Anda di halaman 1dari 2

Arrays

Arrays, tambm muito conhecidos como vetores, so variveis que servem para guardar vrios valores do mesmo tipo de forma uniforme na memria. Por exemplo, se tivemos que criar 20 variveis do mesmo tipo que querem dizer a mesma coisa, ns no criaramos -> int var1, var2, var3, var4, var5, ... ao invs disso, criaramos apenas uma varivel de array para guardar todos os 20 nmeros de uma vez. Como um array pode guardar vrios valores temos que definir quantos valores ele deve guardar para que seja reservado o espao necessrio em memria. Primeiramente, vamos aprender como declarar um array. Para declarar um array devemos especificar a classe ou o tipo de dado que ser armazenado nele. Aps isso, damos um nome a esse array. E, para finalizar, indicamos que ele um array, simplesmente abrindo e fechando colchetes ( [ ] ). Portanto, se quisssemos um array de nmeros inteiros chamado meu array, declararamos da seguinte forma: int meuArray []; Agora que j declaramos o array, devemos dar um tamanho a ele, para que seja reservado espao suficiente em memria. Para fazermos isso, utilizaremos um instanciador chamado new. New muito importante, pois ele ir criar de fato o array. Para indicarmos o tamanho usamos o instanciador new, depois o tipo de dado do array e entre colchetes o tamanho do array. Tomando o exemplo acima, vamos indicar que meuArray ter o tamanho 4. Ento, a linha de cima ficaria: int meuArray[] = new int [4]; Na memria representado da seguinte forma:

Uma nica varivel com 4 espaos nos quais podem ser guardados nmeros inteiros.

Acessando uma posio no Array


Agora, para acessarmos um local especfico dessa memria devemos indicar entre colchetes a posio desejada no array que chamamos de index. O importante mesmo saber que no importa o tamanho do array, o index (nmero que indica a posio) sempre comea em 0. Ou seja, um array de tamanho 20 vai da posio 0 a 19, um array de tamanho 180 vai da posio 0 a 179. Portanto, um array de tamanho 4 vai da posio 0 a 3.

Agora, se quisermos atribuir os valores 540 na posio 1 e 8456 na posio 3, faramos: meuArray [1]=540; meuArray [3]=8456.

No podemos nunca nos esquecer que o limite do array sempre seu tamanho menos 1. Usando o exemplo: array de tamanho 4, posio mxima 3 (pois 4-1=3). Ento, se atribuirmos um valor a posio 4 ocorrer um erro. Resumidamente, jamais poderamos fazer meuArray [4]=200.

Inicializao direta de Array


Podemos inicializar um array diretamente, sem a necessidade de instanci-lo com new. Para isso, aps a declarao do array, basta colocar seus valores em chaves, separando cada valor por vrgula. Por exemplo, se quisssemos inicializar o meuArray com os valores 450, 200, 1000, 700, faramos: int meuArray [] = { 450, 200, 1000, 700 };

Matrizes
Matrizes so arrays multidimensionais, ou seja, eles no so totalmente lineares, e sim, geomtricos.

Enquanto um array tem apenas uma linha com vrios valores, uma matriz pode, por exemplo, tem vrias linhas com vrios valores, que comumente chamamos de linhas e colunas. Para criarmos um array multidimensional (ou matriz), procedemos da mesma forma que um array normal, porm com mais um dimensionador (os colchetes). Ento, se quisermos criar um array (matriz) bidimensional com 3 linha e 5 colunas, faramos: int minhaMatriz [][] = new int [3][5]; Na memria representado como:

Isso tambm pode ser feito para adquirirmos o formato de matriz que quisermos. Ou seja, se fosse uma matriz tridimensional, bastaria ter trs dimensionadores, se fosse 4D, ento, 4 dimensionadores, se fosse 5D (apesar de geometricamente difcil de imaginar) seriam 5 dimensionadores. E assim por diante...

Anda mungkin juga menyukai