescentam: O sculo XX termina com a publicao dos FRBR e com uma catalogao revigorada por estudos e descobertas que aproximam o usurio do registro bibliogrfico. Para aqueles que pensavam estar falecida e enterrada a velha senhora catalogao, substituda pelos avanos tecnolgicos, esta se desenvolve no sculo XXI, bem ao contrrio, cada vez mais renovada e cheia de possibilidades. (MEY; SILVEIRA, 2009, p. 89) Procurando alinhamento com estes conceitos, nosso objetivo de estudo na representao descritiva de publicaes seriadas so os pontos de acesso e o uso do ttulo uniforme para publicaes seriadas entradas sob ttulo. Publicaes seriadas podem sofrer variaes no ttulo ao longo de sua vida, tornar-se mais conhecidas por um ttulo que no o estabelecido como entrada principal; podem ser publicadas em diferentes pases com o ttulo traduzido para o idioma dos pases de publicao, podem ter ttulo genrico (p.ex., Dirio) que no as identifica sem que se visualize outros dados (como local ou data de publicao), apresentar-se em variadas expresses, entre outras ocorrncias.
2

Ao sugerir o uso do ttulo uniforme, visamos minimizar os vrios procedimentos que os usurios tm que realizar para obter a informao desejada ao pesquisar em grandes bases de dados. No exame da base de dados da Coordenadoria de Publicaes Seriadas da Biblioteca Nacional brasileira (BN), verifica-se que esta se constitui em um campo rico para o desenvolvimento de procedimentos que se mostrem mais voltados aos usurios e, apesar do uso de ttulos uniformes no ser uma prtica nova, o setor de peridicos da BN no tem feito uso deste recurso, constituindo este ponto a proposta do presente trabalho. O ttulo uniforme possibilita identificar uma determinada obra de forma a torn-la nica e reunir suas expresses e manifestaes em um nico ponto do catlogo. Assim sendo, pretendemos fundamentar procedimentos para catalogadores de publicaes seriadas no uso do ttulo uniforme (ou ttulo preferido), apresentando sua definio, seus objetivos e seu uso em publicaes seriadas que tm entrada principal sob ttulo. Baseandonos numa consolidao das normas do Cdigo de Catalogao Anglo-Americano (AACR2R), das Library of Congress Rule Interpretations (LCRI), e do CONSER Cataloging Manual (CCM), alm de um primeiro estudo da Resource Description and Access (RDA), indicando quando deve ser atribudo e como deve ser elaborado, orientamos na escolha e forma do qualificador e como registr-lo no Formato MARC 21 (MARC). Ao apresentar o resultado de busca para alguns ttulos existentes no acervo da Coordenadoria de Publicaes Seriadas da Biblioteca Nacional brasileira, sugerimos o uso do ttulo uniforme e demonstramos como a sua incluso proporciona melhoria no processo de recuperao de documentos em sistemas de informao.

2 Ambientao do acervo e normas analisadas


A Coordenadoria de Publicaes Seriadas da Biblioteca Nacional brasileira tem em seu acervo cerca de 60 mil ttulos, e recebe por ano cerca de 1.400 ttulos novos e 35 mil fascculos entre jornais e peridicos. No seu processamento tcnico adota a regra 21.2C1 do AACR2R, que indica como entrada principal (ponto de acesso principal) o ttulo da publicao. Opo reforada por Ribeiro: Independente do tipo de ttulo, genrico ou caracterstico, sem contrariar o Cdigo, pelo contrrio, aplicando a regra na qual se enquadra perfeitamente uma publicao seriada, publicao que envolve vrias pessoas e/ou entidades responsveis: ponto de acesso principal ttulo. (RIBEIRO, 2009, p. 12-6) sob este procedimento que analisaremos o uso do ttulo uniforme. Em relao s normas analisadas: De acordo com Koth (2008), o conhecimento do Anglo-American Cataloguing Rules, 2nd ed. (AACR2, 2002) e das Normas de
3

Interpretao da Library of Congress (LCRIs) torna-se essencial para o entendimento e a compreenso do uso e dos princpios que regem os ttulos uniformes. A familiaridade com o formato de entradas de dados bibliogrficos e de intercmbio MARC (Machine Readable Cataloging) tambm importante, devido complexidade do campo (tag) e dos subcampos referentes a ttulo uniforme. (KOTH, 2008 apud PACHECO; ALVARENGA, 2008, p. 2). Tambm foram objeto de estudo neste trabalho as orientaes extradas do CCM , assim como um exame inicial da RDA.

