Anda di halaman 1dari 4

Criminologia - 1

COMPLEMENTO DE CRIMINOLOGIA DELEGADO DE POLCIA CIVIL DE SO PAULO


9. SISTEMA DA CRIMINOLOGIA
Nos ensinamentos do emrito jurista, Pablos de Molina, o denominado sistema da criminologia caracterizado por duas amplas concepes: a primeira proposta pela escola austraca (concepo enciclopdica) enquanto a segunda, designada concepo estrita, segrega do estudo criminolgico disciplinas fundamentais como a vitimologia, a criminalstica e a penologia, razo pela qual concentraremos nosso estudo na primeira concepo. De acordo com a concepo enciclopdica, as disciplinas interligadas com o sistema da criminologia estudam a realidade criminal, o processo e a represso e preveno do delito. Vejamos: 9.1. disciplinas relacionadas com a Realidade Criminal: fenomenologia, etiologia, prognose, biologia criminal, psicologia criminal, antropologia, geografia criminal e ecologia criminal. 9.2. disciplinas relacionadas com o Processo: criminalstica. 9.3. disciplinas relacionadas com a Represso e Preveno do delito: penologia e profilaxia.

12. ESCOLAS SOCIOLGICAS TEORIAS CONSENSUAIS E CONFLITIVAS


12.1. Teoria da Anomia Grande parte da criminalidade que uma sociedade padece tem razes em conflitos sociais face s situaes de carncias, desigualdade econmica e intelectual alm de outros conflitos no resolvidos, fatos estes evidenciados na perspectiva da teoria da Anomia de Emile Durkheim e Robert Merton. Para Durkheim o crime a manifestao de um desregulamento social fruto da estimulao de desejos, decorrentes da modernizao. Observando o contexto social do Brasil o modo de vida advindo dessa estrutura nos faz concluir que temos que buscar suporte principalmente na teoria da Anomia, para justificarmos o aumento da criminalidade buscando solues de carter social que possam amenizar o problema. Desta forma a teoria da anomia estaria vinculada a filosofia do Sonho Americano, proposta por Robert Merton em 1938, a qual prope a igualdade real de oportunidades entre os cidados visando construir uma sociedade do bem-estar, propondo modos de adaptao individual baseada na conformidade, inovao, ritualismo, retraimento e rebelio. 12.2. Escola de Chicago

10. CLASSIFICAO DOS DELINQUENTES


Hilrio Veiga de Carvalho aps classificar mais de sessenta e sete espcies de delinquentes sem exaurir o tema, props sua prpria classificao baseada na maior ou menor presena de fatores biolgicos ou mesolgicos na conduta delitiva. So eles: I. Biocriminosos Puros: Considerado um pseudo ou falso criminoso dada sua inimputabilidade. So indivduos que sofrem apenas interferncia de fatores biolgicos quando da prtica delitiva. Grupo representado pelos loucos de todos os gneros, psicticos e psicopatas. II. Biocriminosos Preponderantes: Aqueles que praticam por influncia prepominantemente biolgica, entretanto, sofrem ligeira interferncia de cunho biolgico em sua conduta. Ostentam alta probabilidade de reincidncia. III. Biomesocriminosos: So aqueles com pouca probabilidade de reincidncia, os quais sofrem influncia biolgica e social no sendo possvel identificar qual fator predominou na ocorrncia do crime. IV. Mesocriminosos Preponderantes: So aqueles que sofrem influncia predominantemente social, oriundas do ambiente em que vivem, cuja chance de reincidncia pouco provvel. V. Mesocriminosos Puros: Igualmente considerado pseudo ou falso criminoso, sofrem interferncia exclusivamente social em sua conduta delitiva, tornando-o inimputvel.

12.2.2. Teoria Espacial (1950): Ainda atrelada a escola de Chicago teoria norte-americana das Janelas Quebradas prope a represso dos menores delitos para inibir os mais graves, fazendo surgir a poltica da tolerncia zero implementada pelo ex-prefeito nova-iorquino Rudolph Giuliani, naquela cidade. Baseada em decises desprovidas de discricionariedade por parte das autoridades policiais as quais agem segundo padres pr-determinados no que se refere atribuio de punies - independentemente da culpa individual do infrator ou situao peculiar que se encontre a lei da tolerncia zero extremamente intransigente com delitos menores, como por exemplo, no pagar o transporte pblico , penduras em botecos, pequenos furtos , pichaes etc. acarretando, eventualmente, a priso das classes menos favorecidas. Seu objetivo promover a reduo dos ndices de criminalidade e evitar que um determinado local se torne uma zona de concentrao da criminalidade hot spot. 12.3. Teoria da Associao Diferencial De acordo com Edwin Sutherland os indivduos determinam seus comportamentos a partir de suas experincias pessoais. Com relao s situaes de conflito, reagem por meio de interaes pessoais ancoradas no processo de comunicao. Desta aprendizagem, determinam-se os comportamentos favorveis e desfavorveis ao crime.

