Anda di halaman 1dari 41

Comando do Corpo de Bombeiros

Preveno de Incndios (Novo CSCIP)


Md 4 Sistemas Mvel e Fixo

Asp.Of. BM Weber

Sistemas Mvel e Fixo


OBJETIVO

Ambientar os bombeiros com o novo Plano de Segurana Contra Incndio e Pnico;

Saber o que mudou em relao ao Cdigo anterior no que tange ao Sistema Mvel e Fixo de Proteo.

Extintores
Sistema mvel:
A Norma de Procedimento Tcnico (NPT 021) aplicase a todas as edificaes e reas de risco, com exceo de uso residencial unifamiliar, em conformidade com o disposto no CSCIPCBMPR.

Extintores
Parmetros do Sistema Mvel:
Os extintores devem ser instalados onde houver menor possibilidade do fogo bloque-los. Devem ser visveis e sinalizados (sinalizao vertical). A sinalizao dos extintores realizada atravs de um quadrado (1,00m x 1,00m) com borda amarela com largura de 0,15m e Fundo vermelho (0,70m x 0,70m) mudou do CPI 2001 Altura mxima de 1,60m (medido do piso ao gatilho) ou no cho sobre suporte (trip). No instalar em escadas, vestbulos e antecmaras. Devem ser aprovados pelo INMETRO, com selo de recarga vlido. Devem ser recargados anualmente e teste hidrosttico a cada 5 anos. Etiqueta com nome do proprietrio e endereo estabelecimento. Em reas externas devem ser protegidos contra intempries.
4

Extintores
Como feito o dimensionamento de extintores?
No Cdigo anterior tinhamos uma tabela nos mostrando as unidades extintoras dos seus respectivos extintores que a partir desta fazamos o clculo (rea total / C*) com base no risco predominante para saber o mnimo de unidades extintoras que uma edificao deveria ter. C* varivel de acordo com o Risco RL = 500m, RM 250m e RE=150m.

O que mudou?
Basicamente podemos dizer que agora para proteger uma edificao por extintores de incndio basta cumprir estes trs passos: Selecionar os extintores mais adequados aos riscos, com sua respectiva capacidade de extino; distribu-los e instal-los adequadamente.
5

Extintores
Recordando
Classe A Como classe A entende-se os incndios em slidos, que queimam em superfcie e profundidade e deixam resduo, tais como a madeira, o papel, tecidos, borracha, etc. Classe B Como classe B, os incndios em lquidos e gases, que queimam na superfcie e no deixam resduos, tais como o GLP (gs de cozinha), a gasolina, o lcool, o querosene, etc. Classe C Como classe C, os incndios em que esteja presente a energia eltrica, normalmente em aparelhos eltricos energizados. Esse tipo de incndio exige que o agente extintor no conduza a corrente eltrica.
6

Extintores

Assim, se a edificao possuir em sua maioria elementos que produzam um incndio classe A, devero ser selecionados extintores que extingam tais tipos de incndio, como os de gua ou espuma e assim ser para as demais classes. J que exigimos que a edificao possua mais de um tipo de extintor para que todas as classes sejam abrangidas temos tambm a opo dos extintores de P Multiuso (classes A, B e C), tambm chamado P ABC. Nesses casos podese usar somente esse extintor, o qual substitui os demais extintores.

Extintores
Agora a capacidade extintora mnima de cada tipo de extintor porttil e para cada tipo de extintor sobrerrodas, para que se constitua uma unidade extintora, deve ser de acordo com as tabelas a seguir :
EXTINTOR CAPACIDADE EXTINTORA

Carga dgua
Carga de espuma mecnica

mnimo 2-A;
mnimo 2-A : 10-B;

Carga de Dixido de Carbono (CO)


Carga de p BC Carga de p ABC Carga de halogenado

mnimo 5-B:C;
mnimo 20-B:C; mnimo 2-A : 20-B:C; mnimo 5-B:C.

Extintores

Tabela de capacidade extintora para extintor sobrerrodas

EXTINTOR SOBRERRODAS Carga dgua Carga de espuma mecnica Carga de Dixido de Carbono (CO) Carga de p BC Carga de p ABC

CAPACIDADE EXTINTORA mnimo 10-A; mnimo 6-A : 40-B; Mnimo 10-B:C; mnimo 80-B:C; Mnimo 6-A : 80-B:C;

Capacidade Extintora
O que Capacidade extintora?
Conforme o item 3.1 da NBR 12.693/2010, capacidade extintora a medida do poder de extino de fogo de um extintor de incndio, obtida em ensaio prtico normalizado. A capacidade extintora facilmente localizada nos rtulos dos extintores de incndio, onde o numeral corresponde a um dos graus atribuidos a capacidade que o agente possui de extinguir o fogo. J a letra imediatamente seguinte, corresponde a classe de incndio a que o agente se destina, podendo ser A, B, C ou a combinao de duas ou mais classes de incndio.