3 Definio de ttulo uniforme


O AACR2R define ttulo uniforme como: 1. Um determinado ttulo sob o qual uma obra pode ser identificada para fins de catalogao. 2. Um determinado ttulo usado para distinguir o cabealho de uma obra do cabealho para uma obra diferente. 3. Um ttulo coletivo convencional utilizado para agrupar as publicaes de um autor, compositor ou entidade, compreendendo diversas obras, ou extratos etc. de diferentes trabalhos (p.ex., obras completas, diversas obras em determinada forma literria ou musical). (AACR2R, Apndice D-15) Apresenta como sinnimos ttulo convencional, ttulo padro e ttulo para ordenao. (AACR2R, Apndice D-14-15) A RDA, em seu glossrio, apresenta: Preferred Title for the Work: The title or form of title chosen as the basis for the authorized access point representing that work. (Em traduo livre: Ttulo preferido para a obra: O ttulo ou forma do ttulo escolhido como base para o ponto de acesso autorizado representativo da obra.) (RDA Toolkit, 2010, Glossrio) Aqui usaremos a terminologia ttulo uniforme cientes de que deveremos, ao adotar a RDA, usar ttulo preferido. As funes do ttulo uniforme e sua forma de construo o que veremos a seguir.

4 Uso e criao do ttulo uniforme


No captulo 25 o AACR2R indica que o uso do ttulo uniforme opcional e seu emprego pode ser estabelecido pela agncia catalogadora segundo sua poltica de catalogao e suas caractersticas e necessidades, observando os seguintes critrios:
4

1. o quanto a obra conhecida. 2. quantas apresentaes da obra esto envolvidas. 3. se outra obra com o mesmo ttulo principal foi identificada. 4. se a entrada principal pelo ttulo. 5. se a obra apareceu originalmente em outra lngua. 6. o quanto o catlogo usado para fins de pesquisa. (AACR2R, 25.1A) Segundo o CCM, os ttulos uniformes so usados na catalogao de publicaes seriadas por duas razes completamente diferentes: ordenao e diferenciao. O primeiro tipo indicado para certos tipos de publicaes seriadas jurdicas, bem como tradues e edies em outras lnguas que devem ser ordenadas de forma a ficarem "prximas" no catlogo. O segundo tipo usado para distinguir publicaes seriadas que tm o mesmo ttulo e que podem ou no estar relacionadas de alguma forma umas com as outras. (CCM, Mdulo 5) OLIVER nos sinaliza que: A RDA inclui instrues sobre construo de pontos de acesso autorizados para identificar obras e expresses. Estas instrues so encontradas no captulo 6 (Identificao de obras e expresses). O captulo 25 das AACR2 de fato tratou dos pontos de acesso para obras e tambm empreendeu tentativas, limitadas e desiguais, para identificar expresses, em 25.5 (Acrscimos aos ttulos uniformes). O modelo FRBR identifica a funo da entidade expresso e demonstra que ela uma entidade importante para o usurio. [...] Em 6.27.3, a RDA instrui sobre como construir um ponto de acesso que represente uma expresso [...]. (OLIVER, 2011, p. 85) OLIVER indica ainda que a RDA introduz preciso adicional na construo dos pontos de acesso autorizados de forma que representem tanto uma obra quanto uma determinada expresso de uma obra, atravs do acrscimo de termo que identifique o tipo de contedo, da data da expresso, da lngua e/ou outra caracterstica distintiva da expresso. (OLIVER, 2011) Apresentaremos uma primeira consolidao das regras e orientaes do AACR2R, das LCRI e do CCM para ttulos uniformes de publicaes seriadas que tm entrada sob ttulo, criados para distinguir ttulos idnticos, tradues e edies em outras lnguas. Ttulos uniformes para publicaes seriadas jurdicas sero objeto de estudo futuro. Quanto RDA, como no tivemos acesso totalidade das normas, nos limitaremos a apresentar as informaes gerais. Mas, em nossa primeira avaliao, no existe divergncia entre as orientaes aqui apresentadas (AACR2R, LCRI e CCM) e as indicadas na RDA. Quando atribuir um ttulo uniforme 1. Quando o ttulo principal de uma publicao seriada que tem entrada sob ttulo idntico ao ttulo principal de outra publicao seriada. 2. Quando uma publicao seriada muda seu ttulo, e novamente muda retornando ao primeiro ttulo. 3. Quando a mudana no formato fsico da publicao seriada determina a criao de um novo registro. (Ver tambm: CCM, 5.2.4)
5