Central de Concursos

complemento_criminologial_delegado.pmd

12/7/2011, 10:05

2 - Criminologia

Nesse sentido, tanto os contatos pessoais como o contato com mtodos e tcnicas criminosas, so formas de aprendizado que motivam e legitimam o comportamento delituoso criando a famigerada Teoria da Aprendizagem Social, concluso esta abstrada da delinquncia juvenil tpica dos bairros menos favorecidos (periferias) onde os menores infratores sem qualquer parmetro de xito profissional fora da criminalidade acabam por se associar a grupos delinquentes, onde aprendero e imitaro tcnicas criminosas legitimando o comportamento criminoso. Escolas Sociolgicas 1) TEORIAS de CONSENSO Escola de Chicago - teoria ecolgica - teoria espacial Teoria da Associao Diferencial Teoria da Subcultura Delinquencial Teoria da Anomia 2) TEORIAS de CONFLITO Teoria do Etiquetamento Teoria Crtica

15.3. Programas de Preveno do Delito 15.3.2. Programas de Preveno Axiolgico o que ocorre na delinquncia juvenil nos bairros menos favorecidos, onde os menores infratores sem qualquer parmetro de xito profissional fora da criminalidade acabam por associar-se a grupos delinquentes, onde aprendero tcnicas criminosas as quais imitaro, legitimando o comportamento criminoso. 15.3.3. Programas de preveno por inspirao Poltico-Social Em sntese, so programas autenticamente etiolgicos, isto , voltados para a preveno primria do delito cuja orientao atua na essncia do problema criminal onde o fato tpico ou infrao penal um mero sintoma. Sob o prisma da preveno poltico-social, busca-se assegurar a todos os membros de uma sociedade o acesso digno aos direitos sociais e fundamentais como a sade, o lazer, a educao, a moradia etc. com mxima efetividade na prestao com o fito de reduzir, consideravelmente, as taxas de criminalidade decorrentes da satisfao pessoal e sensao de respeito pblico trazidos sociedade.

13. VITIMOLOGIA
13.3. Vitimizao Consiste no ato ou efeito de algum tornar-se vtima de sua prpria conduta (auto leso, suicdio), da conduta de terceiros (crimes diversos) ou mesmo de fato da natureza (acidentes, catstrofes). 13.3.1. vitimizao primria: so os efeitos naturais do crime, sua consequncia. Exemplo: subtrao do objeto. 13.3.5 vitimizao indireta: consiste na autoculpabilizao da vtima pelo crime, atribuindo a si a responsabilidade do delito como nos casos de no assegurar seu veculo e este ser furtado, ter sua residncia incendiada por ter esquecimento de vela acesa etc...

17. CRIMINOLOGIA NA AMRICA LATINA


O nascimento da Criminologia na Amrica Latina comea com a traduo do positivismo como uma importao cultural que vai configurar racionalidades, programas e tecnologias. Ral Zaffaroni em curso de mestrado no Rio de Janeiro reforava o pensamento lombrosiano por meio da disseminao das ideias de Nina Rodrigues. Rosa Del Olmo fez a primeira tentativa de reconstruo histrica da criminologia latino-americana trabalhando os encontros internacionais, as publicaes e as ctedras como fontes, associando os processos econmicos e culturais ao processo de mundializao do capitalismo, da diviso internacional do trabalho entrada do positivismo e do correcionalismo na Amrica Latina, questes estas debatidas no Congresso Internacional de Criminologia sediado no Rio de Janeiro no sculo XXI. Externando o nobre ensinamento de Llio Calhau, nome de significativa relevncia em matria de criminologia na Amrica Latina , sem dvida, o do argentino Jos Ingenieros representante da Escola Positiva da Criminologia no incio do sculo passado. Ingenieros apontava fatores psiquitricos como principal causa da conduta delitiva, propondo classificaes psicopatolgicas onde o temperamento criminal era considerado uma sndrome psicolgica cuja degenerao poderia ser adquirida por influncia social. Sintetiza concluindo que, seja social ou congnita, a degenerao sempre em ltima instncia biolgica. Pioneiro da Criminologia Clnica na Amrica Latina com sua obra Criminologia publicada em 1907 -primeira do seguimento no continente - Ingenieros fundou no mesmo ano o Instituto de Criminologia da Penitenciria Nacional de Buenos Aires, dividido em trs departamentos: Etiologia Criminal, Clnica Criminolgica e Teraputica Criminal.