Exemplo:
Capacidade extintora 2A:10B:C

Refere-se a um extintor de incndio capaz de combater incndios de classes A, B e C e que possui uma capacidade extintora de grau 2 para incndios de classe A e de grau 10 para incndios de classe B.
10

Incndio Classe A
Incndios Classe A:
Os testes de capacidade extintora para classe A so realizados em engradados de madeira, sob condies laboratoriais, de acordo com a NBR 9.443.
Veja a seguir, a quantidade de madeira, que aps estarem completamente envolto pelo fogo sero apagadas por um nico extintor de incndio com capacidade extintora capaz de extinguir completamente as chamas em um determinado intervalo de tempo. Como referncia temos um homem de 1,75m de altura.

11

Capacidade Extintora
Mtodo para classificao da capacidade extintora de incndios Classe A

12

Capacidade Extintora
Tabela 1 da NBR 9.443/2002 Construo do engradado de madeira
Dimenses dos elementos de madeira (mm) Grau/Classe

Quantidade de elementos de madeira

Arranjo dos elementos de madeira no engradado

Seo +/- 1mm

Comprimento +/- 1 %
10 camadas de 5 13 camadas de 6 14 camadas de 7 15 camadas de 8 17 camadas de 9 19 camadas de 11 10 camadas de 15 e 1 camada superior de 10 10 camadas de 18 e 1 camada superior de 12 10 camadas de 21 e 1 camada superior de 14

1-A 2-A 3-A 4-A 6-A 10-A

50 78 98 120 153 209

45x45 45x45 45x45 45x45 45x45 45x45

500 600 750 850 1000 1220

20-A

160

45x90

1500

30-A

192

45x90

1850

40-A

224

45x90

2200

13

Capacidade Extintora
Os testes de capacidade extintora para classe B so realizados em recipientes contendo um lquido inflamvel (n-heptano), como mostra a imagem ao lado, sob condies laboratoriais, de acordo com a NBR 9.444.

A norma que define os procedimentos para o ensaio em extintores destinados a incndios classe C, a NBR 12.992.
14

Extintores
Como feito o dimensionamento de extintores?
O sistema mvel possui rea de ao mxima de acordo com a tabela abaixo:

Tabela do Cdigo Anterior:

RISCO
Risco Leve Risco Moderado

DISTNCIA (m)
20 15

Risco Elevado

10
15

Extintores
As distncias mximas de caminhamento para os extintores sobrerrodas devem ser acrescidas da metade dos valores estabelecidos na Tabela do slide anterior referente ao Novo Cdigo.

16

Exemplo de Dimensionamento
Comparao entre a forma errada e correta de dimensionamento do Sistema Mvel - Extintores

17

Exemplo de Dimensionamento
Figura A - PROJETO ERRADO
O extintor foi instalado considerando que a distncia entre o extintor e ponto mais distante dele na planta era menor do que 15m.

Figura B - CORREO
Como o prprio nome diz o caminhamento deve medir a distncia mxima que se vai caminhar entre o extintor e um determinado ponto. Assim a distncia deve ser medida entre o extintor e a entrada e entre a entrada e o ponto mais distante. Como vemos na figura na verdade a distncia maior que 15 metros, portanto o extintor estava instalado incorretamente. No mnimo um extintor deve estar instalado a pelo menos 5 metros da entrada, o que no acontece no projeto.

Figura C - PROJETO CORRETO


Na figura C apresentamos uma proposta correta para a distribuio dos

extintores.
18

Instalando os Extintores
Quando os extintores forem instalados em paredes ou divisrias, o suporte de fixao do extintor deve ser instalado no mximo a 1, 60 e no mnimo a 0,10m do piso acabado permitida a instalao de extintores sobre o piso acabado, desde que permaneam, apoiados em suportes apropriados, com altura recomendada entre 0,10 m e 0,20 m do piso.

