Anda di halaman 1dari 2

Direitos culturais

Os direitos culturais so parte integrante dos direitos humanos. Esto indicados no artigo 27 da Declarao Universal dos Direitos Humanos (1948), e nos artigos 13 e 15 do Pacto Internacional dos Direitos Econmicos, Sociais e Culturais (1966). Assim, todas as pessoas devem poder se exprimir, criar e difundir seus trabalhos no idioma de sua preferncia e, em particular, na lngua materna; todas as pessoas tm o direito a uma educao e uma formao de qualidade que respeitem plenamente a sua identidade cultural; todas as pessoas devem poder participar da vida cultural de sua escolha e exercer suas prprias prticas culturais, desfrutar o progresso cientfico e suas aplicaes, beneficiar-se da proteo dos interesses morais e materiais decorrentes de toda a produo cientfica, literria ou artstica de que sejam autoras. No mbito interamericano os direitos culturais esto indicados no Protocolo Adicional Conveno Americana sobre Direitos Humanos, conhecido como Protocolo de So Salvador (1988). O art. 13 assegura o direito educao, orientado para o pleno desenvolvimento da pessoa humana e do sentido de sua dignidade, visando ao fortalecimento e ao respeito pelos direitos humanos, ao pluralismo ideolgico, s liberdades fundamentais, justia e paz. O art. 14 estabelece o direito aos benefcios da cultura, reconhecendo aqueles que decorrem da promoo e desenvolvimento da cooperao e das relaes internacionais em assuntos cientficos, artsticos e culturais e, na mesma linha, comprometendo-se a propiciar maior cooperao internacional. No processo de implementao mundial dos direitos culturais foi adotada pela UNESCO, em novembro de 2001, a Declarao Universal sobre a Diversidade Cultural. Ao mesmo tempo em que afirma os direitos das pessoas pertencentes s minorias livre expresso cultural, observa que ningum pode invocar a diversidade cultural para infringir os direitos humanos nem limitar o seu exerccio. Os direitos culturais carecem de maior elaborao terica, para distingu-los de direitos civis, polticos, econmicos e sociais. Por exemplo, o direito de autodeterminao dos povos, expresso no Pacto Internacional de Direitos Civis e Polticos, tambm um direito cultural. A Constituio Brasileira de 1988 garante a todos o pleno exerccio dos direitos culturais (art. 215). Ao definir patrimnio cultural brasileiro, de forma indireta, aponta como direitos culturais as formas de expresso, os modos de criar, fazer e viver, as criaes cientficas, artsticas e tecnolgicas. O livre exerccio dos cultos religiosos, a livre expresso da atividade intelectual, artstica, cientfica e de comunicao, e os direitos do autor tambm esto expressamente assegurados na Constituio, no rol dos direitos e garantias fundamentais (art. 5). A educao figura como direito social (art, 6) e tambm como direito cultural (art. 205 a 214).

Saiba mais:

CUNHA FILHO, Francisco Humberto. Direitos culturais como direitos fundamentais no ordenamento jurdico brasileiro. Braslia: Braslia Jurdica, 2000. www.mondialisations.org

Ela Wiecko Volkmer de Castilho Subprocuradora-geral da Repblica Procuradora Federal dos Direitos do Cidado Professora da Universidade de Braslia (UnB)

Anda mungkin juga menyukai