Anda di halaman 1dari 36

Sol e Aquecimento

Sol e Aquecimento
Energia do Sol para a Terra Energia no Aquecimento de Sistemas Energia no Arrefecimento de Sistema

ESPECTROS E ONDAS ELECTROMAGNTICAS


Comprimentos de onda Frequncias Espectro do Visvel
Fig.1

Radiao emitida pelos corpos


Todos os corpos radiam energia. Corpos constitudos por corpsculos em movimento (oscilam) As frequncias e amplitudes das ondas emitidas dependem da forma como oscilam os corpsculos.

Fig.2

Radiao emitida pelos corpos


Como os tomos e molculas no oscilam todos da mesma maneira, as ondas emitidas apresentam um espectro contnuo de frequncias. Curva Trmica, de um corpo negro A rea por baixo da curva representa a intensidade total da radiao emitida. Esta intensidade, I, pode ser medida. I representa a energia emitida por unidade de tempo e por unidade de rea desse corpo.

Fig.3

Lei de Stefan-Boltzmann
A Intensidade I, a energia emitida por unidade de rea e de tempo desse corpo Como energia por unidade de tempo: E=Pt (1) Como energia emitida por unidade de rea P=I A (2) Substituindo (1) em (2), vem E=IAt (3) Para sabermos a intensidade total da radiao, rea por debaixo da curva I=T 4 (4) - Para corpos no reais, emisividade = 1 substituindo (3) em (4) vem P = T 4 A

Lei de Stefan-Boltzmann

A curva da figura 3, no descreve o comportamento de corpos reais, uma vez que a sua emissividade, e, no 1. Esta est compreendida entre 0 e 1 Um corpo muito polido reflecte, emissividade prxima de zero Corpo negro emissividade 1

I = e T ou

P = e AT

Lei de Wien
B mx = T com B = 2,898 10 -3 mK
Quanto maior a temperatura, mais energia emitida por unidade de rea e de tempo A intensidade mxima em cada curva ocorre para comprimentos de onda, que so tanto maiores, quanto menores as temperaturas

Primeira Lei da Termodinmica


A energia no se ganha nem se perde, mas pode transferir-se de um sistema para outro Lei da Conservao da Energia A energia Interna, uma propriedade intrnseca dos sistemas, ela est nos sistemas, mas o trabalho (W), o calor (Q), e a radiao (R), no so propriedades do sistemas, apenas podem ser trocados para dentro e fora do sistema.
W

Ei

Vizinhana

Em todos os processos que ocorrem na Natureza h conservao de energia; A energia transfere-se e transforma-se noutra forma diferente, mas a energia total de um sistema isolado conserva-se; As transferncias de energia podem traduzir-se em variaes de energia interna dos sistemas - Ei.; A variao da energia interna do sistema consequncia do balano energtico entre calor, trabalho e radiao.

Para qualquer processo termodinmico em que:


Se transfere calor para o sistema; H realizao de trabalho sobre o sistema; H radiao incidente. A energia total para o sistema igual variao da sua energia interna 1 Lei da TERMODINMICA.

E i =Q+W+R

A VARIAO DA ENERGIA INTERNA AUMENTA

Considera-se que tudo o que entra positivo


R

SISTEMA

Ei. > 0

A VARIAO DA ENERGIA INTERNA DIMINUI

Considera que tudo o que sai negativo


R

SISTEMA

Ei. < 0

A energia que se fornece ao sistema, sob a forma de calor, trabalho ou radiao, positiva A energia que o sistema cede s vizinhanas, sob a forma de calor, trabalho ou radiao, negativa.

Ei. = 0 (num sistema isolado); Ei. = W + Q + R (sistema no-isolados);

1 Lei da Termodinmica
Calor, Trabalho, Radiao e Variaes de Energia Interna Algumas Aplicaes da 1 Lei da Termodinmica

Radiao
Quando a nica forma de energia transferida Rex: corpo sujeito a radiao, no forno ou microondas.

