Anda di halaman 1dari 8

08/10/12

PPP | Central Documentos - Medicina do Trabalho


Pesquisar por:
Compartilhe:

PPP

CIPA PCMSO PPP PPRA Diversos

Gosto

Tw eetar

10

1) O que PPP?
O PPP Perfil Profissiogrfico Previdencirio um histrico laboral do funcionrio, mencionando informaes de natureza administrativa, riscos ocupacionais, medidas de controle, exames mdicos ocupacionais, para fins de aposentadoria especial.

2) Como surgiu o PPP?


Criado pelo INSS, este documento substitui o antigo SB-40 ou DSS-8030, sendo que a empresa dever elaborar e manter atualizado Perfil Profissiogrfico, abrangendo as atividades desenvolvidas pelo trabalhador e fornecer a este, cpia autntica desse documento, quando da resciso do contrato de trabalho.

3) Todas as empresas devero providenciar o PPP?


As empresas que possurem riscos fsicos, qumicos e/ou biolgicos devero implantar imediatamente o PPP de cada funcionrio. As empresas com riscos ergonmicos e/ou mecnicos devem iniciar, o quanto antes, a coleta de dados, pois em breve se tornar obrigatrio.

4) Posso continuar emitindo DIRBEN 8030 para perodos anteriores?


No. S o PPP ser aceito.

5) Como preencher PPP se no dispuser dos dados?


PPP emitidos, referentes a perodos laborados em que no havia obrigatoriedade de laudos ou PPRA e PCMSO, devem ser preenchidos pela empresa, somente com base nas informaes existentes poca.

6) E se a empresa no existir mais?


Se estiver legalmente extinta poder ser apresentada justificao administrativa. Para perodos anteriores a 28/04/95 ser levado em conta a categoria profissional registrada em CTPS. Para perodos posteriores, ou para rudo, ser necessrio Laudo Tcnico das Condies Ambientais de Trabalho LTCAT.

7) Quem deve ser responsvel pela emisso do PPP?


O representante legal da empresa, conforme o Pargrafo 1 do Inciso VII do art. 187 da Instruo Normativa INSS/DC n 84, de 17/12/2002.

8) Quando se emite o documento PPP para instrumentar processo de solicitao de aposentadoria especial necessrio enviar junto uma cpia do Laudo Tcnico (LTCAT) ao INSS?
No; o PPP foi institudo tambm para no necessitar de acompanhamento do LTCAT. No entanto, esse LTCAT deve permanecer na empresa de forma atualizada.

9) Para empregado desligado da empresa h cerca de dez anos e que retorna solicitando o formulrio para requerer aposentadoria especial, que documento se lhe deve fornecer: DIRBEN 8030 ou PPP?
Para empregados desligados da empresa antes da Lei entrar em vigor, o documento a ser fornecido a cpia do DIRBEN-8030, eventualmente j fornecido anteriormente e extraviado, ou se nunca fornecido anteriormente, o formulrio DIRBEN-8030, desde que datado at 31/10/03. Aps essa data, qualquer formulrio para esse fim deve ser necessariamente o PPP.

medicinadotrabalho.com.br/duvidas-frequentes/ppp/

1/8

08/10/12

PPP | Central Documentos - Medicina do Trabalho

10) Se um empregado funcionrio da empresa h cerca de dez anos e somente tem seu contrato de trabalho encerrado aps a Lei entrar em vigor, como preencher os dados exigidos no PPP se em determinadas pocas no tnhamos todos os dados agora requeridos?
Para os perodos anteriores a empresa dever fornecer no PPP to somente os dados at ento exigidos, desde a data da admisso do empregado, no sendo lcita a exigibilidade de informaes inexistentes em atos normativos anteriores, uma vez que estes no so vlidos para exigibilidades pregressas.

Tem alguma dvida? Pergunte nos comentrios que responderemos em breve!


32 comentrios sobre PPP

marco Pereira disse: 6 de maro de 2012 s 20:38 Para profissionais que trabalha por agencia ou tereiros, dentro de uma outra empresa quem deve fornecer o PPP.

rocha disse: 20 de maro de 2012 s 13:56 O Perfil Profissiogrfico Previdencirio (PPP) um formulrio com campos a serem preenchidos com todas as informaes relativas ao empregado, como por exemplo, a atividade que exerce, o agente nocivo ao qual est exposto, a intensidade e a concentrao do agente, alm de dados referentes empresa. O formulrio deve ser preenchido pelas empresas que exercem atividades que exponham seus empregados a agentes nocivos qumicos, fsicos, biolgicos ou associao de agentes prejudiciais sade ou integridade fsica. O empregador deve fornecer o PPP ao empregado.