4. Quando o ttulo da seo comea com um artigo. 5. Quando uma publicao seriada se torna um recurso integrado (ou vice-versa) mas no altera seu ttulo principal. (LCRI) A orientao do CCM : Quando em dvida se deve ou no criar um ttulo uniforme, crie. O CCM destaca, ainda, que [...] deve-se atribuir um ttulo uniforme para um ttulo em catalogao. No adicione um ttulo uniforme para um ttulo que j foi catalogado. No entanto, se voc estiver catalogando ou editando todos os ttulos ao mesmo tempo, pode criar ttulo uniforme para cada um. Quando no atribuir um ttulo uniforme 1. Quando uma publicao seriada tem entrada sob ttulo e no h nenhuma evidncia de que existam outras publicaes seriadas com o mesmo ttulo. No prever um conflito. 2. Quando uma publicao seriada consiste de um ttulo comum e um ttulo de seo e a combinao de ambos no coincide com outro registro. 3. Quando o ttulo a ser catalogado corresponde apenas com um ttulo variante (MARC/campo 246) encontrado em outro registro. (LCRI, 25.5B 26) 4. Quando os registros representam diferentes verses fsicas da mesma publicao seriada publicadas simultaneamente. 5. Quando os registros representam a publicao seriada original e uma cpia reimpressa da mesma publicao seriada. Quando um ttulo considerado idntico a outro? A verificao de conflito acontece em qualquer catlogo onde o catalogador realiza buscas. Leve em considerao, ao verificar possibilidade de conflito, o ttulo principal em ambos os registros envolvidos (ttulo comum, nome e nmero da parte/seo MARC/campo 245, $a, $n, $p). No considere outras informaes sobre o ttulo, ttulos variantes (MARC/campo 246), ou quaisquer outros ttulos apresentados no registro. Considere idnticos ttulos escritos com grafias diferentes, palavra versus smbolo, singular versus plural e qualquer outra caracterstica que gere dvida. Como registrar o ttulo uniforme para publicaes seriadas com entrada sob ttulo (MARC/campo 130) 1. Princpios bsicos O ttulo uniforme composto do ttulo principal (MARC/campo 245, subcampos $a, $n, $p) e um qualificador, escolhido pelo catalogador. Registre o ttulo uniforme tal como o ttulo principal no que diz respeito indicao de omisso, diacrticos ou pontuao (MARC/campo 245). Omita os artigos iniciais a no ser que devam ser considerados na alfabetao (p.ex.: um ttulo que comea por nome de pessoa ou lugar). Omita ttulos alternativos e outras informaes sobre o ttulo. No crie um ttulo uniforme quando o ttulo uniforme completo a ser atribudo seria exatamente igual ao ttulo principal. No crie um ttulo uniforme quando a nica diferena a presena de um artigo inicial no ttulo principal.
6

