Anda di halaman 1dari 14

UNIP INTERATIVA

Projeto Integrado Multidisciplinar

Cursos Superiores de Tecnologia

PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR II

TERMINAL DE ORIENTAO INTERATIVO

Unidade: Plo Niquelndia-Go

2010

UNIP INTERATIVA

Projeto Integrado Multidisciplinar

Cursos Superiores de Tecnologia

PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR II

TERMINAL DE ORIENTAO INTERATIVO

Nome do aluno:

Andr Luiz Corra Filho - RA: 1000463

Evely Soares Cabral Rodrigues - RA: 1006256

Maria de Lourdes Ferreira Amaral - RA: 1001981

Curso: Gesto da Tecnologia da Informao Semestre: 1

Unidade: Plo Niquelndia-Go

2010

Resumo:

Este projeto visa implantao de terminais junto s Estaes de Metr bem como nos principais pontos tursticos e aeroportos nas cidades de So Paulo e Rio de Janeiro, onde servir como um novo e moderno instrumento de informao virtual que facilitar o acesso ao usurio final (turista e mesmo a populao local) localizao dos jogos da copa do mundo que acontecer em 2014, s olimpadas para 2016, onde ocorrero os jogos, bem como os principais pontos tursticos dos Estados, hotis, bares, restaurantes, boates onde ocorrero os jogos.

O sistema de fcil navegao, e qualquer pessoa poder utiliz-lo sem dificuldades, independente de nacionalidade, nvel de conhecimento ou limitaes fsicas. O usurio ao utilizar o terminal, que ser sensvel ao toque, de imediato ter as primeiras informaes relativas aos jogos, pontos tursticos e ingressos.

Summary:

Introduo

Partindo da necessidade de divulgao e disponibilizaes de informaes para receber turistas do mundo inteiro, o projeto de terminais virtuais visa simplificar a vida dos usurios, possibilitando atravs das pesquisas nos terminais se localizarem bem como procurar o roteiro desejado.

A questo a ser tratada neste projeto pode ser assim formulada:

O projeto visa contribuir para os usurios uma maior comodidade quanto acessibilidade junto aos jogos, proporcionando tambm acesso queles que desejam ir alm desses locais, transitar pelas cidades, de um modo seguro e eficaz, bastando apenas um simples toque na opo desejada, de imediato ter todo o roteiro.

Outro aspecto a ser considerado o cuidado que tivemos de usar um terminal com certificado verde, ou seja, contribuindo assim com a preservao do meio ambiente, gerando o mnimo de resduos.

O sistema operacional utilizado nesse projeto ser o LINUX, uma vez que em estudo e pesquisas constatamos que este, de baixo custo de fcil acessibilidade, e por dispor de pacotes com seu funcionamento bastante simples e transparente para o usurio. E partindo do princpio que de que o LINUX um sistema operacional gratuito e licenciado pela GNU Public License (GPL),

De forma ampla, objetivamos com este projeto recepcionar os nossos turistas de uma forma prtica, rpida e simples.

Sumario

Sobre o Terminal Interativo

Sistema Operacional do Terminal

1 Acesso Completo

1 Liberdade e Licena

2 Total Integrao com o Hardware

1 Instalao Centralizada de Pacotes

2 Vantagem em Relao a Outros Sistemas operacionais

3 Logica do Aplicativo

1 Jogos

2 Cidades

3 Ingressos

Organograma do Aplicativo de Orientao ao Turista

Fluxograma do Aplicativo de Orientao ao Turista

Estatstica

Desenvolvimento Sustentaval

4 Consume de Energia

5 Reaproveitamento Do Terminal

Concluso

Referencias

10

1 Sobre o Terminal Interativo

So terminais com tela de 15 polegadas colorido; Com opo touchscreen (sensvel ao toque), substituindo o teclado, com duas telas sendo uma para pessoas portadoras de necessidades especiais. O equipamento faz parte de uma nova tecnologia, onde sua CPU pode ser instalada na horizontal, vertical e na parede, contando tambm com o conceito de green computing (computador verde), ao no utilizar elementos txicos ao meio ambiente em sua manufatura, possuindo o selo verde Rohs por no utilizar metais pesados como chumbo e cdmo, alm de no empregar plsticos txicos em sua construo.