Ubiraci Jaqueira disse: 10 de maro de 2012 s 18:45 Por que a PPP tem que passar pelo Tcnico de Segurana do Trabalho

rocha disse: 20 de maro de 2012 s 13:58 Contate-nos pelo fone: 11 2148-6888 ou email: centralatende@centraldocumentos.com.br, ser um prazer atend-lo!

Paula disse: 23 de abril de 2012 s 8:54 Bom dia, Gostaria de saber se para cada funo que o funcionrio exerceu na empresa ser necessrio um PPP ou em apenas um PPP poder ser informado todas as funes. Grata,

medicinadotrabalho.com.br/duvidas-frequentes/ppp/

2/8

08/10/12
Grata, Paula.

PPP | Central Documentos - Medicina do Trabalho

Cristiane disse: 27 de abril de 2012 s 11:44 Bom dia, Paula Apenas um PPP dever ser elaborado, e neste ser informado as funes que o funcionrio desevolveu na empresa. O PPP deve ser elaborado pela empresa empregadora e no item 13.Lotao e atribuio, ser descrita todas as funes que o funcionrio desenvolveu e o perodo. Agradeomos seu contato e ficamos a disposio! Um abrao!

Rodolfo Maia disse: 15 de maio de 2012 s 8:24 J recebi o meu PPP de algum tempo atrs, mas ele est no formulrio antigo. Devo pedir empresa para trocar o fomulrio ou ele ser aceito desta forma? que o novo formulrio comeou a valer de algum tempo pra c.

Cristiane disse: 28 de maio de 2012 s 14:30 Boa tarde, Rodolfo Maia A empresa fornecer o PPP ao funcionrio, quando o mesmo for dispensado (demitido) e, sendo assim, preenchido no formulrio correspondente a poca em que houve a dispensa, que corresponder ao cumprimento da legislao vigente na poca. Obrigada por sua participao.

Adriana Cardoso de Freitas disse: 5 de junho de 2012 s 11:43 Por favor, informe se os campos 17 (exames mdicos e complementares) no podero ser preenchidos pelos mdicos, pois a Mdica do Trabalho que presta servio para a Empresa recusou a fornecer estes dados e se os campos 18 (responsvel pela monitorao biolgica) dever ser preenchido com o nome do Coordenador do PCMSO ou esses dados sero de quem?

Cristiane disse: 13 de junho de 2012 s 15:28 Boa tarde, Adriana Cardoso O preenchimento dos campos relacionados aos exames mdicos clnicos e complementares est vetado, conforme a Resoluo N 1.715, de 8 de janeiro de 2004 do Conselho Federal de Medicina. Por violao do sigilo mdico profissional. Art. 2 vedado ao mdico do Trabalho, sob pena de violao do sigilo mdico profissional, disponibilizar, empresa ou ao empregador equiparado empresa, as informaes exigidas no anexo XV da seo III, SEO DE RESULTADOS DE MONITORAO BIOLGICA, campo 17 e seguintes, do PPP, previstos na IN n. 99/2003. Pargrafo nico. Fica o mdico do Trabalho responsvel pelo encaminhamento das informaes supradestacadas diretamente percia do INSS. Obrigada por sua participao! Contate-nos pelo fone: 11 2148-6888 ou por email: centralatende@centraldocumentos.com.br

medicinadotrabalho.com.br/duvidas-frequentes/ppp/

3/8

08/10/12

PPP | Central Documentos - Medicina do Trabalho

marcelo disse: 13 de junho de 2012 s 9:30 gostaria de um modelo de ppp,pra eu saber como se preenche. obrigado

Cristiane disse: 13 de junho de 2012 s 14:15 Boa tarde, Marcelo Diniz Contate as nossas Executivas de contas, para maiores informaes sobre o preenchimento do PPP. Ser um prazer atend-lo. Fone: 11 2148-6888 ou atravs do email: centralatende@centraldocumentos.com.br Muito obrigada por sua participao!