19

Instalando os Extintores
Em locais de riscos especficos devem ser instalados extintores de incndio que atendam ao item 5.1 (capacidade extintora), independente da proteo geral da edificao ou risco, tais como:
a) casa de caldeira;
b) casa de bombas; c) casa de fora eltrica; d) casa de mquinas; e) galeria de transmisso; i) quadro de reduo para baixa tenso; j) transformadores;

h) escada rolante (casa de mquinas);

k) contineres de telefonia;
l) gases ou lquidos combustveis ou inflamveis; m) outros que necessitam de proteo adequada

f) incinerador;
g) elevador (casa de mquinas);

20

Extintores Sobrerrodas (carretas)


No permitida a proteo de edificaes ou reas de risco unicamente por extintores sobrerrodas, admitindo-se, no mximo, a proteo da metade da rea total correspondente ao risco, considerando o complemento por extintores portteis, de forma alternada entre extintores portteis e sobrerrodas na rea de risco.

A proteo por extintores sobrerrodas deve ser obrigatria nas edificaes de risco alto onde houver manipulao e ou armazenamento de explosivos e lquidos inflamveis ou combustveis, exceto quando os reservatrios de inflamveis/combustveis forem enterrados.
21

Sistema Fixo NPT 022


Sistema fixo: A Norma de Procedimento
Tcnico (NPT 22) aplica-se a todas as edificaes ou reas de risco, em que seja necessria a instalao de sistemas de hidrantes e/ou mangotinhos para combate a incndio, de acordo com o previsto no Cdigo de Segurana Contra Incndio e Pnico do Corpo de Bombeiros Militar do Paran.

22

Sistema Fixo
O que mudou?
No Cdigo anterior o sistema fixo compreendia apenas hidrante e a exigncia era de acordo com o risco da edificao, levando em considerao a rea e quantidade de pavimentos da mesma.
A NPT agora compreendida por (hidrantes e mangotinhos) que compe o Sistema Fixo, os quais preferencialmente devem ser manuseados por uma Brigada de Incndio (NPT 017). A exigncia feita de acordo com a ocupao e com a Carga de Incndio da edificao e com base nisso ir especificar qual o tipo de sistema ser cobrado.
23

Sistema Fixo
Requisitos gerais
Os sistemas de combate a incndios esto classificados em sistema tipo 1 (mangotinho) e sistemas tipo 2,3,4 e 5 (hidrantes), conforme especificado na tabela 1.

24

Aplicabilidade dos Tipos de Sistema


Com base na tabela anterior podemos ento, ver qual a aplicabilidade do sistema fixo na edificao.

25

Componentes Necessrios E
por fim resta verificar quais componentes devero conter no hidrante ou mangotinho. Tais componentes esto contidos na tabela a seguir:

26

Hidrante de Recalque
Ligao utilizada aproveitamento de proveniente do exterior; para gua

O dispositivo de recalque deve ser instalado na fachada principal da edificao, ou no muro da divisa com a rua e a uma altura entre 0,60 m e 1,50 m em relao ao piso do passeio da propriedade. (mudou em relao ao Cdigo anterior, que previa somente o hidrante de recalque tipo passeio);

27

Hidrante de Recalque
Na impossibilidade tcnica, o dispositivo de recalque pode estar situado no passeio pblico e deve possuir as seguintes caractersticas; A tampa deve ser articulada e o requadro em ferro fundido ou material similar, identificada pela palavra HIDRANTE, com dimenses de 0,40 m x 0,60 m; (a dimenso mudou em relao ao Cdigo anterior);

28

Hidrante de Recalque
Quando se tratar de edificaes muito afastadas da rua que da acesso a mesma, o hidrante de recalque poder ficar localizado prximo ao primeiro bloco a ser atendido, afastado deste no mnimo 30,0 m. Sua localizao no deve ser superior a 10,0 m do local de estacionamento das viaturas do Corpo de Bombeiros.

29

Mangotinho

30

Distribuio dos hidrantes e ou mangotinhos


Os pontos de tomada de gua devem ser posicionados:
a) Nas proximidades das portas externas, escadas e/ou acesso principal a ser protegido, a no mais de 5,0 m; b) Em posies centrais nas reas protegidas, devendo atender ao item a obrigatoriamente; c) Fora das escadas ou antecmaras de fumaa; d) De 1,0 m a 1,5 m do piso.

31

Dimensionamento do Sistema
Deve ser instalados em N mnimo para que qualquer rea da edificao seja atendida por 2 jatos simultneos; As edificaes de ocupao residencial (Grupo A) e servios profissionais (Grupo D) podero ser atendidos por apenas um jato (esta exceo mudou em relao ao Cdigo anterior);

Deve ter alcance mnimo do jato de gua igual a 10,0 m;


Deve ser instalada de forma que o operador no fique bloqueado;

Deve ser instalado prximo dos pontos de acesso e escadas (distncia no superior a 5m); No deve ser instalado em corpos de escadas e locais fechados;
Deve possuir conexo storz, com tomadas de 38 ou 63mm.