Ei. = R

Trabalho - Transformao Isobrica


O trabalho termodinmico pode energia ou retirar energia do sistema fornecer

A presso uma fora por unidade de superfcie


F p= = = F=pA A A A No sistema Internacional de Unidades SI, a presso tem as unidades de Pa (Pascal) = 1N/1m2
Valor da Unidade SI

Unidades

Smbolo

atmosfera Mlimetro de Hg Torr Bar

atm Mm Hg Torr Bar

1,013 x 105 Pa 1,33 x 102 Pa 1,33 x102 Pa 105 Pa

Durante o processo de compresso aplicada uma fora no mbolo, por unidade de rea da seco recta do cilindro. Essa fora tem o mesmo sentido do deslocamento x , logo o trabalho positivo; Esta fora provoca um deslocamento, na compresso este deslocamento, corresponde a um decrscimo de volume: x = V = Vf - Vi = -A x x Esta fora aplicada que provoca o deslocamento do seu ponto de aplicao produz um trabalho W = F x d ou W = F x x ; Substituindo a expresso da fora nesta expresso do trabalho temos, para esta expresso W = -p x A x x; Como a variao de volume igual ao deslocamento a expresso do trabalho vem:

W= -pV

com V < 0 W = -p (-V) >0

Durante uma expanso o trabalho realizado pelo mbolo negativo; A fora que o mbolo exerce sobre o gs tem a mesma direco do deslocamento x , mas sentido oposto;

W= - pV

com V > 0 W= -p V > 0

Numa transformao isobrica a variao da energia interna do sistema igual ao trabalho realizado sobre o sistema, quando este sofre uma variao de volume mantendo constante a presso.

E i = W

Transformao Adiabtica - Quando no h transferncias por calor Q=0


Por exemplo quando a expanso e compresso so muito rpidas , a temperatura aumenta porque h uma fora externa que realiza trabalho sobre o sistema. o que sucede na compresso e expanso rpida de um gs; Como o trabalho realizado muito rapidamente no h transferncia como calor; Considere-se tambm que R = 0

Aplicando a 1 Lei da Termodinmica

Numa transformao adiabtica a variao da energia interna do sistema igual ao trabalho realizado sobre o sistema

E i = W + Q + R Como Q = 0 e R = 0 Obtm-se: E i = W

Transformao isotrmica
Nesta transformao a temperatura no varia; A energia interna do sistema permanece ento constante; Fenmeno que sucede durante a compresso e expanso lentas de um gs

Aplicando a 1 Lei da Termodinmica ao processo de compresso


H realizao sistema W > 0. de trabalho sobre o

E i = W + Q + R E i = 0 e R = 0 W = -Q
Numa transformao isotrmica, o trabalho realizado sobre o sistema, durante a compresso do ar, igual ao calor cedido ao sistema.

Aplicando a 1 Lei da Termodinmica ao processo de expanso


O sistema realiza trabalho W < 0.

= W + Q + R

Q -W = 0 Q = W

Numa transformao isotrmica, o trabalho realizado sobre o sistema, durante a expanso do ar, igual ao calor recebido pelo sistema.

Transformao isocrica
Um gs contido num recipiente fechado mantm constante o seu volume, logo = 0; Considerando que no h radiao R = 0; O Trabalho, W = p x V =0; Fazendo um balano energtico, com a aplicao da 1 lei da Termodinmica

E i = W + Q + R E i = 0 +Q + 0 E i = Q

Degradao da energia-2 Lei da Termodinmica


Os processos ocorrem na Natureza e podem ser espontneos ou no espontneos, mas todos eles precisam de energia; Nas mquinas trmicas, realizam trabalho atravs de transformaes de energia; Nesse processo de transformao h degradao de energia; A quantidade de energia til necessria inferior energia fornecida para que os processos ocorram.

2 Lei da Termodinmica impossvel a ocorrncia de um processo, no qual h um decrscimo total da entropia do sistema

Balano energtico a uma mquina a valor

Este facto conduz 2 Lei da Termodinmica impossvel um sistema receber energia como calor e transform-lo integralmente em trabalho Postulado de Kelvin; impossvel transferir calor, espontaneamente, de um sistema a temperatura mais baixa para outro sistema a temperatura mais alta Postulado de Clausius; A evoluo de qualquer sistema implica uma nova varivel termodinmica, um aumento de desordem, medido atravs da entropia.

Interpretao microscpica da entropia

Irreversibilidade de um processo e aumento da sua entropia

Rendimento das mquinas trmicas


A realizao de trabalho faz-se sempre a partir da transferncia de calor entre duas fontes a temperaturas diferentes:
Fonte quente encontra-se a temperatura mais elevada; Fonte fria est a temperatura mais baixa

Balano Energtico a uma Mquina Trmica

O rendimento de uma mquina trmica () o quociente entre o trabalho realizado e a energia total que a mquina recebe sob a forma de calor, atravs da fonte quente.

W = 100(%) Qq

Rendimento das mquinas frigorficas

Rendimento de uma mquina trmica

O rendimento de uma mquina frigorfica o quociente entre a energia cedida mquina, como calor, da fonte fria, e a energia que a mquina recebe como trabalho.

Qf 100(%) = Welc

Anda mungkin juga menyukai