De acordo com a disposio opcional da regra 25.2A do AACR2R, o uso dos colchetes dispensado quando o ttulo uniforme entrada principal ou secundria. Quando usado para publicaes seriadas que tm entrada sob ttulo, o ttulo uniforme se torna o acesso principal para a publicao seriada, sendo no MARC indicado no campo 130 (Entrada principal - Ttulo uniforme), e por ele referenciado. 2. Ttulo principal com declarao de responsabilidade Exclua, quando possvel, a declarao de responsabilidade do ttulo uniforme. Para casos ambguos examine a tipografia e layout da fonte principal, assim como capa, ttulo corrente, e outros locais onde o ttulo apresentado. 3. Ttulo principal com numerao gramaticalmente integrada no ttulo Se o ttulo principal no est no caso nominativo, crie um ttulo uniforme com o ttulo no caso nominativo e exclua a numerao. 4. Publicao com um ttulo comum e um ttulo de seo A forma do ttulo uniforme atribudo depende de o ttulo comum ser ou no publicado sozinho e se com ou sem numerao. a. Ttulo comum no publicado sozinho ou sem numerao Considere todas as partes do ttulo principal (MARC/campo 245, subcampos $a, $n, $p) ao determinar se o ttulo conflita com outro. No atribua um ttulo uniforme com base no ttulo comum ou ttulo da seo sozinhos. Se necessrio, adicione um qualificador no final do ttulo principal. b. Ttulo comum publicado sozinho ou com numerao Primeiro teste o ttulo comum por ele mesmo e, se necessrio, adicione um qualificador ao final do ttulo comum. Ento, teste o ttulo (mais o qualificador) e o ttulo da seo juntos para verificar se h conflito; e, se necessrio, adicione um qualificador ao final do ttulo da seo. 5. Suplemento com entrada subordinada ao ttulo principal Se um ttulo uniforme foi criado para a publicao seriada me, crie um ttulo uniforme para o suplemento, mantendo o qualificador atribudo publicao seriada me. 6. Tradues Entre as tradues sob o cabealho apropriado ao original e acrescente a lngua da traduo aps o ttulo (precedida de um ponto). Se publicao original foi atribudo um ttulo uniforme, o ttulo uniforme para a traduo consiste no ttulo uniforme do original acrescido do subcampo $l para a lngua da traduo. (Mais informaes em CCM, 5.6) 7. Edies em outros idiomas A forma do ttulo uniforme atribudo depende de os ttulos das edies estarem em lnguas diferentes ou na mesma lngua (menos frequente). (Mais informaes em CCM, 5.6) a. Ttulos em idiomas diferentes Uma edio escolhida para servir como uma "edio primria e seu ttulo usado no ttulo uniforme de todas as outras edies. O AACR2R sugere, na regra 25.3C1, a escolha do ttulo da edio publicada no pas da agncia catalogadora, ou o ttulo da edio recebida em primeiro lugar. No crie um ttulo uniforme para a edio primria
7

(a menos que seja necessrio por outras razes). Adicione o idioma da edio no subcampo $l. b. Ttulos no mesmo idioma No determinada uma edio primria. Use o ttulo que comum a todas as edies como ttulo uniforme qualificado pela edio, local de publicao ou outro qualificador. Acrscimos aos ttulos uniformes Soluo de conflitos Termos podem ser acrescidos ao ttulo uniforme para distingui-lo de outro idntico ou semelhante. Podem ser termos qualificadores e/ou a indicao de idioma e/ou a designao do material. Mas tenha em mente que ttulos uniformes so criados para soluo de conflitos, no para identificar uma obra. Escolha e forma dos qualificadores Ttulos uniformes podem ser qualificados por qualquer termo que suficientemente distingua uma publicao seriada de outra. No h ordem preferencial. O CCM alerta que preferir a instituio vai contra o propsito de entrada sob ttulo, uma vez que uma mudana na instituio usada como qualificador requer um novo registro. As LCRI preferem local como primeira escolha. Os qualificadores so indicados entre parnteses. 1. Local de publicao O local a cidade do primeiro nmero publicado, indicado na forma estabelecida no catlogo de autoridade, exceto pela jurisdio superior ser separada da cidade por vrgula-espao e pela omisso dos parnteses. 2. Instituio Use a instituio como um qualificador quando: a. O ttulo principal um ttulo genrico, isto , composto unicamente de palavras gerais que indicam o tipo de publicao e/ou periodicidade, sem artigos, preposies ou conjunes. b. O local j foi usado como um qualificador para uma outra publicao seriada ou sabe-se que h mais de uma publicao seriada com o mesmo ttulo publicadas no mesmo local. c. O ttulo contm as iniciais da instituio e uma outra publicao seriada com o mesmo ttulo contm as mesmas iniciais de uma instituio diferente. Quando houver mais de uma instituio associada com a obra, use uma instituio responsvel como qualificador ao invs de uma editora. Se houver mais de um rgo igualmente responsvel pela publicao, use o que aparece em primeiro lugar. A instituio indicada na forma estabelecida pelo AACR2R; se qualificada, mantenha os parnteses.