14. PROGNOSE CRIMINAL


Etimologicamente prognstico consiste em um parecer mdico acerca do seguimento e desfecho de uma doena. Em se tratando de prognstico criminolgico, podemos afirmar ser a estimativa da probabilidade do indivduo delinquir a qual ser constatada atravs de exame criminolgico previsto nos artigos 5 e 6 da Lei de Execuo Penal Lei n. 7.210/84.

15. PREVENO DO DELITO NO ESTADO DEMOCRTICO DE DIREITO


15.2. Tcnicas de Preveno Situacional Consiste a preveno situacional, modalidade preventiva que cuida da diminuio das oportunidades que influenciam a vontade delitiva dificultando a prtica do crime cujas principais tcnicas so classificadas em:

Central de Concursos

complemento_criminologial_delegado.pmd

12/7/2011, 10:05

Criminologia - 3

Com a obra A Vaidade Criminal & A Piedade Homicida atentou para o esprito de imitao (mimetismo) tpico nos delitos de repercusso - quando, por vaidade ou sentimento similar, uma conduta criminosa repetida formando lendas no meio criminal chamando-lhe ateno a personalidade de certos agentes que no se contentam em praticar apenas o delito, necessitando obter lucro ilcito com sua conduta como ocorre, geralmente, na prtica de delitos sem violncia como no estelionato. Assevera que por vaidade e deformao de carter sentem uma necessidade incontrolvel de se exibirem para a sociedade, comprando carros importados caros, roupas de grifes no acessveis ao trabalhador comum, gerando mais sentimento de impunidade no meio social. J no estudo da Piedade Homicida fala sobre a eutansia, consentimento da vtima nos tempos de guerra, do direito morte e da discordncia entre o moral e o legal no homicdio-suicdio com fins piedosos e altrustas. Jos Ingenieros mdico, socilogo e psiquiatra. Nasceu em Palermo, Itlia em 1877 e faleceu em 1925 em Buenos Aires. Publicou diversos trabalhos no campo da psiquiatria e da criminologia. Foi um dos maiores intelectuais da Argentina e Amrica Latina, tendo defendido as posies dos positivistas poca.

crime, do perfil de criminosos e das possibilidades mltiplas de circunstncias apurveis no decorrer da atividade diante do fenmeno criminal. A polcia tem como caracterstica exclusiva o uso da fora fsica, entretanto, nem sempre nos valemos da mesma para regular relaes interpessoais na comunidade. Como bem explica o professor Fernando Antonio da Silva Alves, destaca-se dentre as atribuies conferidas pelo Estado polcia, o papel de investigao proativa e reativa. A primeira consiste na iniciativa de investigao desenvolvida pela prpria polcia, enquanto que a ltima corresponde ao incio da investigao, por iniciativa do pblico em geral. Enquanto que determinadas atividades demandam uma iniciativa proativa, como o controle de organizaes criminosas, o monitoramento por interceptao telefnica ou infiltrao, outras atividades podem ser facilmente produzidas pelo prprio cidado interessado ou pela vtima, que recorrem polcia quando eles prprios j desenvolveram prticas de investigao que visaram elucidar a autoria de delitos. Desta forma, alm de desenvolver suas funes precpuas e geral, compete incutir na ideologia policial conceitos bsicos de criminologia para melhor compreenso do fenmeno delitivo desprovida do rigor repressivo imposto pelo direito penal sem prejuzo para a vtima e, quia para o Estado. No mesmo diapaso, h de iniciarmos a cultura da preveno delitiva como medida de conscientizao a longo prazo em busca reeducao social e penal.