Aps o termino dos jogos os terminais sero reaproveitados nas escolas pblicas dos municpios envolvidos nos eventos.

2 Sistema Operacional do Terminal

Optamos por utilizar o LINUX, por ser um sistema de grande acessibilidade, de fcil compreenso e, a princpio de baixo custo.

Segue abaixo mais algumas caractersticas:

Acesso Completo

No Linux tem-se acesso completo ao cdigo-fonte. Ocorre porque o Linux est sob a GNU Public License (GPL), e todos os usurios, de todos os tipos, podem acessar (e alterar) o cdigo do kernel do sistema.

Liberdade de Licena

Com um sistema Linux, que licenciado sob a GPL, h liberdade de modificar, lanar novamente e vender os aplicativos que se usa, mantendo o cdigo-fonte disponvel. Com a licena poderemos baixar cpias de distribuio Linux e instalar em quantas mquinas quisermos.

Total Integrao com o Hardware

Todo equipamento 100% funcional. Perfeita integrao de drivers com os hardwares do terminal.

Instalao Centralizada Pacotes

possvel a instalao somente dos pacotes necessrios. Sendo assim no sobrecarregando o equipamento com ferramentas no utilizadas.

Vantagens em Relao a Outros Sistemas Operacionais

Dentre as caractersticas do Sistema Operacional Linux, destacamos algumas que nos dar todo suporte necessrio para manter o projeto sem nenhum problema:

livre e desenvolvido voluntariamente por programadores experientes, convive sem nenhum tipo de conflito com outros sistemas, estrutura multiusurio, no h a necessidade de se reiniciar o sistema aps modificar a configurao de qualquer terminal ou parmetros do sistema.

O Linux dificilmente vulnervel a vrus.

Logica do Aplicativo

O terminal interativo possui aplicativos especialmente desenvolvidos para orientao do turista sobre a copa de 2014 e as olimpadas de 2016. Contm informaes sobre horrios dos jogos, em quais cidades acontecem, pontos tursticos, restaurantes, bares, tarifas de transporte, valores de hospedagem e como adquirir o ingresso.

Com essa ferramenta o usurio tocando a tela, pode ver uma serie de informaes dicas e informaes detalhadas sobre todos os atrativos tursticos, lazer e servios do municpio, por meio de fotos e textos em trs idiomas - portugus espanhol e ingls.

O sistema simples e de fcil navegao. Na tela de abertura, o turista encontra dois botes com as seguintes opes, Feminino e Masculino isso para gerar uma estatstica de quantas pessoas do sexo feminino e masculino est usando o terminal. J na segunda tela o usurio ter os botes Copa 2014 e Olimpadas 2016. Aps optar pela opo desejada, o usurio escolhe o dentre trs opes:

Jogos

Esta opo encontra diversas bandeiras representando suas naes, tocando em uma das bandeiras, o aplicativo fornecera em uma nova janela informaes detalhada dos jogos que a nao participara como, por exemplo: seus oponentes, horrios, cidades e estados onde ira acontecer os eventos.

Cidades

Encontra o mapa do Brasil, dividido em regies. Aps optar pela regio desejada, o usurio escolhe o Estado e encontra as cidades que haver os jogos e diversas opes de destinos tursticos divididos pelos segmentos turismo ecolgico, cultural, rural, de negcios e de aventura; cidades histricas, litorneas, rurais e capitais; entre outras vertentes, que variam de uma cidade para outra.

Ingressos

Encontram diversas bandeiras representando suas naes, tocando em uma das bandeiras, o aplicativo fornecera em uma nova janela com informaes de endereos de compra dos ingressos e seus valores.

O terminal estar disponvel ao pblico de segunda a domingo, 24 h por dia. Com isso apresentaremos resultados bem sucedidos na comodidade dos turistas e usurios locais, com nfase na iniciativa do turismo.

