Anda di halaman 1dari 7

ESCOLA POLITCNICA DAS FACULDADES NETWORK

Fermentao Alcolica e Destilao

Ana n01 Andressa Elisangela Regiane Sulen

n02 n12 n41 n46

Sumar 2009

ndice Introduo ........................................................................................................................ 3 Objetivo ........................................................................................................................... 4 Metodologia ..................................................................................................................... 4 Procedimento ................................................................................................................... 5 Discusso ......................................................................................................................... 5 Concluso ........................................................................................................................ 6 Bibliografia ...................................................................................................................... 7

Introduo O etanol provavelmente uma das primeiras substncias produzidas pelo ser humano. O lcool etlico obtido atravs da fermentao de polissacardeos ou de dissacardeos, sendo as principais fontes naturais a cana de acar, a beterraba, a cevada e o arroz. No processamento da cana de acar, o etanol efetuado em quatro etapas: o Moagem da cana (onde se obtm a garapa, que contm alto teor de sacarose); o Produo do melao (obtido por meio do aquecimento do caldo de cana); o Fermentao do melao (com a adio das leveduras, ocasionando as reaes de hidrlise da sacarose e fermentao); o Destilao fracionada (processa onde se obtm uma soluo com concentrao de, no mximo, 96% em volume de etanol) No Brasil, a maior parte do etanol produzido utilizada como combustvel de veculos. Uma de suas vantagens em relao gasolina que a sua queima no produz dixido de enxofre (SO2), um dos principais poluentes atmosfricos.

Objetivo Obter lcool etlico a partir do caldo de cana, efetuando-se uma fermentao alcolica e destilao. Metodologia Materiais Reagentes Erlenmeyer (250ml) Rolha perfurada Tubo de vidro encurvado Suporte universal Garras Manta Aquecedora Funil Balo volumtrico Proveta Mangueiras de borracha Papel alumnio em pedaos Vidro de relgio Papel filtro Caldo de cana Lvedo (fermento biolgico) gua de cal

Procedimento Fermentao: Colocar no erlenmeyer cerca de 500 ml de caldo de cana e adicionar lvedo (2 tabletes de fermento biolgico). Tampar o erlenmeyer com a rolha perfurada, inserir o tubo de vidro recurvado com uma ponta dentro do erlenmeyer e a outra ponta dentro de um tubo de ensaio contendo gua de cal preso no suporte universal por uma garra e prender tambm o erlenmeyer com outra garra. Deixar fermentar por 7 dias. Destilao Aps esse tempo, retirar a rolha do erlenmeyer e filtrar o material fermentado, passandoo posteriormente para o balco de destilao. Fazer a montagem da aparelhagem de acordo com o esquema abaixo:

Aps feita a destilao, colocar o etanol destilado dentro de um vidro de relgio e aproxime um palito de fsforo aceso a fim de efetuar o teste de inflamabilidade do lcool.

Discusso No tubo de ensaio com gua de cal formou-se um precipitado, o Carbonato de Clcio (CaCO3), indicando que ocorreu a fermentao do melao. A filtragem do material fermentado visa eliminao de espumas formadas durante a destilao. A primeira frao destilar contm etanol devido ao seu ponto de ebulio ser de 78,4 .C

Concluso O etanol, CH3CH2OH, um dos principais lcoois que existem, sendo ele incolor, inflamvel e de odor caracterstico. Ele miscvel em gua e em outros compostos orgnicos. Seu ponto de fuso em -114,1C e seu ponto de ebulio em 78,5C. O etanol ou lcool etlico pode ser obtido atravs da fermentao dos acares. Este lcool o que se encontra em todas as bebidas alcolicas, assim como no lcool combustvel e na gasolina, como um aditivo. O etanol pode ser obtido tambm, pela fermentao de cereais, tais como a cevada e o malte. A fermentao ocorre com a adio de fermento biolgico a uma mistura de gua e acares. O fermento por possuir *enzimas de levedura que convertem acar em lcool, o responsvel pelas reaes de transformao de glicose a etanol. Estas reaes podem ser simplificadas como a seguir:

*Enzimas protenas com propriedade de catalisar determinadas reaes em organismos vivos, a


partir de reaes bioqumicas.

No processo de fermentao de acares para obter bebidas alcolicas, no ocorre a produo de bebidas com alto teor alcolico. Em bebidas com elevado teor alcolico necessrio um processo de destilao da soluo e isso o que ocorre na produo de cachaa, por exemplo.

Questes 1. Alm dos diferentes tipos de acares, qual outro fator que pode afetar a intensidade da fermentao? R: So as leveduras (microorganismos que atuam enzimaticamente sobre o acar) que produzem o etanol 2. Qual o gs que em contato com a gua de cal, produz um precipitado, turvandoa? R: o gs carbnico 3. O sal de cozinha poderia substituir o acar na fermentao alcolica? R: O NaCl no pode substituir a sacarose devido a ser um composto inico, ou seja, ele se dissocia em cargas positivas e negativas em soluo aquosa. J a sacarose um composto molecular que no se dissocia. 4. O que destilao?

R: um sistema de separao de misturas homogneas que consiste no aquecimento da mistura em um balo apropriado ao qual se adaptou um condensador; ento o lquido entre em ebulio, passando para o estado gasoso; os vapores, ao entrar em contato no condensador, sofrem condensao e so recolhidos num bquer.

5. Escreva a reao de fermentao alcolica. R: Lvedo Lvedo


C12H22O11 + H2O C6H1206 + C6H12 06 2CH3CH2OH + 2CO2 Invertase Zimase lcool etlico

6. O que so microorganismos mesfilos? R: Microorganismos mesfilos so aqueles que s crescem em condies normais de temperatura e umidade. 7. Quais os tipos de matria-prima podem-se obter o etanol? R: Substncias aucaradas ( melao de cana, sucos de fruta e beterraba ); substncias amilceas (milho, arroz, trigo e batata); e substncias celulsicas (madeira e papel) 8. Qual o principal processo de fabricao do etanol fora do Brasil? R: O principal processo de fabricao do etanol fora do Brasil atravs do acar retirado principalmente da beterraba e tambm por substncias amilceas encontradas em cereais como a cevada, o arroz e milho, todos atravs da fermentao. 9. Defina lcool anidro e lcool hidratado. R: lcool anidro trata-se do lcool comercial sem gua, ou seja, o etanol ou lcool etlico sem gua. O lcool anidro um lcool com no mnimo 99,5% de pureza e o lcool hidratado tem cerca de 94,5% de pureza. 10. Como podemos obter lcool anidro atravs do lcool destilado? R: Para se obter o lcool Anidro, o etanol 96 GL tratado com a cal virgem - CaO - e, a seguir, destilado. A reao entre cal virgem e a gua produz cal hidratada - Ca (OH)2 -, que no sai na destilao. Outra forma de se obter o lcool praticamente isento de gua atravs de um processo de desidratao do etanol utilizando a destilao extrativa, na qual o desidratante utilizado o etileno glicol, produto orgnico da famlia dos lcoois. No incio, o mtodo usado era com a adio do benzeno que desidratava o lcool. Referncia Bibliogrfica: Livro: UTIMURA, TERUKO Y. Qumica: Livro nico 1 Edio, Editora FTD, So Paulo, 1998, pp.590-591. Site: http://crispassinato.wordpress.com. Acessado em 12/04/09.

Anda mungkin juga menyukai