3. Datas Use a data de publicao (MARC/campo 260) e no a data da designao cronolgica (MARC/campo 362). As datas podem ser usadas sozinhas ou com o local ou instituio. Como regra geral, d a data com o local ou a instituio quando a mesma publicao seriada, mudando seu ttulo, repete um ttulo anterior. Se duas publicaes seriadas diferentes so publicadas no mesmo local, geralmente prefira qualificar pela instituio. Use local e data apenas quando no existir instituio ou termo que v distinguir as publicaes seriadas. Use a data sozinha ao qualificar um ttulo uniforme para um registro em que o local ou a instituio j fazem parte do ttulo. Aqui temos uma considerao a fazer: entendemos que, quando as datas de incio e trmino de publicao so apresentadas (MARC/campo 260), ambas podem ser indicadas no qualificador do ttulo uniforme. 4. Outros qualificadores Podem ser usados outros qualificadores, tais como edio, periodicidade, formato fsico, presena de ilustraes, entre outros. Use a edio quando as edies da publicao possuem ttulos idnticos e na forma apresentada no MARC/campo 250. Use a periodicidade quando as publicaes que tm o mesmo ttulo e instituio responsvel so publicadas em diferentes periodicidades. O AACR2R, na regra 25.5D, indica as designaes gerais do material; as LCRI, assim como o CCM (CCM, 5.2.4), as designaes especficas. Sugerimos as especficas. 5. Qualificadores duplos Vrios qualificadores podem ser combinados em adio s combinaes lugar/data ou instituio/data. No combine local e instituio no mesmo qualificador. Separe os qualificadores por espao-dois pontos-espao. Mudanas no qualificador Mudanas no afetam os qualificadores dos ttulos uniformes e so informadas em notas. Mas algumas mudanas geram a criao de um novo registro, tais como instituio/evento e formato fsico. Para mais informaes consulte AACR2R (21.2C1 e 21.3B1), LCRI (25.5B 4) e CCM (5.5.3 e Mdulo 16). Ttulo uniforme em entradas secundrias, entradas relacionadas, notas e remissivas A publicao seriada que tem entrada sob ttulo e para a qual foi atribudo um ttulo uniforme por ele indicada quando registrada em qualquer rea de um registro bibliogrfico, sempre no subcampo $t. Quando se tratar de traduo ou edio em outra lngua, indique no $t o ttulo uniforme, a lngua e tambm o ttulo principal (porque os ttulos so diferentes). O AACR2R nos instrui a fazer entrada secundria pelo ttulo principal do item em catalogao (25.2E1, 21.30J) para o qual se atribuiu um ttulo uniforme. O AACR2R orienta tambm que se faa remissivas de qualquer variao do ttulo encontrada no item (25.2E1, 26.4).
9

