Anda di halaman 1dari 3

Agrotxicos: Legislao

H padres de qualidade e de quantidade para os agrotxicos. A produo, comrcio e uso dos agrotxicos dependem de registro prvio junto ao governo federal. Este registro est condicionado ao grau de perigo que o produto representa para o ambiente. Este registro pode ser negado e, se concedido, pode ser posteriormente cancelado.No se pode registrar agrotxicos, por exemplo, para o qual no se disponha de antdoto e mtodo de desativao no Brasil; que possa causar doenas como o cncer e que causem danos ambientais. Pode-se impugnar e pedir cancelamento de registros de agrotxicos, questionando prejuzos ao ambiente, aos recursos naturais e sade dos trabalhadores. Alm disso, eles tm de ser vendidos com rtulos que informem a todos sobre seus perigos, possveis efeitos prejudiciais, precaues, instrues para caso de acidente. A cor dos rtulos dada por lei e varia de acordo com a toxicologia do produto: Classe toxicolgica I (Rtulo Vermelho): produto no qual se encontram substncias ou compostos qumicos considerados "altamente txicos" para o ser humano. Exemplo: agrotxicos fosforados. Classe toxicolgica II (Rtulo Amarelo): produto considerado medianamente txico para o ser humano. Exemplo: agrotxicos que contenham carbamatos. Classe toxicolgica III (Rtulo Azul): produto considerado pouco txico ao ser humano. Classe toxicolgica IV (Rtulo Verde): produto considerado praticamente "no-txico" para o ser humano. Para reforar a segurana no uso destes produtos, o Governo 0 Federal, publicou o Decreto n 3.964, de 21 de dezembro de 2000, que obriga as indstrias a registrar componentes de matriasprimas, ingredientes inertes e aditivos usados na fabricao dos agrotxicos. Tais informaes devero constar no rtulo e nas bulas para informar o consumidor sobre todos os componentes contidos na formulao de um agrotxico

Clique aqui para conhecer o Decreto no.3.964

Alm disso, desde 1985, j esto proibidas a venda e utilizao dos agrotxicos mais nocivos, que ficaram mundialmente conhecidos como os "doze sujos" ("dirty dozen") ou a "dzia suja". So eles: 1-DDT 2-Os "Drins": Eldrin, Aldrin, Dieldrin. 3-Clordane e Lindane 4-Heptacloro 5-Gama BHC 6-Parathion 7-Os monocrtofos: Azodrin, Nuvacron. 8-Aldicarb (Temik) 9-Clordimeform: Gelecron, Fundal. 10-O 2-4-3T ( "Agente Laranja"), o EDB, o DBCP. 11-Paraquat 12-Fungicidas base de mercrio.

Fontes: "Rumo ao Paraso", John Maccormick, Ed. Relume Dumar, 1992. "Meio Ambiente A Lei em suas mos.". Estela Neves & Andr Tostes, Ed. Vozes, 1992. "Dicionrio do Agrnomo", Lcia Helena S. D. Goulart, Ed. Rgel, 1991. "Natureza e Agroqumicos", Samuel Murgel Branco, Ed. Moderna, 1990 Site: www.geocites.com/Rain Forest/5894/coonaturap3_2.html; jan.2001.

Agrotxicos: o que so e como se classificam.


Os agrotxicos podem ser definidos como quaisquer produtos de natureza biolgica, fsica ou qumica que tm a finalidade de exterminar pragas ou doenas que ataquem as culturas agrcolas. Os agrotxicos podem ser : pesticidas ou praguicidas combatem insetos em geral) fungicidas (atingem os fungos) herbicidas (que matam as plantas invasoras ou daninhas)

Os agrotxicos podem ser classificados de acordo com os seguintes critrios:


Quanto finalidade: ovicidas (atingem os ovos dos insetos), larvicidas (atacam as larvas), acaricidas (especficos para caros), formicidas (atacam formigas). Quanto maneira de agir: atravs de ingesto ( a praga deve ingerir a planta com o produto), microbiano (o produto contm microorganismos que atacaro a praga ou o agente causador da doena) por contato ( ao tocar o corpo da praga o produto j faz efeito). Quanto origem: inorgnicos orgnicos. Os pesticidas inorgnicos foram muito utilizados no passado, porm, atualmente no representam mais do que 10% do total de pesticidas em uso. So eles produtos base de arsnico e flor e os compostos minerais que agem por contato matando a praga por asfixia (visto que os insetos respiram atravs da "pele"). Os pesticidas orgnicos compreendem os de origem vegetal e os organo-sintticos. Os primeiros, muito utilizados por algumas correntes da Agroecologia so de baixa toxicidade e de curta permanncia no ambiente (como o piretro contido no crisntemo e a rotenona extrada do timb). J os organo-sintticos, alm de persistirem muitos anos nos ecossistemas, contaminando-os, tambm trazem uma srie de problemas de sade para os seres humanos, o que torna seu uso proibido pelas correntes agroecolgicas.

Os agrotxicos organo-sintticos de uso proibido na Agricultura Agroecolgica so:


Clorados: grupo qumico dos agrotxicos compostos por um hidrocarboneto clorado que tem um ou mais anis aromticos. Embora sejam menos txicos (em termos de toxicidade aguda que provoca morte imediata) que outros organo-sintticos, so tambm mais persistentes no corpo e no ambiente, causando efeitos patolgicos no longo prazo. O agrotxico organoclorado atua no sistema nervoso, interferindo nas transmisses dos impulsos nervosos. O famoso DDT faz parte deste grupo. Cloro-fosforados: grupo qumico dos agrotxicos que possuem um stere de cido fosfrico e outros cidos base de fsforo, que em um dos radicais da molcula possui tambm um ou mais tomos de cloro. Apresentam toxidez aguda (so capazes de provocar morte imediata) atuando sobre uma enzima fundamental do sistema nervoso (a colinesterase) e nas transmisses de impulsos nervosos. Fosforados: grupo qumico formado apenas por steres de cido fosfrico e outros cidos base de fsforo. Em relao aos agrotxicos clorados e carbamatos, os organofosforados so mais txicos (em termos de toxidade aguda), mas se degradam rapidamente e no se acumulam nos tecidos gordurosos. Atua inibindo a ao da enzima colinesterase na transmisso dos impulsos nervosos.

Carbamatos: grupo qumco dos agrotxicos compostos por steres de cido metilcarbnico ou dimetilcarbnico. Em relao aos pesticidas organoclorados e organofosforados, os carbamatos so considerados de toxicidade aguda mdia, sendo degradados rapidamente e no se acumulando nos tecidos gordurosos. Os carbamatos tambm atuam inibindo a ao da colinesterase na transmisso dos impulsos nervosos cerebrais. Muitos desses produtos foram proibidos em diversos pases tambm em virtude de seu efeito altamente cancergeno.

Anda mungkin juga menyukai