18. CRIMINOLOGIA E O PAPEL DA POLCIA JUDICIRIA


Compete s polcias civis dos Estados da federao, segundo a norma constitucional do artigo 144, pargrafo quarto, a atribuio de polcia judiciria atravs da apurao de infraes penais, as quais implicam investigao. Nesses termos, dentre as funes relativas ao inqurito policial - procedimento administrativo imprescindvel da primeira fase da persecuo criminal est a investigao de boa qualidade, isto , realizada de forma minuciosa, com maior riqueza de detalhes de modo a circunstanciar a contribuio ou participao da vtima na dinmica dos fatos, inclusive, por figurar aludido instrumento persecutrio como a espinha dorsal da atividade jurisdicional em sede de ao penal. Investigar, por muitas vezes, envolve capacidade subjetiva, iniciativa, tirocnio e perspiccia; qualidades exploradas individualmente no agente estatal que influenciam no adequado desenvolvimento da persecuo penal. Desta forma, o perfil do investigador (delegados e demais agentes) envolve a formao de um corpo de profissionais hbeis em manusear o fenmeno criminal, suas particularidades no tocante materialidade ou a apresentao de autoria delitiva. Da, portanto, a existncia dos necessrios conhecimentos de criminalstica, sexologia forense, vitimologia, sociologia, antropologia dentre outras cincias e disciplinas presentes no estudo criminolgico. Ademais, no tocante s delegacias especializadas assim como em alguns departamentos especficos da instituio policial civil, faz-se necessrio a existncia de um contingente de homens treinados e preparados para o desempenho de tal mister, uma polcia dotada de notrio conhecimento acerca da visualizao do local de

19. CRIMINOLOGIA E POLTICA CRIMINAL


Como disciplina auxiliar das cincias criminais, a poltica criminal confere um contedo poltico aos dados oferecidos pela Criminologia orientando o legislador na construo dos tipos penais. A nosso ver consiste no conjunto sistemtico de princpios e estratgias utilizados pelo Estado na luta contra o delito cuja finalidade abastecer o Direito Penal por meio de aes individualizadoras, sugerindo reformas no Cdigo Penal em prol da reduo da prtica de crimes. Eugenio Ral Zaffaroni e Jos Henrique Pierangeli definem a poltica criminal como a cincia ou a arte de selecionar os bens (ou direitos) que devem ser tutelados jurdica e penalmente e escolher os caminhos para efetivar tal tutela, o que iniludivelmente implica a crtica dos valores e caminhos j eleitos, em sntese, concluem ser a poltica criminal a arte ou a cincia de governo com respeito ao fenmeno criminal. Pioneiro nos trabalhos de poltica criminal, Franz von Liszt, citado por Claus Roxin afirma na obra Princpios de Poltica Criminal, publicada em1889, que a poltica criminal assinala mtodos racionais em sentido social global no combate criminalidade, isto , que a poltica criminal significativa tarefa social do Direito Penal. A Poltica Criminal se tornou uma disciplina independente que implica uma pesquisa principalmente jurdica no se limitando, unicamente, ao Direito Penal seu estudo.

Central de Concursos

complemento_criminologial_delegado.pmd

12/7/2011, 10:05

4 - Criminologia

Jorge de Figueiredo Dias acentua que a Poltica Criminal - baseada nos conhecimentos da realidade criminal naturalstica e emprica oriundos da Criminologia tem o objetivo de dirigir ao legislador recomendaes e propor-lhe diretivas em tema de reforma penal. Para o autor, o objeto da poltica criminal no constitudo apenas pela infrao penal, mas, por todos os fenmenos patolgicos e sociais substancialmente aparentados com aquela. Concluindo, assinala que a poltica criminal tem competncia para definir os limites da punibilidade. Sendo o Estado principal responsvel na aplicao da poltica criminal, oportuno os ensinamentos de Fernando Galvo ao asseverar que uma das preocupaes da poltica criminal dirigir o legislador indagao sobre o que fazer com as pessoas que violam as regras de convivncia social, uma vez que, no combate criminalidade a poltica criminal representa sempre uma investigao inacabada sobre como realizar tal combate, propondo recomendaes que orientem as aes da justia criminal no momento da elaborao legislativa ou na aplicao e execuo das normas. Finalmente, com propriedade, Joo Mestieri observa a importncia da poltica criminal como a cincia que estuda a forma segundo a qual o Estado deve orientar o sistema de preveno e represso das infraes penais fomentando a conscincia crtica do Direito Penal vigente, indicando os caminhos que o legislador deve percorrer para o aprimoramento deste ramo do Direito. Processualmente podemos citar o sursis, o livramento condicional, a inimputabilidade do menor de 18 anos, os benefcios despenalizadores da Lei n. 9.099/95 como aes praticadas a ttulo de poltica criminal. Politicamente, ressaltamos a importncia na melhoria das condies de infraestrutura de certa localidade, a iluminao pblica, o saneamento bsico, a educao etc.. Assim, conclumos que enquanto a criminologia estuda o homem delinquente com o fito de identificar os fatores crimingenos para ento propor medidas erradicadoras, a poltica criminal traz medidas solucionadoras, sugerindo reforma das normas e melhor eficcia do aparato estatal capaz de diminuir os ndices de criminalidade.

Central de Concursos

complemento_criminologial_delegado.pmd

12/7/2011, 10:05

Anda mungkin juga menyukai