Em catlogos manuais, concordamos com o AACR2R; mas em catlogos on-line h que se verificar a pertinncia, pois, em princpio, a secundria para o ttulo principal anularia a funo do ttulo uniforme como direcionador do usurio, mantendo no ndice de ttulos vrias entradas idnticas para obras diferentes. Pacheco e Alvarenga nos alertam para: Se houver necessidade de se fazer remissivas no catlogo ou base de dados torna-se necessrio consultar as regras do captulo 26 do AACR2. [...] As regras especficas para remissivas de ttulo uniforme so as 26.4. (PACHECO; ALVARENGA, 2008, p. 6)

5 Aplicabilidade do ttulo uniforme na coleo da Biblioteca Nacional brasileira


Com o objetivo de considerarmos o uso do ttulo uniforme no processamento do acervo da BN, apresentamos duas verses de resultados de busca realizados no Catlogo de ttulos da coleo de peridicos impressos da instituio: o primeiro com registros sem indicao de ttulo uniforme; o segundo, com a indicao de ttulo uniforme. No Catlogo de ttulos buscamos as publicaes: agora, engenharia em revista e revista do clube de engenharia: a. Resultado de busca sem indicao de ttulo uniforme: 11 1 1 1 2 1 2 2 agora agora filosofia agora no brasil e no mundo agora notcias agora regional agora rio engenharia em revista revista do clube de engenharia

b. Resultado de busca com indicao de ttulo uniforme: 1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 agora (Associao de Amigos do Arquivo Pblico (SC)) agora (Conselho Estadual de Educao (PR)) agora (Diretrio Acadmico Bastos Terra) agora (Itabuna, BA) agora (Rio Grande, RS) agora (Sociedade dos Engenheiros e Arquitetos do Estado do Rio de Janeiro) agora (TDA Indstria de Produtos Eletrnicos) agora (Tefilo Otoni, MG) agora (Universidade do Contestado) agora (Universidade Estadual Paulista Jlio de Mesquita Filho) agora (Universidade Federal do Rio de Janeiro. Instituto de Psicologia) agora filosofia
10

1 1 1 1 1 1 1 1 1

agora no brasil e no mundo agora notcias agora regional (Divinpolis, MG) agora regional (Santa Cruz do Sul, RS) agora rio engenharia em revista (1992-1997) engenharia em revista (2011-) revista do clube de engenharia (1887-1989) revista do clube de engenharia (2006-2008)

O primeiro resultado de busca no ndice de ttulos indica onze publicaes denominadas agora, alm de outras publicaes iniciadas por esta palavra. O usurio deve abrir estes registros para verificar se o objeto de sua pesquisa encontra-se a inserido. No segundo resultado de busca no ndice de ttulos aps se ter atribudo ttulo uniforme aos ttulos em conflito, podemos perceber que, para o ttulo agora, assim como para os demais ttulos, o usurio j tem mais elementos para verificar se o objeto de sua pesquisa encontra-se a inserido. Por esta amostra podemos observar como a incluso do ttulo uniforme possibilita o acesso direto, conduzindo o usurio informao desejada mais rapidamente. Lembramos que o sistema deve ser analisado como um todo para se verificar a necessidade de se incluir, no ndice de ttulos, o ttulo principal (MARC/campo 245) quando da existncia do ttulo uniforme (MARC/campo 130) no registro.

6 Consideraes finais
Apresentamos as normas que regem o uso de ttulo uniforme e a incluso de qualificadores para distinguir ttulos idnticos. As normas sero aplicadas a alguns ttulos de nossa coleo e vamos verificar, junto aos usurios, se assim os orientamos de forma mais rpida na identificao de seu objeto de pesquisa. A complexidade de um acervo como o da Biblioteca Nacional brasileira exige mais estudos de aplicabilidade a fim de se estabelecer como devemos resolver os conflitos e tornar a pesquisa em nossa base de dados mais gil. Como j assinalamos, esta a primeira consolidao das normas (AACR2R, LCRI e CCM) que regem o uso do ttulo uniforme, ttulo preferido na terminologia da RDA, e que dever ser confrontada com o novo cdigo de catalogao quando obtivermos acesso pleno ao RDAToolkit. A ampliao dos estudos no que diz respeito aos FRBR e s regras de catalogao, visando desenvolvimento de projetos de catlogos e bancos de dados bibliogrficos que satisfaam as tarefas dos usurios, o que se descortina aos profissionais, em especial aos da Biblioteca Nacional brasileira.