mirian braatz disse: 26 de junho de 2012 s 8:59 Bom dia Houve um erro do funcionrio do INSS quando requeri a aposentadoria, pois j tinha mais de 25 anos como professora e 5 anos numa indstria de cal que tambm se enquadra na aposentadoria especial e tive a aplicao do fator previdencirio de 60% e s agora descobri isso, pois procurei um advogado e ele falou que estava tudo certo. Agora estou pedindo a reviso da aposentadoria, mas estou tendo problemas com 2 instituies de ensino que possui escolas em todo estado, pois faz mais de 45 dias que solicitei o PPP ou similar e quando questiono a escola onde trabalhei eles respondem que no sabem quando o documento vai ficar pronto. O que posso fazer, pois acredito que existe um prazo para entrega desses documentos. Antecipadamente agradeo sua ateno

Cristiane disse: 20 de agosto de 2012 s 14:45 Boa tarde, Sra. Mirian Braatz Entre em contato pelo fone 11 2148-6888 ou email: centralatende@centraldocumentos.com.br, para maiores informaes! Agradecemos sua visita!

paulo sergio disse: 29 de junho de 2012 s 14:06 me ajudem por favor; se a empresa hoje, mesmo sabendo que deveria ter providenciado o LTCAT, PPRA e o PCMSO e nao providenciou; como ficam os campos que precisam dessas informaoes? deve-se emitir o PPP assim mesmo ou nao? muitas empresas nao providenciaram (por irregularidades). devemos colocar uma observaao que a empresa nao possui esta documentaao? tenho esta situaao.

Cristiane disse: 20 de agosto de 2012 s 14:44 Boa tarde, Paulo Srgio Entre em contato pelo fone 11 2148-6888 ou email: centralatende@centraldocumentos.com.br, para maiores

medicinadotrabalho.com.br/duvidas-frequentes/ppp/

4/8

08/10/12

PPP | Central Documentos - Medicina do Trabalho


informaes! Agradecemos sua visita!

MARIA TERESA MARTINS disse: 4 de julho de 2012 s 11:11 Bom Dia ! Prezados Senhores, fiquei feliz em poder ver as informacoes que voces prestao referente ao PPP e a eficiencia e presteza passadas a todos que buscam dirimir as duvidas existentes. Tenho um escritorio de Contabilidade e estou com algumas duvidas referente ao PPP em razao de uma ex-funcionaria que trabalhou de julho de 2005 a janeiro de 2007 em uma empresa de Confeccao sob medida na funcao de COSTUREIRA, desde todo o periodo laboral. Buscando atualmente junto a empresa o PPP, pois ela esta buscando se APOSENTAR. A empresa nao tem atividade que apresente EXPOSICAO A FATORES DE RISCO. Somos OBRIGADOS a preparar o PPP ou NAO? Agradecendo desde ja sua ateno, Abracos, Teresa Martins Fones: 81-41413322/ 9286-0460

Cristiane disse: 20 de agosto de 2012 s 14:44 Ol, Sra. Maria Teresa Ficamos felizes em auxiliar. Entre em contato pelo fone 11 2148-6888 ou email: centralatende@centraldocumentos.com.br, ser um prazer orient-la. Agradecemos sua visita!

Diego Santos Silva disse: 19 de julho de 2012 s 15:15 Um funcionrio da empresa que trabalhou no perodo de 01/11/1995 a 06/05/1998 solicitou o PPP da empresa, mas a mesma no possui registros ambientais da poca em que ele trabalhou (LTCAT, PPRA, PCMSO), no fez ASO, e no possuia mdico coordenador de PCMSO. No entanto, a empresa realizou na data 08/08/2008, um LTCAT para a mesma funo, s que referente a PPP de outro funcionrio. O LTCAT no especifica nome de nenhum funcionrio. Considerando que o LTCAT foi elaborado para comprovar a exposio de um funcionrio cujo perodo laborado engloba o perodo do funcionrio que est nos solicitando o PPP, posso utilizar este LTCAT de 2008, colocando o nome do elaborador do LTCAT no PPP como responsvel pelos registros ambientais? Quanto a parte dos exames mdicos, como devo preencher o PPP, sendo que no temos mdico coordenador do PCMSO, e no foram feitos os exames do perodo trabalhado? Desde j agradeo!

Cristiane disse: 20 de agosto de 2012 s 14:39 Ol, Diego Entre em contato pelo fone 11 2148-6888 ou email: centralatende@centraldocumentos.com.br, ser um prazer auxili-lo. Agradecemos sua visita!

medicinadotrabalho.com.br/duvidas-frequentes/ppp/

5/8

08/10/12

PPP | Central Documentos - Medicina do Trabalho

Carla disse: 24 de julho de 2012 s 10:22 Como preencher os itens sobre fatores de risco, registros ambientais e monitorizao biolgica, se a empresa no possuir PPRA, nem PCMSO. Deixa esses campos em branco??? E se um funcionrio no tem PPP de nenhuma empresa para a aposentadoria, se faz o PPP de cada empresa?? Ou apenas da ltima? Grata

Cristiane disse: 20 de agosto de 2012 s 14:38 Boa tarde, Carla Entre em contato pelo fone 11 2148-6888 ou email: centralatende@centraldocumentos.com.br, para maiores informaes! Agradecemos sua visita!

