Anda di halaman 1dari 8

INTRODUO MORAL A AXIOLOGIA (Teoria dos Valores) responde questo: o que vale?

e? Trata das relaes que se estabelecem entre os seres e o sujeito que os aprecia. A moral trata da maneira de se comportar pelo uso e costume. J a tica (filosofia moral) se ocupa com a reflexo a respeito das noes e princpios que fundamentam a vida moral. Para Kant (1724-1804) funda o agir moral na razo (A vontade humana moral quando regida por imperativo categrico = incondicionado, absoluto e voltado para a realizao da ao tendo em vista o dever). O imperativo categrico universal (no descoberta subjetiva, mas do homem enquanto ser racional) e necessrio (preserva a dignidade dos homens). Tambm supe a liberdade, alm do dever, pois no v a exigncia como heternoma , exterior e cega, e sim livremente assumida pelo sujeito que se autodetermina.

Marx toma a moral como superestrutura, pois considera que o ser social determina a conscincia (Modo de produo material condiciona o desenvolvimento da vida social, poltica e intelectual). Numa sociedade de classes a moral da classe dominante se impe e torna-se instrumento ideolgico para manter a dominao. Assim uma moral autntica decorreria de uma sociedade sem explorao entre classes e mais fraterna, sem Estado e sem propriedade privada (instaurao da ordem da justia social). J Nietzsche faz a anlise histrica da moral e denuncia a incompatibilidade entre esta e a vida (torna o homem doentio e culpado). Denuncia a falsa moral, decadente, de rebanho, de escravo e de fraqueza, cujos valores seriam bondade, humildade, piedade e amor ao prximo, qual ope a moral positiva dos senhores (Superhomem), que visa conservao da vida e seus instintos fundamentais e que vai alm do bem e do mal, que intensifica no homem o sentimento de potncia, a vontade de potncia e a prpria potncia.

Em Freud (1856-1939) nasce a iluso com a conscincia e o controle dos desejos. No inconsciente ocorrem as pulses, os desejos, a energia primria da sexualidade e da agressividade, que so a raiz de todos os comportamentos humanos. O ego (instncia consciente da personalidade) pressionado pelos conflitos das foras pulsionais (id) e as regrqas sociais introjetadas (superego) de modo que nem sempre pode agir equilibradamente. A repressso dos desejos faz com que o neurtico no aja plenamente consciente dos determinantes de sua ao. Assim, a compreenso de que o reconhecimento e o controle dos desejos (no sua represso) essencial ao mundo adulto e realizao da vida moral. No existencialismo a angstia experincia fundamental do ser livre diante de uma situao de escolha. Para Sartre o contedo moral sempre concreto e imprevisvel (inveno). O nico critrio se realizado com liberdade. Mas no sucumbe ao individualismo e ao relativismo, pois entende que cada homem responsvel por toda a Humanidade.

A questo moral contempornea envolve a crtica razo (por abafar emoes e instintos ou por mascarar opresso poltica, mascarando ideologia) e a existncia de inmeros particularismos contrapostos ao ideal de universalidade, que decorre da percepo de que a moral no teria fundamento e nos condenaria ao relativismo das decises imediatistas e aos casuismos (leva a solues fundamentalistas, eclticas e esotricas) Do dilema (crise da razo) entre o prevalecimento da ordem subjetiva das vivncias e moes, da anarquia dos princpios ou sua ausncia, por um lado, e por outro a razo dominadora, instrumento da represso, a Escola Crtica de Frankfurt props um novo iluminismo, que a recuperao da razo no repressora, capaz de autocrtica e que esteja a servio da emancipao humana (defende o pluralismo e a tolerncia).

Habermas (1929) prope uma tica discursiva, teoria moral que recorre razo comunicativa (no reflexiva de Kant = monolgica, mas que supe o dilogo e a interao entre os indivduos, mediada pela linguagem)) para sua fundamentao. As normas no decorrem de razo abstrata e universal ou da subjetividade narcsica de cada um, mas do consenso encontrado a partir do grupo. A ao comunicativa supe entendimento entre os indivduos que procuram convencer os outros com argumentos racionais acerca da validade das normas. Instaura-se da o mundo da sociabilidade. Da espontaneidade, da solidariedade e da cooperao.

Caractersticas CARTER HISTRICO E SOCIAL A moral um conjunto de regras que determinam o comportamento dos indivduos. Varia conforme o tempo e o lugar.

CARTER PESSOAL Trata da livre e consciente aceitao das normas.

CARTER SOCIAL E PESSOAL A aceitao apenas do carter social da moral leva ao legalismo e ao dogmatismo. Se consideramos apenas o indivduo que pe em dvida a moral recamos num individualismo, na tirania da intimidade e consequentemente no amoralismo (ausncia de princpios. So os direitos humanos fundamentais que estipulam condies mnimas do exerccio da moralidade. ESTRUTURA DO ATO MORAL O ato moral se compe do aspecto normativo (normas, regras de ao e imperativos que enunciam do dever ser) e do aspecto factual (atos humanos enquanto se realizam efetivamente). De acordo com tais aspectos o ato pode ser moral ou imoral (conforme de acordo ou no com a norma estabelecida) ou amoral (ato margem de qualquer considerao sobre as normas).

O ato moral tambm voluntrio (ato de vontade consciente que decide em busca de um fim proposto), o que o diferencia do desejo. O ato moral tambm responsvel, medida em que tem efeitos sobre os outros. Supe solidariedade e reciprocidade com aqueles com os quais nos comprometemos. O ato moral tambm livre, pois decorre da obedincia livre norma. O ato moral um ato de poder (virtude) e fora com a qual se aplica ao dever e o realiza.. a permanente disposio de querer o bem, que supe coragem de assumir os valores escolhidos e enfrentar os obstculos que dificultam a ao.

Anda mungkin juga menyukai