O administrador de TI ter acesso ao sistema atravs de um Login e senha podendo gerar relatrios estatsticos, o qual servir de orientao para os governantes para anlise e levantamento de acesso ao sistema.

Organograma do Aplicativo de Orientao ao Turista

Fluxograma do Aplicativo de Orientao ao Turista

Estatstica

Descrever sobre os Relatrios obtidos do aplicativo.

Desenvolvimento Sustentvel

O que Green Computing? - A computao verde o termo utilizado para o estudo e prticas do uso eficiente dos recursos computacionais. O objetivo primrio satisfazer triple boton line equilbrio no desenvolvimento dos trs pilares, qual seja: econmico, social e ambiental. E, usando o terminal ou computador com o selo verde, essa iniciativa no s necessria, como vivel, pois o mundo pede socorro.

Consumo de Energia

Reaproveitamento do Terminal

Concluso

Referncias bibliogrficas

BARON, G.-L., BAUD, J., LA PASSARDIRE, B. (eds.) (1993) Hypermdias et

----------------------Seleo de sexo

Seleo de eventos

F-M

Copa - Olimpadas

Copa 2014

Olimpadas

Cidades

Jogos

Ingressos

Cidades

Jogos

Ingressos

Naes

Mapa Brasil Seleo Estado

Naes

Mostra Estados, Cidades, Jogos, Oponentes, Horrios relacionado a Nao.

Processa dados

Seleciona Estado

Processa dados

Seleciona Cidade

Mostrar jogos, Horrios, Estdios, Pontos tursticos, tarifas transporte, Hotis relacionados Cidade selecionada.

Impresso

Impresso[pic]

Processa dados

Processa dados

Mostrar Cidades, Pontos de venda, relacionados a nao.

Impresso

Naes

Mapa Brasil Seleo Estado

Naes

Processa dados

Mostra Estados, Cidades, Jogos, Modalidades, Oponentes, Horrios relacionado a Nao.

Impresso[pic]

Seleciona Estado

Processa dados

Seleciona Cidade

Mostrar jogos, Modalidades, Horrios, Estdios, Pontos tursticos, tarifas transporte, Hotis relacionados Cidade selecionada.

Processa dados

Impresso

Processa dados

Mostrar Cidades, Pontos de venda, Modalidade, relacionados a nao.

Impresso

Na=Nx+1 onde x=1...32

Mostra Estados, Cidades, Jogos, Oponentes, Horrios relacionado a Nao

Processando dados

Imprimir

Mostra Estados, Cidades, Jogos, Modalidades, Oponentes, Horrios relacionado a Nao

Imprimir

Mostrar Cidades, Pontos de venda, relacionados a nao.

Ny=Ny+1 onde y=1...32

Mostrar Cidades, Pontos de venda, relacionados a nao.

Imprimir

Nx=Nx+1 onde x=1...32

Processando dados

Imprimir

COPA

Selecionar opo Jogos, Cidades, Ingressos.

F=F+1

M=M+1

Selecionar opo sexo Masculino ou Feminino

Inicio

Selecionar opo Copa do Mundo ou Olimpadas

Selecionar opo Jogos, Cidades, Ingressos.

JOGOS

Selecionar Naes

CIDADE

INGRESSOS

Selecionar Naes

Selecionar Estado

Ex=Ex+1 onde x=1...12

Processando dados

Selecionar Cidade

Cx=Cx+1 onde x=1...12

Mostrar jogos, Modalidades, Horrios, Estdios, Pontos tursticos, tarifas transporte, Hotis relacionados Cidade selecionada.

Imprimir

Ny=Ny+1 onde y=1...32

CIDADE

INGRESSOS

Selecionar Naes

Selecionar Estado

Ex=Ex+1 onde x=1...12

Processando dados

Selecionar Cidade

Cx=Cx+1 onde x=1...12

Mostrar jogos, Modalidades, Horrios, Estdios, Pontos tursticos, tarifas transporte, Hotis relacionados Cidade selecionada.

Imprimir

JOGOS

Selecionar Naes

Anda mungkin juga menyukai