32

Dimensionamento do Sistema
No dimensionamento dos sistemas as vazes mximas no podero ultrapassar 20% dos valores da tabela 1desta NPT. Nos casos de mais de um tipo de ocupao (ocupaes mistas) na edificao que requeiram protees por sistemas distintos, o dimensionamento dos sistemas deve ser feito para cada tipo de sistema individualmente ou dimensionado para atender ao maior risco. O sistema deve ser dimensionado de forma que a presso mxima de trabalho nos esguichos no ultrapasse 1000kPa; =100 mca ; = 9,8068 bar; = 142,23 PSI (libra/pol.).

33

Abrigos de Mangueira
Como devem ser os Abrigos de mangueira?
O abrigo deve ter dimenses suficientes para acondicionar, com facilidade, as mangueiras e respectivos acessrios, permitindo rpido acesso e utilizao de todo contedo, em caso de incndio.

O abrigo pode ser construdo em alvenaria, em materiais metlicos, em fibra ou vidro laminado, ou de outro material a critrio do projetista, desde que atendam os demais itens especificados, podendo ser pintados em qualquer cor, desde que sinalizados de acordo com a NPT 020 - Sinalizao de emergncia.
A porta do abrigo pode ser lacrada para prevenir abertura indevida, desde que o lacre seja de fcil rompimento manual ou exista a possibilidade de alerta por monitoramento eletrnico. Os abrigos de Mangotinho obedecem as mesmas normas para os abrigos de mangueira.
34

Reservatrios
Como devem ser os Reservatrios?
Pode ser admitida a alimentao de outros sistemas de proteo contra incndio, sob comando ou automticos, por meio da interligao das tubulaes dos reservatrios, desde que atenda aos parmetros da NPT 023 Sistema de chuveiros automticos. No e permitida a utilizao da reserva de incndio pelo emprego conjugado de reservatrios subterrneos e elevados.

Os reservatrios devem ser dotados de meios que assegurem uma reserva efetiva e ofeream condies seguras para inspeo.
Para edificaes de risco elevado, recomenda-se que os reservatrios sejam elevados e possuam fcil acesso para abastecimento de veculos de combate a incndio, com vistas a suprir eventual falha da bomba de incndio da edificao.
35

Reservatrios
Clculo do Reservatrio
Para clculo do volume do reservatrio utiliza-se a frmula:
V= volume C= coeficiente da tabela A= rea da edificao

1= material combustvel
2= comercial, residencial

V= 0,93 x C x A1/2

3= material incombustvel

36

Reservatrios

Notas:
X - Edificaes em que a propagao do fogo e fcil (Conforme NPT 011)

Y - Edificaes com mediana resistncia ao fogo (Conforme NPT 011)


Z - Edificaes em que a propagao do fogo e difcil (Conforme NPT 011)
37

Sistema com Motobomba


Como deve ser o sistema com motobomba?
Deve proporcionar a vazo e presso necessrias No caso de ocupaes mistas com uma bomba de incndio principal, deve ser feito o dimensionamento da vazo da bomba e do reservatrio para o maior risco, sendo que os esguichos e mangueiras podem ser previstos de acordo com os riscos especficos. A altura manomtrica total da bomba deve ser calculada para o hidrante mais desfavorvel do sistema.

As bombas principais devem ser dotadas de manmetro para determinao da presso em sua descarga. Em condio de suco negativa, devem tambm ser dotadas de manovacumetro.
38

Tubulao de Incndio
Como deve ser a tubulao de incndio?
Opcionalmente a tubulao aparente do sistema pode ser pintada em outras cores, desde que identificada com anis vermelhos com 0,20 m de largura e dispostos, no mximo, a 3,0 m um do outro, exceto para edificaes dos grupos G, I, J, L e M da tabela 1 do CSCIP-CBMPR. Para sistemas tipo 1 ou 2 pode ser utilizada tubulao com dimetro nominal DN50 (2), desde que comprovado tecnicamente o desempenho hidrulico dos componentes e do sistema, por meio de laudo de laboratrio oficial competente.

39

Concluso
Algumas questes de fixao:
Como feito o dimensionamento de extintores? Quando se exige sistema mvel? Como feito o dimensionamento do sistema fixo?
O que foi alterado com relao aos hidrantes?

40

Referncias Bibliogrficas

Plano de Segurana Contra Incndio e Pnico CB/PMPR NPT 021 -11 Sistema Mvel; NPT 022 -11 Sistemas de hidrantes e de mangotinhos para combate a incndio;

41

Anda mungkin juga menyukai