Jlio disse: 25 de julho de 2012 s 21:13 Por exemplo. Se eu estiver afastado da empresa devido um acidente de trabalho, e voltar aps 10 anos, como eu devo preencher o P.P.P. E esses 10 anos, ou 5 anos, que seja que eu fiquei parado, eu consigo aposentadoria antecipada atravs do P.P.P? Obrigado,

Cristiane disse: 20 de agosto de 2012 s 14:37 Boa tarde, Jlio Entre em contato pelo fone 11 2148-6888 ou email: centralatende@centraldocumentos.com.br, para maiores informaes! Agradecemos sua visita!

Jlio Csar Ferreira disse: 31 de julho de 2012 s 19:22 Se eu ficar afastado 10 anos do meu servio e faltavam 5 para eu poder me aposentar, no P.P.P eu pulo esses 10 anos e preciso trabalhar mais 10 para aposentar?

medicinadotrabalho.com.br/duvidas-frequentes/ppp/

Cristiane disse:

6/8

08/10/12

PPP | Central Documentos - Medicina do Trabalho


Cristiane disse: 20 de agosto de 2012 s 14:47 Boa tarde, Julio Cesar Entre em contato pelo fone 11 2148-6888 ou email: centralatende@centraldocumentos.com.br, para maiores informaes! Agradecemos sua visita!

Perfeito... todas as explicaes tem muito bom fundamento, e foram muito bem explicados, parabns!Quanto tempo a empresa tem para emitir o ppp do funcionrio quando desligado? disse: 10 de agosto de 2012 s 11:20 Muito bem explicado, todas as dvidas, parabns! Gostaria de saber quanto tempo a empresa tem para emitir o PPP, depois que despensa o funcionrio?

Cristiane disse: 20 de agosto de 2012 s 14:14 Boa tarde, Luciene Agradecemos as palavras, ficamos felizes em auxiliar. Entre em contato pelo fone 11 2148-6888 ou email: centralatende@centraldocumentos.com.br, para maiores informaes! Agradecemos sua visita!

Daniel disse: 12 de agosto de 2012 s 10:53 Bom dia! Desde 1 de outubro de 1988 trabalho terceirizado em um terminal petrolfero fazendo jus a periculosidade de 30%, lidando com derivados do petrleo, hidrocarbonetos, gs, etc. e por muitos anos em regime de turno de revesamento 24 horas, sbados, domingos e feriados. Sempre por perodos de contratos e mudando de firmas ao final. A questo que nunca peguei o antigo SB40, at ento no sabia a respeito, e muito dessas firmas j no existe mais, como eu procedo para recuperar estas documentaes importantes para mim ou comprovar estes perodos?

Cristiane disse: 20 de agosto de 2012 s 14:13 Boa tarde, Daniel Entre em contato pelo fone 11 2148-6888 ou email: centralatende@centraldocumentos.com.br, para maiores informaes, ser um prazer atend-lo. Agradecemos sua visita!

medicinadotrabalho.com.br/duvidas-frequentes/ppp/

7/8

08/10/12

PPP | Central Documentos - Medicina do Trabalho


Bruno B. da Silva disse: 17 de agosto de 2012 s 9:12 Bom dia Por favo rgostaria de saber quais os documentos necessrios para ser feito uma PPP e se voces fazem emitem essa PPP? Obrigado!

Cristiane disse: 20 de agosto de 2012 s 13:56 Bom dia, Bruno Entre em contato pelo fone 11 2148-6888 ou email: centralatende@centraldocumentos.com.br, para maiores informaes! Agradecemos sua visita!

Home

Quem Somos

Diferenciais

Servios

Notcias

Localizao

Links

Dvidas Frequentes

Fale Conosco

Compartilhe:

Copyright 2011. Central Documentos Medicina do Trabalho. Todos os direitos reservados - Av. Padre Jos Maria, 188 - Santo Amaro So Paulo SP Cep 04753-060 Fone (11) 2148-6888

medicinadotrabalho.com.br/duvidas-frequentes/ppp/

8/8

Anda mungkin juga menyukai