11

Referncias
CDIGO de catalogao anglo-americano. 2. ed., rev. 2002. So Paulo: FEBAB; Imprensa Oficial do Estado, 2004. CONSER Cataloging Manual. Disponvel em:<http://www.itsmarc.com/crs/crs.htm>. Acesso em: abr. 2012. CURRAN, Mary. Serials in RDA: a starters tour and kit. Serials librarian, v. 57, n. 4, p. 306-324, 2009. Disponvel em: <http://193.146.160.29/gtb/sod/usu/$UBUG/repositorio/10300180_Curran.pdf>. Capturado em: abr. 2012. FUSCO, E. Aplicao dos FRBR na modelagem de catlogos bibliogrficos digitais. So Paulo: Cultura Acadmica, 2011. IFLA Study Group on the Functional Requirements for Bibliographic Records. Functional Requirements for Bibliographic Records: final report. Mnchen : Saur, 1998. (UBCIM publications ; N.S., Vol. 19). Disponvel em: <http://www.ifla.org/files/cataloguing/frbr/frbr.pdf>. Capturado em: abr. 2012. KOTH, Michelle. Uniform titles for music. Toronto: Sacarecrow, Music Library Association, 2008. LIBRARY OF CONGRESS. Network Development and MARC Standards Office. MARC 21 Format for Bibliographic Data. 1999 ed., Update no.1 (October 2001) through Update no. 14 (April 2012). Full version. Disponvel em:<http://www.loc.gov/marc/>. Acesso em: jul. 2012. LIBRARY of Congress Rule Interpretations for AACR2. Rev. 2002. Disponvel em: <http://www.itsmarc.com/crs/crs.htm>. Acesso em: abr. 2012. MARC 21 para recursos contnuos. Traduo e adaptao de MARC 21 Format for Bibliographic Data e MARC 21 Format for Holdings Data, da Network Development and MARC Standards Office, da Library of Congress, USA, por Angela Salles. - Rio de Janeiro, 2010. 2 v. V.1 atualizado at out. 2010. Disponvel em: <http://eprints.rclis.org>. MEY, E. S. A.; SILVEIRA, N. C. Catalogao no plural. Braslia: Briquet de Lemos/Livros, 2009. OLIVER, C. Introduo RDA: um guia bsico. Braslia: Briquet de Lemos/Livros, 2011. PACHECO. K. L.; ALVARENGA, L. Ttulo uniforme: um metadado esquecido que merece estar presente em catlogos e bases de dados. In: SEMINRIO NACIONAL DE BIBLIOTECAS UNIVERSITRIAS, 15., 2008, So Paulo. Anais. Disponvel em: <http://www.sbu.unicamp.br/snbu2008/anais/site/pdfs/3542.pdf>. Acesso em: abr. 2012.

12

RDA Toolkit. Chicago: American Library Association; Ottawa: Canadian Library Association; London: Chartered Institute of Library and Information Professionals, 2010-. Disponvel em: <http://access.rdatoolkit.org>. Acesso em: jul./ago. 2010. RIBEIRO, Antnia M. de C. Memria. Catalogao de recursos bibliogrficos: AACR2R em MARC 21. 3a. ed., e ampl. Braslia, 2006.

---------------------Angela Salles (1953-), graduada em Biblioteconomia e Documentao pela USU (1975), com especializao em Indexao da Informao pela USU (1983) e em Organizao do Conhecimento para Recuperao da Informao pela UNIRIO (2010). asalles00@gmail.com
2 1

Virginia Bravo Esteves, graduada em Biblioteconomia e Documentao pela UNIRIO (1979). virginiabravo@bn.br

13

Anda mungkin juga menyukai